You are on page 1of 15

Empreendedorismo no Brasil 2010

Empreendedorismo no Brasil 2010

COORDENAO INTERNACIONAL DO GEM


Babson College Universidad Del Desarrollo Global Entrepreneurship Research Association (GERA)

EQUIPE TCNICA
Coordenao Simara Maria de Souza Silveira Greco Romeu Herbert Friedlaender Junior Mario Tamada Neto

Empreendedorismo no Brasil 2010

PROJETO GEM BRASIL INSTITUIO EXECUTORA:


Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) Eduardo Camargo Righi Diretor Presidente Maurcio Fernando Cunha Smijtink Diretor Executivo

INSTITUIES PARCEIRAS:
Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Roberto Simes Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho Diretor Presidente Carlos Alberto dos Santos Diretor Tcnico Jos Claudio dos Santos Diretor de Administrao e Finanas Enio Duarte Pinto Gerente da Unidade de Atendimento Individual Maria Del Carmen Martin y Tom Stepanenko Coordenadora de Parcerias Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/PR) Rodrigo Costa da Rocha Loures Presidente do Conselho Regional SENAI/PR Joo Barreto Lopes Diretor Regional Servio Social da Indstria (SESI/PR) Rodrigo Costa da Rocha Loures Diretor Regional SESI/PR Jos Antonio Fares Diretor Superintendente Universidade Federal do Paran (UFPR) Zaki Akel Sobrinho Reitor Sergio Scheer Pr-reitor de Pesquisa e Ps-graduao

Pesquisadores e analistas Simara Maria de Souza Silveira Greco Romeu Herbert Friedlaender Junior Paulo Alberto Bastos Junior Mario Tamada Neto Joana Paula Machado Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte Cleonice Bastos Pompermayer Csar Reinaldo Rissete Ariane Marcela Crtes Autores de Tpicos Especiais Gina Paladino Jlio Csar Felix Mariano de Matos Macedo Reviso Jlio Csar Felix Eliane Cordeiro de Vasconcellos Garcia Duarte Vanderlei Moroz Pesquisa de Campo com Populao Adulta Bonilha Comunicao e Marketing S/C Ltda. Entrevistadores da Pesquisa de Campo com Especialistas Simara Maria de Souza Silveira Greco Evnio do Nascimento Felippe Romeu Herbert Friedlaender Junior Ariane Marcela Crtes Paulo Alberto Bastos Junior

Empreendedorismo no Brasil 2010


Editorao Mario Tamada Neto Fabiane Solarewicz de Lima Romeu Herbert Friedlaender Junior Capa e grfica Fabiane Solarewicz de Lima Isabelle Velloso Portes Gabrielle Velloso Portes Universidade Federal do Paran UFPR

Pelo 11 ano consecutivo o Brasil participa da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, GEM, maior estudo contnuo sobre a dinmica empreendedora no mundo. Comeou como uma parceria entre a London Business School e o Babson College, sendo iniciado em 1999 com 10 pases, e se expandindo para 59 economias a partir de 2010. O Brasil participou pela primeira vez no ano 2000. Os principais objetivos do estudo so: medir a diferena entre o nvel empreendedor entre os pases que participam do trabalho e descobrir os fatores favorveis e limitantes atividade empreendedora no mundo, identificando as polticas pblicas que possam favorecer o empreendedorismo nos pases envolvidos. Os resultados do GEM incluem comparaes globais, relatrios nacionais e tpicos especiais baseados no ciclo de coleta de dados anual. Mais de 300 (trezentos) acadmicos e pesquisadores participam ativamente do projeto e, como membros do consrcio que realiza a pesquisa mundialmente, tm acesso programao de entrevistas, procedimentos de coleta de dados e outros detalhes para anlises sistemticas. 1- ATIVIDADE EMPREENDEDORA A atividade empreendedora traduzida pelo nmero de pessoas dentro da populao adulta de um determinado pas envolvida na criao de novos negcios. Na pesquisa GEM esses dados so obtidos por meio de pesquisa quantitativa com uma populao na faixa etria entre 18 e 64 anos. Observam-se diferentes caractersticas relativas ao empreendedorismo, conforme o estgio do empreendimento nascente ou novo; motivao oportunidade ou necessidade, ocorrendo variaes de acordo com o setor de atividade econmica, bem como com o gnero, idade, escolaridade e renda familiar. Para fins de comparaes o relatrio internacional divide os pases em trs categorias, segundo a fase de desenvolvimento econmico: (i) economias baseadas na extrao e comercializao de recursos naturais, doravante tratadas aqui como pases impulsionados por fatores; (ii) economias norteadas para a eficincia e a produo industrial em escala, que se configuram como os principais motores de desenvolvimento, doravante nominados pases impulsionados pela eficincia; (iii) economias fundamentadas na inovao ou simplesmente impulsionadas por ela (SCHWAB, 2009).

1.1 Principais taxas em 2010: Brasil e demais pases participantes

Empreendedorismo no Brasil 2010

1.1.1 Taxa de Empreendedores em Estgio Inicial - TEA A Taxa de Empreendedorismo em Estgio Inicial, TEA, a proporo de pessoas na faixa etria entre 18 e 64 anos envolvidas em atividades empreendedoras na condio de empreendedores de negcios nascentes ou empreendedores frente de negcios novos, ou seja, com menos de 42 (quarenta e dois) meses de existncia. A anlise global do relatrio internacional afirma que para as 50 (cinqenta) economias que participaram da Pesquisa GEM, em 2009 e 2010, a metade manteve ou aumentou a TEA de um ano para o outro. Em 2010, as economias impulsionadas por fatores apresentam maiores taxas TEA, em mdia, seguidas pelas economias impulsionadas por eficincia. As menores taxas mdias so encontradas no grupo de pases impulsionados pela inovao. No Brasil, a TEA de 2010 foi de 17,5%, a maior desde que a pesquisa GEM realizada no pas, demonstrando a tendncia de crescimento da atividade empreendedora. Considerando a populao adulta brasileira de 120 milhes de pessoas, isto representa que 21,1 milhes de brasileiros estavam frente de atividades empreendedoras no ano. Em nmeros absolutos, apenas a China possui mais empreendedores que o Brasil, a TEA chinesa de 14,4% representa 131,7 milhes de adultos frente de atividades empreendedoras no pas.

Empreendedorismo no Brasil 2010


Evoluo da taxa de empreendedores iniciais (TEA) - Brasil - 2002: 2010 Atividade empreendedora em estgio inicial (TEA) para 59 economias em 2010, segundo a fase de desenvolvimento econmico, mostrando 95% de intervalo de confiana.

Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2002:2010

Fonte: GEM Global Report 2010

Entre os 17 pases membros do G20 que participaram da pesquisa em 2010, o Brasil o que possui a maior TEA seguido pela China, com 14,4% e a Argentina com 14,2%. Nos pases do BRIC, o Brasil tem a populao mais empreendedora, com 17,5% de empreendedores em estgio inicial, a China teve 14,4%, a Rssia 3,9%, enquanto a ndia no participou da pesquisa nos ltimos 2 (dois) anos. Sendo que, em 2008, a TEA da ndia foi de 11,5%. O que se observa no Brasil em 2010 que o crescimento da TEA resultado do maior nmero de empreendedores de negcios novos. Os empreendedores nascentes no Brasil mantiveram-se na mesma proporo que em 2009, permanecendo acima da mdia do perodo em que a pesquisa foi realizada.

1.1.2 Oportunidade e necessidade No Brasil, desde o ano de 2003 os empreendedores por oportunidade so maioria, sendo que a relao oportunidade X necessidade tem sido superior a 1,4 desde o ano de 2007. Em 2010 o Brasil novamente supera a razo de dois empreendedores por oportunidade para cada empreendedor por necessidade, o que j havia ocorrido em 2008. Em 2010, para cada empreendedor por necessidade havia outros 2,1 que empreenderam por oportunidade. Este valor semelhante mdia dos pases que participaram do estudo este ano, que foi de 2,2 empreendedores por oportunidade para cada um por necessidade. Focando a anlise, segundo o estgio do empreendimento nascentes ou novos, tem-se que a razo ainda maior entre os empreendedores nascentes. Desde 2004 a razo entre oportunidade e necessidade para empreendedores nascentes superior verificada na TEA. Em 2010 foi de 3,1, ou seja, para cada empreendedor iniciando seu negcio por necessidade, havia outros 3,1 que o faziam por oportunidade.

Empreendedores iniciais segundo necessidade, oportunidade e razo entre oportunidade e necessidade Grupo de pases 2010 - Taxas (%)
Razo entre oportunidade e necessidade Mximo Mnimo Mdia

Pases do GEM ordenados segundo os nveis de participao da mulher na atividade empreendedora em estgio inicial (TEA) por grupos econmicos 2010 Proporo (%)

Empreendedorismo no Brasil 2010

Necessidade Grupo de Pases

Oportunidade

Mximo

Mximo

Mnimo

Mnimo 2,0 3,1 2,5 8,1 2,0 11,9

Mdia

Todos os pases participantes Impulsionada por fatores Impulsionados pela eficincia Impulsionados pela eficincia (Amrica Latina) Impulsionada pela inovao Brasil Fonte: Pesquisa GEM 2010

19,7 19,7 8,2 8,2 2,6

0,3 0,9 0,6 2,0 0,3 5,4

3,6 7,7 3,6 4,7 1,1

31,8 31,8 21,1 21,1 6,8

Mdia 7,8 14,3 7,8 11,8 3,9

11,2 9,4 7,1 5,8 11,2

0,6 0,8 0,6 1,5 1,5 2,1

2,2 1,8 2,2 2,5 3,5

Nos pases com maior desenvolvimento econmico, a razo entre oportunidade e necessidade superior a dos demais pases. Por exemplo, na Islndia, para cada empreendedor motivado pela necessidade h outros 11,2 por oportunidade e, nos Estados Unidos essa razo est um pouco acima da brasileira, com 2,4. 1.2 Principais taxas e evoluo segundo caractersticas demogrficas 1.2.1 Gnero A mulher brasileira historicamente uma das que mais empreende no mundo. Apenas em Gana as mulheres atingiram TEAs mais altas que os homens, entre todos os 59 (cinqenta e nove) pases participantes da pesquisa em 2010. Em 2010, entre os empreendedores iniciais, 50,7% so homens e 49,3% mulheres, mantendo o equilbrio entre gneros no empreendedorismo nacional. Entre os 21,1 milhes de empreendedores brasileiros, 10,7 milhes pertencem ao sexo masculino e 10,4 milhes ao feminino.

Fonte: GEM Global Report 2010

No Brasil h um constante equilbrio entre gneros quanto ao empreendedorismo, dado que a oscilao entre homens e mulheres constante quando analisa-se o perfil de quem empreende.

Empreendedorismo no Brasil 2010


Empreendedores iniciais segundo gnero - Brasil 2010 - Taxas (%) Em 2010, no Brasil todas as faixas etrias tiveram aumentos nas taxas de empreendedorismo. Verificou-se que a faixa etria que obteve a mais alta taxa aquela que vai dos 25 aos 34 anos com 22,2%. Isto quer dizer que entre os brasileiros com idades entre 25 e 34 anos, 22,2% estavam envolvidos em algum empreendimento em 2010. Neste ponto o Brasil segue a mesma tendncia dos grupos de demais pases analisados, nos quais esta a faixa etria que prevalece. A partir de 2008, os jovens de 18 a 24 anos ampliaram sua participao no universo empreendedor brasileiro. Em 2010, sem considerar a faixa etria mais empreendedora, de 25 a 34 anos, os jovens de 18 a 24 anos tiveram taxas superiores a dos brasileiros com 35 anos ou mais, demonstrando a jovialidade dos empreendedores em estgio inicial. Mais da metade, ou seja, 56,9%, dos empreendedores ainda no esto na faixa etria de 35 anos de idade. O Brasil e a Rssia so os nicos pases do G20 em que a faixa de 18 a 24 anos mais empreendedora que a de 35 a 44 anos, aps a faixa etria mais empreendedora de ambos os pases, que dos 25 a 34 anos. Ainda, se comparado ao grupo de pases impulsionados pela eficincia, cuja taxa mdia de 9,4%, o Brasil se destaca significativamente com uma taxa 85% mais alta.
Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2002:2010

1.2.3 Escolaridade Os pases impulsionados pela eficincia situam-se prximos a mdia global de 12,8%, tendo a sua taxa mdia de empreendedorismo mais alta (13,4%) entre a populao com formao universitria, ou seja, com mais de 11 (onze) anos de estudo. Dentro deste grupo, os pases da Amrica Latina e Caribe com taxas bem mais elevadas alcanam a mdia de 19,4%. Por sua vez, o Brasil acompanha o grupo da Amrica Latina na categoria ps-secundrio - com formao universitria -, porm se destaca pela taxa mais alta entre aqueles com nvel de ps-graduao (22,2%). Empreendedores iniciais segundo nveis de educao Grupo de pases 2010 Taxas (%)
Nveis de Educao Alguma Secundrio PsPs- gradueducao completo secundrio ao secundria Mdia Todos os pases Impulsionado por fatores Impulsionado pela eficincia Amrica Latina (Impulsionado pela eficincia) Impulsionado pela inovao 9,6 21,0 8,8 13,9 3,2 15,9 Mdia 11,2 23,0 11,1 16,2 4,1 18,0 Mdia 12,8 22,7 13,4 19,4 6,0 19,2 Mdia 12,5 19,3 13,3 17,3 7,1 22,2

1.2.2 Faixa etria A figura abaixo apresenta a distribuio dos empreendedores por idade, agrupados segundo os nveis de desenvolvimento econmico dos pases. Observa-se que nas 3 (trs) economias a faixa de 25-34 anos apresenta maiores taxas de empreendedorismo que as demais, seguida pela faixa dos 35-44 e de 45-54 anos. Desta forma as taxas mais baixas esto nas 2 (duas) faixas extremas. Distribuio dos empreendedores segundo idade e fase de desenvolvimento econmico Grupo de pases 2010 Proporo (%)

Grupo de Pases

Fonte: GEM Global Report 2010

Brasil Fonte: Pesquisa GEM 2010

Ao avaliar-se o contexto educacional brasileiro, o que se constata que, em termos quantitativos, a escolaridade da populao tem se aquilatado nos ltimos anos, dado que se observaram quedas no analfabetismo, aumento significativo na frequncia escolar, menor xodo de estudantes e mais tempo de estudo para a populao. A porcentagem de empreendedores com maior escolaridade tem aumentado nos ltimos anos, vindo ao encontro do crescimento na escolaridade da populao do pas. Neste sentido, retornando as taxas de empreendedorismo para os nveis de escolaridade, as quais expressam a dinmica do empreendedorismo em cada categoria, observa-se que a mdia do perodo de 2002 a 2010 revela claramente que medida que aumentam os anos de estudo da populao, crescem as taxas de empreendedorismo. Esse fato ainda mais expressivo quando analisados sob a tica da motivao. Quando avaliada a razo oportunidade/necessidade, nota-se a inexistncia da influncia da motivao no ato de empreender nas primeiras faixas de escolaridade. Contudo, essa diferena torna-se significativa para as faixas de escolaridade mais altas, chegando a ter 4,6 empreendedores por oportunidade para cada 1 (um) 1 por necessidade na faixa da populao com mais de 11 (onze) anos de estudo. Empreendedores iniciais segundo motivao e escolaridade Brasil 2010 Taxas (%)
Escolaridade (anos de estudo) TEA MOTIVAO Oportunidade Sem educao formal 1a4 5 a 11 Mais de 11 Todas as faixas Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010 9,3 15,7 17,1 19,7 17,5 4,7 7,9 11,7 15,6 11,9 Necessidade 4,7 7,9 5,3 3,4 5,4 1,0 1,0 2,2 4,6 2,2 Razo oportunidade / necessidade

Empreendedores iniciais segundo motivao e renda Brasil 2010 Taxas (%)


Faixa de Renda TEA (salrio mnimo) Menos de 3 De 3 a 6 Mais de 6 Total 16,3 19,0 19,2 17,5 Oportunidade 9,1 14,6 15,3 11,9 Necessidade 6,9 4,2 3,7 5,4 Motivao

Empreendedorismo no Brasil 2010


Razo oportunidade /necessidade 1,3 3,5 4,1 2,2

Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010

A motivao para que o empreendedor brasileiro em estgio inicial inicie um negcio pode variar conforme a faixa de renda em que se encontra. Seguindo a mesma linha de comparao com a diviso utilizada pelo GEM, os empreendedores por oportunidade tambm crescem na medida em que a renda familiar aumenta. Os empreendedores com rendas mais baixas so os que possuem maiores taxas de empreendedorismo motivado pela necessidade. 1.3 Principais taxas segundo setores de atividades dos empreendimentos No Brasil, o foco dos negcios criados est no atendimento ao consumidor final em empreendimentos orientados nessa direo. um perfil de negcio com propenso informalidade, pela baixa necessidade de recursos financeiros para a sua abertura e pela simplificao da complexidade organizacional. Os dados concernentes a 2010 apontam 4 (quatro) atividades ocupando 63% dos setores. O comrcio varejista permanece com a maior prioridade pelos empreendedores, com 25%. Porm, alojamento e alimentao ocupam o 2 lugar no ranking, com 15%. As atividades imobilirias e aluguis com 13% e 10% na indstria de transformao. A preferncia masculina recai sobre o comrcio varejista e atividades imobilirias (atividades voltadas assessoria e consultoria s empresas), vindo aps alojamento e alimentao e uma diviso semelhante entre construo, venda e manuteno de veculos, indstria de transformao e atividades de servios coletivos. As mulheres, em 33% dos casos, preferem atividades ligadas ao comrcio varejista, com 20% com alojamento e alimentao, 16% residncia com empregados (abrange servios domsticos) e 12% na indstria de transformao.

1.2.4 Renda familiar A TEA brasileira indica que entre os brasileiros de renda mais baixa, 6,1% so empreendedores. Este ndice vai a 15,1% entre os de renda mdia e 16% entre os de renda mais alta. O Brasil segue a mesma tendncia da maior parte dos pases analisados na pesquisa em 2010, onde na medida em que a renda cresce a taxa de empreendedorismo tambm aumenta.

Empreendedorismo no Brasil 2010


Pode-se afirmar que atividades como construo, transporte e armazenagem, venda e manuteno de veculos so atividades tipicamente masculinas, pela maior necessidade de trabalho com exigncias fsicas. J atividades voltadas residncia com empregados (abrange servios domsticos) so atividades mais femininas. Os empreendedores com menor escolaridade elegem atividades voltadas construo, enquanto os com maior nmero de anos de estudo buscam as atividades imobilirias (atividades voltadas assessoria e consultoria s empresas) e aluguel como seus negcios. Para quem tem mais de 11 (onze) anos de estudo, a preferncia pelas atividades imobilirias (atividades voltadas assessoria e consultoria s empresas) e aluguel, porm, o nvel de escolaridade em que as opes de negcios se ampliam. As atividades voltadas construo, venda e manuteno de veculos e o comrcio varejista tem sua preferncia aumentada quanto menor for o grau de escolaridade. Entre os jovens na faixa etria entre 18 a 24 anos que iniciaram seus empreendimentos, o comrcio varejista atinge 33% da preferncia como atividade econmica. O ramo de construo tem o seu maior ndice entre jovens desta faixa. Na faixa etria dos 25 aos 34 anos, o comrcio varejista continua forte, com o dobro de porcentagem das atividades na segunda posio de preferncia, que so a indstria de transformao, alojamento e alimentao e atividades imobilirias (atividades voltadas assessoria e consultoria s empresas). Os empreendedores entre 35 a 44 anos de idade tm sua preferncia dividida entre o comrcio varejista e o alojamento e alimentao, principalmente. A faixa etria de 45 a 54 anos concentra metade dos seus empreendedores em 3 (trs) atividades principais, que so o comrcio varejista, alojamento e alimentao e a indstria de transformao. Dos empreendedores com idades entre 55 e 64 anos 36% se concentram em alojamento e alimentao, vindo aps o comrcio varejista e as atividades imobilirias (atividades voltadas assessoria e consultoria s empresas). H uma tendncia de crescimento dos setores de servios e da indstria de transformao na participao da riqueza do pas, alm da manuteno das atividades comerciais j existentes. 2 ATITUDES EMPREENDEDORAS A atitude empreendedora avaliada pelo GEM por meio dos seguintes indicadores: Percepo de oportunidades e capacidades. Em que medida as pessoas acreditam que existem boas oportunidades para iniciar negcios e sua capacidade para realiz-los. Medo do fracasso. O nvel do risco que as pessoas esto dispostas a assumir para iniciar um novo negcio. Percepes sobre a atividade empreendedora e o empreendedor. Como o empreendedor visto em termos de status na sociedade, opo de carreira e como a mdia trata do assunto empreendedorismo. Intenes empreendedoras. As intenes dos indivduos de optarem pela carreira empreendedora.

A constatao geral da pesquisa de que as propores de populaes que percebem oportunidades de negcios na regio em que vivem e que acreditam possuir o conhecimento, a habilidade e a experincia necessrios, so mais altas em pases de menor desenvolvimento econmico. No Brasil, ao se considerar a populao como um todo, no indicador sobre percepo de oportunidades, a mdia de 48,1% superior a do grupo impulsionado pela eficincia (42,9%), porm inferior ao grupo da Amrica Latina e do Caribe (57,7%). A anlise, quando focada naqueles que j so empreendedores a situao altera, observando-se uma mdia (56,2%) bem prxima da Amrica Latina e Caribe. Enquanto a percepo sobre oportunidades e capacidades percebidas pelos respondentes em todos os pases estudados tm diferenas significativas entre eles, o medo do fracasso mantm ndices semelhantes, com diferenas pequenas entre os grupos de pases. A populao dos pases impulsionados pela inovao possui a maior taxa de medo do fracasso, com 33,1%, mesmo valor dos brasileiros, que foi de 33,2%. Os pases impulsionados por fatores tm a menor taxa, com 28,9%. Os pases impulsionados pela eficincia tm ndice de 31,7%. Porm, ao analisar os pases da Amrica Latina dentro da categoria impulsionados pela eficincia, o medo do fracasso diminui para 27,8%, inferior populao dos pases impulsionados por fatores. No Brasil, os empreendedores em estgio inicial possuem taxas ainda menores de medo do fracasso, ou seja, de 26,2%. Empreender considerado uma boa opo de carreira para mais de 70% da populao dos pases impulsionados por fatores e pela eficincia, enquanto a mdia entre os pases impulsionados pela inovao de 59,5%.

10

Entre a populao brasileira, 78% consideram o empreendedorismo como uma boa opo de carreira, enquanto esse ndice baixa para 76,2%, entre os empreendedores brasileiros em estgio inicial. Observa-se que aqueles que alcanam sucesso ao iniciar um novo negcio tm respeito e status perante a sociedade, com mdias semelhantes, superior a 70% entre os pases impulsionados pela eficincia e pela inovao, e acima de 80% entre os impulsionados por outros fatores. A populao brasileira conferiu a maior mdia ao quesito referente ao status e respeito que os empreendedores tm perante a sociedade, entre os pases latino-americanos impulsionados pela eficincia, de 79%, sendo que entre os empreendedores em estgio inicial a mdia foi ainda maior, de 83,4%. Mais de 60% das populaes dos pases impulsionados por fatores e impulsionados pela eficincia vem constantemente na mdia histrias de empreendedores bem sucedidos, enquanto esse ndice de 55% nos pases impulsionados pela inovao. O brasileiro v constantemente notcias sobre empreendedores de sucesso na mdia, 81,1%. Entre os empreendedores em estgio inicial este ndice ainda maior, de 83,3%. A populao dos pases com menor grau de desenvolvimento expressa em maior frequncia inteno de iniciar empreendimentos. No Brasil, em 2010, a TEA foi de 17,5%, enquanto 26,5% da populao em idade adulta tem a inteno de empreender nos prximos anos. ndice superior aos pases impulsionados pela inovao e pela eficincia, mas inferior mesma categoria dos impulsionados pela eficincia na Amrica Latina e aos pases impulsionados por fatores. 3 ASPIRAES EMPREENDEDORAS Neste item so abordados aspectos relacionados aos desejos e ambies do empreendedor sobre o seu novo negcio. Os indicadores selecionados tratam da gerao de empregos, nveis de novidade do produto/servio, concorrncia e orientao internacional. A gerao de empregos por parte dos empreendedores em estgio inicial maior nos pases impulsionados pela eficincia do que nos pases dos diferentes nveis de desenvolvimento econmico. Os empreendedores em estgio inicial no Brasil esto abaixo da mdia dos pases do mesmo nvel de desenvolvimento econmico com respeito gerao de empregos nos prximos 5 (cinco) anos. Menos de 10% pretendem contratar pelo menos 10 (dez) pessoas para trabalharem em seus negcios nos prximo 5 (cinco) anos.

Dos empreendedores, 36% no possuem expectativas de criao e gerao de qualquer emprego no prazo de 5 (cinco) anos, e mais de 23% objetivam gerar 6 (seis) ou mais postos de trabalho. Isto significa dizer que, dos 21,1 milhes de empreendedores brasileiros em 2010, 4,9 milhes estimam a gerao de pelo menos 6 empregos atravs de seus empreendimentos nos prximos 5 (cinco) anos. Em comparao com o ano anterior, houve um aumento nesta proporcionalidade, que era de 15,2%. Expectativa de criao de empregos pelos empreendedores iniciais Brasil 2010
Expectativa de criao de emprego (5 ano) Nenhum emprego De 1 a 5 empregos De 6 a 19 empregos Mais de 20 empregos Total Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010 2010 36,7 40,2 15,2 8,0 100,0

Empreendedorismo no Brasil 2010

Entre os empreendedores brasileiros em estgio inicial com expectativa de criarem pelo menos 6 (seis) empregos nos prximos 5 (cinco) anos, 80,4% tem no mnimo o ensino mdio completo, sendo que 8,2% so ps-graduados, 23% concluram o ensino superior, 13,1% iniciaram curso superior e 36,1% completaram o ensino mdio. Fica evidenciado que o empreendedor com maior escolaridade tem maiores expectativas de crescimento do seu negcio. O empreendedor por oportunidade tem maiores expectativas de crescimento de seu empreendimento que os que o fazem por necessidade. Em 2010 a expectativa da no gerao de empregos de 34,9% e da criao de mais de 20 empregos de 10,3%. No que tange ao tipo de atividade, a gerao de pelo menos 6 (seis) novos empregos nos prximos 5 (cinco) anos extremamente maior na rea de servios voltados ao consumidor, ou seja, 56,9%. Nos servios voltados ao consumidor, destacam-se os que trabalham com alimentao, confeco e produo e organizao de eventos, como os de maior expectativa de gerao de empregos nos prximos anos. Como o caso da organizao e produo de eventos e consultorias empresariais nos servios voltados empresa e funes relacionadas construo civil e automveis no setor da indstria de transformao. Com relao novidade do produto/servio, os empreendedores brasileiros oferecem produtos ou servios conhecidos dos seus consumidores, j que apenas 16,8% consideram que o produto novo para todos ou alguns consumidores, mdia inferior aos mnimos atingidos pelos pases impulsionados por fatores e impulsionados pela inovao. Para apenas 7,5% ser novo para todos os consumidores.

11

Empreendedorismo no Brasil 2010


Entre os empreendedores brasileiros que consideram seu produto ou servio oferecido como novo para todos ou alguns consumidores, 64,2% estudaram pelo menos o suficiente para terminarem o ensino mdio. Entre as atividades econmicas escolhidas pelos empreendedores brasileiros em estgio inicial 56,9% dos empreendimentos so referentes a servios voltados ao consumidor. As atividades econmicas relacionadas com alimentao e com roupas so as preferidas entre os servios voltados ao consumidor cujos empreendedores brasileiros em estgio inicial consideram como novos para todos ou alguns de seus consumidores. Na rea de servios voltados empresa o destaque vai para a rea de eventos, enquanto produtos e servios no ramo automobilstico so os escolhidos na categoria de indstria de transformao. Outro parmetro utilizado pelo GEM para medir a inovao dos empreendimentos o grau de concorrncia a que os negcios enfrentam, ou seja, o nmero de empresas operando no mesmo ambiente do empreendimento, oferecendo produtos ou servios similares. Os empreendedores brasileiros enfrentam maior concorrncia que muitos dos pases analisados na pesquisa. Apenas 37,5% afirmaram que o seu produto ou servio encontra pouca ou nenhuma concorrncia. Esta mdia inferior dos pases dos diversos graus de desenvolvimento econmico analisados. Mais de 93% dos empreendimentos esto envoltos e expostos a algum nvel de concorrncia direta. No que tange a questo de concorrncia versus tipo de atividade, 62,5% so atividades de servios voltadas ao consumidor, tais como: fornecimento de alimentao congelada, confeco de roupas, lanchonete, frutaria, vendas por catlogos, personal trainer a domiclio, lavanderias, lava carros etc. E, somente 1,6% correspondem a atividades ligadas a indstria extrativista, ou seja, mais especificamente a criao de gado e a agricultura. O GEM examina a amplitude da questo tecnologia, onde o parmetro utilizado o tempo em que a tecnologia empregada nos negcios est disponvel no mercado, segundo a percepo do prprio empreendedor. A percepo sobre a utilizao de tecnologias com menos de 1 (um) ano de disponibilidade no mercado maior nos pases com menor grau de desenvolvimento. Este resultado no quer dizer que os pases com maior desenvolvimento econmico no faam uso de tecnologias novas, mas sim, que a percepo sobre o uso de novas tecnologias maior nos pases mais pobres. No Brasil, o empreendedor em estgio inicial utiliza tecnologia que lhes bastante conhecida, sendo que apenas 5% afirmaram que a tecnologia empregada em seu empreendimento est disponvel no mercado menos de 1 (um) ano (quadro 3.15). 89% dos empreendimentos utilizam tecnologia com mais de 5 (cinco) anos. Entre os empreendedores brasileiros em estgio inicial que afirmaram que a tecnologia que utilizam em seus negcios est disponvel at 5 (cinco) anos no mercado, 83,8% tem no mnimo o ensino mdio completo. Entre os empreendedores brasileiros em estgio inicial que afirmaram que a tecnologia utilizada em seus negcios tem menos de 1 (um) ano, ou entre 1 e 5 anos de disponibilidade no mercado 65,8% esto com atividades voltadas ao consumidor, com destaque para rea de alimentos, de roupas, de produtos de beleza e de assistncia tcnica para produtos eletrnicos. Na indstria de transformao se concentram 18,4%, onde o destaque fica por conta de negcios voltados a conserto e manuteno de automveis. E 15,8% dos empreendedores que utilizam tecnologia inferior a 5 anos de disponibilidade no mercado esto em atividades voltadas empresas. O Brasil o pas com menor orientao internacional entre os pases impulsionados pela eficincia na Amrica Latina, apenas 6,8% de seus empreendedores afirmaram que possuem consumidores fora do pas. A mdia brasileira inferior s mdias de todas as categorias de pases analisados. Segundo, anlise, o Brasil, apresenta uma das menores intenes de insero no mercado internacional. Fato este percebido e no alterado desde o ano de 2002. Segundo Machado et al (2010), este fator pode ser explicado em parte, ou seja, pela extenso territorial brasileira, na qual o percentual da populao situado em reas fronteirias baixo e pelo forte apelo que a demanda de consumo interno exerce sobre os vetores da economia nacional. 4 CONDIES PARA EMPREENDER NO BRASIL Quando se analisa a percepo dos especialistas quanto s condies para empreender no Brasil, nota-se predominncia de condies desfavorveis para o empreendedorismo. Das 16 (dezesseis) condies para empreender to somente 5 (cinco) so favorveis em 2010 (percepo positiva) e a maioria (11) so desfavorveis. Percebe-se que o Brasil um Pas que oferece oportunidades para o empreendedorismo, mas que no consegue dar condies para tanto. Tal fato prende-se em parte ao processo de crescimento econmico que caracteriza a sociedade brasileira nos ltimos anos, inclusive os fatores Oportunidade Empreendedora e Capacidade Empreendedora: Motivao que teve aumento da percepo positiva em 2010 quando comparado com 2002.

12

Alm destes fatores, destaca-se tambm com a Valorizao da Inovao como positivo bem como Infraestrutura Fsica1 e Participao da Mulher como empreendedora, neste ltimo caso, inclusive, j percebido em edies anteriores da pesquisa. Figura 4.1 Condies para empreender no Brasil segundo percepo dos especialistas Brasil Comparativo 2002 e 2010

A pesquisa identifica que os aspectos mais desfavorveis ao empreendedorismo esto ligados a polticas e programas de governo, bem como servios educacionais, financeiros, de cincia e tecnologia e de regulao da competio no Pas. Nota-se que Polticas Governamentais e Programas Governamentais so desfavorveis e na percepo dos especialistas tiveram uma baixa de 2002 a 2010. Apesar de citarem como avanos a Lei Geral da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte aprovada em 2006 e a introduo de Programas de apoio ao empreendedor nos ltimos anos, ainda assim h um gap entre a necessidade e a oferta de programas do governo, bem como uma distncia entre as polticas e programas implementados e o empreendedor, que muitas vezes no tem acesso aos mecanismos criados. Isto pode ser verificado quando se destacam os pontos que mais contriburam para a percepo dos especialistas. No caso dos Programas Governamentais tem-se como ponto de destaque a inexistncia de uma nica agncia para o empreendedor obter informaes sobre os programas. Dito de outra forma, nada mais que a percepo da dificuldade que o empreendedor tem em obter as informaes necessrias para acessar os mecanismos de apoio criados por programas de governo. Novamente quando se analisa as Polticas Governamentais aparece a demora em conseguir licenas para empreender no Brasil, algo j debatido h tempos e que corroboram os dados da pesquisa Doing Business 2011 feita pelo Banco Mundial e que classifica o pas na 128 posio dentre 183 economias do mundo.2 Importante tambm destacar todo um conjunto de condies desfavorveis ligadas s reas da Educao, Cincia e Tecnologia. As condies Educao e Capacitao e Capacidade Empreendedora: Potencial denota a dificuldade que se tem de garantir recursos humanos capazes de perceber oportunidades e aproveit-las. Como se pode destacar os especialistas consideram que no h ainda no Pas a introduo de conceitos de empreendedorismo desde a escola bsica at nveis mais avanados, e tal situao apenas refora a percepo de que nosso empreendedor no possui condies para iniciar e administrar um negcio. As condies Oportunidade Empreendedora, Motivao Empreendedora, Mercado: interno e dinamismo/oportunidade e Valorizao da Inovao: Consumidor so percebidas pelos especialistas do Pas como mais favorveis que aquelas percebidas pelos especialistas dos demais pases. Ao contrrio, e conforme tambm tratado anteriormente, as condies oferecidas pelas Polticas e Programas Governamentais, Educao, Capacidade Empreendedora, Legislao, e Proteo aos Direitos Intelectuais so percebidas como mais favorveis nos outros pases quando comparadas com as condies oferecidas no Brasil.

Empreendedorismo no Brasil 2010

Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010

No entanto, apesar das condies macroeconmicas estarem favorecendo o empreendedorismo no Brasil (notadamente ambiente mais estvel, com inflao controlada e crescimento econmico), ainda precisa evoluir significativamente nas condies mais ligadas s polticas de apoio ao empreendedor.
1 Deve-se destacar o fato de que este fator influenciado pela questo de infraestrutura ligada a servios bsicos como energia, gs, gua e esgoto. Quando se separa o fator tem-se, por exemplo, uma percepo desfavorvel (negativa) para o custo de acesso a servios de comunicao (telefone, internet, etc.) corroborando pesquisas realizadas que apontam o Brasil como tendo dos custos mais altos na ligao de um aparelho celular. Portanto, deve-se relativizar o fator infraestrutura fsica como favorvel ao empreendedorismo.

2 Embora se deva relativizar os dados da Pesquisa por se tratar de uma amostra reduzida e que considera que se leva 120 dias para abrir uma empresa no Pas, no se pode ignorar a dificuldade que o empresrio ainda enfrenta para formalizar o seu empreendimento. Apesar de avanos como o citado Cadastro Sincronizado pela pesquisa, ainda h burocracia excessiva no processo de abertura de empresas.

13

Empreendedorismo no Brasil 2010


Portanto, o Brasil no apenas apresenta condies desfavorveis sobre vrios aspectos, mas notadamente no que tange a servios governamentais e institucionais, como tambm est em desvantagem quando comparado com as condies oferecidas pelos demais pases. Reforando a necessidade de se pensar em aes que de fato permitam que o potencial empreendedor dado pela conjuntura favorvel do pas seja plenamente aproveitado. 4.2 Fatores limitantes

4.4

Recomendaes

Por fim, as recomendaes feitas pelos especialistas apontam para as questes mais crticas e que mais limitam o empreendedorismo no Brasil. A anlise das recomendaes para melhoria do ambiente para empreender se concentram nos 4 (quatro) fatores mais citados e apresentados no quadro a seguir. Recomendaes mais citadas pelos especialistas Brasil 2002 a 2010
RECOMENDAES Educao e Capacitao Polticas Governamentais Apoio Financeiro Programas Governamentais Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010 % de citaes 2002 78% 76% 31% 51% 2003 88% 62% 31% 38% 2004 71% 57% 46% 26% 2006 57% 100% 40% 43% 2008 69% 63% 34% 40% 2009 69% 75% 31% 44% 2010 81% 47% 39% 33%

Analisando a viso dos especialistas nas questes abertas no perodo em tela, o maior nmero de citaes concentrou-se em aspectos relacionados aos fatores: polticas governamentais, apoio financeiro e educao/capacitao. Fatores limitantes ao empreendedorismo mais citados pelos especialistas 2002 a 2010 perguntas abertas
FATORES LIMITANTES 2002 Polticas Governamentais Apoio Financeiro Educao e Capacitao Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010 84% 42% 67% 2003 62% 58% 35% 69% 71% 40% % de citaes 2004 2006 80% 71% 51% 2008 69% 46% 37% 2009 86% 50% 58% 2010 69% 56% 50%

importante destacar a maior citao em 2010 dada para a Educao e Capacitao, identificando a preocupao dos especialistas com a base para a formao de um comportamento mais empreendedor por parte da sociedade brasileira. Refora a percepo de que se deva dar maior ateno a este tema nas propostas de polticas pblicas. Em sntese, as recomendaes tratam da introduo de disciplinas de empreendedorismo nas escolas (nvel bsico, mdio, universitrio, ps-graduao) at a maior aproximao entre a escola e o empreendedor. 5 AMBIENTE ECONMICO E EMPREENDEDORISMO Em 2010, observa-se, no Brasil, um aumento das diferentes Taxas de Empreendedores: novos, nascentes ou estabelecidos. Alm disso, a Taxa de Empreendedores por Necessidade diminuiu. Esse resultado convergente com o desempenho da economia brasileira em 2010. Aps a crise financeira internacional de setembro de 2008 e dando continuidade recuperao iniciada j no II Trimestre de 2009, em 2010, o PIB dever crescer 7,5%. Pode-se, portanto afirmar que em 2010 o aumento das Taxas de Empreendedores - nascentes, novos ou estabelecidos - e, em particular, a diminuio que se observa na Taxa de Empreendedores por Necessidade, de 5,9% para 5,4%, compatvel com a especificidade de uma economia crescendo ano ps ano com base no mercado interno, com a expressiva e persistente expanso do emprego formal no Brasil, com a diminuio da Taxa de Desocupao da populao economicamente ativa das principais regies metropolitanas a nveis historicamente reduzidos e com a tendncia de queda do ndice de Economia Subterrnea.

4.3. Fatores favorveis Ao tratar dos fatores favorveis ao ambiente de negcios no pas, com frequncia mdia no perodo superior a 40%, foram citadas as condies: Fatores favorveis ao empreendedorismo mais citados pelos especialistas Brasil 2002 a 2010
FATORES FAVORVEIS 2002 Normas culturais e sociais Clima econmico Fonte: Pesquisa GEM Brasil 2010 100% 22% 2003 54% 38% 29% 49% % de citaes 2004 2006 37% 57% 2008 49% 31% 2009 69% 39% 2010 61% 58%

14

Esses fatos tambm contribuem para explicar outra caracterstica apresentada pela pesquisa de 2010: a Taxa de Empreendedores por Oportunidade aumentou em todas as faixas de nveis de escolaridade. J a taxa de Empreendedores por Necessidade diminuiu ou se manteve estvel nos nveis de escolaridade mais elevados (acima de 5 anos de estudo) e aumentou nos nveis mais baixos. Esse comportamento compatvel com um mercado de trabalho que expande as oportunidades de ocupaes e tende a restringir o empreendedorismo por necessidade s pessoas cujas condies de empregabilidade so mais vulnerveis. Outro aspecto relevante que caracteriza o dinamismo atual da economia brasileira e tende a favorecer a expanso da Taxa de Empreendedores, particularmente em pequenos negcios, refere-se a uma especificidade adicional relacionada expanso do mercado interno no Brasil, qual seja, o fato dessa expanso ser centrada, em parte, na incluso de segmentos da populao que vivia sua margem.

Empreendedorismo no Brasil 2010

15

You might also like