You are on page 1of 12

Contabilidade Comercial I

Contents
Unidades de Estudo ................................................................................................................................3 Unidade 1 - Entidades Comerciais .....................................................................................................3 Unidade 2 - Constituio de Empresas ...............................................................................................3 Unidade 3 - Plano de Contas ..............................................................................................................3 Unidade 4 - Operaes Tpicas de Empresas Comerciais ..................................................................3 Unidade 5 - Operaes Financeiras ....................................................................................................3 Unidade 6 - Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa .............................................................3 Unidade 7 - Folha de Pagamento ........................................................................................................3 UNIDADE 1 ...........................................................................................................................................4 Entidades Comerciais .........................................................................................................................4 Objetivos de aprendizagem ............................................................................................................4 Voc sabe o que Comrcio? .........................................................................................................4 Quando surgiu o comrcio? ............................................................................................................4 Voc sabe o que Empresa Comercial? .........................................................................................5 Qual a funo de uma Empresa Comercial? ................................................................................6 Tipos de Sociedades Mercantis ..........................................................................................................6 As Sociedades no novo Cdigo Civil .............................................................................................6 Sntese ...............................................................................................................................................11 Atividades de auto-avaliao ............................................................................................................11

Unidades de Estudo

Unidade 1 - Entidades Comerciais


Voc estudar, nesta unidade, os conceitos de comrcio e empresas comerciais; a origem histrica do comrcio e os tipos de sociedades mercantis.

Unidade 2 - Constituio de Empresas


Voc estudar o processo legal de constituio das empresas; os livros fiscais, contbeis e sociais; e os procedimentos necessrios para a abertura de uma empresa.

Unidade 3 - Plano de Contas


Voc conhecer o conceito de Plano de Contas; a elaborao do Plano de Contas e o Plano de Contas de uma empresa comercial.

Unidade 4 - Operaes Tpicas de Empresas Comerciais


Nesta unidade, voc estudar como apurar e contabilizar impostos e taxas incidentes sobre compra e venda.

Unidade 5 - Operaes Financeiras


Voc compreender a importncia do fluxo de caixa; identificar as aplicaes financeiras; as formas de financiamento; e os descontos financeiros aplicveis s empresas comerciais.

Unidade 6 - Proviso para Crdito de Liquidao Duvidosa


Voc conhecer a definio de proviso, o mtodo de clculo e a contabilizao da proviso para devedores duvidosos.

Unidade 7 - Folha de Pagamento


Nesta unidade, voc estudar os aspectos relacionados contabilizao da folha de pagamento e encargos sociais.

UNIDADE 1
Entidades Comerciais
Objetivos de aprendizagem
Identificar os conceitos de comrcio e empresas comerciais. Conhecer a origem histrica do comrcio. Identificar os tipos de sociedades mercantis.

Voc sabe o que Comrcio?

Iudcibus e Marion (2004,p 27) definem que:


Comrcio a troca de mercadorias por dinheiro ou por outra mercadoria.

Observe que a atividade comercial inerente natureza e s necessidades humanas, pois todos tm necessidades e, se no existisse moeda, trocaramos os bens que temos em excesso por outros que no possumos. A atividade comercial das mais importantes, pois possibilita colocar disposio dos consumidores, em mercados fsica ou economicamente delimitados, grande variedade de bens e servios, pertinentes satisfao das necessidades humanas. Os mesmos autores afirmam que comerciante a pessoa fsica ou jurdica responsvel pela aproximao entre vendedores e compradores, levando-os a completar uma operao comercial, trocando mercadorias por dinheiro ou por outras mercadorias. O termo comrcio vem de longa data. Quando os mercadores de Veneza implementaram o comrcio como atividade profissional, na verdade j existia o comrcio. Porm, at ento, era efetuado sem a existncia de uma moeda de troca, segundo o conceito que hoje conhecemos. Em alguns perodos, utilizaram-se algumas mercadorias como moeda. Por exemplo, o sal foi utilizado pelos povos fencios como objeto de troca. A palavra comrcio tem origem do termo cumercium, uma expresso latina que se formou da preposio cum mais o substantivo merx, que resulta do termo mercancia, que significa comprar para vender (SOUZA, 2002, p. 23).
Quando surgiu o comrcio?

Segundo Andrade (2001, p. 1), as origens do comrcio no podem ser estabelecidas com preciso, mas os estudiosos encontram, nos registros histricos, vestgios de atividade comercial desde a Antiguidade. Para alguns, a histria do comrcio tem incio juntamente com a histria da prpria civilizao, com origem na fase do escambo (troca), mas que se encontra na fase da economia de mercado, conforme hoje conhecemos.

Segundo Iudcibus e Marion (2004, 27), as origens do comrcio so remotas. Na antiguidade, os fencios foram, provavelmente, o povo que mais se destacou na atividade comercial. Vrias causas e fatores contriburam para tal, algumas, inclusive, de natureza geogrfica. A Fencia dispunha de pouca terra para o desenvolvimento de uma agricultura de grande qualidade. Assim, teve de voltar-se atividade comercial, construindo grande frota que realizava extensas atividades comerciais com o Ocidente, bem como, por terra, com o Oriente. Alm dos fencios, foram muitos os povos da Antiguidade que exerceram com cuidado especial a atividade comercial, como os gregos e mesmo os romanos. Mais recentemente, entre os sculos XII e XVI, vrios pases independentes e repblicas europias desenvolveram intensa atividade comercial. Destacam-se Veneza e Portugal, bem como outros pases com tradio de descobertas e de navegao. Modernamente, o comrcio uma atividade primordial de todos os pases. O Brasil tem, desde a poca da abertura dos portos, no incio do sculo XIX, desenvolvido ampla vocao para as atividades comerciais, tanto interna quanto externamente, favorecido pela excepcional variedade de produtos primrios e secundrios que produz, bem como pressionado pela necessidade de importar outros bens de capital dos quais era carente at pouco tempo.
Voc sabe o que Empresa Comercial?

Primeiramente, vamos definir o que empresa:


Empresa significa empreendimento, associao de pessoas para explorao de um negcio.

Para Ribeiro (1996, p. 16), as empresas so entidades econmicoadministrativas que tm finalidade econmica, isto , visam o lucro. Desenvolvem os mais variados ramos de atividades, como comrcio, indstria, agricultura, pecuria, transportes, telecomunicaes, turismo, prestao de servios, etc. Segundo Souza (2002, p. 25), quando duas ou mais pessoas juntam seus recursos financeiros ou materiais para constituio de uma sociedade, mediante qualquer forma jurdica, com o objetivo de explorar determinada atividade econmica, quer seja industrial, mercantil, prestadora de servio ou agrcola, tem-se uma empresa. Entre o universo das empresas, considerandose somente as que tenham finalidades de obteno de lucros, classificam-se estas em: empresas industriais; empresas de servio; e empresas comerciais (que constituem o foco de nossa disciplina). Agora que voc acompanhou alguns esclarecimentos sobre o que significa empresa, atente para a definio de empresa comercial:
Empresa Comercial o empreendimento que serve de intermediria ou mediadora entre o produtor e o consumidor ou usurio dos bens, para obteno de lucros. Poder ser constituda por

uma s pessoa fsica no exerccio individual do comrcio, ou por um grupo de pessoas sob a forma de sociedade. (Andrade, 2001, p. 7).

Segundo Souza (2002, p. 27), firma individual qualquer empresa que pertence a um nico proprietrio. Por outro lado, quando a empresa pertence a duas ou mais pessoas, h o conceito de sociedade. Quando essa sociedade direciona seus recursos para a prtica de mercancia, h o conceito de sociedade comercial (mercantil). Sociedade Mercantil a unio de duas ou mais pessoas que celebram contrato e mutuamente se obrigam a combinar esforos com o objetivo de tirar proveito dos atos de comrcio praticados em comum. (Andrade, 2001, p. 7). Iudcibus e Marion (2004, p. 32) afirmam que Sociedade o contrato em que duas ou mais pessoas se obrigam a conjugar esforos ou recursos para a consecuo de um fim comum; ou celebram contrato de sociedade as pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir, com bens e servios, para exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados. A atividade pode restringir-se realizao de um ou mais negcios determinados. Podem exercer a atividade de empresrios aqueles que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e no forem legalmente impedidos.
Qual a funo de uma Empresa Comercial?

A funo principal das empresas comerciais servir de mediadora entre o produtor e o consumidor. necessrio que essa mediao de bens e produtos ocorra com a finalidade de obteno de lucros. As atividades comerciais (ou mercantis) so exercidas por pessoas denominadas de agentes do comrcio, os quais praticam atos de comrcio. (Souza, 2002, p. 25).

Tipos de Sociedades Mercantis


Antes de conhecer os tipos de Sociedade Mercantis, necessrio voc compreender algumas mudanas que ocorreram com o Cdigo Civil que entrou em vigor no ano de 2003.
As Sociedades no novo Cdigo Civil

A antiga Sociedade Comercial hoje chamada de Sociedade Empresria e tem seus instrumentos de constituio e alteraes registrados na junta comercial, enquanto as antigas Sociedades Civis so atualmente tratadas por Sociedades Simples e registradas em cartrio.

Para classificar as sociedades pelo novo Cdigo Civil (NCC), que entrou em vigor em 11/01/2003, de fundamental importncia que entendamos a diferena entre empresrio e no empresrio:
Empresrio - aquele que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens e servios (que substitui a figura do comerciante, aquele que praticava atos do comrcio). Para exerccio da atividade econmica, o empresrio dever efetuar inscrio na junta comercial. Assim, a indstria, comrcio e prestaes de servios, em geral, caracterizam atividades empresariais. No empresrio - quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda que seja com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Como exemplo, temos o mdico em seu consultrio, ou um contador, ou dentista, etc. Porm, se o mdico se une a outros mdicos, constituindo um hospital, a teremos uma atividade empresarial. Ateno! S podem exercer atividades de empresrio aqueles que se enquadrarem nos moldes do novo Cdigo Civil. Faculta-se aos cnjuges (pessoa casada, em relao outra) constiturem sociedades, entre si ou com terceiros desde que no tenham casado em regime da comunho universal de bens ou da separao obrigatria de bens.

Antes do novo Cdigo Civil, a diviso de sociedades era Comercial (atividades mercantis) ou Civil (vinculadas prestao de servios). Atualmente, as sociedades dividem-se em Empresrias e Simples:
Sociedade empresria - sociedade que tem por objetivo o exerccio de atividade prpria de empresrio (atividade prpria de empresrio, com registro na junta comercial). Sociedade simples - de maneira geral aquela sociedade que explora atividade de prestao de servios decorrentes de atividade intelectual e de cooperativa (atividade de no empresrio com registro no Cartrio Civil).

Conforme o novo Cdigo Civil (NCC), a primeira diviso das sociedades que pode ser considerada em:
Sociedade no Personificada - que, embora constituda oral ou documentalmente, no formalizou o arquivamento ou registro; e Sociedade Personificada - que legalmente constituda e registrada em rgo competente, adquire personalidade formal, podendo ser chamada de pessoa jurdica.

O NCC prev dois tipos de Sociedades no Personificadas:


Sociedade Comum - em que se explora uma atividade econmica, mas sem registro, sendo conhecida como sociedade de fato ou sociedade irregular; e Sociedade em Conta de Participao - em que, atravs de um contrato de investimento comum, duas ou mais pessoas se renem para explorao de uma atividade econmica. Um tipo de scio o Ostensivo, o empreendedor que dirige o negcio e responsvel

perante terceiros; os demais scios so apenas participantes na condio de investidor, chamados, ento, de scios Participantes.

As Sociedades Personificadas so legalmente constitudas e registradas em rgos competentes. As personificadas dividem-se em Sociedade Empresria e Sociedade Simples. Como j vimos, sociedade empresria a sociedade registrada para explorar atividades de empresa (produo, circulao de bens e servios), tais como as empresas industriais, comerciais e prestadoras de servios e podem ser reguladas nos seguintes tipos:
a) Sociedade em Nome Coletivo. b) Sociedade em Comandita Simples. c) Sociedade Limitada. d) Sociedade Annima (Sociedade por Aes). e) Sociedade em Comandita por Aes.

Veja, a seguir e em detalhes, o que significa cada uma destas sociedades empresrias:

a) Sociedade em Nome Coletivo


Somente pessoas fsicas podem tomar parte na sociedade em nome coletivo, respondendo todos os scios, solidrios e ilimitadamente, pelas obrigaes sociais. Sem prejuzo da responsabilidade perante terceiros, podem os scios, no ato constitutivo, ou por unnime conveno posterior, limitar entre si a responsabilidade de cada um. A administrao da sociedade compete exclusivamente aos scios, sendo o uso da firma, nos limites do contrato, privativo queles que tenham os necessrios poderes. Este tipo de sociedade pouco interessante porque a responsabilidade dos scios vai alm do capital, pois ilimitada.

b) Sociedade em Comandita Simples


Na sociedade em comandita simples tomam parte scios de duas categorias: os comanditados, pessoas fsicas, responsveis solidria e ilimitadamente pelas obrigaes sociais; e os comanditrios, obrigados somente pelo valor de sua quota. O contrato deve descriminar os comanditados e os comanditrios. Sem prejuzo da faculdade de participar das deliberaes da sociedade e de lhe fiscalizar as operaes, no pode o comanditrio praticar qualquer ato de gesto, nem ter o nome na firma social, sob pena de ficar sujeito s responsabilidades de scio comanditado. Por outro lado, pode o comanditrio ser constitudo procurador da sociedade, para negcio determinado e com poderes especiais. Tambm um tipo de sociedade em desuso. Todavia, melhor que a sociedade em nome coletivo, j que admite um tipo de scio (comanditrios) sem responsabilidade ilimitada.

c) Sociedade Limitada
Mais de 90% das empresas brasileiras apresentam a forma limitada. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integrao do capital social. O contrato social poder prever a regncia supletiva da sociedade limitada pelas normas da sociedade annima. Considere-se que a sociedade annima tem lei prpria, a Lei n 6.404/76. O capital social divide-se em quotas, iguais ou desiguais, cabendo uma ou diversas a cada scio. A sociedade limitada administrada por uma ou mais pessoas designadas no contrato social ou em ato separado. Se o contrato permitir administradores no scios, a designao deles depender de aprovao da unanimidade dos scios, enquanto o capital no estiver integralizado, e de dois teros, no mnimo, aps a integralizao. O administrador, designado em ato separado, ser investido no cargo mediante termo de posse, no livro de atas da administrao. O exerccio do cargo de administrador cessa pela destituio do titular, em qualquer tempo; ou pelo trmino do prazo fixado no contrato ou em ato separado, se no houver reconduo. Ao trmino de cada exerccio social, deve ser feita a elaborao do Inventrio, do Balano Patrimonial e do Balano de Resultado Econmico (Demonstrao do Resultado do Exerccio). Sem prejuzo dos poderes da assemblia dos scios, pode o contrato instituir conselho fiscal composto de trs ou mais membros e respectivos suplentes, scios ou no, residentes no pas, eleitos na assemblia anual. Dependem da deliberao dos scios, alm de outras matrias indicadas na lei ou no contrato:
a aprovao das contas da administrao; a designao dos administradores, quando feita em ato separado; a destituio dos administradores; o modo de sua remunerao, quando no estabelecido no contrato; a modificao do contrato social; a incorporao, a fuso e a dissoluo da sociedade, ou a cessao do estado de liquidao; a nomeao e a destituio dos liquidantes e o julgamento de suas contas; o pedido de concordata.

As deliberaes dos scios sero tomadas em reunio ou em assembleia, conforme previsto no contrato social, devendo ser convocadas pelos administradores nos casos previstos em lei ou no contrato. A deliberao em assembleia ser obrigatria se o nmero dos scios for superior a dez.

d) Sociedade Annima (Sociedade por Aes)


A sociedade annima rege-se por lei especial, embora sujeita, nos casos omissos, s disposies do novo Cdigo Civil. Na verdade, esta parte deveria ser chamada sociedade por aes, uma vez que se trata de sociedades de capitais regidas pela Lei n 6.404/76 (Lei das Sociedades por Aes).

Subdividem-se em dois tipos societrios: sociedades annimas e sociedades em comandita por aes. Como este ltimo tipo societrio encontra-se em extino, ser dada nfase s sociedades annimas. Todavia, as sociedades em comandita sero estudadas por voc logo adiante. As sociedades annimas, tambm denominadas companhias, tm o capital social dividido em aes, e a responsabilidade dos acionistas (proprietrios das aes) limitada ao preo de emisso das aes subscritas ou adquiridas.

e) Sociedade em Comandita por Aes


A sociedade em comandita por aes tem o capital dividido em aes, regendo-se pelas normas relativas sociedade annima, e opera sob firma ou denominao. Somente o acionista tem qualidade para administrar a sociedade e, como diretor, responde subsidiria e ilimitadamente pelas obrigaes da sociedade. Se houver mais de um diretor, sero ento solidariamente responsveis, depois de esgotados os bens sociais. Esse tipo de sociedade, tambm em desuso, tratado na Lei das Sociedades por Aes, Lei n 6.404/76. Veja e estude, a seguir, um quadro-resumo das sociedades:
QUADRO-RESUMO DAS SOCIEDADES Sociedades pelo NCC Tipos Sociedade Comum (Sociedade de fato, sem registro). Detalhes

No Personificada (no inscrita: constituda de forma oral e documental, porm no registrada).

Personificada (legalmente constituda e registrada no rgo competente, passando a ser denominada pessoa jurdica).

Os scios respondem solidria e ilimitadamente pelas obrigaes. Tambm conhecida como Sociedade Irregular. Um dos scios Ostensivo (empreendedor, que dirige o negcio e assume todas as responsabilidades). Outros scios so Participantes, apenas investidores. Sociedade em Nome Coletivo. Sociedade em Comandita Simples. Sociedade Limitada. Sociedade por Aes (lei das S.A.). Sociedade em Comandita por Aes. (lei das S.A.). Sociedade Simples ou Sociedade em nome Coletivo. Simples2 Sociedade em Comandita Simples. (atividade de no empresrio Sociedade Limitada. com registro no Cartrio Civil). Cooperativa. Cooperativas Responsabilidade dos scios limitada. (legislao especial e NCC) Responsabilidade dos scios ilimitada.

No que for compatvel, em ambas aplicam-se as disposies Sociedade em da Conta Sociedade de Participao Simples. Empresria1 (atividade prpria de empresrio com registro na Junta Comercial). de Participao

Quadro 1 Quadro-resumo das sociedades Fonte: Iudcibus e Marion (2004, p. 35) 1 - Quem exerce profi ssionalmente atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios. 2 - Quem exerce profi sso intelectual de natureza cientfi ca, literria ou artstica, ainda com auxlio de colaboradores, salvo se o exerccio da profi sso constituir elemento de empresa.

Sntese
No podemos estabelecer com preciso as origens do comrcio, porm a atividade comercial, em que comerciar significa a compra de bens dos produtores e a venda com lucro, segundo alguns registros histricos, surgiu na idade mdia devido a fatores como a necessidade dos nobres e da igreja de empregarem as sobras de recursos, provenientes da proteo oferecida pelos nobres, como tambm o caso do dzimo cobrado pela igreja. As viagens de explorao ao mundo novo fizeram surgir a necessidade de fi nanciamento das aventuras comerciais. Como algumas viagens resultavam em fracassos, os indivduos que tinham participado com seus recursos dos empreendimentos eram brindados com viagens futuras. Muitas sociedades eram verdadeiras aventuras comerciais. Aps o trmino da aventura, apurava-se o resultado e repartiam-se os lucros, quando havia. As sociedades, as atividades comerciais existiam enquanto durava a aventura comercial, ao contrrio dos dias de hoje, em que prevalece a noo de continuidade e dela exigida uma prontido permanente, como os mecanismos de controle sempre ativados e sensveis s menores alteraes. O Cdigo Civil Brasileiro (Lei 10.406/02) alterou profundamente as disposies sobre as empresas comerciais que antes eram disciplinadas na parte primeira do Cdigo Comercial de 1850, o qual foi revogado pelo novo Cdigo Civil. Os tipos de sociedades previstas pelo novo Cdigo Civil e no muito diferentes das que eram preceituadas pelo Cdigo Comercial so: sociedade annima, sociedade limitada, sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita por aes, sociedade em conta de participao e sociedade em comandita simples. Tambm so previstas as sociedades cooperativas. A forma mais usual de sociedade comercial atualmente a sociedade limitada, antiga sociedade por quotas de responsabilidade limitada.

Atividades de auto-avaliao
Os questionamentos a seguir formulados, os quais tm o objetivo de auxiliar voc a fixar o contedo desta unidade, so de escolha simples, ou seja, cada questo tem apenas uma resposta correta. 1) A atividade comercial como hoje se conhece, em que comerciar significa a compra de bens dos produtores e a venda com lucro, surgiu na Idade Mdia. So fatores que contriburam para o surgimento do comrcio: a) ( ) A necessidade dos nobres e da igreja de empregarem as sobras de recursos, provenientes da proteo oferecida pelos nobres, como tambm o caso do dzimo cobrado pela igreja. b) ( ) A construo das grandes pirmides do Egito e o financiamento das cruzadas por imposio da igreja. c) ( ) A miscigenao de raas, especificamente dos rabes e mulumanos. d) ( ) A guerra santa. 2) Segundo doutrinas jurdicas o comrcio significa: a) ( ) Prtica de atos mercantis e atos de mediao praticados com habitualidade e com objetivos de lucro, desde que sejam realizados entre brasileiros.

b) ( ) Prticas de atos mercantis desenvolvidos com habitualidade, mesmo que no exista finalidade de lucro, desde que sejam exercidos por comerciantes. c) ( ) Prtica de atos mercantis desenvolvidos por brasileiros natos ou naturalizados. d) ( ) Prtica de atos mercantis e atos de mediao praticados com habitualidade e com objetivo de lucro. 3) A funo principal de uma empresa comercial : a) ( ) Servir de mediadora entre o produtor e o consumidor diante do poder pblico. b) ( ) Servir de mediadora entre o produtor e o consumidor atravs do exerccio de promotores do comrcio. c) ( ) Servir de mediadora entre o produtor e o consumidor. d) ( ) Servir de mediadora entre o produtor e o consumidor, mesmo que no haja finalidade de lucro. 4) As empresas com finalidade lucrativa podem ser classificadas em empresas industriais, prestadoras de servios e comerciais. As empresas comerciais so caracterizadas por: a) ( ) Desenvolverem exclusivamente atividades de compra e venda de produtos, sem que haja prestao de servios ou industrializao. b) ( ) Desenvolverem predominantemente atividades de compra e venda de produtos, mesmo que exeram outras atividades, como prestao de servios, por exemplo. c) ( ) Desenvolverem exclusivamente atividades de compra e venda de produtos, sem que haja prestao de servios e por terem scios que no participam do capital de uma indstria. d) ( ) Desenvolverem exclusivamente atividades de compra e venda de produtos, mesmo que haja prestao de servios, desde que as atividades no comerciais sejam executadas em outro espao fsico. 5) Segundo o novo Cdigo Civil, as sociedades empresrias podem ser regulamentadas conforme os seguintes tipos: a) ( ) Sociedade em comandita, sociedade em nome coletivo, sociedades de capital e indstria e sociedades por aes. b) ( ) Sociedade em comandita, sociedade em nome coletivo, sociedades de capital e indstria e sociedade em conta de participao. c) ( ) Sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita por aes, sociedade em conta de participao, sociedade em comandita simples, sociedade annima e sociedade limitada. d) ( ) Sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita por aes, sociedade em comandita simples, sociedade annima e sociedade limitada.

Saiba mais
Voc pode saber mais sobre o assunto estudado nesta unidade consultando as seguintes referncias: MARION, Jos Carlos. Contabilidade empresarial. 10. ed. So Paulo: Atlas, 2003. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade comercial fcil. 11. ed. So Paulo: Saraiva, 1999. S, Antonio Lopes de. Teoria da contabilidade. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2002. Consulte, tambm, os seguintes sites: www.dnrc.gov.br (site do Departamento Nacional de Registro do Comrcio). www.sebrae.com.br (site do Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas).

You might also like