You are on page 1of 3

Projeto Poltico-Pedaggico Estudo tcnico de seus pressupostos, paradigma e propostas

Introduo
A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional afirma que cabe aos estabelecimentos de ensino definir sua proposta pedaggica e aprov-la no seu mbito interno.

Objetivos a serem atingidos


Conferir maior eficincia e eficcia aos dispositivos contidos na lei 9394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, em seu artigo 12; Dirimir dvidas que dificultem a elaborao do Projeto Poltico Pedaggico.

Competncias a serem desenvolvidas


Estabelecer

Competncias a serem desenvolvidas


Estabelecer referencial terico adequado ao contexto situacional da escola; Transformar idias em aes, desenvolvendo aprendizado contnuo a partir de reflexes crticas; Ser responsvel, solidrio e participativo na construo de um trabalho individual e coletivo, promovendo mudanas sociais. Para isso, mais do que se adequar s diretrizes legais, o desafio maior o de promover o novo PARADIGMA DA EDUCAO, especialmente no que concerne aos aspectos metodolgicos, com a incorporao da tecnologia e das novas formas de qualidade de vida para si e para sua comunidade, interferindo na realidade, partcipes reais das relaes poltico-sociais.

Identidade escola como instituio social inserida num contexto prprio. Autonomia no existe modelo (regra). Participao exige aes e decises a partir do contexto. O que projeto? A escola necessita apenas de um projeto pedaggico ou de um projeto poltico pedaggico? Freqentemente se confunde projeto com um plano, certamente o Plano diretor da escola como conjunto de objetivos, metas e procedimentos fazem parte do seu projeto. Mas no todo o seu projeto. O projeto pedaggico da escola resultado de um processo de desenvolvimento de suas prprias contradies. No existem duas escolas iguais. Por isso, no deve existir um padro nico que oriente a escolha do projeto de nossas escolas. No se entende, portanto, uma escola sem autonomia, autonomia para estabelecer o seu projeto e autonomia para execut-lo. A escola faz parte do seu projeto de vida. Afinal de contas, passamos muito tempo na escola para sermos meros clientes dela, no h educao e aprendizagem sem sujeito da educao e aprendizagem.

Propostas
Projeto pressupe uma ao intencionada com um sentido definido, explcito, sobre o que se quer inovar. Nesse processo podem-se distinguir trs momentos: 1) Concepo do Projeto Deve-se partir da cultura local: Criando canais de participao na comunidade envolvida; Construindo parcerias; 2) Implantao do projeto Organizao do trabalho pedaggico. Prever espao para reunies, para reflexes, para estudos, centrado em: Construo da cidadania;

Pressupostos

Prtica da cidadania pelos professores; Adequao do material pedaggico; Convivncia crtica; Resgate da historicidade; Sala de aula como espao que transcende os limites da escola; Valores presentes nas prticas sociais; Articulao: contedos / vivncia, trabalho e lazer; Promover o desenvolvimento da cultura. 3) Avaliao como deve ser? H necessidade de uma compreenso fundamentada nas seguintes aes: Superao do ato de medir, ultrapassar o carter classificatrio; Maior abrangncia, no s do processo ensino/aprendizagem, mas tambm a organizao do trabalho; Formao de identidade (processo formativo e contnuo); Formao de novas atitudes (professor/aluno/famlia); Estabelecimento de critrios (definidos para cada srie de acordo com as caractersticas do grupo)

Elementos para construo do Projeto Poltico Pedaggico


1) Fundamentao terica Envolve filosofia e metodologia. o fio norteador que permeia todo o projeto. A fundamentao deve conter: Princpios filosficos (viso do homem, do cidado e do mundo); Princpios e diretrizes pedaggicas.

2) Justificativa Apresentao da realidade escolar que permita visualizar a extenso problema (diagnstico) indicando alternativas de soluo e os benefcios a serem alcanados com a execuo do projeto. Obs: O diagnstico implica numa reflexo coletiva a respeito da escola e de seu contexto. 3) Cliente Alvo o aluno.

4) Metas necessrio que sigam colocados de forma simples e direta, indicando como se pretende desenvolv-la. 5) Objetivos Geral: Expressar, em termos amplos, o resultado final que se pretende atingir com a execuo do projeto. Especficos: o detalhamento do objetivo geral, traduzindo o que fazer para atingir o resultado final pretendido. Os objetivos precisam ser coerentes com as partes e o todo do projeto. 6) Metodologia importante acompanhar o desenvolvimento das aes, refletindo sobre: Que mudanas ocorrero na escola? E na sala de aula? Como perceb-las na atuao dos profissionais, pais e alunos? As rotinas de trabalho na escola ser mais produtiva? A comunicao ser de melhor qualidade? 7) Avaliao Quais os princpios adotados durante a avaliao do projeto. 8) Cronograma Tempo previsto para executar as aes a curto prazo, mdio e longo prazo. 9) Recursos Materiais e Humanos O que dispomos e o que falta? Quais os recursos humanos necessrios? 10) Responsabilidade / Parcerias Defina responsabilidades na execuo das aes, com base no compromisso assumido pelo grupo. 11) Oramento (se for o caso) Acreditamos que com essas orientaes voc j esteja em condies de participar da elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, na sua escola.
Embora no exista um modelo oficial, apresentamos

duas propostas de roteiros para elaborao de Projeto Poltico Pedaggico.

O Anexos

Proposta Pedaggica
O Apresentao O Marcos Institucionais Identificao U.E. Filosofia Clientela O A rea de educao Misso Objetivos Produtos e Servios O Momento em que vivemos Contexto para uma nova Educao O Fundamentos da Educao Bases Epistemolgicas Orientaes Metodolgicas Avaliao Escolar Gesto Escolar O Educao bsica: Suas propostas pedaggicas Educao Infantil Educao Fundamental: Uma Escolaridade em Ciclos Suas inter-relaes na escola Contrato de Convivncia Seu processo de construo Breve Histrico Prximas Etapas Anexos 0rientaes elaboradas pelo Instituto de Pesquisas Avanadas em Educao www.ipae.com.br - e-mail ipae@ipae.com.br

Projeto Pedaggico Uma exigncia legal


O Aspectos

Histria da Escola: Fins e Objetivos da Educao Organizao Administrativa Recursos Humanos Infra-estrutura Fsica e Recursos Materiais O Corpo DiscentePlano de Informatizao da Escola Projetos Especiais de Ao O Aspectos Pedaggicos Pressupostos filosficos e princpios gerais Objetivos dos diferentes segmentos Currculo Pleno e desenvolvimento curricular

You might also like