You are on page 1of 2

Declarao da CE, do BCE e do FMI sobre a primeira misso de avaliao em Portugal 12 de Agosto de 2011 Equipas da Comisso Europeia (CE),

do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetrio Internacional (FMI) estiveram em Lisboa de 1 a 12 de Agosto para a primeira avaliao trimestral do programa econmico do Governo. Os objectivos do programa so restaurar a competitividade e colocar a economia portuguesa na via do crescimento sustentvel, da estabilidade das finanas pblicas e da criao de emprego. Consideramos que o programa est no bom caminho. Acolhemos com satisfao o empenho do novo Governo no programa ambicioso e abrangente acordado em Maio de 2011 e registamos a determinao do mesmo em acelerar a respectiva execuo em sectores fundamentais. A este respeito, as perspectivas de xito foram aumentadas pelas decises dos lderes europeus tomadas na cimeira de 21 de Julho no sentido de reduzir as taxas de juro, aproximando-as da taxa de financiamento do mecanismo europeu de estabilidade financeira, alargar significativamente as maturidades e, acima de tudo, disponibilizar-se para conceder financiamentos at o acesso ao mercado estar normalizado, desde que Portugal prossiga os esforos de ajustamento. Agora mais do que nunca, uma execuo bem sucedida do programa depende do esforo e da determinao do Governo e dos portugueses. O crescimento econmico e a inflao deste ano devero corresponder s previses do programa. As exportaes tm estado relativamente fortes, os indicadores de confiana dos consumidores tm-se mantido inalterados e, de um modo geral, o emprego permanece estvel. Embora a contraco do PIB deva atingir os 2,2% este ano, continuamos a prever que a retoma tenha incio no princpio de 2013. Registamos com apreo o firme empenho das autoridades na via da consolidao oramental, nomeadamente as medidas para corrigir recentes derrapagens nos controlos da despesa durante o primeiro semestre. Na sequncia destas medidas de aumento das receitas, esperamos que o dfice oramental no ultrapasse os 5,9% do PIB em 2011, como programado. Continuaremos a colaborar estreitamente com as autoridades para reforar a gesto das finanas pblicas e assegurar que o desempenho oramental prossegue no bom caminho no ano de 2011 e seguintes. No futuro prximo, os principais desafios sero a aprovao de um oramento para 2012 coerente com a reduo do dfice para 4,5% do PIB e a preparao de uma estratgia oramental para 4 anos.

2 Quanto ao sector financeiro, os bancos esto a reforar os seus nveis de capitalizao a fim de cumprir os novos requisitos em matria de capitais fixados pelo programa e a legislao existente est a ser alterada a fim de reforar o novo mecanismo de apoio solvabilidade. Uma reduo equilibrada e coordenada do endividamento do sector bancrio continua a ser fundamental para eliminar de forma permanente os desequilbrios de financiamento, salvaguardando ao mesmo tempo o crdito adequado para que os sectores dinmicos possam estimular o crescimento. Registaram-se igualmente progressos para reforar o quadro de superviso e regulao. O xito do programa depende acima de tudo da abertura da economia concorrncia. A reduo da participao do Estado no sector privado e a criao de condies de igualdade para as empresas essencial e o Governo j se antecipou, abolindo os direitos especiais do Estado nas empresas privadas antes do prazo previsto. As reformas do mercado laboral com o objectivo de harmonizar a proteco e os direitos no mbito de contratos a termo e contratos sem termo esto a avanar e as autoridades esto a preparar uma proposta para a criao de um fundo financiado pelos empregadores para o pagamento das indemnizaes por despedimento aos trabalhadores. Foram efectuados progressos na preparao da denominada desvalorizao fiscal e tomamos nota da garantia das autoridades de que est previsto um primeiro passo importante neste domnio no mbito do oramento para 2012 Embora as reformas tenham tido um incio promissor, a maioria das grandes mudanas esto ainda por concretizar e a determinao das autoridades ser decerto posta prova pela forte oposio dos interesses instalados. O programa do governo apoiado por emprstimos da Unio Europeia no montante de 52 mil milhes de euros e do FMI, ao abrigo do Mecanismo Alargado de Financiamento, no montante de 26 mil milhes de euros. A aprovao das concluses da presente avaliao permitir o pagamento de 11,5 mil milhes de euros (7,6 mil milhes da UE e 3,9 mil milhes do FMI). Este pagamento poder ter lugar em Setembro sujeito aprovao do "Executive Board" do FMI e do ECOFIN e EUROGROUP. A misso conjunta para a prxima avaliao do programa est prevista para Novembro de 2011.

You might also like