You are on page 1of 51

Fibras Txteis

Conceituao Entende-se por Fibra Txtil, todo elemento de origem qumica ou natural, constitudo de macromolculas lineares, que apresente alta proporo entre seu comprimento e dimetro e cujas caractersticas de flexibilidade, suavidade e conforto ao uso, tornem tal elemento apto s aplicaes txteis (fonte: Resoluo CONMETRO 01/01).

Fibras Txteis
Fibra Txtil Natural: As chamadas fibras naturais so todas as fibras que j se apresentam prontas na natureza necessitando apenas alguns processos fsicos para transform-las em fios. Elas esto divididas em:
Fibra Txtil Animal: Seda, l, Lhama, etc. Fibra Txtil Vegetal: Algodo, Linho, Sisal, coco, etc. Fibra Txtil Mineral: Amianto.

Fibras Txteis
Fibra Txtil Qumica: formada de macromolculas lineares obtidas atravs de artifcios ou snteses qumicas, logo um grupo de fibras no naturais que englobam as fibras Artificiais e Sintticas. tambm conhecida como fibra manufaturada, fibra feita pelo homem, tecnofibra ou man-made-fiber. Elas esto divididas em: Fibra Txtil Artificial Fibra Txtil Sinttica .

Fibras Txteis
Fibra Txtil Artificial: As chamadas Fibras Artificiais so todas as fibras que se apresentam na natureza numa forma no utilizvel. O homem atravs de artifcios qumico as coloca em condies de uso. Ex: Viscose, Modal, Cupro, Liocel, Acetato, Triacetato, etc. Fibra Txtil Sinttica: As chamadas Fibras Sintticas no existem na natureza. O homem atravs de snteses qumicas as coloca em condies de uso, ou seja, so formadas por macromolculas criadas (sintetizadas) pelo homem. Ex: Polister, Poliamida, Polipropileno, Acrlico, Elastano, etc.

Fibras Txteis
Classificao Geral (ABNT-NBR-12744)
De sementes Algodo Cnhamo Juta Kenaf Linho Malva Rami Abac Caro Formio Sisal Coco CO CH CJ CK CL CM CR CB CN CF CS CC

Caules

Fibras Naturais

Vegetais Celulsicas

Folhas

Frutos

Fibras Txteis
FIBRA DO ALGODO

* Suave e confortvel. * Possui boa solidez. * Amassa facilmente * Hidroflico, o que significa que o algodo tm excelente capacidade de absoro. Roupas feitas de algodo absorvem suor, mantendo, assim, um maior conforto. * Algodo pode ser misturado com qualquer outro tipo de fibra. * Tecido 100% algodo cru tem brilho fosco agradvel. * Hipoalergnico, o que significa que tem uma baixa tendncia para provocar reaes alrgicas.

Fibras Txteis
FIBRA DO CNHAMO
* Aparncia rstica. * Possui grande solidez. * Resistente e durvel. * Absorvente. protegido contra raios ultravioleta e tem uma propriedade chamada termodinmica que deixa a roupa fresca no vero e quente no inverno. - Mistura-se facilmente com outras fibras. O cnhamo tem origem nas fibras do caule da planta de cannabis ruderallis. Tanto o cnhamo quanto a maconha so membros da famlia da cannabis, mas so cultivos diferentes dentro dessa famlia.

Fibras Txteis

FIBRA DA JUTA
* * * * Resistente e durvel. Solidez luz solar. Ecologicamente correto. Absorvente.

O tecido de juta um dos mais utilizados depois do Algodo. totalmente verstil, econmico, forte e durvel. No estraga facilmente sob a exposio de luz solar. Atualmente a cidade que mais cultiva a juta como matria-prima o Bangladesh, e o maior fabricante de mercadorias a ndia, sendo seguida por China, Tailndia, Mianmar, Buto e Nepal.

Fibras Txteis
FIBRA DA KENAF
* Recurso Natural Renovvel. * Reciclvel e biodegradvel. * Ecologicamente correto.

O kenaf (Hibiscus cannabinus L) uma planta da mesma famlia do cnhamo. Com as suas fibras produzem-se mantas para isolamento a sons de percusso.

Fibras Txteis
FIBRA DO LINHO
*Toque liso e frio. * Baixo poder de resilincia * Amassa facilmente.

O cultivo, assim como o processo de produo da fibra muito caro, o que faz com que o tecido tenha um custo elevado. Para solucionar esse problema as indstrias txteis produzem a fibra de linho misturada a outras fibras tais como: o algodo e a viscose; sem perder as suas caractersticas.

Fibras Txteis
FIBRA DA MALVA
* * * * Resistente e durvel. Solidez luz solar. Ecologicamente correto. Absorvente.

A malva produz fibras txteis similares s tradicionalmente utilizadas na fabricao de papel, vesturio, barbantes e tecidos para estofados e tapetes. usada, sobretudo, na confeco de sacaria para acondicionar produtos como acar, caf, castanha de caju e cacau.

Fibras Txteis
FIBRA DO RAMI
* mais abrasivo que o linho. * Excelente tingibilidade. * Alta resistncia . Os tecidos de rami tm boa aceitao no mercado, podendo ser considerados como um produto substituto muito prximo do linho, sendo de menor qualidade, mas com a vantagem de ser relativamente mais barato. Em geral vendido ao consumidor final como se fosse linho ou com o nome de "linho rami", pois dificilmente as pessoas comuns conseguem distinguir o rami do linho, seja sob a forma de roupa pronta ou de tecido para ser confeccionado.

Fibras Txteis
F IBRA DO ABAC
* Enorme resistncia a tenso. * dificilmente deteriorvel sob a ao da gua, doce ou salgada . um tipo de bananeira que proporciona tambm uma das mais importantes matria prima para cordoaria.Seus frutos no so comestveis. empregado tambm na manufatura de cordis, sacos, linhas e redes de pescar, tapetes, papel de embrulho e pasta de papel. A fibra de banana abac proveniente das Filipinas, onde a DaimlerChrysler apia um projeto de cultivo sustentvel.

Fibras Txteis
FIBRA DO CARO
* fibras finas e brilhante. * Alta resistncia .
Dentre as muitas espcies de Bromlias que ocorrem no semi-rido, o caro tem uma caracterstica prpria de uso pela populao. Suas folhas servem para a extrao de fibras que so usadas para fazer redes, sacolas, tecidos, barbantes, etc.

Fibras Txteis

FIBRAS DO FRMIO
* fibras finas e brilhante. * Alta resistncia . . Planta muito ornamental, cujas folhas fornecem fibras txteis, podendo quando cortadas em tiras finas substituir o vulgar cordel, por exemplo. para atar sacos e em outras tarefas agrcolas e de jardinagem. Tambm conhecida por Linho-da-Nova-Zelndia, ou Fibra-da-Nova-Zelndia, porque, a, o povo Maori utiliza as suas folhas para cestaria, cordas, redes e vrios utenslios de uso domstico.

Fibras Txteis
FIBRA DO SISAL
* fibras finas e brilhante. * Alta resistncia .

Os principais produtos so os fios biodegradveis utilizados em artesanato; no enfardamento de forragens; cordas de vrias utilidades, torcidos, e cordis. As fibras podem ser utilizadas tambm na indstria automobilstica, substituindo a fibra de vidro. Uma fibra sinttica demora at 150 anos para se decompor no solo, enquanto a fibra do sisal, em meses, torna-se um fertilizante natural...

Fibras Txteis
FIBRA DO COCO
* Toque duro, um tanto spero ; * Biodegradvel; * No causa impacto ambiental O coco fornece um sem-nmero de artigos importantes. Do mesocarpo obtm-se a fibra. A casca utilizada em objetos decorativos. Na culinria emprega-se a gordura vegetal de coco, coco ralado etc... Para diminuir o consumo das reservas de petrleo e facilitar a reciclagem dos carros usados, engenheiros utilizam as fibras em assento e encosto para automvel com aglomerado de fibra de coco e ltex natural.

Fibras Txteis
Secreo Seda Alpaca Angor Cashmere Camelo Fibras Naturais Plos L Lhama Mohair Vicunha S WP WA WS WK WO WL WM WV

Minerais

Asbestos (Amianto)

Fibras Txteis
FIBRA DA SEDA
* brilho e toque super macio; * absorve umidade e suor ; * filamentos extremamente finos. * Pouca resistncia abraso. Os tecidos possuem um aspecto macio, malevel e brilho intenso. Confortvel ,mantm a temperatura do corpo. Pode ser usado em camisas, saias, blusas, batas ,diversos produtos de decorao. - Mdico Txteis - O tecido de seda antibacteriano, antialrgico e ainda por cima termodinmico.

Fibras Txteis
FIBRA DA ALPACA
* * * * pouca ondulao e brilho sedoso; O regain da alpaca igual ao da l de 17%; A tosquia feita uma vez a cada ano; pouco mais de 1,5kg de fibra por animal.

Usa-se a fibra na produo de roupas, boinas, gorros, cachecol, meias, tapete, pelcias, sapato, entre outros. Os principais consumidores so pases com inverno rigoroso, como os da Amrica do Norte, Inglaterra, Japo, Europa, pois a roupa confeccionada com a fibra da alpaca um bom isolante trmico.

Fibras Txteis

FIBRA DO ANGOR
* * * * fibra. uma das mais finas fibras txteis; leveza, maciez e sensao quente; tem efeito teraputico no corpo humano; Anualmente produz entre 0,9kg e 1,1kg

O tecido da fibra do angor obtida do plo longo e suave do coelho angor. Esse tecido ideal para roupas trmicas. procurado pela sua durabilidade, aquecimento e textura. O angor muito mais quente que l e perfeito para que sofre de alergias a ela.

Fibras Txteis

FIBRA DA CASHEMERE
* Extremamente fina e macia; * fibra muito cara; * Anualmente produz em mdia 150g por animal. A fibra da caxemira uma das melhores no mundo. cara e muito procurada, porque as cabras caxemira no so assim to frequentes, mas sobretudo porque recolher a caxemira um processo demorado, pois no queremos plos de guarda duros e speros (to duros que servem para fazer escovas!) no meio do sub plo macio. .

Fibras Txteis

FIBRA DO CAMELO
* produo de tecidos sofisticados * fibras muito cara.

As fibras mais finas so fiadas em fios tipo l em combinao com l de ovino ou outras fibras, para o fabrico de casacos e cobertores. As fibras mais grossas so fiadas em fios cardados grossos para o fabrico de feltros e de tapetes. Usa-se sobretudo na China, Monglia, Estados da antiga Unio Sovitica e na frica.

Fibras Txteis
FIBRA DA L
* Isolante trmico * Submetido a movimento e calor-Feltra

O tecido feito de l serve como isolante trmico, no esquenta tanto sob o sol (mantm a temperatura do corpo em mdia 5 a 8 graus mais baixa em comparao com tecidos sintticos expostos ao sol), "respira" no corpo, naturalmente elstico, portanto mais confortvel e no amassa.

Fibras Txteis
FIBRA DA LHAMA
* Isolante trmico *Pelagem extremamente grossa e quente.

As lhamas tambm fornecem fibras abundantes, embora de qualidade inferior, usadas na confeco de tecidos fortes e grossos.

Fibras Txteis
FIBRA DO MOHAIR
* Extremamente resistente, *Pelo sedoso,liso e regular. * Baixa captao de umidade A fibra proveniente da cabra de Angor, originria da Turquia. considerada como uma das fibras mais ricas que, sendo misturada com outras fibras, proporciona tecidos suaves e volumosos. As nossas mantas de Mohair caracterizam-se pela sua leveza e maciez, que as diferencia das restantes fibras.

Fibras Txteis
FIBRA DA VICUNHA
* rendimento de 250 g por ano, *Pelo macio e brilhante;

A fibra da vicunha (animal da famlia dos cameldeos), caracterizada pelo seu pelo fino mais curto (50 mm - 80 mm) e os pelos mais longos, que podem atingir 130 mm de comprimento. Utilizado na produo de tecidos de alta qualidade para sobretudos ,ternos e cobertores.

Fibras Txteis
FIBRA DO AMIANTO
* boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, *incombustibilidade
Com o advento da Revoluo Industrial no sculo XIX, o amianto foi a matria-prima escolhida para isolar termicamente as mquinas e equipamentos e foi largamente empregado, atingindo seu apogeu nos esforos das primeiras e segundas guerras mundiais. Dali para frente, as epidemias de adoecimentos e vtimas levaram o mundo "moderno" ao conhecimento e reconhecimento de um dos males industriais do sculo XX mais estudados em todo o mundo, passando a ser considerado da em diante a "poeira assassina.

Fibras Txteis
Acetato Alginato Borracha Carbono Casena Cupro Fibras Qumicas Artificiais Metlica Liocel Modal Triacetato Vidro Viscose CA AL LA CAR CPT CUP MTF CLY CMD CTA GF CV

Fibras Txteis
FIBRA DE ACETATO
* hipoalergnica e resistente a mofo; * Soluvl em acetona; * Termoplstico.

O acetato de celulose um ester produzido pela reao da celulose, extrada e purificada da polpa de madeira. usada na indstria txtil no fabrico de tecidos para vesturio,forros,tapetes,guarda-chuvas e outros produtos.

Fibras Txteis
FIBRA DE ALGINATO
* ajuda na cicatrizao de ferimentos.
Algina uma substncia gelatinosa sem cor. Ela extrada das algas marinhas. Alginatos so transformados em curativos no tecidos atravs de processos txteis. Para isso utilizado o processo needled (costurados), permitindo que as fibras das placas fiquem emaranhadas. Nesse processo, agulhas pontiagudas so foradas atravs das fibras para produzir o emaranhado. Isto aumenta a resistncia do curativo ao seco e ao molhado.

Fibras Txteis
FIBRA DE BAMBU * Biodegradvel; * Ecologicamente correto.
O bambu facilmente renovvel, sem falar que sua cultura praticamente dispensa pesticidas, pois raramente atacado por pragas. O bambu daquelas plantas que parece tomar fermento. Cresce rapidamente e, depois de 3, 4 anos, j precisa ser replantada. Veja que legal: o bambu gera mais oxignio que as rvores de mesmo porte, melhorando a qualidade do ar ao redor. Uma plantao de pinus leva sete anos para produzir 3 mil rvores; j o bambu precisa de trs anos para produzir 10 mil rvores no mesmo espao, ainda dispensa o uso de pesticidas, no causa eroso e s requer gua para crescer.

Fibras Txteis
FIBRA DA BORRACHA
* resistente ao calor e a luz; impermevel. O tecido de Ltex obtido a partir de fibra feita de ltex, uma seiva leitosa incolor. Normalmente utilizada com outras fibras para fazer tecidos. O tecido de Ltex tem propriedades de alta impermeabilizao e limpeza a seco. resistente ao calor e a luz.

Fibras Txteis
FIBRA DO CARBONO
* Possui propriedades refratrias;. * Suporta altssimas temperaturas

As fibras de carbono so matrias primas que provm da pirlise de materiais carbonceos que produzem filamentos de alta resistncia mecnica usados para os mais diversos fins, entre estes motores de naves espaciais.

Fibras Txteis
FIBRA DA CASENA
* biodegradvel;. * compatvel com a pele.
quase igual ao nylon ou seda, mas puro leite" diz Piscotta. A coleo criada pela designer tem roupas e acessrios feitos com o especial tecido, que conseguido atravs de um processo qumico. Para criar a fibra, o leite lquido desidratado e as suas protenas so extradas e em seguida dissolvidas em uma soluo. Para finalizar, estas protenas so colocadas em uma mquina que as une, transformando-as em um extenso fio. Cerca de 100 quilos de leite desnatado so necessrios para fazer 3 quilos da fibra, razo pela qual o tecido ainda no decolou. No entanto, o material tem potencial: no possui corante, permite maior respirao da pele, contm aminocidos benficos para quem usa e to confortvel e elegante quanto a seda. Fonte: www. Dolorespiscotta.com .

Fibras Txteis
FIBRA DO CUPRO
* aspecto e o tato da seda; *maciez, absoro e tambm o brilho; * Boa solidez as cores

Cupro o nome que conhecido fibra celulose regenerada. O processo inclui deixar o Lnters do algodo,(fibrilas aderidas as sementes) que o subproduto da indstria de algodo.A Celulose, dissolvida em uma soluo de cobre e amonaco,da o nome de cupramonio. apropriado para confeces de roupas femininas, camisas e tecidos para decorao.

Fibras Txteis
FIBRA METLICA
* aspecto brilhante; * Antiestticas;
Os metais, normalmente slidos e duros, podem aparecer to fluidos quanto seda. A linha metlica, era usada antigamente em tecidos bordados pesados e caros. Em 1950 Lurex fez de uma uma fibra de alumnio uma tecido metlico. Hoje Lurex pode ser colorido e frequentemente envolto numa proteo de plstico, prevenindo assim manchas e irritao para a pele. As caractersticas fsicas e qumicas das fibras no so alteradas pelo processo de aplicao do metal. As fibras so permanentemente antiestticas ou condutoras e mantm estas propriedades mesmo aps repetidas lavagens.

Fibras Txteis
FIBRA LYOCEL
* Biodegradvel; * Ecologicamente correto

A fibra deste novo fio, que foi lanada pela Courtalds provm da polpa da madeira, de bosques 100% reciclveis. um produto biolgico e biodegradvel porque para o seu desenvolvimento utilizado um processo de fiao por dissolvente, que se recicla totalmente sendo seus resduos mnimos e completamente incuos . As propriedades da fibra permitem a este novo fio ser especial para vesturio, bordados, acolchoados, jeans e outros

Fibras Txteis
FIBRA MODAL
* Toque Macio; * Grande absoro

Fibras de celulose regenerada normalmente fabricadas pelo processo Viscose, que possuem elevada tenacidade e alto mdulo de elasticidade mido. Caracterticas: - Permanece Macia - O toque macio oferece uma sensao como "pele sobre pele". Mesmo aps muitas lavagens a Modal permanece macia como no primeiro dia; - Sua pele respira livremente. Modal

absorve 50% a mais de umidade do que o algodo.

FIBRA TRIACETATO
* No problema com Pilling;. * Tem bom caimento

O grupo das fibras celulsicas modificadas inclui: a fibra de acetato, constituda por diacetato de celulose, e a fibra de triacetato. As fibras celulsicas so uma importante matriaprima; nos meados do sculo XX representavam uma grande proporo nas fibras qumicas. Mais recentemente foram ultrapassadas pelas fibras sintticas, as quais apresentam melhores propriedades para diversas utilizaes. Triacetato um tecido de acetato melhorado, que no derrete facilmente como tambm mais fcil de ser manipulado.

Fibras Txteis
FIBRA VIDRO
* Isolante trmico e acstico;. * No inflamvel.
um material composto da aglomerao de finssimos filamentos de vidro, que no so rgidos, altamente flexveis. Quando adicionado resina polister (ou outro tipo de resina), transforma-se em um composto popularmente conhecido como fibra de vidro, mas na verdade o nome correto PRFV, ou seja, "Plstico Reforado com Fibra de Vidro". A l de vidro, alm de ser um excelente isolante trmico e acstico, apresenta diversas vantagens adicionais: muito leve, no inflamvel, aumentando muito a segurana dos edifcios onde aplicada, e, por ser de vidro, extremamente durvel .

Fibras Txteis
FIBRA VISCOSE
* Higroscopicidade :muito alta; * Resilincia: baixa por amarrotar facilmente.
Viscose um tipo de tecido cuja a fibra obtida atravs da regenerao da celulose, a partir de pasta de madeira e/ou do linter de algodo. Comercialmente conhecida como rayon na apresentao de filamento contnuo e fibrane ou floco na apresentao da fibra cortada. Possui maior absoro de umidade em relao ao algodo. A viscose utilizada em malhas, vestidos, casacos, blusas e trajes desportivos. Tambm conhecido como Seda Javanesa (em mistura com o acetato). .

Fibras Txteis
Acrlica Aramida Cloreto de polivinila PAC AR PVC

Fibras Qumicas Sintticas

Elastano Modacrlica Poliamida Poliester

EL/PUE MAC PA PES

Fibras Txteis
FIBRA ACRLICO
* Quente (bom isolante trmico) e leve * no amassa,de fcil lavagem. O acrlico, por suas caractersticas, ocupa espao prprio no setor de confeccionados txteis como o melhor substituto da l. A matria prima acrilonitrilo (cianeto de vinila) que pode ser obtido a partir do amonaco, propilenos e oxignio.Muito resistente ao dos raios solares (radiao ultra-violeta) e aos agentes qumicos,no encolhe e seca rapidamente. Tem larga aplicao na fabricao de artigos de inverno: agasalhos em geral, meias, gorros, cobertores, mantas e tecidos felpudos; alm disso, por ser noalergnico, muito utilizado na produo desses mesmos artigos para uso infantil . .

Fibras Txteis
FIBRA ARAMIDA
* Durabilidade incomparvel;. * resistente chama e ao calor . * resistente a forte impacto.

Fibras aramidas so mais conhecidas pelo nome de Kevlar, marca registrada da empresa Dupont, mas que, na verdade, representam um tipo de fibra derivada do nylon. oferecendo incomparvel resistncia trao, a impactos e com estabilidade trmica diferenciada para temperaturas que variam de 40C a 130C.

Fibras Txteis
CLORETO DE POLIVINILA * Resistente s intempries (sol, chuva, vento e maresia); * Resistente ao de fungos, bactrias, insetos e roedores;

O PVC no um material como os outros. o nico material plstico que no 100% originrio do petrleo. O PVC contm, em peso, 57% de cloro (derivado do cloreto de sdio - sal de cozinha) e 43% de eteno (derivado do petrleo). H tambm as roupas de PVC (roupas de "aparncia molhada"), que geralmente so pretas, brilhantes e esticam. O PVC j vem com uma cobertura plstica de fbrica, lavvel e relativamente caro.

Fibras Txteis
ELASTANO
* Alongamento de mais de 500%; * Capaz de recuperar o comprimento original mesmo aps ciclos repetidos de alongamento e retrao Elastano um filamento sinttico conhecido por sua excepcional elasticidade. mais forte e durvel que a borracha seu principal concorrente. Ele foi inventado em 1959 por Joseph Shivers, da DuPont. Quando foi colocado no mercado, revolucionou muitas reas da indstria de vesturio. Ele tambm conhecido como spandex (nos EUA e Austrlia). Utilizado em vesturio esportivo (roupa para ginstica),moda praia (sungas, biqunis e mais) etc...

Fibras Txteis
MODACRLICA

* No amarrota; * Leve e quente

Modacrlico uma fibra muito usada na fabricao de peles falsas, mantos de l, mantas, bichos de pelcia e perucas. elstico, leve, quente e resiste ao mofo, aos danos por luz solar e rugosidade.

Fibras Txteis
POLIAMIDA

*Toque macio e agradvel. *Resistncia ao atrito. *Durabilidade.

Foi a primeira fibra qumica sinttica criada pelo homem em 1938. Devido sua resistncia, maciez, conforto e principalmente sua absoro equilibrada de umidade (4%) considerada dentre as fibras sinttica a mais amigvel a pele. Em tecidos ou malhas elsticas (misturada com elastano Lycra), onde ajuste e contato direto com a pele exigem materiais confortveis, conquistou a preferncia dos consumidores.

Fibras Txteis
POLIESTER

* Secagem rpida; *Resistncia ao abro; *Durabilidade.

O polister um tipo de plstico com diversas aplicaes industriais, em especial na produo de tecidos para fabricao de roupas. A fibra obtida de processos qumicos, derivada do petrleo. O polister caracterizado por ter uma tima resistncia, baixo encolhimento, secagem rpida, resistente ao amarrotamento e abraso.

Fibras Txteis
Bibliografia/Sites

Autor:ARAUJO, Mrio de Ttulo:Manual de Engenharia Txtil, volume 1 Cota:TEX/17398 Autor:ALMEIDA, Luis Guimares Ttulo:Tecnologia de fibras, tcnicas de fiao e tecelagem;controlo de qualidade Cota:TEX/18048 http://www.institutodopv.org http://www.haco.com.br/br/s_normas/s_tecidos.html WWW.portaisdamoda.com.br WWW.wikipedia.org Apresentao elaborada por :Neide Marulli dos Santos- Docente de Tecnologia Txtil

You might also like