You are on page 1of 9

412

ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM ANALYSIS OF BIOMODELS AFTER AUTOCLAVING

Antonio Csar MANENTTI FOGAA * Juliana Dreyer da SILVA DE MENEZES ** Marlia GERHARDT DE OLIVEIRA *** Ingeburg HELLWIG **** Lvia Prates SOARES ZERBINATI ***** Ferdinando DE CONTO ****** Joo Feliz DUARTE DE MORAES ******* Clvis MARZOLA ********

______________________________________________
* Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, Brasil. ** Cirurgi-dentista. Especializanda da APCD Regional de Bauru, Colgio Brasileiro de CTBMF. *** Professora da Faculdade de Odontologia da PUCRS, Porto Alegre, Brasil, Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnolgico (CNPq). **** Professora da Faculdade de Odontologia da PUCRS, Porto Alegre, Brasil. ***** Professora da Faculdade de Odontologia da UNIME, Bahia, Brasil. ****** Professor da Faculdade de Odontologia da UPF, Passo Fundo, Brasil. ******* Professor da Faculdade de Matemtica da PUCRS, Porto Alegre, Brasil. ******** Professor Titular aposentado da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Professor dos Cursos de Residncia e Especializao da APCD Regional de Bauru, Colgio Brasileiro de CTBMF e Hospital de Base de Bauru da Associao Hospitalar de Bauru.

413
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

RESUMO
Este um estudo preliminar descritivo para avaliar a preciso dimensional de dois biomodelos aps a autoclavagem. Os dados foram obtidos por meio de tomografia computadorizada (TC) de crnio seco, como base para a construo de dois prottipos utilizando duas tcnicas de prototipagem rpida, a impresso tridimensional (3DPTM) com p de gesso e, a sinterizao seletiva a laser (SLS) de p de poliamida. Utilizando 19 caracteres cranianos, 10 medidas lineares de cada prottipo foram repetidas vinte vezes cada uma utilizando um paqumetro digital. Depois, os biomodelos de SLS e 3DPTM foram autoclavados sob as mesmas condies e parmetros tcnicos. Cada medio linear foi repetida 20 vezes, aps a autoclavagem, mas apenas para o modelo SLS, pois o modelo 3DPTM foi deformado durante o procedimento. Os biomodelos fabricados com p de poliamida utilizando a tcnica SLS (modelo SLS) no sofreram alterao dimensional significativa durante a autoclavagem, sugerindo que esta tcnica pode ter aplicabilidade clnica e cirrgica em potencial.

ABSTRACT
This is a preliminary descriptive study to assess the accuracy of two dimensional biomodels after autoclaving. Data were obtained from computed tomography (CT) scan of a skull, being used as a basis for the construction of two prototypes using two techniques of rapid prototyping: three-dimensional printing (3DPTM) with plaster dust and selective laser sintering (SLS ) of polyamide. Using 19 cranial, 10 of each prototype linear measurements were repeated twenty times each using a digital caliper. Thereafter, the SLS and biomodels 3DPTM were autoclaved under the same conditions and technical parameters. Each linear measurement was repeated 20 times, after autoclaving, but only for the SLS model because the model was deformed 3DPTM during the process. The biomodels made with polyamide powder technique using SLS (SLS model) did not change significantly during autoclaving dimensional, suggesting that this technique may have clinical applicability and potential surgery. Unitermos: Biomodelos; Autoclavagem. Uniterms: Biomodels; Autoclaving.

INTRODUO
A tcnica de CAD, traduzida como desenho auxiliado por computador, permite a produo peas virtuais com auxlio da informtica. A combinao do CAD e manufatura auxiliada por computador (CAM) pode ser utilizada para a fabricao de prottipos utilizando tecnologias de prototipagem rpida (RP). Os biomodelos RP so prottipos biomdicos fabricados a partir de imagens obtidas por tomografia computadorizada (TC), ressonncia magntica (MRI) ou ultra-sonografia (US) (LIGHMAN, 1998 e GRANDO, 2005). Biomodelos podem ser utilizados para a medio das estruturas anatmicas e simulao de osteotomias e resseces, podendo auxiliar no planejamento cirrgico. A sua utilizao reduz o tempo de operao, melhora

414
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

potencialmente os resultados finais, reduzindo consequentemente o custo total do tratamento (LIGHMAN, 1998 e ROSA; OLESKOVICZ, 2004). A sinterizao seletiva a laser (SLS) constri modelos fsicos a partir de ps processados em um material inerte e, termicamente ambiente controlado dentro de uma cmara. Um laser de CO2 usado para alcanar a fuso (sinterizao) de temperatura. Depois que uma camada sinterizada, outra camada de p novamente depositada e sinterizada e, o procedimento repetido tantas vezes quantas forem necessrias para completar a construo da pea. Peas fabricadas com essa tcnica exigem acabamento superficial, mas a maior vantagem do SLS que uma grande variedade de materiais, como metais, pode ser utilizada (WANG, 1999 e CIMJECT, 2008). A SLS produz prottipos esterilizveis funcionais com resistncia trmica e mecnica (HARDRO; WANG; STUCKER, 1999; WANG, 1999 e MEURER; MEURER; DA SILVA et al., 2008). Autoclavagem utiliza vapor saturado sob presso. A esterilizao alcanada devido ao combinada da temperatura, presso e umidade (BRITO; GALVO; FRANOLIN et al., 2002). A prototipagem por meio de 3DPTM impresso tridimensional constri biomodelos por camadas adicionando, tendo um menor custo de produo. No entanto, os modelos tm excesso de rugosidade, alm de uma resistncia mecnica baixa (MONTE; PAIVA; TRIGUEIRO, 2007 e OLIVEIRA; MAIA; NORITOMI et al., 2007). PA 2200 (Munique, Alemanha) um p fino de poliamida e, sua aplicao tpica na fabricao de prottipos totalmente funcionais que suportam facilmente altas cargas mecnicas e trmicas. Poliamida tem uma densidade de 1.4g/cm3, ponto de fuso em 255C, ponto de amolecimento de 235C, boa resistncia qumica aos cidos, porm no resiste a solventes fenlicos e alcalinos fracos ou fortes (RAHAL; GUIMARES; FORTES et al., 1999 e RILNOR, 2007).

MATERIAL E MTODOS
Este estudo foi aprovado pelo Comit de tica da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Brasil, CEP 0089/04. Os dados foram obtidos por meio de tomografia computadorizada (TC) de um crnio seco, sendo usada como base para a construo de dois prottipos utilizando duas tcnicas de prototipagem rpida, a sinterizao a laser tridimensional de impresso e a seletiva. A unidade utilizada para o fabricao dos biomodelos SLS foi Sinteristation 2000 (DTM, EUA). Um p fino de poliamida, PA 2200, EOS (Munique, Alemanha), foi utilizado para a fabricao do modelo, totalizando 15 horas de tempo de produo. Uma Zprinter 310 System (Burlington, EUA) foi utilizada para imprimir o modelo 3DPTM. Os materiais utilizados para a fabricao de p de gesso foram ZPTM 102 e um aglutinante base de gua. Z Bond 100 (Laguna Niguel, Califrnia), um agente de infiltrao base de cianoacrilato, foi aplicado sobre a superfcie do modelo aps a fabricao. As medies dos biomodelos de SLS e 3DPTM foram feitas antes da esterilizao e, no biomodelo SLS aps a esterilizao, com auxlio de um paqumetro digital de 300 mm Starrett (Itu-SP, BR) 727-12/300 com uma preciso

415
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

de 0,01 mm de acordo com certificado de calibrao no. 17913/2007 emitida pela Metroquality , um laboratrio credenciado pela Rede Metrolgica do Rio Grande do Sul (RMRS) sob n . 5301. Cada medida foi repetida 20 vezes pelo mesmo examinador e, um teste t pareado foi utilizado para verificar a calibrao do examinador. A ordem das medies foi aleatria para garantir que ele no iria afetar os resultados. AP - Abertura Piriforme: Ponto na margem lateral da abertura piriforme (bilateral). ANS - Espinha Nasal Anterior: Dica da coluna anterior sseo nasal. Bsio - Ba: O ponto mdio da margem anterior do forame magno. EF - Frontal Externo: O ponto mais anterior do crtex frontal, no plano mdio. EO - occipital externa: o ponto mdio da margem anterior do occipital LFM - Lateral Forame Magno: Ponto na margem mais lateral do forame magno (bilateral). N - Nsio: ponto na interseco do frontal e ossos nasais. OF - Forame Oval: Ponto na margem medial do forame oval (bilateral). Op - Opisthion: O ponto mdio da margem posterior do forame magno. ENP - Espinha Nasal Posterior: O ponto mdio em relao ao limite dorsal do palato. T-Tuberosidade: Ponto na margem lateral da tuberosidade maxilar (bilateral). ZF - Zigomaticofrontal: Ponto na margem medial do zigomaticofrontal (bilateral). Zy - Zigion: Ponto na fronteira mais lateral do centro do arco zigomtico (bilateral). Comprimento craniano mximo (MCL): comprimento nteroposterior da placa ssea externa do crnio, a distncia entre (EF) e (EO), Comprimento do palato (PL): Distncia entre (ANS) e (PNS); Forame Oval (DE): distncia entre direita e esquerda (DE); amplitude bizigomtica (BZB): Distncia entre direita e esquerda (Zy); largura maxilar (MXB): A distncia entre direita e esquerda (T). Comprimento do Forame Magno (FML): comprimento nteroposterior do forame magno, a distncia entre (Ba) e (Op); Frontozigomatica (FZ): Distncia entre direita e esquerda (FZ), largura da abertura piriforme (FAD): Distncia entre direita e esquerda ( AP), o forame magno Largura (FMW): maior dimetro do forame magno (LFM), medido da direita para a esquerda. N-ANS: Distncia vertical entre (N) e (ANS). A autoclave utilizada para biomodelos de SLS e 3DPTM foi a Cristofoli Vitale 21, unidade que pertencia Central de Esterilizao de Odontologia da Policlnica Militar de Porto Alegre, Brasil.

RESULTADOS
As mdias e desvios-padro de cada medio foram calculados para ambos os biomodelos antes da autoclavagem. Aps a esterilizao, s biomodelo o SLS foi avaliado, pois o modelo 3DPTM sofreu deformao. O software SPSS 11.5 e Microsoft Windows foram utilizados para processamento e anlise de dados.

416
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

Um teste t pareado foi utilizado para a comparao das mdias obtidas antes e aps a esterilizao do biomodelo SLS, com p 0,01. Aps o processo de esterilizao em autoclave, as medidas lineares horizontais externas apresentaram variao dimensional de at 190 centsimos de milmetro no comprimento craniano mximo (MCL): antes da esterilizao 187,14 milmetros e 187,33 milmetros aps esterilizao. As medidas lineares horizontais internas apresentaram uma variao dimensional de at 5 centsimos de milmetro na largura do Forame Magno (FMW): antes da esterilizao, 26,20 milmetros, aps a esterilizao 26,25 milmetros. A medida linear vertical externa mostrou uma variao dimensional de at 190 centsimos de milmetro (N-ANS): antes da esterilizao 49,73 milmetros, aps esterilizao: 49,92 milmetros. O desvio padro nunca foi maior que 320 / 100 de milmetro e o teste t de Student no mostraram diferenas estatisticamente significativas antes e aps a autoclavagem (p 0,01). Estes resultados esto listados (Tabelas 1 e 2).

Tabela 1 - Mdia e desvio-padro das medidas lineares externas horizontais e verticais do biomodelo SLS antes e aps a autoclavagem. Externa Horizontal Medidas Lineares SLS Biomodelo Pr-esterilizao SLS Biomodelo Ps-esterilizao

Mdia (mm)

SD

Mdia (mm)

SD

MCL BZB PL OF MXB

187.14 110.63 45.39 50.35 73.61

0.26 0.25 0.21 0.13 0.26

187.33 110.69 45.34 50.42 73.55

0.20 0.16 0.30 0.12 0.31

0.024 0.251 0.398 0.097 0.256

Externa Vertical Medidas Lineares

SLS Biomodelo Pr-esterilizao

SLS Biomodelo Ps-esterilizao

N-ANS

49.73

0.32

49.92

0.26

0.023

BZB: largura bizigomtica largura, MCL: Mximo comprimento do crnio; MXB: largura maxilar; NANS: nsio espinha nasal anterior; DE: forame oval; P: teste t de Student; mm: milmetros; PL: comprimento Palato, DP: desvio-padro; SLS: sinterizao seletiva a laser. Fonte: Piloto de pesquisa do Prof. Fogaa.

417
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

Tabela 2 - Mdias e desvios-padro das medidas lineares internas horizontais do biomodelo SLS antes e aps a autoclavagem. SLS Biomodelo Pr-autoclave Medidas lineares internas Mdia (mm) 33.80 26.20 96.59 25.54 SD 0.11 0.12 0.25 0.17 Mdia (mm) 33.83 26.25 96.58 25.58 SD 0.10 0.07 0.19 0.12 0.289 0.084 0.851 0.403 SLS Biomodelo Ps-autoclave P

LFM FMW FZ PAW

LFM: Comprimento do Forame magno; FMW: Largura do Forame magno; FZ: Frontozigomatico; P: teste t de Student; mm: milmetros PAW: Largura da abertura piriforme; SLS: sinterizao seletiva a laser, DP: desvio-padro. Fonte: Piloto de pesquisa do Prof. Fogaa.

DISCUSSO
O material utilizado no prottipo biomodelo deve ter excelente estabilidade dimensional aps a autoclavagem para garantir que um biomodelo esterilizado possa ser usado em cirurgias com segurana. Autoclavagem produz esterilizao pela interao da temperatura, presso e umidade promovendo consequente coagulao e desnaturao de protenas celulares e estruturas genticas dos microrganismos. Este mtodo utiliza-se de gua destilada, uma substncia biocompatvel, como o veculo para a esterilizao e, portanto, no atribui efeito residual a este processo. Quando corretamente indicado, o uso de um biomodelo reduz o tempo operacional, o tempo no bloco cirrgico e, consequentemente, o uso de drogas intra-operatrio. Os benefcios tambm podem ser esperados para recuperao ps-operatria, com redues nas taxas de infeco, uso de antibiticos e complicaes cirrgicas. O uso de biomodelos estreis em cirurgias gera grandes benefcios para o paciente (LIGHMAN, 1998; PECKITT, 1999; VOLPATO, 2001; GRANDO, 2005; OLIVEIRA; MAIA; NORITOMI et al., 2007 e MEURER; MEURER; DA SILVA et al., 2008). 34% dos custos da cirurgia so o resultado de tempo de operao (JAMES; SLABBEKOORN; EDGIN et al., 1998). Portanto, em uma avaliao custo-benefcio sugere-se que, quando biomodelos so adequadamente indicados, esta anlise ser positiva, justificando o investimento financeiro na prototipagem biomodelo para o diagnstico e cirurgias. Portanto, o objetivo desta pesquisa foi encontrar um material de baixo custo com excelente estabilidade dimensional aps a autoclavagem, trazendo eficincia e eficcia aos procedimentos cirrgicos que utilizam biomodelos estreis. Em cirurgias reconstrutivas, como a resseco de tumor seguida de implantes de tecido, deformidades faciais e procedimentos de ortogntica e, a

418
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

correo da anquilose da articulao temporomandibular, pode-se obter benefcios substanciais a partir da utilizao de um biomodelo estril na sala de cirurgia. Em tais condies a prototipagem do biomodelo traz benefcios para os pacientes, pois simplifica o tratamento, resultando em melhor prognstico (ZANDON, 2003; YAXIONG; DICHEN; BINGHENG et al., 2003; CUNNINGHAM; HAUG, 2004 e MEURER; MEURER; DA SILVA et al., 2008). Ao mesmo tempo, esta tcnica no traz vantagens substanciais, no reduzindo os custos em casos de trauma sseo, cirurgia ortogntica sem segmentao e, implantes pequenos (ZANDON, 2003 e ROSA; OLESKOVICZ, 2004). Os sistemas de prototipagem podem ser classificados de acordo com a forma do material utilizado. Este estudo incidiu sobre materiais em p, avaliando a tcnica SLS, que utiliza p de poliamida e a 3DPTM, utilizando p de gesso (VOLPATO, 2001). A baixa resistncia mecnica e grande absoro de vapor aps a autoclavagem tornam impossvel a utilizao biomodelos fabricados usando a tcnica 3DPTM e gesso. O prottipo de gesso absorvia vapor quando autoclavados, resultando em nova cristalizao e dissoluo dos cristais. Quando secos, os novos cristais se tornaram maiores, formando uma estrutura mais porosa, com menor resistncia mecnica. Alm disso, sua resistncia mecnica inversamente proporcional quantidade de gua absorvida. Aps autoclavagem, grandes alteraes dimensionais e porosidade foram observadas. Isto indica que a gua tinha sido absorvida. O gesso perde resistncia mecnica na presena de gua, calor e altas presses, tornando impossvel esterilizar este tipo de material atravs autoclave (LIGHMAN, 1998; FOGGIATTO, 2006; MONTE; PAIVA; TRIGUEIRO, 2007 e SEACAM, 2007). A sinterizao ocorre atravs do aquecimento do p e laos de fuso. Este tipo de processo de fabricao produz biomodelos termoplsticos com resistncia satisfatria (WANG, 1999; HARDRO; WANG; STUCKER, 1999; FOGGIATTO, 2006; MEURER; GERHARDT-OLIVEIRA; MEURER et al., 2007 e OMNEXUS. 2007). Poliamida tem resistncia mecnica e trmica e, tambm resistente corroso atmosfrica e industrial, raios UV, desgaste e impactos. Ela tem boa elasticidade, baixo atrito e coeficiente de absoro de gua (OMNEXUS. 2007). A estabilidade dimensional de um biomodelo poliamida esterilizado em autoclave foi a condio fundamental para este estudo para alcanar o seu objetivo. Os resultados mostraram que a poliamida um material resistente aos efeitos trmicos, podendo ser autoclavado. O uso do vapor como agente esterilizante no resultou em novos poros no biomodelo no havendo perda de resistncia mecnica ou danos sua estrutura tridimensional. O teste t de Student revelou que no houve diferenas significativas entre as dez medidas lineares obtidas antes e aps a autoclavagem, calculadas usando um total de 400 medies. Em um nvel de significncia de 1% (p 0,01), todas as medidas apresentaram distribuio normal e, sem variaes estatisticamente significativas, sugerindo que este material tem um potencial excelente para ser usado em cirurgias. Portanto, a autoclave no causou mudanas significativas no modelo dimensional SLS, indicando sua aplicabilidade clnica e cirrgica. O biomodelo 3DPTM no pde ser medido aps a autoclavagem por causa da alterao dimensional observada aps a autoclavagem. Portanto, este tipo de prottipo no indicado para cirurgias se o mtodo de esterilizao utilizado o mesmo.

419
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

CONCLUSES
Os biomodelos fabricados com p de poliamida utilizando a tcnica SLS (modelo SLS) nos testes primrios, no sofreram alterao dimensional significativa durante a autoclavagem, sugerindo que esta tcnica possa ter aplicabilidade clnica e cirrgica em potencial.

REFERNCIAS *
BRITO, M. F. P.; GALVO, C. M.; FRANOLIN, L. et al., Validao do processo de esterilizao de artigos mdico-hospitalares segundo diferentes embalagens. Rev. brs. Enferm.. v. 55, p. 414-9, 2002. BROD, J. A.; MOURA, M. A. Classe dos sulfatos e wolframatos. In: Fundamentos de Mineralogia. Braslia: Instituto de Geocincias. 2003. [cited 2007, sept. 29]. CIMJECT, U. F. S. C. Laboratrio de projeto e fabricao de componentes de plstico injetados. Florianpolis -SC. 2008. [cited 2008 aug. 21] . Available from: http://cimject.ufsc.br/knowledge/07_knowledge_LS.htm. CUNNINGHAM, L. L.; HAUG, R. H. Management of maxillary fractures. Tehran: Tehran University of Medical Science; 2004. [cited 2007 aug. 24] . Available from:http://dentistry.tums.ac.ir/Files/lib/My%20Web%20Sites/OMS%20(E)/docs/ch 23_1.pdf. FOGGIATTO, J. A. O uso da prototipagem rpida na rea mdico-odontolgica. Tecnologia & Humanismo 2006. [cited 2007 nov. 28];1:60-8. Available from: http://nufer.citec.ct.utfpr.edu.br/. GRANDO, N. Segmentao de imagens tomogrficas visando a construo de modelos mdicos [thesis]. [Curitiba (PR)]: Universidade Tecnolgica Federal do Paran; 2005. HARDRO, P. J.; WANG, J. H.; STUCKER, B. E. Determining the parameter settings and capability of a rapid prototyping process. Internat. J. Ind. Engineer. Theory Applications and Practice. 1999;6:203-13. Available from: http://unb.br/ig/cursos/FundMineral/FundMineral_Apostila7.pdf. JAMES, W. J.; SLABBEKOORN, M. A.; EDGIN, W. A. et al., Correction of congenital malar hypoplasia using stereolithography for presurgical planning. J. oral Maxillofac. Surg., v. 56, n. 4, p. 512-7, 1998. LIGHMAN, A. [CD-ROM]. Image realization: Physical models from scan data. San Diego: SPIE Symposium, Medical Imaging, San Diego; 1998. MEURER, E.; GERHARDT-OLIVEIRA, M.; MEURER, M. I. et al., Os biomodelos de prototipagem rpida em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial. Rev. Odontol. da ATO, 2003. [cited 2007 jul. 23]. Available from: http://clovismarzola.com/textos/CAP_XXII.pdf. MEURER, M. I.; MEURER, E.; DA SILVA, J. V. L. et al., Aquisio e manipulao de imagens por tomografia computadorizada da regio maxilofacial visando obteno de prottipos biomdicos. Radiol Bras., v. 41, p. 49-54, 2008. MONTE, M.; PAIVA, P.; TRIGUEIRO, F. Tcnicas alternativas para a modificao do caulim. CETEM. Braslia (DF), 2007. [ cited 2007 sept. 03]. Available from: http://cetem.gov.br/publicacao/CETEM_SRO_08.pdf. _____________________________________________
* De acordo com as normas da ABNT.

420
ANLISE DE BIOMODELOS APS AUTOCLAVAGEM

OLIVEIRA, M. F.; MAIA, I. A.; NORITOMI, P. Y. et al., Construo de Scaffolds para engenharia tecidual utilizando prototipagem rpida. Matria. v. 12, p. 373-82, 2007. OMNEXUS. High performance powder for brake fluid tank prototype using Selective Laser Sintering Technology. EUA, 2007. [ cited 2007 dec. 06 ]. Available from: http://omnexus.com/sds/prototyping-fluid-tank/index.aspx. PECKITT, N. S. Stereoscopic lithography: customized titanium implants in orofacial reconstruction. A new surgical technique without flap cover. Br. J. oral Maxillofac. Surg., v. 37, n. 10, p. 353-69, 1999. RAHAL, S. C.; GUIMARES, M. A.; FORTES, J. V. et al., Estudo comparativo entre o fio de nailon e a linha de pesca (poliamida) e a sua aplicabilidade como fio cirrgico. Arch. Vet. Scienc., v. 4, p. 89-94, 1999. RILNOR. Sociedade de Revestimentos de Metais do Norte, Lda. Portugal, 2007.[cited 2007 dec. 12]. Available from: http://rilnor.pt/produtos.htm. ROSA, E. L. S.; OLESKOVICZ, C. Avanos tecnolgicos em cirurgia ortogntica. Rev. Cir. Traumatol. Buco-Maxilo-Fac., v. 4, n. 1, p. 1-58, 2004. ROVIGATTI, E. A tomografia computadorizada como recurso de interesse para a odontologia legal [monograph]. [Maring (PR)]: Escola de Aperfeioamento Profissional; 2003. SAILER, H. F.; HAERS, P. E.; ZOLLIKOFER, C. P. et al., The value of stereolithographic models for preoperative diagnosis of craniofacial deformities and planning of surgical corrections. Int. J. oral Maxillofac. Surg., v. 27, n. 5, p. 327-33. 1998. SEACAM. Servios e Comrcio, Ltda. So Paulo, 2007. [cited 2007 aug. 27]. Available from: http://www.seacam.com.br/asp/prototipacao.asp. VOLPATO. N. Time-saving and accuracy issues in rapid tooling by selective laser sintering [dissertation]. [Leeds (UK)]: University of Leeds; 2001. YAXIONG, L.; DICHEN, L.; BINGHENG, L. et al., The customized mandible substitute based on rapid prototyping. Rapid Prototyp J. 2003.[cited 2007 dec. 28]; 9:167-74. Available from: http//emeraldinsight.com/1355-2546.htm. WANG, X. Calibration of shrinkage and beam offset in SLS process. Rapid Prototyping J., v. 5, p. 129-33, 1999. ZANDON, M. Otimizao de enxertos sseos aposicionais com auxlio de imagens tomogrficas computadorizadas e engenharia simultnea [monograph]. [Curitiba(PR)]: Pontifcia Universidade Catlica do Paran; 2003. o0o

You might also like