You are on page 1of 15

AVALIAO FSICO-GEOGRFICO APLICADA A UMA AO CIVIL PBLICA NA ZONA COSTEIRA, SC, BRASIL Luiz Henrique Fragoas Pimenta1 Mariama

Brod Bacci2

1.INTRODUO O Brasil, em especial o litoral do Estado de Santa Catarina vem sofrendo com os desastres, provocados principalmente pelo avano das ocupaes em reas de risco. Estes desastres so desencadeados principalmente por chuvas intensas que atingem reas susceptiveis a deslizamentos, enchentes, inundaes e alagamentos (IPT, 2000). Estes eventos adversos acarretam inmeros problemas sociais, econmicos e ambientais. A falta de

implementao das polticas pblicas voltadas habitao, saneamento e preservao ambiental gera um cenrio de risco socioambiental. O tema deste trabalho surgiu a partir da problemtica do planejamento territorial irresponsvel e a ocupao de reas de risco a inundao na zona costeira, no entorno da rea de Proteo Ambiental da Baleia Franca. Esta Unidade de Conservao (UC) a maior rea protegida de Santa Catarina, abrangendo 156.100 hectares da costa centro-sul do Estado. Sendo seus objetivos de criao a conservao da espcie Eubalaena australis (baleiafranca), o ordenamento de uso e ocupao do solo e da gua, e a garantia de uso racional dos recursos naturais. No Brasil, empreendimentos que apresentam significativo impacto ambiental, principalmente no entorno das UCs, so obrigados por lei requisitarem ao rgo ambiental estadual e/ou federal trs licenas ambientais: a licena ambiental prvia (LAP), licena ambiental de instalao (LAI) e a licena ambiental de operao (LAO). Para emisso das licenas e a liberao da atividade, necessrio que o empreendedor contrate, conforme o impacto do empreendimento, o Estudo Ambiental Simplificado (EAS) ou Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA),
1

Gegrafo, Msc Engenharia Ambiental, Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil. 2 Graduanda em Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Brasil.

este ltimo deve ser mais detalhado. Muitas vezes, os estudos apresentados e aceitos pelos rgos estaduais e federais so omissos e fragmentados de tal forma a favorecer a implantao dos empreendimentos, independente dos impactos socioambientais que estes possam causar. A problemtica em questo, faz parte de uma ao civil pblica gerada a partir da emisso de uma licena ambiental de instalao (LAI) realizada pelo rgo estadual de meio ambiente, questionada judicialmente pela comunidade e pela administrao da UC (APA da Baleia Franca). Os estudos tcnicos de biologia, geologia e hidrologia da rea contratados pelo empreendedor foram realizados de forma fragmentada, e aceitos pelo rgo estadual permitindo a emisso da licena de instalao (LAI). A concluso destes estudos por parte dos tcnicos, que a rea no apresentava risco, nem limitaes geotcnicas e hidrolgicas e que sua diversidade biolgica irrelevante. Neste contexto o presente trabalho apresenta contribuio metodolgica a partir da abordagem fsico-geogrfica como ferramenta para o adequado enquadramento tcnico-jurdico. A base do estudo inicia-se a partir do entendimento conjunto dos compartimentos geolgico-geomorfolgico, da dinmica hidrolgica na bacia, da histria geolgica da plancie costeira, dos riscos geolgicos e hidrolgicos, e das consideraes sobre a diversidade biolgica dos ecossistemas encontrados na zona mida, denominada banhado da Palhocinha. O mtodo empregado ao laudo foi realizado com base em: (a) levantamentos de informaes bibliogrficas e cartogrficas; (b) pesquisas cientficas e trabalhos tcnicos relativos a inventrios do meio fsico e biolgico da rea e regio; (c) realizao de trabalho de campo para coleta de informaes na bacia hidrogrfica e na rea do empreendimento; (d) elaborao, adaptao e integrao em sistema de informao geogrfica (SIG) dos mapas temticos de geologia, unidades geomorfolgicas, hidrografia e vegetao (f) geoprocessamento, cruzamento e anlise sistmica e integrada da bacia hidrogrfica e da rea do empreendimento e posterior aplicao da legislao ambiental para a caracterizao.

2. ANLISE A rea do empreendimento imobilirio situa-se no Estado de Santa Catarina, no municpio de Garopaba aproximadamente entre as coordenadas geogrficas de 280246S e 483745W.

Figura 1: Localizao da APA da Baleia Franca e da rea no municpio de Garopaba (autor: Luiz H. F.Pimenta).

2.1 Evoluo Geolgica da rea de estudo e mapeamento temtico da bacia hidrogfica Para entender as questes dos riscos geolgicos e os impactos na cobertura vegetal no banhado da Palhocinha, realizou-se a partir das informaes disponveis de pesquisas cientficas e mapeamentos temticos, a descrio da histria geolgica e a modelagem tridimensional com o resumo ilustrativo da formao da plancie costeira na rea onde est inserido o empreendimento (SUGUIO, 2005). A evoluo da plancie costeira entendida a partir das oscilaes do nvel do mar e das mudanas climticas ocorridas ao longo do Quaternrio.

A partir de dados cientficos da rea de estudo e da zona costeira do Sul do Brasil, o nvel do mar nos ltimos 7.000 anos passou por pelo menos cinco mudanas significativas (Figura 2).
+5 Oscilaes do Nvel do Mar

Escala de tempo 7 mil anos at o presente

-5
Figura 2: Oscilaes do nvel relativo do mar nos ltimos 7.000 anos (segundo SUGUIO, 2005). O grfico identifica a dinmica do nvel marinho para o trecho Itaja-Laguna onde est inserida a rea de estudo nos ltimos 7.000 at o presente (segundo SUGUIO, 2005).

As mudanas geolgicas no Holoceno formaram um sistema lagunar que resultou na atual Lagoa de Garopaba. O sistema lagoa-banhado deveria ser levado em considerao no planejamento de uso e ocupao do solo da rea, fato ignorado nos estudos tcnicos do empreendimento. Com o cenrio atual conhecer a dinmica, magnitude e frequncia das mars e das precipitaes intensas so fundamentais para o planejamento das zonas midas encontradas no litoral, pois estes fenmenos conjugados podem acarretar um aumento significativo da rea inundvel na plancie, agravando ainda mais o cenrio de risco e os impactos socioambientais. Em resumo so apresentados os dados da evoluo do nvel do mar que deram base ao modelo evolutivo (Figura 4) (segundo SUGUIO, 2005)

Figura 3: Em vermelho rea do empreendimento e a situao da Lagoa de Garopaba (imagem SPOT 5).

1.Nvel do mar apresenta-se mais alto que o atual. Os morros formavam ilhas costeiras . O mar avanava sobre a atual plancie costeira.

2.Ao longo do quaternrio com a descida do nvel marinho inicia-se o processo de formao das restingas com antigas lagunas associadas a deposio marinha e elica

Laguna em processo de formao, atualmente formam os depsitos lagunares e paludiais da Bacia A barreira criada pela formao da restinga arenosa em formao pela descida do nvel do mar Formao dos lagunas restingas com antigas associadas depsitos lagunares na medida que os sedimentos vo se depositando na plancie costeira. Processo de colmatao
processo de formao das restingas com antigas lagunas associadas processo de formao das

(a)

(b)
4. Nos ltimos 2.000 o mar recuou depositando parte dos sedimentos lagunares da plancie costeira atual

3.A deposio continua com as subidas e descidas do mar. Na medida que o mar recuava ampliava se a plancie costeira.

(c)
Finalmente chega-se ao nvel do mar atual com a formao da Lagoa de Garopaba que est em processo de sedimentao.

(d)
No presente encontramos grande parte da plancie formado pelos depsitos lagunares. A rea de estudo encontra-se nesta unidade.

(e)

Depsitos lagunares na plancie costeira. Onde est inserida a rea do empreendimento

Figura 4: Modelo Evolutivo oscilao do nvel marinho durante o Holoceno com a formao dos depsitos lagunares do entorno da Lagoa de Garopaba e a formao do sistema lagunabarreira. (autor:Luiz H. F.Pimenta).

Figura 5, 6, 7 e 8: Base Cartogrfica e mapas temticos de hipsometria e unidades geomorfolgicas, de geologia e de uso do solo/vegetao da bacia hidrogrfica da Lagoa de Garopaba baseado em GERCO 2010, CPRM 2000, PPMA 2010 (autor:Luiz H. F.Pimenta).

Figura 9 e 10: Modelo tridimensional (imagem SPOT 5). Vista da integridade ambiental da rea. Em vermelho a rea do empreendimento em processo de terraplenagem. Em azul zona mida mapeada (autor:Luiz H. F.Pimenta).

Figura 11: Perfil esquemtico baseado em observaes de campo, mapas temticos e bases cartogrficas na escala 1:50.000, 1:25.000 e 1:2.000. Detalhe da dinmica hidrolgica da rea nas pocas de cheias dos cursos de gua. As guas superficiais do banhado esto conectadas a rede de drenagem (autor:Luiz H. F.Pimenta).

Figura 12: Em azul vista geral das reas sujeitas a alagamento, enchente e inundao da bacia conforme a integrao dos mapas temticos. O empreendimento imobilirio est localizado em uma das reas mais crticas da bacia, definida como imprpria do ponto de vista geotcnico a ocupao urbana e ecolgico. Figura 13: Imagem LANDSAT - insero da rea sobre a plancie.

Figura 13 e 14: Crime ambiental. Aterro (terraplenagem) sobre vegetao de banhado em estgio primrio (climx-edfico). O rgo ambiental aceitou os estudos que concluiram que a rea no se enquadra como rea de Preservao Permanente (APP), no inundvel e no tem relevncia para a conservao da biodiversidade.

2.2 Caracterizao tcnico-jurdica do empreendimento a partir da avaliao fsico-geogrfica A partir do mapeamento e dos trabalhos de campo constatou-se que a rea do empreendimento est inserida na plancie costeira em modelado plano sobre depsito de origem lagunar. Este depsito resultante da combinao de diversos processos que formaram os corpos lagunares associados a evoluo das restingas no sistema laguna-barreira. De acordo com a resoluo do CONAMA n 261 a rea definida como restinga com vegetao de lagunas, banhados e baixadas. Segundo a classificao da vegetao brasileira (IBGE, 1997) a vegetao da rea pode ser definida como vegetao pioneira com influncia fluvial. Conforme a resoluo do CONAMA n 261 entende-se por restinga;
...um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florsticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente arenosos, de origens marinha, fluvial, lagunar, elica ou combinaes destas, de idade quaternria, em geral com solos pouco desenvolvidos. Estas comunidades vegetais formam um complexo vegetacional edfico e pioneiro, que depende mais da natureza do solo que do clima, encontrando-se em praias, cordes arenosos, dunas e depresses associadas, plancies e terraos.

Conforme a histria geolgica-geomorfolgica da rea e de acordo com os mapas temticos do Gerenciamento Costeiro e Servio Geolgico do Brasil o empreendimento Pomares de Garopaba est totalmente inserido em terrenos de origem lagunar. A vegetao da rea predominantemente caracterizada
9

por espcies herbceas e/ou subarbustivas que de acordo com o laudo n146/2007 DITEC IBAMA apresentam espcies representados pela famlia das ciperceas e tifceas como a exemplo da espcie Cladium mariscus (tiririca) e Typha domingensis (taboa) encontradas no banhado. Portanto a partir da integrao dos aspectos ecolgicos e geolgicos da rea a mesma classificada pela resoluo do CONAMA n261 e CONAMA n417 como restinga herbcea denominada vegetao de lagunas, banhados e baixadas.
VEGETAO DE LAGUNAS, BANHADOS E BAIXADAS a) Essa vegetao desenvolve-se principalmente em depresses, com ou sem gua corrente, podendo haver influncia salina ou no. constituda predominantemente por espcies herbceas ou subarbustivas. Em locais com inundao mais duradoura, geralmente dominam as macrfitas aquticas, que so principalmente emergentes ou anfbias, mas tambm podem ser flutuantes ou submersas.

A existncia do banhado deve-se pelo mesmo estar conectado com a rede de drenagem, e ser o nvel mais alto dos cursos de gua doe rios da bacia. As guas superficiais dos rios nas pocas de cheias penetram na plancie lagunar provocando a inundao, que amortecida pelo prprio banhado pois este alm de ser alimentado por estes, retm suas guas funcionando como uma esponja e posteriormente as libera de volta aos cursos de gua retilinizados. Cabe esclarecer que ao longo de sua histria geolgica a rea sempre foi inundvel desde a formao dos depsitos lagunares da plancie costeira, pois entre o depsito lagunar e a Lagoa de Garopaba, ocorre um depsito elico que forma um dique natural interrompendo o fluxo das guas superficiais provenientes dos morros, possibilitando a formao da rea inundvel em questo. De acordo com a resoluo do CONAMA n417/09 que determina os parmetros bsicos para definio de vegetao primria e dos estgios sucessionais secundrios da vegetao de Restinga na Mata Atlntica e d outras providncias a rea enquadra-se como:
Vegetao Herbcea e Subarbustiva de Restinga: vegetao composta por espcies predominantemente herbceas ou subarbustivas, atingindo at cerca de 1 (um) metro de altura, 10

ocorrendo em praias, dunas frontais e internas (mveis, semifixas e fixas), lagunas e suas margens, plancies e terraos arenosos, banhados e depresses, caracterizada como vegetao dinmica, mantendo-se sempre como vegetao pioneira de sucesso primria (clmax edfico), inexistindo estgios sucessionais secundrios;

Portanto legalmente a rea apresenta vegetao pioneira de sucesso primria em clmax-edfico apresentando mxima expresso local em funo das condies limitantes dos solos. Pela Resoluo do CONAMA n303/02 a rea considerada como rea de Preservao Permanente (APP):
Art. 2o Para os efeitos desta Resoluo, so adotadas as seguintes definies: I - em faixa marginal, medida a partir do nvel mais alto, em projeo horizontal, com largura mnima, de: Art. 3o Constitui rea de Preservao Permanente a rea situada: I - em faixa marginal, medida a partir do nvel mais alto... a) trinta metros, para o curso dgua com menos de dez metros de largura; b) cinqenta metros, para o curso dgua com dez a cinqenta metros de largura; c) cem metros, para o curso dgua com cinqenta a duzentos metros de largura; d) duzentos metros, para o curso dgua com duzentos a seiscentos metros de largura; e) quinhentos metros, para o curso dgua com mais de seiscentos metros de largura;

Do ponto de vista hidrolgico a rea de estudo faz parte do nvel mais alto do curso de gua dos rios inserido na rea de inundao e com funo de amortecer e regular os impactos dos alagamentos, enchentes e inundaes na plancie. Integrando as informaes sobre a dinmica hidrolgica a cobertura vegetal, o Banhado est inserido no Bioma Mata Atlntica definido como rea de Preservao Permanente segundo o Cdigo Florestal (4.771/65) e a resoluo do CONAMA 303/02. Ainda na mesma resoluo considera-se APP:
IV - em vereda e em faixa marginal, em projeo horizontal, com largura mnima de cinqenta metros, a partir do limite do espao brejoso e encharcado;

As veredas segundo a definio da resoluo so: espaos brejosos ou encharcados, que contm nascentes ou cabeceiras de cursos d`gua, onde h
11

ocorrncia de solos hidromrficos que apresentam alm da vegetao do nordeste brasileiro outras formas de vegetao tpica. Nos termos

biogeogrficos a vegetao tpica no sul do Brasil so denominadas banhados. Pelo Cdigo Florestal 4.771 a rea se enquadra em todas as condies abaixo citadas.
II - rea de preservao permanente: rea protegida nos termos dos arts. 2o e 3o desta Lei, coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade, o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.

Ainda de acordo com a lei 11.428 e decreto 6660/08 em funo da vegetao ser primria baseada na resoluo do CONAMA 417/09 a supresso da rea vedada:
Art. 11. O corte e a supresso de vegetao primria ou nos estgios avanado e mdio de regenerao do Bioma Mata Atlntica ficam vedados quando: I - a vegetao: a) abrigar espcies da flora e da fauna silvestres ameaadas de extino, em territrio nacional ou em mbito estadual, assim declaradas pela Unio ou pelos Estados, e a interveno ou o parcelamento puserem em risco a sobrevivncia dessas espcies; b) exercer a funo de proteo de mananciais ou de preveno e controle de eroso; c) formar corredores entre remanescentes de vegetao primria ou secundria em estgio avanado de regenerao; d) proteger o entorno das unidades de conservao; ou e) possuir excepcional valor paisagstico, reconhecido pelos rgos executivos competentes do Sistema Nacional do Meio Ambiente - SISNAMA;

Ainda em funo de rea estar em estado primrio em clmax-edfico:


Art. 14. A supresso de vegetao primria e secundria no estgio avanado de regenerao somente poder ser autorizada em caso de utilidade pblica, sendo que a vegetao secundria em estgio mdio de regenerao poder ser suprimida nos casos de utilidade pblica e interesse social, em todos os casos devidamente caracterizados e motivados em procedimento administrativo prprio, quando inexistir alternativa tcnica e locacional ao empreendimento proposto, ressalvado o disposto no inciso I do art. 30 e nos 1o e 2o do art. 31 desta Lei.

Este fato deve-se em casos de oras em situaes de utilidade pblica no qual o empreendimento no se enquadra. Sobre a proteo da vegetao primria expressa na lei:
12

Art. 20. O corte e a supresso da vegetao primria do Bioma Mata Atlntica somente sero autorizados em carter excepcional, quando necessrios realizao de obras, projetos ou atividades de utilidade pblica, pesquisas cientficas e prticas preservacionistas.

E segundo a proteo do bioma mata atlntica em reas urbanas


Art. 30. vedada a supresso de vegetao primria do Bioma Mata Atlntica, para fins de loteamento ou edificao, nas regies metropolitanas e reas urbanas consideradas como tal em lei especfica, aplicando-se supresso da vegetao secundria em estgio avanado de regenerao as seguintes restries:

Por fim, sobre a diversidade da fauna a rea de extrema importncia biolgica com pelo menos 117 espcies de aves e 38 espcies de mamferos no-voadores (Piacentini ,V. Q. Thompson, E. C .2006, Tortato, 2009). Fazendo assim que a mesma de acordo com a resoluo CONAMA n 9, de 24 de outubro de 1996 enquadre a rea como corredor de vegetao entre remanescentes como rea de trnsito para a fauna:
Art. 1o Corredor entre remanescentes caracteriza-se como sendo faixa de cobertura vegetal existente entre remanescentes de vegetao primria em estgio mdio e avanado de regenerao, capaz de propiciar habitat ou servir de rea de trnsito para a fauna residente nos remanescentes. Pargrafo nico. Os corredores entre remanescentes constituem-se: a) pelas matas ciliares em toda sua extenso e pelas faixas marginais definidas por lei: b) pelas faixas de cobertura vegetal existentes nas quais seja possvel a interligao de remanescentes, em especial, s unidades de conservao e reas de preservao permanente.

Em resumo destaca-se que o empreendimento est inserido sobre rea de preservao permanente, que a terraplenagem (aterro) est ocorrendo sobre vegetao primria em climx-edfico, que promover a extino local da biodiversidade, e que o processo agravar os problemas de risco geolgico e hidrolgico afetando diretamente as populaes que vivem no entorno da rea.

3. CONCLUSO

A partir da avaliao fsico-geogrfica foi possvel concluir que as metodologias dos laudos tcnicos do empreendedor apresentam omisses graves e so insuficientes para caracterizao dos impactos da atividade. As
13

anlises foram realizadas de forma fragmentada, e omitem diversas informaes quanto a relevncia da rea para conservao da biodiversidade e dos recursos hdricos. O processo de terraplenagem (aterro) enquadrado como crime ambiental, ferindo a legislao ambiental vigente que protege a Mata Atlntica, e em especial as restingas. Cabe ressaltar, que rea considerada de alto risco a alagamento, enchente e inundao, e que as leis federais e estaduais de parcelamento do solo, como a exemplo da lei estadual de SC 6.063 de 24 de maio de 1982 no permite loteamentos nestas condies. Portanto, concluise que o empreendimento invivel, e est em desacordo com a legislao vigente, constituindo crime ambiental. Infelizmente este quadro de licenas ambientais concedidas

irregularmente, associadas a preocupante qualidade tcnica de estudos para implantao de empreendimentos desta natureza, ainda sero alvo de muitas aes civis pblicas. Um processo rduo de participao comunitria e questionamento de licenas ambientais no Brasil. Este mais um exemplo, de que o conhecimento tcnico-cientfico de baixa qualidade pode ser usado e aceito para liberar atividades incompatveis com as aptides de uso e ocupao dos solos em zonas midas do litoral catarinense. Criando novos cenrios de riscos para o desenvolvimento socioambiental, que resultam em desastres cada vez mais freqentes e catastrficos no Brasil.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ABGE. 1998. Geologia de Engenharia. CNPq. FAPESP. So Paulo. SP CPRM.2000. Mapeamento Geolgico e Hidrogeolgico. COMPANHIA DE PESQUISA DE RECURSOS MINERAIS CPRM, Servio Geolgico do Brasil. Programa Levantamentos Geolgicos Bsicos do Brasil. Cricima, Folha SH.22-X-B. Estado de Santa Catarina. Escala 1:250.000. /1: 100.000. Organizado por Marco Aurlio Schneiders da Silva e Srgio Reali Leites. Braslia: CPRM. GERCO. 2010. Mapa geolgico e Geomorfolgico. Gerenciamento Costeiro Litoral 4 -Centro-Sul (em prelo).
29 14

IBGE. 1992. Manual Tcnico da Vegetao Brasileira. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE Diretoria de Geocincias Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. IBGE. 1998. Manual Tcnico de Geologia. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE Diretoria de Geocincias Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. IBGE. 2007. Manual Tcnico de Pedologia. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE Diretoria de Geocincias Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. IBGE. 2009. Manual Tcnico de Geomofologia. Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE Diretoria de Geocincias Coordenao de Recursos Naturais e Estudos Ambientais, Rio de Janeiro. IPT. 2007. Mapeamento de riscos de encostas e margens de rios.Instituto de Pesquisa Tecnlogicas e Ministrio das Cidades. Braslia, DF. LEAL, P. C. 2005. Avaliao do nvel de vulnerabilidade ambiental da plancie costeira do trecho Garopaba Imbituba, Litoral Sudeste do estado de SC, em face aos aspectos geolgicos e paleogeogrficos. Tese de doutorado. Florianpolis. Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Cincias Humana. Programa de Ps-graduao em Geografia. PIACENTINI ,V. Q. Thompson, E. C .2006. Lista comentada da avifauna da microbacia hidrogrfica da Lagoa de Ibiraquera, Imbituba, SC. Biotemas, 19 (2): 55-65, junho de ISSN 0103 1643 PPMA. 2008. Projeto de Proteo da Mata Atlntica. FATMA - Fundao do Meio Ambiente. Florianpolis, SC. SUGUIO, K. 2005. Quaternrio do Brasil. Editora Holos, So Paulo, SP. TUCCI, C. E. M. 1993. Hidrologia: Cincia e Aplicao. Editora EDUSP. So Paulo, SP. Tortato, M. A. 2009. Disponibilidade e uso de presas na dieta do gato-do-matopequeno Leopardus tigrinus (Schreber, 1775) em rea de restinga no sul do Brasil. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal do Paran, Programa de Ps-Graduao em Ecologia e Conservao. 33p.

15

You might also like