You are on page 1of 15

M-AUDIO

Pro Tools
Recording Studio

Guia do Usurio

Pro Tools Recording Studio User GuidePortugus 2

Introduo
Pro Tools Recording Studio tem o que voc precisa para uma configurao de gravao de qualidade profissional e ir em frente. Com uma entrada de microfone XLR e uma entrada TRS linha/Instrumento, a inclusa interface de udio Fast Track USB oferece a voc um udio totalmente digital 24 bits; e o incluso software Pro Tools M-Powered Essential a sua introduo plataforma padro-mundial de software de produo musical.

O que h na caixa?
Seu Pro Tools Recording Studio contm os seguintes itens: Interface de udio Fast Track USB Guia do usurio impresso Pro Tools M-Powered Essential DVD Pro Tools M-Powered Essential Instalao rpida Cabo USB

Se qualquer um desses itens estiver faltando, por favor, notifique o revendedor onde adquiriu o produto.

Caractersticas do Pro Tools Recording Studio


Entrada Balanceada XLR de nvel de microfone com pr-amplificador de alta qualidade fornecendo ganho de 50dB Entrada Balanceada TRS de 1/4 (P10) com chaveamento de nvel de Linha/Instrumento LED de medio de entrada de Sinal e Pico 2 Sadas RCA com nvel de linha Alimentado pela USB (no necessita de fonte de fora) Interface de udio qualificada para o Pro Tools M-Powered and M-Powered Essential

3 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

Instalando Fast Track USB


Para usar o M-Audio Fast Track USB com Pro Tools M-Powered Essential, siga os passos e instrues no impresso Pro Tools M-Powered Essential Quick Setup. Essas instrues incluem os passos bsicos para instalar os drivers para o M-Audio Fast Track USB. Informaes detalhadas sobre como instalar drivers tambm so fornecidas na prxima seo. Para usar o M-Audio Fast Track USB com software de gravao 3rd-party, voc ainda precisa instalar os drivers do Fast Track USB. Veja a seguir os passos de instalao Para melhores resultados, o driver do hardware Fast Track USB deve ser instalado primeiro, e o software de gravao depois (a menos que o software de gravao j exista no computador).

Instruo de Instalao para Windows XP e Vista


ATENO: Certifique-se de que o Fast Track USB no est conectado no computador quando iniciar a instalao. As instrues a seguir iro indicar quando voc deve ligar a interface ao computador. 1. Instale o driver do Fast Track USB fazendo o seguinte: Se voc tiver acesso internet, faa o Download dos ltimos drivers do Fast Track USB no www.m-audio.com em Suporte > Drivers. Isso altamente recomendado, pois oferece os drivers mais recentes disponveis. Uma vez que voc salvou o instalador no seu computador, clique duas vezes no arquivo para iniciar o processo de instalao.

- ou Se voc no tiver acesso Internet e instalar os drivers inclusos no disco, o computador ir exibir automaticamente a tela de instalao quando o disco for inserido. Se o computador no iniciar este aplicativo, voc pode inici-lo manualmente, clicando em Iniciar> Meu Computador *> Pro Tools M-Powered Essential DVD setup.exe>. Em seguida, clique em "Install Fast Track USB Driver.

* Se voc estiver usando o Windows Vista, "Meu Computador" estar marcado como "Computador" nesta etapa.

Pro Tools Recording Studio User GuidePortugus 4

2. Siga as instrues do instalador do driver na tela. Em vrios pontos no processo de instalao, voc pode ser notificado de que o driver sendo instalado no passou no teste do logotipo do Windows, ou perguntou se o programa que voc deseja executar um aplicativo confivel. Clique em "Continue mesmo assim" (Windows XP) ou "Install" (Windows Vista) para continuar com a instalao.

3. Assim que a instalao for concluda, clique em "Finish". 4. Conecte o Fast Track USB em uma porta USB disponvel no seu computador. A instalao dever terminar automaticamente.

5 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

5. Windows XP ir identificar a interface e perguntar se voc quer pesquisar na Internet por um driver. Selecione "No, not this time" e pressione Next." 6. Windows XP ir exibir um novo hardware no Assistente e perguntar o que voc quer que o assistente faa. Escolha "Install the software automatically" e clique em "Next."

7. Assim que o assistente estiver concludo clique em "Finish." Se voc ver uma caixa de dialogo Outro hardware encontrado, repita os passos 5-7.

Instrues de instalao para Mac OS X


ATENO: Certifique-se de que o Fast Track USB no est conectado no computador quando iniciar a instalao. As instrues a seguir iro indicar quando voc deve ligar a interface ao computador. 1. Instale o driver do Fast Track USB fazendo o seguinte: Se voc tiver acesso internet, faa o Download dos ltimos drivers do Fast Track USB no www.m-audio.com em Suporte > Drivers. Isso altamente recomendvel, pois fornece os drivers mais recentes disponveis. O arquivo baixado vai abrir e mostrar o contedo automaticamente. Se ele no fizer isso, abra o arquivo para exibir seu contedo. Em seguida, d um duplo clique no instalador do aplicativo. -ou Se voc no tiver acesso Internet e for instalar os drivers pelo DVD do Pro Tools M-Powered Essential, um cone de DVD-ROM ir aparecer no seu desktop uma vez que o disco for inserido em seu computador. D um duplo clique neste cone para ver o contedo do disco. Na pasta Drivers, clique duas vezes no instalador do driver, arquivo (.dmg) para o Fast Track_OSX.

Pro Tools Recording Studio User GuidePortugus 6 2. Siga as instrues do instalador do driver na tela. Durante a instalao, o Mac OS X ir pedir que voc digite seu nome de usurio e senha. Digite essas informaes e clique em OK para confirmar. Se voc no tiver configurado uma senha para o seu computador, deixe o campo senha em branco e clique em OK. Se voc no for o proprietrio do computador, pergunte ao proprietrio ou o administrador para mais informaes.

3. Quando a instalao for concluda, clique em "Restart." Seu computador ser reiniciado automaticamente. 4. Depois que o computador terminar de reiniciar, conecte o Fast Track USB em uma porta USB disponvel em seu computador. O Fast Track USB j est instalado e pronto para ser usado.

OBSERVAO: Para ouvir o udio do Fast Track USB, voc pode ligar:
1. 2.

Conecte as 2 sadas RCA (localizados no painel traseiro do Fast Track USB) monitores amplificados, um amplificador ou um mixer. Conecte os fones de ouvido na sada de fone, localizada no painel frontal do Fast Track USB. obs.: O Som NO sair do seu Notebook ou alto-faltantes do computador enquanto o Fast Track USB estiver conectado ao seu computador.

O Software Painel de Controle


O Painel de Controle do Fast Track USB permite ajustar as configuraes, tais como o ganho de entrada, monitorar os nveis de mixagem e volume de sada. O painel de controle dividido em pginas separadas, cada uma acessvel clicando na aba correspondente. Para abrir o Painel de Controle do Fast Track USB: Usurios de Windows XP/Vista :Um logotipo pequeno M-Audio ser colocado na barra do sistema, geralmente localizado na parte inferior da sua Janela desktop. Clique duas vezes nesse cone para abrir o Painel de Controle.

7 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

Interface de udio Fast Track USB


Painel Frontal

1. Mic Input Level - Ajusta o ganho da entrada de microfone XLR que fica no painel traseiro (14). 2. Peak LED (Mic) - Indica a presena de pico do nvel de entrada XLR do microfone. Ele acende quando a entrada de sinal aproxima de -3dB antes de sobrecarregar. 3. Signal LED (Mic) Indica a presena de sinal da entrada XLR de microfone. Ele acende quando o nvel do sinal de entrada aproxima de -40dB. 4. Input/Playback Mix Control - Controla a relao do sinal de entrada com o sinal de reproduo do seu software de gravao. (Quando voc grava, voc deve silenciar a trilha do software de udio que est sendo gravada. Caso contrrio, voc ouvir o sinal de entrada analgico e a latncia-atrasada do sinal gravado). 5. Input Monitor Button (Stereo/Mono) Quando pressionado, este boto soma os sinais de entrada em mono para monitorao direta. 6. Headphone Output Sada estreo padro de 1/8(P2) de fone de ouvido. 7. Output Level - Ajusta o nvel de sada do volume geral. Esse controle afeta tanto as Sadas de Linha do painel traseiro (11) como a sada Headphone (6). 8. Power LED Acende quando a unidade ligada.

Pro Tools Recording Studio User GuidePortugus 8

Painel Traseiro

9.Conector KensingtonTM Lock Conecte aqui um cabo padro estilo laptop de bloqueio de dispositivo para proteger o seu Fast Track USB de roubo ou quebra acidental. 10. Conector USB Conecte aqui o cabo USB incluso e a outra ponta em seu computador. 11. Sadas de Linha Sada estreo Esquerda e Direita. Conecte estas sadas em monitores amplificados como as caixas M-Audio AV 40, ou na entrada de seu amplificador estreo ou receiver. 12.Boto Input Level (Guitar/Line) Seletor do nvel da entrada TRS de 1/4" (13). Este boto deve estar em Line quando for conectado um equipamento balanceado ou no balanceado com nvel de linha. Quando conectar um instrumento o boto deve estar no modo Guitar. 13. Entrada Guitar/Line Entrada TRS de 1/4" (P10) para fontes com nvel de linha/instrumento. O nvel de entrada determinado pelo boto Input Level(12). 14. Entrada de Mic Entrada balanceada XLR para conexo de microfone dinmico.

9 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

O Software Painel de Controle


Usurios de Windows XP/Vista :Um logotipo pequeno M-Audio ser colocado na barra do sistema, geralmente localizado na parte inferior da sua Janela desktop. Clique duas vezes nesse cone para abrir o Painel de Controle Usurios de Mac OS X : O Painel de Controle do Fast Track USB pode ser encontrado em Preferncias de Sistema, em "Outros." OBSERVAO: O Painel de Controle estar disponvel somente depois que o software do driver do Fast

Track USB for instalado. Ele no ir aparecer se o Fast Track USB est sendo usado como um dispositivo compatvel (isso significa usar o dispositivo com os drivers j desenvolvidos no sistema operacional do computador). Observe tambm que o driver do Fast Track USB deve estar instalado e o dispositivo conectado para que o Pro Tools M-Powered Essential funcione.

Aba Latncia (Windows XP e Vista)


O termo latncia refere-se ao tempo que leva para os sinais do microfone/instrumento passar atravs do software de udio e aparecer na sada do Fast Track USB. Esta latncia pode resultar em um atraso que indesejvel quando for adicionar novos sons s trilhas existentes. O controle deslizante permite que voc selecione o tamanho do buffer de amostragem. Menor buffer resulta em menor latncia, mas podem no funcionar bem com os sistemas mais lentos, causando clicks, pops e abandonos na reproduo de udio. O tamanho do buffer padro de 256 samples. Se voc estiver enfrentando clicks e pops no seu udio, tente aumentar o tamanho do buffer. Em sistemas Macintosh, o tamanho do buffer normalmente ajustado dentro de seu software de gravao de udio. NOTA: Esta definio no pode ser modificada enquanto uma aplicao de gravao estiver sendo executada.

Pro Tools Recording Studio User Guide

Portugus 10

Aba Sample Rate/Taxa de Amostragem (apenas Windows Vista)


Esta aba permite que voc escolha uma taxa de amostragem de 44,1 kHz ou 48kHz. Isto fornecido para que as aplicaes MME no Windows Vista tenham acesso a ambas as taxas de amostragem suportadas. Os aplicativos ASIO e WDM permitem que voc altere a taxa de amostragem dentro do software de gravao (Pro Tools), independentemente da configurao desta aba.

Aba Performance (apenas Macintosh)


Esta aba permite que voc escolha uma definio de sample bit de 16-bit ou 24-bit. O sample bit de alta qualidade 24-bit o padro selecionado. Em sistemas Windows, o sample bit normalmente ajustado dentro do seu software de gravao de udio.

11 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

Aba About/Sobre (Todos os Sistemas)


Esta pgina contm informaes sobre seu hardware e verses do driver atual. Esta informao pode ser til caso voc precise ligar para o suporte tcnico. Usando os links desta pgina voc ter acesso a pginas teis no site da M-Audio.

Configurao do Software de udio


O Software Pro Tools M-Powered Essential automaticamente seleciona e configura o M-Audio Fast Track USB para gravao de udio. Se voc estiver planejando usar um software de gravao de terceiros, voc precisar selecionar o M-Audio Fast Track USB como o dispositivo de entrada e sada de udio para o software e suas trilhas. Consulte a documentao do seu software de gravao para obter mais informaes sobre a configurao do dispositivo de udio.

Gravando com o Fast Track USB


Gravao usando a Entrada de Microfone
1. Gire o boto de Ganho de Microfone totalmente anti-horrio. 2. Ligue um microfone na Entrada de Mic no painel traseiro usando um cabo XLR. 3. Enquanto a fonte sonora estiver tocando no seu nvel mais alto, lentamente gire o boto Mic Level no sentido horrio at que o indicador vermelho comece a se iluminar. Em seguida, gire o boto sentido anti-horrio at que o indicador de peak (pico) no acenda. Neste ponto, voc deve estar pronto para gravar com o melhor ajuste de ganho.

Pro Tools Recording Studio User Guide

Portugus 12

4. Em seu software de gravao, selecione a Entrada de Microfone do Fast Track USB como entrada para uma trilha mono. Voc pode selecionar a Entrada de Microfone em seu software de gravao selecionando a primeira (esquerda) entrada do Fast Track USB.

Gravao usando a Entrada Guitar/Line


1. 2. Use um cabo padro de instrumento de 1/4(P10) para conectar uma guitarra, baixo ou outro instrumento eltrico na Entrada Guitar/Line no painel traseiro. Certifique-se no painel traseiro se o Boto Input Level est na posio Guitar (a menos que voc esteja gravando de uma fonte com nvel de linha, como um sintetizador ou mixer de udio). Enquanto a fonte sonora estiver tocando no seu nvel mais alto, lentamente gire o boto Mic Level no sentido horrio at que o indicador vermelho comece a se iluminar. Em seguida, gire o boto sentido anti-horrio at que o indicador de peak (pico) no acenda. Neste ponto, voc deve estar pronto para gravar com o melhor ajuste de ganho. Ateno: Se a entrada de microfone no estiver sendo usada, gire o boto Mic Input Level totalmente no sentido anti-horrio para manter a melhor relao sinal-rudo. O

3.

boto Mic Input Level no afeta o nvel de Entrada Guitar / Line.

Ajustando o Nvel de Sada


Ligue as Sadas de Linha do Fast Track USB (na parte de trs da interface) em uma mesa/ mixer, num amplificador ou monitores ativos. As Sadas de Linha e de Fone de ouvido so controladas pelo boto Output no painel frontal. Ateno: Ao gravar com um microfone, use os fones de ouvido e desative os alto-falantes para evitar feedback.

13 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

Usando o Controle de Mix Input/Playback


O termo latncia refere-se ao tempo que leva para os sinais do microfone/instrumento passar atravs do software de udio e aparecer nas Sadas de Linha e Fones do Fast Track USB. Esta latncia pode resultar em um atraso que indesejvel quando for adicionar novos sons s trilhas existentes. Este atraso geralmente muito pequeno e medido em milissegundos, mas pode ser grande o suficiente para distrair quem deseja gravar enquanto a monitorao feita atravs do software. O Fast Track USB fornece uma soluo para este problema com o controle de entrada sem latncia que ajustvel atravs do Controle de Mix Input/Playback. Quando o Boto de controle Mix girado totalmente no sentido anti-horrio (identificado como "input"), apenas as entradas de Microfone e Guitar/Line sero ouvidos. Quando o boto girado para a posio no sentido horrio (identificado como "playback"), apenas o som do seu software de udio ser ouvido. Quando o Boto Mix colocado na posio central (chamado "mix"), uma mistura igual das entradas do Fast Track USB e a sada do software ser ouvida. Ao monitorar sua entrada usando o Boto Mix, certifique-se que o seu software de udio no est dando sada da trilha que est sendo gravada. Isso causaria uma "dupla monitorao", resultando em um indesejvel eco "phasing" ou "slap-back". Consulte a documentao do seu aplicativo de udio sobre a desativao de monitorao via software.

Usando o Boto Input Monitor


Quando o Boto Input Monitor est na posio Stereo, o som da Entrada do Microfone ser ouvido no lado esquerdo do seu fone de ouvido ou monitores, e o som da Entrada Guitar/Line ser ouvida no lado direito. Quando o Boto Input Monitor est na posio Mono, o som da Entrada do Microfone e Guitar/Line ser ouvido no meio da imagem estreo (misturado igualmente nos canais esquerdo e direito). Observe que o Boto Mix Input / Playback e o Input Monitor afetam apenas o que voc ouve atravs dos seus fones de ouvido ou alto-falantes e no afetam de forma alguma as entradas do seu software de udio. O Fast Track USB sempre envia separadamente os sinais de microfone e instrumento para o seu software de gravao sem mistur-los, mesmo que possa parecer misturados durante a monitorao.

Pro Tools Recording Studio User Guide

Portugus 14

Informao Adicional e Suporte


A Documentao para o software Pro Tools M-Powered Essential pode ser acessada atravs do menu Ajuda do aplicativo. Instrues adicionais de instalao e configurao tambm pode ser encontrada no Pro Tools M-Powered Essential Quick Setup. Antes de atualizar seu sistema Mac ou Windows: Por favor, verifique se existe alguma atualizao do driver/controlador M-Audio na pgina de download www.m-audio.com/drivers antes de instalar atualizaes dos sistemas operacionais Microsoft ou Apple. Antes de novos drivers de dispositivos M-Audio serem liberados, eles so testados para uso com verses de sistemas operacionais que esto disponveis no momento. Quando as atualizaes para os sistemas operacionais so liberadas, todos os drivers M-Audio precisam ser re-testados e possivelmente atualizados para garantir um funcionamento correto. A M-Audio recomenda no instalar as atualizaes do sistema operacional at que um driver seja lanado no site M-Audio para o sistema operacional especfico. O site M-Audio (www.m-audio.com) contm as ltimas atualizaes de drivers e programas, bem como links teis para notcias, FAQs e apoio tcnico. Recomendamos que verifique o site regularmente para garantir que voc tenha os drivers mais recentes e informaes sobre o seu produto M-audio.

Garantia
Termos de Garantia
A M-Audio garante que os produtos esto livres de defeitos de materiais e manuseio, sob uso normal e desde que o produto seja de propriedade original e registrado pelo usurio. Visite www.m-audio.com/warranty para termos e limites aplicveis ao seu produto especfico.

Registro de Garantia
Registrando imediatamente o seu novo produto M-Audio permite a voc uma cobertura total de garantia e ajuda a M-Audio a desenvolver e fabricar produtos da melhor qualidade possvel. Registre-se on-line em www.m-audio.com/register para receber atualizaes do produto e ter a chance de ganhar brindes M-Audio.

15 Portugus

Pro Tools Recording Studio User Guide

ATENO: Este produto contm substncias qumicas, incluindo o chumbo, conhecido no estado

da Califrnia por causar cncer e defeitos congnitos ou outros problemas reprodutivos. Lavar as mos aps o manuseio.

2009 Avid Technology, Inc. Todos os direitos reservados. As caractersticas do produto, especificaes, requisitos de sistema e disponibilidade esto sujeitos a alterao sem aviso prvio. Avid, Pro Tools M-Powered, M-Audio e Produtor USB so marcas comerciais ou marcas registradas da Avid Technology, Inc. Todas as outras marcas contidas neste documento so de propriedade de seus respectivos proprietrios.

M-AUDIO 5795 Martin Road Irwindale, CA 91706, USA

SUPORTE TCNICO Visite o Centro de Suporte Online M-Audio at www.m-audio.com/support

INFORMAES SOBRE O PRODUTO Para empresa e informaes sobre nossos produtos visite-nos na web em www.m-audio.com

You might also like