You are on page 1of 5

CLASSE MAMMALIA: MAMFEROS Os mamferos constituem os grupo mais desenvolvido do Reino Animal.

Incluem as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalos, veados, o home e outras formas vivas, alem de muitas espcies e ordens extintas. Todos so mais ou menos cobertos com pelos e so de sangue quente. O termo distintivo mamfero refere-se s glndulas mamarias das fmeas, que fornecem leite para amamentar os filhotes. O cuidado prole mais desenvolvido nesta classe e alcana seu clmax na espcie humana. Vrios mamferos vivem em todas as espcies de habitats desde as regies polares aos trpicos e desde o mar ate as floresta mais densas e os desertos mais secos. Muitos tem o habito de se esconder ou so noturno s e raramente vistos, mas, junto com os artrpodos, dominam os habitats terrestres do mundo atual. Certas espcies selvagens so caadas por esporte e outras causa de sua pele. Alguns roedores e carnvoros causam danos s colheitas e s criaes do homem e algumas espcies so reservatrios de doenas. Os mamferos domsticos fornecem alimento, vesturio e transporte ao homem.

Caracteres gerais corpo geralmente coberto com plos (poucos em alguns) mudados periodicamente; pele com muitas glndulas (sebceas, sudorparas, odorferas e mamrias). crnio com dois cndilos occipitais; cada metade da mandbula consiste de um nico osso (dentrio); trs ossculos auditivos; regio nasal geralmente delgada; boca com dentes (raramente ousentes) em alvolos, nos 2 maxilares e diferenciados em relao aos hbitos alimentos. aberturas do ouvido externo geralmente circundadas por um pavilho carnoso. Lngua geralmente mvel; olhos com plpebras mveis. coluna vertebral com cinco regies bem diferenciadas: cervical, torcica, lombar, sacral e caudal. quatro membros (cetceos e sirnios sem membros posteriores); cada p com 5 (ou menos) artelhos e variadamente adaptados para andar, correr, trepar, cavar, nadar ou voar; artelhos com garras, unhas ou cascos crneos e freqentemente almofadas carnosas.

corao completamente dividido em 4 camaras (2 auriculas, 2 ventriculos distintos); persiste apenas o arco aortico esquerdo; glbulos vermelhos anucleados, geralmente em forma de discos bicncavos. respirao apenas por pulmes; laringe com cordas vocais (exceto nas girafas); um diafragma muscular completo separando os pulmes e o corao da cavidade abdominal. doze pares de nervos cranianos; encfalo altamente desenvolvido, crebro e cerebelo grandes, o primeiro com um corpo caloso desenvolvido e com um neoplio expandido. endotrmicos (homeotrmicos) machos com rgos copulador (pnis); testculos comumente num escroto externo ao abdome; fecundao interna; vulos geralmente minsculos, sem casca e retidos no tero (oviduto modificado) da fmea para o desenvolvimento; membranas embrionrias (mnio, crio e alantide) presentes; geralmente com placenta fixando o embrio ao tero para nutrio, respirao e retirada de excretos; filhotes alimentados aps o nascimento com leite secretado pelas glndulas mamrias da fmea. O revestimento isolante do corpo (plos e gordura subcutnea) e a separao completa do sangue venoso e arterial no corao tornam possvel a temperatura regulada do corpo. Com isto o metabolismo alto e conseqentemente h necessidade de muito alimento. Os dentes so geralmente conspcuos e diferenciados. Os sentidos da viso, audio e olfato so altamente desenvolvidos. Cerebelo e crebro so responsveis por um alto grau de coordenao em todas as atividades, aprendizagem e para memria retentiva. Tamanho Os menores mamferos so musaranhos e camundongos com menos de 5 cm de comprimento e pesando apenas algumas gramas. Outros variam em tamanho at os elefantes e as grandes baleias; a baleia-azul (Balaenoptera musculus), que alcana 30 metros de comprimento e perto de 120.000 kg de peso, o maior animal conhecido.

You might also like