You are on page 1of 2

As quedas de Pedro.

I Co. 10:12 Aquele, pois, que cuida estar em p, olhe no caia. Pedro foi usado pelo Esprito e vos quem dizeis que eu sou? - Disse Simo: tu s cristo, o filho do Deus vivo. Logo depois deixa o diabo us-lo a ponto do Senhor ter de repreend-lo.(Mt. 16:13-23).

1 queda. Autoconfiana.(cheio de si) Lc. 22:31-34


Ele desprezou o conselho de Jesus. Quantas vezes no agimos da mesma forma? O Senhor quer nos conduzir dentro da sua palavra e ns desprezamos as suas orientaes; deixamos de lado a direo que nos d e no mais buscamos a sua face. Como a Pedro, Deus nos revela o que est para acontecer, aquilo que o diabo est preparando para nos fazer. Ento, compete a ns orar para que tais coisas no aconteam. A grande verdade que somos ns quem decide o que teremos ou no.

2 queda. Deixou de orar. Lc. 22:39-46.


Aqui os discpulos so exortados a vigiar e orar para no entrarem em tentao. Tivesse Pedro ouvido o conselho do Senhor teria cado com o rosto em terra e buscado a face do pai; Pedro, porem no fez nada disso. Os discpulos sabiam que deveriam estar em orao, pois, o seu mestre estava preste a ser preso, mas, enquanto Jesus, em agonia, suava gotas de sangue, eles dormiam de tristeza. Pelo jeito eles ficaram tristes com os planos de Deus. Infelizmente h muita gente triste com os planos de Deus. Eu sei, Senhor, que no do homem o seu caminho, nem do homem que caminha o dirigir os seus passos(Jr.10:23).

3 queda. Agir por conta prpria. Lc. 22:47-53.


O senhor no havia dito para agir daquela forma. Diante da precipitao de Pedro, Jesus ordenou: basta! Era como se ele estivesse a dizer: Parem eles vieram prender a mim. Vocs deveriam estar vigiando e orando, no entanto estavam dormindo. E quantas vezes no cometemos o mesmo erro de Pedro? Meu irmo temos que orar constantemente para saber a vontade de Deus. No podemos agir por nossa conta.

4 queda. Seguiu de longe. Lc. 22:54.


No pode existir coisa mais triste do que seguir Jesus de longe. O Senhor Jesus para ser seguido de perto; porque se voc no o seguir de perto sinal que voc comea a ficar perto de algum totalmente indesejvel: o diabo. Como Jesus estava preso, Pedro comeou a temer tambm ser preso; estava acovardado! No queria ser envolvido neste caso, de Jesus. E quantos hoje no esto fazendo assim, seguindo Jesus de longe para no ser envolvido em seus planos? Cristo tem de ser seguido de perto; ele a palavra de Deus, segui-lo de perto ter a sua palavra no corao.

5 queda. Assentou-se junto aos mpios. Lc. 22:55.


Pedro assentou-se na roda dos escarnecedores, e como fazia frio, aqueles homens fizeram uma fogueira, na qual eles se aqueciam; Ora, o homem de Deus no precisa do fogo dos homens; necessita, sim, do fogo do Esprito santo.Bem-aventurado o homem que no anda segundo o conselho dos mpios, nem se detm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.(Sl. 1:1-2). Todo cristo que no vive a palavra, quando se sente perseguido ou oprimido, recorre a seu semelhante para obter ajuda, buscar segurana. Foi o que Pedro fez, seguiu de longe, e quando viu os homens aquecendo-se do frio deste mundo, imediatamente juntou-se a eles.

6 queda. Negou Jesus diante de todos. Mt. 26:69-70.


Quantos de ns tambm no o temos negado? Entenda, ele a palavra de Deus. Quantas vezes as

circunstancias exigem que mintamos, e l vamos ns, com a cara mais cnica afirmando que aquilo de certo jeito, quando, na verdade, sabemos que no . Todo aquele povo negava a Jesus; mas, na entrada de Jesus em Jerusalm gritavam: Hosana, bendito o que vem em nome do Senhor. Uma semana depois Crucifica-o. Isso porque no estavam firmados na palavra do Senhor; buscavam sua f apenas em suas emoes. No temais os que matam o corpo e no podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. No se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cair em terra sem vontade de vosso Pai. E at mesmo os cabelos da vossa cabea esto todos contados. No temais, pois; mais valeis vs do que muitos passarinhos. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que est nos cus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei tambm diante de meu Pai, que est nos cus.(Mt. 10:28-33).

7 queda. Negou com juramento.Mt. 26:72.


A bblia diz: Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: No perjurars, mas cumprirs os teus juramentos ao Senhor. Eu, porm, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo cu, porque o trono de Deus; Nem pela terra, porque o escabelo de seus ps; nem por Jerusalm, porque a cidade do grande Rei; Nem jurars pela tua cabea, porque no podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porm, o vosso falar: Sim, sim; No, no; porque o que passa disto de procedncia maligna. (Mt. 5:33-37). E tambm um abismo chama outro abismo...(Sl. 42:7) Quando a pessoa passa a agir fora da palavra, ela comea a se envolver com o maligno e fatalmente comear a agir mais livremente no erro. No comeo a sua conscincia di, com o passar do tempo comea a achar que aquilo no to errado assim. Pedro, agora, no somente nega, como tambm jura, desprezando a palavra de Deus que nos adverte sobre juramento.

8 queda. Negou Jesus praguejando e jurando.Mt. 26:73-74.


Agora alm de negar e jurar, comea tambm a praguejar, ou seja, a jogar pragas, amaldioando com o nico propsito de poupar a pele. A insensibilidade esta tomando conta de Pedro. um abismo chamando outro abismo. Muitos que vivem assim preferem continuar no erro, at que a palavra de Deus se cumpra e o galo cante. No negue a Jesus, no chegue ao ponto aonde chegou Pedro, mas se voc est neste estado, arrependa-se como Pedro que ao perceber o seu erro retirou-se, chorou amargamente e alcanou misericrdia.(Mt. 26:75). No faa como Judas que arrependido, ao invs de buscar ao Senhor, se enforcou condenando -se ao inferno pela eternidade. Lembra-te, pois, de onde caste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando no, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castial, se no te arrependeres. Ap.2:5

You might also like