You are on page 1of 10

Realizao:

O COMRCIO JUSTO E SOLIDRIO NO BRASIL

Parceria:

FACES do Brasil
Rua Arajo, 124 2 andar Sala 2B Vila Buarque So Paulo, SP 01220-020 Tel.: (55)(11)

2174-2035 / 3257-6103

faces@facesdobrasil.org.br
STUDIO DPI

www.facesdobrasil.org.br
20

Introduo
Problemas complexos exigem solues criativas. Solues inteligentes. Daquelas que surgem nos tesouros da imaginao dos inquietos, dos que no se conformam. Dos que olham ao redor com olhos de quem sabe perceber oportunidades. De quem sabe que o mundo est a para ser transformado, construdo, melhorado e bem vivido! E no so poucas as solues inteligentes que o Brasil tem a contar. De Norte a Sul vemos grupos e mais grupos, homens e mulheres, tentando inovar, transformar, criar o novo a partir do velho. Produzir e reproduzir o mundo a sua volta questionar fazendo diferente. Fazendo diferena... Essa a essncia dos que se movimentam. E a essncia dos que buscam outra forma de se relacionar. De estar junto, de trocar. De fazer economia. De produzir, de comercializar e de consumir... Esta a essncia do comrcio justo e solidrio. As tantas experincias visitadas e envolvidas no projeto Sistema Nacional de Comrcio Justo e Solidrio, que alimenta esta cartilha, so exemplos desta essncia. Desta busca. Desta inteligncia. Inteligncia genuinamente brasileira, que deixa clara a chama da mudana. E mostram que o mundo pode ser melhor. Resultado de um trabalho desenvolvido a muitas mos, este texto quer mostrar o comrcio justo e solidrio brasileiro. No s aquele dos conceitos, dos textos e das palavras bonitas. Mas aquele do dia a dia. Da vontade e da fora de fazer diferente. De superar as barreiras que o mundo coloca e protagonizar a justia e a solidariedade nos atos mais simples, no ser, trabalhar, estar, produzir, consumir, relacionar-se. E a partir disto, estimular a curiosidade, a criatividade e a inteligncia de tantas outras pessoas que podem somar esta vontade. A vontade de promover e vivenciar relaes comerciais comprometidas com o projeto poltico de construo de uma nova sociedade, preocupada com a justia social, com a sustentabilidade ambiental e com o bem viver das comunidades. O FACES do Brasil uma plataforma constituda por importantes atores do movimento do Comrcio Justo e Solidrio brasileiro, entre ONGs, articulaes de produtores e representantes governamentais, que atua desde 2001 com a MISSO de fortalecer o Comrcio Justo e Solidrio, como instrumento de uma economia inclusiva, solidria e sustentvel. Membros do Conselho Poltico: ONGs e outras entidades (assessoria, apoio, consumo etc):
Critas Brasileira, CEDAC Centro de Ao Comunitria, CONSOL Mundo Paralelo, DESER Departamento de Estudos Scio-econmicos Rurais, tica Brasil, FASE Nacional - Federao de rgos para Assistncia Social e Educacional e FASE Par, IMAFLORA - Instituto de Manejo e Certicao Florestal e Agrcola, Instituto Kairs tica e Atuao Responsvel, Onda Solidria, SEBRAE Nacional - Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas, Tulipe Engenharia e Projetos e Viso Mundial.

Representao de Produtores: ACS Amaznia Associao de Certicao Socioparticipativa da Amaznia, ANTEAG - Associao Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogesto, Rede Cerrado, UNICAFES - Unio Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidria, UNISOL - Unio e Solidariedade das Cooperativas Empreendimentos de Economia Social do Brasil.

Parceiros Governamentais:
SENAES - Secretaria Nacional de Economia Solidria do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), SAF - Secretaria de Agricultura Familiar, SDT Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (MDA).

Bem-vindos!
2 19

COPPALJ - Cooperativa dos Pequenos Produtores Agroextrativistas de Lago do Junco Ltda. A COPPALJ conta atualmente com 147 scios, distribudos em oito cantinas comunitrias. Todos os trabalhadores so associados e passam por capacitaes em todos os setores da cooperativa. A venda no mercado nacional ainda pequena, realizando a maior parte das vendas no mercado externo. Contato: Waldernei Tel.: (99) 3634 1463 / 3642 2152 E-mail: assemacomercio@assema.org.br ACS Amaznia - Associao de Certicao Socioparticipativa da Amaznia A misso da ACS Amaznia garantir um processo de certicao diferenciado que envolva instituies, comunidades e consumidores, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, a auto-sucincia, a soberania alimentar e a equidade social, atravs da valorizao cultural e das relaes socioambientais dos povos da Amaznia. Contato: Marcos Vinicius Tel.: (68) 9229 5515 Site: http://67.15.172.14/~amazonli/acs-amazonia//index.php E-mail: acs.amazonia@yahoo.com.br SAPOPEMA - Sociedade Amigos dos Povos da Floresta A SAPOPEMA um instrumento econmico, que comunidades indgenas e caboclas que a fundaram ou que se agregaram a ela, querem usar para construir o seu prprio desenvolvimento. uma sociedade entre povos, que semelhante a sapopema, se rene numa grande rvore. Trata-se de uma reunio num nico esforo de produo, comercializao e mtua cooperao para uma economia solidria que vai se construindo. Seu principal produto o guaran - orgnico e certicado. Contato: Rivaldo Gonalves Tel.: (68) 3216 3877 ou (92) 3237 1823 E-mail: sapopema2@yahoo.com.br COOMFAMA Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Marab A COOMFAMA conta atualmente com 76 scios, sede prpria de uso comum com a FECAT em Marab e uma nova estratgia priorizando o comrcio local. Possui uma loja aberta ao pblico onde vende alguns produtos da agricultura familiar. Contato: Aldenon Tel.: (94) 9162 8823

O Sistema Nacional de Comrcio Justo e Solidrio


O comrcio justo e solidrio nasce no Brasil em meados de 2000, engajado na busca por respostas criativas para as diculdades em torno da comercializao dos produtos e servios dos empreendimentos econmicos solidrios brasileiros. Respostas que unissem a experincia internacional de construo de relaes comerciais mais justas, com os desejos, sonhos, mos e vozes de nossos movimentos sociais e de suas lutas. De l para c, entre muitas reunies, consultas pblicas, pesquisas e encontros, esta proposta se consolidou em uma base conceitual prpria, pioneira no mundo, na sua forma de construo compartilhada entre 1 governo e sociedade civil , reconhecida pelo que hoje chamamos Sistema Nacional de Comrcio Justo e Solidrio, ou SNCJS. O SNCJS um conjunto de parmetros: conceitos, princpios, critrios, atores, instncias de controle e gesto, organizados em uma estratgia nica de armao e promoo do Comrcio Justo e Solidrio em nosso pas. Estruturado em um documento que mescla mecanismos de regulamentao e de fomento, o SNCJS pretende se consolidar como poltica pblica, atravs da promulgao de uma lei que o institucionalize. Ele , assim, um projeto tanto poltico quanto econmico. Poltico, pois ocializa o reconhecimento pelo Estado Brasileiro do Comrcio Justo e Solidrio como poltica social de enfrentamento das desigualdades sociais e da precariedade das relaes de trabalho. E, econmico, por proporcionar uma identidade aos produtos e servios da Economia Solidria, agregando valor e conceito aos mesmos, e, assim, ampliando suas oportunidades de venda. Conhecer seu contedo, reconhecer-se neste contedo e proposta, e engajar-se na sua construo, a tarefa que temos pela frente, e para a qual convidamos a todos.
1

Fizeram parte do Grupo de Trabalho de construo da normativa pblica do SNCJS: FACES do Brasil Plataforma de Articulao do Comrcio Justo e Solidrio, Ecojus - Associao Brasileira de Empreendimentos da Economia Solidria e Agricultura Familiar CJS e FBES Frum Brasileiro de Economia Solidria,e, por representantes governamentais: SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidria (MTE), SAF Secretaria de Agricultura Familiar (MDA), SDT Secretaria de Desenvolvimento Territorial (MDA) e SEBRAE Nacional.

18

Conhecendo o contedo do SNCJS


Podemos comear a entender o SNCJS dividindo-o em duas partes. Uma que busca explicar o que o Comrcio Justo e Solidrio e como ele se manifesta na cadeia produtiva atravs de seus princpios e critrios, e outra que apresenta o passo a passo de como os empreendimentos de economia solidria podem participar desta proposta. Vamos a elas!

Anal, o que ?
COMRCIO JUSTO E SOLIDRIO o uxo comercial diferenciado, baseado no cumprimento de critrios de justia e solidariedade nas relaes comerciais, que resulte no protagonismo dos Empreendimentos Econmicos e Solidrios (EES) por meio da participao ativa e do reconhecimento da sua autonomia.

Rede Abelha A Rede Abelha Nordeste, que j existe h 14 anos, uma articulao de grupos comunitrios, associaes, cooperativas, ONGs e pastorais ligados criao de abelhas. Seu principal objetivo criar espaos para a troca de experincias e discusses sobre a produo e comercializao do mel. Atua em rede na cadeia da apicultura e meliponicultura dos estados do Nordeste do Brasil. Contato: Paulo Roberto Palhano Tel.: (84) 3205 2896 Site: www.comeias.org.br E-mail: redeabelha@yahoo.com.br; comeiasbrasil@yahoo.com.br Cooperativa Art Gravat Na sede do Crculo dos Trabalhadores Cristos de Gravat funciona a Cooperativa Art Gravat, composta por jovens que fabricam brinquedos educativos e materiais pedaggicos em madeira. Parte da produo revertida para as obras sociais que o Crculo realiza. Contato: Mario Srgio Tel.: (81) 3533 0501 Site: www.artgravata.com.br E-mail: artgravata@yahoo.com.br Manga Brasil A manga o principal produto da Associao de Pequenos Produtores Manga Brasil e responde por cerca de 70% da produo do permetro. Os lotes agrcolas so explorados a partir de mo-de-obra familiar. A associao dispe de um Packing House prprio com rea de 660 m, equipado com cmara fria para armazenamento da fruta, tnel de refrigerao, mquina selecionadora, etc. Esta estrutura tem capacidade para processar um continer/dia para o Mercado Europeu. Contato: Regiane Tel.: (74) 3617 8293 E-mail: manga.brasil@ig.com.br

Princpios do Comrcio Justo e Solidrio


Princpio 1. Fortalecimento da democracia, autogesto, respeito liberdade de opinio, de organizao e de identidade cultural, em todas as atividades relacionadas produo e comercializao justa e solidria. Princpio 2. Garantia de condies justas de produo e trabalho, agregao de valor, bem como o equilbrio e o respeito nas relaes entre os diversos atores, visando a sustentabilidade econmica, socioambiental e a qualidade do produto em toda a cadeia produtiva. Princpio 3. Apoio ao desenvolvimento local em direo a sustentabilidade, de forma comprometida com o bem-estar scio-econmico e cultural da comunidade, promovendo a incluso social atravs de aes geradoras de trabalho e renda. Princpio 4. Respeito ao meio ambiente, primando pelo exerccio de prticas responsveis e sustentveis do ponto de vista socioambiental. Princpio 5. Respeito aos direitos das mulheres, crianas, grupos tnicos e trabalhadores, garantindo a equidade e a no discriminao entre todos. Princpio 6. Garantia de informao ao consumidor, primando pela transparncia, pelo respeito aos direitos dos consumidores e pela educao para o consumo responsvel. Princpio 7. Estmulo integrao de todos os elos da cadeia produtiva, garantindo uma maior aproximao entre todas as pessoas e entidades a ela ligadas.
4

Regio Norte
Coordenao regional: FASE/Par

COFRUTA - Cooperativa dos fruticultores de Abaetetuba A COFRUTA rene 131 scios na venda para o mercado local/regional de polpa de frutas (acerola, caj, aa e outras frutas de ocasio em menor escala), sementes secas e fermentadas de cupuau. Contato: Josenildo Tel.: (91) 3751 4955 / 3751 1181 E-mail: jho-cofruta@hotmail.com
17

ADAO - Associao para o Desenvolvimento da Agricultura Orgnica A ADAO um grupo que rene 6 empreendimentos, 12 agricultores e 50 consumidores na comercializao de hortifruti em Goinia. Contato: Claudia Arajo Moreira Tel.: (62) 9633 4801 Blog: www.adaogoias.blogspot.com E-mail: claudiamoreira23@yahoo.com.br; adao_go@hotmail.com Cooperativa dos Agricultores Familiares e Agroextrativistas Grande Serto A Cooperativa rene aproximadamente 1.500 famlias, em trs territrios do Norte de Minas Gerais, para beneciar e comercializar os frutos nativos, sementes, rapadura, acar mascavo, cachaa e mel. Contato: Jos Lles Neto Tel.: (38) 3221 9465 Site: www.caa.org.br/grandesertao E-mail: grandesertao@caa.org.br

Critrios do Comrcio Justo e Solidrio


No SNCJS existem dois tipos de critrios, um que chamamos Organizacionais que so aqueles que cada entidade pode cumprir dentro da sua porteira, e outro que chamamos relacionais que so aqueles que acontecem na relao entre produtor, comerciante e consumidor ou seja, na histria de vida completa do produto ou servio. Critrios Organizacionais: ser uma organizao coletiva, de carter supra-familiar, singular ou complexa, cujos participantes ou scios so trabalhadores do meio urbano e rural; ter uma administrao transparente e democrtica, cumprir o seu estatuto e/ ou regimento interno, no que se refere as tomadas de deciso no gerenciamento de recursos e na denio de suas polticas; que os participantes ou scios dessas organizaes, exeram coletivamente a gesto das atividades econmicas e dos seus resultados; ser uma organizao permanente, considerando tanto os empreendimentos que esto em funcionamento quanto aqueles que esto em processo de implantao, desde que o grupo esteja constitudo e as atividades econmicas denidas; prevalecer a existncia real e a vida regular da organizao ao seu registro legal; realizar atividade de natureza econmica, podendo esta ser permanente ou principal, porm devendo ser a razo de ser da organizao; respeitar as atividades de produo, fabricao ou execuo de produtos/ servios que devem ser realizados sobre todos os requisitos de segurana e salubridade para aqueles que os desenvolvam; no tolerar a explorao do trabalho infantil com menores de 16 anos em qualquer atividade relacionada ao empreendimento, desde que seja como forma de aprendizado, que freqente a educao formal e que tenham garantido acesso ao lazer; estimular ampla e eqitativa participao das mulheres em todos os nveis e atividades do processo produtivo e comercial; garantir a no discriminao baseada em raa, religio, posio poltica, procedncia social, naturalidade, escolha sexual, geracional, estado civil e/ ou portadores (as) de necessidades especiais; respeitar a legislao ambiental vigente, contribuindo, na sua rea de atuao, para a preservao e recuperao do meio ambiente;
5

Regio Nordeste
Coordenao regional: Viso Mundial

Rede Xique-Xique A Rede Xique-Xique de Comercializao Solidria fruto de um amplo processo de construo coletiva dos grupos produtivos, com a contribuio de um conjunto de organizaes da sociedade civil que, atuando em diferentes reas, lutam pela autonomia e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do campo e da cidade. A Rede comercializa e produz dentro dos princpios da agroecologia e da economia solidria. Contato: Francisca Eliane de Lima Viana Tel.: (84) 3316 1315 E-mail: redexiquexique@gmail.com tica A tica trabalha para promover o desenvolvimento sustentvel em comunidades menos favorecidas, criando oportunidade de emprego e renda para todos, atravs da comercializao dos produtos, tanto no mercado interno como no externo. Tudo o que as comunidades parceiras da tica produzem obedece ao mais alto padro de qualidade e tem preos justos. Contato: Edson Marinho Tel./Fax: (81) 3081 5600 Site: www.eticabrasil.com.br/site/index.php E-mail: etica@eticabrasil.com.br

16

reduzir o uso de insumos no renovveis, bem como a gerao de resduos de processos, facilitar prticas de reutilizao e reciclagem; no utilizar material que contenha Organismos Geneticamente Modicados (OGM) transgnicos - para a composio ou fabricao de produtos do Comrcio Justo e Solidrio; no utilizar agrotxicos das classes toxicolgicas - I- extremamente txico e II- altamente txico, e classe ambiental I- Produto Altamente Perigoso de acordo com sistema AGROFIT do Ministrio de Agricultura, Portaria 02/92 do Ministrio de Sade, e Portaria Normativa IBAMA N 84, de 15 de outubro de 1996, manter registro dos agrotxicos comprados e utilizados pelo empreendimento ou por seus associados; estimular a produo de base agroecolgica e orgnica, bem como, a utilizao de materiais biodegradveis nos processos produtivos; EES/CJS que vendem para consumidores nais devem ter no mnimo 51% da sua carteira de produtos e/ou servios provenientes de EES.

Quilombo de Ivaporanduva Ivaporunduva uma comunidade quilombola com 300 anos de idade. formada por cerca de 100 famlias que ocupam uma rea de 2.800 hectares as margens do Rio Ribeira do Iguape, no municpio de Eldorado, no Sul do Estado de So Paulo. Por localizar-se numa regio de Mata Atlntica, possui o desao de gerar o desenvolvimento econmico da comunidade, atravs de aes associadas com a preservao do meio ambiente. Contato: Benedito Alves (Dito) Tel.: (13) 3879 5000 / 3879 5001 Site: www.quilombosdoribeira.org.br/comunidades/1 E-mail: ivaporanduva@yahoo.com.br Rede Ecolgica Nascida em outubro de 2001, a Rede Ecolgica se expandiu formando uma organizao de consumidores que visa fomentar o consumo tico, solidrio e ecolgico, promovendo iniciativas de educao ambiental e de economia solidria. Uma das principais atividades da Rede so as compras coletivas, atravs das quais, consumidores organizados em ncleos consomem produtos orgnicos de diversos grupos produtivos espalhados pelo Brasil. Contato: Miriam Langenbach Tel.: (21) 2295 2576 / 8697 1945 Site: www.redeecologica.org E-mail: miriaml@radnet.com.br; inforede.ecologica@gmail.com

Critrios Relacionais: que na composio dos preos prevaleam relaes de transparncia, equilbrio e respeito entre as partes; que os EES/CJS recebam um preo justo pelos seus produtos e/ou servios, que contabilize de forma equilibrada os custos de cada etapa do processo produtivo, de distribuio e comercializao, garantindo uma valorizao digna da fora de trabalho empregada nos mesmos; que a venda sob consignao seja praticada somente de comum acordo entre os EES/CJS envolvidos; que o EES/CJS comprador no pratique esquema de jias ou luvas para acesso a mercados; que se construam relaes de longo prazo entre EES fornecedor e EES comprador; que o EES/CJS comprador, dentro do seu estabelecimento comercial ou na internet, indique informaes sobre os produtos, seu processo produtivo, quem os produziu e sobre o Comrcio Justo e Solidrio; que o EES/CJS comprador no explore a imagem e conhecimento de comunidades tradicionais para ns de publicidade, sem a devida e expressa autorizao das mesmas;

Regio Centro-Oeste
Coordenao regional: Rede Cerrado

Central do Cerrado A Central do Cerrado (DF) articula 20 organizaes comunitrias com atividades produtivas a partir do uso sustentvel da biodiversidade do Cerrado, funcionando como uma ponte entre produtores comunitrios e consumidores. Contato: Lus Carrazza Tel.: (61) 3327 8085 Site: www.centraldocerrado.org.br E-mail: luis@ispn.org.br; centraldocerrado@centraldocerrado.org.br Central de Comercializao da Economia Solidria de Mato Grosso do Sul A Central de Comercializao da Economia Solidria de Mato Grosso do Sul (MS), comercializa em sua loja, em Campo Grande, produtos de 43 empreendimentos, em 13 municpios, dentre eles 08 Projetos de Assentamentos da Reforma Agrria, 02 comunidades remanescentes de quilombos e 02 comunidades indgenas. Contatos: Sebastiana Almire Tel.: (67) 3382 4021 E-mail: tianaalmire@yahoo.com.br; fees_ms@hyahoo.com.br
15

alimentos, artesanatos, confeces, calados, decoraes, etc., as lojas oferecem um servio de caf-bar, tambm com produtos da Economia Solidria. Contato: Paulo Csar Linck Tel.: (51) 3066 2995 Site: www.consolbrasil.com.br E-mail: consolbrasil@gmail.com

que na venda para o consumidor nal os EES-CJS no pratiquem dumping, ou seja, no praticar preos abaixo do custo real, para competir ou atingir a participao de outros participantes no comrcio justo e solidrio.

Quem faz parte do SNCJS?


O SNCJS tambm uma forma de organizao e articulao dos distintos atores que tm relao com a prtica do comrcio justo e solidrio em nosso pas. Neste sentido, podem participar do SNCJS empreendimentos econmicos solidrios de produo, comercializao e consumo, bem como entidades e redes nacionais de apoio ao tema, parceiros comerciais e organismos de avaliao de conformidade. Cada um deles tem um procedimento de registro ou habilitao para fazer parte do SNCJS, bem como, papis bastante distintos e denidos. Enquanto os EES habilitados so os atores polticos de toda a proposta, ou seja, so quem faz, os parceiros colaboradores cadastrados no SNCJS, so aqueles que apiam o CJS. Esta diferena bastante importante para a proposta que construmos em nosso pas, pois reconhece e valoriza aqueles que encontram nos princpios do comrcio justo e solidrio sua razo de ser e existir, que abraam esta proposta por inteiro, adotando-a como sua. Os demais parceiros, por mais que tenham um papel importante a exercer, no tem o comrcio justo e solidrio como nica atividade, e sim como algo complementar, o que lhes coloca em uma posio diferenciada no contexto poltico de todo o movimento.

Regio Sudeste
Coordenao regional: Instituto Kairs

APAT - Associao dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores Rurais A APAT apia a produo e comercializao coletiva dos produtos da Agricultura Familiar, incentivando o uso de mtodos produtivos alternativos, adequados s condies dos agricultores e do meio ambiente, criando um uxo comercial que envolve aproximadamente 300 famlias de produtores rurais e 100 famlias consumidoras da cidade do Rio de Janeiro. Contato: Vanderli Pereira Pinheiro (Derli) Tel.: (32) 3751 1745 / 8426 2790 Site: www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=13653 E-mail: apatrurais@ig.com.br e apatrurais@hotmail.com MICC - Movimento de Integrao Campo Cidade O MICC, sempre apoiado pela Igreja, desenvolveu um modelo de comercializao que se baseia em trs estratgias: kit com entrega de 08 produtos a cada 15 dias, feirinha todos os nais de semana em diferentes parquias da regio e loja aberta diariamente, que comercializa tambm os produtos beneciados pelo grupo de alimentao natural. Contato: Rose Cabral Tel.: (11) 2917 7230 Site: www.micc.org.br E-mail: contato@micc.org.br; rosesetor@terra.com.br Bazar Social / MOVIVE O projeto Bazar Social, elaborado pelo MOVIVE, envolve atualmente cerca de 60 grupos de artesos de 16 municpios do Esprito Santo com atividades de formao e estratgias de comercializao dos artefatos criados. Seus produtos so comercializados nas lojas Arte Solidria, espalhadas pelos centros de consumo de Vitria e Vila Velha, e em outros pontos de venda dentro de estabelecimentos de parceiros. Contato: Tereza Cristina Zanol P S Puppin Tel./Fax: (27) 3229 8822 Site: www.movive.org.br/bazarsocial.htm E-mail: movive@movive.org.br e cristina@movive.org.br
14

E como posso participar?


Alm da participao na sua construo e eterna melhoria, os grupos que quiserem se engajar no SNCJS podem faz-lo de duas formas: Uma delas, dirigida aos Empreendimentos Econmicos Solidrios - EES brasileiros, acontece com a habilitao na categoria de Selo Organizacional, conferindo aos EES de produo, comercializao e consumo solidrios, o direito ao uso deste selo em todos os seus materiais de comunicao e divulgao como folders, panetos, websites, catlogos etc. Este selo um atestado de conana que demonstra a identidade dos EES com os princpios e critrios organizacionais do Comrcio Justo, conrmando a vontade dos mesmos em praticar uma nova economia, preocupada com o ambiente e com o mundo onde se inserem. A outra se d na categoria de Selo de Produto/Servio, o que compreende o cumprimento de critrios compartilhados por todos os atores econmicos envolvidos na produo, comercializao e consumo, conferindo o direito de uso do Selo de produto no rtulo ou embalagem dos produtos ou servios destas cadeias produtivas.
7

Cada uma delas tem um ritual prprio para ser acessada, sendo a Comisso Gestora Nacional do SNCJS, a instncia responsvel pelo acompanhamento e operacionalizao destes procedimentos. Para se habilitar na categoria de Selo Organizacional... A habilitao dos EES no SNCJS espontnea, ou seja, depende da vontade e da iniciativa dos EES, e se completa com a aprovao da Comisso Gestora Nacional do SNCJS. Uma vez preenchido o formulrio prprio, a Comisso Gestora Nacional deve tornar pblica a solicitao, dando prazo para manifestaes de terceiros sobre o pedido e a entidade que o fez. Uma vez passado este prazo, esta mesma comisso avalia o formulrio e as eventuais manifestaes que tenham surgido, aprovando ou no a habilitao. Uma vez aprovada, a organizao ganha o direito de uso do Selo Organizacional.

COPAVI Cooperativa de Produo Agropecuria Vitria Ltda. A COPAVI rene 24 famlias organizadas de forma coletiva, que trabalham na produo e comercializao de produtos agroecolgicos. A comercializao de seus produtos feita de porta em porta, em pontos comerciais de Paranacity e Cruzeiro do Sul e nas Lojas da Reforma Agrria. Os produtos tambm so exportados atravs do comrcio justo. Contato: Adilson Gumieiro Tel./Fax: (44) 3463 1367 E-mail: agumieiro@ig.com.br COORLAC Cooperativa Riograndense de Laticnios e Correlatos Ltda. A COORLAC envolve atualmente 6.000 agricultores, 200 cooperativas em mais de 200 municpios, produzindo mais de 40 tipos de produtos derivados do leite. So comercializados em mais de trs estados, atravs de ecientes estratgias de venda no mercado convencional. Contato: Osmar Redin Tel./Fax: (54) 3321 1255 e Cel.: (54) 9922 5647 Site: www.corlac.com.br E-mail: redin@corlac.com.br COOESPERANA Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores Rurais e Urbanos A COOESPERANA uma das experincias pioneiras de economia solidria em nosso pas, trabalhando pela e para a autogesto desde 1987. Atualmente envolve 230 empreendimentos ou 4.500 famlias em um circuito de produo rural e urbana que escoa sua produo em distintos canais de comercializao prprios, como feiras permanentes e lojas. Contato: Lourdes Maria Stanelt Dill Tel.: (55) 3219 4599 / 3223 0219 Site: www.esperancacooesperanca.org.br E-mail: projespcooesp@terra.com.br Rede ECOVIDA de Agroecologia e Certicao Participativa O circuito de comercializao da Rede Ecovida opera em duas grandes rotas de comercializao dos produtos agroecolgicos, atravs de oito estaes-ncleo, espalhadas pelos trs estados da Regio Sul. Atualmente representa 2.700 famlias, organizadas em 270 grupos, associaes e cooperativas, 10 cooperativas de consumidores e 30 ONGs, em 190 municpios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e Paran. Contato: Silvana Frrigo Tel./Fax: (48) 3532 0333 Site: www.ecovida.org.br E-mail: acevan@acevan.org Mundo Paralelo As lojas Mundo Paralelo so um empreendimento da CONSOL - Cooperativa de Consumo e Comercializao Popular Solidria, para apoiar a comercializao e incentivar o consumo de produtos com origem na Economia Popular Solidria. Alm da venda de

Para obter o Selo de Produto... J a categoria selo de produto depende de um ator externo ou de uma dinmica de rede participativa de garantia, para ser concedido. Ou seja, no se trata de uma adeso voluntria como na categoria anterior, mas sim, da execuo de algum sistema de avaliao de conformidade em todas as etapas da cadeia produtiva, para garantir que todos os critrios organizacionais e relacionais esto sendo cumpridos. Para obter o direito de uso deste selo, os EES devem procurar um organismo de avaliao de conformidade, ou se engajar na construo de um sistema participativo de garantia na sua comunidade, territrio ou regio. O Brasil ainda no tem experincias concretas neste sentido, sendo um desao de todos ns colocar esta idia em prtica da forma mais inclusiva e solidria possvel. O SNCJS prev trs formas de mecanismos de avaliao de conformidade para esta categoria de selo: Certicao por auditoria externa, Sistemas Participativos de Garantias (SPGs), e Declarao de EES-CJS Comprador ou Fornecedor.

13

O Projeto do Sistema Nacional de Comrcio Justo e Solidrio e as Experincias envolvidas


O FACES do Brasil Plataforma de Articulao do Comrcio Justo e Solidrio do Brasil, em parceria com a SENAES - Secretaria Nacional de Economia Solidria do Ministrio do Trabalho e Emprego, sob a gesto da Fundao Banco do Brasil, iniciou em 2007 um projeto direcionado a promover o Sistema Nacional de Comrcio Justo e Solidrio, atravs de aes de difuso, de pesquisa e de articulao da base social em torno da sua construo e consolidao. Essa trajetria envolveu mais de dois mil trabalhadores em 25 ocinas formativas e visitas a campo, 5 seminrios regionais e 1 nacional, proporcionando momentos de troca e de construo coletiva entre teoria e prtica, desaos, potencialidades e caminhos de consolidao do SNCJS. Por se tratar de um projeto nacional, o mesmo foi executado por coordenaes regionais. So elas: Regio Sudeste Instituto Kairs; Regio Sul DESER Departamento de Estudos Scio-Econmicos e Rurais; Regio Norte FASE/Par; Regio Nordeste Viso Mundial; Regio Cento Oeste Rede Cerrado. A seleo dos 25 casos brasileiros envolvidos nas aes de pesquisa e formao do projeto, se deu a partir de alguns critrios gerais, priorizando casos que representassem relaes comerciais identicadas com a proposta da Economia Solidria ou do Comrcio Justo, e que envolvessem produtores, comerciantes e consumidores. Conhea as 25 experincias das cinco regies do Brasil que contriburam com o projeto, emprestando suas histrias, estratgias, dvidas e solues sobre a prtica do comrcio justo e solidrio no Brasil.

Praticando o Comrcio Justo e Solidrio


Como dissemos na introduo desta cartilha, so muitas as experincias que somam a proposta do comrcio justo e solidrio no Brasil, pela simples vontade e fora de fazer diferente. Todas essas experincias vivenciaram momentos de reexo sobre como podiam melhorar suas prticas rumo ao exerccio concreto da justia e da solidariedade. No fcil. Algumas aes dependem de uma melhor infra-estrutura, outras, de conhecimentos ou habilidades especcos, mas o principal mesmo querer. Querer, e comear. Colocamos aqui algumas perguntas que podem ajudar os grupos neste processo de reexo e construo de caminhos de mudana... Organizadas por temas relacionados aos princpios e critrios do SNCJS, elas podem representar um timo comeo! Para a prtica da Autogesto Existem no seu grupo acordos coletivos? As tomadas de deciso so feitas coletivamente? Existem eleies peridicas com prazos de permanncia e rotatividade dos membros, nos cargos eletivos? H periodicidade das reunies? Elas so planejadas, participativas e produtivas? Existe algum processo de formao em autogesto com os integrantes do grupo? Para relaes mais transparentes As prestaes de contas so peridicas e pblicas? Existe algum mecanismo de registro e divulgao dos resultados nanceiros para os integrantes do grupo? H conhecimento de direitos e responsabilidades na cadeia de CJS? Os preos e polticas comerciais so construdos conjuntamente? Existem canais de dilogo entre produtores, comerciantes e consumidores? Para compor e exigir o Preo Justo Existe compreenso, capacidade tcnica e transparncia na composio dos custos de cada etapa do processo produtivo? O preo nal construdo de forma compartilhada e transparente? Sua venda regular representa a satisfao das necessidades bsicas de todos os trabalhadores? Os prprios produtores tm condies de pagar o preo nal de seus produtos? A remunerao da fora de trabalho empregada em toda a cadeia produtiva eqitativa? H insero dos custos ambientais e sociais do processo produtivo na formao do preo? O grupo recebe um prmio social a ser utilizado em benefcio da comunidade? Se sim, sua destinao decidida coletivamente?
9

Regio Sul
Coordenao regional: DESER (Departamento de Estudos Scio-Econmicos e Rurais)

APACO Associao dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense A Rede de Agroindstrias Familiares da APACO rene doze cooperativas de agricultores familiares, com 117 agroindstrias e mais de 600 famlias envolvidas na produo. Desenvolvem atividades de apoio as unidades agroindustriais e comercializa os produtos em feiras, pequenos mercados e atravs do PAA . Contato: Diva Vani Deitos Tel./Fax: (49) 3322 0154 Site: www.apaco.org.br E-mail: apaco@apaco.org.br
12

Para evitar a consignao prejudicial Existem acordos de consignao construdos de forma compartilhada por produtores e comerciantes? Existem mecanismos de co-responsabilizao dos agentes da cadeia produtiva por possveis perdas ou danos dos produtos? H cumprimento efetivo destes acordos? Para conquistar e formalizar relaes de Longo Prazo H compreenso sobre a importncia da realizao de contratos duradouros e avaliao de sua durao? H exibilidade e possibilidade de renegociao equilibrada do contrato? Existe compromisso e delidade entre produtores, comerciantes e consumidores nas redes e cadeias produtivas solidrias? Para a garantia da segurana no trabalho Os trabalhadores, nos segmentos que possuem atividades de risco ou insalubres, utilizam equipamentos de proteo individual (EPIs)? H conscincia da importncia do uso de tais equipamentos? Os grupos que utilizam produtos txicos, nocivos ou agroqumicos, so capacitados para a utilizao correta destes? H realizao de exerccios peridicos que garantam a sade no trabalho, evitando leses por esforo repetitivo (LER) e outros problemas de sade? Os benefcios conquistados pela legislao trabalhistas so respeitados? Para a formalizao dos grupos O grupo formalizado e tem informaes sobre o que signica a formalizao do ponto de vista jurdico, tributrio, operacional e social? A organizao possui um plano de formalizao e tem condies nanceiras de arcar com os custos deste processo? Para contribuir com a Preservao Ambiental H conscincia sobre os impactos ambientais negativos provocados pelo processo produtivo e conhecimento sobre as exigncias da legislao ambiental? feito um EIA-RIMA (Estudo Prvio de Impacto Ambiental) e um plano de metas e de gesto ambiental para sustentabilidade do processo produtivo? Existem prticas de reduo da gerao de resduos e destinao adequada destes, envolvendo a reutilizao no prprio processo produtivo? No caso de no haver possibilidade de utilizao de matria prima no transgnica, o grupo declara esta informao no rtulo de seus produtos e busca alternativas de substituio desses insumos? Os grupos participam de sistemas de garantia ambiental, como a certicao orgnica, orestal, ou sistemas participativos de garantia agroecolgicos? H clareza por parte dos EES sobre o que um OGM e suas implicaes? Para no explorar o trabalho Infantil H presena e caracterizao do tipo de trabalho realizado pelos menores
10

de 16 anos nas atividades produtivas, como quantidade de horas, grau de insalubridade ou perigo de tais atividades, de forma a avaliar o quanto estas atividades representam processos de formao e capacitao tcnico-prossional? A organizao verica se os menores de 16 anos que trabalham nas atividades produtivas, esto matriculados na escola e exercem seu direito ao lazer? Para melhores relaes entre homens e mulheres Existem mecanismos de garantia da eqidade e do reconhecimento das semelhanas e diferenas de gnero, em todas as etapas da cadeia produtiva? valorizado e dividido de forma justa o trabalho entre homens e mulheres? O grupo reconhece e valoriza a realizao das atividades domsticas pelos seus participantes? E as atividades reprodutivas exercidas pelas mulheres? Para informar ao consumidor Existem informaes qualicadas sobre produtos, processos produtivos, construo do preo e espaos de comercializao? H conhecimento e cumprimento das diretrizes do Cdigo de Defesa dos Direitos do Consumidor? Para evitar a explorao e o uso indevido da imagem A tomada de deciso sobre o uso da imagem dos grupos produtivos para ns comerciais/publicidade dos produtos feita de forma transparente, participativa e compartilhada? H equilbrio na distribuio dos eventuais dividendos advinda da agregao de valor que o uso da imagem pode gerar? Para garantir processos educacionais nos 3 elos da cadeia produtiva Existem atividades de formao com os participantes do grupo sobre a economia solidria, o comrcio justo e solidrio e o consumo responsvel? H dilogo entre os grupos e seus fornecedores de forma a buscar um equilbrio na cadeia produtiva como um todo em relao aos princpios e critrios do comrcio justo e solidrio?

11

You might also like