You are on page 1of 5

Publicado em Histria Revista [Departamento de Histria e Programa de Ps-Graduao em Histria, Universidade Federal de Gois, Goinia], vol.

11, n 2, Julho - Dezembro de 2006 [publicado na realidade em Abril de 2007]

PROPOSTAS PARA UMA METODOLOGIA DA HISTRIA


II Simpsio Internacional de Histria da Universidade Federal de Gois Goinia, 4 de Outubro de 2005

Estas oito teses resultam de uma reflexo de historiador sobre o prprio trabalho. No se trata de expor a receita que segui para fazer histria, mas de reflectir sobre a forma como a fiz.

A matria-prima do historiador consiste em factos. Todavia, o caos suscitado pela totalidade dos factos corresponde a uma no-viso. Nem tudo o que sucede um facto histrico. No existe histria, como no existe nenhuma actividade material nem intelectual, sem seleco. Para transformar aquele caos em viso, o historiador deve proceder a uma dupla operao: seleco dos factos pertinentes e classificao dos factos selecionados. Esta dupla operao executa-se em funo das relaes que o historiador estabelece entre os factos. A histria no trata de factos mas de relaes entre factos. A partir do momento em que algo, quer esse algo seja simples quer seja complexo, for estabelecido como um facto, isto significa que por si s ele deixa de ser historicamente significativo. S adquire dimenso histrica se entrar em relao com outros factos. A histria no uma escultura mas um tecido. A histria consiste numa relao de relaes. Isto significa que a histria trata de contradies. Falar de relao, e de relao entre relaes, falar de contradies.

O problema da histria o problema do tempo das aces humanas. Na sincronia o tempo est suspenso sob a forma de contradies. Na diacronia as contradies realizam-se como tal, e por isso o tempo se desenrola. Existe uma multiplicidade de tempos simultneos. No se trata s de articular longas duraes e curtas duraes, mas igualmente de sobrepor parte do que est em extino a parte do que est em formao. Em histria o presente no existe, uma iluso do observador. S existe passado, que se arrasta, e futuro, que desponta. Talvez seja neste aspecto que uma historiografia marxista mais se ope noo existencialista da pessoa histrica, em que prevalece o presente. Existem vrios passados, o passado vencedor e os restos dos passados derrotados, e vrios futuros possveis, uma infinidade de futuros contidos dentro dos limites estritos do possvel. O historiador deve operar simultaneamente com dois pontos de vista: a posteriori, para estabelecer os nexos causais; e a priori, para compreender que o que ele, historiador, concebe como necessidade era visto como um acaso pelos coevos. O ponto de vista a posteriori representa o posicionamento do historiador no futuro relativamente a um tempo passado. O ponto de vista a priori representa o posicionamento dos agentes da histria no passado relativamente ao futuro de onde o historiador os observa.

O carcter internamente contraditrio do material com que lidam os historiadores e a multiplicidade dos tempos simultneos conferem histria a forma de uma estrutura. A estrutura a forma assumida pela relao de relaes e define-se pela reciprocidade dialctica dos elementos. Enquanto relao contraditria entre contradies, a histria remete para uma contradio estruturante de todas as outras, a contradio entre os que tm e os que no tm, os que podem e os que no podem, os que so e os que no so. A histria a histria de uma luta entre os que procuram a preservao e os que procuram a mudana, entre os passados que se arrastam e os futuros possveis.

A estrutura hierarquizada. Todos os nveis da anlise histrica devem remeter para um modo de produo, ou pressup-lo. Em ltima anlise, a histria s deve ser scioeconmica. Mas esta afirmao exige que se repense a prpria concepo de economia, enquanto relacionamento social.

Toda a histria que no seja uma estrutura hierarquizada meramente descritiva. Frequentemente os historiadores julgam que por descreverem o que sucedeu esto a explicar nexos de causalidade. Isto verifica-se especialmente na histria da cultura, que constitui hoje a modalidade histrica predominante. A concepo vigente na histria da cultura consiste num enunciado de futilidades. A histria da cultura tal como geralmente praticada hoje no se dedica histria dos costumes, porque os costumes remetem a uma infra-estrutura determinante, mas faz com que a superficialidade dos costumes oculte os mecanismos da histria. Alis, o que est em voga no tanto uma histria da cultura, o que implicaria uma noo orgnica ou estrutural de cultura, mas a histria de um ou outro detalhe da cultura. Nesta perspectiva, os personagens histricos so concebidos como actores e a sua actividade como meramente simblica. Trata-se de uma verso intelectual da revista Caras. Alm disso, por imposio das fontes disponveis acerca da vida quotidiana, que na sua esmagadora maioria se referem s classes dominantes, este tipo de histria dos costumes aborda frequentemente uma s maneira de, iludindo a questo da existncia, em cada sociedade, de vrias maneiras de contraditrias ou at antagnicas. Ainda aqui se trata de uma desestruturao do material da histria.

Para definir as consequncias de uma dada causa e evitar tomar como especficos aspectos que so comuns a outras situaes, toda a histria deve ser comparativa. Mesmo que no o seja explicitamente, a histria deve ser comparativa no mtodo de pesquisa.

Hoje a histria comparativa foi substituda por um mosaico de histrias particularizadas. A actual relutncia em abordar a histria consoante uma orientao comparativa tem como efeito reforar o aspecto descritivo e impedir qualquer explicao dos nexos causais. Trata-se de mais um factor de desestruturao dos materiais histricos.

No adopto o caso tpico nem o modelo ideal weberiano, mas um quadro de possibilidades delimitado por variantes. Trata-se de uma aplicao do conceito de estrutura. A parte descritiva da histria deve ter como funo nica o estabelecimento do quadro de possibilidades. Para que a descrio constitua um enunciado de variantes necessrio que proceda de uma norma geral. O estabelecimento a priori da norma geral corresponde colocao de uma hiptese cientfica. O ajustamento da norma geral conforme forem progredindo as descries corresponde comprovao experimental da hiptese cientfica. Se o quadro de possibilidades for bem delineado, ele inclui no s tudo o que sucedeu mas tudo o que podia ter sucedido. (Comparar com o conceito leibniziano de contingncia, em que a quantidade de possveis superior quantidade de existentes. Para Leibniz, as coisas possveis tm uma pretenso existncia. O possvel, mesmo sem existncia, j uma realidade.) Esse quadro permite o papel da imaginao em histria. Imaginao distingue-se de inveno.

Os conceitos histricos tm um carcter duplamente operacional. Eles destinam-se a reanalisar o passado luz do futuro desejado e simultaneamente a tornar mais eficaz a aco que aproxima esse futuro. O historiador no tributrio de uma viso do passado, mas de um desejo do futuro. Os conceitos histricos so uma maneira de interpretar o passado e de moldar o futuro. Isto no deve implicar qualquer anacronismo. 4

Quanto ao passado, no se trata de assimil-lo ao presente, mas, pelo contrrio, de mostrar a sua diferena relativamente s tendncias que tornam o presente num futuro. Quanto ao futuro, no se trata de conceb-lo como uma projeco do presente, mas, pelo contrrio, de projectar nele as tenses dinmicas em que detectamos a ruptura com o passado. A finalidade da histria nunca o conhecimento por assimilao, mas sempre por contraste. Em histria a objectividade no consiste em no ter pressupostos. O carcter operacional dos conceitos histricos implica que eles no podem deixar de ter pressupostos e implicaes. A objectividade em histria consiste em indicar claramente os pressupostos e as implicaes. Por isso devemos considerar como objecto da histria a prpria historiografia em que nos inserimos.

A histria s poder ser cientfica quando conseguir explicar o que no aconteceu, e por que no aconteceu.

You might also like