You are on page 1of 5

SER OBEDIENTE AOS PAIS Principio da lio: Deus quer que sejamos filhos obedientes no somente no nosso falar,

mas tambm na maneira de agir. Base bblica: Mateus 21:28-32 Obedecer aos pais um mandamento com promessa, que precisa ser levado a srio. VERSCULO PARA DECORAR: Vs, filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porque isto justo. Efsios 6:1 Objetivos educativos: Ao final da lio as crianas Descrever os dois filhos desta histria. Desenvolver um desejo por obedecer a Palavra d e Deus e s autoridades. Quebra-gelo: SAIMON DIZ Desenvolvimento: o lder pede que as crianas fiquem dispersas pela sala, o comando da brincadeira SAIMON DIZ, essa dinmica envolve movimentos corporais, e o lder comanda os movimentos dizendo sempre a palavra SAIMON DIZ, antes de dizer o que se faz. Exemplo: SAIMON DIZ eleva o brao direito, todos elevam o brao direito e s podem abaixar se o lder disser novamente a palavra SAIMON DIZ, ficando assim: SAIMON DIZ abaixa o brao direito, e todos abaixam o brao direito, e vai sendo citada vria parte do corpo. Porm, se o lder no falar a palavra SAIMON DIZ e os participantes fizerem o movimento, ser falta e sero eliminados do jogo. Vence quem for o ltimo a no cometer erro algum. Alguma vez seu pai ou a sua me pediram pra voc fazer alguma tarefa em casa, ajud-los com alguma coisa? Com certeza sim. Vou contar uma ilustrao antes de lermos a parbola de hoje. Havia um pai que tinha dois filhos, Joo e Guilherme. Um dia papai entrou no quarto de Joo, que estava fazendo um avio com palitos de sorvetes. O pai falou: Joo, filho, ontem a noite ouve muito vento e as folhas das rvores caram na calada, gostaria que voc pegasse um saco de lixo e uma vassoura e limpasse a frente da casa.

-Ah, no papai. Voc no ta vendo que estou muito ocupado? Estou trabalhando neste avio e no quero parar. O pai deu meia volta e saiu procurando o outro filho. Ele estava assistindo televiso. Guilherme, voc poderia limpar a calada da frente porque esta cheia de folhas por causa do vento de ontem? Sim, papai! Eu vou!- respondeu Guilherme. -Que bom! -disse o pai- Vou deixar o saco de lixo e a vassoura perto da porta. Depois que o pai sai Joo comeou a pensar. Eu posso limpar a calada e ainda terei tempo de terminar o avio hoje. Ento, muito disposto Joo foi limpar a calada. Quando papai chegou, viu Joo trabalhando e perguntou: Cad o Gulherme! -No sei papai, da ultima vez que o vi estava assistindo televiso. Quando o pai entrou, no podia acreditar! Guilherme estava ainda do mesmo jeito deitado no sof assistindo televiso. Qual dos dois filhos ser que agradou e obedeceu ao seu pai? Na parbola de hoje Jesus contou uma situao parecida para mostrar como algumas pessoas respondem palavra de Deus. Vejamos Mateus 21:28-32. Havia um homem dono de campos e vinhas que tinha dois filhos Ento o pai pede ao primeiro filho figura 3: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele respondeu: Irei, sim Senhor; mas no foi. Depois o pai chegou ao segundo filho Figura 4 e disse- lhe o mesmo. Porm este respondeu: No quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele. Jesus perguntou: Qual destes dois filhos obedeceu o seu pai? Qual voc acha? O que significa obedecer? (deixe as crianas res ponder) Jesus quer que percebamos que o que fazemos mais importante que o que dizemos. Muitas vezes com a nossa boca dizemos sim, mas o nosso agir contrario. Muitos dizem sim para Jesus de "da boca para-fora". ATIVIDADE

Quais so as caractersticas de uma criana obediente? (deixe as crianas responder) Quais so as caractersticas de crianas desobedientes? Como voc responde aos seus pais quando pedem alguma coisa? Que coisas nos estimulam a sermos desobedientes? Que deciso voc vai tomar a partir d e hoje? Lder: Faa uma orao renunciando a desobedincia e as coisas que a estimulam. Ore pedindo a Deus um corao submisso e obediente nas crianas. Depois da orao estimule as crianas que precisam pedir perdo aos seus pais que faa isso voltando pra casa. Divida a clula em dois grupos. Cada grupo deve dramatizar esta parbola nos tempos modernos. Mostrando dois tipos de crianas, obedientes e as desobediente S.
fonte: sementinha kids

DINAMICAS PARA O DIA DOS PAIS DINMICA Providencie caixas de vrios tamanhos, uma deve caber dentro da outra, de forma que a maior contenha todas as outras. Dentro de cada caixa coloque um carto contendo uma ordem e embrulhe cada uma como para presente. Dirigente Vamos convidar, neste momento, alguns pais para estarem aqui frente e serem homenageados, homenageando assim todos os pais presentes. Dirigente - Convidamos o pai mais idoso (Quando este vier frente, entregue-lhe a caixa maior que contm as outras caixas e pea-lhe que abra o presente) Ao abrir, encontrar um carto e a segunda caixa. No carto, que deve ser lido em voz alta, estar escrito: Queira nos desculpar, mas este presente para o pai mais jovem. Dirigente Convidamos o pai mais jovem (A dirigente abraa o pai mais jovem, entrega-lhe a segunda caixa e pede que abra) Ao abrir, o pai encontrar outra caixa e o segundo carto, onde ler: Queira nos desculpar, mas este presente para o pai que mais vezes leu a Bblia. Dirigente - Dos pais aqui presentes, qual leu a Bblia mais vezes? Venha aqui frente.(A dirigente parabeniza este pai, entrega-lhe a 3 caixa e solicita que abra) Ao abrir, encontra outra caixa e um carto, onde ler: Desculpe-nos, mas este presente para o pai que tem mais filhos. E, assim por diante, crie outros motivos para homenagear os pais, como por exemplo, o pai que mais cedo se levantou hoje, etc. Cada pai participante da homenagem deve receber um presente

simples (uma caneta, ou uma meia) e a ltima caixa deve conter as lembranas especialmente preparadas para aquele dia e o carto: Distribua estes presentes entre todos os pais COMUNIDADE FAVOS DE MEL (Tia Dulce)

You might also like