You are on page 1of 11

FSICA

Xapuri-Ago/2011

Escola Estadual Divina Providncia


Prof. Joscres ngelo

Eletrodinmica
Introduo
A histria da Eletricidade comea na Antigidade. Os gregos notaram que o mbar, quando atritado, adquiria a propriedade de atrair pequenos pedaos de palha. Consideremos dois bastes de vidro e um pedao de seda. Vamos, com esses objetos, realizar o seguinte experimento: inicialmente, cada basto de vidro atritado com o pedao de seda. Em seguida, um dos bastes de vidro suspenso por um fio e o outro basto de vidro aproximado do primeiro. Observamos que os dois bastes de vidro repelem-se. Os bastes de vidro repelem-se aps terem sido atritados com a seda. Vamos, agora, repetir o experimento com duas barras de plstico atritadas com um pedao de l ou pele de animal. Observamos que as duas barras de plstico repelem-se, da mesma maneira que os bastes de vidro do experimento anterior. As barras de plstico repelem-se aps terem sido atritadas com l. Finalmente, aproximamos a barra de plstico atritada com l do basto de vidro atritado com seda. Observamos, agora, uma atrao entre eles.Esses experimentos realizados com o vidro, seda, plstico e l podem ser repetidos com muitos outros materiais. Chegaremos sempre s seguintes concluses: 1) corpos feitos do mesmo material, quando atritados pelo mesmo processo, sempre se repelem; 2) corpos feitos de materiais diferentes, atritados por processos diferentes, podem atrair-se ou repelir-se. Os bastes de vidro e as barras de plstico, quando atritados com a seda e a l, respectivamente, adquirem uma propriedade que no possuam antes da frico: eles passam a se atrair ou a se repelir quando colocados convenientemente um em presena do outro. Nessas condies, dizemos que os bastes de vidro e as barras de plstico esto eletrizados. Verificamos, ento, atravs de experincias, que os corpos eletrizados podem ser classificados em dois grandes grupos: um, semelhante ao vidro eletricidade vtrea e o outro, semelhante ao plstico eletricidade resinosa. Benjamin Franklin, poltico e escritor americano, por volta de 1750, introduziu os termos eletricidade positiva e negativa para as eletricidades vtrea e resinosa, respectivamente.
1 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

Para entendermos cientificamente o que ocorre num processo de frico entre vidro e seda ou entre plstico e l, devemos ter alguns conceitos bsicos a respeito de carga eltrica e estrutura da matria. do que trataremos neste captulo.

II. Carga Eltrica


A matria formada por tomos, que por sua vez so constitudos por um pequeno ncleo central e por uma eletrosfera. 2.1. Ncleo a parte central do tomo, em que se localiza praticamente toda a massa do tomo e onde encontramos vrias partculas, das quais, do ponto de vista da Eletricidade, destacamos duas: prtons e nutrons. Prtons: partculas que apresentam a propriedade denominada carga eltrica, ou seja, trocam entre si, ou com outras partculas, aes eltricas de atrao ou repulso. Os prtons so partculas portadoras de carga eltrica positiva. Nutrons: partculas que apresentam carga eltrica nula, ou seja, no trocam aes eltricas de atrao ou de repulso. 2.2. Eletrosfera uma regio do espao em torno do ncleo onde gravitam partculas menores, denominadas eltrons. Os eltrons possuem massa desprezvel quando comparada dos prtons ou dos nutrons. Eltrons: partculas que, como os prtons, apresentam a propriedade denominada carga eltrica, isto , trocam aes eltricas de atrao ou repulso. Os eltrons so partculas portadoras de carga eltrica negativa

III. Quantidade de Carga Eltrica


Aos corpos, ou s partculas, que apresentam a propriedade denominada carga eltrica , podemos associar uma grandeza escalar denominada quantidade de carga eltrica , representada pelas letras Q ou q , e que no Sistema Internacional de Unidades (SI) medida em coulomb (C). A quantidade de carga eltrica positiva do prton e a quantidade de carga eltrica negativa do eltron so iguais em valor absoluto, e correspondem menor quantidade de carga eltrica encontrada na natureza, at os dias atuais. Essa quantidade representada pela letra e e chamada de quantidade de carga eltrica elementar. Em 1909, a quantidade de carga eltrica elementar foi determinada
2 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

experimentalmente por Millikan. O valor obtido foi: Nessas condies, podemos escrever as quantidades de carga eltrica do prton e do eltron como sendo: qp = + e = +1,6 10 qe = e = 1,6 10
19

19

Para o nutron temos qn = 0. A tabela abaixo apresenta a massa e a quantidade de carga eltrica das principais partculas atmicas:

IV. Quantizao da Quantidade de Carga Eltrica


Pela teoria atual, as menores partculas portadoras de carga eltrica, os prtons e os eltrons, so indivisveis. Esse fato faz com que a quantidade de carga eltrica no possa assumir quaisquer valores, sendo possveis somente valores mltiplos de quantidade de carga elementar (e). Dizemos que a quantidade de carga eltrica de um corpo quantizada. Assim, um corpo com carga eltrica positva s pode apresentar quantidade de carga eltrica (Q) dada por: +1e; +2e; +3e; ... +n e (n= nmero inteiro) e um corpo com carga eltrica negativa s pode apresentar quantidade de carga eltrica dada por: -1e; -2e; -3e; ... -n e (n= nmero inteiro). De um modo geral, podemos escrever que a quantidade de carga eltrica de um corpo dada por:

Exerccio
01. Determine a quantidade de carga eltrica associada a 500 eltrons. 02. Determine a quantidade de carga eltrica de um corpo formado por um mol de ons de fosfato. 03. Um on de brio possui 56 prtons, 76 nutrons e 54 eltrons. Determine a quantidade de carga eltrica desse on.

3 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

V. Propriedades Eltricas dos Materiais


Os materiais existentes podem ser divididos em dois grandes grupos quanto mobilidade dos portadores de cargas eltricas no seu interior: condutores e isolantes. 5.1. Condutores So materiais que apresentam portadores de cargas eltricas (eltrons ou ons) quase livres, o que facilita a mobilidade dos mesmos em seu interior. So considerados bons condutores, materiais com alto nmero de portadores de cargas eltricas livres e que apresentam alta mobilidade desses portadores de cargas eltricas. Observao Condutor ideal todo material em que os portadores de cargas eltricas existentes se movimentam livres, sem qualquer oposio do meio natural. 5.2. Isolantes Os materiais isolantes se caracterizam por no apresentar portadores de cargas eltricas livres para movimentao. Nesses materiais, a mobilidade dos portadores de cargas eltricas praticamente nula, ficando os mesmos praticamente fixos no seu interior. Exemplos: borracha, madeira, gua pura, etc

VI. Corrente Eltrica


Dizemos que existe uma corrente eltrica quando portadores de cargas eltricas (positivos e/ou negativos) se movimentam numa direo preferencial em relao s demais. Exemplos Metais: portadores de cargas eltricas eltrons.

Solues Eletrolticas: portadores de cargas eltricas positivos e negativos.

ons

Gases: portadores de cargas eltricas ons e eltrons.

No estudo da corrente eltrica, dizemos que sua direo a mesma da dos portadores de cargas eltricas, sejam positivos ou negativos. Com relao ao sentido, adotamos o sentido convencional: o sentido da corrente eltrica o mesmo do movimento dos portadores de cargas eltricas positivas ou, por outro lado, sentido contrrio ao do movimento dos portadores de cargas eltricas negativas.

4 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

VII. Intensidade de Corrente Eltrica


Indicando por Q a carga total, em valor absoluto, que atravessa a superfcie (S) do condutor, no intervalo de tempo t, definimos intensidade mdia de corrente eltrica (im), nesse intervalo de tempo, pela relao:

A intensidade de corrente eltrica (i) uma grandeza escalar que fornece o fluxo de portadores de cargas eltricas, atravs de uma superfcie, por unidade de tempo. A unidade de intensidade Internacional o ampre (A). de corrente eltrica no Sistema

muito freqente a utilizao de submltiplos do ampre (A):

VIII. Grfico de i x t
Quando a intensidade de corrente eltrica (i) varia com o tempo, costume apresentarmos o seu comportamento atravs de um diagrama horrio: i x t.

Intensidade de corrente varivel com o tempo

Nesses casos, para obtermos a intensidade mdia de corrente eltrica (im), devemos, inicialmente, determinar a carga eltrica total (Q) correspondente ao intervalo de tempo de nosso
5 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

interesse. A carga eltrica total (Q) N dada, numericamente, pela rea sob a curva entre os instantes t1 e t2, conforme mostrado na figura ao lado.

Exerccio
01. Determinar a intensidade mdia de corrente eltrica no intervalo de tempo de 0 a 4,0 s, conforme o grfico abaixo.

02. Na figura abaixo, suponhamos que 1 10 ons sulfato e 2 10 ons hidroxnio se movimentem por segundo. Determinar a intensidade da corrente eltrica no interior da soluo aquosa de cido sulfrico (H2SO4).

20

20

IX. Potencial Eltrico


Consideremos um condutor eltrico: O potencial eltrico (V) representa a energia potencial eltrica por unidade de carga, sendo uma propriedade associada, exclusivamente, a um determinado ponto.

6 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

Em que: V o potencial eltrico do ponto; Ep a energia potencial eltrica de q0 no ponto; q0 a quantidade de carga eltrica do portador de carga, colocado no ponto em questo. No Sistema Internacional de Unidades (S.I.), temos:

X. Tenso Eltrica ou ddp


Chama-se tenso eltrica ou diferena de potencial (ddp), entre os pontos A e B, a relao:

...em que UAB representa a diferena de potencial eltrico entre os pontos A e B, medida em volt (V).

Em relao ao movimento dos portadores de carga eltrica, podemos afirmar que: A Para que os portadores de carga se movimentem ordenadamente, necessrio que eles estejam sujeitos a uma diferena de potencial. B O sentido da corrente eltrica convencional do potencial eltrico maior para o potencial eltrico menor, sendo que os eltrons se movimentam, espontaneamente, no sentido contrrio, ou seja, do menor para o maior potencial.

7 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

C Na Eletrodinmica comum adotarmos a Terra como referncia para a energia potencial eltrica. Assim, o potencial eltrico da Terra adotado como zero:

XI. Circuito Eltrico


Definimos circuito eltrico como sendo o percurso a ser feito pelos portadores de carga (corrente eltrica) por meio de um conjunto de elementos eltricos interligados.

A condio primordial para se estabelecer um circuito eltrico a presena de uma fonte eltrica, denominada gerador. Um gerador um elemento capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia eltrica e, nestas condies, manter uma diferena de potencial entre dois pontos.

XII. Bipolo Eltrico


Denomina-se bipolo eltrico todo elemento de circuito com dois plos sujeitos a uma tenso eltrica. Exemplo: lmpada, pilha, bateria, chuveiro, etc.

XIII. Principais Ligaes em um Circuito


Os diferentes modos que podemos utilizar para interligar os elementos eltricos, formando um circuito eltrico, so chamados de associaes. Podemos ter associao em srie, em paralelo ou mista. 13.1. Associao em Srie Neste tipo de associao, os elementos so ligados em seqncia, estabelecendo um nico caminho de percurso para a corrente eltrica. Na associao em srie, o funcionamento dos aparelhos eltricos ligados ao gerador ficam dependentes entre si: ou todos funcionam ou nenhum funciona.
8 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

Observemos que o gerador obriga os portadores de carga a se movimentarem atravs dos fios condutores, fornecendo a eles energia eltrica, e a passarem atravs de todos os elementos do circuito. Em cada elemento, os portadores de carga perdem energia eltrica, que ser transformada em outra modalidade de energia. Assim, numa associao em srie, temos: 1) correntes eltricas iguais em todos os elementos do circuito; 2) UAB = UAC + UCB

13.2. Associao em Paralelo Neste tipo de associao, os aparelhos eltricos independentemente um do outro. Podem todos funcionar simultnea ou individualmente. Observamos, nesta forma de associao, que existe uma corrente eltrica para cada aparelho eltrico, possibilitando o seu funcionamento independentemente de qualquer outro. Os portadores de carga, forados pelo gerador a se movimentarem atravs dos fios condutores, dividem-se em dois ou mais grupos; sendo que cada grupo perde sua energia eltrica ao atravessar o respectivo aparelho eltrico. Portanto, numa associao em paralelo, temos: 1) correntes eltricas diferentes para cada aparelho eltrico, sendo: iT = i1 + i2. 2) ddps iguais em todos os aparelhos eltricos: = UCD = UEF so ligados ao gerador

UAB

13.3. Associao Mista Como o nome indica, esta associao formada por associaes em srie e em paralelo, concomitantemente

9 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

13.4. Potncia Eltrica de um Bipolo Consideremos um bipolo eltrico em cujos terminais existe uma diferena de potencial U e, atravs do qual, circula uma corrente eltrica de intensidade i.

Temos que:

No plo A, as cargas eltricas tm energia potencial eltrica dada por:

No plo B, as cargas eltricas tm energia potencial eltrica dada por:

Para o deslocamento das cargas de A para B, h um consumo de energia dada por: A potncia eltrica ( P ), desenvolvida no bipolo, dada pela razo entre a variao de energia ( E ) sofrida por uma quantidade de carga eltrica (Q ) ao passar de A para B e o correspondente intervalo de tempo ( t ) . Assim, temos:

Unidade de potncia no SI: watt (W) . Portanto; comparando (1) e (2) vem: Ou seja :

Exerccio
01. O que significa dizer: entre os plos de uma bateria existe uma tenso de 12 V. 02. Na figura abaixo esto representados cinco pontos A, B, C, D e E com os seus respectivos potenciais em relao ao ponto E (referencial). a) O que significa dizer: VA = + 10 V e VD = 15 V? b) Qual a maior diferena de potencial que se pode obter entre dois pontos quaisquer?

10 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

03. Um resistor, ligado a uma fonte de ddp constante, dissipa a potncia de 84 W e utilizado para aquecer um litro de gua (1 000 g) durante 5 minutos. Sendo o calor especfico da gua igual a 1 cal/g C e 1 cal = 4,2 J, determine o aumento de temperatura da gua. 04. Um ferro eltrico foi projetado para funcionar em 120 V com uma potncia de 600 W. Em funcionamento normal, determine: a) a intensidade de corrente eltrica no ferro; b) a energia eltrica consumida em duas horas de funcionamento. Dar a resposta em joules e em quilowatt-hora (kWh).

Bons Estudos!!!

11 Prof. Msc. Joscres O. ngelo

You might also like