You are on page 1of 7

Universidade Catlica do Salvador Mestrado em Polticas Sociais e Cidadania Semestre: 01/2010 O mtodo dialtico na pesquisa em educao Virglio Alberto

S. Pinto1

RESUMO

A anlise crtica do objeto o ponto norteador para o mtodo dialtico na pesquisa obrigando-nos a desvelar as determinantes que o fazem ser tal objeto. As determinaes devem ser apropriadas a partir das suas relaes, pois a compreenso do objeto dever contar co m a totalidade do processo, na linha da intencionalidade do estudo, enquanto construo epistemolgica como forma de criar as bases tericas para sua transformao. Nesse sentido, o do mtodo dialtico tem como principal caracterstica a contextualizao d o problema a partir de questes de fundo: quem faz pesquisa, quando, onde e para que? Tais questionamentos no podem ser considerados como subjetivismo, pois a intencionalidade o que permeia o fazer metodolgico do pesquisador dialtico, tendo a historic idade o princpio da relao sujeito e objeto na pela ao de pensar. Isso implica que as categorias metodolgicas fundamentais na Dialtica so: totalidade, a historicidade e a contradio.
Palavras-chave: dialtica, mtodo, educao. ABSTRACT

A critical analysis of the object is the guiding point for the dialectical method in research requiring us to uncover the determinants that make him to be such an object. Measurements should be appropriate from their relationships, because understanding of the object should have the entire process, in line with the intent of the study, while epistemological construction as a way of creating the theoretical basis for its transformation. In this sense, the dialectical method's main characteristic is the contextualization of the problem from fundamental questions: who does research, when, where and for what? Such questions can not be regarded as subjectivism, because the intent is what permeates the researcher's methodological doing dialectic, and the principle of the historical relationship between subject and object in the action of thinking. This implies that the fundamental methodological categories in the Dialectic are full, the historicity and contradiction.
Keywords: dialectical method, categories.

Mestrando em Polticas Sociais e Cidadania pela Universidade Catlica do Salvador.

A Pesquisa em Educao e o Materailismo Dialtico


A pesquisa no campo da educao vem, marcadamente sendo desenvolvida tendo como abordagem a perspectiva positivista, onde a separao de fatores intricados em questes epistemolgicas diversas exige um olhar interdisciplinar que possibilite confrontar seus fatores, suas nuances histricas numa postura dialtica por que histrica. Essa abordagem cartesiana traz como princpio a fragmentao do real para anlise das partes como se forma e contedo fossem indissociveis. Entendendo que os fenmenos sociais esto interligados ao sistema socioeconmico vigente, a metodologia pode est a servio da manuteno ou da superao de tal realidade. No caso da nossa sociedade burguesa, o conhecimento est a favor do capital ou para sua superao:
A pesquisa cientfica e suas metodologias esto submetidas concepo burguesa de cincia, a qual potencializa o desenvolvimento do conhecimento segundo a tica do capital. O conhecimento, ou melhor, a sistematizao da realidade social est voltada para interesses produtivos, o que torna limitada a relao do saber com o mundo dos homens. Em favor desta concepo, adota-se, freqentemente, o argumento de que a extenso da cincia moderna sinnimo de especializaes em todas as reas do saber. O conhecimento est fragmentado e acentuado pela falta de dilogo entre as reas, o que, conseqentemente, colabora para a compreenso do homem e da sociedade como partes isoladas da dinmica social e da tecedura histrica. (LARA, 2007, p. 74).

Ao buscar compreender o sistema educacional, no interior da sociedade capitalista, implica que o mtodo de pesquisa d conta de desvelar suas relaes com o modo de produo pois a educao o reflexo da realidade objetiva, numa perspectiva revolucionria, ou seja, na busca da transformao da realidade dada. Se for verdade que h uma fragmentao do conhecimento sobre os fenmenos sociais e, entendendo a educao como um desses fenmenos, ento a concepo sobre o Sistema Educaciona l Brasileiro fragmentada.
2

Mais alem, se tomarmos como recorte a avaliao sobre o fazer social e poltico dos sujeitos no mbito da escola pblica veremos que ela no reflete o real, pois se constitui num recorte da totalidade histrica da sociedade brasileira pois se d a partir dos resultados de desempenho de escolas, alunos ou professores e no levam em conta o processo e suas relaes com a totalidade, com os aspectos gerais da economia, da poltica e do prprio sistema capitalista. Como um mtodo de pesquisa pode dar conta de revelar as relaes totalizantes dessa teia na qual a educao est inserida? Tal questo implica o aprofundamento sobre a questo poltica que permeia o sistema vigente e um discernimento filosfico do pesquisador que vislumbre uma ruptura com a realidade. Contudo, h um equvoco quanto ao conceito de totalidade no mbito da pesquisa que desmistificado por M. Ciavatta:
Outra dificuldade a compreenso equivocada de que totalidade tem o sentido de tudo, o que inviabiliza um processo srio de conhecimento. No sentido marxiano, a totalidade um conjunto de fatos articulados ou o contexto de um objeto com suas mltiplas relaes ou, ainda, um todo estruturado que se desenvolve e se cria como produo social do homem [...]. Estudar um objeto conceb-lo na totalidade de relaes que o determinam, sejam elas de nvel econmico, social, cultural, etc. (CIAVATTA, 2001, p.132).

Aqui h uma necessidade de enterder os ajustes organizacionais dos sistemas educacionais e que perceber que seguem a lgica do sistema produtivo pois tal sistema depende da educao bsica para qualificar a sua mo de obra. H de se perguntar: Que tipo de educao? Qual o conjunto de fatos articulados ou o contexto que formam ou constroem tal fenmeno? Sobre essa questo, Frigotto afirma:
Trata-se de uma educao e formao que desenvolva habilidades bsicas no plano do conhecimento, das atitudes e dos valores, produzindo competncias para a gesto da qualidade, para a produtividade e competitividade e, consequentemente, para a empregabilidade. Todos estes parmetros devem ser definidos no mundo produtivo, e, portanto os intelectuais coletivos confiveis deste novo conformismo so os organismos internacionais (Banco Mundial, OIT) e os organismos vinculados ao mundo produtivo de cada pas. (FRIGOTTO, 1998. p.45).

Ao optar pelo mtodo histrico dialtico para analisar esse paradigma, entendo (...) que, no mtodo dialtico, o pesquisador orientado a afirmar com clareza a partir de qual concepo est situada a investigao e a anlise empregada sobre o seu objeto (IANNI, 1988). Ao trazer para esse debate a afirmao de Frigotto sobre o vnculo da realidade educacional lgica do capital refora -se a proposio do materialismo dialtico enquanto pos sibilidade metodolgica de explicar a realidade da educao pblica enquanto caminho para superao da lgica fomal e construo da lgica dialtica. No se trata de uma simples compreenso da realidade, ms, uma interpretao crtica possibilitando a rup tura. Aqui carecemos compreender as categorias da dialtica que implicam o desvelamento da realidade dada. Suas leis, pois
O mtodo dialtico implica sempre em uma reviso e em uma reflexo crtica e totalizante porque submete anlise toda interpretao pr-existente sobre o objeto de estudo. Traz como necessidade a reviso crtica dos conceitos j existentes a fim de que sejam incorporados ou superados criticamente pelo pesquisador. Trata se de chegar essncia das relaes, dos processos e das estrutur s, a envolvendo na anlise tambm as representaes ideolgicas, ou tericas construdas sobre o objeto em questo. (LIMA e 2007., p.40). MIOTO,

Nesse sentido, a totalidade, a historicidade e a contradio, enquanto categorias metodolgicas fundamentais na Dialtica implicam uma tomada de postura pelo pesquisador e levam-no a contextualizar o objeto de pesquisa, a partir da experincia vivida por que a escolha do mtodo no algo isolado, faz parte da sua ao revolucionaria de transformao da realida de. Essa postura da experincia vivida compartilhada por Llian Anna
Wachowicz quando afirma:
(...)A experincia vivida que nos possibilita atingir o nvel crtico, o que nos remete a uma caracterstica prpria do mtodo dialtico: a contextualizao do problema da pesquisa. Quem faz a pesquisa, quando, onde e para que? So questes que, embora paream apenas pessoais, fazem parte do mtodo cientfico, segundo alguns autores do materialismo histrico (KOPNIN, 1978),

porque contextualizam o problema e, principalmente, esclarecem a opo pelas categorias simples inicialmente tomadas. (WACHOWICZ, 2001.,p. 04).

Tomando as provocaes de WACHOWICZ, compreendemos a ao do sujeito no s o fazer, ms o pensar, e epistemologicamente a ao pesquisadora,


Ento j possvel entender, por esse recorte, a unidade sujeito X objeto, pela ao de pensar. E tambm fazer a aproximao com a definio de educao como sendo uma ao, portanto terica e prtica ao mesmo tempo. Trata-se de unidades, que so uma sntese, porm, constituda numa relao de tenso. Nesse momento, preciso consider-las segundo as categorias metodolgicas da dialtica, que so a totalidade e a contradio. . (WACHOWICZ, 2001.,p. 04).

Ao trazer essas consideraes para a pesquisa sobre o fenmeno da educao, imperativo atentar que o fenmeno concreto no explicado apenas pelas leis da dialtica; preciso fazer articulao destas com as leis especficas do fenmeno. Buscar suas particularidades que envolvem sua origem, desenvolvimento, caractersticas fundamentais, etc. Atentar que o fenmeno deve ser abordado em relao aos aspectos universais (o que est presente em todos os fenmenos da realidade). Contudo, ao decidir pelo mtodo dialtico, o pesquisador compreende que ter um percurso metodolgico que envolve, no campo de educao, desvelar seu contedo que se constitui em categorias do fenmeno que o permite se aproximar do objeto da pesquisa. Sobre as categorias, Llian Anna Wachowicz afirma:
(...) so dois tipos de categorias que se apresentam, no trabalho do pesquisador: as categorias simples e as categorias metodolgicas. Categorias simples so aqueles elementos iniciais, determinados pelo contedo da anlise crtica que fez o pesquisador, ao eleger seu objeto de estudo e ao se deparar com a dificuldade de tom-lo por um ou mais aspectos que sua anlise lhe indicou. Posso ento chamar essas categorias simples de categorias de contedo. Categorias metodolgicas so aquelas que constituem a teoria que vai informar a maneira pela qual o pesquisador trabalha o seu objeto. Se ele o toma em sua totalidade, ento esta uma categoria

metodolgica. 2001.,p. 05).

Se

ele

contextualiza

seu

objeto,

ento

estar

respeitando a categoria metodolgica de historicidade. (WACHOWICZ,

Na busca de desvelar a realidade educacional brasileira no mbito do capitalismo, onde o Banco Mundial determina as polticas estratgicas de reforma do sistema educativo, implica uma atitude engajada do pesquisador numa perspectiva dialtica buscando a objetividade do conhecimento do fenmeno social que se constitui a educao brasileira.
A objetividade do conhecimento, por conseguinte, s se torna possvel quando as determin aes fatuais, primeira vista simples, puras, imedia-tas e naturais no mbito do capitalismo, perdem sua condio de dados inquestionveis e passam a ser compreendidas como momentos de uma totalidade concreta como reproduo intelectual da realidade. (Musse, 2005).

A possibilidade de compreender as nuance do sistema de educao implica buscar numa abordagem do processo em detrimento de resultados de desempenhos, para confrontar variveis de diversas dimenses que o compe, seja a dimenso governo, professor, aluno, gestor, escola, etc. Todas esto intricadas em categorias a serem analisadas metodologicamente por categorias como contradio, totalidade e historicidade.

Referncias Bibliogrficas
MSZROS, I. O poder da ideologia . So Paulo: Boitempo Editorial, 2004. LARA, Ricardo. Pesquisa e Servio Social: da concepo burguesa de cincias sociais perspectiva ontolgica. Rev. Katl. Florianpolis v. 10 n. esp. p. 73-82 2007

CIAVATTA, M. O conhecimento histrico e o problema terico-metodolgico das mediaes. In: CIAVATTA, M. e FRIGOTTO, G. Teoria e Educao no Labirinto do Capital. Petrpolis, RJ: Vozes, 2 Edio, 2001. IANNI, O. Dialtica e capitalismo: ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrpolis: Vozes, 1988. Telma Cristiane Sasso de Lima e Regina Cli a Tamaso Mioto. Procedimentos metodolgicos na construo do conhecimento cientfico: a pesquisa bibliogrfica. Rev. Katl. Florianpolis v. 10 n. esp. p. 37 -45 2007 Disponvel em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/viewPDFInterstitial/103 0/5742 WACHOWICZ , Llian Anna. A DIALTICA NA PESQUISA EM EDUCAO. Revista Dilogo Educacional - v. 2 - n.3 - p. 171-181 - jan./jun. 2001. Ricardo Musse. A dialtica como discurso do mtodo. Tempo Social, revista de sociologia da USP, v. 17, n. 1. Jun/2005. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v17n1/v17n1a15.pdf

You might also like