You are on page 1of 9

Escola Nicanor Souto Maior Aluno: Bruno Henrik Brito Cabral Srie: 3 Ano A Turno: Manh

TRABALHO DE EDUCAO FSICA

NATAO

HISTRICO MUNDIAL HISTRICO NACIONAL ESTILOS REGRAS

2009

NATAO

Natao: esporte, recreao e benefcios para a sade

HISTRICO
Na antiguidade, saber nadar era mais uma arma de que o homem dispunha para sobreviver. Os povos antigos (assrios, egpcios, fencios, amerndios, etc.) eram exmios nadadores. Muitos dos estilos do nado desenvolvidos a partir das primeiras competies esportivas realizadas no sc. XIX basearam-se no estilo de natao dos indgenas da Amrica e da Austrlia. Entre os gregos, o culto da beleza fsica fez da natao um dos exerccios mais importantes para o desenvolvimento harmonioso o corpo. Acredita-se que j nesta poca a competio era praticada: aos melhores nadadores eram erigidas esttuas. O esporte tambm era includo no treino dos guerreiros. Em Roma, a natao tambm configurava num mtodo e preparao fsica do povo, includa entre as matrias do sistema educacional romano. Era praticada em magnficas termas, construes suntuosas onde ficavam as piscinas, de tamanho varivel, que comumente mediam 100x25 metros. Plato afirmava que o homem que no sabia nadar no era educado. Com a queda do imprio Romano, ela praticamente desapareceu at a idade mdia. Nesta poca at temiam que a modalidade disseminasse epidemias. No renascimento, algumas dessas falsas noes comearam a cair em descrdito. Surgiram ento vrias piscinas pblicas, sendo a primeira construda em Paris, no reinado de Lus XIV. A natao comeou a ser difundida somente aps a primeira metade do sculo XIX que comeou a progredir como desporto, realizando-se as primeiras provas em Londres, em 1837. Vrias competies foram organizadas nos anos subseqentes e em 1844 alguns nadadores norte-americanos atuaram em Londres, vencendo todas as provas. At ento o estilo empregado era uma braada de peito, executada de lado, mais tarde para diminuir a resistncia da gua, passou-se a levar um dos braos a frente pela superfcie, que foi chamado de single overarm stroke e depois foi mudado para levar um brao de cada vez chamado de doublearm stroke. Em 1893 ainda os ps faziam um movimento de tesoura, depois foi adotado um movimento de pernas agitadas na vertical chamado de crawl australiano. Atualmente a natao praticada em 4 estilos: CRAWL, COSTA , PEITO E BORBOLETA, sendo o crawl o mais rpido. No mbito mundial quem controla a natao o FINA (Federao Internacional de Natao Amadora) . Entre os maiores nomes da natao em todos os tempos, destaca-se: Duke Kahanamoku(E.U.A), vencedor dos 100m, nado livre, nos jogos de 1912 e 1920; johnny Weissmuller (E.U.A) vencedor em 1924 , dentre outros.

HISTRICO NO BRASIL
A natao foi introduzida oficialmente no Brasil em 31 de julho de 1897, quando clubes Botafogo, Gragoat, Icara e Flamengo fundaram no rio a Unio de Regatas fluminense que foi chamado mais tarde de Conselho Superior de Regatas e Federao brasileira das Sociedades de Remo. Em 1898, eles promoveram o primeiro campeonato brasileiro de 1500m. Abro Saliture foi o campeo, nado livre. Em 1913, o campeonato brasileiro passou a ser promovido pela Federao Brasileira das Sociedades do Remo, em Botafogo. Alm dos 1500 m nado livre, tambm foram

disputadas provas de 100m para estreantes, 600m para sniors e 200m para juniors. Em 1914, o esporte e competies no Brasil comearam a ser controladas pela Confederao Brasileira de Desportos. Somente em 1935, as mulheres entraram oficialmente nas competies de natao. Destacaram-se inicialmente Maria Lenk e Piedade Coutinho. O Brasil projetou-se internacionalmente com alguns nadadores que obtiveram marcas mundiais: Em 1984, Ricardo Prado, tornou-se recordista mundial dos 400 medley, na dc. de 90 tambm quebraram recordes mundiais e sul-americanos: Gustavo Borges, Fernando Scherer, Rogrio Romero, Daniela Lavagnino, Adriana Pereira, Patrcia Amorim Ana Azevedo. Atualmente os principais atletas da natao brasileira so: Csar Cielo que conquistou medalhas em provas de 50 m e 100 m livre, 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley, Thiago Pereira que foi medalhista nos 200 m e 400 m medley, e 4 x 200 m livre, Joanna Maranho que ganhou provas como os 400 m medley e 200 m borboleta e Tatiana Lemos nas provas 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley.

MODALIDADES DA NATAO
Levando em considerao o posicionamento do trax e o movimento de pernas e braos, so definidos quatro estilos de natao: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competies de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl. Nado Crawl Este nado o mais rpido. O nadador se movimenta com o abdome voltado para a gua: a ao das pernas se faz em golpes curtos e alternados, no plano vertical superfcie. O movimento dos braos tambm alternado, de tal forma que um comece a puxar a gua imediatamente antes que o outro termine de faz-lo. Quando um dos braos est fora da gua, o nadador pode virar a cabea para respirar desse lado. Quanto maior o nmero de braadas, maior o rendimento. Nado de Costas Este nado, o nadador permanece todo o percurso com o abdome voltado para fora da gua. A batida de pernas semelhante do Crawl. Os braos alongam-se por sobre a cabea alternadamente entram na gua passando junto orelha, com a palma da mo virada para fora, de tal forma que o dedo mnimo seja o primeiro a penetrar na gua. Em seus movimento at o quadril, o brao empurra a gua e impulsiona o corpo na direo contrria. Nado de Peito Este o mais lento dos estilos, executado com o corpo e os braos estendidos, as palmas das mos voltadas para fora e o rosto dentro da gua. As pernas so trazidas para junto do corpo, com os joelhos dobrados e abertos , enquanto os braos se abrem e recolhem altura do peito. em seguida, as pernas so impelidas para traz, para impulsionarem o nadador, num movimento parecido com o da r,ao mesmo tempo em que os braos so estendidos para frente. A inspirao de ar feita no final da puxada do brao, quando o nadador ergue a cabea para fora da gua. Nado Golfinho Este estilo surgiu como uma variao do nado de peito, em que os braos eram lanados frente por cima da gua. O estilo foi criado em 1935 pelo americano Henry Myers. A partir de 1952, por determinao da Federao Internacional de Natao

Amadora(FINA), passou a ser prova especfica,com a adoo de um movimento simultneo e sincronizado dos ps, no plano vertical, o que aumentou a velocidade e deu origem ao estilo que atualmente chamado de golfinho.

TIPOS DE COMPETIES
Nos jogos olmpicos h provas de nado livre nas distncias de 50, 100, 200, 400, 800m (s para mulheres) e 1500m (s para homens); provas de 100 e 200m , nos nados de costas, peito e golfinho;provas Medley (quatro estilos) individuais de 200 e 400m; revezamento 4 x 100 e 4 x200 (s para homens) em nado livre; e revezamento Medley 4x100. Fora de competies olmpicas, disputam-se outras trs provas de nado livre: 1500me revezamento 4x200 nado livre (mulheres) 800m (homens). Nas provas de nado livre , o nadadores podem escolher qualquer um dos estilos, mas quase sempre optam pelo Crawl, por ser o mais rpido. Nos revezamentos Medley, cada nadador executa um estilo a cada 100m, na seguinte ordem: Golfinho, Costas, Peito e Crawl.

A PISCINA, OS JUZES E O TEMPO


A piscina olmpica mede 50 x 22,8 m e tem profundidade mnima de 1,98m. dividida em oito raias, cada uma com 2,5 m de largura.Os alunos que obtiverem os melhores tempos nas provas de qualificao ficam com as raias centrais. H juzes para verificar se os estilos so respeitados, se as viradas so executadas de foram correta e para contar o nmero de voltas realizadas. Qualquer irregularidade desclassifica nadador. O controle de tempo feito eletronicamente, com preciso de centsimos de segundo. O sistema de cronometragem comea a funcionar automaticamente ao disparo do juiz e marca o tempo decorrido e as chegadas parciais sempre que os nadadores tocam sensores instalados nas paredes das piscinas.

PISCINA
Uma piscina oficial para a prtica da natao deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centmetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competies, a temperatura da gua deve estar entre 25 e 28 C. A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

BENEFCIOS PARA A SADE


A natao considerada um dos esportes mais saudveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulaes do corpo. H tambm o benefcio desta prtica desenvolver o sistema cardaco e respiratrio. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivduo deve procurar orientao de um profissional da rea e passar por testes de avaliao mdica.

MODALIDADES OLMPICAS DE NATAO


50 metros Crawl (nado livre) 100 metros Crawl (nado livre) 200 metros Crawl (nado livre) 400 metros Crawl (nado livre) 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino 100 metros costas 200 metros costas 100 metros peito 200 metros peito 100 metros borboleta

200 metros borboleta 200 metros medley 400 metros medley Revezamentos 4 x 100 metros livres Revezamentos 4 x 200 metros livres Revezamentos 4 x 100 metros estilos

CURIOSIDADES
As competies internacionais de natao so organizadas pela Fina (Federation

Internationale de Natation), criada em 1908. No Brasil, quem organiza as competies oficiais a CBDA (Confederao Brasileira de Desportos Aquticos). Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natao.

REGRAS DOS ESTILOS DE NATAO


De acordo com o Livro de Regras da FINA

NADO PEITO
Braada No incio da primeira braada aps a sada e em cada volta, o nadador deve estar sobre o peito. O bom senso deve ser usado antes de desclassificar um nadador de peito. Ocasionalmente, o nadador pode ter um brao ligeiramente mais alto que o outro, mas se os movimentos dos braos so simultneos e no mesmo plano horizontal, o estilo est correto. A chave para observar os braos estar certo que se movimentam simultaneamente. A maioria das infraes ocorre com nadadores jovens, que ainda no tem uma boa coordenao. As mos devem ser lanadas juntas para frente a partir do peito, abaixo ou sobre a gua. Os cotovelos devem estar abaixo d'gua exceto para a ultima braada antes da volta, durante a volta e na braada final da chegada. As mos devem ser trazidas para trs na superfcie ou abaixo da superfcie da gua. As mos no podem ser trazidas para trs alm da linha dos quadris, exceto durante a primeira braada aps a sada e em cada volta. Durante cada ciclo completo de uma braada e uma pernada, nesta ordem, parte da cabea do nadador deve quebrar a superfcie da gua, exceto aps a sada e aps cada virada, quando o nadador poder dar uma braada completa at as pernas e uma pernada enquanto completamente submerso. A cabea tem que quebrar a superfcie da gua antes que as mos virem para dentro na parte mais larga da segunda braada. Pernada Todos os movimentos das pernas devem ser simultneos e no mesmo plano horizontal, sem movimentos alternados. Os ps devem estar virados para fora durante a parte propulsiva da pernada. No So permitidos movimentos em forma de tesoura, pernada vertical alternada ou de golfinho. permitido quebrar a superfcie da gua com os ps, exceto seguido de uma pernada de golfinho. Virada e Chegada Em cada virada e na chegada da prova o toque deve ser efetuado com as duas mos simultaneamente, acima, abaixo ou no nvel da gua. A cabea pode submergir aps a ultima braada anterior ao toque, contanto que quebre a superfcie d'gua em qualquer ponto durante o ultimo completo ou incompleto ciclo anterior ao toque.

Principais Ocorrncias (desclassificaes) Pernada vertical de golfinho aps a sada (filipina) ou virada; Pernada vertical de golfinho no percurso do nado peito (especificar a metragem); Toque alternado das mos na borda, durante a virada/chegada (especificar a metragem se for na virada); Executar pernada alternada/forma de tesoura no percurso ou aps as viradas; Perda do contato dos ps com o bloco antes do sinal de partida.

NADO BORBOLETA
Aps a sada e na volta, ao nadador permitido uma ou mais pernadas e uma braada sob a gua que deve traze-Io superfcie. permitido ao nadador estar completamente submerso at uma distncia no maior do que 15 metros aps a partida e aps cada volta. A braada deve ser simultnea e os braos devem mover-se para frente por cima d'gua. O corpo deve estar sobre o peito a partir do incio da primeira braada aps a sada e aps cada volta. Os braos se movendo para a frente em baixo d'gua chamado de "recuperao submersa" e no permitida. Isto acontece quando o nadador julga mal a distncia at a parede. Todo o movimento para cima e para baixo das pernas deve ser simultneo. A posio das pernas ou dos ps no precisa ser no mesmo nvel, mas no podem alternar em relao ao outro. A pernada de peito no permitida . Volta e Chegada Ambas as mos devem tocar a parede simultaneamente, acima, abaixo ou no nvel da superfcie d'gua, com o corpo sobre o peito. Principais Ocorrncias (desclassificaes) Pernada alternada aps a sada, virada (especificar qual) ou no percurso (metragem); Toque alternado das mos na borda durante a virada ou chegada do nado (especificar); Ultrapassar os 15 metros, estando o nadador submerso aps a sada ou volta; Realizar movimentos alternados de braos/pernas no percurso; Perda do contato dos ps com o bloco antes da partida.

NADO COSTAS
O nadador sai no nado de costas dentro d'gua, olhando para a parede de partida e deve permanecer sobre as costas, exceto quando executa a volta. A. "Exceto quando executa a volta" quer dizer qualquer variao sobre a posio normal de costas de forma a executar uma ao contnua de volta. B. A posio normal de costas inclui um movimento rotacional do corpo at, mas no ultrapassando os 90 graus da horizontal. A posio da cabea no relevante. C. Durante a volta, os ombros podem girar alm da vertical para o peito, aps o que uma contnua braada ou uma contnua e simultnea dupla braada podem ser usadas para iniciar a volta. Quando o corpo tiver deixado a posio de costas, qualquer pernada ou braada tem que fazer parte da ao contnua da volta. O nadador tem que retornar a posio de costas aps deixar a parede. Quando executar a volta, tem que haver o toque na parede com alguma parte do corpo do nadador. Alguma parte do nadador tem que quebrar a superfcie da gua durante o percurso. permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta, na chegada e por uma

distncia no maior que 15 metros aps a sada e em cada volta. Neste ponto, a cabea tem que quebrar a superfcie d'gua. A nica obrigao no nado que o nadador permanea na posio de costas. Um nadador iniciante pode ocasionalmente usar uma braada dupla, que legal. O nadador que pra e fica de p, no est na posio de costas. A melhor posio para julgar a virada no nado de costas diretamente por cima do nadador. Chegada Quando ao final da prova, o nadador tem que tocar a parede na posio de costas. O corpo pode no estar submerso no toque. Principais Ocorrncias (desclassificaes) Perda do contato das mos com o bloco, seguido de um impulso do corpo para trs antes do sinal de partida; Entrar na piscina, antes do apito/sinal do rbitro geral; Ultrapassar o limite mximo de 15m, estando o nadador submerso aps a sada ou a volta; Quebrar ao contnua da volta (realizar pernadas alternadas durante o deslize na virada); Na chegada do nado costas, tocar com a mo na borda com o corpo sobre o peito (decbito ventral - de frente) ultrapassando um ngulo de 90 graus; Trocar de raia aps a sada ou virada.

NADO LIVRE
Qualquer nado ou combinao de braadas pode ser usado no nado livre. Durante o nado livre, nenhum tipo de regra pode ser aplicado. A exceo nos revezamentos medley ou medley individual, quando o nado livre definido como qualquer estilo que no seja o nado de costas, borboleta ou peito. Sada e Volta A sada no nado livre feita com um mergulho. Na prova de nado livre o toque com as mos no necessrio nas voltas. Qualquer parte do nadador pode tocar a parede ou a placa. Alguma parte do nadador deve quebrar a superfcie da gua durante a prova, exceto quando permitido ao nadador estar completamente submerso durante a volta e por uma distncia no mais que 15 metros aps a sada e em cada volta. Neste ponto, a cabea deve quebrar a superfcie d'gua. Chegada Na chegada, qualquer parte do nadador pode tocar a parede ou a placa ao final da prova. Se o nadador parar durante a prova de nado livre e ficar em p no fundo, no motivo de desclassificao, mas se deixar a piscina, caminhar, puxar a raia ou tomar impulso no fundo, ser desclassificado. Principais Ocorrncias (desclassificaes) No tocar com nenhuma parte do corpo na borda, durante a virada Caminhar na piscina (tomar impulso) Desistncia (no completar o percurso) Ultrapassar o limite mximo de 15m, estando o nadador submerso aps a sada ou a volta; Perder o contato dos ps com o bloco antes do sinal de partida; Puxar a raia ou no completar a prova na mesma raia onde comeou.

MEDLEY INDIVIDUAL

O nadador deve nadar a prova de medley individual na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e livre. Cada nado deve estar em conformidade com as regras para o estilo. As passagens de um estilo para outro so consideradas, e devem estar em conformidade com as regras aplicadas as chegadas. Os nados mudam como segue: Borboleta para costas - quando o toque correto tiver sido efetuado, o nadador pode virar da maneira que desejar. O nadador deve retornar a posio quando os ombros passarem da vertical para as costas antes dos ps deixarem a parede. Costas para Peito - quando da chegada de costas o nadador tem que tocar a parede enquanto de costas. Quando o toque correto tiver sido efetuado, o nadador pode virar da maneira que desejar. Os ombros devem passar da vertical para o peito, quando os ps deixarem a parede. O nado prescrito deve ser iniciado antes da primeira braada. Peito para Livre - quando o toque correto tiver sido efetuado, o nadador pode virar da maneira que desejar. A etapa de nado livre no pode ser nadada de costas, borboleta ou peito.

REVEZAMENTO
H dois tipos de revezamento: livre e medley. No revezamento livre, h 4 nadadores na equipe, cada um nadando sua parte, usando o estilo que desejar usar. A regra do nado livre deve ser aplicada na chegada. Cada etapa do revezamento deve ser nadada na ordem e um nadador no pode nadar mais de uma etapa do revezamento. No revezamento medley, 4 nadadores participam da equipe, cada um nadando um estilo de nado. Os nados devem ocorrer na seguinte ordem: costas, peito, borboleta e livre. As regras pertinentes a cada estilo devem ser aplicadas. Ao final de cada etapa, as regras de cada nado devem ser aplicadas. Os nadadores devem nadar na ordem descrita no carto de nado. Principais Ocorrncias (desclassificaes) Perda do contato dos ps com o bloco de partida antes de o nadador anterior tocar na parede (especificar se o 2, 3 ou 4 atleta); Nas provas de medley, no terminar a prova ou realizar as viradas dos nados dentro da regra aplicada aos mesmos; Atleta que j nadou entrar novamente na piscina, durante o decorrer da prova ou no final da mesma; Mudar a ordem dos atletas da equipe, sem comunicao prvia ao rbitro geral pelo tcnico da equipe.

PROTESTOS
Os protestos devem ser apresentados: ao rbitro geral por escrito somente por um chefe responsvel pela equipe com pagamento de uma taxa dentro de 30 minutos aps o trmino da prova

Todos os protestos sero julgados pelo rbitro geral, se a deciso for mantida ele dever justificar as razes para sua deciso. A deciso do rbitro geral pode ser contestada no Comit Tcnico da Competio, que julgar novamente o protesto.

PUBLICIDADE
Nenhum competidor encontra-se permitido de usar qualquer tipo de publicidade que exceda 16cm2 de rea cada uma. No permitida nenhuma forma de publicidade posta direta ao corpo de qualquer maneira que seja. Proibida publicidade sobre tabaco e lcool.

VESTIMENTA
De acordo com a moral e apropriada ao esporte praticado. Proibido o uso de sunquines, exceto se a parte inferior estiver acima da linha do umbigo. Sungas masculinas devero ter no mnimo 3 dedos de largura lateral. Os trajes no podero ser transparentes, ou seja, o branco ou qualquer outra cor mais clara proibida, sob pena do rbitro geral da competio excluir o nadador da prova ou mand-lo trocar imediatamente a mesma de acordo com esta regra.

PROIBIO DE FUMAR
expressamente proibido fumar em qualquer rea da competio designada para os competidores, seja antes ou durante as provas. Esta regra aplica-se tanto em competies internacionais, nacionais e regionais.

You might also like