You are on page 1of 95

LDER MASTER

MINISTRIO JOVEM DA ASSOCIAO GERAL


Obs. Este material est sendo disponibilizado como uma traduo do original produzido pela Associao Geral. Existem diferenas com o padro utilizado na Amrica do Sul. No caso destas diferenas devero ser priorizados os itens aceitos pela Diviso Sul Americana.

INTRODUO
Voc tem agora em suas mos a Parte Dois do programa mais atual de desenvolvimento da liderana, para os Ministrios de Jovens da Igreja Adventista do Stimo Dia. Este conceito usa o Lder Mster como o fundamento para a liderana do ministrio jovem e ento estabelece dois nveis para a educao contnua os quais ajudaro a manter os lderes de Desbravadores atentos, atualizados e focalizados no porqu estamos envolvidos neste empreendimento.

Lder Mster (LM)


Uma vez concludo o nvel de Lder Mster, a maioria dos lderes sente que agora esto realmente preparados e que possuem as ferramentas necessrias para conduzir os jovens nos vrios programas que a Igreja tem para eles. Esse sentimento de adequao dura pouco. Cedo ou tarde eles comeam a perceber que esto sendo cometidos equvocos desnecessrios; de que o mundo segue avanando, mas que eles esto ficando um pouco para trs. Ainda, em muitas reas do mundo h agora leis que exigem educao contnua para aqueles que trabalham com jovens quer de forma voluntria ou assalariada. De modo geral, essa educao contnua pode ser na forma de palestras ou seminrios relacionados com os jovens e que devem ser assistidos periodicamente. H tambm um grupo crescente de pessoas que dedicaram muitos anos de servio nos clubes locais e que agora esto sendo solicitados a partilharem esses anos de experincia e conhecimento com outros clubes, atuando como Regionais. muito fcil para essas pessoas comearem a viver no passado e perderem o contato com as realidades do presente. Perder esse contato ainda mais fcil para os obreiros assalariados da Igreja ou seja, os diretores do departamento de jovens, em todos os nveis desde os campos locais / unies Associao Geral. O propsito desde nvel de educao contnua : 1) continuar a equipar as pessoas para um ministrio mais vigoroso com os Desbravadores e 2) capacitar aqueles que esto fora do ritmo a acompanharemos os passos da evoluo. Novamente, h um novo enfoque no crescimento espiritual que nunca deve ser considerado como concludo. H tambm vrios seminrios de nvel avanado da liderana com vistas ao desenvolvimento e a oferecer oportunidades de aplicao prtica das lies aprendidas.

Parte Um Lder
Este continua sendo o nvel mais alto da liderana no programa de Desbravadores da Igreja. Ele focaliza, em primeiro lugar e acima de tudo, a vida e o crescimento espiritual pessoal. As capacidades gerais de liderana so ento elaboradas para aguar essas capacidades especificamente geradas para conduzir os jovens nas reas de desenvolvimento ordenadas por Deus: compreender o mundo da natureza criado por Deus, o ministrio da ao missionria, o servio aos outros e o estilo de vida que denota o viver saudvel. Como apresentou de forma simples um lder do passado: Voc no pode ensinar o que no sabe, e no pode liderar se no ir. Como lderes, devemos ser bons no apenas na teoria, se esperamos ver sucesso em nosso ministrio jovem; devemos viver o que pregamos e aparentamos.

Lder Mster Avanado (LMA) (Instrutor dos Desbravadores)


Este terceiro nvel intenso no treinamento dos lderes: Regionais e outros que estaro envolvidos com os desbravadores, ajudando a liderana local do clube a ter foco e ser a

19

mais vigorosa possvel. As pessoas que buscam esse nvel devem ser aprovadas pelo Departamento de Jovens da Associao ou Misso local, o que implicar que elas j esto vivendo uma vida crist adventista do stimo dia exemplar. Elas se qualificam como verdadeiros modelos da funo em seu viver dirio, na liderana e em todas as capacidades relacionadas com os Desbravadores. As capacidades aprendidas durante esse nvel de educao contnua capacitaro o candidato a apresentar claramente o melhor do conhecimento, da melhor forma a fim de que a liderana do clube obtenha o mximo benefcio estando assim implcito que as crianas que recebem o processo de desenvolvimento atualizado possam verdadeiramente se tornar os melhores jovens no mundo. Certamente, deveria ser verdade, em cada investidura, que os smbolos apresentados representam os mais elevados ideais da Igreja a seus jovens. As Partes Um e Trs esto disponveis na mesma fonte obtida neste Manual. Portanto, bemvindo ao Lder Mster. Desfrute das avenidas de aprendizado contnuo e das aventuras que esto pela frente. Que Deus o abenoe ao prosseguir com seu ministrio s crianas.

Ministrio Jovem da Associao Geral

20

LDER MASTER - Reauisitos


Atividades realizadas em cursos anteriores no podem ser contadas neste curso. Pr-Requisitos 1. Ter no mnimo 18 anos de idade, quando for ser investido nesta classe. 2. Ter completado: a. A classe de lder, e estar com a credencial vlida. b. Ter o certificado do Curso de Treinamento Bsico Para Diretoria, com data inferior a trs anos. Nota: requerido aos participantes completar esta classe no perodo de at dois anos. Seo I Treinamento em Servio 1. Ter responsabilidade de um cargo na diretoria dos desbravadores por um perodo mnimo de um ano, e durante este perodo assistir pelo menos a 75% das reunies do clube. 2. Ensinar uma classe regular at chegar a investidura. Seo II - Desenvolvimento De Novas Habilidades 1. O candidato ir desenvolver novas habilidades no Ministrio dos Desbravadores assistindo 2 seminrios de 10 horas cada um dirigido pelo Departamento de Jovens, um deles deve ser conduzido ao ar livre. Estes seminrios iro tratar sobre os seguintes temas:

Administrao e Relaes Humanas................................................5 horas


a. Edificar a equipe. b. Estabelecimento de Alvos. c. Processo de Planejamento. d. Motivar Voluntrios. e. Aperfeioamento do Pessoal f. Conhecer Seu Temperamento g. Encontrar Seu Propsito h. Resoluo de Conflito i. Desenvolvimento da F no Crescimento do Desbravador j. Padres de Crescimento do Pr-Adolescente e do Adolescente l. Disciplina crist:Questes Atuais.(Violncia na famlia, AIDS, abuso infantil, preveno da violncia, uso de drogas por adolescentes, o tabaco e o seu corao, lcool, etc.)

Acampamento.................................................................................4 horas
a. Planejamento e Programao de Acampamentos. b. Introduo ao propsito, objetivos, processo de planejamento de acampamentos. c. Caminhada com mochila, e outras formas de acampamento. d. Local do acampamento arranjos, impacto ambiental, saneamento. e. Fogo, kits de primeiros socorros, segurana, resgate. f.Cozinha, cardpios e segurana. g. Tcnicas de sobrevivncia na mata. h. Orientao. i. Horrios e atividades no sbado. j. Acampamento de inverno.

21

Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitrias..............................5 horas


a. Desbravadores e o evangelismo na comunidade b. O que o Evangelismo dos Desbravadores 2. Currculo da Classe dos Desbravadores aplicado ao evangelismo. 3. Servio de Aprendizagem.

Criatividade.......................................................................................2 horas Ordem Unida.....................................................................................1 horas


a. Voz de Comandos. b. Comandos Bsicos Para o Clube. d. Treinamento dos Porta-bandeiras. e. Procedimentos e Comportamento em Relao s Bandeiras. f.Programa das Cerimnias. g. Inspees do Clube. h. Treinamento Avanado

Educao Campestre.......................................................................4 horas Recreao.........................................................................................2 horas


a. Filosofia da Recreao. b. Tipos e Diretrizes para a Recreao Crist. c. Novos Jogos e Esportes. 2. Durante seu envolvimento como membro da diretoria do clube, selecionar e completar duas das reas abaixo, e demonstrar neles seu conhecimento. I - Administrao e Relaes Humanas 1. Preparar e apresentar ao seu regional: a. Programa anual detalhado para o seu Clube b. Um calendrio para ensinar todos os requisitos de uma Classe durante um ano. ou 2. Dirigir uma discusso de 30 minutos com um grupo de Desbravadoresadolescentes e fazer um relatrio da dinmica de grupo durante a discusso. II - Acampamentos 1. Escrever com suas prprias palavras sua filosofia de acampar e apresent-la ao seu regional. 2. Aprender e demonstrar 4 fogueiras (surpresas), a serem utilizadas numa situao de acampamento. III.Evangelismo Juvenil e Atividades Comunitrias 1.Dirigir uma comunidade ou Clube em pelo menos um projeto comunitrio. 2.Descobrir seus dons espirituais e confirm-los em conversas e discusso com seu regional ou pastor da Igreja.

22

IV Criatividade 1. Introduzir uma idia criativa no seu Clube e avaliar a aceitao e efetividade. 2. Ensinar 3 requisitos de uma Classe utilizando seus prprios recursos criativos. V. Ordem Unida 1. Preparar e executar 3 demonstraes diferentes de ordem unida, de 10 minutos cada. 2. Planejar e conduzir um desfile para a Igreja ou um evento especial. 3. Num acampamento liderar o hasteamento de bandeiras. VI. Educao Campestre Demonstrar seus conhecimentos e habilidades campestres, organizando e dirigindo seu Clube em uma das seguintes atividades: 1. Busca e resgate simulado numa situao de acampamento. 2. Apresentar uma atividade na natureza, prpria o Sbado. 3. Conduzir um evento em orientao para novatos e avanados. VII. Recreao 1.a. Escrever 5 princpios para guiar sua escolha de recreao e atividade. b. Criar e demonstrar pelo menos 1 jogo que possa ajudar a cumprir um requisito de uma Classe. ou 2. a.Escrever uma pgina sobre a filosofia da recreao. b.Desenvolver um programa de recreao como parte de estilo de vida. 3. Completar um exame de Primeiros Socorros e ter o certificado correspondente. SEO III Desenvolvimento Pessoal 1. Enriquecer a sua vida devocional por meio de um dos seguintes: a. Completar o Ano Bblico utilizando a verso de sua escolha. b. Completar uma ano da srie encontros (Ano Bblico + Esprito de Profecia) c. Ler os livros de Atos at o Apocalipse. Aps, estudar qualquer personagem destes livros: Escrever um relatrio sobre o assunto com o mnimo de 750 palavra Apresentar uma palestra de, no mnimo 10 minutos, sobre a contribuio que ele ou ela deram para ajudar a entender para uma liderana efetiva. 2. Selecionar 2 das seguintes reas e ler um livro de cada: a. Liderana b. Processo de aprendizagem: Desenvolvimento do adolescente. Habilidades pessoais. Desenvolvimento pessoal. d. Comunicaes/Relacionamentos

23

3. Preparar e apresentar dentro dos recursos disponveis, um cronograma detalhado indicando os eventos maiores na Histria da Igreja Adventista do Stimo Dia, dando enfoque especial sua Diviso. (Isso pode ser feito em forma de audiovisual ou em 2 a 3 folhas). 4.Preparar 10 estudos bblicos criativos sobre doutrinas bsicas da Bblia e apresentar 2 deles a um grupo ou indivduo.

Controle de Concluso do Requisito MATERIAIS DO CURRCULO DE LDER MSTER


Este curso destina-se unidade de educao contnua para os Desbravadores que concluram o curso de Lder e esto ativamente envolvidos na liderana do Clube dos Desbravadores. A nfase no treinamento e experincia na prtica com abordagens criativas instruo capacitaro o clube local a satisfazer os objetivos do Ministrio dos Desbravadores.

PR-REQUISITOS
1. Ser Lder.

O Lder Mster o fundamento para todo ministrio jovem formal na igreja; portanto, esperase que todos que desejam estar bem preparados para satisfazer as necessidades do Clube de Desbravadores local tero concludo este fundamento antes de prosseguir com seu treinamento.

2.

Ter o certificado do Curso de Treinamento Bsico para Diretoria, com data inferior a trs anos.

O participante deve possuir conhecimento funcional quanto aos fundamentos e mecanismos dos Ministrios dos Desbravadores. Se a classe de Lder foi concluda h muito tempo e o participante no manteve envolvimento ativo com o Clube dos Desbravadores, ento dever tomar tempo para fazer um estudo de atualizao.

I Treinamento em Servio
1. Ter responsabilidade de um cargo na diretoria pelo menos mnimo de um ano, e durante este perodo assistir pelo menos a 75% das reunies.

Devido natureza do currculo do Clube de Desbravadores, presume-se que, independentemente do ttulo do cargo do participante, um dos itens em sua descrio de trabalho, pelo menos durante a participao neste curso de estudo, incluir a instruo no currculo. Isto tambm se aplica a pessoas que podem no estar diretamente envolvidas com o clube local devido funo ocupada em uma escola maior como, por exemplo, Coordenador de rea, Diretor da Associao ou Misso, etc.

24

II.

DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES


1. O candidato ir desenvolver novas habilidades no Ministrio dos Desbravadores assistindo 2 seminrios de 10 horas cada um dirigido pelo Departamento de Jovens.

A. Administrao e Relaes Humanas 5 horas 1. Edificar a Equipe a. Estabelecimento de Alvos O estabelecimento de alvos ajuda os lderes a revelarem aquilo que querem, suas necessidades, desejos para suas realizaes pessoais ou de negcios futuros. Pode ser o aprendizado de uma lngua estrangeira a fim de que possam viajar para diferentes partes do mundo e conhecer novas culturas. A possibilidade de um alvo seria estudar francs, viajar para um pas de lngua francesa e conhecer sua cultura. Esse tipo de alvo inovador muito bom se for possvel concretiz-lo. O objetivo bsico ser o auto-aperfeioamento.
Declarao dos Alvos: A declarao bem definida de alvos o fundamento para que eles se concretizem. O alvo apenas to bom quando sua declarao de propsito sobre como: Cumprir as responsabilidades. Resolver um problema. Ser criativo e inovador. Ter um melhor ministrio dos desbravadores ou da vida pessoal. A declarao do alvo formaliza: O que deve ser alcanado. Quem estar envolvido. Quando a atividade ser concluda. O custo e recursos empregados.

O prazo para a concretizao dos alvos no deixa espao para interpretaes. Declarao inteligente do alvo: Especfico Mensurvel Voltado para a Ao Realista Restringido pelo Tempo e Recursos

Especfico significa detalhado, minucioso ou centrado. O alvo especfico quando


todos sabem exatamente o que dever ser alcanado e realizado. Ser especfico significa informar os detalhes do alvo.

25

Exemplo: Aumentar o nmero de desbravadores no Clube muito geral para a declarao do alvo visto que no prov informao especfica sobre o que deve ser realizado ou como alcanar o alvo. Para ser mais especfica, a declarao do alvo deveria dizer algo mais ou menos assim: Aumentar em 30% o nmero de desbravadores no Clube neste ano ao abrir inscries uma vez por trimestre.

Mensurvel os alvos so quantificveis. O alvo que pode ser mensurado prov um


padro de comparao, um meio para o fim, um resultado especfico; ele limitado. O alvo deve ter um mtodo para determinar quando for alcanado. Fazer algo melhor, com maior preciso no prove os elementos mensurveis necessrios para determina a concretizao do alvo; esses tipos de palavras so muito ambguas para medir os resultados.

Voltado

para a ao significa que a declarao do alvo indica uma atividade, desempenho, operao ou algo que produz resultados. Alguns exemplos de verbo de ao que descreve o tipo de atividade a ser realizada inclui: avaliar, aumentar, investigar, calcular, informar, restringir, etc. as pessoas a terem uma atitude do eu posso fazer. Eles deveriam requerer uma elasticidade que v alm do que facilmente alcanvel e tornarem-se mais desafiadores. Deve haver equilbrio entre o esforo requerido para alcan-los e a probabilidade de sucesso.

Realista os alvos devem ser prticos, factveis e possveis. Os alvos devem motivar

Restringido pelo tempo e recursos significa ter um calendrio. Os alvos devem


incluir prazos especficos e, se necessrio, pontos de avaliao ao longo do percurso. Ainda, visto que se no houver restrio de tempo e de dinheiro qualquer alvo poder ser alcanado, ento deveria haver algum outro tipo de restrio envolvida? Deve haver algo declarado. Sempre que forem usadas Formas de Ao do Alvo. Ver exemplo a seguir: Forma de Ao do Alvo 1. Alvo 2. Anlise Racional do Alvo 3. Plano de Ao (passos, procedimentos, requerimentos) a. b. c. 4. Resultados Projetados (indicadores do sucesso)

a. Imediato b. Longo prazo


5. Obstculos/Restries 6. Custo (dinheiro, tempo do pessoal, equipamento) 7. Responsabilidade Pessoal

26

8. Data da concluso b. Processo do Planejamento

O planejamento um mtodo racional, sistemtico de tomada de deciso e de resoluo de problemas. Ele combina sua experincia, conhecimento e habilidades com avaliaes realistas de onde voc est e aonde deseja chegar. O processo, como um todo, pode ser resumido nestes oito passos: 1) Avaliao Voc sente um desconforto quanto aonde esto indo ou o que esto fazendo. Decide que deseja melhorar o que est fazendo agora. V onde voc est e reconhece que necessita fazer melhor. 2) Compromisso Voc se determina a fazer algo a respeito de uma mudana e define sua posio nesse sentido. 3) Investigao Voc rene os dados necessrios. Estuda cada aspecto do programa, incluindo os sucessos e fracassos. Faz uma relao das habilidades e das deficincias. Examina o relacionamento entre os membros da equipe. Quanta flexibilidade voc tem na prova e erro. Que tipo de riscos voc est disposto a assumir ou pode assumi-los. 4) Deciso Voc tem uma viso daquilo que acha que vai acontecer ou evoluir. Use sua intuio e apresente vrias alternativas do que deseja fazer e quando.

5) Organizao Selecione os alvos mais adequados s suas necessidades. Escolha um planejamento estratgico mais adequado para lev-lo aonde voc deseja ir. Estabelea as prioridades, os prazos e determine o processo de avaliao. Escolha um curso definido de ao. 6) Preparao Rena todo o necessrio para concretizar seu plano de ao (incluindo o material deste Manual). Sintonize seus planos e prepare-se para circunstncias imprevistas. 7) Implementao Realize uma srie de tarefas bem definidas, fazendo pausas para avaliar o desempenho. 8) Realizao Voc atinge seu alvo desejado atual e inicia o processo seguinte.

27

Os Benefcios do Planejamento
D Direo O planejamento estimula-o a pensar a respeito da promessa do futuro em vez dos fracassos do passado. Coordena O planejamento une seus esforos e aspiraes em um programa simples, facilmente compreendido e bem equilibrado. Prov Padres O planejamento ajuda-o a medir seu desempenho, seu progresso e a avaliar como est se saindo. Esclarece O planejamento ajuda-o a visualizar o que realmente deseja da vida ao eliminar todos os jarges desnecessrios que atravancam sua mente. Prepara O planejamento lhe d as ferramentas necessrias para lidar com os estudantes e problemas inesperados que podem atingi-lo a qualquer momento e de qualquer posio. Revela O planejamento lhe d um retrato claro de como tarefas e atividades diferentes interagem para assegurar o sucesso em sua busca total. Estimula O planejamento leva-o a seguir em frente e a avanar ao prover o estmulo de que necessita para evitar os becos sem sadas em seu trabalho, criatividade e relacionamentos pessoais. Perda de espontaneidade A espontaneidade surge da flexibilidade. Significa tirar vantagem das oportunidades que surgem no momento, assim que acontecem. Voc no pode planejar para ser espontneo esta uma certa contradio. Mas voc pode planejar para ser flexvel e est a chave. Se suas estratgias de planejamento so flexveis, voc poder ser espontneo e encontrar ricas oportunidades e ter aberta a estrada (Retirar em seu) rumo ao sucesso. Demasiada f no processo Se voc deposita demasiada f em como ir realizar seus planos, poder temer o fracasso e tentar algo novo. Sua viso nica ir impedi-lo de ver os obstculos e as alternativas que poderiam afetar suas possibilidades de sucesso. Em vez de seguir em frente, voc avanar pouco e seus planos sero destrudos. Falta de crescimento Se voc no cresce, ficar estagnado. A fim de crescer, voc necessita do incentivo e estmulo de novas idias, novo conhecimento e novos mtodos. Portanto, no importa o quanto voc imagina que seus planos so bons ao inici-los, voc deve ainda permitir espao para a motivao e para o aperfeioamento ao longo do caminho ao germinarem novos conceitos e comear a surgir os frutos. Enfado psicolgico O planejamento no disciplinado pode resultar em imprevidncia, falta de criatividade e incapacidade para inovar, deixando-o frustrado e infeliz como se no tivesse qualquer plano. O planejamento disciplinado pode remover o estresse e tornar sua jornada mais agradvel. Atenha-se aos mtodos O como feito torna-se mais importante do que se feito; ento, gradualmente, os mtodos, as tcnicas e os procedimentos iro assumir o processo todo da busca do alvo e seus sonhos para o futuro iro se esvaecer como um romance de vero.

Os Perigos no Planejamento

Ingredientes-chave para o Planejamento Bem-sucedido

28

Curiosidade Os bons planejadores tomam tempo para imaginar porque as coisas esto como parecem estar. Eles olham frente e tentam calcular com preciso as possibilidades de sucesso no desconhecido. Criatividade Os bons planejadores buscam novas idias, estratgias e formas de aplicar as velhas idias nas questes atuais. Voc criativo? Competio Os bons planejadores apreciam a competio intelectual e so habilidosos na troca verbal de idias. Eles buscam os pontos fortes e as deficincias nas idias das outras pessoas e testam as posies contraditrias com as suas prprias. Voc competitivo? Praticidade Os bons planejadores so realistas, entusiastas e muito pragmticos sobre suas possibilidades de sucesso. Sabem o que pode ser feito, com que rapidez pode ser concludo e o que tem de ser feito para tal. Voc prtico? Confiana Os bons planejadores podem enfrentar a crtica e a rejeio de qualquer parte. A lgica e a razo ajudam-no a perseverar, no importa as desavenas. Sabedoria Os bons planejadores mantm-se atualizados em todos os campos do conhecimento, especialmente aqueles que afetam seus alvos e objetivos. Voc tenta aprender algo novo a cada dia? Persistncia Os bons planejadores esto to comprometidos com seus planos bem elaborados que so capazes de superar quaisquer obstculos ou ameaas que se deparam em seu caminho. Voc continua seguindo em frente quando as coisas ficam difceis? Voc daqueles que quando fica difcil andar continuam andando?

Este um resumo para o processo da Programao dos Desbravadores: 1. Planejar Estabelecer suas prioridades. Comprometer sua diretoria. Formular seus alvos e objetivos. Fazer seu oramento. Traar seus planos e programas. 2. Executar Manter as coisas organizadas. Liderar e motivar. Treinar o pessoal. Comunicar. 3. Avaliar Avaliar seu programa. Fazer avaliao com o pessoal. Fazer avaliao com os desbravadores. Fazer avaliao com a liderana dos desbravadores da Associao ou Misso. Uma nota mais: Determine as Prioridades dos Desbravadores. Se voc se sente um tanto sobrecarregado pelo nmero de atividades e tarefas em seu calendrio, pare e estabelea as prioridades. Analise cada item e decida se ele realmente importante. Quais so seus alvos? O que mais importante no alcanar esses alvos? c. Motive os Voluntrios A motivao problema de cada um. No importa o que fazemos ou se nos encontramos na ordem hierrquica; ainda temos uma necessidade uma necessidade crtica de motivar os outros.

29

Talvez, 99% daquilo que fazemos pelo hbito. Muito do processo de motivao envolve mudar os hbitos de algum. A chave para isso a substituio por um padro de hbito melhor. Sair da rota, prover uma senda melhor. Se voc deseja que as pessoas mudem, mostre-lhes um caminho melhor . Mas voc necessita fazer mais do que simplesmente prover uma alternativa melhor (para sua forma de pensamento), voc necessita mostrar-lhes o que melhor. As pessoas, normalmente, sentem-se confortveis com seus padres estabelecidos, portanto, quando voc tenta fazer mudanas, elas necessitam ver que a nova abordagem ser ainda melhor para elas. Minimax. Significa minimizar as deficincias e maximizar os pontos fortes. Se voc gasta muito tempo corrigindo as deficincias, poder estar perdendo muito tempo. Encontre os pontos fortes da pessoa, concentre-se neles, incentive-os e ajude a pessoa a fazer ainda melhor nas reas nas quais j so boas. Isso leva compreenso dos temperamentos que sero tratados no prximo requisito.

Frederik Herzberg, um cientista do comportamento, chegou a duas concluses fatores que mais influenciam as opinies das pessoas com respeito a seu trabalho. Estes no incluem dinheiro, segurana, atmosfera alegre, ou outras questes que se poderia imaginar estariam envolvidas. Ele os chamou de motivao e subsistncia. Eles so absolutamente necessrios, mas no diretamente ligados.

Fatores Motivadores Os fatores motivadores iro satisfazer e motivar as pessoas.


Embora sua ausncia possa no causar insatisfao, ir ocorrer um declnio na motivao: Realizaes A pessoa necessita sentir que realizou algo. Reconhecimento A pessoa necessita sentir que sua realizao foi notada. Deveres Interessantes A pessoa necessita sentir interesse pelo trabalho em si. Responsabilidade A pessoa necessita sentir que responsvel por si mesma e por seu trabalho. A responsabilidade por novas tarefas e deveres tambm importante. Oportunidades Crescentes A pessoa necessita sentir que tem o potencial para crescer na organizao.

Fatores

de Subsistncia Isso mantm o pessoal no trabalho. Eles so menos inclinados a carem em cima de voc. A presena desses fatores causam satisfao; a ausncia, insatisfao. Sua presena ou ausncia, contudo, exerce pouco impacto direto na motivao. Superviso A pessoa sente que o administrador est disposto a ensinar e a delegar responsabilidade. Administrao A pessoa sente que a administrao tem boa comunicao. Aprecia tambm os regulamentos e procedimentos

30

Condies de Trabalho Inter-relacionamentos Status

Remunerao

Vida Pessoal

A pessoa se sente bem quanto s condies fsicas do trabalho. H um sentimento de boa vontade para com os colegas, subordinados e superiores. A pessoa sente que seu trabalho tem status e distino. Na estrutura da liderana de servo, alguns tm dificuldade de atingir um nvel de reconhecimento verbal que no seja superficial. O dinheiro no a nica (e bvia) remunerao possvel. Com os voluntrios, deve-se sempre desenvolver outras formas que permitam um sentimento de adequada compensao pelo trabalho. A pessoa sente que a atribuio (horas, etc.) acentua a vida pessoal e no a afeta adversamente.

O mago da motivao ter as necessidades atendidas. Se as necessidades da pessoa so atendidas, ela est totalmente satisfeita com sua situao e no est aberta a qualquer tipo de mudana. A pessoa satisfeita, geralmente, automotivada mas se ela automotivada bem provvel que ser difcil de ser motivada! Mas quem no mundo est totalmente satisfeito? Provavelmente, ningum. O nosso desafio encontrar essas necessidades no satisfeitas e us-las para motivar. Considere seus diretores dos desbravadores, os desbravadores e seus pais. Que necessidades eles possuem que voc pode ajudar a suprir no clube? As necessidades humanas se enquadram em vrias categorias: Necessidades Fisiolgicas Quando mesmo uma necessidade fisiolgica no satisfeita, passa a dominar os pensamentos e aes da pessoa. (Ex.: Um administrador tem dificuldades de motivar pessoas famintas at que a fome seja satisfeita.) Necessidades de Segurana Mesmo o maior macho tem averso a danos pessoais. (Ex.: Se a pessoa que tem medo de altura precisa trabalhar sobre um andaime, no espere grande produtividade!) Necessidades de Pertencer Todos necessitam se sentir amados e aceitos. Todos desejamos sentir que fazemos parte do grupo. Agrupar-se um instinto social que atravessa todas as eras, mas especialmente forte durante a faixa etria dos desbravadores. Um psiquiatra afirmou: A solido talvez a mais insuportvel das emoes humanas. Necessidades de Controle O controle nos capacita a tomar sentido de nossa existncia e a pr as coisas em ordem. As pessoas buscam compreender a Deus e a religio por esse motivo. Elas buscam conhecimento e competncia. O desenvolvimento de hbitos definidos surge do desejo de ordem. O controle pode tambm ser visto na busca das pessoas por seu nicho na vida. O nicho representa a ordem, a competncia e controle sobre partes de sua vida. Necessidades Individuais Todos temos a necessidade de sermos reconhecidos como indivduos nicos. As pessoas, especialmente os jovens, s vezes, faro algo ridculo em um esforo por estabelecer sua singularidade ser algum reconhecido.

31

Necessidades Potenciais No importa o quanto subamos, sempre h outro passo que podemos dar. O progresso uma viagem, no um destino. Todos necessitamos progredir e desenvolvermo-nos; isso se chama de autoatualizao. Foi-nos dito que: Mais elevado do que o sumo pensamento humano pode atingir, o ideal de Deus para com Seus filhos. Aquele que coopera com o propsito divino, transmitindo juventude o conhecimento de Deus, e moldando-lhes o carter em harmonia com o Seu, realiza uma elevada e nobre obra (Educao, pp. 18, 19). Necessidades de Mudana Sem mudana estagnamos e decamos. Aqueles que gastam sua vida vivendo em um ambiente totalmente seguro e estvel acabam construindo uma priso para si mesmos. Necessitamos de novas experincias; necessitamos de movimento emocional, social e intelectual. Necessidades de Liberdade Necessitamos sentir que temos flexibilidade e a possibilidade de escolhas. Mesmo as crianas mais pequenas necessitam de oportunidades de escolhas e algum controle sobre sua vida. Se no exercitada a vontade, a alma ir atrofiar e definhar. A personalidade se torna desequilibrada e as necessidades no satisfeitas de liberdade e controle dominam at que a situao seja corrigida.

Quem Motiva o Motivador? Nosso papel motivar os outros, mas quem ou o qu nos motiva? Quanto mais nos aproximamos do topo da escada, menos pessoas temos ao redor para nos motivar. Duas coisas podem acontecer: camos em uma competio que vence o menos capaz, e ficamos patinando no mesmo lugar ou motivamos a ns mesmos a termos sucesso. O primeiro significa fracasso. O segundo se somos automotivados no verdadeiro sentido da palavra, podemos fazer algo que desejamos fazer. A essa altura podemos, de forma mais eficaz, motivar os outros. 2. Aperfeioamento Pessoal...........................................................(2 horas)

a. Conhea Seu Temperamento A primeira seo fundamenta-se no material intitulado Conhea Seu Temperamento de Peter Blichington e Robert Cruise, Andrews University. Trata-se de um livro com teste e folha de pontuao. Este teste e conceito baseiam-se na pesquisa realizada com mais de 4.500 pessoas como tambm no uso extenso em diferentes pases. Trata-se de um dos poucos testes (e talvez o mais popular) cientificamente validado para os quatro temperamentos. O temperamento influencia, praticamente, cada aspecto da vida, desde a escolha vocacional aos relacionamentos interpessoais; do saber a melhor forma de educar seus filhos ao crescimento espiritual; esta informao ser-lhe- benfica.
Como parte deste seminrio, seria muito bom tomar tempo e fazer o teste. Para tanto, sero necessrios os materiais acima mencionados.( Pelo menos no material que recebi no foram anexados os testes nem as propostas notas. Favor verificar no original, pois seria interessante a incluso dos mesmos.) As seguintes quatro pginas so um resumo dos quatro temperamentos que podem ser revisados depois de realizado o teste e compreendido o que entendido pelos termos quatro temperamentos.
COLRICO Emoes

32

Pontos Fortes Confiana e determinao na tomada de decises. Vontade frrea e autodeterminao. Otimista. Auto-suficiente. Destemido e corajoso. Impetuoso.

Deficincias Problemas com a ira, podendo tornar-se violento. Opinies fortes. Insensvel para com as necessidades dos outros. Impassvel. Pouca apreciao pela esttica. Insensvel. Averso s lgrimas.

Relacionamento com os Outros Pontos Fortes Deficincias No espera que outra pessoa faa algo Falta de compaixo. que ele possa fazer. Toma decises pelos outros. No facilmente desencorajado. Pode ser cruel, spero e sarcstico. Liderana forte. Tende a dominar o grupo. Faz bom juzo das pessoas. Arrogante e mando. Motivador dos outros. Usa as pessoas em seu benefcio. Exortador. No perdoador, vingativo. Nunca intimidado pelas circunstncias. Predisposto intolerncia. Orgulhoso e dominador. Atividades Pontos Fortes Bom organizador e promotor. Decisivo; habilidade intuitiva na tomada de deciso. Rpido e arrojado nas emergncias. Perspiccia e agilidade mental. Grande capacidade de ao. No vacilante. Muito prtico. Estimula os outros atividade. Floresce na oposio. Estabelece e alcana os alvos. Ocupaes e Hobbies Administrao/liderana. Produtor. Edificador/organizador. Promotor. Educador. Executivo expedicionrio. Deficincias Demasiada autoconfiana. Astucioso. Preconceituoso. Teimoso. Enfadado com os detalhes. No analtico. Obriga os outros a concordarem com o plano de trabalho. Cansativo e difcil de agradar. Tem tempo apenas para seus planos e projetos. As Maiores Necessidades Tornar-se sensvel s necessidades dos outros. Confessar o esprito de ira e buscar o perdo de Deus e dos outros. Ser perdoador e tolerante para com os outros. Desenvolver fora e beleza interior e passar horas tranqilas lendo a Bblia e orando.

MELANCLICO

33

Emoes Pontos Fortes Ama a msica e a arte. Natureza rica e sensvel. Capacidade analtica. Resposta emocional. Pensador profundo, ponderador. Depressivo. Altivo. Deficincias Taciturno e pessimista. Pessimista, freqentemente negativo. Gosta de sofrer; mrtir. Hipocondraco. Introspectivo a ponto de ser prejudicial

Relacionamento com os Outros Pontos Fortes Deficincias Amigo confivel. Desconfiado dos outros. Amigo abnegado. Pode irromper em ira violenta depois de Faz amigos com cautela. animosidade prolongada. Com muita freqncia fica profundamente Sentimentos profundos pelos amigos. ferido com os outros. Guarda rancor e vingativo. No aprecia os opositores. Dificuldade de relacionamento. Crtico das imperfeies dos outros. Busca a perfeio e julga tudo de acordo com suas idias. Temeroso do que os outros vo pensar. Deficincias Indeciso. Terico e no prtico. Cansa-se facilmente. Hesita em iniciar novos projetos. Excesso de anlise leva ao desnimo. O trabalho demanda o melhor em sacrifcio, abnegao e servio. Fica desalentado com suas criaes.

Atividades Pontos Fortes Fortes tendncias perfeccionista. Aprecia os detalhes e o trabalho analtico. Autodisciplina; termina a tarefa empreendida. Adequado ao trabalho criativo e intelectual. Consciencioso e considerado. Dotado; tendncia a gnio. Conhece as prprias limitaes Ocupaes e Hobbies Professor. Inventor. Mdico/enfermeiro. Msico/artista. Costureira. Contador. Esteticista. Decorador de interiores Autor/poeta.

As Maiores Necessidades Vencer o esprito crtico. Deixar de ficar absorto. Desenvolver um esprito agradecido. Ocupar-se em servio amoroso em favor dos outros, esquecendo-se de si mesmo. Viver vida equilibrada que inclua repouso adequado, exerccio e uma boa dieta. Passar tempo consistente em estudo, meditao e orao.

FLEUMTICO Emoes

34

Pontos Fortes Calmo e de confiana. Agradvel e de fcil relacionamento. Bondoso. Pacificador. Alegre e divertido ainda que no tenha muito a dizer. Considera-se virtuoso

Deficincias No confia em si mesmo. Pessimista e temeroso. Preocupado. Raramente ri alto. Passivo e indiferente Transigente.

Relacionamento com os Outros Pontos Fortes Deficincias Companhia agradvel. No se envolve. Tem muitos amigos. Egosta e mesquinho. Senso de humor seco, espirituoso. Estuda as pessoas com indiferena. Efeito mitigador e conciliatrio sobre os Falta de entusiasmo. Obstinado. outros. Constante e fiel. Indiferente com os outros. Diplomtico e pacificador. Provoca os que o aborrecem. Bom ouvinte. No abertamente cordial. Amigo fiel. Atitude de superioridade. Aconselha apenas quando solicitado. Atividades

Pontos Fortes Trabalha bem sob presso. Prtico, maneira fcil de trabalhar. Conservador. Esmerado e competente. Planeja o trabalho antes de inici-lo. Influncia estabilizadora. Trabalhador confivel.

Deficincias Expectador da vida, calmo, sereno, no se envolve. Lento e preguioso. Lder relutante. Falta de motivao. Indeciso. Superproteo pessoal contra o envolvimento. Desanima os outros. Opem-se a mudanas de qualquer tipo. As Maiores Necessidades Vencer a passividade e envolver-se. Aprender a doar-se aos outros. Reconhecer o temor como um problema e aprender a confiar a Deus as suas preocupaes.

Ocupaes e Hobbies Contador. Tcnico. Diplomata. Professor do Ensino Fundamental. Assistente Social. Conselheiro. Trabalhos manuais. Secretrio. Bom pai.

SANGNEO Emoes Pontos Fortes Afetuoso e jovial. Carismtico. Deficincias Chora com facilidade. Emocionalmente imprevisvel.

35

Falante, nunca perde as palavras. Despreocupado, nunca se preocupa com o futuro ou lamenta o passado. Grande contador de histrias. Vive no presente. A conversao tem uma qualidade contagiante. Capacidade incomum para divertir-se. Presena marcante.

Desassossegado. Ira espontnea. Exagera a verdade. D a impresso de ser falso. Falta de domnio prprio. Decises emocionais; compra por impulso. Ingnuo e infantil.

Relacionamento com os Outros Pontos Fortes Deficincias Facilidade para fazer amigos. Domina a conversa. Compreensivo. No atencioso. Agradvel e otimista. Vontade fraca e pouca convico. Sempre amigvel e sorrindo. Busca crdito e aprovao. Tem facilidade para pedir desculpas. Gosta das pessoas e depois as esquece. Afetuoso e emptico. Apresenta desculpas para a negligncia. Partilha das tristezas e alegrias das Fala muito de si mesmo. pessoas. Esquece as promessas e obrigaes. Atividades Pontos Fortes Causa boa impresso inicial. No se enfada porque vive no presente. Dotado para cuidar de doentes. Engaja-se facilmente em novos planos e projetos. Muitos projetos inconclusos. Distrai-se com facilidade. No alcana os alvos. Ocupaes e Hobbies Orador pblico. Ator ou atriz. Advogado. Vendedor. Pregador. Diretor de esportes. Recepcionista. Visita e cuidado de doentes. Trabalho voluntrio. Hospitalidade. Deficincias Totalmente desorganizado. No de confiana, atrasado. Indisciplinado. Gasta tempo falando quando deveria estar trabalhando.

As Maiores Necessidades Ser mais confivel, digno de confiana. Desenvolver maior disciplina na vida. Cultivar a verdadeira humildade. Pensar antes de falar.

a.Encontre Seu Propsito Definio de propsito: Algo que algum estabelece diante de si como um objeto a ser obtido, um fim ou objetivo a ser mantido em vista Webster. Misso, valores, chamado, significado, paixo estas so palavras que descrevem a necessidade humana de identificar e expressar nosso propsito. Encontrar um propsito

36

uma busca espiritual usando os talentos dados por Deus para servir s pessoas. Ele representa sua capacidade de conectar-se com algo maior do que si mesmo.

Qual o propsito?
Vez por outra encontramos pessoas cujo trabalho inspirador. Eles exalam entusiasmo. Parecem verdadeiramente se importar com o que fazem, com as pessoas com quem trabalham e a quem servem. Expressam alegria que parece vir do mais ntimo; no forado ou superficial. Quem so essas pessoas? Pode ser qualquer um pais, professor, executivo, mecnico, secretria ou diretores dos desbravadores no importa. O que importa que fazem o que fazem de forma especial, acima da norma. A satisfao e realizao no trabalho brotam do corao e das emoes do indivduo. Em outras palavras, duas pessoas da direo dos desbravadores podem realizar o mesmo trabalho, ter o mesmo nvel de conhecimento, mas um desempenha uma funo enquanto o outro cria impacto na vida de outras pessoas. Um se sente estressado enquanto o outro, entusiasmado, cheio de energia e desafiado. A diferena que um deles est cumprindo seu propsito, enquanto o outro no.

Sua funo atual nos desbravadores o seu propsito?


Responda s seguintes perguntas para descobrir: Sim No 1. 2. Voc realmente gosta do que faz? Voc acha fcil ir para as reunies do Clube dos Desbravadores? 3. A sua funo nos desbravadores e seus momentos de lazer parecem o mesmo? 4. Voc sente que tudo est bem em sua vida de desbravador? 5. As vezes, quando voc se sente frustrado ou irritado com algum aspecto de sua funo nos desbravadores, voc mantm um sentimento profundo de que aquilo que voc est fazendo ainda o certo? 6. Voc sente que no h outra coisa que gostaria de fazer? 7. Voc sente paz em sua vida? 8. Voc confia que as coisas iro cooperar com voc? 9. Sua atitude positiva? 10. Sua funo nos desbravadores deixam-no energizado?

Quanto maior o nmero de respostas afirmativas, maior a probabilidade de que atuar nos desbravadores o seu propsito e todas aquelas palavras boas relacionadas na introduo. (Advertncia: Algumas pessoas podem at mesmo pensar que voc tem uma doena terminal.) O que esta expresso significa para voc? No cobice tanto os frutos que se esquea das flores. A concretizao dos alvos pode ser algo descontrado visto que se trata de um processo de realizao que d significado a vida. o empenho, a busca e o desejo que so emocionantes. No o chegar. O alvo simplesmente estabelece a direo.

37

Se voc focaliza exclusivamente os alvos, quando os alcana, provavelmente no ter tempo para desfrutar sua conquista. Antes, disparar para o prximo projeto dos desbravadores. Voc comemora suas realizaes? b.Resoluo de conflito O conflito inevitvel! H uma atrao impetuosa inerente aos relacionamentos da vida. Os seres humanos sempre lutam com o conflito. Guerras so travadas com pouco efeito duradouro; os negcios do mundo esto cheios de conflitos e estresse a cada dia; pessoas boas deixam a igreja devido a ele. O tema sempre presente do conflito exige nossa ateno. Os cartgrafos dos tempos remotos rotulavam os territrios desconhecidos como um lugar habitado por drages. A segurana psicolgica obtida quando damos nome a nossos temores. Necessitamos de um meio de dissipar nossos temores de conflito. Portanto, nossa primeira parada com vista a lidar de forma eficaz com o conflito dar nome ao territrio. O smbolo chins para conflito vem de duas idias: perigo e oportunidade. Esse smbolo prov um rtulo excelente para o conflito e tira-o do desconhecido. O conflito em si no nem positivo nem negativo, a resoluo do conflito que toma uma das direes. Ele nem sempre significa desastre iminente, mas inclui oportunidade. O territrio administrvel!

Mitos a respeito do conflito.


Os mitos surgem pela falta de compreenso. Eles nos levam a agir sob perspectivas tendenciosas. Estes so apenas alguns dos mitos comuns: Mito n 1: A presena do conflito sinal de administrao deficiente. Esse mito influi na auto-estima e leva o administrador a um ciclo de preocupaes. A verdade que os conflitos acontecem! Um administrador eficiente antecipa o conflito quando possvel, lida com ele imediatamente e desfruta de sua ausncia sempre que possvel. Os relacionamentos so muito diversos para se julgar verdadeiramente um administrador com base na presena ou ausncia de conflito. Voc ser julgado pela forma como lida com o conflito, no pela presena dele. Mito n 2: O conflito sinal de pouca preocupao para com a organizao. Isso significa que as pessoas gastam quantidades enormes de tempo e energia naquilo que no importa. Geralmente, as pessoas defendem e protegem as reas onde existem grandes preocupaes, portanto, o conflito sinal de verdadeira preocupao. O conflito serve como uma ferramenta para identificar seus valores subjacentes. Mito n 3: A ira negativa e destrutiva. Esse mito ignora a ira como uma emoo. A energia necessria para tomar uma direo positiva vem das emoes geradas por aqueles que se importam o suficiente para se envolverem. Embora a ir possa representar perigo, ela pode tambm levar satisfao quando devidamente tratada. Mito n 4: Se deixado sozinho, o conflito cuida de si mesmo. Esta uma meia verdade. Evitar o conflito uma forma de lidar com ele, mas no a nica. O conflito varia de intensidade. Deixado sem controle, o conflito pode tanto aumentar quanto se dissipar. Mito n 5: O conflito deve ser resolvido. Esse mito sufoca a criatividade, levando o administrador a aferrar-se s solues. Movimentos rpidos rumo soluo podem restringir o sucesso. Esse enfoque excessivo na soluo pode ser contraproducente. O pensamento aferrado de que algo acontece quando cremos que devemos encontrar uma soluo pode levar perda de perspectiva. O deixar de ver o quadro todo enquanto enfrenta um determinado problema, mesmo um grande, pode se tornar a principal armadilha durante o conflito.

38

Pessoas competentes muitas vezes so ineficientes durante o conflito por estarem


presas ao poder dos mitos listados acima. O alvo explorar o territrio do conhecimento como conflito, dar-lhe nome e relaxar o controle das emoes exageradas (mitos) que o cercam. Estamos agora prontos para dar o prximo passo na administrao do conflito: avaliao. A administrao eficiente do conflito ocorre quando voc desenvolve e implementa uma estratgia deliberada de conflito. H trs estgios distintos de conflito. Retrate o conflito como uma srie de eventos que podem ser administrados. Se o conflito for identificado cedo e passos deliberados forem tomados para modificar os eventos e administrar as emoes, quase que todos os conflitos podem ser uma fonte de oportunidades. Deixado sem controle, o conflito perigoso para voc, seus diretores e seu clube. Trs estgios do conflito: Estgio Um: Estgio Dois: Estgio Trs: Eventos dirios Desafios Conflitos

O conflito no Estgio Um menos ameaador e mais fcil de ser tratado. Quando o conflito passa para os estgios dois e trs, torna-se mais difcil administr-lo e aumentam os malefcios potenciais. O conflito passas por estgios, mas no necessariamente em um padro linear. O conflito no estgio Um, na manh, pode transformar-se no Estgio Trs tarde. De modo oposto, o Estgio Trs pode se dissipar quase que inexplicavelmente. Devido a essa natureza mutvel, a seguinte lista de caractersticas pode prover alguma luz adicional:

Caractersticas do Conflito
1. medida que o conflito avana, aumentam as preocupaes com o eu. 2. Aumenta o desejo de vencer com a elevao dos prprios interesses. Livrar a cara assume importncia maior nos nveis superiores do conflito. 3. Pessoas amveis podem se tornar prejudiciais s demais medida que o conflito avana. 4. As estratgias de administrao do conflito que funcionam nos nveis inferiores do conflito so muitas vezes ineficazes e, s vezes contraproducentes, nos nveis elevados do conflito. 5. O conflito pode pular de nveis. 6. bem provvel que as pessoas estejam em nveis individuais diferentes durante o conflito, mas pode ser identificado um nvel organizacional geral do conflito.

Estgios do Conflito uma anlise


ESTGIO UM

Caractersticas:
Este estgio caracterizado por irritaes do dia a dia que muitas vezes so ignoradas, algumas vezes indefinidamente. Mas uma irritao pode tornar-se um problema. A maioria dos indivduos inconscientemente emprega estratgias para lidar com a situao, mas

39

estratgias como, por exemplo, tolerar o fato irritante so mais eficientes quando so deliberadas em vez de inconscientes. A varivel que causa a irritao tornando-se um problema uma pessoa. Personalidades diferentes, mecanismos para enfrentar a situao, eventos constantes de mudana na vida, tudo isso impossibilita prever quando um indivduo chega ao limite. O conflito nesse nvel real, embora de baixa intensidade. Quando as pessoas trabalham juntas, h diferenas nos alvos, valores e necessidades individuais. Normalmente, as pessoas esto dispostas a trabalharem com vista a uma soluo durante o Estgio Um do conflito, muitas vezes com um senso de otimismo de que as coisas podem ser resolvidas. A comunicao normalmente clara, especfica e voltada para o presente porque as pessoas e o problema no esto to entrelaados como no conflito mais intenso.

Formas de lidar com o conflito


1) Evitar uma das estratgias eficientes para lidar com as irritaes do dia a dia. A estratgia deliberada de evitar acontece quando voc se determina que no h tempo nem motivao para alterar as peculiaridades do outro. Neste estgio a atitude do viva e deixe viver funciona bem. 2) Ouvir e participar so essenciais nesse nvel. Iniciar um processo que examina ambos lados. Pode ser estabelecida uma estrutura que encoraje a compreenso um do outro? 3) Pergunte se a reao proporcional situao. tambm parte de resduos de emoes de outro evento? 4) Identifique os pontos de convergncia e trabalhem nesses pontos primeiro, ento identifique os pontos de divergncia. possvel transpor a barreira ao ter uma viso do quadro todo? ESTGIO DOIS

Formas de lidar com o conflito


Neste estgio, o conflito assume um elemento de competio, tipificado pela atitude ganhador-perdedor. As perdas parecem maiores neste estgio porque as pessoas esto presas aos problemas. Pode tambm ser observada uma atitude defensiva. As pessoas acompanham as vitrias verbais e registram os erros. Mentalmente so marcados os pontos. As organizaes voluntrias (leia aqui: Clubes dos Desbravadores) tm dificuldade de lidar com o conflito no Estdio Dois porque mais fcil desistir do que manter o compromisso necessrio para administrar o conflito. por isso que o conflito mais complexo neste estgio, os problemas j no mais podem ser tratados com a estratgia de suport-lo as pessoas so o problema. Discutir a questo se comprova intil porque as pessoas e o problema se mesclaram. Voc comea a ouvir generalizaes tais como, por exemplo, eles e todos, sempre ou nunca. As pessoas envolvidas tm menor probabilidade de produzir fatos acurados; o sarcasmo e insinuaes passam a ser as tticas de sobrevivncia. Como lidar com o problema Neste estgio, voc deve separar a pessoa do problema como o primeiro passo para lidar com o conflito. 1) Crie uma atmosfera segura. Proveja um ambiente onde todos se sintam seguros: Mantenha um ambiente Informal. Estabelea um territrio neutro. Tenha uma agenda. Esteja no controle.

40

2) Seja firme na questo dos fatos, e brando com as pessoas. Tome o tempo necessrio para considerar cada detalhe. Esclarecer as generalizaes. Quem so eles? Sempre uma afirmao correta? Questione se algum fato foi esquecido. 3) Faam o trabalho inicial como equipe, partilhando a responsabilidade por encontrar uma alternativa com a qual todos possam viver. Enfatize a necessidade de igualar as responsabilidades. No transporte esse fardo para o grupo visto ser uma tendncia daqueles que administram o conflito. 4) Busque o consenso e no sugira um compromisso. Este implica em desistir dos pontos acariciados. Antes, de forma criativa busque um meio termo ao concentrar-se nos pontos em que h acordo. 5) Permita tempo para atrair as partes competidoras a um terreno aceitvel sem forar questes de concesses. 6) Lembre-se, muito mais difcil competir com algum que est sentado ao lado do que na frente mesa. Ou sentem-se em um crculo. Quando voc notar que comentrios que variam na forma de pensar, entre dia e noite, saber que o conflito atingiu o Estgio Trs: ESTGIO TRS

Caractersticas
O propsito deste estgio passa do vencedor para o ferido. A motivao livrar-se da outra parte. Mudar a situao e resolver o problema j no satisfatrio para aqueles que esto fechados no Estgio Trs do conflito. Pessoas de fora so alistadas para a causa dando pouco espao para o meio termo. Os mritos da discusso e a fora com que as posies mantidas so grandemente exageradas neste estgio. bem provvel que haja uma perda de perspectiva da parte de todos os participantes.

Formas de agir
1) Buscar uma equipe de interveno que seja neutra e imparcial, capaz de ouvir de forma justa a todos. 2) Durante a mediao, ambos os lados apresentam seu caso equipe; esta ento media a discusso e o avano rumo a uma soluo mutuamente aceita. 3) As partes divergentes permanecem responsveis por encontrar um terreno comum e solues atravs da mediao. 4) A arbitragem leva o processo de negociao um passo frente. Cada lado apresenta seu caso da melhor forma. O agente externo escolhe um ou outro. O benefcio que um lado claramente o vencedor; a desvantagem, naturalmente, que algum, igualmente de forma clara ser o perdedor. 5) Os detalhes so importantes. A pessoa deve atacar muito as emoes negativas a fim de poder encontrar os detalhes relevantes. 6) A lgica e a razo no so eficientes no dissuadir os outros neste estgio; aqueles que se encontram nos nveis mais baixos do conflito deveriam ser redirecionados, dando alternativas para o uso da energia. 7) Deve haver alvos claros e um senso de direo a fim de que, pelo menos, algum, se no todos, se sinta vencedores. No o momento para ocultar, mas tambm no necessita ser uma questo que consuma todo o tempo. Sete princpios para manter os relacionamentos positivos durante o conflito:

41

Ao Construtiva no Conflito
1. Estabelea vencedores; o voto muitas vezes estabelece perdedores. O voto uma tcnica usada para decidir entre opes, mas, infelizmente, as opes tendem a representar desejos individuais; as pessoas comeam a manter a pontuao. O voto deveria ser usado? Sim, mas com ressalvas. Deve-se avaliar a deciso que est sendo tomada e considerar as ramificaes da escolha feita pelo mtodo de votao. Como os perdedores iro participar com a nova maioria? 2. Declare uma moratria. Os relacionamentos so mais importantes do que uma deciso. Temos algum tempo; reunamo-nos em grupos pequenos e busquemos alternativas. Gostaria de descobrir porque h tal diversidade de opinio. 3. Incentive a participao igual. A responsabilidade partilhada aumenta o compromisso. Os estgios mais altos do conflito levam os indivduos a se tornarem destrutivos e a perderem de viso a organizao em favor das questes pessoais. As oportunidades de participao aumentam a probabilidade de que as pessoas vero o Estgio Trs como um risco uma perda maior. A importncia da responsabilidade partilhada tornar claro e enfatizar o ponto de que o problema no est com uma pessoa, mas que todos partilham da responsabilidade de resolver as questes confusas. 4. Oua ativamente. Tudo o que o gerenciador deve fazer parar de falar. O gerenciador eficiente sabe que tomar tempo para ouvir, mesmo se houver perodos de silncio, um investimento no relacionamento. Busque os olhos da pessoa. Aprenda a ler a linguagem corporal. Faa um teste pessoal depois de conversar com algum. Voc ganhou mais do que deu? 5. Separe o fato da opinio. Com muita freqncia a opinio reflete a percepo em vez de a realidade. Especialmente nos estgios Dois e trs lida com as percepes. Quando desenvolvemos uma orientao para a verdade condicional cada participante tem garantida a oportunidade de ser corrigido e de ter o direito de ser ouvido antes que se extraiam concluses ou ainda que se tomem decises. A verdade condicional presume que a posio da outra pessoa acurada e nos melhores interesses do clube. O conflito se torna uma questo de perspectivas separadas em vez de recusar mentirosos uma tarefa difcil com adultos. 6. Separar a pessoa do problema. Quando as pessoas e os problemas esto mesclados, o problema se torna ingovernvel. Alguns tm dificuldade de separar a pessoa do problema mas, como gerenciador, voc deve fazer isso! Algumas sugestes incluem: Fale em termos especficos em vez de gerais. Use termos concretos e pergunte pelos fatos. Fale s partes como se elas no tivessem qualquer informao elas podem ouvir uma perspectiva sem terem de defender seu territrio. Crie um ambiente seguro. 7. Diviso e conquista. O poder destrutivo, presente nos estgios elevados do conflito, ocorre quando so formadas coalizes. Ainda, medida que o conflito se intensifica, as pessoas tm maior necessidade de ajuda. Portanto, se houver referncia constante a uma equipe maior e mais valiosa do que uma coalizo temporria, ser mais difcil que elas se formem. Durante o conflito fcil focalizar no negativo. Estes so os cinco principais no faa:

42

Cinco No Faa Durante o Conflito


1. No entre na luta pelo poder. Sua autoridade aumenta quando voc capacita outros em vez de lutar pelo poder. O poder tende a ser coercivo; a autoridade envolve um senso de respeito. Normalmente, a luta pelo poder no vale a pena. Evite-a: No discuta, salvo se estiver preparado para perder tempo. No se engaje em embates, salvo se estiver preparado para perder. No assuma a responsabilidade total pelas emoes dos outros. 2. No se separe do conflito. Uma imagem de macho de liderana separada prov uma perspectiva distorcida, facilmente imitada e freqentemente usada. Quem no gostaria de estar no comando e de possuir habilidades fsicas e mentais para dominar uma situao ter o controle total? A imagem dos superpoderes funciona nos filmes! Mas, raramente, temos um script pronto do poder e capacidade possudos pelos heris do cinema. A tendncia a imitar essa imagem de macho pode estorvar-lhe a paixo natural por ambos as pessoas e seu programa. 3. No permita que o conflito estabelea a sua agenda. Os especialistas na administrao do tempo sugerem que importante para o gerenciador fazer o que importante e delegar o que urgente. Esse princpio muitas vezes distorcido sob a presso do conflito e os gerenciados se encontrar ignorando muitas questes importantes na tentativa de lidar com o conflito. Um perodo de estudo revelar que voc tem passado tempo administrando as prioridades e no gerenciando os conflitos sem fim. Algumas Sugestes: No gaste todo seu tempo e energia em uma questo. Esteja atento s armadilhas do tempo. H tarefas que sempre parecem consumir seu tempo antes que voc tome conscincia do que est acontecendo? Identifique as questes urgentes, especialmente as negativas ou conflito. Se voc nota algo que rouba o tempo, cuide disso. Sua diretoria est delegando, ou permitindo que voc faa seu trabalho? Eles esto apresentando solues juntamente com as preocupaes? Eles alimentam suas necessidades de queixar-se e lamentar? fcil ser pego por um ciclo negativo e h sempre pessoas e eventos que podem alimentar a sndrome do pobre de mim. 4. No seja pego pela tendncia de ver as coisas piores do que elas so, de agrav-las com as piores concluses possveis. fcil ser atrado aos piores panoramas quando enfrentamos os Estgios Dois e Trs do conflito. Lembretes: As pessoas raramente so to boas quanto pensam que so. As pessoas raramente so piores do que seus oponentes pensam que so. Raramente os indivduos dedicam tanto tempo pensando na questo quanto crem. As motivaes dos outros so raramente conforme o planejado ou consideradas como apresentadas. Cada conflito tem uma histria que vai alm do presente.

43

5. No se deixe levar pela projeo. Inconscientemente as pessoas projetam suas prprias imperfeies e deficincias nos outros. Para ser eficiente durante o conflito, voc deveria notar a generalizao e a acusao que esto sendo feitas aos outros, especialmente os comentrios a respeito dos motivos de alguns. Podemos compreender os outros e podemos ser capazes de predizer, com exatido, os seus atos; porm, perigoso que algum leia a mente dos outros. 3. Desenvolvimento da F No Crescimento do Desbravador (1 hora)

a. Padres de Crescimento do Pr-Adolescente e do Adolescente Resumo introdutrio do padro generalizado do desenvolvimento da f: Anos da Infncia (pr-escola e primeiros anos do ensino fundamental) Tempos de descobrimento e de incorporar os valores, crenas e f dos pais. Fim da Infncia e Incio da Adolescncia (fim do ensino fundamental e incio do ensino mdio). Viver com a tenso de dar o primeiro passo para fora da tendncia cultural ou da f paterna, acompanhado pelo mais intenso desejo de se afiliar a essas tendncias. Incio da identidade; da vontade, de afirmar-se como pessoa nos estgios iniciais. Muitas vezes os jovens se afiliam formalmente f como uma deciso pessoal (o batismo).

Meio da Adolescncia (Ensino Mdio) Aumento na tenso entre a f herdade e a personalizada. Menor influncia paterna na f, maior influncia aceita de outros adultos ou colegas. Afirmao da individualidade e da identidade; um passo a mais alm dos limites anteriores. Muitas vezes para ser autntico consigo prprio, escolhe a f. O interesse pela f pode ir do muito espordico ao latente e ao intenso durante esses anos. Fim da Adolescncia e Incio dos vintes (ensino superior; incio da carreira) Muitas vezes tentar ser muito no tradicional; conhecer novas idias de f, desassossego. Formular os rumos mais importantes da vida em meio a crescimento espordico e febril. Rebelio contra a influncia paterna e separao de suas heranas. Lidar com a recm-encontrada independncia adulta; reconhecimento da inadequao do modelo de sua f. Entre os vinte e cinco e os trinta e cinco anos (casamento, filhos, estabelecimento vocacional) Formular alvos e sonhos idealistas para a vida por volta dos 25 anos e refin-los colocando-os em propores mais realistas por volta dos 35.

44

Integrar a f herdade com a f pessoal (ter filhos e ou se tornar um contribuidor reconhecido na sociedade, muitas vezes apressa a integrao). A pergunta que os novos pais muitas vezes fazem : O que houve no passado que desejo ou no que meus filhos experimentem?

Sete Tarefas que Moldam a F dos Adolescentes:


1. Experimentar Os anos da juventude so, com freqncia, plenos de intensos sentimentos religiosos. As emoes espirituais podem ser espordicas, espontneas e superficiais. Contudo, sem essa fonte de emoes a forma da f pode no ter poder. Um adolescente que tem poucos laos religiosos algum que realmente no entrou no processo da modelao da f. As experincias religiosas podem acontecer no culto, nos acampamentos, nas sadas ao ar livre, enquanto servindo aos outros, cantando juntos, ao falar da prpria experincia ou, s vezes, em um retiro pessoal. 2. Categorizao mais do que um exerccio intelectual. Emoes, atitudes, valores e intenes esto envolvidos nesta tarefa. As categorias usadas pelos jovens no incio da adolescncia so freqentemente simplistas; seu pensamento religioso pode ser definitivo, mas ainda ingnuo. 3. Escolha O que importante para mim? Na escolha, est o papel de avaliar, decidir, e moldar a crena. Ele o resultado natural da categorizao. Para os adolescentes, a escolha pode ter conseqncia de longo prazo ou pode ser totalmente transitria. 4. Reivindicar Reivindicar comprometer-se com suas escolhas. H um senso de orgulho e satisfao de haver alcanado um marco importante. Freqentemente, tratase de uma experincia emocional rica. 5. Aprofundamento Esta a tarefa de crescer na f o aprofundamento da convico, compromisso e compreenso. Algumas vezes, o aprofundamento chamado de dvida honesta; outros podem fazer com que seja a dvida movida pela culpa. O ritmo do aprofundamento da f muito irregular. As pessoas crescem de forma singular. 6. Separao Essa tarefa, talvez, seja mais caracterstica dos adolescentes mais velhos e dos jovens adultos. Algumas autoridades a consideram como a tarefa para legitimar a f, outros questionam essa classificao; independentemente disso, ela ocorre com freqncia. A distncia e a perspectiva so agora comparadas, e ela marcada, muitas vezes, pela rebelio. Alguns jovens iro balanar muito longe de suas razes, como em um pndulo, antes de retomarem uma postura mais equilibrada. 7. Resposta Esta a tarefa de obter o senso do chamado para sua vida. aqui onde considerado a misso pessoal ou o propsito nico da vida. O que informa essa deciso a concluso bem-sucedida das tarefas iniciais de moldar a f. Muitas vezes essa tarefa realizada como jovem adulto em vez de na adolescncia.

Responsabilidades Adultas Relacionadas com as Tarefas da Modelao da F:


1. Experincia Tentar prover uma expresso ilimitada do sentimento. Encorajar sentimentos que conduzam a algo mais positivo. Permitir que os jovens se expressem abertamente. Fazer proviso para ter experincias ricas. Exemplificar com seus prprios sentimentos. No permitir que as questes parem aqui, e avanar para a prxima tarefa.

45

2. Categorizao Fazer estudos bblicos sobre os princpios e valores cristos. No fazer o trabalho para os jovens, antes, prover-lhes os instrumentos. Ser uma pessoa em quem se pode confiar. Nunca ridicularizar as idias e conceitos do processo. Fazer elogios, mas ser honesto no concordar com a desonestidade. 3. Escolha Incentivar os jovens a pensarem. Desafi-los! Ser exemplo de suas prprias idias e conceitos. Focalizar a discusso das crenas que podem ser louvadas. Ensinar os jovens a como duvidar de forma criativa a fim de que eles alcancem uma crena mais autntica.

4. Reivindicao Planeja fazer convites para o compromisso em diversos aspectos. Conversar com os jovens individualmente sobre as decises que tomaram. Planeje momentos especiais de celebrao quando ocorre a afirmao. No tratar a reivindicao como um fim em si mesma, mas como um passo no processo de toda uma vida. Desenvolver nos jovens a mente aberta. 5. Aprofundamento Para os jovens que estiverem prontos, prover estmulo intelectual adequado. No ter expectativas elevadas aqui. No pressionar muito logo aps a converso. Partilhar o mais profundo de sua f, de suas lutas e de seus limites de crescimento. Ser uma pessoa que ajuda e capacita orar e apoiar. 6. Separao No ficar desapontado ou preocupado desnecessariamente por que isso ocorre. Voc deve expressar reaes honestas e dar liberdade e espao. Nunca permita que isto rompa os relacionamentos mantenha a comunicao aberta. Trabalhe com os pais e outras pessoas envolvidas quanto a seu prprio senso de culpa, desespero e fracasso. Celebre os crescimento medida que ocorrem. 7. Resposta Incentive quando a pessoa estiver pronta. Retrate os chamados como vislumbres e vises. Estude com os jovens a respeito dos dons e da orao. Elogie sempre e enaltea os dons, capacidades e talentos das pessoas. Proveja oportunidade para os jovens desenvolverem seu potencial concedido por Deus. 46

Proveja uma atmosfera cordial e positiva para que saibam qual sua misso e propsito na vida.

b. O que faz com que o desbravador aprecie o clube Cada especialista tem suas prprias idias quanto ao que as causas subjacentes tornam o comportamento o que ele . Alguns pensam que ele orientado pela sexualidade, outros voltados para a vida universal, alguns para a autonomia, outros para as necessidades interpessoais ou necessidades de pertencer. Provavelmente, todos esto, pelo menos parcialmente certos e todos, pelo menos, esto parcialmente errados pergunte a qualquer pai de adolescentes. As respostas variam entre os indivduos e variam de um dia para outro. Maslow escolheu tentar e cobrir todos as bases para dispor a hierarquia das necessidades, com a menor, mas bsica sendo atendidas antes das demais. Embora isso no seja sempre exato, pelo menos, prov um trampolim de onde ver essas foras que em um momento ou outro pode ser censurado pelos padres de comportamento dos adolescentes. Necessidades FisiolgicasEssa categoria inclui todas as necessidades fundamentais do corpo como, por exemplo, alimento, sono, liberao sexual e atividade fsica. Os pais esto bem familiarizados com as finanas e outras formas pelas quais essas necessidades so capazes de prover muitos motivos para dores de cabea. Possivelmente, a mais sensvel delas para os pais, e tambm para a liderana jovem, a relacionada ao sexo. O ministrio jovem tem a responsabilidade de encontrar, cada vez mais, meios eficientes de ajudar os jovens a compreenderem e a seguirem os princpios bblicos com respeito expresso sexual antes do casamento. No propsito deste Manual traar plenamente este estudo antes, ele reconhece a sua importncia. H vrios materiais excelentes no mercado que estudam o assunto em profundidade. Necessidade de SeguranaIsso inclui a necessidade de proteo de danos contra o corpo e de segurana de ameaas vida. Muitos adolescentes, especialmente aqueles que vivem nas grandes cidades, necessitam assegurar a sua segurana. Eles escolhem se armarem, participar de gangues, viajar com grupos e outros comportamentos semelhantes. O amplo retrato de males tambm afeta muitos jovens a destruio nuclear, ataques terroristas, mesmo uma srie de roubas ou estupros leva-os a terem dificuldade de se concentrar nos trabalhos escolares, a desenvolverem excessiva dependncia dos outros, etc. Necessidade de Amor e de PertencerEssa categoria inclui as necessidades de aceitao, simpatia, afeio, aprovao e relacionamento com os outros. A aceitao dos colegas extremamente importante para os adolescentes e investida grande quantidade de energia. Quando o pertencer ameaado, a maioria dos adolescentes reagir com pnico, depresso, ansiedade, agresso ou retraimento. Muitas vezes, o estabelecimento de um novo relacionamento ir trazer alvio. Necessidade de Ser EstimadoIntimamente relacionada com as necessidades acima, est o sentimento de adequao e valor. Esto tambm includo status e o respeito prprio. Eles estabelecem crena em seu prprio valor pessoal como sair-se bem nos estudos, nos esportes, na liderana ou outra posio social que para eles significativa. Necessidades de Desenvolvimento-

47

Este nvel de necessidade se concentra no crescimento pessoal e do potencial prprio, no para ser notado pelos outros, mas para satisfao pessoal. Busca em todas as partes a resposta para a pergunta: Quem eu sou? Necessidades de Conhecimento e de EntendimentoEssas necessidades incluem a busca pela informao, simplesmente pela recompensa de saber. Os adolescentes que se saem bem neste nvel estudam mo que apreciam, independentemente do que foi designado como dever de escola simplesmente pela pura satisfao de expandir seu conhecimento e entendimento. Os jovens nesse nvel so capacitados a irem alm de seus limites na criao de Deus. Necessidades EspirituaisEssas necessidades vo alem das fronteiras do eu. As atividades religiosas e experincias harmoniosas so formas comuns de expresso na busca da realizao nas necessidades espirituais. Para os cristos, o alvo tornar-se mais semelhante a Cristo. Buscamos transcender, com a graa e poder de Deus, os limites de nossos ego e corpo (Efsios 4:11-13). Os adolescentes colocam-se sob tremendas presses auto-impostas quer de aes diretas da parte dos colegas e de suas percepes. Eles se colocam sob presso por estarem em conformidade com as expectativas a fim de anteciparem a recompensa. c. Discipulado por meio do Acompanhamento A histria e as lendas registram as aes de prncipes e de princesas, mas todos ns temos o direito de nascena de estar onde pudermos. Mentores so pessoas especiais em nossa vida que, por meio de suas aes e trabalho, ajudam-nos a avanarmos para cumprirmos nosso potencial. Mentorear pode ser definido como tento um efeito benfico significativo na vida ou estilo de outra pessoa, geralmente como resultado de contato pessoal. O mentor oferece conhecimento, viso, perspectiva e sabedoria especialmente teis outra pessoal. Qualquer pessoa pode mentorear, em qualquer momento e em quase qualquer lugar. Mentorear pode ser uma interveno sem continuidade ou um relacionamento para toda a vida. Pode ser realizado de forma informal, como parte da amizade, ou formalmente, como parte de um programa de treinamento altamente estruturado. Mentorear pode tambm ser quase inconsciente. Uma pessoa pode, sem o perceb-lo, fazer ou dizer algo que exerce efeito importante na outra pessoal. Ou o recipiente pode apenas lentamente tomar conscincia de quo importante determinada interveno foi para sua vida.

Voc teve um mentor? Pense em seu passado por uns instantes. Voc consegue dar
o nome de uma ou mais pessoas em seu passado ao responder s seguintes questes: Que proveu uma das experincias especiais que lhe permitiram compreender o significado essencial de algum evento? Quem proferiu a citao que teve grande significado para voc, que influenciou seu pensamento ou comportamento, e que, algumas vezes, voc repete? Quem o ajudar a revelar um aspecto, uma capacidade ou um talento seu e que at o momento esteve adormecido? O que faz o mentor?. Assinale cada item abaixo se voc conscientemente fez isto por algum:

Os mentores... 48

Estabelecem elevadas expectativas do desempenho Oferecem idias desafiantes ____ Ajudam a construir a autoconfiana ____ Incentivam o comportamento profissional ____ Oferecem amizade ____ Confrontam os comportamentos e atitudes negativas Ouvem os problemas pessoais ____ Ensinam pelo exemplo ____ Provem experincias de crescimento ____ Apresentam as citaes e as fontes ____ Explicam como a organizao funciona ____ Treina algum ____ Ajuda algum nos momentos crticos ____ Oferece conselhos sensatos ____ Incentiva o comportamento de vencedor ____ Desencadeia a conscientizao de si prprio ____ Inspira algum ____ Partilha conhecimento atualizado para o momento ____ Oferece incentivo ____ Auxilia na carreira de algum ____

____

____

O mentor capacita: Mentorear (mesmo que formal) grandemente a arte de fazer o


melhor em determinada situao. Raramente no h de fato uma abordagem passo a passo para ele, no h um que... como ... e quando ... para ele. Mentorear em parte intuio, em parte sentimentos e em parte pressentimento determinados enquanto voc prossegue; de fato disso que vem seu poder. Mentorear de forma saudvel significa respeito pela singularidade da pessoa e se empenha por acentuar seus pontos fortes especiais. Fazer algo como o mentor faz, pode diminuir a propriedade; pode ser uma forma de evitar pensar ou a responsabilidade. Pode tambm ser claramente desconfortvel. A pessoa deveria adaptar a ajuda do mentor a sua situao e estilo. O mentor eficiente deixa ir, ou ainda mais importante, no assume a responsabilidade pela pessoa. O relacionamento de ajuda o relacionamento que d liberdade.

Auto-aperfeioamento do mentor: Alguns dos melhores mentores so pessoas que


assumem que eles, como tambm seus aconselhados, esto em um processo de auto-aperfeioamento de toda uma vida. Aplicar as verdades fundamentais aos novos desafios requer reavaliao constante, discusso e at mesmo discusso at que se chegue a uma nova compreenso. Manter-se atualizado com os novos acontecimentos e suas implicaes. Essa uma fonte dinmica desse aconselhamento. Significa que a tarefa do mentor de autodesenvolvimento, de aprendizagem e de conhecimento nunca concluda. Mentorear, em si mesmo, um campo envolvente. Se, como mentor, voc escolhe tornar-se mestre no ouvir, nas habilidades de ensino, nas tcnicas eficientes de confrontao ou em novos mtodos de resoluo de conflito, voc est iniciando uma jornada de auto-aperfeioamento.

Mudana no aconselhamento: Quando a pessoa est passando por uma mudana


significativa, normalmente necessita de cinco coisas para ter sucesso na adaptao:

49

1. 2. 3. 4. 5.

Viso do que ir acontecer quando ocorrer a mudana. Tempo de absorver uma nova viso. Tempo de ajustar o comportamento. Mecanismos para enfrentar e administrar o estresse da mudana. Tempo para considerar o significado da mudana, interioriz-la e torn-la sua.

No deveramos esperar mudana instantnea. Na verdade, as mudanas bruscas podem ser to estressantes que a dor se torna insuportvel e encoraja a desistncia.

Sete tipos de assistncia do mentor: A pesquisa tem demonstrado os seguintes tipos


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. que so particularmente bons para encorajar o crescimento: Ajudar a pessoa a mudar seu contexto mental. Ouvir. Identificar os sentimentos e a resposta. Confrontar as intenes ou comportamentos negativos. Prover informao apropriada quando necessrio. Delegar autoridade dar permisso. Encorajar a explorao de opes.

Mentorear X aconselhar: Muitos mentores crem que a maior parte de seu trabalho
aconselhar as pessoas que esto sob sua tutela. H um lado negativo no aconselhar. Quando aconselhamos, assumimos que temos conhecimento, viso ou sabedoria superior do problema. Isso pode ser correto sob certas circunstncias ... Mas, quando estamos lidando com um problema pessoal do indivduo, nosso amigo pode conhecer muito mais do problema do que ns mesmos. Alm do mais ele quem o est vivendo. por isso que muitas vezes encontramos resistncia frustrante e muitos sim e mas. Isso no deveria surpreender. H um pouco de arrogncia no presumir que sabemos mais do que a pessoa que est passando pelo problema. Muitas vezes poderemos servir melhor ao: Ouvir com ateno; Dar retorno das emoes que ouvimos e ento expressar, confirmar que no apenas ouvimos, mas compreendemos algumas dificuldades de natureza emocional mais profundas. Prover idias pelas quais a pessoa possa chegar a suas prprias concluses ou o rumo a ser tomado.

A maioria das pessoas realmente no deseja conselho; na verdade, elas valorizam a experincia, as idias, a informao, as elaboraes especiais e o conhecimento de como as coisas funcionam. Elas devem aprender a tomar suas prprias decises, se que ainda no o fizeram. O crescimento depende da pessoa aprender a resolver a maioria de seus problemas.

4.

Disciplina

(1) hora

a. Compreenso do que Disciplina


50

Geralmente associamos a palavra disciplina com uma resposta ao mau comportamento. Isto se aplica disciplina externa (punio). Porm, estamos lidando com uma faixa etria que deveria estar em um modo transicional da disciplina externa (que todos necessitados e deveriam haver recebido durante os primeiros anos da infncia) disciplina interna, que a forma necessria para uma vida bem-sucedida e produtiva. A disciplina interna capacita-nos a compreender a erupo de alegria de Davi em muitos de seus salmos ao declarar: Escondi a tua palavra no meu corao, para no pecar contra ti, ou Deleito-me em fazer a tua vontade, Deus meu. A disciplina interna o que aceitamos para ns como diretrizes morais s quais no cruzaremos o que ou quem esteja olhando, porque devemos ser fiis a ns mesmos. Se estivermos construindo o futuro, ento a disciplina que estamos buscando ela focaliza no futuro; a punio focaliza o passado. Como uma nota marginal: lembre-se da experincia de Israel quando deixou o Egito. Devido sua condio anterior, eles requeriam considervel disciplina externa. Deus fez o Seu melhor; por fim, apenas duas pessoas compreenderam e desenvolveram a disciplina interna. Quanto da multido original entrou na Terra Prometida? Isso deveria ser uma advertncia para ns quanto a quo importante Deus considera a disciplina interna e a perspectiva para a prxima grande entrada.
Visto que a faixa etria dos desbravadores um estgio de transio entre os dois, encontramos desbravadores em todos os pontos de transio ao longo do caminho daqueles que nem mesmo compreendera a disciplina externa queles que so totalmente autodisciplinados. Isso torna nosso trabalho extremamente delicado e desafiador, para no dizer muito. Quando nos dito que a maior necessidade do mundo de pessoas que so to fiis ao dever quanto a agulha Bssola ao plo, essa a disciplina interna de que necessitamos. Visto que os Desbravadores so os melhores jovens no mundo, esta uma rea na qual podemos trabalhar para verdadeiramente brilhar e mostrar ao mundo a verdade. O discipulado o alvo da disciplina. Aqui esto algumas constantes que ns, como lderes, podemos incorporar: No sermos caprichosos ou excntricos duas reas criminosas: 1) As normas obviamente h algumas coisas perigosas e algumas erradas; necessrio o no. Mas use o sim sempre que possvel. 2) Consistncia diga o que voc quer dizer e seja aquilo que diz; as crianas aprenderam em outros ambientes que a persistncia ir lev-los longe. Mantenha as normas ao mnimo Na medida do possvel, voc deseja que seu relacionamento com a criana seja positivo; geralmente as normas lidam com o negativo. Que elas sejam poucas. Alguns adultos gostam de usar trs delas caso o no cumprimento leve punio: 1) No mentir; 2) No desobedecer; 3) No ser desrespeitoso. Quando mais normas voc tiver, mas fcil ser esquecer qual qual. Permita liberdade criana para ser honesta Provrbios 18:13: Responder antes de ouvir, estultcia e vergonha. Oua a criana antes de disciplin-la, e no depois. Esteja disposto a admitir que est errado todos ns cometemos erros. No podemos enganar uma criana; ela sabe quando estamos errados.

51

Busque resolver o problema bsico Muitas vezes, o comportamento apenas a expresso externa de algo mais profundo que est necessitando ateno com muito mais urgncia do que quaisquer sintomas externos. Permita criana ajudar a avaliar sua desobedincia Lembre-se, seu alvo desenvolver a disciplina interna. Se a criana for receptiva, quanto mais estiver envolvida no processo, maior as possibilidades de resultados positivos. Permita-lhe examinar a si mesma e a apresentar a soluo. Nunca acuse uma criana; sempre pergunte Isso difcil de ser posto em prtica, especialmente quando voc realmente j sabe a verdade. A profecia de Isaas a respeito de Jesus: e no julgar segundo a vista dos seus olhos, nem decidir segundo o ouvir dos seus ouvidos. Muitas vezes, isso pode ser decisivo. Jesus recusou-Se julgar; deveramos fazer o mesmo tambm. Assegure-se de que voc e sua diretoria representam um bloco unido as crianas so especialistas em lanar uma pessoa contra a outra. Se voc percebe que voc e sua diretoria no esto juntos, suspenda o juzo at que possam estar sozinhos e falar a respeito. A casa, dividida contra si mesma no subsistir. Nunca ridicularize ou deprecie uma criana A maioria das pessoas tem um senso de valor prprio muito frgil. Enquanto disciplinamos, devemos construir, no destruir esse senso. A correo visa restaurao.

O objetivo da disciplina ensinar criana o governo de si mesma Educao, p. 287. b. Disciplina Eficaz

Um resumo dos conceitos de disciplina eficaz:


1) A disciplina um processo educacional onde a pessoa aprende que comportamento no aceitvel e porque no o . 2) A punio impe uma conseqncia que a pessoa recebe devido a seu mau comportamento. 3) Focalize o mau comportamento que

a. Impede o relacionamento da pessoa com Deus.


b. Prejudica a si mesmo ou impede a pessoa de perceber seu potencial e alcanar seus alvos. c. Infringe os direitos dos outros. 4) Focalize o mau comportamento causado por:

a. Necessidades no satisfeitas. b. Falta de compreenso.


c. Pensamento de que o mau comportamento mais desejvel do que o comportamento aceitvel. d. Rebelio. 5) Um compromisso de comportamento deveria ser simples e incluir quatro coisas (ver tambm c. Disciplina Crist, abaixo):

a. O que a criana promete fazer.


b. O que o adulto promete fazer. c. O que acontecer se a criana quebrar a promessa.

52

d. O que acontecer se o adulto quebrar a promessa. 6) Seis regras para o estabelecimento de um compromisso de comportamento:

a. O compromisso deve ser feito entre o adulto e a criana.


b. c. d. e. Ele deve incluir exigncias razoveis. Todos deveriam estar satisfeitos com o que esto recebendo na barganha. O contrato no deveria ser revisado at dar tempo para ser provado. Evite gratificar prematuramente. Faa-o apenas quando for alcanado o mais possvel o comportamento desejado. f.Mantenha-o facilmente acessvel para reviso de ambas as partes. 7) Uma boa disciplina:

a.Tem um relacionamento positivo com a criana.


b. capaz de perdoar e ser perdoado. c. No egosta. d. Tem motivos puros.

Alguns princpios da boa disciplina:


1) Estabelece a harmonia. Quando a criana experimenta um relacionamento caracterizado por termos como bondade, amor, compreenso, aceitao, h uma tendncia natural de desejar agradar ao fazer o que pedido. 2) Estabelece a autoridade. Alguns interpretam a autoridade como manter a mo firme. Outra definio especialista. Essa segunda definio engendra respeito e confiana. Esse o tipo de autoridade que necessitamos nos tornar. Necessitamos tornarmo-nos especialistas na compreenso das crianas como tambm do Clube de Desbravadores. 3) Ser consistente. Para que a criana se sinta segura no Clube dos Desbravadores e com sua diretoria, ela deve ser assegurada de que aqui, pelo menos aqui, h alguma ordem no mundo. H muitos aspectos da consistncia que so importantes: acompanhar o que foi requisitado da criana. Os mtodos de disciplina usados para certos comportamentos. Toda a diretoria trabalhando junto para manter os limites e lidar com os problemas. O que ocorre entre o lar e o clube em termos das expectativas para a criana. 4) Evite conflito. Lembre-se dos princpios ensinados na unidade a respeito da resoluo de Conflito. No perca o controle. Intervenha apenas quando realmente necessrio. Seja flexvel nos mtodos usados para a disciplina. Ganhe a confiana da criana. Tente o humor para aliviar a situao carregada de tenso. Faa o oposto do que a criana espera. 5) Planeje o programa cuidadosamente. Momentos sem nada o que fazer e momentos de transio, mesmo se apenas alguns minutos criam tempo para problemas. As salas de

53

reunio deveriam ser organizadas de tal forma que uma atividade no interferisse na outra. Inicie e finde na hora certa. 6) Defina os limites. A criana que compreende claramente que comportamento no aceito ir se sentir mais segura e mais capaz de se controlar. Voc pode tentar algo mais ou menos assim: Voc no pode se ferir. Voc no pode ferir os outros. Voc no pode estragar as coisas Cada restrio pode estar baseada nessas normas fceis de serem lembradas. 7) Antecipe dificuldades. Uma advertncia ir ajudar a criana a controlar-se antes de perder o controle. 8) Controle por um toque. Muitas vezes os problemas ocorrem porque os adultos no esto atentos s crescentes tenses. Uma batidinha no ombro ou passar o brao pelo ombro servir como um lembrete de que voc est por perto e ajudar a criana quando ela necessitar de ajuda. 9) Afeio hipodrmica. Uma injeo amigvel de afeio pode dar criana o auxlio em uma situao difcil. Um sorriso, uma piscada, um comentrio espontneo de apreciao renda a certeza necessria de aceitao e apoio que ajuda a estabelecer o domnio prprio. 10) Diversidade. Mudar de atividade para algo que a criana julga ser mais administrvel ir ajudar a criana e recobrar o enfoque. 11) Destaque a realidade. Algumas crianas ficam frustradas porque desejam fazer algo, mas no h tempo, espao, ferramentas, etc. suficientes. Elas se tornam zangadas e agressivas porque no compreendem as restries. Quando a realidade e o que pode ser feito so destacados, elas se sentem bem. 12) Deixe as crianas experimentarem as conseqncias naturais. Algumas vezes o melhor no intervir imediatamente para resolver o problema de rapidamente. As crianas podem aprender o comportamento mais apropriado ao permitir que a situao siga o seu curso. Obviamente h limites para isso; algumas conseqncias podem ser mais graves e a criana deveria ser advertida a fim de que tenha um motivo para descontinuar. O isolamento pode ser uma conseqncia natural. Se a criana no pode cooperar, ento perder o direito de se associar com os outros. O isolamento necessariamente no tem de ser uma experincia desagradvel a fim de aprender uma lio. Quando a criana est isolada, uma boa idia dar-lhe algo para fazer. 13) Louve o positivo. Ignore o negativo. Estar ciente e agradecer o tempo passado com aqueles que se comportaram devidamente a chave. Infelizmente, muitas vezes tempo excessivo gasto com aqueles que se comportam mal, o que refora o comportamento negativo. 14) No moralizar. Lembre-se de criticar o ato, nunca a pessoa. Longas prelees sobre o que determinado comportamento no muito til. 15) Considere os motivos. A maioria das crianas considera que a punio deveria ser dada com base na quantidade de danos independentemente dos motivos envolvidos. A boa disciplina baseia-se nos motivos. 16) Seja positivo. Faa solicitaes positivas s crianas. Em vez de lhes dizer para no fazerem algo, diga-lhes para fazerem. Fiquem no cho em vez de dizer No fiquem sobre a mesa.

54

17) Salve as aparncias. No se coloque ou a criana em uma situao impossvel. Deixe espao para uma sada agradvel. No exija uma promessa que a criana provavelmente nunca ir se lembrar. 18) No interfira. 29) Seja um exemplo. Deus nos lembra por meio de Ellen White: Se os pais quiserem ensinar aos filhos o domnio prprio, eles mesmos devem formar primeiro o hbito. As repreenses e crticas dos pais encorajam nos filhos um temperamento precipitado e impetuoso Orientao da Criana, p. 94. 20) Ore. H poder na orao mesmo quando tudo o mais falha. importante orar por orientao quanto ao tipo de disciplina e a forma em que deve ser aplicada a fim de que a criana possa experimentar a melhor aprendizagem. c. Disciplina Crist

A maioria das pessoas nem sempre tm confiana quanto sua capacidade de administrar e disciplinar seus prprios filhos, j os diretores dos desbravadores assume a responsabilidade de manter a disciplina do clube todo! Felizmente, muitas das habilidades disciplinares e administrativas podem ser aprendidas e, com cuidadosa implementao, ser muito bemsucedida. A maioria dos lderes dos desbravadores observou que as tcnicas de disciplina melhoram com a prtica. Deve-se desenvolver um plano para o controle do comportamento paralelamente ao plano do programa anual. Ele pode ser desenvolvido pelo staff durante o programa pr-anual. A equipe pode desejar receber contribuio de educadores profissionais na rea, de conselheiros e de outro pessoal treinado. Depois da aprovao do programa e do plano administrativo pela comisso da igreja, ambos devem ser apresentados durante as reunies de organizao do clube, no incio de cada ciclo. As famlias devem receber cpias escritas.

Responsabilidades dos Lderes dos Desbravadores


Estabelecer regras. 1. Poucas regras, afirmadas de forma simples. 2. Coloc-las por escrito e entreg-las s famlias. 3. Discuti-las em detalhes na primeira reunio e rev-las periodicamente. Estabelecer os procedimentos disciplinares. Os seguintes cinco passos do plano administrativo utilizados por muitos clubes. O alvo de cada passo do procedimento ajudar o desbravador a escolher o comportamento adequado. As conseqncias do mau comportamento se tornam mais graves com cada passo consecutivo do programa. 1) Interao verbal. A maioria dos desbravadores responde interao verbal. Afirmaes depreciativas podem mudar o comportamento, mas no promovem uma atmosfera crist. Delineamos aqui duas tcnicas da interao verbal.

a. A realidade do dilogo um mtodo de fazer quatro perguntas que ajudam o desbravador a se tornar ciente de suas prprias aes.
Lder: O que voc est fazendo?

55

Voc est quebrando as regras? O que voc deveria estar fazendo? O que pensa fazer? E se o desbravador no tiver um plano ou no responder s perguntas? Ento o lder, de forma muito amigvel, pede-lhe para sentar-se em um lugar tranqilo at que tenha um plano. b. Dilogo interrompido simplesmente reafirma repetidas vezes a mesma afirmao. O lder no se envolve em discusses sem fim. Simplesmente repita o pedido original, mais ou menos como o seguinte exemplo: Lder: Desbravador: Lder: Desbravador: Lder: Desbravador: Lder: Desbravador: Por favor, coloque a barraca no caminho. Mas eu estou indo nadar. Por favor, coloque a barraca no caminho. Por favor, deixe-me ir nadar. Por favor, coloque a barraca no caminho. Mas minha me disse que eu poderia nadar. Por favor, coloque a barraca no caminho. Est bem .....

Se o desbravador continuar escolhendo o comportamento imprprio e no responder de uma forma positiva interao verbal, ento o lder pode passar para o segundo passo do programa o Bilhete de Advertncia. 2. Bilhete de Advertncia. Um bilhete escrito o segundo passo no procedimento. Este dado de tal forma a no desorganizar a reunio. O lder simplesmente entrega ao desbravador o bilhete. No necessrio qualquer comentrio verbal; porm, um sorriso ou uma batidinha no ombro pode ajudar o desbravador a perceber que ele ainda aceito pelo lder embora seu comportamento no. Modelo de Bilhete de Advertncia Voc j recebeu uma advertncia verbal quanto a quebrar as regras do clube. Esta uma advertncia escrita para lembr-lo de escolher o bom comportamento. Desfrute do restante da reunio dos desbravadores.

56

O bilhete descartado no final de cada reunio ou evento de tal forma que o membro possa iniciar com um registro limpo em cada atividade. Poucos desbravadores ultrapassaro esse estgio. Contudo, se o desbravador continuar escolhendo o comportamento imprprio depois desse bilhete, o terceiro passo o castigo. 3. Isolamento e compromisso escrito. O objetivo desse passo separar o desbravador do grupo a fim de que as atividades possam prosseguir. Ele permite uma outra oportunidade ao desbravador para descrever e escolher especificamente o comportamento apropriado. O lder pede ao membro para sentar-se em um lugar isolado e pensar sobre o comportamento que est escolhendo. O lder ento entrega ao membro a seguinte folha de compromisso e diz: Quando voc se decidir pelo bom comportamento, ento preencha este compromisso ao descrever o tipo de comportamento que escolher no restante da reunio. Modelo de Compromisso de Comportamento Eu escolho ____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ a fim de que possa participar nas atividades do clube. Data: ____________ Assinatura: _________________________ Desbravador ___________________________________ Pais ___________________________________ Lder

Caso o membro no opte pelo bom comportamento, o lder respeita a escolha dele, mas o desbravador deve permanecer isolado at o encerramento da reunio ou do evento. Se o comportamento continuar problemtico, ento o desbravador deve levar a folha de compromisso para casa e pedir para os pais assin-la e devolv-la na prxima reunio. Caso o comportamento imprprio prossiga, ento o Quarto Passo deve ser iniciado: 4. Reunio com os Pais. O objetivo dessa reunio prover outra oportunidade para o desbravador fazer o compromisso de escolher o comportamento apropriado. Deve-se marcar uma reunio no lar ou em outro local neutro. O lder deve, com tato, mencionar o comportamento apresentado, sem condenar a criana, e mencionar o processo de escolha que ele est usando; ainda, que passos administrativos foram tomados para facilitar o processo de uma escolha melhor. Deve ficar claro que estamos preocupados com o crescimento dele, seu bem-estar e com a permanncia no clube. No estamos irados contra ele e tambm no queremos que deixe o clube. Apreciamos muito os aspectos positivos e talentos que ele demonstra (seja especfico). Ento, a reunio

57

pode ser encerrada com uma afirmao direta ao desbravador: Joo, talvez voc possa nos dizer quais so seus planos quanto a seu comportamento durante as reunies do clube. Se houver uma resposta positiva, entregue outra folha de compromisso para ser preenchida e assinada pela criana e por seus pais. Caso a reao ainda seja negativa, avance para o Quinto Passo: 5. Suspenso do clube. Visto que a suspenso deve-se, de fato, escolha da criana, o lder pode ainda mostrar amizade e ateno. A criana tambm necessita compreender bem claramente que foi por sua escolha a suspenso do clube. Quanto a voc, teria ficado muito feliz se a escolha tivesse sido outro, e talvez um dia, em breve, a criana faa a escolha de regressar ao clube com um comportamento melhor, o que voc espera seja breve, pois a estar aguardando de braos abertos! Nota: A suspenso do clube pelos motivos abaixo deve ser imediata e nenhum dos passos anteriores deve ser seguido: Consumo de drogas. Violncia sexual Uso de armas de fogo

Modelo da carta de suspenso, pelos motivos descritos no item 5: Modelo da Carta Querida Susana: Temos tristeza de que voc tenha escolhido um comportamento inadequado durante as reunies do Clube dos Desbravadores. Uma parte importante de pertencer ao clube a obedincia s normas e aos regulamentos. Sinceramente esperamos que voc sinta saudades do clube e que decida obedecer s normas. Quando voc estiver pronta para voltar, por favor, descreva o comportamento que podemos esperar de voc, ao preencher a Folha de Compromisso, anexa a esta carta. Queremos que voc volte logo sentiremos saudades. Seu amigo e lder,

5.

Questes Atuais (1 hora)

(Violncia na famlia, AIDS, abuso infantil, preveno da violncia,uso de drogas por adolescentes, o tabaco e o seu corao, lcool,(etc) Vrios temas podem ser discutidos durante esse perodo. Provavelmente, o melhor selecionar uma ou duas questes apresentadas em um seminrio. Os temas podem tambm podem ser rotativos a fim de que a liderana possa ter um tema diferente para discutir. Outros temas podem surgir e que podem ser de uso ou necessidade mais imediato. Estas so algumas idias para cada uma das sugestes relacionadas acima para servirem com trampolim para a concluso deste seminrio.

58

Violncia na Famlia
Aqui figuram um amplo espectro de maus-tratos no crculo familiar. Desde os maus-tratos fsicos como bater, jogar, queimar; abuso sexual, ou abuso emocional como ameaas, insultos, assdio ou negligncia esto nessa categoria. As pessoas usam violncia devido necessidade de poder e controle, porque esto sobrecarregadas pelo estresse, porque temem a perda do emprego, porque tm contas no pagas, relacionamento tensos e/ou abuso de bebidas alcolicas e outras drogas. Pode haver violncia devido a sentimento de isolamento, falta de apoio da famlia, ou porque a violncia tida como normal aqueles que cresceram como vtimas da violncia apresentam o mesmo comportamento. O abuso pode ser direcionado para o cnjuge, aos filhos, ou entre eles (ver tema abaixo a respeito do Abuso Infantil), ou membros idosos da famlia. A violncia na famlia pode resultar em morte, no caso extremo, ou, pelo menos distrbios emocionais como depresso, perda da auto-estima, medo irrazovel, e sentimentos de desamparo e falta de valor. O abuso muitas vezes permanece no noticiado por uma ou mais razes. As pessoas podem se sentir presas da falta de alternativas, dependncia financeira, falta de proteo. Talvez o motivo mais triste para essas famlias permanecerem juntas deve-se s emoes muito humanas de esperana e amor. Muitas pessoas em lares violentos amam umas s outras, a despeito de tudo. Eles passam momentos bons juntos e esperam que tudo ir melhorar. As vtimas, muitas vezes, sentem que melhor sofrer do que se separar das pessoas queridas. A violncia na famlia pode ser prevenida. A chave o reconhecimento do problema e aes positivas. Todos podem desempenhar uma parte na preveno. Naturalmente, pode-se comear pelo prprio lar, ainda que no haja violncia contnua, caso algum demonstre tendncias para recorrer violncia, como os vrios membros da famlia respondem tenso e ao conflito? Ensine as crianas que a violncia no a forma aceitvel para a soluo de problemas. Ensine-as formas de resolverem os conflitos e de expressarem a ira sem recorrer violncia. Busque formas de transmitir sentimentos que excluam a agressividade. H recursos externos de ajuda para famlias com problemas. Algumas comunidades tm centros de Servio Social e outras entidades semelhantes que podem prover aconselhamento, informaes, fazer encaminhamentos e outras ajudas afins. As organizaes religiosas e o clero muitas vezes provem servio especializado. Pode ser necessrio chamar o departamento de polcia para intervir e proteger. A pessoa pode se envolver ativamente na promoo da conscientizao por meio da mdia e de publicidade. Voc pode apoiar esforos educacionais, legais e sociais para pr um fim violncia na famlia. Pode-se implementar telefones emergenciais, como um servio da igreja local, comunidade. De muitas formas e por todos os ngulos, podemos ajudar a tornar o lar um abrigo e um cu e no um lugar de violncia.

AIDS
O Departamento dos Desbravadores produziu um manual especial a respeito desse tema. Certamente, risco maior a que as pessoas esto sujeitas e a falta de conhecimento. Este a chave para separar o fato da fico a respeito da AIDS. Um dos motivos porque essa doena gera tanta emoes, at mesmo pnico, o fato de que no haver cura. Ela causada por um vrus cuja abreviatura HIV. 59

Este vrus se propaga, basicamente, de quatro maneiras: 1) Ter relacionamento sexual com pessoa (de qualquer sexo e idade) portadora do vrus; 2) usar agulha ou seringa de pessoa infectada; 3) a me que transmite a doena ao feto ou, posteriormente, pela amamentao; 4) ou por meio de sangue ou produtos de sangue contaminado. importante saber como no propag-lo. A pesquisa atual mostra que o vrus no se propaga: 1) pelo ar; 2) por atividades no sexuais como aperto de mos, abrao ou beijo social; 3) em piscinas, banheiras, restaurantes, banheiros pblicos, bebedouros ou nibus; 4) por contato casual como telefone, xcara ou garfo ou pelo contato no trabalho ou na escola; 5) atravs de mosquitos ou outros insetos; 6) tampouco por doao de sangue (deve ser usado apenas equipamentos e agulhas esterilizados e descartados depois do uso). Voc no pode identificar algum infectado pelo HIV por sua aparncia. A pessoa pode estar contaminada sem o saber. Qualquer pessoa pode contaminar-se o que se faz no o que se que importa. Engajar-se em comportamento de risco ainda que apenas uma vez pode provocar a contaminao. A incubao pode durar vrios anos sem qualquer indcio da doena, e assim o vrus pode ser transmitido durante esse perodo. Podem aparecer sintomas progressivos, incluindo glndulas linfticas intumescidas no pescoo, axilas ou virilha; febre recorrente, incluindo suores noturnos, diminuio do apetite, cansao constante, diarria, perda rpida de peso, manchas brancas na boca; danos cerebrais e na coluna dorsal conhecido como paralisia, perda de coordenao, da viso ou audio, confuso, esquecimento e incapacidade de tomar decises. A maioria das pessoas infectadas pelo HIV ir desenvolver a AIDS. Quando o sistema imunolgico fica gravemente debilidade a doena que normalmente era normalmente imperceptvel ou muito branda se torna potencialmente fatal. As pessoas no morrem normalmente de AIDS, mas das complicaes que ela desenvolve.

Abuso Infantil
O abuso contra a criana definido como maus-tratos ou negligncia que resulta em danos ou ferimentos. Muito do que foi dito acima a respeito do abuso na famlia vlido aqui. O abuso fsico pode incluir bater, morder, agitar violentamente, queimar, lanar objetos contra a criana. O abuso emocional pode incluir diminuir a criana mediante ataques verbais, ameaas e humilhaes. O abuso sexual pode incluir contato sexual, incesto, toques imprprios, usar a criana em filmes ou fotos pornogrficas, prostituio, linguagem ou exposio obscena. O abuso contra a criana pode envolver a negligncia: voluntariamente deixar de satisfazer as necessidades emocionais da criana ao priv-la de amor e ateno; deixar de satisfazer-lhes as necessidades fsicas como, por exemplo, alimento, vesturio, abrigo e segurana; e, conscientemente, deixar de oferecer orientao e superviso. Todas as crianas dependem dos adultos para a segurana, aceitao e orientao. Quando os adultos prejudicam ou negligenciam a criana, seu mundo se torna incerto e ameaador. Os efeitos emocionais do abuso podem durar a vida toda. importante compreender a pessoa que abusa de crianas para compreender o abuso contra a criana. No um tipo tpico de ofensor. Eles procedem de todas os grupos econmicos, tnicos e sociais. A maioria so pessoas comuns que passam por graves problemas pessoais. Rarssimos ofensores tm doenas mentais. A maioria conhece e at mesmo ama a criana de quem abusam. Geralmente eles tm certos traos em comum. Baixo auto-estima, falta de controle das emoes quando eles mesmos sofreram abuso sobre extrema presso, e falto de conhecimento a respeito da paternidade.

60

Ns que lidamos com crianas devemos estar atentos aos sinais de advertncia do abuso contra a criana. Os sinais fsicos podem incluir: feridas, verges, fraturas, cortes, queimaduras, falta de cabeo e ferimento na genitlia. Os sinais fsicos nem sempre so visveis; eles podem ser explicados como acidentes (que bem podem ser verdadeiros!). O comportamento da criana pode apresentar alguns indcios. Mudanas dramticas no comportamento, especialmente agresso ou retraimento; medos incomuns, como de certas pessoas ou casas; fadiga ou fome constante; mesmo pedir alimento; atrasos freqentes ou ausncia ou incapacidade de concentrao; desejo ardente de chamar a ateno e conhecimento incomum idade a respeito de sexo. Embora possam ser sinais de advertncia, nem sempre significam abuso. Quando fica evidente o abuso contra a criana, ele deve ser informado e atendido.

Violncia Entre os Jovens


As profecias a respeito dos tempos em que estamos vivendo so muito acuradas; vivemos em uma sociedade cada vez mais violenta. A violncia a norma no entretenimento, nas notcias, nos desenhos animados, nas ruas em todas as partes para as quais nos voltemos. fcil ficarmos paranicos a respeito dela. Ela no ou necessariamente deveria ser. No aceitamos a violncia como forma segura de vida e devemos buscar formas de eliminar a violncia, o quanto possvel, quer real ou percebida. A maioria dos jovens no escolhe a violncia, a maioria no deseja estar envolvida nela, mas muitos conhecem algum que foi vtima da violncia. Uma pequena porcentagem dos jovens comete grande parte da violncia. Embora todos os jovens sejam influenciados pela violncia em sua vida, aqueles que a acatam o fazem por vrios motivos: Foram vtimas de negligncia ou de abuso no lar; no tm modelos positivos em sua vida; eles comeam a enfrentar o que se torna seu alimento violncia na mdia; na busca da famlia ou devido presso do grupo, unir-se a uma gangue; a baixo auto-estima leva violncia; a famlia e a comunidade no possuem valores significativos; no tm perspectiva do futuro falta de emprego, excluso da famlia, nenhum motivo para estabelecer ou seguir alvos positivos; a violncia entre os jovens deve tambm incluir o consume de bebidas alcolicas; drogas e acesso a armas uma mistura de tudo acima. Todos temos a responsabilidade de fazer parte da soluo no combate violncia entre os jovens. Isto pode se dar por meio do envolvimento direto no apoio comunidade, escolas, polcia ou por nosso exemplo, acompanhando e trabalhando com grupos de jovens na igreja como, por exemplo, os Desbravadores, etc. Em todos os casos fundamental servir de modelo. Tratar os outros com respeito, celebrar a diversidade, viver estilo de vida saudvel, nunca portar uma arma ou us-la, cuidar com o que assiste na televiso ou com o que l incentivar a qualidade nos hbitos de leitura. Em seguida, firmar a auto-estima dos jovens que o cercam. Dispor-se a ouvi-los; muito sentem que ningum se importa com o que eles pensam, talvez no desejam que voc lhes solucione os problemas, mas desejam que algum os oua. Dar-lhes nveis crescentes de responsabilidades com as quais consigam lidar e que lhes seja de aprendizado. Eles necessitam saber que podem fazer a diferena. Ajude-os a desenvolverem suas habilidades naturais, a participar em atividades saudveis depois das aulas e lembre-os do valor de seguirem estudando.

Uso de Drogas, Tabaco e lcool pelas Adolescentes

61

Este tema, provavelmente, poderia ser generalizado e no apenas voltado para os adolescentes visto que as drogas so um problema geral que afeta pessoas com mais idade e no apenas as drogas, mas tambm as bebidas alcolicas e o tabaco, uma vez que tambm so drogas da moda. Muitos Clubes de Desbravadores provavelmente crem que essa uma questo irrelevante para eles e, provavelmente, estejam certos, pelo menos no momento; porm, as drogas esto avanando cada vez mais, a despeito dos esforos do governo para conter ou reduzir essa praga. Mesmos as crianas menores ainda no afetadas pela loucura das drogas devem ser conscientizadas quanto aos perigos e problemas e saber como recus-las porque cedo ou tarde sero confrontadas com essa escolha. Todas as crianas deveria ser ensinadas a pensar antes de tomar decises a respeito do que quer que seja, incluindo as drogas. O Departamento de Sade da Igreja tem vrios materiais excelentes a esse respeito. B. Planejamento e Programao de Acampamentos......................4 horas 1. Introduo ao propsito, objetivos e processo de planejamento de acampamentos Antes de planejar um acampamento, os lderes devem decidir qual ser o seu objetivo. Devem estabelecer alvos claros. Com isso claramente definido, todas as atividades tero significado e o planejamento ser mais simples. Se no forem definidos os alvos, um torpor tomar conta do acampamento, o que abre as portas para problemas que vo desde o social at segurana, para no mencionar a diminuio do interesse da parte dos acampantes. Deve-se definir um alvo principal, com outros alvos secundrios menores que permitiro a concluso dos alvos anteriores ou estabelecer o tom de alvos futuros. Deveria haver um modelo claro de crescimento (desenvolvimento do conhecimento) dos participantes de tal forma que os acampamentos no se tornem repetitivos e enfadonhos. Se novos acampantes se unirem ao grupo, eles necessitaro ter alvos paralelos que os capacitem a desfrutarem sem desconsiderar suas habilidades.

Objetivos dos Acampamentos


1) Ajudar os jovens a se sentirem mais prximos de Deus e a conhec-Lo melhor por meio de Sua criao. 2) Desenvolver uma atmosfera familiar ao ar livre. 3) Ensinar a autoconfiana. 4) Preparar os jovens para os eventos futuros preditos na profecia. 5) Satisfazer o esprito de aventura. 6) Ensinar habilidades para enfrentar os elementos naturais. 7) Aprender a desfrutar dos desafios da adversidade. 8) Desafiar e vencer os temores do desconhecido. 9) Prover atividades e ambiente no qual os lderes e os desbravadores possam desfrutar de companheirismo. 10) Ensinar habilidades tais como observao, trilha, orientao e sobrevivncia.

Impacto no Deserto
A maior parte do tempo os clubes tendem a acampar em reas de camping, etc. Quando for possvel e quando desenvolverem mais conhecimentos, poderiam acampar em uma rea realmente deserta. Deve estar em vigor o tempo todo o seguinte Credo dos Viajantes pelo Deserto, e muito mais em circunstncias especiais: Credo dos Viajantes pelo Deserto

62

Creio que o homem a criao inteligente de Deus pode viajar pelo deserto sem deixar pegadas. Manterei meu grupo pequeno. Permanecerei em um lugar prximo. No irei cortar rvores ou galhos. No farei fogueira, ou se fizer, verei que seja pequena e espalharei seus restos antes de partir. No deixarei lixou ou outra evidncia de minha estada no deserto. No DEIXAREI PEGADAS.

Planejar e programar um acampamento normalmente lida com um ou dois tipos diferentes. O tipo mais comum o acampamento de todo um clube; o menos comum (porm, muitas vezes mais producente) o acampamento de uma unidade. Ambos tipos necessitam ser planejados para o mximo uso na concluso dos requisitos de vrias especialidades ou classes de nveis, como tambm para satisfazer as necessidades dos desbravadores em si. O planejamento deve iniciar durante as reunies de planejamento iniciais a fim de que, quando apresentado na reunio de abertura, os pais possam ter as informaes necessrias para planejar sua programao para o ano com tambm prepararem-se financeiramente. Quem responsvel por planejar o acampamento? Se for o acampamento do clube, todo o staff deve estar envolvido. Se a unidade for acampar, ento o conselheiro e instrutores envolvidos deveria fazer o planejamento com o programa finam sendo votado pela comisso administrativa do clube. Esta ltima parte importante para prover uma segunda camada de proteo para a liderana do clube. A negligncia pode resultar em processo e envolver a liderana toda, incluindo aqueles que nem estavam acampando ... portanto, ateno! bom que os grupos pequenos faam o pedido comisso dos desbravadores. Isso ir reduzir a responsabilidade da liderana do clube no caso de acidentes ocorridos em uma atividade no includa no pedido feito por escrito. Ele d comisso a possibilidade de aprovar ou desaprovar as atividades propostas. Ele deixa atrs um documento detalhado com a pessoa responsvel detalhando todas as atividades e outras informaes pertinentes no caso de acidentes ou outras emergncias. O documento deveria incluir: Nome do grupo/unidade acampante Data do acampamento. Lder do acampamento. Participantes do acampamento. Localizao do acampamento. Propsito do acampamento. Equipamento a ser utilizado. Transporte. Programa de atividades.

Nota: Todos os clubes necessitam certificar-se de que haja cobertura de seguro para todos os eventos, incluindo acampamentos. Salvo por procedimentos padronizados para a seleo do local, aprendidos na especialidade de acampamento, o local ir determinar os tipos de atividades que podero ser desenvolvidas. Contrariamente, o objetivo escolhido determinar o local. prudente saber bem o que est disponvel (reconhecimento visual) antes de planejar o acampamento a fim de que o local esteja de acordo com o programa esperado. Uma vez compreendidos e includos no processo os itens acima, ficar mais fcil a atividade em si de planejamento. No h programa bsico que satisfaa as necessidades de todos os acampamentos; os horrios, as atividades e tudo o que ser focalizado e gerado para realizar o que foi pensado dever ser feito toda vez que o grupo for acampar. 2. Caminha, Mochila e outras formas de acampamento

63

Nesta seo apresentaremos alguns dos conceitos tradicionais para mochila que tem satisfeito algumas geraes de excursionistas. Esta informao ainda muito til para a maioria de ns que gosta de estar ao ar livre. Contudo, tem havia uma grande revoluo por parte de um grupo de excursionistas que esto redefinindo todo o reino das mochilas. H os excursionistas de longa distncia. Essas pessoas caminham mais de 3.400 km em menos de seis meses. Esse estilo de caminhada suscitou uma mudana drsticas na filosofia do tipo de mochilas que pode ser aplicada tambm para aqueles que fazem caminhadas nos fins de semana. Os excursionistas sempre buscaram o menor peso. As mochilas superleves tm permitido a introduo do conforto a um nvel que em que o peso total da mochila que de fato aumento o desconforto do mochileiro (as mochilas de fim de semana tendem a ter de 10 a 25 kg). Os que fazem caminhadas de longa distncia foram capazes de reduzir o peso das mochilas para 6 a 12 kg e, no entanto prover todo o essencial para sua viagem no fim do ms. Alm do peso, que passou a ser ultraleve, o preo tambm baixou. H um site na Internet que prov um frum contnuo para mochilas ultraleves, e sugestes baratas para improvisar. A informao pode ser encontrada em www.thruhiker.com. Algumas dessas idias so tambm incorporadas no material instrucional revisado para as vrias especialidades de acampamento/mochileiros. Para os instrutores desta seo: melhor ter um modelo do equipamento para demonstraes do equipamento usado tipicamente em contraste com o ideal disponvel, ou sugestes para economizar sem comprometer a segurana. 1) Roupa confortvel, incluindo calados, com mudanas sazonais em mente. 2) Mochila, devidamente carregada com o essencial. 3) Equipamento adicional especializado para percursos com canoa, bicicleta.

Sugestes para caminhadas com mochila.


Planeje a caminhada tendo em mente o destino e os alvos que podero ser alcanados no tempo permitido. Inicie a caminhada lentamente e permita tempo para os ajustes e condicionamento; estabelea uma cadncia moderada. Aprenda a caminhar colocando os ps suavemente no cho com os dedos apontando para frente. Aprenda a respirar profundamente. Faa intervalos de 50 minutos ou quando necessrio, assegurando-se de que todos os caminhantes faam uma parada. Faa intervalos peridicos e sente-se no cho com as perdas erguidas sobre um toco ou pedra para relaxar a musculatura mas, as paradas so essenciais para que o corao repouse um pouco. Enquanto efetivamente caminhando, melhor no comer. Pare, descanse e coma. A caminhada pode queimar at 5.000 calorias por dia, portanto o alimento deve ser de fcil digesto, rico em carboidratos e calorias. No beba grandes quantidades de gua de uma vez enquanto estiver caminhando tome goles freqentes. Caminhe ao longo de estradas: andem sempre em fila nica no sentido contrrio dos carros.

64

No entre em propriedades particulares, salvo se houver autorizao e deixe os portes como os encontraram. Pense nos outros: no arraste os ps, provocando excessiva poeira; no pare nos calcanhares da pessoa a sua frente. A informao transmitida no incio da fila deve ser passada para os ltimos da fila. Atribua tarefas durante a caminhada: o lder, aquele que marcar o passo, primeiros socorros, controlador do tempo nas paradas, responsvel pela segurana, etc. Confira depois de cada parada a fim de que ningum tenha sido deixado para trs; um adulto deve sempre ficar na retaguarda. As bolhas devem ser cuidadas imediatamente. Avalie a caminhada depois de concluda. O que foi aprendido? O que foi realizado?

Vesturio apropriado
Visto que a caminhada pode ser feita em qualquer estao do ano, no h necessidade de cancelar uma viagem; apenas saber como se preparar para ela. Mesmo no calor, em altitudes elevadas, pode ser frio noite; esteja preparado. Um erro comum nas caminhadas realizadas no inverno agasalhar-se excessivamente; a pessoa deve estar aquecida sem transpirar em demasia; vrios agasalhos o ideal remover quando esquentar e recolocar quando esfriar. No inverno, meias de l so preferidas; use mitene no lugar de luvas, cubra as orelhas, dependendo do frio; cobrir o rosto poder ser tambm desejvel. No permita calados imprprios; no se deve usar sandlias de tiras, solas de couro, ou calados novos. No perodo de chuva, usar material impermevel. No calor, calados leves, prprios para caminhadas. Usar duas meias ir prevenir a frico levando a bolhas. obrigatrio proteo para a cabea em algumas reas e essencial em altitudes para reduzir os danos causados pelos raios ultravioletas; muitos tambm deveriam usar protetor solar para o nariz. Caminhar na neve requer culos escuros a fim de prevenir a cegueira pela neve. H muitos tipos de mochilas; a escolha de preferncia pessoal e de acordo com as condies financeiras. As boas mochilas carregaro a carga no alto dos ombros com bom suporte nos quadris. Os itens pesados devem ficar nos compartimentos superiores, os mais leves nos compartimentos inferiores. As mochilas no devem exceder a 1520% do peso do corpo para crianas em crescimento. Lista de conferncia das mochilas: Quando algum determina que ser mochileiro ser uma paixo a onde a verdadeira arte (e divertimento) iniciam. A seguinte relao foi desenvolvida pelo codinome H-monster, para um jovem mochileiro que recentemente caminhou 3.500 km pela

Mochilas

65

Appalachina Trail, no leste dos Estados Unidos. Essa viagem leva uma meia de 5 a 6 meses para ser concluda e o caminhante pode esperar destruir de trs a quatro pares de botas para caminhadas. A relao atinge o total de 6,3 kg com a cuidadosa seleo de equipamentos ultraleves. Incluindo alimento e gua para uma semana, o peso ser de aproximadamente 11 kg.
Essenciais: Saco de dormir. Almofada. 2 pares de meias e lenis. 2 shorts. 2 camisas. Jaqueta impermevel e protetor para a mochila. Papel higinico. Tubo pequeno de pasta de dentes. Escova de dentes. Caneta. Bloco pequeno de papel. Canivete. Forno*. Opcional Botina. Walkman Chapu Mosqueteiro. Combustvel. Cmara descartvel. Lanterna pequena. gua sanitria, iodo para purificar a gua. Panela pequena ou lata para aquecer a gua. Leno grande. Acendedor. Colher. Kit de primeiros socorros: Curativo aderente. Bandagens. Muito analgsico. Para Inverno Macaco de malha para uso interior. Meias de l. Calas compridas. Camisa de l.

Escolha dos alimentos


Valor nutritivo. Deve-se estar mais atento a este item do que em casa, visto que as necessidades so levadas ao extremo e enfermar-se durante a caminhada no uma conseqncia casual. A queima de calorias excede qualquer capacidade de consumo de caloria. Peso. Todos os raes devem ser leves, mas no sacrifique a quantidade necessria em funo do peso salvo se estiver disposto a ficar constantemente faminto. Opte por volume menor. Alguns alimentos podem ser bem leves, mas a embalagem cheia de ar. Frgil. Alimentos que quebram, amassam ou misturam devem ser evitados. Perecveis. Alimentos estragam com facilidade devem ser usados apenas nos menus dos primeiros dias. Empacotamento da rao. Coloque refeies completas em sacos plsticos separados. Sendo que a refeio do ltimo dia no fundo e a do primeiro dia em cima.

Viagem de canoa
*

Forno feito de duas latas de refrigerante, ver website www.thru-hiker.com, informaes sobre especialidade em acampamento, ou Manual Administrativo dos Desbravadores.

66

Rios tranqilos, lagos e canoagem como uma forma de acampamento est cada vez mais restrita. Cada vez menos pessoas tero alguma vez oportunidade de desfrutar de uma encantadora viagem de canoa, para verdadeiramente embrenhar-se na mata e desaparecer da face do globo. O impacto na psique daqueles que se aventuram, realmente vale a pena o esforo, caso haja essa possibilidade para seu clube. Sendo assim, importante que incluamos aqui algumas diretrizes. A primeira delas, naturalmente, envolve a habilidade dos participantes! Todos devem ter concludo, pelo menos, a Especialidade Intermediria de Natao e terem muito conhecimento em canoagem (eles podem concluir a Especialidade em Canoagem nesta viagem, mas devem ter suficientes conhecimentos antes de participar). As canoas no devem ter menos de 4,7 m e nem mais de 5,9. As canoas de alumnio parecem ser as preferidas, embora haja vrios tipos de outros materiais usados que so mais leves. A chave a durabilidade, ainda que danificada, visto que vocs podero estar a vrios dias de distncia da civilizao. O mercado oferece uma ampla variedade de remos, sendo a mais eficiente a com a haste curvada. Porm, novamente a durabilidade pode ser mais importante. Um dos aspectos de ir acampar de canoa o potencial para levar mais equipamentos e alimentos o que torna a vida mais confortvel. Se estiver envolvido transporte da canoa por terra, ento limite seus equipamentos quilo que voc capaz de carregar. Colocar tudo dentro da canoa tambm uma arte. Rapidamente se aprende como carreg-la a fim de permanea leve, com o mnimo de arrastamento ou inclinao. Normas de segurana! Saia da gua primeira advertncia de tempestade; nunca d uma bordada em corredeiras sem conhecer a rota. Tenha sempre consigo mapa e bssola. Os lagos podem confundir devido mistura de ilhas, trilhas ocultas e distncias enganosas. A ltima e mais importante: todos devem ter coletes salva-vidas; at mesmo os melhores nadadores iro se afogar se tiverem um problema em uma queda dgua.

Excurso de bicicleta
Quando da concluso, conferida a Especialidade em Ciclismo. Toda uma semana de aventura sobre uma bicicleta pode ser muito gratificante fsica e espiritualmente aos participantes. Embora as distncias nos primeiros dias possam ser de apenas mais ou menos 80 km, dobrar esse nmero por volta do terceiro dia e a cada dia consecutivo pode ser de fato possvel, ainda que os ventos estejam moderadamente contrrios. Mapas e revises visuais so necessrios para a escolha de rotas menos viajadas. A escolha de pontos de encontro adequados para o almoo e acampamento requer trabalho e permisso prvios. As rotas deveriam tambm ser escolhidas por sua beleza inerente. Seria bom que todos os participantes se preparassem para pedalar vrias distncias curtas (8 40 km) antes do evento. Normas de Segurana 1) Obedea a todas as leis de trnsito bicicleta veculo! 2) Rode com o fluxo de trfego, em fila nica a um metro da beira. 3) Use os sinais padronizados para virar ou diminuir a velocidade.

67

4) 5) 6) 7) 8)

No se misture no trfego. No d guinadas e no pare a corrida. No ande com velocidade. Seja corts. Beba muito lquido para precaver-se contra a desidratao.

Inspeo da Bicicleta Todas as bicicletas devem estar em boas condies, com todos os equipamentos padronizados de segurana. Os participantes deveriam tambm ter um kit bsico de ferramentas e partes sobressalentes destinadas a reparos. Equipamento Necessrio Todo o equipamento deve ser fixado no bagageiro de forma a manter a bicicleta em equilbrio; os participantes deveriam apenas portar mochila nos quadris ou para o dia, de preferncia nenhuma. O capacete obrigatrio, duas garrafas com gua, e recomendado usar traje prprio para ciclismo. Se for possvel prover um carrinho, equipamento de camping e outros poder ser usado no lugar do bagageiro da bicicleta. 3. Local do acampamento arranjos, impacto ambiental, saneamento Alm do conhecimento bsico da escolha do local, aprendido em vrias especialidades de acampamento, a escolha do local para o acampamento do clube envolve vrias consideraes adicionais. Podemos considerar a passagem dos israelitas pelo deserto e ver se h possveis lies. No importava onde eles estabeleciam o acampamento; havia uma certa ordem a ser seguida. Essa ordem foi inspirada por Deus por um motivo. Talvez esses mesmos motivos so ainda teis hoje. Ela provia acessibilidade, ordem, unidade, senso de responsabilidade para com o todo e tambm facilitava a disciplina. Mediante a escolha do local, com base nas boas prticas de acampamento, o lder deveria informar ao grupo o local da entrada, da rea da cozinha, do permetro geral, da localizao das barracas para os rapazes e para as meninas, e do local das latrinas. As bandeiras do Clube devem ser postadas na entrada, porta-estandarte na porta da tenda do capito da unidade. A rea deve ser limpa da palha no local, e deve-se ter o cuidado para deixar a rea limpa e melhor do que foi encontrada. A limpeza e a ordem a marca dos bons acampantes, e os desbravadores so os melhores. Vrios ditados ilustram o tipo de impacto sobre o ambiente que nossos clubes devem exercer. Cavers diz: No tire nada, a no ser fotos; no deixe nada, a no ser pegadas, no mate nada, a no ser o tempo. O Clube Sierra (uma organizao do mundo selvagem/ambiental) diz: O que voc recolhe, voc remove. Os mais velhos costumavam dizer: Se no queima, embrulhe; se voc trouxe cheio; voc pode esvazi-lo. Os locais nunca devero mostrar sinais de canivetes ou de machadinhas nas rvores e ramos. A fogueira deve ser apagada e a cinzas frias espalhadas. No enterre latas ou garrafas; elas tm o hbito de vir para a superfcie. Remova todo o plstico tambm. Sinta-se orgulhoso do que ficou para trs. A gua sempre de importncia fundamental. Purifique toda a gua usada no acampamento, ainda que parece limpa. No arrisque doenas intestinais como a girdia, que pode ser muito difcil de ser tratada. A preveno muito mais simples, fcil e menos onerosa do que a cura. Os desejos humanos devem ser enterrados a 15 20 cm de profundidade no solo e a 90 m de qualquer fonte de gua. No se deve urinar em menor distncia do que 15 metros da trilha e a 100 da gua. Todas as sobras de alimento devem ser enterradas a fim de no atrair pequenos animais indesejveis, vespas, etc.

68

4. Fogo, kits de primeiros socorros, segurana, resgate Os materiais necessrios a esta seo incluem madeira para tipos de fogueiras, madeira para varetas de fogo, isqueiro, fsforo de metal, lentes de aumento, palha de ao, etc., dois tipos de kits de primeiros socorros, incluindo um pequeno pessoal e um maior para uso do clube todo. Talvez isso nos desperte de alguma forma? Nimble Will Nomad (M. J. Eberhart) em seu livro Ten Million Steps inclui notas desde o segundo dia em seu dirio, cobrindo uma caminhada de 6.400 km.: Imagino que seria melhor comer algo quente agora, porque este pode ser o ltimo lugar elevado que verei durante o dia todo. [Ele est no pntano Everglades, na Flrida] ... Com o macarro cozinhando em meu pequeno fogo, distanciei-me um pouco para filtrar gua. Quando voltei, o macarro no era a nica coisa cozinhando. O pouco de grama ao redor de meu fogo est cozinhando, minha mochila, que havia deixado prximo a ele tambm est cozinhando! Quando nylon queimado voc tem em mos um fogo quente e perigoso... literalmente em suas mos. Ao bater desesperadamente com as mos nas chamas fiquei com o nylon derretido e queimando em cima de mim. Dei um pontap na mochila jogando-a na gua e dei um jeito de mergulhar minhas mos ao mesmo tempo. Pisoteei a grama ardente e, no processo, meu fogo, panela e macarro e tudo o mais voou para o Everglades! Ao observar meu fogo indo embora incendiado em um lado da ilha, virei para ver minha mochila disparando para trs do outro lado, expelindo vagalhes pretos de fumaa. Com dificuldades, voltei correndo e dei-lhe um chute por baixo enquanto ela expelia mais fumaa preta contra mim. Ento eu me afastei, comecei a tossir e a ofegar, de volto ao lugar chamuscado, ca contra o pinheiro ... e chorei. No sei por quanto tempo fiquei ali sentado com a cabea entre os joelhos ... comecei a conferir os estragos e olhei para minhas mos. Miraculosamente elas estavam bem! ... Fui at o local onde meu macarro estava flutuando e recuperei minha panela e fogo ... arrastei minha pobre mochila lamentavelmente chamuscada e ensopada para o mesmo lugar. Eu estava encharcado e coberto de fuligem. Vi que a ala direita havia se queimado completamente e a tira de couro tambm, salvo alguns fios. O contedo do saco de dormir foi destrudo e o saco no nada mais do que algo parecido com massa de modelar preto como carvo. J no mais necessito abrir o zper da mochila; h um furo do tamanho de um pires no topo direita... Perdi um par de meias de l, e no mais poderei ser visto em publico com meu outro par de calas de nylon ... Carreguei no ombro a deplorvel desordem, apontando a bssola de volta a 360, em direo ao norte. (Doze meses depois ele concluiu sua odissia!)

Como fazer a fogueira


Reveja os tipos de fogueiras descritas na Especialidade Como Fazer a Fogueira e Cozinhar no Acampamento. Reveja os procedimentos para iniciar o fogo em tempo frio e mido, e pratique atear fogo sem fsforos, usando um ou mais das vrias formas. Finalmente, reveja e enfatize as normas de segurana para o uso de fogueira delineado na Especialidade.

Primeiros Socorros e Segurana

69

Note, na seo acima a respeito de caminhada, o kit essencial para caminhadas distantes. A maioria de ns ter um kit mais completo, e igualmente iremos lev-lo para caminhas mais curtas. Os kits pessoais devem ser reunidos e mantidos em sacolas plsticas ou, se comprado, poder j vir em estojo apropriado. Se voc deseja preparar o seu, como comear seguindo os itens bsicos e acrescentar ou eliminar medida de sua experincia. Kit de Primeiros Socorros Pessoal Atadura com prendedor Band-aids Desinfetante Atadura larga Kit com soro antiofdico Pomada contra queimaduras do sol Analgsicos Esparadrapo e gaze Fsforos prova dgua. Os kits do Clube, naturalmente, tero quantidades maiores de todos os itens acima, e outros adicionais como, por exemplo, pomadas contra queimaduras, barras de carvo, tesoura, pinas, boa variedade de ataduras, talvez um conjunto de tala para o brao e para a perna e at mesmo uma maca. Um membro do staff (de preferncia todos) ter feito um curso de primeiros socorros com outorga de certificado. (Todos os desbravadores deveriam receber treinamento em primeiros socorros de acordo com os requisito do nvel obtido.) Os procedimentos deveriam ser revistos durante essa seo quanto a planos para perda e resgate. Deve-se dedicar tempo para estabelecer um procedimento simulado de resgate com base na Especialidade Resgate Bsico. 5. Cozinha, cardpios, segurana, alimentos Os instrutores dessa seo deveriam estar preparados para mostrar procedimentos reais de preparo de alimentos: cozidos, frituras, assados nos equipamentos usados no acampamento que deveriam estar disponveis para a maioria dos clubes, e alguns equipamentos experimentais tais como foges refletores. Alguns alimentos podem ser preparados antecipadamente e apenas serem mostrados os resultados. Oito acampantes devem apresentar oito sugestes de cardpio, usando alimentos disponveis no mercado local e adequados ao cenrio do acampamento descrito anteriormente como, por exemplo, forma de empacotamento, etc. Um aspecto do alimento que sempre acrescenta um senso de aventura envolve o uso de plantas silvestres comestveis. Acrescente um pouco delas no menu do fim de semana como um toque de novidade, como tambm introduza a variedade de alimentos disponveis em caso de emergncia. Naturalmente, deve-se estar certo de que os alimentos silvestres usados so prprios e bem conhecidos dos especialistas de seu staff. A regra nestes casos : Na dvida, melhor no arriscar. 6. Tcnicas de Sobrevivncia na Mata Esta seo e a prximo esto intimamente associadas e deveriam ser concludas consecutivamente. Todos os lderes que levam crianas para acampar na mata deveriam conhecer razoavelmente bem as habilidades aqui apresentadas. Primeiro, iremos cobrir o uso de mapas topogrficos e da bssola, a fim de que nunca fiquemos preocupados de

70

estarmos perdidos, ento, na prxima seo, os participantes iro testar seus conhecimentos com a bssola. Note a segunda regra do que fazer quando se sentir perdido ... 1) Mantenha a calma. 2) Confira o mapa e a bssola para poder se orientar (naturalmente, isso presume que voc conhece ambos). 3) Reflita; ore. Deus sabe onde vocs esto. 4) Encontre um lugar alto e leve seus pertences (isso tambm ir ajud-lo a se orientar pelo mapa). 5) Tente refazer seus passos (alguns especialistas em sobrevivncia insistem em pular esse passo; logo sentiro a sua falta e as pessoas comearo a procur-lo, vaguear apenas complica as buscas para eles). 6) Defina o rumo com sua bssola e volte para casa (presumindo que voc sabe como ela funciona e para onde est indo). 7) Escolha um local onde fixar-se, descontraa, faa uma pequena fogueira e abrigo, encontre as plantas silvestres comestveis e desfrute a vida; voc poder at ficar triste quando for encontrado. (Poder agir assim significa que voc que voc um especialista e os especialistas no se perdem.)

A bssola
Cada participante deve ter uma bssola a fim de que possa us-la e saber como ela funciona. H muitas bssolas no mercado; a maioria delas no muito proveitosa. Se o participante insiste em usar a bssola incrustada no cabo de seu canivete, tudo bem, mas necessitar ser capaz de concluir todas as prticas com os demais (o que de fato no ser possvel). As melhores bssolas so chatas, translcidas, de plstico com um lquido sustentando a agulha e uma seta na base plstica para ajudar no uso do mapa para encontrar a direo. H algumas mais caras com espelhos especiais. Estas representam um pouco mais de dificuldade na aprendizagem do uso, mas so boas. Os participantes deveriam aprender como tomar o azimute.

Mapas topogrficos
A maioria das grandes regies do mundo possuem mapa topogrfico. Em algumas reas, os governos ainda controlam e limitam sua disponibilidade; em outras, a escala muito grande para servir para o nosso propsito. A melhor escala topogrfica para ser usado 1:24.000 (1 km = 4.1 cm). Cada participante deveria compreender o significado de intervalo de relevo e como ele mostrado nos mapas disponveis na rea. Cada participante deveria tambm saber como se orientar pelo mapa no terreno real e como apontar corretamente o norte com a inclinao correta.

Direes sem a bssola


Os bons viajantes pelas matas sempre mantm um senso geral de direo em seu ziguezaguear deve-se sempre saber que direo geralmente leva de volta segurana ao lar. Se isso for esquecido, no h referncia para tomar alguma direo. Sempre confie no mtodo bsico de determinar a direo embora possa preferir consultar outros mtodos. A seguir aparecem algumas formas alternativas para encontrar a direo:

71

1) Com seu relgio. Coloque um palito pequeno (fsforo) verticalmente sobre o centro do relgio de tal forma que a sombra fique ao longo da hora atual. O norte deveria estar a uma metade de distncia entre a hora e o nmero 12 do relgio para aqueles que esto caminhando rumo ao hemisfrio norte. Os que esto caminhando em direo do hemisfrio sul podem deixar de lado o palito; apenas direcione a hora diretamente na direo do sul e o norte estar na metade para o nmero 12. 2) Quando o sol no est visvel, olhe para o topo das rvores. Algumas mostraro uma superfcie mais clara e outra mais escura; isso lhe dera dicas da direo do sol. Ainda, os montes mostraro lados mais e menos iluminados. At mesmo as nuvens podem mostrar a direo por seus tons ou pelos raios de sol que as cortam. 3) A neve no solo pode ser mais profunda no lado norte dos montes no Hemisfrio Norte ou do lado do Hemisfrio Sul. 4) As plantas podem ajudar: rvores encopadas tendem a crescer para o lado leste e oeste dos vales que recebem mais luz solar e os lados da perene com menos luz. As flores de primavera iro florescer com uma ou mais semanas de antecedncia nos mesmos lados ensolarados dos montes comparado com os lados onde incide a sombra. No Hemisfrio Norte esses lados ensolarados so o norte se opondo ao sul e no Hemisfrio Sul o sul se opondo ao norte. O mais perto dos trpicos. 5) O musgo nas rvores ou os liquens podem funcionar em poucos lugares, mas no so suficientemente constantes para serem confiveis. 6) A Estrela Polar serve no Hemisfrio Norte e a medida de quatro dedos do p do Cruzeiro do Sul serve no Hemisfrio Sul. 7. Orientao Material necessrio: Bssola para cada participante. Conjunto de cartes com orientao. 20 estacas numeradas. Trena longa. A essa altura, os participantes deveriam estar familiarizados com o uso de sua bssola. O passo seguinte determinar a largura do passo deles. Estabelea um percurso pequeno de orientao em um campo aberto com as estacas numeradas (ou uma corda com 29,3 m com cartes fixados). Eles devem ser colados com os devidos intervalos a 29,3 m da direo leste oeste do magneto. Essa distncia total pode servir inicialmente para medir os passos. Pea aos participantes para caminharem duas vezes a distncia, contando seus passos. Use a mdia das duas medidas para calcular as distncias durante o percurso curto. Percurso pequeno: Vinte marcadores numerados sero fixados a intervalos de 1,5 m ao longo da linha leste oeste. Cada participante recebe um carto com um conjunto de trs direes/orientaes. Cada carto inicia em determinado marcador numerado e finda em algum outro marcador. O instrutor dever averiguar a exatido. Os participantes deveriam fazer vrias tentativas at alcanarem a exatido. Lembre que visto que este um percurso pequeno, um erro de alguns centmetros poder traduzir-se em erros maiores (at mesmo ficar perdido) em um percurso atravessando a rea.

72

Estas so as instrues dos dez cartes. Ponto de Partida 1 Siga 36 graus por 36,5 m. Ento 149 graus por 17,1 m. Ento 235 graus por 25,5 m. Destino ... Ponto de Partida 2 Siga 17 graus por 31 m. Ento 150 graus por 15,4 m. Ento 142 graus por 19 m. Destino ... Ponto de Partida 3 Siga 386 graus por 37 m. Ento 237 graus por 26,5 m. Ento 186 graus por 14,9 m. Destino ... Ponto de Partida 4 Siga 36 graus por 36,5 m. Ento 174 graus por 14,9 m. Ento 228 graus por 22 m. Destino ... Ponto de Partida 5 Siga 226 graus por 31,9 m. Ento 158 graus por 16 m. Ento 186 graus por 14,9 m. Destino ... Ponto de Partida 6 Siga 3 graus por 29,5 m. Ento 132 graus por 22 m. Ento 225 graus por 20,4 m. Destino ... Ponto de Partida 7 Siga 34 graus por 35 m. Ento 186 graus por 14,9 m. Ento 228 graus por 22 m. Destino ... Ponto de Partida 8 Siga 346 graus por 30,1 m. Ento 129 graus por 23 m. Ento 211 graus por 17,1 m. Destino ... Ponto de Partida 9 Siga 346 graus por 30,1 m. Ento 129 graus por 23 m. Ento 186 graus por 14.9 m. Destino ... Ponto de Partida 10 Siga 343 graus por 31 m. Ento 141 graus por 19 m. Ento 145 graus por 18 m. Destino ...

Destinos dos cartes acima: 1: ponto 7; 2: ponto 19; 3: ponto 2; 4: ponto 8; 5: ponto 16; 6: ponto 8; 7: ponto 8; 8: ponto 9; 9: ponto 15; 10: ponto 19. Percurso pequeno atravessando a rea: O prximo passo no desenvolvimento do conhecimento ser muito til dessa vez, embora provavelmente ficar fora do tempo disponvel nesta unidade. Se o seminrio estiver sendo realizado ao ar livre (ex.: acampamento) e tiver uma ampla rea aberta disponvel, pode-se utilizar uma verso abreviada de um percurso padronizado. Os instrutores deveriam traar 6 a 10 percursos em ziguezague em vrios hectares a fim de que a prxima parada no seja necessariamente vista de cada ponto anterior, e ainda assim estarem vista dos instrutores a maior parte do tempo. Prepare um conjunto de orientaes e distncias e fornea apenas a primeira coordenada aos participantes; eles devem encontrar o ponto seguinte utilizando-se da instruo contida no ponto anterior a fim de poderem prosseguir, 8. Horrios e atividades no sbado Os acampamentos de fim de semana, cuidadosamente planejados, voam to rapidamente que os acampantes acabam se perguntando como o tempo passou e por que j tm de voltar para casa. H tanto o que pode ser feito que o clube, provavelmente, nunca concluir

73

tudo que deseja fazer, mesmo em muitas viagens. Contudo, quando se trata do planejamento para as atividades do sbado, algum escorrego pode levar a problemas disciplinares ou a conflitos com os pais. Abaixo esto algumas diretrizes que podem ajudar a guardar adequadamente as horas do sbado e ter proveito: 1) O programa no um fim em si; uma ferramenta pela qual os propsitos do acampamento so cumpridos.; 2) Os programas deveria ser planejados com os membros do grupo que ser servido. 3) Todas as fases do programa deveria estar relacionadas com o nvel de desenvolvimento dos acampantes. 4) O programa deve ser centralizado em atividades infantis e no adultas. 5) O contedo do programa deveria basear-se em slidos princpios educacionais. 6) O programa deveria consistir de uma srie integrada de experincias consistentes com os objetivos gerais da organizao em vez de uma miscelnea de paradas oportunistas e eventos isolados. 7) As atividades do sbado deveria ser planejadas com a devida observao do sbado. Os acampantes necessitam planejar cuidadosamente e estruturar as atividades durante as horas do sbado. Normalmente planejamos as atividades do sbado de acordo com nosso desejo para esse dia, em vez de ao redor das necessidades dos acampantes para um dia ocupado, agradvel e significativo. Muitas vezes o toque para levantar retardado em comparao aos demais dias, embora a maioria dos acampantes acorde cedo e esteja entusiasmada com o primeiro dia do acampamento. tarde, deixado tempo livre para que possam descansar; mas isso pode fazer com que a falta de superviso e de tempo estruturado leve-os a ocuparemse com atividades no prprias para o sbado. Deveramos compreender claramente o propsito que Deus escolheu para reservar esse dia dos demais como um tempo de comunho com Ele, um tempo para aprender mais a respeito dele pelos meios que ele proveu. Algumas vezes planejamos nossos acampamentos com uma viso mais mundial de culto que se traduz por passe um pouco de tempo na igreja e ento o restante do tempo seu. Embora os horrios nos acampamentos iro variar de acordo com os propsitos especficos do evento, abaixo apresentamos um modelo do horrio de um acampamento de fim de semana que inclui horrios cuidadosamente planejados para o sbado. Sexta-feira 15h00 17h45 17h45 18h30 18h30 18h45 19h00 21h00 21h00 21h30 21ho30 Sbado 06h00 06h30 07h15 07h15 07h45 07h45 08h30 08h30 09h00 09h00 10h00 10h00 11h00 Chegada e preparo do acampamento. Jantar e limpeza. Culto do pr-do-sol (presumindo 15 minutos antes que o sol se ponha). Fogueira Preparo para recolher-se. Silncio. Despertar, deveres pessoais. Caminhada devocional cedo de manh Culto matinal Desjejum, limpeza. Inspeo Atividades da Escola Sabatina* Culto

74

11h00 12h30 12h30 13h30 13h30 15h00 15h00 16h30 16h30 18h00 18h00 - 18h30 18h30 18h45 19h00 19h45 19h45 22h00 22h00 22h30 22h30 Domingo 06h00 06h30 06h45 06h45 07h30 07h30 08h00 08h00 12h00 12h30 13h00

Especialidade atividade I Almoo, limpeza Especialidade atividade II Classe atividade nvel I Classe atividade nvel II Atividade especial Pr-do-sol Jantar, limpeza Acampamento, Especialidade atividade III Preparo para recolher-se Silncio Despertar, deveres pessoais Culto matinal Desjejum e limpeza Inspeo Eventos de campo (nveis/especialidades) Almoo, encerramento, limpeza, partida para casa.

* Os horrios da Escola Sabatina, culto e atividades podem ser mudados com o objetivo de oferecer variedade. Ainda, busque meios de aproveitar o ambiente ao mximo para ensinar as lies da Escola Sabatina a fim de que seja visto de uma forma diferente da Escola Sabatina tradicional realizada na igreja. As atividades especiais podem envolver apresentao de convidados especiais, visitas a atraes na rea, ao missionria dirigida aos outros acampantes na rea ou pessoas que residam nas proximidades, etc. 9. Acampamento no inverno A palavra inverno tem mltiplas interpretao com base na rea geogrfica. Para nossos propsitos, definimos aqui inverno como a poca do ano em que as temperaturas se aproximam ou caem abaixo de 0C). No um perodo muito animador do ano; at mesmo soa como um tempo insuportvel que melhor ser passado em algum lugar quente. A definio comum dos Desbravadores : A poca do ano em que voc no pode fazer atividades ao ar livre e tem de trabalhar em artesanato. Extramos algumas observaes de Harry Roberts, em seu livro Movin On. Deve-se gastar alguns minutos apresentando e/ou discutindo cada seo abaixo com a forte admoestao de que seja conferido o livro referente a acampamento no inverno, antes de fazer planos ou de comprar os equipamentos apropriados. O inverno e voc Voc consome duas vezes mais combustvel (calorias) mantendo a temperatura interna do que no calor. A respirao responde por at 18% da perda de calor. A transpirao responde por outros 18% da perda de calor. Os restantes 64% so controlveis e representam a diferena entre o divertido e a tragdia. A perda de calor controlada pelas roupas e alimentos. 75

Sinais de advertncia da temperatura do corpo: Abaixo de 35C, o tremor se torna incontrolvel. Esta a ltima advertncia. Se o tremor descontrolado deixa de controlar a queda de sua temperatura, o processo da para frente irreversvel sem uma fonte externa de aquecimento. A hipotermia pode ocorrer no inverno e no vero, e na maioria das vezes causado pelo vento, umidade e frio, no apenas pelo frio. A ulcerao produzida pelo frio uma queimadura. O tratamento o descongelamento gradual da parte. No esfregue ou massageie. Conhea bem os primeiros socorros. Conscientizao, meias e mitenes secos so uma boa segurana. Meias e mitenes midos, botas apertadas, fadiga, fome, desidratao normalmente vm em bloco e subitamente. Para os principiantes As roupas nunca podem produzir calor; podem apenas conservar o calor que voc produz. Botas de qualquer tipo que possa facilmente acomodar dois pares de meias (uma de l e uma mais fina). imprescindvel que sejam impermeveis. Meias uma de l e outra mais fina. (Muitas meias cortam a circulao.) Calas de l, sem punho. O jeans imprprio. Camiseta o melhor de polister. Camisetas de cotton so inadequadas. Camisa (l) de tamanho maior, com lapelas nos bolsos. Blusa (l) uma grossa ou duas finas. Casaco (um pouco maior, forrada de nylon) longo e com um bom capuz. Gorro (l) 60% da perda de calor pela cabea descoberta pode matar quando o frio se agrava. Mitene (l) (no luvas) com uma cobertura exterior de ltex (ver abaixo). culos escuros. Manter-se seco no necessrio muito isolamento para manter-se aquecido, desde que no esteja molhado. A ventilao a chave para manter-se seco. 2,5 cm de isolamento (seco) mantm o caminhante aquecido em uma temperatura abaixo de 40C. Tome note e no se esquea! Ps e mos Uma pergunta difcil: Se voc estivesse caminhando na neve e pudesse proteger ou as mos ou os ps de ficarem congelados qual deles voc escolheria proteger? A resposta bvia e erra so os ps. Voc pode caminhar com os ps congelados, mas est totalmente indefeso com as mos congeladas. Depois disso pensamentos mrbidos: Frio brando algo acima de -6,6C e satisfatoriamente seco. Abaixo de -6,6C = frio. Requer botas diferentes couro de cano alto. ps emborrachados sola grossa de crepe

76

sola interna de feltro grosso muitas marcas boas. Polainas, sobre as calas, sobre as botas cada uma para diferentes ambientes e tipos de viagem. Prove, avalie e use a mais adequada para suas necessidades especficas. As luvas so inteis salvo para perodos curtos de proteo enquanto exercendo deveres meticulosos. Mitene de l com capa protetora prov versatilidade. Quando removida, coloque a mitene onde possa permanecer seca. Luvas finas so inteis para aquecimento; as luvas grossas tm seus prprios problemas. Levar par extra de mitenes em um canto seco do bolso aconselhvel. Ateno Remova a roupa antes de suar e recoloque-a antes de esfriar. No mexa com gasolina em um dia frio sem proteger as mos (talvez esse seja um bom uso para essas luvas). A gasolina respingada em uma temperatura abaixo de -6,6C um congelador instantneo. Outras sugestes Coma antes de sentir fome. Beba antes de sentir sede. Retire as roupas antes de transpirar. Coloque as roupas antes de congelar. Descanse antes de estar cansado. No faa isso apenas para provar que voc pode. Alimento e Lquido Todos devem ter conhecimento do uso de fogo de acampamento. Todos necessitam de combustvel cerca de 1.000 calorias ou mais por dia no inverno do que no vero. Quando falta combustvel a seu corpo, comea a afetar seu fgado, os tecidos gordurosos, os tecidos musculares, etc. Uma boa parte do xtase no inverno depende do alimento. A desidratao aumento o senso de frio, uma possibilidade de ulcerao, e muitas enfermidades. gua uma quantidade mnima de segurana entre um quarto a um litro e meio, para cada 23 kg do corpo, por dia. Refeies em um pote so melhores porque permanecem quente por mais tempo, so mais fceis de preparar e requerem menos neve derretida e menos combustvel. Refeies previamente misturadas em sacos plsticos e cuidadosamente rotuladas quando mais melhor. Enriquecer tudo com acar, leite ou manteiga. Empregue a forma mais rpida de cozinhar de tudo o que estiver preparando. O fogo muito importante. Ele deve estar em boas condies e serem levadas peas sobressalentes ou outro fogo. Mantenha uma garrafa de gua quente, por pessoa, nos sacos de dormir. Fique atento a vazamentos!

77

Nota: Enquanto voc desfruta de sua refeio, admire o mundo branco espetacular ao redor. Voc est aquecido, bem alimentado e bem descansado. Est completamente em casa no ambiente civilizado mais difcil que o homem tem de enfrentar ou assim ele pensa. Voc sabe bem, o quanto vale todo esse silncio! Barracas Importante todos os membros do grupo devem saber montar a barraca. O inverno no o momento para aprender os fundamentos bsicos de acampamento! Condensao visto que h diferena entre a temperatura interna e externa, haver um certo grau de condensao. Talvez seja necessrio voc secar o interior da barraca. Para a estrutura de apoio, considera uma abbada com uma cunha, etc. sobre duas estacas neste formato: . Ele mais verstil na neve. O segredo para pavimentar a barraca na neve acumular neve ao redor. Na verdade, coloque todo o acampamento mais abaixo. As barracas deveriam estar em cima e os sacos fora, apenas com tempo suficiente antes de comer para mudar a camiseta seca e um casaco grosso forrado de pele. No acampamento de inverno, deveria ser selecionado um local em um pequeno abrigo de conferas. Monte o acampamento logo cedo do meio-dia at o incio da tarde. Isso permitir uma melhor localizao, melhor preparo do local e mais tempo para desfrut-lo. Se possvel, escolha um lugar com gua corrente nas proximidades. Isso poupa combustvel e trabalho para derreter a neve. No cozinhe dentro da barraca. Salvo em uma emergncia. Voc poder criar uma emergncia. Uma lanterna aumenta 10 graus na barraca e at 30 graus em uma caverna de gelo. Equipamento para dormir Para o acampamento no inverno no h necessidade de sair e gastar muito dinheiro com um saco de dormir superequipado. O saco de dormir vem depois das botas, da roupa interior, das mitenes, do gorro, do protetor, do casaco grosso de l, do fogo, etc. Os melhores sacos so bons para temperaturas de -4C, especialmente quando cominados com uma boa roupa interior. Ser necessrio algo mais? Compre um saco barato de vero que caiba dentro de seu saco de dormir atual. Coloque uma placa de espuma de alta densidade sob o saco de dormir a fim de impedir que o frio cho passe para seu saco de dormir e para seu corpo. As espumas de baixa densidade, usadas no vero, cobertas com nylon no funcionam no inverno porque elas permitem que o ar passe sob voc. A espuma de baixa densidade de 5 cm equivale a uma de alta densidade de 1 cm. Se possvel leve um saco grande de bivaque (capa impermevel) Sanduche Humano Camada exterior saco de bivaque. Segunda camada espuma de alta densidade (sob voc). Terceira camada saco de dormir (um ou dois)

78

Quarta camada voc (com ou sem roupa interna extra, mas com chapu). O Sanduche Humano representa maior volume e peso, mas mais verstil. Ele bom para as temperaturas glidas como para o vero. mais barato do que os sacos especiais de inverno que no so suficientes poucos graus acima do ponto de congelamento. Viagem O tipo de botas e a mochila so fundamentais para esquiar com uma mochila pesada. As botas necessitam ser fortes, de cano alto de couro, com a canela de ao. (No as sintticas leves). As mochilas devem ter uma estrutura interna que abrace seu corpo e fique perto de seu centro de gravidade. O turismo em esqui essencialmente para passeios durante o dia. Viagens com durao de vrios dias, com mochilas grandes e sem trilhas na neve so bem possvel, mas no so prticas para a experincia inicial. O turismo em esqui difcil e desgastante. Quer a pessoa esquie bem ou no, ir transpirar. Igualmente os patins. Faz-se necessrio grande cuidado na escolha das roupas e no controle da ventilao. Calados para andar na neve no simplesmente qualquer calado. Avalie suas necessidades, interesses e principalmente o terreno no qual estar envolvido. Talvez alugue diferentes estilos para as primeiras viagens. Estude as vantagens dos trs tipos bsicos de calados (campo aberto, diversos fins, subida). Voc ficar mais tempo fora e apreciar mais se encontrar o calado certo. Caso voc j possua uma mochila e talvez uma para uso dirio, no compre outra agora. Seria bom comprar uma capa impermevel para sua mochila. Feche todos os zperes, pois a neve sempre encontra uma pequena abertura, especialmente quando dentro da mochila esto meias e mitenes secas. Coloque uma corrente ou tira de couro no puxador do zper, pois sero mais fceis de abrir quando seus dedos estiverem congelados. Um ou mais bolsos destacveis so teis visto que o equipamento de inverno grande. Vede todas as costuras da mochila com silicone prova de gua. Assegure-se de que a mochila se ajuste bem quando voc estiver usando mais roupa. O ajuste mais importante do que o aspecto. Organizao da excurso No que diz respeito ao desbravadorismo, a organizao da excurso no requer muita discusso. Porm, coisas estranhas ocorrem entre o ideal e a realidade. Responsabilidade. A ao de cada participante fortalece ou pe em perito o grupo todo. A excurso deve consistir de quatro ou mais pessoas, nunca menos. No caso de um ferimento, algum fica com o ferido enquanto dois saem em busca de ajuda. Todas as rotas em lugares remotos so perigosas devido camada de neve e gua. 79

O grupo deve avanar no passo de seu membro mais lento. H um lder nominal (responsvel pelas emergncias), e o lder real o mais lento e o mais cansado. Em grupos maiores de quatro, grupos de quatro devem ser independentes, auto-suficientes e preparados para cuidar de um membro ferido, etc. Cada pessoa deve cuidar de seu prprio alimento e necessidades pessoais como tambm possuir equipamento para emergncias, conforme determinado pelo lder do grupo (lder nominal). Ateno. Se voc deseja passar momentos agradveis, tome a precauo de ter alguns extras que asseguraro a segurana tambm. Pratique paulatinamente Caminhada de duas horas em um dia frio e bom. O equipamento usual: roupa interior, calas de l, calas para enfrentar o vento, meias de l, polainas, camisa de l, casaco grosso de l, gorro, mitenes. Mochila para um dia: mitenes e gorros extras, fsforos, bssola e mapa, canivete, pacote de alimento para emergncia, colete, garrafa trmica ou com gua. culos de sol em um bolso e acar-cande no outro. Um dia de caminhada. Os equipamentos usuais acima. Mochila de tamanho mdio. Acrescentar: outro par de meias, alimento para marcar trilha, bule para ch, fogo, casaco grosso de l (para o almoo), saco de dormir, saco bivaque, almofada de espuma, lona impermeabilizada, mapa, assobio. Bssola, de preferncia presa por cordo. Inclua outra camisa ou blusa, dependendo da previso do tempo. Pernoite ou fim de semana Acrescente alimento, equipamentos mais completos para cozinhar. Extras a serem considerados: Kit de primeiros socorros, que tende a ser maior de acordo com as necessidades. Inclua fsforos a prova dgua. culos ou lentes de contato extras. Se houver qualquer problema com eles, voc poder substitu-los. Protetor labial e creme contra queimaduras de frio. Canivete e pedra pequena cortante. Termmetro. Fsforos prova dgua um caixa no bolso, duas ou mais na mochila. Um kit para emergncias espera-se no necessite ser usado. Luz lanterna ou lanterna presa na testa que esto se tornando cada vez mais populares. Sabo biodegradvel e papel higinico.

80

C.

Desbravadores e Ministrio na Comunidade...............................3 horas 1. O que o Ministrio dos Desbravadores?

O Ministrio dos Desbravadores tudo o que feito com e pelos desbravadores no relacionamento da igreja com a famlia, a comunidade e o mundo. Provrbios 22:6: Instrui [no hebraico: criar um desejo especial] o menino no caminho em que deve andar, e at quando envelhecer no se desviar dele. Com muita freqncia decidimos que a criana deve esperar at ter idade suficiente antes que lhe seja permitido participar nos vrios nveis da ao missionria e ento nos perguntamos por que h tantos adultos esquentando os bancos da igreja.

Quando acontece o Ministrio dos Desbravadores?


Quando o jovem vive sua f na igreja, na comunidade e no mundo. Quando jovens e adultos, juntos, partilham sua f e vida em todas as reas do ministrio da igreja. Quando os jovens e adultos apiam e se importam uns com os outros em Cristo.

Declarao de Misso dos Desbravadores


1) Declarao de Misso: O Clube dos Desbravadores uma organizao da Igreja Adventista do Stimo Dia dedicado a satisfazer as necessidades sociais, fsicas, mentais e espirituais dos jovens na faixa etria dos 10 aos 16 anos, ao desafi-los a experimentarem um relacionamento pessoal com Cristo, a terem um senso de realizao e responsabilidade e a desenvolverem respeito pela criao de Deus, incluindo os seres humanos. 2) Alvos: O Ministrios dos Desbravadores busca satisfazer as necessidades percebidas e no reveladas dos desbravadores com o fim de lev-los a terem auto-realizao, maturidade na f cristo, caracterizada por sua deciso de: Aceitar a Jesus Cristo como Salvador e Senhor pessoal. Refletir os valores cristos interiorizados por meio de comportamento e tomada de deciso maduros. Exibir a justia, a verdadeira santidade e a plenitude da estatura de Cristo. Demonstrar habilidades de liderana capacitada e autorizada para se tornar scios totais no servio abnegado ativo em apoio misso da Igreja.

3) Propsito: Conduzir os membros a um relacionamento crescente e redentor com Deus. Levar seus membros a serem indivduos responsveis e maduros. Envolver seus membros no servio ativo e abnegado. 4) Objetivos:

81

O Clube dos Desbravadores encorajar seus membros a pertencerem igreja, a confessarem sua f crist e a tomarem parte ativa no companheirismo, culto, ao missionria e servio. O Clube dos Desbravadores envolver seus membros como associados totais em todos os aspectos do ministrio da igreja a seus membros, comunidade e mundo. O Clube dos Desbravadores desafiar seus membros a participar na misso e ministrio de Cristo por meio da igreja de tal forma que a Palavra de Deus se torne significativa e frutfera em suas vidas.

Como acontece o Ministrio dos Desbravadores


1) Quando participamos nas atividades O nico modo de crescer na graa fazer desinteressadamente a obra que Cristo nos ordenou fazer - empenhar-nos, na medida de nossa capacidade, em ajudar e abenoar os que carecem do auxlio que lhes podemos dar. A fora se desenvolve pelo exerccio; a atividade a prpria condio de vida. Os que procuram manter a vida crist aceitando passivamente as bnos que lhes so oferecidas pelos meios da graa nada fazendo por Cristo, esto simplesmente procurando comer para viver, sem trabalhar. No mundo espiritual, assim como no mundo natural, isso resulta sempre em degenerao e runa. O homem que se recusasse a servir-se de seus membros, em breve perderia a faculdade de us-los. Assim o cristo que no exercita as faculdades que Deus lhe deu, no s deixa de crescer em Cristo, como tambm perde a fora que j possua Caminho a Cristo, pp. 80-81. Ver tambm Mateus 25:31-46 (a parbola das ovelhas e dos cabritos); Lucas 10:25-37 (a parbola do Bom Samaritano); Joo 13:15 Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm, e I Timteo 4:8: Pois o exerccio corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo proveitosa, visto que tem a promessa da vida presente e da que h de vir. 2) Quando nosso propsito suprir as necessidades Somente o mtodo de ministrio de Cristo poder nos dar o verdadeiro sucesso no alcanar as pessoas. O Salvador Misturava-se com os seres humanos como algum que desejava o bem deles. Mostrava simpatia por eles. Ministrava s suas necessidades. Conquistava-lhes a confiana.

Ministrio Pessoal necessrio pr-se em ntimo contato com o povo mediante esforo pessoal. Se se empregasse menos tempo a pregar sermes, e mais fosse dedicado a servio pessoal, maiores seriam os resultados que se veriam. Os pobres devem ser socorridos, cuidados os doentes, os aflitos e os que sofreram perdas confortados, instrudos os ignorantes e os inexperientes aconselhados. Cumpre-nos chorar com os que choram, e alegrar-nos com os que se alegram. 82

Aliado ao poder de persuaso, ao poder da orao e ao poder do amor de Deus, esta obra jamais ficar sem frutos A Cincia do Bom Viver, pp. 143-144. Ver tambm Parbolas de Jesus, p. 326.

83

Condies para O Crescimento Cristo


E isto peo em orao: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento... cheios do fruto de justia, que vem por meio de Jesus Cristo, para glria e louvor de Deus (Filipenses 1:9-11). A Cincia da Salvao de Almas A mais elevada de todas as cincias a de salvar almas. A maior obra a que podem aspirar criaturas humanas a obra de atrair homens do pecado para a santidade. Para a realizao desta obra, mister lanarem-se slidos fundamentos. necessria uma educao adequada A Cincia do Bom Viver, p. 398. essencial uma nfase equilibrada porque a habilidade sem a motivao inativa e intil, e a motivao sem a habilidade sem a lgica ineficiente e pode ser destrutiva.

Resultado do Ministrio dos Desbravadores


pois o fruto da luz est em toda a bondade, e justia e verdade Efsios 5:9. Ver tambm Glatas 5:22-23. O esprito de abnegado amor pelos outros proporciona ao carter profundeza, estabilidade e formosura crist, e traz paz e felicidade ao seu possuidor. As aspiraes so enobrecidas. No haver lugar para a preguia ou egosmo. Os que desse modo exercitarem as graas crists ho de crescer e tornar-se fortes para o trabalho de Deus. Tero claras percepes espirituais, f constante, e crescente, e maior poder na orao. O Esprito de Deus, operando em seu esprito, despertar as sagradas harmonias da alma, em resposta ao contato divino. Os que assim dedicarem esforos abnegados ao bem de outros esto, certissimamente, operando sua prpria salvao Caminho a Cristo, p. 80.

Maturidade Espiritual
Aquele que desceu tambm o mesmo que subiu muito acima de todos os cus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeioamento dos santos, para a obra do ministrio, para edificao do corpo de Cristo; at que todos cheguemos unidade da f e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, medida da estatura da plenitude de Cristo; para que no mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulncia dos homens, pela astcia tendente maquinao do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresamos em tudo naquele que a cabea, Cristo Efsios 4:10-15.

Recompensa
E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiana, e no fiquemos confundidos diante dele na sua vinda. Se sabeis que ele justo, sabeis que todo aquele que pratica a justia nascido dele. Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fssemos chamados filhos de Deus; e ns o somos. Por isso o mundo no nos conhece; porque no conheceu a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele

84

se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como , o veremos. E todo o que nele tem esta esperana, purifica-se a si mesmo, assim como ele puro (I Joo 2:28-3:3). 2. Currculo da Classe dos Desbravadores aplicado ao ministrio Classes Regulares: Inclumos aqui todas as classes promovidas pelo Departamento de Jovens da Associao Geral, incluindo os usados nos programas dos Desbravadores. Ao seguir essa lista conhecida na maior parte do mundo (algumas reas optaram por nomenclatura diferente como tambm vrias classes disponveis): Amigo, Companheiro, Pesquisador, Pioneiro, Excursionista, Guia. Todos os currculos devem enfocar claramente nos seguintes objetivos gerais no contnuo desenvolvimentista de acordo com a faixa etria.

Conceitos e Objetivos Educacionais


Realizaes Conceito Principal: Os jovens necessitam experimentar a concluso bem-sucedida de tarefas que tenham valor e senso de propsito.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que a alegria da realizao o fruto do esforo fiel. 2. Sinta a satisfao da realizao. 3. Respondam ao estabelecer elevados alvos pessoais e fidelidade no desempenho. Responsabilidade

Conceito Principal: Os jovens deveriam aprender a aceitar e fielmente desincumbirse das responsabilidades de acordo com sua idade e experincia. Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizado, desejo que os jovens: 1. Saibam que o cumprimento e desempenho da responsabilidade um aparte importante da vida, agradvel a Deus e que trs alegria. 2. Sintam disposio de aceitar a responsabilidade. 3. Respondam fielmente ao alegremente desempenharem seus deveres. Respeito pela Autoridade Conceito Principal: Os jovens necessitam compreender e aceitar o princpio da autoridade.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que o respeito pela autoridade um princpio bblico, que as leis de Deus vm em primeiro lugar e que as normas justas promovem sua felicidade.

85

2. Sintam-se bem e seguros ao aceitarem e se relacionarem com a autoridade. 3. Respondam ao mostrarem respeito pela autoridade; obedecerem a Deus, pais, professores e demais pessoas em posio de autoridade.

Objetivos da Classe
Crescimento Pessoal (Geral) Declarao do Contedo: Desenvolver conscientizao do valor e realizaes pessoais importante para o desenvolvimento do jovem bem ajustado, feliz e cristo. Conceito Principal: Relacionamento pessoal com Jesus fundamental ao cristianismo e essencial para a salvao no desenvolvimento espiritual do jovem.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Conheam a Jesus como seu Salvador pessoal, conheam o viver cristo e que Jesus relevante em todas as facetas da vida. 2. Sintam a alegria do relacionamento da f e se sintam bem ao partilh-la. 3. Respondam ao aceitar Jesus Cristo como Salvador pessoal; ao desenvolverem hbitos devocionais; e ao se envolverem na igreja e sua misso. Descoberta Espiritual

Declarao do Contedo: Reconhecer a direo de Jesus e do Esprito Santo na vida dos personagens bblicos introduz nossos jovens realidade da presena de Jesus e do Esprito Santo em sua prpria vida. Isso ir, em grande medida, determina a profundidade do compromisso espiritual em sua vida. Conceito Principal: Os jovens necessitam familiarizar-se com a Bblia, apreciar sua relevncia e aplicar seus princpios. Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam como descobrir a vontade de Deus para sua vida por meio do estudo da Bblia; como utilizar suas Bblias de forma constante; e que a Bblia seja um guia para a vida. 2. Sintam-se vontade e competentes no uso da Bblia como uma fonte de orientao espiritual. 3. Respondam ao crerem nela, us-la e partilh-la. Servir aos Outros

Declarao do Contedo: Como jovens que comeam a reconhecer e a focalizar as necessidades dos outros, os pensamentos, normalmente egocntrico, so atenuados e o servio comea a ampliar seu escopo, finalmente abrangendo toda a famlia de Deus. Conceito Principal: Deus deseja que os jovens sejam prestativos e que dem testemunho dEle.

86

Objetivo Educacional:

Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens:

1. Saibam que todos so chamados a servir e que deveriam conhecer seus dons espirituais e como us-los. 2. Sintam-se amados pelos outros e o desejo de responder ao chamado de Deus de servir e testemunhar. 3. Responder ao usar seus dons espirituais, ao desenvolver as habilidades de testemunho e ao encorajar seus amigos a servirem como testemunhas. Desenvolvimento da Amizade

Declarao do Contedo: Os jovens so criaturas sociais que respondem prontamente presso dos amigos. O desenvolvimento de amizades crists boas encorajam os padres de crescimento social e espiritual, positivos na natureza e no escopo eterno. Conceito Principal: Deveramos apreciar as pessoas e as culturas que formam nossa vizinhana com base na definio de Cristo sobre o prximo.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Conheam os smbolos de sua herana nacional; compreendam o que constitui amizade e como ela formada.. 2. Sintam patriotismo verdadeiro e saudvel e responsabilidade como cidados; sintam que so verdadeiros amigos e que tm amigos verdadeiros. 3. Responder ao demonstrar respeito por seu pas e por todos os seres humanos. Sade e Condio Fsica

Declarao do Contedo: O corpo saudvel capacita o jovem a desenvolver mente saudvel. A mente e o corpo esto de tal forma interligados que cada um determina, em grande medida, a eficincia e valor do outro. Conceito Principal: Boa sade e condio fsica uma parte integral da religio prtica.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que Deus lhes deu princpios para a manuteno da boa sade; e a prtica desses princpios traz sade e felicidade. 2. Sintam-se agradecidos pelo plano de Deus da sade e da condio fsica. 3. Responder ao escolherem um estilo de vida saudvel; ao seguirem os princpios da higiene e da boa nutrio; como tambm um programa razovel de condicionamento fsico. Organizao e Desenvolvimento da Liderana

87

Declarao do Contedo: tpico dos jovens o desejo de pertencer a um grupo especial de colegas. Como a nica organizao voluntria completa para sua faixa etria o grupo formado na igreja e nos Desbravadores exclusivamente qualificado para suprir essa necessidade. Conceito Principal: Os jovens deveriam aprender a trabalhar juntos em projetos que valem a pena.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que o trabalho em equipe, fundamentado na disciplina do grupo, necessrio para o desempenho bem-sucedido dos projetos e dos deveres. 2. Sintam alegria no esforo cooperativo. 3. Respondam ao ouvirem as idias dos outros e ao cooperarem com eles no desempenho de tarefas e atividades que valem a pena.

88

Estudo da Natureza

Declarao do Contedo: Deus fala aos jovens, como um todo, por meio da natureza com mais eficincia do que por qualquer outro meio. Na natureza, o carter e o amor de Deus so mostrados de forma mais grfica do que por qualquer outro meio ou mtodo. O corao do jovem liberto de tudo o que artificial, ir naturalmente voltar-se para Deus quando Ele assim revelado. Conceito Principal: O carter de Deus revelado na natureza.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que a natureza os ensinam a respeito de Deus e do viver cristo; que o pecado destruiu a beleza, e que Deus ir restaur-la. 2. Sintam alegria por fazerem parte do mundo natural e apreciao pela ddiva de Deus na natureza. 3. Respondam ao aprender a observar a natureza; ao terem interesse pelo mundo animado e inanimado; ao serem bondosos com as criaturas viventes; e ao terem cuidado pelo meio ambiente. Vida ao Ar Livre

Declarao do Contedo: Ao nossos jovens aprenderem a vencerem os problemas fsicos, eles iro transferir o sucesso obtido e as lies aprendidas aqui a outros problemas que venham a enfrentar, independentemente da fonte. A auto-imagem ir melhorar e a eficcia ir aumentar em um grau observvel. Conceito Principal: O tempo para as atividades de lazer conduzido pelos padres cristos.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Saibam que a recreao faz parte do plano de Deus e que os jovens devem conhecer os princpios bblicos que afetam suas escolhas de atividades. 2. Sintam-se felizes no conhecimento de que Deus pode abenoar suas atividades recreativas. 3. Respondam ao escolher atividades recreativas adequadas e em harmonia com os princpios bblicos.

89

Enriquecimento do Estilo de Vida

Declarao do Contedo: O crescimento em cada estgio do desenvolvimento uma experincia essencial para os jovens no desenvolvimento pessoal. O reconhecimento pblico desse crescimento aumenta a conscientizao do crescimento pessoal e do valor nos jovens. O programa de Especialidades supre, parcialmente, essa necessidade. Conceito Principal: O desenvolvimento das habilidades da vida prepara os jovens para enfrentarem uma variedade de situaes e encoraja a desenvoltura.

Objetivo Educacional: Como resultado dessa experincia de aprendizagem, desejo que os jovens: 1. Conheam as habilidades bsicas emergenciais, de sobrevivncia e vocacionais. 2. Sintam a alegria do desbravadorismo e o prazer e autoconfiana que advm da aquisio de novas e proveitosas habilidades. 3. Respondam ao desenvolver e colocarem em bom uso suas habilidades manuais, ao ar livre e de sobrevivncia.

A esta altura seria uma boa idia para o instrutor empregar vrios minutos para rever
os vrios requisitos das classes e mostrar como cada um se encaixa nos conceitos e objetivos acima delineados. 3. Aprender a Servir A combinao dessas duas palavras podem criar um problema para alguns. O servio muitas vezes visto como ns ajudando a eles. No entanto, aprender a servir implica em que a pessoa envolvida nos projetos de servio aquela que tambm est fazendo o aprendizado. Isso d uma dimenso ampliada ao voluntariado que pode no ter sido imaginado antes, e essencial se o conceito de servio de fato cumprir seus objetivos com nossos desbravadores. Primeiro, consideremos o conceito ensinado por Jesus. No artigo de Gordon MacDonald na revista Leardeship (Primavera de 2002) encontramos alguns princpios excelentes delineando o uso de Mateus 20:28 como o fundamento: assim como o Filho do homem no veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. Quando Ele falava daquilo que estava por vir sofrimento, martrio, etc. eles pareciam preferir ocupar-se com discutir quem seria o mais importante. Conquistar pelo servio X conquistar pelo poder sempre tem sido o grande divisor na compreenso humana. Falamos fluentemente a respeito do servio em nossas igrejas. As palavras soam muito bonitas, mas pergunte a si mesmo: Quando disso realmente ocorre? A marca de Jesus a respeito do servio de servo significa que todos (crianas, leprosos, no membros da igreja, pessoas do sexo oposto, pecadores) so mais importantes do que eu. Ser servo significa que tudo o que possuo e sou est posto sua disposio, caso isso o leve presena de Deus. O servio de servo no diz respeito a como trago valor minha vida, mas como acrescento valor sua ... O servio transforma o mundo, domnio no. Algumas perguntas:

90

Se nos consideramos como servos, a quem estamos aqui para servir? O que podemos especialmente fazer para servi-los? Que habilidades de servo so evidentes em nossa equipe de liderana? Que habilidades necessitar ser mais desenvolvidas? Estudo recente: Apenas 29% dos jovens protestantes esto gastando 11 horas ou mais em um projeto de servio patrocinado por uma congregao durante toda sua vida. Quando os pastores foram perguntados a respeito da nfase de sua congregao, o servio e a ao social no ltimo lugar da lista de 22 opes. Servir aos outros no apenas uma exigncia fundamental do evangelho; ele tem valor positivo para nossos jovens. As estatsticas mostram que os jovens que esto envolvidos no servio aos outros tm menor probabilidade de se envolverem em comportamentos de risco e tm maiores possibilidades de desenvolverem o tipo de orientao voltada para o social que se revela nas escolhas feitas, na escolha da profisso, e em outros benefcios colaterais positivos. O negativo que prontamente passa para o paternalismo: Eu tenho isso, voc no, portanto eu sei exatamente o que voc necessita e aqui est. Ento, o que realmente aprender a servir? No livro Beyond Leaf Raking (pgina 11) encontramos vrias definies: O aprender a servir ocorre no grupo de jovens que passam uma semana reconstruindo lares [em lugares atrasados] e passam as noites e as semanas que se seguem refletindo nesse estilo de vida, no compromisso da f e nas responsabilidades crists pelas pessoas carentes. O aprender a servir ocorre na classe [batismal] onde aprendem os elementos do culto cristo ao preparar e liderar os cultos em um asilo ou em uma priso. O aprender a servir ocorre nas classes [da Escola Sabatina] que preparam guias sobre temas atuais com sua compreenso do impacto delas no compromisso da igreja e distribui-as para as congregaes. O aprender a servir ocorre no grupo de jovens administram um canal aberto para outros jovens que necessitam quem os ouam, e que participem de sesses regulares de treinamento para aprenderem as habilidades do cuidado para com os outros e sempre abordem os problemas especficos. O aprender a servir ocorre no grupo de jovens que inicia um programa de aconselhamento, ensinando os jovens como cuidarem uns dos outros e ajud-los a processarem esses experincias em termos da f. O aprender a servir ocorre quando um adolescente passa as tardes de quinta-feira acompanhando um aluno do ensino fundamental, e ento medita nessa experincia [na Escola Sabatina] dois dias depois. O aprender a servir ocorre na famlia que serve sopa aos sem-teto e usa a experincia como catalisador para repensar nas prioridades da famlia e nos hbitos de consumo. O aprender a servir ocorre no grupo de jovens que faz pesquisa e escreve uma pea a respeito do meio ambiente a fim de encorajar outras igrejas a cuidarem da criao. Note que cada sentena no apenas uma relao de projetos de algum tipo. H um segundo componente que faz a diferena entre apenas outro projeto e o verdadeiro aprendizado para servir. Note, tambm, o enfoque das especialidades no desenvolvimento e na assistncia social e seu enfoque sobre a compreenso da comunidade, nas pesquisas de base, etc., que so usadas para prover contribuio soluo d problema e o desenvolvimento do projeto. Podemos ter isso e eles no, mas eles tambm sabem o que

91

mais necessrio e ns no. Aprender a servir uma abordagem holstica aprendizagem; uma forma de pensamento e de realizar e crescer. D. Materiais de Consulta............................................................2 horas

Voc ser o mesmo amanh do que hoje, salvo pelas pessoas que conhecer e pelos livros que ler. Pessoas Material impresso Mdia Igreja, comunidade, estado, federal Livros, revistas, jornais. Vdeos, cassetes, rdio, DVD, CD, TV, websites

Organizaes Adventistas do Stimo Dia: 1. Membros da igreja Hobbies, habilidades, talentos. 2. Misso/Associao Pessoal do escritrio, biblioteca. Instalaes do acampamento, meio ambiente. Reunies campais, reunio de jovens, retiros, deficincias da liderana, seminrios. 3. Unio Pessoal do escritrio, biblioteca. Workshops, retiros, seminrios. 4. Diviso Pessoal do escritrio, biblioteca. Workshops, retiros, seminrios. Ministrio Jovem e centros de Evangelismo para Jovens 5. Associao Geral Pessoal do departamento e materiais de consulta (catlogo disponvel mediante solicitao, ver tambm website da Associao Geral ... Jovens (Youth). Comunidade: 1. Livros biblioteca pblica, estocagem de livros novos e usados. 2. Jornais. 3. Organizaes de Jovens grupos de jovens de outra igreja, ?????? escoteiros, outros clubes internacionais de jovens. 4. Escolas, pblicas e particulares professores, bibliotecas, administradores, seminrios, classes de educao de adultos. 5. Profissionais sade, segurana, assistncia social, psicologia, comrcio local, lojas de artesanatos. 6. Reparties pblicas oficiais nomeados e eleitos, museus, zoolgicos, parques, reservas. Estado/Pas H diversas agncias governamentais com muito pessoal e materiais impressos que esto nossa disposio de uso. A maioria dos pases tem instalaes especializadas como, por exemplo, parques, museus, mesmo departamentos universitrios interessados na promoo de suas reas ou buscando assistncia de todo tipo. Todo o necessrio ir atrs, uma inclinao para fazer amizades e disposio de prestar servios voluntrios. Ainda, h diversos clubes e sociedades de atividades especializadas em cada pas composta por 92

colecionadores e outros fanticos por determinadas reas de empreendimentos/hobbies que sempre esto dispostos a prover conhecimento a respeito de quase que todas as especialidades no Manual. Nota: Os instrutores deveriam tomar tempo para mostrar um amplo mostrurio de materiais disponveis isto, naturalmente, significa que os instrutores dessa seo devem ser especialistas.

E.

Ordem Unida e Cerimnias dos Desbravadores.................2 horas

Objetivo: Demonstrar que os participantes tm clara compreenso dos exerccios e comandos de marchas para os seguintes usos e so capazes de executar satisfatoriamente esses comandos de acordo com o uso em seu pas. 1. Comandos Vocabulrio. Controle da voz e comandos Comandos dos ps Exerccio individual Posio de Ateno Posio de descanso Auto Continncia Exerccios bsicos do clube Virar esquerda/direita Flanco esquerda/direita Mudar o passo Retaguarda marche Formao Sair da formao Marcha com o estandarte do clube Ordem do porta-estandarte Posio de descanso Posio para carregar a bandeira Porta-estandarte em p Apresentao do estandarte 5. Saudao do porta-estandarte Usos e costumes com a bandeira Exposio Marcha Hastear/recolher a bandeira Cerimnias dos programa Cerimnias de abertura Cerimnia de encerramento Sbado do desbravador Convocao dos desbravadores Investidura dos desbravadores Inspeo do clube Uniforme Atividades do clube Local do acampamento Treinamento avanado Exame as tropas Olhar direita Fileiras abertas fileiras fechadas Clube Perfilado

2.

6.

3.

7.

8.

4.

Algumas diretrizes gerais com relao s bandeiras:

Na igreja, quando as bandeiras so mostradas na plataforma, a bandeira nacional estar direita do orador estando ele de frente para a audincia (e esquerda da audincia). Todas as outras bandeiras estaro esquerda do orador ou esquerda da bandeira nacional. Quando a bandeira de mais de um pas estiver presente, todas as bandeiras nacionais estaro em mastros iguais em altura, com a bandeira nacional do pas onde ocorre o evento no extremo direito ou ao centro.

93

Nos desfiles, quando as bandeiras so carregadas (corredor da igreja, ou ao ar livre), a bandeira nacional vir na frente ou direita na direo de quem est indo, se estiver ao lado de outra bandeira de classe inferior. Geralmente, quando em p de igualdade e desfraldadas: nacional, estadual; crist, JA; Desbravadores, Aventureiros. Lembre-se, a bandeira nacional nunca se inclina em saudao, mantm-se erguida na vertical; todas as demais se inclinam em saudao. Quando fixadas a bandeira nacional fixada primeiro, seguidas por outras por ordem de classificao; as bandeiras civis sempre esto acima das bandeiras da igreja, seguindo pelo conceito cristo de servo. No mastro: quando duas bandeiras esto no mesmo suporte, a bandeira nacional fica sempre no topo. As bandeiras de mais de um pas nunca devem tremular nos mesmos suportes (devem estar em suportes diferentes). Na hora de hastear as bandeiras de vrios pases, a do pas anfitrio sempre hasteada primeiro, e a ltima a ser recolhida. As bandeiras de outros pases so hasteadas e recolhidas simultaneamente, as bandeiras de classe inferior vm a seguir. Nos acampamentos, a bandeira nacional estar direita de quem entra, olhando para a frente. Notas, Comandos, Diagramas: F. Instruo ao Ar Livre......................................................3 horas 1.Conceito de Instruo ao Ar Livre Deus, inicialmente, proveu um mundo natural incrvel como um livro de texto para que o homem pudesse dele aprender. Ao nos afastarmos de Deus e de Seu plano Ele viu ser necessrio produzir um segundo livro de texto a Bblia. Visto que ainda insistimos em ficar longe de Deus, a Bblia continua sendo o livro mais importante para os seres humanos, vindo a natureza em segundo lugar. Porm, ambos esto to frente de qualquer outro que no foi necessrio incluir um terceiro. Note esta citao extrada do livro Mensagens aos Jovens, p. 253: O estudo da Bblia superior a todos os outros no fortalecer o intelecto. ... Os que professam amar a Deus e reverenciar as coisas sagradas, e permitem, todavia, que a mente desa ao que superficial e irreal, esto-se colocando no terreno de Satans, e fazendo sua obra. Se os jovens estudassem as gloriosas obras de Deus em a natureza, e Sua majestade e poder segundo a revelao de Sua Palavra, haveriam de sair de cada esforo desses com as faculdades mais vivas e elevadas. A seguinte citao do livro O Desejado de Todas as Naes, pp. 516-517, tambm citada no livro Orientao da Criana, p. 534: Ensinai as crianas a ver Cristo na natureza. Levai-as ao ar livre, sombra das nobres rvores do quintal; e em todas as maravilhosas obras da criao ensinai-as a ver uma expresso de Seu amor. Ensinai-lhes que Ele fez as leis que regem todas as coisas vivas, que fez leis tambm para ns, e que elas visam a nossa felicidade e alegria. No as fatigueis com longas oraes e exortaes tediosas, mas mediante as lies objetivas da natureza, ensinai-lhes a obedincia lei de Deus.

94

Estas e muitas outras citaes semelhantes referentes abordagem de Deus aprendizagem, por meio dos escritos de Ellen G. White, do um retrato claro do valor de uma abordagem relativamente nova da educao a educao ao ar livre o uso da natureza no processo de ensinar os jovens a maior parte de seus requisitos bsicos de instruo juntamente com vrias oportunidades de aprendizagem no possveis em um ambiente normal de sala de aula. Os lderes dos desbravadores tm o notvel privilgio de alcanar os jovens por meio de experincias que permanecero com eles para sempre. Essas possibilidades que voc, como lder, cria pra os desbravadores ir moldar a forma como eles entendem o mundo. No entanto, importante prover atividades divertidas, que lhes exija a participao, e que vo muito alm da simples compreenso de conceitos. A instruo ao ar livre realiza isto envolvendo todas as crianas nessas atividades e instilando nelas a curiosidade e o desejo de aprender. O que instruo ao ar livre? Esse tipo de educao uma abordagem atual de ensino, observao e aprendizagem. Ao os lderes e as crianas se aventurarem alm da segurana da sala do Clube dos Desbravadores e partirem para o grande exterior a aprendizagem assume um significado inteiramente novo. Aqui os estudantes descobrem as complexidades em seu mundo ao ver, tocar, ouvir, cheirar e provar o mundo que eles conheceram apenas atravs da leitura dos livros. Eles participam em usos prticos da matemtica e da geometria, incluem todos seus sentidos na poesia escrita, aprendem as habilidades daqueles que usaram essas terras no passado, desenvolvem trabalho em equipe com independncia e dependncia de forma equilibrada e, o mais importante, aprendem a ler o livro da natureza compreendendo claramente a sua autoridade. Resumindo, a instruo ao ar livre, o conceito de que todo o tema no currculo pode ser ensinado ao ar livre. 2. Conscientizao para com as obras da natureza

A instruo a respeito do meio ambiente cobre temas tais como disposio dos desejos slidos; gua, ar, qualidade do solo; cadeia alimentar; vida animal, vegetal. A conscientizao do mundo que nos cerca acompanhada do fato de que podemos contribuir para seu melhoramento ou destruio em base individual. Aqui est algo no qual uma pessoal pode fazer diferena se escolher faz-la. uma rea que no requer fundos principais nem autorizao oficial ou reconhecimento. Ela incorporada no estilo de vida e se torna uma paixo. O cu o limite quilo que pode ser realizado e as Especialidades a respeito da Natureza se tornam o trampolim da aventura. O reconhecimento provido aos Desbravadores pelos governos locais, administraes de parques e reservas e outros so muito numerosos para ser relacionado aqui, mas so de todos os tipos desde o ingresso gratuito a locais pagos a reconhecimento anual especial em dias dedicados a reconhecer os esforos e a contribuio dos desbravadores em acentuar na comunidade a conscientizao da comunidade quanto ao valor de seu mundo natural. O desbravadorismo sensibiliza os desbravadores quanto ao mundo exterior que, por sua vez, sensibilizam as comunidades onde vivem a ter o mesmo esprito.

95

3.

Aplicaes Espirituais na Natureza

Deixamos de relacionar os livros disponveis quanto maioria dos temas neste manual porque parece que to logo um manual publicado, ele se torna obsoleto, graas a essas relaes. Mencionamos alguns livros aqui, apenas como exemplos dos tipos de materiais disponveis em algum momento ou outro. Como lderes, nunca nos devemos estagnar em nossa busca dos melhores materiais impressos disponveis. Sempre h algo novo, talvez no neste exato momento em que deles necessitamos urgentemente, mas isso no ocorre com freqncia, portanto devemos obt-los quando os encontramos, no quando deles necessitamos. Algumas premissas bsicas necessitam ser compreendidas Somente aquele que reconhece na natureza a obra de seu Pai, ... que aprende as mais profundas lies das coisas da natureza, e recebe seu mais elevado auxlio. A cincia est sempre a descobrir novas maravilhas; mas nada traz de suas pesquisas que, corretamente compreendido, esteja em conflito com a revelao divina (Ibidem, p. 128). O cristo cr que morreu em Cristo, no entanto est mais vivo do que antes e tem plena esperana de viver eternamente. Ele caminha na terra, mas se coloca no cu e, embora nascido na terra, descobre que depois de sua converso no se sente em casa aqui. Assim como o bacurau que no ar a essncia da graa e beleza, mas que na terra desajeitado e feio, assim o cristo parece em seu melhor nos lugares celestiais, mas no se encaixa bem na forma de ser da sociedade na qual ele nasceu (A. W. Tozer, The Best of Tozer, p. 98). Um mtodo e exemplo: Passo Um: Pegue algum objeto na natureza e pesquise como ele tem sido usado pelos outros a fim de ilustrar lies espirituais. Passo Dois: Utilize primeiro a Bblia, ento o Esprito de Profecia e por fim outros autores religiosos e da natureza. Por exemplo: AREIA Uma boa concordncia mostrar que a palavra AREIA foi usada na Bblia. A Bblia tem 28 referncias a elas. Considere-as, leia as referncias no seu contexto para ver como os autores da Bblia usaram-na para ilustrar o que estavam dizendo. Em seguida, pode-se usar o CD-Rom com os escritos de Ellen G. White, e fazer uma pesquisa do que consta ali a respeito da palavra AREIA. Ao se ingressar a palavra areia na consulta, aparece 114 referncias a ela. Pesquise em alguns de seus autores favoritos, alguns livros a respeito de minerais, habitantes marinhos, etc. para obter mais informaes que podero ser teis.

96

Passo Trs: Considere as orientaes ou enfoque final de seu devocional e prepare uma apresentao com a informao reunida: - Areia Providencie um recipiente com areia. Caso vocs estejam acampando ou na praia, obviamente ser muito melhor. Em um ou dois momentos durante a apresentao, pegue um pouco de areia na mo e deixe-a escorrer por entre seus dedos quer no cho ou sobre a outra mo, ou de volta no recipiente. Apresentao: Gostaria de saber se h algum aqui hoje que gostaria de passar o dia contando os gro da areia que tenho nas mos? Provavelmente, ningum, certo? H muita coisa divertida para se fazer l fora. Fico imaginando quantos punhados de areia existem na praia que nos cercam? Ou simplesmente quantos punhados de areia na praia ... (mencionar o nome de uma praia)? Sem considerar todas as praias e rios no mundo! Quando Deus deseja que empreguemos um superlativo, algo grande para ser compreendido, prefere usar a areia. Na Bblia ela a emprega 28 vezes para apresentar um ponto. Vrios usos referem-se a Seu povo se multiplicando e passando a ser muitos, como a areia, que no h como cont-la se estiverem dispostos a seguir os mandamentos de Deus. Na verdade, algumas vezes ele diz: Tambm a tua posteridade seria como a areia... (Ver Isaas 48:19. Mas com muita freqncia no Lhe demos e Ele teve de nos admoestar: Porque ainda que teu povo, Israel, seja como a areia do mar; o restante de converter (Isaas 10:22). Lemos a respeito da areia sendo usada para descrever grandes exrcitos, os gros colhidos por Israel no Egito antes do perodo de fome, mesmo o nmero de vivas deixadas pela guerra. Em Apocalipse, vemos que os maus aos redor de Satans so como areia. Em Jeremias, Deus associa Seu poder criador como pr limites nos mares ao usar areia. H outros usos para a palavra areia na Bblia, mas quatro se destacam. Primeiro, em Provrbios 27:3, leio: Pesada a pedra, e a areia uma carga; mas a ira do insensato mais pesada do que uma e outra. E, segundo, relacionado a isso est I Reis 4:29, que descreve as bnos de Deus sobre Salomo: sabedoria, grandssimo entendimento e larga inteligncia como a areia que est na praia do mar. Dois opostos: um tolo e um sbio, ambos tendo a areia como ilustrao de seu ser. Nosso comportamento pior do que ter de carregar uma carga de areia? Ou temos pedido a Deus que nos d sabedoria como um punhado de areia? Algo a se pensar, no mesmo? Ento, h outros dois usos: J e Davi. J est to sobrecarregado de problemas e pesar devido ao que lhe aconteceu e sua famlia que pode apenas pensar em tudo isso nos seguintes termos: Oh! Se a minha queixa, de fato, se pesasse, e contra ela, numa balana, se pusesse a minha misria, esta, na verdade, pesaria mais que a areia dos mares J 6:2-3. Alguma vez voc se sentiu assim? Algo de ruim aconteceu, realmente ruim. Voc sente como se toda a areia dos mares tivessem sido postas sobre voc? Talvez voc esteja apreciando estar aqui no acampamento neste dias, mas sabe que assim que voltar para casa esse peso voltar sobre seus ombros levando-o a sentir-se miservel Penso que Davi

97

deve ter-se sentido assim muitas vezes tambm. No Salmo 139:17,18, ele escreveu algo que deveramos ter sempre no corao, especialmente quando realmente nos sentimos mal. Que preciosos para mim, Deus, so os teus pensamentos! E como grande a soma deles! Se os contasse, excedem os gros de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. Ento ele encerra o Salmo dizendo a Deus: Sonda-me, Deus, e conhece o meu corao ... v se h em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Ento, toda vez que voc se deparar com areia pense em algo bom. assim que com freqncia Deus pensa a nosso respeito! Em outras palavras, Ele no nos esquece, no pode nos esquecer. Apenas est aguardando para nos mostrar o que funciona melhor ento no seremos tolos mas verdadeiramente inteligentes. Por que no pedir a Ele para fazer isso por ns agora? Pea ao Esprito Santo para atentar para o nosso corao, libertar-nos dos problemas que nos entristecem e mostrar-nos como enfrentar a vida depois do acampamento. Cada um agora poder orar em silncio, ento eu encerrarei com uma orao em voz alta. Obviamente, nem todas as coisas na natureza so mencionadas na Bblia, no Esprito de Profecia ou mesmo em outros livros de cunho religioso. Uma vez que nos sintonizamos com a natureza, e lemos livros a respeito da histria natural, teremos idias, faremos paralelos e renovaremos o pensamento com tambm veremos a vida brotar em ns. por isso que a inspirao fundamental, e o que torna a natureza to real, vida e interessante a ns e a nossos ouvintes. G. Recreao 1. ..........................................................................2 horas

Filosofia da recreao

Compreendemos a recreao como envolvendo trs estgios diferentes, sendo dependentes da idade da pessoa e, no entanto, cada estgio envolvendo o estgio seguinte. Esses estgios so: 1) 2) Compreenso de como o corpo humano funciona e de como uso da recreao desenvolve e mantm o corpo saudvel e eficiente. Usar o exerccio, esporte e tempo livre para buscar desenvolver habilidades, coordenao e cooperao, quer de forma individual ou em equipe. Buscar interesses a serem mantido como estilo de vida, levando a pessoa a formas de recreao que podem propiciar-lhe alegria nos estgios finais da vida.

3)

No obstante, no poder ser verdadeira recreao se for totalmente egosta e no levar a uma melhor compreenso e a um relacionamento mais ntimo com os semelhantes e com Deus. Recreao so momentos deleitosos quando os cristo se engajam em atividades que os levam a desfrutar da vida abundante. As atividades recreativas tm as caractersticas distintas de ocorrerem durante os momentos livros, so escolhidas voluntariamente alm de serem apreciadas e construtivas. H uma vasta gama de atividades que se enquadram nessa ampla definio. A recreao d oportunidade de propiciar equilbrio a nossa vida. Se

98

somos sedentrios a maior parte do dia, ela oferece oportunidade de atividade vigorosa. Se somos principalmente ativos, temos a possibilidade de descontrairmos. Se trabalhamos sozinhos, ela oferece possibilidades sociais e, contrariamente permite-nos a tranqilidade depois da agitao. tambm excelente oportunidade para as famlias passarem tempo juntas e para os membros da igreja se conhecerem melhor. A recreao vem desde o den e seguir pela eternidade. Nossos primeiros pais tinham amplas escolhas de atividades no Jardim do den; podiam escolher livremente as atividades que eram construtivas e apreciveis. Imagina-los de outra forma iria mudar drasticamente o conceito que temos desse primeiro lar no den. O cu que aguardamos tambm caracterizado por atividades voluntrias, escolhidas livremente, agradveis e construtivas. Temos oportunidades mpares em nossas atividades recreativas de desenvolvermos nossos talentos, mantendo-os de acordo com os modelos e do cu, ajudando-nos a sermos adequados para o ambiente futuro. O culto era tambm parte integral do ambiente do den, distinto em sua reverncia, respeito, adorao, comunho e devoo da Deus. O sbado dedicado a esses grupos. Deveramos ser cautelosos em no usar a recreao como uma desculpa para atividades que impossibilitam esse relacionamento especial. Deveramos conservar nosso tempo especial de culto como tambm prover tempo para satisfazer nossas necessidades de recreao. A recreao tem o potencial nico de organizar a igreja. Ele oferece canais de servio e apoio aos outros. Seremos grandemente abenoados se servirmos s necessidades dos outros como tambm aos nossos interesses na recreao. Ela tambm um catalisador para a ao missionria. Voc alguma vez notou como fcil aceitar um convide para recreativas e ento testemunharmos da abundante vida em Cristo? A recreao prov uma avenida para o companheirismo com os membros da igreja e tambm com as pessoas de fora. Ela prov oportunidades de ensino com exemplos vvidos do cristianismo aplicado. As oportunidades para o ministrio prevalecem na recreao, especialmente por influncia dos jovens. Recreao como Nova Criao O dever cristo no meramente trabalhar para a subsistncia e alcanar sucesso vocacional, mas aprender a viver a vida em sua plenitude. A recreao permite oportunidades para prover oportunidades de desfrutar a vida e ser criativo. A recreao deve tambm ser desfrutada, porm ser igualmente tempo para enriquecimento da personalidade e preparo para uma vida mais abundante. Para alcanar isto, faz-se necessrio tem um senso de valores e de direo. A busca da recreao proveitosa desenvolve os talentos concedidos por Deus com os quais a pessoa pode glorific-Lo. A verdadeira recreao desenvolve o poder do intelecto, o fortalecimento dos rgos fsicos, e refina e purifica o carter. O estilo de vida que incorpora esses princpios bblicos de recreao deveriam caracterizar o cristo. A recreao , portanto, um aparte vlida da vida crist. Quando esses princpios so levados em conta, a recreao se torna ento um deleite quando os cristos se engajam nas atividades para desfrutar a vida abundante. H diferena entre recreao e divertimento. A recreao, na verdadeira acepo do termo - recriao - tende a fortalecer e construir. Afastando-nos de nossos cuidados e ocupaes usuais, proporciona descanso ao esprito e ao

99

corpo, e assim nos habilita a voltar com novo vigor ao srio trabalho da vida. O divertimento, por outro lado, procurado com o fim de proporcionar prazer, e muitas vezes levado ao excesso; absorve as energias que so necessrias para o trabalho til, e desta maneira se revela um estorvo ao verdadeiro xito da vida Mensagens aos Jovens, p. 362. Recreao e Divertimento Desde a entrada do pecado no mundo, Satans sempre prov uma contrafao para os ideais de Deus. O divertimento uma anttese da verdadeira recreao. Isso no inclui o que normalmente chamado de prazeres inocentes mas difere da recreao na rea da motivao para a participao. Ele glorifica o eu, e implica basicamente em prazer, tende ao excesso, nega os princpios bblicos da mordomia, confundo os sentidos dos jovens e seu incitamento estabelece a busca dos desejos que ocupa a mente com buscas mundanas que se tornam to fortes que enfraquecem a espiritualidade. Ver tambm MJ, 38, 386. O divertimento dos jovens de nossos dias consiste, em grande medida, daquilo que oferecido pela indstria geral chamada de mdia. Essa indstria abrange a indstria do cinema, da televiso, da msica, do rdio e subprodutos como jogos no computador e outros componentes menores. Os crticos dessa mega-indstria como, por exemplo, Newton Minow, ex-presidente da Comisso Federal de Comunicaes dos EUA declarou essa programao como uma vastido improdutiva. O Sr. Michael Medview, outro crtico, foi mais alm afirmando que no que os filmes e os shows na TV so guarnecidos com excremento, mas que no podem deixar de ser guarnecidos por ele ... visto que essas indstrias, por sua natureza, so estranhas aos ensinos morais tradicionais ... eles contradizem as mensagens fundamentais da tradio judaica-crist. Essas observaes feitas nos jornais de 8 de abril de 1977 conclui: A TV e os filmes so obcecados pelo divertimento. Nas tradies judaicas e crists o enfoque est na felicidade ... A diferena ... pode-se facilmente concluir; a outra exige emprenho, mas pode durar para sempre. Uma apela aos sentidos; a outra nutri a alma ... A mdia do entretenimento no foi destinada a enobrecer o esprito humano. Recreao como estilo de vida Algumas reas da recreao podem ser desenvolvidas a fim de que se tornem parte de nosso estilo de vida ou forma de vida. Por exemplo, h muitos que fazem exerccios ou caminhadas diariamente, por anos. H muitos tipos de recreao ao ar livre como, por exemplo: canoagem, remo, esqui (neve/gua), ciclismo, caminhada e acampamento, equitao, arco e flecha, mergulho, natao, acrobacias, tnis de mesa, peteca, basquetebol, voleibol, futebol, e muitas outras atividades individuais e coletivas de valor recreativo e que estabelecem o esprito de equipe. Muitas pessoas desenvolvem hobbies para serem realizados em lugares fechados e ao ar livre. Muitos hobbies podem se tornar vocacionais tambm. Para mencionar apenas alguns: fotografia, entalhe em madeira, artesanato com metais, trabalho em couro, pintura, cermica, desenho, arranjo de flores, decorao de bolos, msica, filatelia ou tecelagem, culinria, corte e costura, eletrnica.

100

Voc notar que culinria foi includa acima. Muitas vezes cozinhar visto como uma necessidade domstica e no como um hobby; no entanto essa habilidade seja talvez uma das mais importantes. Para muitos uma forma de arte que demonstra o verdadeiro talento, como tambm passa a ser um meio de ajudar as pessoas a se aproximarem mais do ideal de Deus. Outras atividades para as horas vagas no includas acima so tanto recreativas como vocacionais. Essas podem incluir mecnica, carpintaria, jardinagem, pedreiro e muitas outras. Note que a maioria das atividades acima mencionadas so de fato especialidades no programa dos Desbravadores poderamos relacionar mais de 200 temas aqui todos se enquadrando perfeitamente bem no conceito de recreao. H tanto para escolher que poderamos ser levados a pensar que a recreao envolve gastos financeiros de algum tipo que dificulta a possibilidade de participao de alguns, mesmo que no futuro possa ocorrer os benefcios financeiros. Para que no nos esqueamos, Philip Wylie escreveu que caminhar uma forma ideal de exerccio, o que est de acordo com Ellen White: No h exerccio que supere a caminhada (3T, p. 78).

2.

Tipos e diretrizes da recreao crist

Objetivo Criar a conscientizao e o compromisso para com nossos padres adventistas de recreao. Os participantes devem conversar a respeito das vrias atividades recreativas luz das perguntas abaixo, baseadas nos princpios bblicos como um exerccio na aprendizagem para avaliar tudo o que fazemos na rea recreativa. Teste Bblico e Diretrizes para a Recreao: 1) Ela me ajuda a desenvolver a imagem de Deus em mim? Efsios 5:1: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados. Ver tambm: Romanos 8:29; I Joo 3:2, 3; Glatas 4:19; 2:20; Hebreus 3:14; Filipenses 3:12, 13. Ela me torna em um bom mordomo para Deus? I Corntios 4:2: Ora, alm disso, o que se requer dos despenseiros que cada um deles seja encontrado fiel. Ver tambm: Filipenses 1:10; Mateus 2:21; Efsios 5:15, 16. Contribui para o meu desenvolvimento? I Corntios 6:19: Acaso, no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos? Ver tambm: Filipenses 4:8; II Corntios 10:11; Colossenses 1:10, 11. A participao constri minha auto-estima? Mateus 11:36-39: Mestre, qual o grande mandamento na Lei? Respondeulhe Jesus: Amars o Senhor, teu Deus, de todo o teu corao, de toda a tua 101

2)

3)

4)

alma e de todo o teu entendimento. Este o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, : Amars o teu prximo como a ti mesmo. Ver tambm: Romanos 8:14; Lucas 12:6,7; Joo 1:9. 5) Ir levar-me a estar atento aos outros e s suas necessidades? Filipenses 2:3, 4: Nada faais por partidarismo ou vanglria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. No tenha cada um em vista o que propriamente seu, seno tambm cada qual o que dos outros. Ver tambm: Mateus 25:40; I Corntios 10:23, 24; Colossenses 4:5; Lucas 6:31; Efsios 6:24. Ir melhorar ou prejudicar a minha sade? I Corntios 3:16, 17: No sabeis que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? Se algum destruir o santurio de Deus, Deus o destruir; porque o santurio de Deus, que sois vs, sagrado. Ver tambm: Glatas 6:7. Ser uma pedra de tropeo para algum? I Corntios 8:9: Vede, porm, que esta vossa liberdade no venha, de algum modo, a ser tropeo para os fracos. Ver tambm: I Corntios 4:9; Romanos 14: 7, 13; Hebreus 12:12, 13. adequado para o momento em que vivo? Tito 2:11-13: Portanto a graa de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixes mundanas, vivamos, no presente sculo, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperana e a manifestao da glria de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo. Ver tambm: II Pedro 3:10-14. Pertence definitivamente ao mundo? Romanos 12:1, 2: Rogo-vos, pois, irmos, pelas misericrdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifcio vivo, santo e agradvel a Deus, que o vosso culto racional. E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus. Ver tambm: Mateus 6:24; Colossenses 2:20, 21; 3:1, 2, 5; Marcos 8:36, 37; I Pedro 1:13-15; Efsios 5:8; Lucas 12:34.

6)

7)

8)

9)

10) Ela glorifica a Deus? Mateus 5:16: Assim brilhe tambm a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que est nos cus. Ver tambm: I Corntios 10:31; Filipenses 1:27; Efsios 4:1. Algumas perguntas feitas com base nos conselhos dos escritos de Ellen G. White (baseadas nas pginas indicadas do livro Mensagens aos Jovens). 1) 2) 3) 4) 5) Voc pode convidar a presena de Cristo? A atividade excita as paixes baixas? Ela o deixa renovado e enobrecido? Sua conscincia fica perturbada? Qual sua influncia sobre os outros? 370 371 385 385-386 386

102

6) 7) 8) 9) 3.

Posso pedir a bno de Deus sobre ela? Voc gostaria de morrer ali? Voc gostaria de ser encontrado ali quando Cristo voltasse? O dinheiro gasto como um bom mordomo? Novos Jogos e Atividades Esportivas

386 398 398 400

Objetivo: Encorajar os participantes a descobrirem, aprenderem, criarem e usarem mtodos novos e teis para instilarem os princpios recreativos acima nos jovens sob sua responsabilidade. Explanao: Os novos jovens e atividades esportivas sero explanados e demonstrados aos participantes pelo instrutor do seminrio. Visto que o material deveria ser NOVO, no podemos prover uma relao aqui das atividades sugeridas. Talvez sejam novas para alguns e bastante conhecidas de outros e ainda mais antigas desde o momento da edio deste Manual. A pessoa deve avaliar casa sugesto com base nas diretrizes acima e no apenas ensinar algo novo simplesmente pelo sabor de ser novo. 2. Durante seu envolvimento com os membros do staff, no Clube de Desbravadores local (pr-requisito 1 3) selecione duas das reas relacionadas acima, requisito III. 1. e demonstre que habilidades foram aprendidas por meio da aplicao de projetos, eventos ou situaes especficos no Clube dos Desbravadores. Esse requisito uma concluso natural desta Especialidade. Contudo, h muitas pessoas que desejam completar a Especialidade e que podem no estar ativamente envolvidas no clube local mas ocupando outras funes no topo da hierarquia. A essas pessoas, por favor note: Um autor de treinamento da liderana afirma que um dos piores erros cometidos pela liderana viver no passado tentar sobreviver como lder com base nos eventos ocorridos h muito no passado. Todos os lderes devem se atualizar a fim de serem relevantes. Ao os lderes se distanciarem das realidades do dia a dia das aes do Clube dos Desbravadores, logo estaro em posio invivel de pedir aos novos lderes para porem em prtica o que pode j no ser vivel (Faa o que eu falo, mas no faa o que eu fao). Portanto, essencial que as pessoas em todos os nveis do Ministrio dos Desbravadores que desejam manter um nvel eficiente de liderana separem, periodicamente, tempo para voltarem ao nvel da realidade do clube local mesmo que por um breve perodo de tempo. No considere o pensamento de pular esse requisito. Aproveite a oportunidade de atualizar, recordar e reenergizar-se com o clube novamente. Controle de Concluso do Requisito I. Pr-requisitos 1. 2. 3. 4. Ser Guia. Haver concludo o Curso de Treinamento Bsico dos Desbravadores, nos ltimos trs anos. Ser membro ativo do staff dos Desbravadores. Ser instrutor ativo da Classe e/ou Assinatura Data

__________________ _________ __________________ _________

103

Especialidade dos Desbravadores. II. Crescimento Pessoal 1. 2. 3. Concluir o plano do Ano Bblico ou da Srie Encontros II, Cristo a Igreja. Ler um livro sobre auto-estima, desenvolvimento do adolescente, ou de relacionamentos interpessoais. Escolher e desenvolver uma nova habilidade pessoal, til para o ministrio com os Desbravadores, por meio da leitura, de fitas cassetes, da freqncia a um curso, ou ao unir-se a uma organizao especializada. Obter um certificado atualizado da Cruz Vermelha ou seu equivalente.

__________________ _________

__________________ _________ __________________ _________

__________________ _________ __________________ _________

4. III.

Desenvolvimento das Habilidades

1. Aumentar suas habilidades nos desbravadorismo ao freqentar as seguintes horas mnimas de cada seminrio patrocinado pelo pessoal dos Ministrios dos Desbravadores da Associao ou Misso. A. Administrao e Relacionamento Humano (8 horas) _____________ _____ 1. Formao da Equipe (3 horas) __________________ _________ 2. Aperfeioamento Pessoal (2 horas) __________________ _________ 3. Desenvolvimento da f no Crescimento do Desbravador (1 hora) __________________ _________ 4. Disciplina (1 hora) __________________ _________ 5. Questes Atuais (1 hora) __________________ _________ Planejamento e Programao do Acampamento (4 horas) __________________ _________ Ministrio dos Desbravadores e da Comunicao (3 horas) __________________ _________ Materiais de Consulta (2 horas) __________________ _________ Ordem Unida e Cerimnia dos Desbravadores (2 horas) __________________ _________ Instruo ao Ar Livre (3 horas) __________________ _________ Recreao (2 horas) __________________ _________

B. C. D. E. F. G.

2. Durante seu envolvimento com os membros do staff no Clube de Desbravadores local (pr-requisito I.-3., escolha quaisquer duas reas relacionadas acima, no requisito II.-1. e demonstre as habilidades aprendidas por meio da aplicao de projetos, eventos ou situaes especficos no Clube dos Desbravadores. Especialidade de Liderana dos Desbravadores Concluda ________________ _________ Investidura na Liderana dos Desbravadores: __________________ _________

Local: ____________________________________________ Data: ___________________

104

Pessoa que Oficializou e Cargo: ________________________________________________

105

SRIE ENCONTROS Guia de Leitura Devocional, envolvendo a leitura da Bblia e dos escritos de Ellen White. Janeiro Fevereiro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. AA 9-12* AA 13-16 AA 17-20 Atos 1:1-18; AA 21-23 AA 24-26 AA 27-29 Atos 1:19-26; AA 30-34 Atos 2:1-39; AA 35, 36 AA 37-40 AA 41-44 AA 45-48 AA 49-52 AA 53-56 Atos 2:40-47; 3; 4:2-31 AA 57-60 AA 61-64 AA 65-69 Atos 4:32-37; 5:1-11; AA 70-72 AA 73-76 Atos 5:12-42; AA 77, 78 AA 79-82 AA 83-86 Atos 6:1-7; AA 87-90 AA 91-94 AA 95, 96; Atos 6:8 15; 7 AA 97-102 Atos 8 AA 103-106 AA 107-111 Atos 9:1-18; AA 112-115 AA 116-118 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. AA 119-122 Atos 9:19-31; AA 123-126 AA 127-130 Atos 9:32-43; 10; 11:1-18; AA 131, 132 AA 133-135 AA 136-138 AA 139-142 Atos 12; AA 143, 144 AA 145 - 147 AA 148-150 AA 151-154 Atos 11:19-30; 13:1-3; AA 155-157 AA 158-161 AA 162-165 Atos 13:4-52; AA 166-168 AA 169-172 AA 173-176 Atos 14; AA 177-179 AA 180-183 AA 184-187 Atos 15:1-35; AA 188, 189 AA 190-192 AA 193-195 AA 196-200 Atos 15:36-41; 16:1-6; AA 201-202 AA 203-206 AA 207-210 Atos 16:7-40; AA 211;212

* AA = Atos dos Apstolos de E. G. White

106

Maro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. AA 213-216 AA 217-220 Atos 17:1-10; AA 221, 222 AA 223-226 AA 227-230 Atos 17:11-34; AA 231, 232 AA 233-235 AA 236-238 AA 239-242 Atos 18:1-18; AA 243, 244 AA 245-248 AA 249-251 AA 252-254 I, II Tessalonicenses AA 255-258 AA 259-262 AA 263-265 AA 266-268 Atos 18:19-28; AA 269, 270 AA 271-274 AA 275-177 AA 278-280 Atos 19:1-20; AA 281-284 AA 285-290 Atos 19:21-41; 20:1; AA 291, 292 AA 293-297 I Corntios 1-4 I Corntios 5-8 I Corntios 9-12 I Corntios 13-15 I Corntios 16; AA 298, 299

Abril 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. AA 300-303 AA 304-307 AA 308-310 AA 311-313 AA 314-316 AA 317-319 AA 320-322 Tito; II Corntios 1-5 II Corntios 6:10 II Corntios 11-13; AA 323, 324 AA 325-328 AA 329-331 AA 332-334 AA 335-338 AA 339-342 AA 343-346 AA 347-350 AA 351-354 AA 355-358 AA 359-362 AA 363-365 AA 366-368 AA 369-371 Romanos 1-4 Romanos 5-8 Romanos 9-12 Romanos 13-16 AA 372-374 AA 375, 376 AA 377-379

107

Maio 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. AA 380-382 Glatas 1-4 Glatas 5, 6; AA 383, 384 AA 385-388 Atos 20:2-38; 21:1-16; AA 389,390 AA 391-394 AA 395-398 Atos 21:17-40; 22; 23 AA 399-402 AA 403-406 AA 407-410 AA 411-414 AA 415-418 Atos 24; Aa 419-422 AA 423-427 Atos 25:1-12; AA 428, 429 AA 430-432 Atos 25:13-27; 26; AA 433, 434 AA 435-438 Atos 27; 28:1-10 AA 439-442 AA 443-446 Atos 28:11-31; Filemom AA 447-449 AA 450-452 AA 453-456 AA 457-460 AA 461-464 AA 465-468 Colossenses Filipenses

Junho 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. AA 469-472 AA 473-476 AA 477-480 AA 481-484 Efsios AA 485-488 AA 489-491 AA 492-494 AA 495-497 I Timteo II Timteo; AA 498 AA 499-502 AA 503-506 AA 507-510 AA 511-513 I Pedro AA 514-517 AA 518-521 AA 522-525 AA 526-528 II Pedro; AA 529, 530 AA 531-534 AA 535-538 AA 539-545 1-3 Joo AA 546-550 AA 551-556 AA 557-567 AA 568-577 AA 578-585

108

Julho 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. AA 586-592 AA 593-602 GC 17-23* GC 24-30 GC 31-38 GC 39-42; Judas GC 43-45 GC 46-48 GC 49-52 GC 53-56 GC 57-60 GC 61-64 GC 65-68 GC 69-72 GC 73-75 GC 76-78 GC 79-81 GC 82-85 GC 86-89 GC 90-93 GC 94-96 GC 97-100 GC 101-104 GC 105-108 GC 109-112 GC 113-116 GC 116-119 GC 120-123 GC 124-127 GC 128-131 GC 132-135

Agosto 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. GC 136-139 GC 140-144 GC 145-148 GC 149-152 GC 153-156 GC 157-160 GC 161-164 GC 165-167 GC 168-170 GC 171-174 GC 175-178 GC 179-181 GC 182-184 GC 185-188 GC 189-192 GC 193-196 GC 197-200 GC 201-204 GC 205-207 GC 208-210 GC 211-214 GC 215-218 GC 219-222 GC 222-226 GC 227-230 GC 231-233 GC 234-236 GC 237-240 GC 241-244 GC 245-248 GC 249-252

* O Grande Conflito, de E. G. White

109

Setembro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. GC 253-356 GC 257-260 GC 261-264 GC 265-268 GC 269-272 GC 273-276 GC 277-280 GC 281-284 GC 285-288 GC 289-291 GC 292-294 GC 295-298 GC 299-302 GC 303-306 GC 307-310 GC 311-313 GC 314-316 GC 317-320 GC 321-324 GC 325-330 GC 331-334 GC 334-338 GC 339-342 GC 343-346 GC 347-350 GC 351-354 GC 355-358 GC 359-362 GC 363-366 GC 367-370

Outubro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. GC 371-374 Apocalipse 14,17,18; GC 375, 376 GC 377-380 GC 381-384 GC 385-387 GC 388-390 GC 391-394 GC 395-398 GC 399-402 GC 403-405 GC 406-408 Hebreus 1-7 Hebreus 8-11 Hebreus 12, 13; GC 409, 410 GC 411-414 GC 415-418 GC 419-422 Apocalipse 4-9 Apocalipse 10,11,19; GC 423,424 GC 425-428 GC 429-432 Apocalipse 13; GC 433-435 GC 436-440 GC 441-443 GC 444-446 GC 447-450 GC 451-453 GC 454-457 GC 458-460 Tiago GC 461-464

110

Novembro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. GC 465-468 GC 469-472 GC 473-475 GC 476-478 GC 479-482 GC 483-486 GC 487-491 Apocalipse 12; GC 492-494 GC 495-497 GC 498-501 GC 502-504 GC 505-507 GC 508-510 GC 511-514 GC 515-517 GC 518-521 GC 522-525 GC 526-530 GC 531-534 GC 535-538 GC 539-542 GC 543-546 GC 547-550 GC 551-554 GC 555-558 GC 559-562 GC 563-566 GC 567-570 GC 571-574 GC 575-578

Dezembro 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. GC 579-581 GC 582-585 GC 586-589 GC 590-592 GC 593-595 GC 596-598 GC 599-602 GC 603-606 GC 607-609 GC 610-612 Apocalipse 15, 16; GC 613-615 GC 616-619 GC 620-623 GC 624-627 GC 628-631 GC 632-634 Apocalipse 1-3 GC 635-638 GC 639-642 GC 643-647 GC 648-652 Apocalipse 20; GC 653, 654 GC 655-658 GC 659-661 Apocalipse 21, 22 GC 662-664 GC 665-667 GC 668-670 GC 671-673 GC 674-676 GC 677-678

111

Modelo de Relao de Livros teis para o Ministrio e Liderana dos Desbravadores Cdigo de Letras: A = Acampamento / Atividade ao Ar Livre L = Liderana P = Psicologia R = Recreao

112

You might also like