You are on page 1of 16

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.

br/gagaufera2003/

CINEANTROPOMETRIA: Caminhos Metodolgicos no Brasil *


dio Luiz Petroski

INTRODUO
O estudo do tipo fsico humano e de suas propores iniciaram h muitos anos. Abordar os caminhos da Cineanlropometria no Brasil, suas dificuldades e perspectivas, uma tarefa desafiadora, delicada e extensa. Assim, vrias questes podem ser levantadas: O que Cineantropometria? Como a Cineantropometria se estabeleceu no Brasil? Quais os temas em Cineantropometria que mais tm aglutinado investigadores? Este ensaio pretende evidenciar aspectos significativos que estabeleceram os caminhos da Cineantropometria no Brasil, em funo das metodologias antropomtricas, dos estudos temporais e composio corporal.

UM POUCO DE HISTRIA
A Antropometria, parte fundamental da Cineantropometria, tem sua origem no na Medicina, nem na Biologia, mas nas Artes, embudas da filosofia pitagrica, da assimetria e da harmonia (Maia & Janeira, 1991; Beunen & Borms, 1990). A histria da Antropometria inicia na antiga civilizao da ndia, Egito e Grcia, com o uso de dimenses de certas partes do corpo como o primeiro padro de medida, na tentativa de estabelecer o perfil das propores do corpo humano. Segundo HITCHCOCK (1886) apud KRAKOWER, (1937), matemticos e artistas da ndia e Egito entendiam que se deveria adotar alguma parte do corpo (os Egpcios antigos, adotavam o dedo mdio, os Gregos a altura da cabea), como referncia ou a dimenso padro para todas as partes. Um tratado chamado "Silpi Sastri", da antiga civilizao da ndia, analisou um corpo dividindo-o em 480 partes. No Egito, entre os Sculos XXXV e XXII a.C, a unidade de medida foi o cumprimento do dedo mdio do sacerdote ou o ento chamado dedo de Saturno (KRAKOWER, 1937). De acordo com este critrio a estatura de um homem adulto bem formado deveria ser 19 vezes esta medida. Os gregos, porm, usavam como critrio, a altura da cabea que dividia a estatura em oito vezes.

Petroski EL. Cineantropometria: caminhos metodolgicos no Brasil. In: Ferreira Neto A, Goellner SV, Bracht V, organizadores. As cincias do esporte no Brasil. 1 ed. Campinas: Ed. Autores Associados; 1995. p. 81-101.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

O povo grego possivelmente tenha sido o primeiro povo a cultuar a forma corporal como sinnimo de beleza, esttica e sade; seus deuses eram figuras compostas por formas que eram consideradas perfeitas. Protgoras, um filsofo grego do Sculo V a.C. afirmava que "...o homem a medida padro de todas as coisas" (Pereira Neto, 1992, p. 36). Neste sentido, muitos povos chegaram a usar partes do corpo como padro e unidade de medida, e ainda hoje algumas dessas unidades so muito utilizadas, como: p, braa e a polegada. Policleto, com a escultura que chamou de Daryphoros ou "Speer Thrower" (Lanador de dardo, desenvolvida no Sculo V a.C, representou a perfeio absoluta da forma masculina, a partir da seleo e superposio de partes anatmicas de vinte indivduos (BALDWIN, 1914; apud BOVARD & COZENS, 1938). Esta escultura, que tinha a ideia de procurar obter um prottipo da proporcionalidade humana, foi considerada por Ross e Wilson como o primeiro modelo metafrico (Phantom) cineantropomtrico (VELHO et ai, 1993). O italiano Marco Polo, entre 1273 e 1295, aps diversas viagens pelo mundo, constatou a existncia de diversas raas, povos e culturas, observando que esses povos diferiam muito em estrutura corporal e tamanho. Considera-se que a Antropologia Fsica teve sua origem nas suas constataes. Por volta do ano 15 d.C, Vitruvius, um arquiteto e teorista romano, escreveu um tratado sobre a proporo humana. No livro III, defendeu o corpo humano como modelo da medida, do nmero e da simetria. Leonardo d Vinci (1452-1519), na Renascena, baseado nos escritos de Vitruvius, elaborou um desenho do corpo humano que ficou conhecido pela sua beleza, proporo e forma, sendo utilizado posteriormente por estudiosos da proporcionalidade. Ainda neste perodo, Albrecht Durer (1471-1528), ao publicar a obra "Four Books of Human Proportions", marcou o incio da Antropometria Cientfica. PEREIRA NETO (1992) refere-se a Linn (1707-1778), Buffon (1707-1788) e White (1729-1813) que, no Sculo XVIII, demonstraram a existncia de diferenas em vrias raas humanas em termos de propores corporais, formalizando, tambm, a classificao do homem no sistema zoolgico. atribudo a eles a criao da chamada "Antropologia Racial Comparativa". Quetelet (1786-1874), considerado o pai da Antropometria, creditado como tendo descoberto a cincia e divulgado o termo Antropometria. Ele descobriu que a teoria da curva normal de Gauss podia ser aplicada nos modelos estatsticos para a anlise dos fenmenos biolgicos, principalmente em medicas antropomtricas. Em 1835, Quetelet publicou o trabalho "Man and the Development of his Faculties"; ou, "An Essay Upon Social Physics", em

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

quatro volumes, sendo que os dois primeiros so dedicados s qualidades fsicas do homem (KRAKOWER, 1937). A primeira e importante investigao envolvendo mensurao fsica foi realizada em 1854, por Zeissing, em um estudo com adolescentes Belgas. Um pouco mais tarde, em 1860, Cronwell estudou o crescimento de escolares de 8 a 18 anos, de Manchester, e descobriu que, em geral, as meninas eram mais altas e mais pesadas que os meninos, entre as idades de 11 e 14 anos; a partir da, os meninos tornaram-se mais altos e mais pesados (KRAKOWER, 1937; BOVARD & COZENS, 1938). No continente Americano, o primeiro estudo antropomtrico aplicado Educao Fsica parece ter sido realizado pelo Dr. Edward Hitchcock em 1861, em Amherst, na Universidade de Amherst, Massachussets, USA. Ele mensurou peso, estatura, circunferncias e fora de braos dos estudantes, bem como desenvolveu tabelas que mostravam resultados mdios destas variveis, na qual o prprio estudante poderia plotar e interpretar seus dados. O termo Antropometria parece tersido usado pela primeira vez no seu sentido contemporneo, em 1659, na tese de graduao do alemo Elshaltz (BEUNEN & BORMS, 1990; MAIA & JANEIRA, 1991). Seu estudo, "Antropometria - da mtua proporo dos membros do corpo humano: questes atuais de harmonia" (p. 117), era inspirado nas leituras de Pitgoras e Plato, e da filosofia mdica de sua poca (MAIA e JANEIRA, 1991). O avano da cincia denominada Antropometria aconteceu no final do sculo passado e comeo deste, com a definio dos pontos anatmicos, os quais foram estudados, discutidos e padronizados, para realizar as medidas antropomtricas. Em 1906, no I Congresso Internacional de Antropologistas, 38 dimenses de cadveres e 19 medidas da cabea e face foram padronizadas. J, por ocasio da realizao do II Congresso Internacional, em 1912, foram padronizadas medidas do corpo humano vivo (PEREIRA NETO, 1992). Na rea de Educao Fsica, no trabalho desenvolvido por Larson, em 1934, foi proposta uma padronizao internacional (BEUNEN & BORMS, 1990). Os trabalhos publicados por Weiner e Lourie, em 1969 e 1981, descreveram os procedimentos utilizados pelo Programa Biolgico Internacional (PBI). Mais tarde, nova tentativa de padronizao foi realizada pelo Projeto Antropolgico dos Jogos Olmpicos de Montreal (MOGAP) (BORMES et ai, 1979; CRTER, 1982), que possibilitou um grande avano na padronizao das medidas a nfvel internacional (apud BEUNEN & BORMS, 1990). Surgem ento, no Brasil, duas padronizaes inspiradas nas medidas utilizadas na somatotipia e MOGAP, que ficaram bastante conhecidas:

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

a de FRANA e VVOLO (1984) e a De ROSE et ai. (1984), que descreveram uma srie de procedimentos tcnicos antropomtricos. Hoje, o tema central de estudo vai alm dos aspectos metrolgicos, com preocupaes das diferenas entre grupos e da influncia entre etnias, regies e culturas. O interesse dos estudiosos voltou-se, segundo MALINA (1984), para a rea cineantropomtrica, no sentido da medida do homem em sua variedade de perspectivas morfolgicas, com sua aplicao nas mais variadas formas e sua influncia no movimento (apud BEUNEN & BORMS, 1990). Observa-se, assim, uma preocupao emergente com as normalizaes das tcnicas antropomtricas das dimenses corporais, para assegurar maior objetividade e fidedignidade na mensurao das medidas antropomtricas.

CINEANTROPOMETRIA
Cineantropometria no um termo novo com fins de rotular uma rea de estudo que, por tradio, cabia antropometria e/ou biometria, mas sim, trata-se de uma nova concepo de estudo de pensamento em direo ao ser humano e aos movimentos que ele realiza (MAIA & JANEIRA, 1991). Apesar da Cineantropometria ser recente, quatro congressos Internacionais j foram realizados (1978 1990). Este neologismo deriva-se da lngua grega, onde kines significa movimento, anthropo que genericamente identifica homem emetry,medida. De acordo com Parlebas, o termo Cineantropometria foi introduzido em 1966, por Roch Meynard, da Universidade de Lavai, Quebec, Canada (apud BEUNEN & BORMS, 1990). Segundo BROEKHOFF, ELLIS & TRIPPS (1984), o termo "Cineantropometria" foi empregado pela primeira vez no "Belgian Journal of Kinanthropologie", por ROSS, em 1972. Segundo BEUNEN e BORMS (1990), a Cineantropometria est envolvida com mensurao e avaliao de diversos aspectos do homem em movimento e com as suas caractersticas fsicas, tendo como propsito estudar variaes inter-humanas. Desta forma, no est apenas interessada em caractersticas e qualidades de um indivduo, mas tambm, de um grupo. Cineantropometria conceituada como uma rea cientfica emergente que estuda a forma, dimenso, proporo, composio, maturao e o desenvolvimento do corpo na ontognese humana em relao ao crescimento, ao desporto, atividade fsica'e nutrio. Segundo ROSS e MARFELL-JONES (1982), Cineantropometria a interface quantitativa entre estrutura e funo.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/ IDENTIFICAO Cineantropometria Mensurao do Movimento Humano ESPECIFICAO Para o estudo do homem Tamanho Forma Proporo Composio Maturao Funo APLICAO Para ajudar o entendimento Crescimento Exerccio Performance Nutrio RELEVNCIA Com aplicaes para Educao Medicina Governo Com respeito aos direitos individuais a servio da humanidade.

Fonte: Ross e Marfell-Jones (1982, p.75).

CAMINHOS DA CINEANTROPOMETRIA NO BRASIL Metodologias Antropomtricas


No Brasil, o interesse pela somatotipia acabou atraindo diversos pesquisadores principalmente a partir da publicao do artigo "Metodologia do somatotipo antropomtrico de Heath-Carter", por GOMES e ARAJO (1979). At ento, o domnio da tcnica era restrita a poucos pesquisadores. A importncia dessa publicao no se restringe somente ao domnio pblico do Mtodo Antropomtrico de HEATH-CARTER (1967), mas tambm, ao acesso padronizao de lOmedidas antropomtricas utilizadas no mtodo somatotpico. Trs anos aps, outra padronizao antropomtrica, mais detalhada, foi divulgada por FRANA e VVOLO (1982), no livro "Teste em Cincias do Esporte", do CELAFISCS, editado por MATSUDO que ampliou o nmero de mensuraes de dobras cutneas. Em 1984, De ROSE et al, com a publicao do caderno MEC "Cineantropometria: Educao Fsica e Treinamento Desportivo", acrescentou descries de outros pontos anatmicos, e tomou acessvel outras metodologias cineantropomtricas, como o ndice-Z, a proporcionalidade (Phantom). Acredita-se que essas padronizaes antropomtricas muito contriburam para evoluo da Cineantropometria no Brasil. No entanto, atualmente novo esforo deve ser feito nesse sentido, haja vista que outras medidas so exigidas a partir da atual evoluo da Cineantropometria, bem como existe a necessidade de uma reviso das padronizaes utilizadas no Brasil. Percebe-se que algumas medidas requerem maior discusso, pois no esto bem claras, como, por exemplo: a dobra cutnea da coxa, axilar-mdia, supra-ilaca e abdominal, pois existem muitas divergncias entre as padronizaes, quanto ao local e sentido do pinamento das dobras cutneas. O mesmo pode ser observado para diversas medidas de comprimento e circunferncia corporais. Seria importante, tambm, uma edio revisada e ampliada das metodologias antropomtricas utilizadas em nosso meio. No caso dos autores FRANA e VVOLO (1982), quatro edies do livro foram feitas e j poderiam ter sido atualizadas. Uma reviso do trabalho de De ROSE et al. (1984)

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

tambm se faz necessrio, at mesmo para melhor detalhar as medidas e ainda corrigir divergncias entre a descrio e a ilustrao, como a evidenciada na dobra cutnea abdominal, onde a descrio diz que ela mensurada no sentido vertical e a ilustrao mostra a mensurao no sentido horizontal. Similar comportamento tambm verificado em publicaes internacionais, como uma importante padronizao antropomtrica americana, o "Manual de Referncia Antropomtrica", editado por LOHMAN et ai. (1988) e reeditada em 1991, com o mesmo nome, sem reviso. No entanto algumas crticas e sugestes foram feitas por HAWES (1992). Entretanto, o mesmo no aconteceu com a padronizao canadense "Kinanthropome-try ", de ROSS e MARFELL-JONES (1982), que foi revisada na publicao de 1991.

nfase nos estudos Cineantropomtricos


Nesta seo, sero abordados os caminhos das pesquisas em soma totipo e composio corporal no Brasil. No entanto, cabe realar que outras duas linhas de investigao, lideradas pelo crescimento e maturao de escolares e atletas, so importantssimas dentro do contexto da pesquisa em Cineantropometria no Brasil, porm, elas no sero foco de anlise neste ensaio. Somatotipia - A Cineantropometria no Brasil, avanou com estudo do Somatotipo de Heath-Carter. Desde sua introduo, que ocorreu no final da dcada de 70, vrios trabalhos de pesquisa foram desenvolvidos por dezenas de autores, sendo grande o nmero de apresentaes em congressos. O interesse pela somatotipia acabou aglutinando centenas de pesquisadores, principalmente com a socializao da metodologia do somatotipo antropometria de Heath-Carter. O principal motivo, que influenciou os pesquisadores no Brasil por essa linha de pesquisa, com certeza, foi a possibilidade de realizar pesquisa, com base cientfica, comparvel aos pases desenvolvidos. Trata-se, pois, de um mtodo no invasivo e, principalmente, de baixo custo operacional. A construo, no Brasil, do adipmetro Cescorf contribuiu significativamente para o avano dos estudos em Cineantropometria. Haja vista que, no Brasil, as pesquisas em Cineantropometria dependem quase que exclusivamente da iniciativa individual, realizada de formaartesanal. Aaquisio de material sofisticado (importado) inacessvel para a maioria dos pesquisadores e, at mesmo, para os poucos Centros de Estudos existentes. Assim, o adipmetro Cescorf ganhou grande popularidade e foi largamente utilizado na pesquisa nacional. Recentemente, PETROSKI et al. (1993, 1994) verificaram a validade do adipmetro Cescorf na mensurao de valores de dobras cutneas e concluram que o adipmetro Cescorf pode ser utilizado no estudo de campo em Cineantropometria e que apresenta validade similar ao adipmetro Lange.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

O Brasil talvez tenha sido o pas que mais realizou estudos caracterizando a somatotipia de escolares, adultos, atletas e no-atletas. Estes estudos realmente foram importantes, pois a literatura nacional carecia de um diagnstico, mesmo parcial, de algumas caractersticas da populao brasileira. No entanto, a produo do conhecimento no acompanhou o mesmo entusiasmo pela pesquisa em somatotipia. Ou seja, a sua utilizao no cotidiano, para a melhoria da seleo de atletas e controle do treinamento fsico, bem como, para a melhoria das aulas de Educao Fsica foi muito limitada, talvez no seja incoerente dizer, inexistente. As seguintes causas podem ser atribudas para a no utilizao prtica: a) Em geral, os estudos se limitaram a caracterizar e comparar grupos; b) O pouco retorno aos alunos, atletas e tcnicos do conhecimento produzido; c) As dificuldades de interpretar a pontuao obtida nos componentes endo-meso-ecto; d) Talvez a ausncia do professor ou tcnico, capaz de fazer a interface entre estrutura e funo. No entanto, no se pode dizer que todo o conhecimento produzido em 10 anos de somatotipia tenha sado do nada e chegado a lugar nenhum. A procura por esta metodologia foi importante porque atraiu dezenas de pesquisadores, hoje, avanando os estudos na somatotipia e atuantes em outras reas, como: crescimento, maturao, composio corporal, nutrio, escala-O, proporcionalidade e exerccio e sade.

A contribuio do Somatotipo para a Cineantropometria


Segundo CRTER (s/d), a literatura suporta as generalizaes do uso da somatotipia para a Cineantropometria: seguintes

a) O somatotipo pode ser usado para descrever diferenas entre populaes de acordo com origem, idade e sexo; b) O somatotipo se altera da adolescncia at a velhice; c) Pessoas com determinados somatotipos tendem a maturar mais precoce-mente do que outros; d) O treinamento e a nutrio podem alterar ou manter um somatotipo; e) Atletas excepcionais tm somatotipos que so limitados em sua distribuio; f) O padro mais restrito em atletas de alto nvel; g) Existem valores de somatotipos que so superiores em testes ou esportes que requerem, fora, velocidade, ou estamina;

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

h) Somatotipo e flexibilidade no se correlacionam; i) Tarefas neuromusculares que requerem relativamente pouca destreza, velocidade, fora e estamina, parecem no estar relacionadas com o somatotipo. Finalmente, a metodologia do somatotipo possibilita uma determinao do tipo fsico que significantemente associada com parmetros Cineantropomtricos, desse modo, ajuda na interpretao e explicao do crescimento humano, exerccio, performance e nutrio. Uma anlise detalhada sobre a evoluo e contribuio da somatotipia durante dez anos no Brasil foi realizada por ARAJO (1985).

Composio Corporal
Apesar do incio da pesquisa em composio corporal ser anterior ao da somatotipia, sua evoluo no Brasil foi muito lenta e somente nos ltimos 10 anos, apresenta alguns sinais mais contundentes em direo a solues de problemas da rea; isto tem sido proporcionado pela maturidade da pesquisa brasileira. O investimento na formao de recursos humanos em Educao Fsica e Medicina do Esporte contribuiu significativamente para a sistematizao de centros de estudos e linhas de pesquisa em Cineantropometria. Pode ser destacado, como fundamental, a criao da "rea de Cineantropometria", na UFSM, em nvel de especializao, mestrado e doutorado. Assim, a pesquisa na rea, nesta Instituio, tem sido mais crtica, visando um maior retorno social da produo cientfica. As investigaes sistemticas sobre composio corporal, no Brasil, iniciaram, praticamente, na dcada de 70 e por 15 anos, aproximadamente, a maior parte das publicaes utilizou unicamente a equao de FAULKNER (1968), tambm conhecida como modificada de YUHASZ (1962), para caracterizar o percentual de gordura (%G) de crianas (DRISCHEL et al., 1974; GUEDES, 1982; ROCHA, 1983; BRITO et al., 1984); adultos (ROCHA et al., 1972; MARTINS, 1982; GUEDES, 1983; FERNANDES e BATALHA, 1983; PASSOS & ROMBALDI, 1992); em atletas (ROSE et ai., 1974; PEREIRA et al., 1978; De M ADUREIRA et al., 1983; FREITAS, 1985); para mencionar somente alguns. Observa-se, tambm, que esta equao usada indiscriminadamente para ambos os sexos, em diferentes nveis de aptido fsica e sem considerar a especificidade da equao que foi desenvolvida para o sexo masculino. Assim, a magnitude dos erros na utilizao dessa equao em amostras nacionais desconhecida. No entanto, durante esse perodo, no foi averiguada ou discutida a origem e a validade de sua utilizao na populao brasileira. A preocupao com o uso de equaes sem a devida anlise, todavia, no recente. GUEDES (1986) investigou a validade da equao de FAULKNER (1968) para uso em brasileiros adultos. De acordo com os

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

resultados encontrados, o autor concluiu que a referida equao inadequada para estimar o percentual de gordura (%G) na populao brasileira. Um aspecto curioso veiculado sobre a equao conhecida como de FAULKNER (1968), a mais utilizada no Brasil e tambm nos pases vizinhos, que esta especfica para nadadores e foi adaptada de uma equao de YUHAZS (1962). Na tentativa de descobrir qual equao de YUHAZS que originou a de FAULKNER, procurou-se a referncia citada "Physiology of swimming and diving" (1968). Atravs da leitura dessa referncia no foi possvel concluir que tenha sido adaptada de Yuhazs e que a mesma seja especfica para nadadores. Na tentativa de solucionar a dvida, em comunicao pessoal com o Dr. Faulkner em novembro de 1994, via Internet, ele informou que no lembrava fonte bibliogrfica da referida equao, mas que era uma equao geral, no-especfica para nadadores. Assim, a preocupao no foi solucionada; no entanto, a informao obtida divergiu do que se conhecia na literatura nacional sobre o tema. Assim, fica a pergunta: qual equao deve ser utilizada para estimar a densidade corporal ou o %G do brasileiro? Torna evidente, desse modo, a necessidade premente do engajamento de estudiosos da rea na busca de solues para uma acurada estimativa da densidade corporal em brasileiros. Acredita-se que a tendncia da pesquisa no estudo da composio corporal seja no questionamento, no desenvolvimento e na identificao das equaes que devem ser utilizadas para a estimativa da densidade corporal nos diversos segmentos da populao brasileira. O recente estudo epidemiolgico sobre as condies nutricionais da populao brasileira de adultos e idosos, realizado por COITINHO et al. (1991), indica que cerca de 27 milhes de brasileiros apresentam algum grau de excesso de peso, dos quais estima-se que 6,8 milhes sejam indivduos obesos. Segundo os autores, o excesso de peso corporal da populao brasileira pode ser considerado como um grande problema de sade coletiva no Brasil, pois nos ltimos 15 anos a populao de obesos quase dobrou. Um grande avano no estudo da composio para a Cineantropometria, no Brasil, ocorreu a partir da metade da dcada de 80, com o estudo de GUEDES (1985), onde divulgou equaes especficas para a estimativa da densidade corporal de estudantes da UFSM de ambos os sexos. Assim, a quantidade de gordura corporal pode ser estimada a partir de universitrios. Acredita-se que os prximos estudos na rea devero validar as equaes de GUEDES (1985) para outros grupos populacionais, bem como, validar as equaes generalizadas de JA.CKSON e POLLOCK (1978) para homens e de JACKSON et al. (1980) para mulheres.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

Durante os estudos na UFSM, utilizando um amostra de 304 homens e 213 mulheres, predominantemente de procedncia dos estados de Santa Catarina e Rio Grande Do Sul, PETR'SKI (1995) desenvolveu algumas equaes generalizadas para a estimativa da densidade corporal para homens e mulheres (Tabela 1). A vantagem das equaes generalizadas sobre as especficas que elas minimizam os erros de predio que ocorrem nos extremos da distribuio da densidade. Com isso, uma equao pode ser aplicada a muitas populaes sem perdera acuracidade. As equaes generalizadas (Tabela 2) para o sexo masculino apresentaram as seguintes correlaes mltiplas: R= 0.881, 0,875, 0,873 e 0,885; e erros padres de estimativa EPE= 0,0074,0,0075,0,0075 e 0,0072 g/ml, respectivamente com a ordem apresentada. Enquanto que as equaes generalizadas para o sexo feminino (Tabela 2), as correlaes mltiplas (R) e erros padres de estimativa (EPE) foram: R=fl,863, 0,854, 0,864 e 0,862; e EPE= 0,0064, 0,0066, 0,0064 e 0,0065 g/ml, respectivamente com a ordem apresentada.
Tabela 1 Equaes de PETROSKI Equaes Generalizadas para a Estimativa da Densidade Corporal de Homens e Mulheres Homens (idade 18-66 anos)
Dc = 1,09995680-0,00055475.(X6)+0,00000107(x6)-0,00023367(ID) Dc = 1,10726863-0,00081201(X4) + 0,00000212(X4)-0,00041761(ID) Dc= 1,10404686-0,00111938(X3)+0,00000391(X3)-0,00027884(ID) Dc= 1,10098229-0,00145899(X2)+0,00000701(X2)-0,00032770 (ID)

Mulheres (Idade 18-51 anos)


Dc = 1,03992377-0,00036083(Y7)+0,00000058(Y7)-0,00027099(ID)-0,00046621(MC)+0,00047136 (H) Dc = 1,03091919-0,00048584(Y5)+0,00000131(Y5)-0,00026016(ID)-0,00056484(MC)+0,00053716(H) Dc = 1,03465850-0,00063129(Y4)+0,00000187(Y4)-0,00031165(ID)-0,00048890(MC)+0,00051345(H) Dc = 1,04127059-0,00087756(Y3)+0,00000380(Y3)-0,00025821(ID)-0,00059076(MC)+0,00051050(H)

Onde: Dc = densidade corporal em g/ml X6 = 6 Doc(SE+TR+BI+PT+AM+SI) X4 = 4 Doc( SE+TR+SI+PM) X3 = 3 Doc (SE+TR+PT) X2 = 2 Doc (TR+AM) ID = idade em anos Y7 = 7 Doc (SE+TR+AM+SI+AB+CX+PM) Y5 = 5 Doc (SE+TR+SI+AB+PM) Y4 = 4 Doc (AM+SI+CX+PM) Y3 = 3 Doc (SE+SI+CX) MC = Massa Corporal (kg) H = Estatura Corporal (cm)

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/ Obs: para a mensurao das medidas de dobras cutneas foi seguida a padronizao de HARRISON et al (1991). Optou-se pelas modificaes da AM para oblquas e AB vertical, por serem os procedimentos mais utilizados no Brasil.

As equaes masculinas foram validadas em uma amostra de 87 homens com idade entre 18 e 56 anos. J as femininas foram validadas em uma amostra de 68 mulheres com idade entre 18 e 51 anos. Os resultados das validaes das equaes generalizadas para a estimativa da densidade corporal para homens e mulheres, so mostrados na Tabela 2.
Tabela 2 Validao das equaes generalizadas para a estimativa da densidade corporal em homens e mulheres Eq n xs r t EC ET EPE HOMENS MI 1,06235 0,013 0,853 -0,546 -0,0003 0,0079 0,0076 M2 1,06285 0,014 0,861 -0,136 -0,0001 0.0078 0,0078 M3 1.06242 0,014 0,832 -0,436 -0,0004 0,0085 0,0085 M4 1,06286 0,014 0,838 0,042 0,0001 0,0084 0,0084 MULHERES F1 1,04619 0,009 0,778 -0,246 -0,0002 0,0064 0,0064 F2 1,04597 0,009 0,771 0,519 0,0004 0,0066 0,0065 F3 1,04663 0,009 0,782 0,310 0,0002 0,0064 0,0063 F4 1,04688 0,009 0,752 0,595 0,0005 0,0068 0,0067 EC = Erro constante (diferena mdia entre as densidades estimada e mensurada) EPE = s (1- R) ET = (y1 y2)/n Onde y1 e a densidade predita e y2 a densidade mensurada

Os resultados encontrados na validao confirmam que essas equaes podem ser utilizadas para predizer a densidade corporal em amostra heterognea em te mi os de idade, aptido fsica e composio corporal.

CONSIDERAES FINAIS
Pode-se dizer que quatro momentos ou quatro impulsos qualitativos marcaram a evoluo histrica da Antropometria Cineantropometria. O primeiro, o mais longo, iniciou na ndia, Egito e Grcia antiga e foi representado por trabalhos artsticos de pintores e escultores, cujo interesse bsico foi mais no sentido esttico da forma humana que metrolgico. O segundo, quando os mtodos estatsticos foram utilizados para a anlise dos fenmenos biolgicos, principalmente nas medidas antropomtricas. Neste perodo a direo das pesquisas passou a lidar com a medio do tamanho, forma e propores do corpo humano, mais no sentido metrolgico, substituindo os padres subjetivos pela anlise estatstica. Outro impulso qualitativo no avano da Cineantropometria foi a definio dos pontos anatmicos, com o estabelecimento dos locais de medies. A direo da pesquisa a partir desse momento foi marcada por normalizaes e um maior rigor metodolgico, que formaram as bases para as padronizaes atuais. No quarto momento, a direo das investigaes voltaram-se para o estudo quantitativo do tamanho, forma, proporo, composio, maturao em relao funo motora grossa.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

A Cineantropometria entendida como uma cincia integrante de vrias reas do conhecimento cientfico, estando envolvida, notadamente, com as seguintes reas: Antropologia Fsica, Educao Fsica, Nutrio, Atividade Fsica e Sade, Fisiologia do Esforo, Crescimento e Desenvolvimento Humano, Medicina Desportiva, Sade Pblica e Ergonomia, a fim de auxiliar na compreenso do movimento humano nas mais diversas situaes, cujo fim, como cita GAMBOA (1994), o aprimoramento do humano em cada homem, na competio, lazer, atividade fsica, campeonato, no clube, na escola, na relao professor-aluno nas aulas de Educao Fsica, podendo ser acrescentado na relao tcnico-atleta em treinamentos. Neste sentido, a posio da Cineantropometria em relao s outras cincias parece, ser, sem preconceitos e aberta ao dilogo, na busca da sistematizao da cultura do movimento humano nas suas diversas manifestaes. A evoluo da pesquisa em Cineantropometria indica que a produo do conhecimento na rea tem sido exclusivamente racional e cientfica, oposto ao mtodo pitagrico, quando as formas corporais eram cultuadas como sinnimo de beleza, esttica e sade. Observou-se, tambm, que os estudos no Brasil foram mais antropomtricos que cineantropomtricos. No entanto, a Cineantropometria pode tambm ser pensada alm dos mtodos da cincia atual, como no recente trabalho de FRANA Jr. (1993), quando analisou "A antropometria como prtica social de sade". Dentre as tendncias de investigao que podero ser assumidas em Cineantropometria, no Brasil, pode-se destacar as seguintes: Anlise das tcnicas de medio em Cineantropometria; Anliselongitudinal de crescimento e maturao em escolares; Deteco e prognose de talentos esportivos; Postura e composio corporal do brasileiro frente s diversas situaes do mercado de trabalho. E, finalmente, a abordagem da Cineantropometria em funo da cultura e meio-ambiente. -

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARAJO, C.G.S. Dez anos do somatotipo Heatb-Carter no Brasil - Um posicionamento crtico. In. C.G.S. Arajo (ed.) Fundamentos biolgicosMedicina desportiva. Livro Tcnico, Rio de Janeiro, 1985. BRITO, W.F.; MHRELLES, S.M.P. & MARCHINI, J;S. Somatotipo e antropometria de indivduos de 16 a 60 anos da regio do polonoroeste do Brasil -dados de Jaur/Mato Grosso. Kinesis. 1984, nc esp., 81-98. BEUNEN, G. & BORMS, J. Cineantropometria: razes, desenvolvimento e futuro. Rev. Bras. Ci. Esporte, 1990, 4(3):76-97.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

BOVARD, J.F. & COZENS, F.W. Historical sketch concerningthe development of measurement in Physical Education. In. Tests of measurement in Physical Education. Philadelphia, PA, W.B. Saunders, CO. 1938. p. 28-18. BROEKHOFF, Jr.; ELLIS, M. & TRIPPS, D.G. Prefece. In. Broekhof e cols. (eds.). Perspectives in Kinanthropometry. Human Kinetics Publishers, Inc. Champaign, Illinois, 1984. CRTER, J.E.L. The contributions of somatotyping of Kinanthropometiy. San Diego State University. San Diego, Califrnia, (s/d), p. 127. COITINHO, D.C.; LEO, MM.; RECINE, E. & SICHIERI, R. Condies nutricionais da populao brasileira: adulta e idosos. Ministrio da Sade - INAN, Braslia, 1991. De ROSE, RH.; MAGNI, J.R.T.; GUIMARES, A.C. & GAYA, A.C. Composio corporal do jogador de futebol. Medicina e Esporte. 1974, 1(2), 77-79. De ROSE, E.H.; PIGATTO, E & De ROSE, R.C.F. Cineantropometria, Educao Fsica e Treinamento Desportivo. Rio de Janeiro: SEED/MEC, 1984. DRISCHEL, I.B.; DIOGO,Mivl., HORTALE, G.A.; GOMES, P.S.C.; RANGEL, E.C. & ROCHA, MJL. Composio corporal em moas de 17 a 19 anos. jornal Brasileiro de Medicina. 1974, 26(3), 115-119. FAULKNER, J.A. Physiology of swimming and diving. In. H. FALL (Ed.) Exercise Physiology. Baltimore, Academic Press. 1968. FAULKNER, JA. "Information about Faulkner's equation." Michigan, oct 25, 1994. Informao por Correio Eletrnico. Rede Internet. UFSM,BR. FERNANDES, L. & BATALHA, P. Composio Corporal de mulheres sedentrias em diferentes faixas etrias. Medicina e Esporte. 1983,1(2), 22-21. FRANA, N.M & VVOLO, MA. Avaliao antropomtrica. In. V.K.R. MATSUDO (Ed.) Teste em Cincias do Esporte. SCS, So Paulo, Grficos Burti, 1982. FRANA Jr. I. A antropometria como pratica social de sade: uma abordagem histrica. (Dissertao de Mestrado), USP, So Paulo, SP, 1993. FREITAS, F.M.C. Estudo da composio corporal em judocas infanto-juvenis submetidos a treinamento. Artus, 1985, 15, 46-48. GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educao Fsica - As inter-relaes necessrias. Motrivivncia. 1994, 5(5,6,7),34-46. GUEDES, D.P. Estudo da composio corporal entre escolares de 11 a 16 anos de ambos os sexos. Rev. Ed. Fs. 1982, 3(6), 4-8. GUEDES, D.P. Estudo da gordura corporal atravs da mensurao dos valores de densidade corporal e da espessura de dobras cutneas em universitrios. (Dissertao de Mestrado), UFSM, Santa Maria, RS, 1985. GUEDES, D.P. Gordura corporal: validao da equao proposta porFauIknerem jovens pertencentes a populao brasileira. ARTUS, 1986, 9(17):10-13. GOMES, P.S.C. & ARAJO, C.G.S. Metodologia do somatotipo antropometria) de Heath-Carter. ARTUS, 1978, l(l):ll-20. HARRISON, G.G.; BUSKIRK, ER.; CRTER, J.El..; JOHNSTON, F.E; LOHMAN, T.G.; POLLOCK, MJ..; ROCHE, AF. & WILMORE, J.H. Skinfold thicknesses and measurement techinique. In. T.G. LOHMAN; AP. ROCHE & R MARTORELL, (Eds.) Anthropometric standardization reference ma-nuai. Adridged Edition. Human Kinetics Books. Champaign, Illinois, 1991.

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

HAWES, M. Book Reviews - Anthropometric standardization reference ma nua! (Abridged ed.) Res. Quart. Exerc. Sports. 1992, September, 338-339. HEATH, B.H. & CRTER, J.EL. A modified somatotype method. Ani. J. Phys. Anthrop. 1967, 27:57-74. JACKSON, A.S. & POLLOCK, ML. Generalized equations for predicting body density of men. Br. J. Nutr. 1978, 40:497,504. JACKSON, A.S.; POLLOCK, ML. & WARD, A. Generalized equations for predicting body density of women. Med. Sei. Sports Exerc. 1980, 12:175-182. * KRAKOWER, Hyman. Anthropometry - A brief survey of the measurement o! Man foram ancient civilization to 1932. Res. Quart. 1937, 8:85-95. LOHMAN, T.G., ROCHE, A.F. & MARTORELL, R. (Eds.) Anhropomctric standardization reference manual. Hyman Kinetics Books. Champaign, Illinois, 198S. LOHMAN, T.G.; ROCHE, A.F. & MARTORELL, R. (Eds.) Anthropometric standardization reference manual. Ad^dgpd Edition. Human Kinetics Books. Champaign, Illinois, 1991. MADUREIRA, G.; FIGUEIREDO, P.R.C. & GUIMARES, J.N.F. Cincias c esporte: sem incompatibilidades. Rev. Brs. Ed.Fis. Desportos. 1983, MAIA, J. & JANEIRA, MA. Cineantropometria: razes histricas, estado actual de conhecimento e perspectivas futuras. As Cincias do Desporto e a Prtica Desportiva - Actas, 1991, 116-120. MARTINS Jr. J. Anlise comparativa do somatotipo e da composio corporal de acadmicos de primeiro e quinto semestre do curso de Educao Fsica da Universidade Federal de Santa Maria. Rev.Edu. Fs. 1982,3(5), 25-27. PASSOS, A.A. & ROMBALDI, AJ. Estudo comparativo da composio corporal e soniatotipo de universitrios de ambos os sexos cora e sem pratica regular de Educao Fsica da Universidade Federal de Pelotas (Resumo). In. Anais do 13U Simpsio Nacional de Ginstica. Pelotas, 1992, p.72. PEREIRA, A.P.; MOURA, C.R.Y. & MARQUES, J.MB. Avaliao comparativa de composio corporal em universitrios de educao fsica e indivduos de nvel competitivo. Rev. Brs. Educ. Fs. Desportos. 1978, 37(9), 4-14. IJjRElRA NETO, F.B. Estudo conceitua! de um banco de dados ergonmico para I uso em projeto de produtos com o auxlio de maniquin 3D. UFSC, Eng. I Produo e Sistemas (Dissertao de Mestrado), Fpolis, SC. 1992. JpETROSKI, EJL.; VELHO, N.M. & PIRES-NETO, CS. Comparao dos adipmetros Lange e Cescorf na mensurao de dobras cutneas (Resumo). In. * Anais VIU CONBRACE. Belm, PA, 1993, p.85. EETROSKI, EL.; VELHO, N.M. & PIRES-NETO, CS. Validao doadipmeiro Cescorf para estimar a composio corporal (Resumo). In. Anais da Ia Jornada Integrada de Pesquisa Extenso e Ensino. UFSM, Santa Maria, 1994, p.678. ETROSKI, EL. Desenvolvimento c validao de equaes generalizadas para predio da densidade corporal. UFSM, Educao Fsica (Tese de Doutorado), Santa Maria, RS, 1995. ROCHA, MI-.; FLEGNER, A.; ANDRADE, J. & ROQUE, A. Alguns valores da composio corporal de candidatos Escola de Educao Fsica e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rev. Brs. Educ. Fs, Desportos. 1972, 4(11), 40-48?

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

jyDCHA, M.L. Tratamento personalizado para obesos. Rev. Brs. Educ, Fs, Desportos. 1983, 11(51), 51-55. k0SS, W.D. & MARFELL-JONES, M.J. Kinanthropometry. In. McDougall, J.D.; Wernger, HA. & GREEN. H.J.(eds.) Physiological testingof the elite athlete. Human Kinetics Books, Chanpaign, II. 1982. |DSS, W.D. & MARFELL-JONES, MJ. Kinanthropometry. In. McDougall, J.D.; . Wernger, HA. & GREEN, H.J.(cds.) Physiological testingof the high perfort^mance athlete. Human Kinetics Books, Chanpaign, II. 1991. , N.M.: LOURO RO, M.B.S, PERES, L.S. & PIRES-NETO, CS. Antropometria: uma reviso histrica do perodo antigo ao contemporneo. Comunicao movimento e mdia na Educao Fsica. Caderno 1993, 1:29-39. , M.S. The cffects of sports training on body fat man with prediction of ption body weight. (Unpublished doctoral thesis). Urbana, 111.: Univ. of Illinois, 1962.

INDICAES PARA LEITURA


So inmeros, os artigos que foram abordados nesta resenha. As questes a seguir so para aqueles que desejam obter um conhecimento mais amplo da problemtica da rea, de seus mtodos e contedos. Recomendo leitura de textos referentes a temas relevantes em Cineantropometria, que exigidade de espao no foram abordados, como: maturao e crescimento. Para a avaliao da maturao sexual, recomendo a leitura de: "Avaliao da idade biolgica e sua aplicabilidade na Educao Fsica", de A.C.C. Oliveira e C.G.S. Arajo; "Medidas de maturao biolgica", de V.K.R. Matsudo; "Comportamento das dobras cutneas no processo de maturao sexual", de M.F. Duarte; estes autores apresentam de forma clara, os precedimentos de mensurao sexual, com indicaes de fcil utilizao no cotidiano do professor de Educao Fsica. Em relao a evoluo histrica, recomendo a leitura "Antropometria: Uma reviso histrica do perodo antigo ao contemporneo". uma reviso rica em informaes sobre a evoluo da Antropometria, na sistematizao da Cineantropometria, participaram do estudo N.M. Velho; M.B.S. Loureiro, L.C. Peres e CS. Pires-Neto. Para os procedimentos de padronizaes antropomtricas, a nvel nacional, os textos j discutidos e referenciados, "Medidas Antropomtricas", de N.M.Frana e A.C.Vvolo; "Cineantropometria, Educao Fsica e Treinamento Desportivo", de E.H. De Rose, E. Pigatto e R.C.F. De Rose. A nvel internacional, os trabalhos de W.D. Ross e MJ. Marfell-Jones, "Kinanthopometry", e "Antropometric Standard ization Reference Manual", editado por T.G. Lohman, A.F. Roche e R. Martorell. Nestes trabalhos, encontram-se mais de 40 padronizaes antropomtricas e os fundamentos da Cineantropometria. Sobre composio corporal, as seguintes leituras: "Desenvolvimento e Validao de Equaes Generalizadas para a Estimativa da Densidade

CURSO DE AVALIAO DA APTIDO FSICA - SECO ARTIGOS Leonardo Delgado Site: http://geocities.yahoo.com.br/gagaufera2003/

Corporal em Adultos", de E.L. Petroski, esta tese, apresentada equaes generalizadas, estimativas da densidade corporal em mulheres e homens adultos, elaboradas a partir de amostras amplas e heterogneas em termos de idade e aptido fsica. So analisadas, ainda, a validao de equaes de outras amostras para populao brasileira, de uma forma transparente e compreensiva. Sobre este tema, recomendo tambm a leitura do livro Advances in Body Composition Assessment", de T.G. Lohman, onde aborda as metodologias correntes para o estudo da composio corporal em Bens e adultos, suas limitaes e direes para futuros estudos. Estas sugestes atendero a leitores iniciantes e tambm aqueles exigentes; no entanto, no cobrem toda a problemtica, desta resenha que complexa, abrangente, por isso, fascinante, mas com certeza constitui um bom incio.

You might also like