You are on page 1of 2

Turismo sustentvel

Ao contrario de outras empresas, o turismo leva o consumidor ao produto e no o produto aos consumidores. Isso faz do turismo uma industria frgil, vulnervel s mudanas do entorno cultural, natural e econmico, assim como qualquer variao e incidente que acontea nos limites de uma regio. Por exemplo, a poluio de uma praia. O turismo se desenvolve em lugares que tem limites prprios e com freqncia foram descobrindo os limites de um desenvolvimento turstico somente quando o setor sofreu prejuzos muito graves e irreversveis, pela ao dos gestores tursticos e/ou dos prprios turistas.

SUSTENTABILIDADE

Satisfazer as necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de satisfao das geraes futuras O conceito de sustentabilidade esta ligada a 3 fatos: CONTINUIDADE EQUILIBRIO QUALIDADE De uma maneira ou de outra o turismo sustentvel definido como modelo de desenvolvimento econmico: Melhorar a qualidade de vida da populao local Melhor qualidade para o visitante Manter a qualidade do meio ambiente Aumento dos nveis da rentabilidade econmica para os residentes locais Assegurar a obteno de lucros pelos empresrios tursticos Diretamente ligado ao conceito de desenvolvimento sustentvel, encontra-se a capacidade de carga, que destaca os destinos, tem limites no volume e na intensidade do desenvolvimento turstico; mede o nvel de uso que o torna sustentvel. Esse conceito adverte sobre os limites e contornos alem dos quais a

industria no deseja passar, por isso devem considerar os seguintes fatores: O turismo depende dos numerosos atributos de um entorno O impacto da atividade humana em um sistema pode ser gradual e afetar as diferentes partes do sistema em graus diferentes Todos os entornos tursticos so de mltiplo uso. Ex. Rio Tipos diferentes de uso exercem impactos diferentes. Ex. 100pessoas caminhando X 1000 bicicletas passando Diferentes culturas tem diferentes nveis de sensibilizao aos impactos do turismo. Ex. O que praia poluda para uns diverso para outros.

BENEFICIOS DO DESENVOLVIMENTO DO TURISMO SUSTENTAVEL

Incentivar o entendimento entre os impactos tursticos da natureza,na cultura e no comportamento humano Assegura a distribuio mais justa dos custos e benefcios Gera empregos locais no setor de turismo assim como em outros setores Estimula a industria domestica ( hotis, restaurantes, transportes, guias...) Gera intercambio com o exterior injetar capital e dinheiro novo na economia local Diversifica a economia local, particularmente nas reas rurais onde o emprego na agricultura espordico ou insuficiente Incorpora o planejamento e a regionalizao que assegura a boa relao entre o desenvolvimento do turismo e a populao local Estimula melhorias nos transportes locais, as comunicaes e outras infra-estruturas bsicas Cria regies de lazer que podem ser utilizadas pela populao local e pelos turistas Turismo cultural proporciona populao maior entendimento de outras culturas O turismo sustentvel demonstra a importncia dos recursos naturais e culturais.

You might also like