You are on page 1of 5

Vitamina A

O que :
A vitamina A (Caroteno ou Retinol) desempenha um importante papel na nutrio do globo ocular e tambm na manuteno do equilbrio da pele e mucosas. Atua tambm na proteo contra doenas infecciosas.

Funo:
Confere elementos de defesa contra as infeces; Contribui para o desenvolvimento normal dos dentes e a conservao do esmalte; Desenvolvimento e manuteno do tecido epitelial; Essencial na gravidez e lactao; Importante para assimilao das gorduras, para a glndula tireide, fgado e suprarenais; Protege a rea respiratria; Protege a vitamina C contra oxidaes; Trabalha em conjunto com as vitaminas B, D, E, clcio, fsforo e zinco.

Sua carncia provoca os seguintes problemas:


Cegueira noturna; Distrbios na percepo das cores; Distrbios relacionados ao metabolismo da pele; Fotofobia (sensibilidade luz); Problemas na acomodao visual; Problemas nas clulas da pele; Queda na resistncia do sistema imunolgico; Secura nos olhos.

Principais fontes:
Abacate; Abbora; Acelga; Batata-doce; Brcolis; Broto de alfafa; Caju; Cenoura; Escarola; Espinafre; Mamo; Manga; Melo; Pssego; Fgado de aves e outros animais; Salsa; Fgado; Gema de ovos; Couve; Leite; Manteiga; leo de fgado de bacalhau; Queijos gordurosos; Sardinha.

Vitamina B12
O que :
A vitamina B12 uma importante substncia para a sua sade e para a melhora do desempenho. A vitamina B12 uma vitamina solvel em gua necessria para a atividade normal da clula nervosa, a replicao do DNA e a produo de uma substncia que afeta o humor chamada de SAMe (S-adenosil-L-metionina). A vitamina B12 age com a vitamina B6 e o cido flico para controlar os nveis de hemocistena. O excesso de hemocistena est associado a diversos problemas de sade.

Funes:
Atua no metabolismo das protenas contribuindo com a absoro dos aminocidos pelo organismo; Possui efeito restaurador nas leses neurolgicas provocadas pela anemia perniciosa; Tambm chamada de Cobalamina, a vitamina B12, tem uma grande importncia na preveno e combate da anemia.

Problemas de sade causados pela deficincia:


Anemia; Alteraes neurolgicas; Distrbios sanguneos, etc.

Fontes:
Batatas; Carnes; Cereais integrais; Leite; Levedo de cerveja; Ovos; Peixes; Vegetais verdes, etc.

Vitamina C
O que :
A vitamina C tem funo antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. Vitamina C tambm tem importncia como um co-fator de enzima para a biossntese de vrios bioqumicos importantes.

Funes:
Ajuda a fortalecer o sistema imunolgico; Atua no metabolismo de alguns aminocidos, etc.; Atua no organismo como um poderoso antioxidante; D resistncia aos ossos e dentes; excelente na preveno de gripes e infeces; extremamente importante em tratamentos antialrgicos; Facilita a absoro de ferro pelo organismo; Fortalece os capilares sanguneos.

Problemas de sade causados pela deficincia da vitamina C:

Anemia; Depresso; Escorbuto; Hemorragia; Sangramento das gengivas.

Fontes:
Abacaxi; Acerola; Agrio; Alface; Alho; Caju; Cebola; Espinafre; Goiaba; Kiwi; Laranja; Limo; Morango; Pimento; Repolho; Rcula, etc.

Vitamina D
O que :
A Vitamina D, tambm conhecida como Calciferol, uma vitamina lipossolvel (solubilidade em lipdios). Ela obtida atravs da ingesto de alguns alimentos e tambm atravs da transformao do colesterol pelas radiaes solares.

Funes:
Manter as concentraes de fsforo e clcio no sangue; Regular o metabolismo dos ossos e faz a fixao de clcio nos ossos e dentes; Nas crianas fundamental para o crescimento sseo.

Problemas de sade causados pela deficincia da Vitamina D:


Raquitismo (nas crianas): doena causada pela carncia de vitamina D no organismo. Esta doena caracterizada por ossos fracos e moles, defeitos na dentio, crescimento fsico retardado e deficincia na absoro de fsforo e clcio. Osteomalcia (em adultos): ossos fracos e moles.

Fontes:
Leite e derivados (queijo, iogurtes, manteiga, bebidas lcteas, etc.); leo de fgado de bacalhau; Gema de ovo; Carne de algumas espcies de peixes (cavala, arenque e salmo, sardinha e atum); Fgado de vaca.

Vitamina E
O que :

A Vitamina E, tambm conhecida como tocoferol, uma vitamina lipossolvel (solubilidade em lipdios). Desta forma, ela precisa de gorduras (que ns ingerimos nos alimentos) para ser absorvida pelo organismo.

Funes:
Possui propriedade antioxidante que atua no combate aos radicais livres que geram danos s clulas do corpo humano.

Problemas de sade causados pela deficincia da Vitamina E:


Danos nas fibras nervosas; Diminuio dos reflexos; Retinopatia pigmentar (problema que afeta a retina dos olhos) - principalmente em bebs que nascem prematuros; Ruptura das hemcias (clulas vermelhas do sangue).

Fontes:
Amndoas secas; Avel Seca; Castanha do Par Seca; Girassol; Legumes; Nozes; leos de origem vegetal (soja, azeite de oliva, girassol, canola, amendoim etc.); Pistache seca; Saladas frescas; Salsa Crua.

Vitamina K
O que :
A Vitamina K, tambm conhecida como anti-hemorrgica e fitomenadiona, uma vitamina lipossolvel (solubilidade em lipdios). Desta forma ela necessita de gorduras ingeridas para ser absorvida pelo organismo.

Funes:
Atuar no processo de coagulao sangunea; Ativar a osteocalcina (importante protena dos ossos); Inibir a calcificao vascular, dificultando a formao de placas nas artrias.

Problemas de sade causados pela deficincia da Vitamina K:


Deficincia no processo de coagulao do sangue; Formao de placas endurecidas nas artrias; Hemorragias.

Fontes:
Brcolis; Fgado bovino; Fgado de frango; Folhas vegetais verdes (couve, repolho, alface, acelga, espinafre, etc.); Gema de ovo de galinha;

Germe de trigo.

You might also like