You are on page 1of 15

OS CABULAS DE SALVADOR: CONFRONTANDO AS DELIMITAES DE 1992 E 2010 Jamile de Brito Lima 1 Joo Soares Pena 2 Rosali Braga Fernandes

3 RESUMO: O presente trabalho tem o intuito de investigar a importncia da delimitao de bairros no contexto da cidade de Salvador - Bahia, em especial como esse processo afeta a regio do Cabula, foco deste estudo. Para tanto recorreu-se ao mtodo dedutivo, alm de entrevistas com estudiosos da rea. A partir de uma discusso terica sobre temas como espao, regio e bairro e do breve histrico sobre as regionalizaes propostas para Salvador construdo um arcabouo terico fundamental para o entendimento da complexidade do tema tratado. Para melhor elucidar a questo da delimitao de bairros fazemos um comparativo entre as delimitaes propostas para o bairro do Cabula em 1992 e 2010 , seus critrios e pontos crticos. Por fim, algumas sugestes so colocadas como medidas mitigadoras dos problemas apontados neste trabalho. Palavras-chave: Bairro, Salvador, Cabula

Eje temtico: URBANO.


Introduo

O bairro a unidade espacial inserida no tecido urbano onde so realizadas vrias das atividades humanas (moradia, trabalho, lazer, etc.). no bairro que tambm so percebidas, com mais facilidade as relaes de pertencimento. Compreendendo a importncia do entendimento dessas relaes e tambm para a busca de uma unidade territorial comum a todos os rgos de planejamento e gesto municipais, a Prefeitura Municipal de Salvador (PMS), em conjunto com outros rgos, realizou um estudo acerca dos bairros soteropolitanos com o intuito da atualizar a antiga malha de bairros da cidade. Este trabalho tem por objetivo estudar a delimitao de bairros dentro do contexto da cidade de Salvador, porm devido complex idade do municpio no tocante a sua configurao espacial, o bairro do Cabula foi eleito como objeto de estudo de caso, devido ao fato de ser um importante ba irro do Miolo de Salvador e que hoje passa por profundas transformaes no mbito de sua conformao e do padro habitacional.
1 2 3

Bacharel em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Bacharel em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil. Doutora em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona (UB), professora da UNEB, Brasil.

Aqui, so comparadas as delimitaes prop ostas para o Cabula em 1992 (FERNANDES, 1992, 2003) e em 2010 (PMS 2010).
Conceitos estruturantes: espao e bairro o Espao: um conceito fundamental

J nas discusses tericas sobre o conceito de espao outros termos de igual relevncia so levantados. Aqui destacaremos, alm de espao, o conceito de bairro. So muitos os autores, e de diversas formaes profissionais, a aprofundar as anlises sobre espao. Uma das contribuies importantes feita por Harvey (2001) apud Braga (2007), para ele o espao tido como construo do homem e no como algo dado; o seu cotidiano (p.69). Harvey contribui ainda medida que aponta trs diferentes abordagens acerca do espao: espao absoluto, relativo e relacional. O conceito de Harvey sobre o espao ser de fundamental importncia para a melhor compreenso da discusso aqui tratada. Pena (2010) cita Harvey (1980) e traz a conceituao dessas abordagens do espao, dessa forma o espao absoluto :
[...] o espao em si mesmo [...] ele possui ento uma estrutura que podemos utilizar para classificar ou para individualiz ar fenmenos (p.4). Ento no h duas parcelas de terra ocupando exatamente a mesma localizao, o que d ao espao absoluto um carter singular. (PENA, 2010, p. 22)

Ainda com base em Harvey, Pena conceitua espao relativo:


[...] pode-se considerar o espao relativo, pois a caracterizao de um espao relativo prope que ele deve ser entendido como uma relao entre objetos, a qual existe somente porque os objetos existem e se relacionam (p.4-5). O espao relativo est ligado aos meios de transporte e acessibilidade que fazem com que as partes do tecido urbano se comuniquem espacialmente. (PENA, 2010, p.22)

Acerca de espao relacional Harvey (1980) apud Pena (2010) considera -o como estando contido em objetos, no sentido de que um objeto existe somente na medida em que contm e representa dentro de si prprio as relaes com outros objetos (p 22, 23).

Para tornar ainda mais claro s os conceitos de espao absoluto, relativo e relacional, Fernandes, em suas aulas, relaciona espao a valor e esboa diagramas que foram trazidos na forma das figuras que seguem. A figura 1A traduz o espao absoluto, pois ao comparar terrenos com as mesmas dimenses, porm com topografia totalmente diferente (uma bastante acidentada e outra plana) chega -se concluso de que o terreno B ter um valor maior, pois mais propcio ocupao que o terreno A. dessa forma o espao absoluto / valor absoluto tem relao com as caracter sticas fsicas.

Figura 1A: Espao Absoluto, 1B: Espao Relativo e 1C: Espao Relacional Fonte: Elaborado por FERNANDES, LIMA e PENA (2010)

A figura 1B j acrescenta outras variveis anlise. Trata -se do espao relativo / valor relativo. Neste importante considerar as conexes, as diversas redes de servios (gua, energia eltrica, gs, etc.). Neste caso o terreno A possui um maior valor em relao ao terreno B devido as suas conexes, mesmo possuindo uma topografia acidentada.

O espao relacional / valor relacional demonstrado na figura 1C indica que mesmo quando as redes de servios e as conexes esto disponveis para os dois terrenos ainda h outra varivel que interfere no valor, que a vizinhana. Neste caso, por estar prximo a servios como banco, shopping center e parque o terreno A (apesar de sua topografia bastante acidentada) ainda mais atraente que o terreno B (um local totalmente plano ), devido vizinhana que o torna mais valioso.
o O Bairro: unidade espacial, conceito popular

Ao longo de sua histria, Salvador esteve regida por inmeras divises territoriais e ainda hoje alguns dos mais importantes rgos, tais como Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitao e Meio Ambiente (SEDHAM), Empresa Brasileira de Correios e Telgrafos (EBCT), entre outros, utilizam regionalizaes prprias a fim de viabilizar o tra balho a ser realizado por cada instncia. Porm, no mbito popular essas regionalizaes especficas no consideram o sentimento de pertencimento e sequer so conhecidas pelos soteropolitanos, que reconhecem Salvador regionalizada em bairros, os quais, at , no possuem uma diviso oficial. Ao tentar responder questo do conceito de bairro dentro da produo terica existente , constatamos a quase inexistncia de material a respeito do que vem a ser o conceito de bairro. estranho que uma palavra to utilizada popularmente no seja tema de discusses tericas mais aprofundadas. Um termo bastante discutido no meio acadmico e que se aproxima, (porm no se iguala) ao conceito de bairro a Unidade de Vizinhana (UV). Segundo Barcellos pode-se conceituar a UV desta forma:
Unidade de Vizinhana segundo a formulao original do incio do sculo 20 uma rea residencial que dispe de relativa autonomia com relao s necessidades quotidianas de consumo de bens e servios urbanos. Os equipamentos de consumo coletivo teriam assim sua rea de atendimento coincidindo com os limites da rea residencial. (BARCELLOS, s.d., s.p.)

A partir deste conceito fica claro que o termo bairro est relacionado com uma sociabilidade tradicional, com uma relao de vizinhana natural que se perde com o passar dos anos e especialmente aps a Revoluo Industrial.

A partir da anlise do conceito de UV, percebemos que este, seria, grosso modo, um bairro planejado, uma rea milimetricamente calculada. De certa forma todo esse planejamento interessante, pois h uma grande preocupao com as pessoas, com o conforto dos habitantes desta localidade. Por outro lado , percebemos que h um esforo de promover relaes que nascem, normalmente, de forma espontnea, especialmente em locais mais populares. Diante de todas as anlises feitas acerca da produo existente sobre o conceito de bairro, Lima (2010) traz o conceito que consideramos ser o mais completo:
Unidade espacial, componente do espao urbano, conectado ao tecido urbano atravs de vias de acesso, espontaneamente constitudo, que possui em sua rea oferta de servio s bsicos de educao, transporte, sade e comrcio de primeira necessidade (padarias, pequenos mercados, pequenas lojas), e que possui uma populao consciente da sua condio de pertencimento a este local. (LIMA, 2010, p. 24)

Diviso territorial de Salvador: um breve histrico

Salvador possui um histrico bem extenso de regionalizaes do seu territrio. Isto se explica, tambm, por ser a primeira cidade fundada no Brasil. Para descrever as regionalizaes propostas para Salvador possvel recorrer a inmeras leis e decretos que discorrem a respeito do tema. Segundo Fernandes (1992), do sculo XVI ao final do sculo XIX, a capital baiana passou por um grande nmero de regionalizaes. A primeira delas est vinculada prpria topografia de Salvador - Cidade Alta e Cidade Baixa. Ainda no sculo XVI outra diviso territorial instituda em Salvador. Eram as chamadas freguesias. Com base em alguns autores, Fernandes (1992, p. 110) afirma que: freguesias eram delimitaes territoriais feitas pela igreja, que se caracterizavam como as menores unidades eclesisticas sendo sediadas pelas respectivas igrejas matrizes e estavam sob a responsabilidade dos procos correspondentes. A seguir uma figura que traz a configurao da cidade de Salvador dividida em freguesias

: t : E

i ES,

, .

i S t A t E E t i i i i E i l i t ifi i t it S , t t l i i E f it li ifi t t S l t t t tit ti

t i Al

t S l

t t l l i i i . , t i t it i l f it f i f ifi j l l S l i . i . i fi i t .E lt i i i t it t i t , . i l t , i t it , t t l i , t t li

i t it i t

i l .

l it i l. P li i i l i i i

tit i i ti l l i l t . i i i ,

t t i i i i i i li i .

i t it i

apud t t t i t it lit fi i l. A , j i i fi i l i ti

i i i , t t t , . t f t l t . t ,

i , lti i , t

t li it i i . Al t ti i

t S l

f i

i i

Atualmente a regionalizao utilizada pela PMS aquela que divide a cidade em Regies Administrativas (RAs). Essa delimitao endossada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de 2004. Nele as RAs ganham uma nova formatao (atualizao da diviso feita na dcada de 1980).
O processo de formao das Administraes Regionais, j havia sido idealizado desde a dcada de 1970, pelo Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Jorge Hage para fazer o Plano de Desenvolvimento Urbano (PLANDURB) para Salvador. O referido processo, contudo, s se institucionalizou com a aprovao da Lei 3668 de 28 de novembro de 1986 sendo que foi atravs do Decreto 7791 de 16 de maro de 1987, que a Prefeitura regulari zou a implantao e definiu a rea de cada uma das dezessete Regies Administrativas. (FERNANDES, 1992, p. 130)

A seguir uma representao do que seria a regionalizao em RAs na dcada de 1980. Nesta pode-se perceber as dezessete RAs citadas anteriormente e a atual delimitao das RAs na qual o territrio continental ganha mais uma diviso. Atualmente, ao invs de dezessete regies, Salvador passa a contar com dezoito reas. (Figura 3 A e B)
A B

Figura 3A: Diviso do territrio de Salvador em Regies Administrativas Fonte: FERNANDES, 1992, p. 137. Figura 3B: Diviso do territrio de Salvador em Regies Administrativas Fonte: PDDU 2004

No apenas a prefeitura de Salvador que possui uma regionalizao prpria para por em prtica as suas polticas. Outros rgos (em instncias de atuao diferenciada: municipal, estadual e federal, alm de empresas privadas), tambm utilizam regionalizaes especficas a fim de facilitar a sua operao.

P l t l i f t i i ti i li P l t i t l t i t t l i t l l , i ilit ti , t . ,

l , lt f i i

, . E li it fi i

li i fi i l li

f it

if

i t t

ifi i

lt , t li ,

i , li i t .

fi

l t i t t t li . i it i i f l if i

i f lt i i f , S l : i i

i i

i ilit i l f i li . A

li

li

tili

S l t : P f it

i i

S l

/S A.

Os

l s Cabula t l li it i li , i t t

S l e de acerca dos limites do

o Confrontando as ropostas de

i t lit t i f i l .

S l

, i i

t . t

i it .

f i

li i li ,

,t j t

l ,f

         

Que

uit

eas

esceram em termos

opulacionais e em oferta

e ue

servi os so fatos

ue no podem e nem devem ser negados, porm, ser

localidades onde foram construdos alguns conjuntos ou at um abitacional pode ser elevado abula delimitado por atual Saboeiro, categoria de bairro? ernandes em

nico conjunto

compreende tanto a rea do esgate,

abula como a rea de ou tros bairros atualmente delimitados arandiba e

oron). Estes poderiam constituir, juntos, um mesmo bairro,

porm, pela nova delimitao cada rea um bairro diferente. esmo desvinculando essas reas do Batal o de traada em B ). ue seria o abula, o bairro ainda continua com uma grande rea territorial, grande parte dela formada pelo aadores

a figura a seguir possvel observar a poligonal ) e a atual

atuali ao baseada nos setores censitrios de

poligonal do bairro do abula.

A ES

); SA

S, PI

A delimitao de ernandes ) pertence a sua dissertao de mestrado, porm em o IB E atualiza a diviso dos setores censitrios da cidade e devido a isso a autora estende essa atualizao para suas pesquisas. Em defesa da tese de doutorado), a qual publicada como livro em e j constam os mapas atualizados.

&

111)

((' &

111)

46 4 $ 5%
,

& 111) 0

i gura : elimitao proposta por E A ES abula ). onte: Produzida pela autora com base em E IS E ) e aerofotos de Salvador ).

) atuali ao

4 3% & 111)

# %$ ((' & )

7 & ! 11)

#% %$

' & 2 1 1) $ 5 ' & 1 1) # " 911)

) e atual delimitao do AES e

! ! 2 !

A rea que no foi incorporada ao Cabula foi subdividida em 4 bairros. Estes podem ser observados na figura a seguir que faz uma superposio do (s) Cabula(s), espacializa tambm estes quatro bairros, alm de adicionar o bairro de Pernambus, que tem uma pequena parte de sua rea inserida na poligonal do Cabula de 2000.

Figura 6: Delimitao proposta por FERNANDES 2000, atual delimitao do Cabula e bairros adjacentes. Fonte: Produzida pela autora com base em FERNADES 2000; SANTOS, PINHO, MORAES e FISCHER, 2010 e aerofotos de Salvador do vo de 2006.

O questionamento que se faz a essa subdiviso est diretamente ligado ao respeito dos prprios critrios apontados como ideais para a delimitao dos bairros e tambm se esses so os melhores critrio s a serem adotados. Dentro dessa configurao o Doron e o Resgate so emblemticos. O Doron um conjunto habitacional, o maior construdo na regio do Cabula e justamente por possuir uma grande quantidade de unidades habitacionais atraiu servios (como pequenos comrcios) e houve a necessidade tambm de implantao de escola e unidade bsica de sade, por parte do poder pblico, nas imediaes do conjunto. O Resgate, por sua vez, constitudo por uma rua sem sada e nas suas margens foram sendo construdos alguns conjuntos com um padro construtivo melhor e voltados para uma faixa de renda maior que os construdos nas outras reas do Cabula.

Esses locais, assim como Narandiba e Saboeiro, poderiam ser denominados de localidades do bairro do Cabula. Essa c ategoria est prevista na nova delimitao de bairros e se enquadra nessas reas. As localidades de bairro, segundo Adalberto Bulhes 5, seriam reas consolidadas e conhecidas que no atendiam aos critrios para serem definidos como bairros. Para ser considerada bairro, uma rea deve atender a pelo menos 4 dos 5 critrios elencados para a definio de um bairro, sendo que o sentimento de pertencimento obrigatrio dentro de uma comunidade. A seguir, um quadro comparativo com os critrios utilizados nas delimitaes de 1992 e de 2010:
Critrios apontados para a definio do bairro do Cabula 1992 2010 Considerar a noo comunitria Pertencimento da comunidade No desrespeitar as divises oficiais (ZIs e Existncia de unidade escolar de ensino RAs) da poca fundamental (a partir da 6 srie) pblica, comunitria ou privada Respeitar os setores censitrios Existncia de unidade de sade (pblica, comunitria ou privada) de atendimento geral ou especializado ------Existncia de um logradouro hierarquizado como via coletora (ou equivalente em porte/capacidade de fluxo) ou superior ------Disponibilidade de transporte pblico seja por nibus ou micro-nibus, desde que regulamentado Fonte: Construda pela autora, com base em FERNANDES (1992) e no Projeto de Delimitao de Bairros (2010)

Apesar de mais criteriosa, a proposta de 2010 se comunica com a proposta de 1992 pelo fato de possurem um critrio em comum, a idia do pertencimento. A proposta de 2010 considera a important e questo dos equipamentos para a delimitao de um bairro, porm no faz meno alguma aos setores censitrios ou a qualquer outro tipo de regionalizao oficial o que, ao contrrio desta, faz a proposta de 1992. Um questionamento importante a ser feito a respeito da delimitao de bairros em 2010 o fato da omisso de um dos cinco critrios apontados como ideais para a delimitao. fato que os pontos elencados como critrios so de extrema importncia para que a comunidade de um bairro possa realizar a s suas atividades

Assessor Chefe da Assessoria Estratgica de Gesto da Superintendncia de Meio A mbiente da Prefeitura Municipal de Salvador
5

quotidianas com maior facilidade e conforto. Dessa forma, como afirmar que uma comunidade pode viver sem um desses servios? Uma localidade cuja populao possusse sentimento de pertencimento, equipamento de sade, equipamento de educa o, via coletora ou equivalente, mas no fosse servida de transporte pblico, seria definida como bairro. Seguramente essa definio questionvel, afinal o transporte pblico vital dentro do sistema de mobilidade de uma cidade, ele facilita o trnsito de pessoas por meio das conexes virias. O mesmo questionamento vale para a falta de qualquer outro servio listado como critrios nessa nova delimitao. Para um melhor entendimento a respeito das vias coletoras e das demais definies das vias urbanas, a busca no Cdigo de Trnsito Brasileiro (CTB) revela importantes conceitos:
VIA DE TRNSITO RPIDO - aquela caracterizada por acessos especiais com trnsito livre, sem intersees em nvel, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nvel. VIA ARTERIAL - aquela caracterizada por intersees em nvel, geralmente controlada por semforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e s vias secundrias e locais, possibilitando o trnsito entre as regies da cidade. VIA COLETORA - aquela destinada a coletar e distribuir o trnsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trnsito rpido ou arteriais, possibilitando o trnsito dentro das regies da cidade. VIA LOCAL - aquela caracterizada por intersees em nvel no semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a reas restritas. (Cdigo de Trnsito Brasileiro, Anexo I, 1997, s.p.)

O critrio relacionado via coletora ou equivalente muito importante, pois trata de conectividade, porm esse critrio perde um pou co de sua credibilidade j que a ltima vez que Salvador teve as suas vias hierarquizadas foi em 1984 na Lei de Ordenamento e Uso do Solo Urbano de Salvador (LOUOS), na qual possvel perceber discrepncias, se comparada com a realidade atual da cidade. Um exemplo claro dessas discrepncias o fato de a Avenida Luis Viana Filho (Avenida Paralela) estar classificada na LOUOS de 1984 como uma via expressa, o que equivale de trnsito rpido na definio do CTB. Se analisada com um pouco de cautela, hoje, a citada avenida no corresponde a uma via expressa. Ela no possui trnsito livre, semaforizada (diminuindo a velocidade que se traduz numa menor fluidez) e possui travessia de pedestres em nvel (faixas de

pedestre). Esses problemas de classificao, provavelmente, se estendem a toda a cidade. Outra questo intrigante no bojo dessa discusso o que se chama de sentimento de pertencimento. Por ser algo abstrato no possvel medir, algo relativo. inegvel que as pessoas se sentem pertencentes a um local, especialmente se o local de moradia agradvel, seguro, ou h relaes de vizinhana estabelecidas ao longo dos anos. Por outro lado esse conceito um tanto perigoso e trouxe problemas para a definio dos limites dos bairros. Por exemplo, uma localidade com uma populao de alta renda, com padro habitacional alto, que tem como vizinhana uma rea de ocupao precria, onde a populao possui baixa renda e vista muit as vezes como um local perigoso (como comum em Salvador), uma situao geradora de futuros conflitos, pois a vizinhana de uma localidade lhe confere um status, o que interfere no valor. Como contribuio, ao finalizar essa anlise, destaca m-se algumas propostas que podem vir a ser subsdio para novos trabalhos desta natureza. De incio salienta-se a importncia de seguir rigorosamente os critrios elencados na delimitao de um bairro, avaliando -se, claro, caso, a caso a depender das especificidades. fundamental que nenhum dos critrios seja descartado em todas as localidades, j que, como dito anteriormente, tratam -se de servios de vital importncia para uma comunidade. Outro ponto importante a subjetividade implcita nesta delimitao de bairros. indiscutvel que o sentimento de pertencimento existe e deve ser levado em considerao, pois as pessoas so pea s fundamentais na construo da cidadania e da participao. H que se tomar cuidado com a hierarquia, com a importncia dada a essa questo do pertencimento, pois as foras atuantes dentro da cidade seguem uma lgica mais ampla, que a capitalista, e por isso essas relaes so desiguais. Dessa forma, algumas comunidades possuem um poder de voto e barganha muito maior que outras.
Concluso

Aps perpassar por conceitos fundamentais como espao (absoluto, relativo e relacional) e bairro, percebemos que estes foram fundamentais para uma fundamentao bem construda das crticas ao projeto que resultou na delimitao da rea que fora denominada bairro do Cabula. Ao relembrar as regionalizaes que Salvador j possuiu, foi possvel entender a complexidade inserida na questo da delimitao de reas. Delimitar definir limites, porm com uma intencionalidade, com um propsito. Esses conceitos e histrico alertam para uma questo importante que pode ser percebida durante a anlise do projeto de delimitao de bairros de 2010. A questo da vizinhana e seu status. Para que a definio de limites no se baseie apenas na questo do valor relacional de uma localidade, os critrios de definio dos bairros devem ser pensados cuidadosamente de maneira a no ratificar as injustias existentes no tocante ocupao do solo urbano. Dessa forma, esperamos que o resultado dessa delimitao n o seja o mapa do valor do solo, mas configure-se como bairros compostos de reas mais e menos valorizadas, afinal Salvador possui grandes desigualdades no que diz respeito distribuio de renda e a ocupao do solo demonstra este fato de forma bem clara . A idia de pertencimento, colocada como sustentculo dessa delimitao , fundamental para a formatao dos bairros, porm no deve ser tida como definidora, pois frgil. Ela corrobora para a efetivao de uma configurao baseada no valor e no em pri ncpios tcnicos. Apesar das crticas tecidas neste trabalho, h que se ressaltar a importncia da iniciativa de delimitar os bairros em Salvador, uma cidade complexa no tocante configurao do tecido urbano. Mesmo que a delimitao de bairros estivesse perfeita seria importante avaliar com profundidade o trabalho realizado a fim de buscar a excelncia, a fim de fazer com que ele possa contribuir para a promoo da equidade social. A partir das questes tratadas neste trabalho, algumas medidas so colocad as como sugestes para contribuir com o tema abordado e em consequncia para a promoo dessa equidade social. Entende-se que a realizao de atualizaes peridicas de fundamental importncia para que a delimitao de bairros no se torne obsoleta com o passar do tempo.

Outras atualizaes so importantes tambm, como por exemplo, a atualizao na hierarquizao do sistema virio da cidade, j que esta serve de base na definio de um dos critrios citados na delimitao dos bairros. importante que nas prximas atualizaes os critrios definidores sejam mais rigorosos, ainda que a populao seja consultada e suas opinies sejam devidamente consideradas, afinal vivemos numa democracia, e os projetos ligados ao setor pblico devem atender s demandas da sociedade como um todo.
y Referncias

BARCELLOS, Vicente Quintella. Unidade de vizinhana : notas sobre sua origem, desenvolvimento e introduo no Brasil. Disponvel em: <http://vsites.unb.br/fau/pos_graduacao/paranoa/edicao2001/unidade/unidade.htm > Em 17 de maio de 2010. BRAGA, Rhalf Magalhes. O espao geogrfico : um esforo de definio. In: GEOUSP - Espao e Tempo, So Paulo, N 22, pp. 65 - 72, 2007. Disponvel em: <http://www.geografia.fflch.usp.br/publicacoes/Geousp/Geousp22/Artigo_Rhalf.pdf >. Acesso em: 25 jun. 2010. BRASIL, Cdigo de Trnsito Brasileiro , Lei n 9.503 de 23 de setembro de 1997. Disponvel em: <http://www.transportes.gov.br/bit/trodo/codigo/index.htm> Em 01 de agosto de 2010. FERNANDES, Rosali Braga. Periferizao Scio-espacial em Salvador: anlise do Cabula, uma rea representativa. Salvador, 1992. Dissertao (Mestrado) FAUUFBA, 1992. _____. Las polticas de La vivienda em La ciudad de Salvador e los processos de urbanizacin popular em El caso del Cabula. Feira de S antana: Universidade Estadual de Feira de Santana, 2003 FERREIRA, Marclio Mendes. GOROVITZ, Matheus. A inveno da superquadra : o conceito de unidade de vizinhana em Braslia. Braslia, D.F.: Iphan, 2008 LIMA, Jamile de Brito. Os Cabulas de Salvador: confrontando as delimitaes de 1992 e de 2010. Monografia (Graduao) Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010. PENA, Joo Soares. A especulao imobiliria chega periferia urbana de Salvador : origens e perspectivas do Cabula na perspectiva d a habitao. Monografia (Graduao) Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2010. SANTOS, Elisabete; PINHO, Jos Antonio Gomes de; MORAES, Luiz Roberto Santos; FISCHER, Tnia. O Caminho das guas em Salvador : Bacias Hidrogrficas, Bairros e Fontes. Salvador: CIAGS/UFBA; SEMA, 2010.

You might also like