You are on page 1of 12

Lista de exerccios 2 ano de fsica

Calorimetria Questes 01. (FUVEST) Um ser humano adulto e saudvel consome, em mdia, uma potncia de 120J/s. Uma caloria alimentar (1kcal) corresponde, aproximadamente, a 4,0 x 103J. Para nos mantermos saudveis, quantas calorias alimentares devemos utilizar, por dia, a partir dos alimentos que ingerimos? a) 33 b) 120 c) 2,6x103 d) 4,0 x103 e) 4,8 x105 02. (MACKENZIE) Uma fonte calorfica fornece calor continuamente, razo de 150 cal/s, a uma determinada massa de gua. Se a temperatura da gua aumenta de 20C para 60C em 4 minutos, sendo o calor especifico sensvel da gua 1,0 cal/gC, pode-se concluir que a massa de gua aquecida, em gramas, : a) 500 b) 600 c) 700 d) 800 e) 900 03. (UFPR) Durante o eclipse, em uma das cidades na zona de totalidade, CricimaSC, ocorreu uma queda de temperatura de 8,0C. (Zero Horas 04/11/1994) Sabendo que o calor especfico sensvel da gua 1,0 cal/gC, a quantidade de calor liberada por 1000g de gua, ao reduzir sua temperatura de 8,0C, em cal, : a) 8,0 b) 125 c) 4000 d) 8000 e) 64000 04. (UFSE) A tabela abaixo apresenta a massa m de cinco objetos de metal, com seus respectivos calores especficos sensveis c.

O objeto que tem maior capacidade trmica o de: a) alumnio

b) ferro c) chumbo d) prata e) cobre 05. (MACKENZIE) Um bloco de cobre (c = 0,094 cal/gC) de 1,2kg colocado num forno at atingir o equilbrio trmico. Nessa situao, o bloco recebeu 12 972 cal. A variao da temperatura sofrida, na escala Fahrenheit, de: a) 60F b) 115F c) 207F d) 239F e) 347F 06. (MACKENZIE) Quando misturamos 1,0kg de gua de gua (calor especfico sensvel = 1,0cal/gC) a 70 com 2,0kg de gua a 10C, obtemos 3,0kg de gua a: a) 10C b) 20C c) 30C d) 40C e) 50C 07. (UFSM - RS) Um corpo de 400g e calor especfico sensvel de 0,20cal/gC, a uma temperatura de 10C, colocado em contato trmico com outro corpo de 200g e calor especfico sensvel de 0,10cal/gC, a uma temperatura de 60C. A temperatura final, uma vez estabelecido o equilbrio trmico entre os dois corpos, ser de: a) 14C b) 15C c) 20C d) 30C e) 40C 08. (FUVEST) Num calormetro contendo 200g de gua a 20C coloca-se uma amostra de 50g de um metal a 125C. Verifica-se que a temperatura de equilbrio de 25C. Desprezando o calor absorvido pelo calormetro, o calor especfico sensvel desse metal, em cal/gC, vale: a) 0,10 b) 0,20 c) 0,50 d) 0,80 e) 1,0

09. (UNIVALI-SC) O comportamento de um gs real aproxima-se do comportamento de gs ideal quando submetido a: a) baixas temperaturas e baixas presses. b) altas temperaturas e altas presses. c) baixas temperaturas independentemente da presso. d) altas temperaturas e baixas presses. e) baixas temperaturas e altas presses.

10) (MACKENZIE) Se a presso de um gs confinado duplicada temperatura constante, a grandeza do gs que duplicara ser: a) a massa b) a massa especfica c) o volume d) o peso e) a energia cintica 11) (UFU-MG) As grandezas que definem completamente o estado de um gs so: a) somente presso e volume b) apenas o volume e a temperatura. c) massa e volume. d) temperatura, presso e volume. e) massa, presso, volume e temperatura. 12) 4,0 mols de oxignio esto num balo de gs. H um vazamento e escapam 8,0 x 1012 molculas de oxignio. Considerando que o nmero de Avogadro 6,02 x 1023, a ordem de grandeza do nmero de molculas que restam no balo : a) 1010 b) 1011 c) 1012 d) 1024 e) 1025 13) (UNIP - SP) Uma dada massa de um gs perfeito est a uma temperatura de 300K, ocupando um volume V e exercendo uma presso p. Se o gs for aquecido e passar a ocupar um volume 2V e exercer uma presso 1,5p, sua nova temperatura ser: a) 100K b) 300K c) 450K d) 600K e) 900K 14) (Fuvest exerccio de ptica) Admita que o sol subitamente morresse, ou seja, sua luz deixasse de ser emitida. Vinte e quatro horas aps esse evento, um eventual sobrevivente, olhando para o cu, sem nuvens, veria: a) a Lua e estrelas; b) somente a Lua; c) somente estrelas; d) uma completa escurido; e) somente os planetas do sistema solar;

15) Dois recipientes de vidro transparente contm, respectivamente, gua e tetracloretileno , ambos completamente transparentes. Duas barras de vidro transparentes so mergulhadas nos recipientes. A parte imersa na gua continua quase to visvel como fora. A parte imersa no tetracloretileno fica completamente invisvel. O vidro fica invisvel porque:

(A) o ndice de refrao do vidro maior que o do ar. (B) o ndice de refrao do vidro maior que o da gua. (C) o ndice de refrao do tetracloretileno muito menor que o do vidro. (D) o ndice de refrao do tetracloretileno igual ao do vidro. (E) o ndice de refrao do tetracloretileno muito maior que o do vidro. 16) Ao observar um objeto que no fonte de luz ele se apresenta com a cor verde. O objeto parece verde porque: (A) refrata a luz verde. (B) difrata a luz verde. (C) emite luz verde. (D) reflete luz verde. 17) (PUC-SP/2002) Em um experimento, um aluno colocou uma moeda de ferro no fundo de um copo de alumnio. A princpio, a moeda no pode ser vista pelo aluno, cujos olhos situam-se no ponto O da figura. A seguir, o copo foi preenchido com gua e o aluno passou a ver a moeda, mantendo os olhos na mesma posio O.

Podemos afirmar que a) a luz proveniente da moeda sofre refrao ao passar da gua para o ar, permitindo a sua visualizao. b) a luz proveniente da moeda sofre reflexo na gua, propiciando a sua visualizao. c) os raios luminosos emitidos pelos olhos sofrem reflexo ao penetrar na gua, permitindo a visualizao da moeda. d) os raios luminosos emitidos pelos olhos sofrem refrao ao penetrar na gua, permitindo a visualizao da moeda. e) impossvel que o aluno consiga ver a moeda, independentemente da quantidade de gua colocada no copo. 18) (UFMG/99) A figura mostra a trajetria de um feixe de luz que vem de um meio I ,

atravessa um meio II , totalmente refletido na interface dos meios II e III e retorna ao meio I .

Sabe-se que o ndice de refrao do ar menor que o da gua e que o da gua menor que o do vidro. Nesse caso, CORRETO afirmar que os meios I, II e III podem ser, respectivamente, A) ar, gua e vidro. B) vidro, gua e ar. C) gua, ar e vidro. D) ar, vidro e gua.

19) (UFMG/98) Uma onda sofre refrao ao passar de um meio I para um meio II. Quatro estudantes, Bernardo, Clarice, Jlia e Rafael, traaram os diagramas mostrados na figura para representar esse fenmeno. Nesses diagramas, as retas paralelas representam as cristas das ondas e as setas, a direo de propagao da onda.

Os estudantes que traaram um diagrama coerente com as leis da refrao foram A) Bernardo e Rafael. B) Bernardo e Clarice. C) Jlia e Rafael. D) Clarice e Jlia. 20) Um raio de luz monocromtica atinge a superfcie de separao entre o ar e um outro meio transparente de ndice de refrao nmeio igual a 3 . Considere o ndice de refrao do ar nar igual a 1. O ngulo de incidncia igual a 60, conforme ilustra a figura a seguir.

O ngulo , de refrao, nestas condies, vale: a) 0 . b) 15 . c) 30 . d) 45 .

Gabarito
01 C 02 E 03 D 04 E 05 D 06 - C 07 C 08 B 9) d; 10) b; 11) d; 12) d; 13) e
14) ( C ) O

Sol uma estrela e as estrelas tm luz prpria, so fontes de luz primrias. A Lua um satlite natural da Terra e no tm luz prpria, apenas reflete a luz do Sol, uma fonte de luz secundria. Os planetas tambm no tm luz prpria, apenas refletem a luz do Sol. Logo, se o Sol deixasse de emitir luz apenas veramos as estrelas que so fontes de luz primrias.
15) (d); 16) ( e ); 17) (a) Na refrao,

as imagens so formadas acima de onde os objetos esto. H vrios esquemas mostrando a formao de imagens.

18) (b) S

pode ocorrer reflexo total da luz quando ela tenta passar de um meio onde mais lenta para outro onde ela mais rpida, alm, claro, de o ngulo ser superior ao ngulo limite. Logo, a velocidade da luz em 3 maior que em 2. Alm do mais, traando a normal na transio entre 1 e 2, vemos que o ngulo com ela aumenta, e segundo Snell, ento, a velocidade em 2 aumenta. Assim: v1 < v2 < v3 n3 < n2 < n1 . Ou seja, pelos dados, respectivamente vidro, gua e ar. A onda obedece: Lei de Snell a velocidade da onda menor onde o ngulo com a normal menor,
19) (d)

e equao de onda V = f , mantendo a freqncia constante na refrao. Olhando o ngulo com a normal, nas duas figuras da esquerda ele diminui e a velocidade diminui. Ento, o comprimento de onda, distncia entre dois tracinhos, diminui. Na direita, o contrrio. Vire a pgina de ponta a cabea e veja!

20) (c ) Aplicao direta da Lei de Snell para o ndice de refrao:

nmeiosenmeio = nar senar 3 . 1. 3 meio sen = 30 2 meio =30 .

Recorrncia

a1) Dilatao linear (predomina a dilatao de comprimento) Grandeza

coeficiente

Frmula

Dilatao linear Dilatao linear Comprimento final .

L = L - Lo L = .Lo. L = Lo(1 + )

a2) Dilatao superficial (predomina a dilatao de superfcie) Grandeza Dilatao superficial Dilatao superficial rea final . a3) Dilatao volumtrica ( ocorre a dilatao espacial) Grandeza Dilatao volumtrica Dilatao volumtrica Volume final coeficiente = 3 = 3 = 3 coeficiente = 2 = 2 = 2

Frmula A = A - Ao A = .Ao. A = Ao(1 + )

Frmula V = V - Vo V = .Vo. V = Vo(1 + )

Equilbrio Trmico Imagine dois corpos. Um com temperatura bastante elevada e outro com a temperatura bem baixa. Vamos colocar os dois corpos em contato e livres de interferncias de temperaturas externas. Veremos que aps um tempo o corpo mais frio ter ficado menos frio e o mais quente ter ficado menos quente. Ao final, teremos os dois corpos na mesma temperatura, que chamamos de Equilbrio Trmico. . Energia Trmica As molculas constituintes da matria esto em contnuo movimento, denominado agitao trmica. A energia cintica associada a esse movimento chamada energia trmica. A energia trmica de um corpo pode variar.

A energia trmica pode transferir-se de um corpo para outro quando entre eles houver uma diferena de temperatura.A energia trmica em trnsito denominada calor. A medida da quantidade de calor trocada entre dois corpos , portanto ,uma medida de energia. A unidade de energia do Sistema Internacional o joule(J). No entanto, utilizase, tambm como medida das quantidade de calor, a caloria(smbolo cal), unidade estabelecida antes de se entender o calor como forma de energia. Sabe-se atualmente que: 1 caloria= 4,186 joules

Primeira lei da termodinmica


A lei de conservao de energia aplicada aos processos trmicos conhecida como primeira lei da termodinmica. Ela d a equivalncia entre calor e trabalho e pode enunciar-se da seguinte maneira: "em todo sistema quimicamente isolado em que h troca de trabalho e calor com o meio externo e em que, durante essa transformao, realiza-se um ciclo (o estado inicial do sistema igual a seu estado final), as quantidades de calor (Q) e trabalho (W) trocadas so iguais. Assim, chega-se expresso W = JQ, em que J uma constante que corresponde ao ajuste entre as unidades de calor (usada na medida de Q) e Joule (usada na medida de W). Essa constante empregada na prpria definio de caloria (1 cal = 4,1868J). A primeira lei da termodinmica pode ser enunciada tambm a partir do conceito de energia interna, entendida como a energia associada aos tomos e molculas em seus movimentos e interaes internas ao sistema. Essa energia no envolve outras energias cinticas e potenciais, que o sistema como um todo apresenta em suas relaes com o exterior. A variao da energia interna DU medida pela diferena entre a quantidade de calor (Q), trocado pelo sistema com seu exterior, e o trabalho realizado (W) e dada pela expresso DU = K - W , que corresponde ao enunciado da lei da termodinmica. comum no estudo das transformaes o uso da funo termodinmica da entalpia (H), definida pela relao H = U + pV, em que U a energia interna, p a presso e V o volume do sistema. Num processo em que s existe trabalho de expanso (como, por exemplo, na fuso sob presso e temperatura constante), a entalpia a medida do calor trocado entre o sistema e seu exterior. A relao entre a variao DQ e o aumento correspondente de temperatura Dt , no limite, quando Dt tende a zero, chamada capacidade calorfica do sistema: C = DQ/Dt O calor especfico igual capacidade calorfica dividida pela massa do sistema: C=1DQ/ mDt

Tanto o calor especfico quanto a capacidade calorfica do sistema dependem das condies pelas quais foi absorvido ou retirado calor do sistema.

Segunda lei da termodinmica


A tendncia do calor a passar de um corpo mais quente para um mais frio, e nunca no sentido oposto, a menos que exteriormente comandado, enunciada pela segunda lei da termodinmica. Essa lei nega a existncia do fenmeno espontneo de transformao de energia trmica em energia cintica, que permitiria converter a energia do meio aquecido para a execuo de um movimento (por exemplo, mover um barco com a energia resultante da converso da gua em gelo). De acordo com essa lei da termodinmica, num sistema fechado, a entropia nunca diminui. Isso significa que, se o sistema est inicialmente num estado de baixa entropia (organizado), tender espontaneamente a um estado de entropia mxima (desordem). Por exemplo, se dois blocos de metal a diferentes temperaturas so postos em contato trmico, a desigual distribuio de temperatura rapidamente d lugar a um estado de temperatura uniforme medida que a energia flui do bloco mais quente para o mais frio. Ao atingir esse estado, o sistema est em equilbrio. A entropia, que pode ser entendida como decorrente da desordem interna do sistema, definida por meio de processos estatsticos relacionados com a probabilidade de as partculas terem determinadas caractersticas ao constiturem um sistema num dado estado. Assim, por exemplo, as molculas e tomos que compem 1kg de gelo, a 0o C e 1atm, apresentam caractersticas individuais distintas, mas do ponto de vista estatstico apresentam, no conjunto, caractersticas que definem a possibilidade da existncia da pedra de gelo nesse estado. A variao da funo entropia pode ser determinada pela relao entre a quantidade de calor trocada e a temperatura absoluta do sistema. Assim, por exemplo, a fuso de 1kg de gelo, nas condies de 273K e 1atm, utiliza 80.000cal, o que representa um aumento de entropia do sistema, devido fuso, em 293J/K. A aplicao do segundo princpio a sistemas de extenses universais esbarra em dificuldades conceituais relativas condio de seu isolamento. Entretanto, pode-se cogitar de regies do universo to grandes quanto se queira, isoladas das restantes. Para elas (e para as regies complementares) valeria a lei do crescimento da entropia. Podese ento perguntar por que motivo o universo no atingiu ainda a situao de mxima entropia, ou se atingir essa condio um dia. A situao de mxima entropia corresponde chamada morte trmica do universo: toda a matria estaria distribuda na vastido espacial, ocupando uniformemente os estados possveis da energia. A temperatura seria constante em toda parte e nenhuma forma de organizao, das mais elementares s superiores, seria possvel.

Terceira lei da termodinmica

O conceito de temperatura entra na termodinmica como uma quantidade matemtica precisa que relaciona calor e entropia. A interao entre essas trs quantidades descrita pela terceira lei da termodinmica, segundo a qual impossvel reduzir qualquer sistema temperatura do zero absoluto mediante um nmero finito de operaes. De acordo com esse princpio, tambm conhecido como teorema de Nernst, a entropia de todos os corpos tende a zero quando a temperatura tende ao zero absoluto. 4. EQUAO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA

2. CAPACIDADE TRMICA ( C ) a quantidade de calor necessria para variar em 1C a temperatura de todo um corpo.

1 Lei da Refrao

A 1 lei da refrao diz que o raio incidente (raio 1), o raio refratado (raio 2) e a reta normal ao ponto de incidncia (reta tracejada) esto contidos no mesmo plano, que no caso do desenho acima o plano da tela.

2 Lei da Refrao - Lei de Snell

A 2 lei da refrao utilizada para calcular o desvio dos raios de luz ao mudarem de meio, e expressa por:

No entanto, sabemos que:

Alm de que:

Ao agruparmos estas informaes, chegamos a uma forma completa da Lei de Snell:

You might also like