You are on page 1of 13

Alm do Encantamento

Agradecemos a todas as empresas parceiras que tm nos apoiado na edio de nossos livros, por investimento direto ou pela Lei Rouanet.

LUDOEDUCAO

Alm do Encantamento
Como as histrias podem ser um instrumento de aprendizagem

Vania Dohme

Alm do Encantamento

Expediente

Caro Leitor
Este livro da Fundao EDUCAR para voc: pai, professor, voluntrio e todos
Vania Dohme

Autora

aqueles que acreditam no poder da leitura.

Coordenao do projeto
Maria Eugenia da Costa Sosa Slnia Nunes Martins Prado

Ler ou estimular a leitura para uma criana como plantar uma semente em terreno frtil. A leitura o incio de um sonho lindo, no qual as pessoas podero desenvolver seu senso crtico e raciocnio lgico, acreditar mais em si e ter mais imaginao e criatividade para alcanar seus objetivos. isso o que queremos! Ajudar a formar cidados conscientes, sonhadores e, principalmente, realizadores.

Colaboradores
Ana Maria Marchi Ariane Priscila de Oliveira

Agradecemos Vania Dohme por ter nos ajudado neste livro. Uma grande autora

Projeto Grfico
Linea Creativa

e uma grande parceira, que estimula a leitura de histrias infantis e a realizao de atividades ludoeducativas. assim que contribuiremos para que nossas crianas sonhem e realizem.

Fotografia
Guillermo Amorim

Boa leitura!

Reviso de Texto
Patrcia Zahorcsak

Fundao EDUCAR DPaschoal

Impresso
Grfica Editora Modelo Ltda.

Realizao
Editora Fundao EDUCAR DPaschoal www.educardpaschoal.org.br (19) 3728 8254

Ano de Publicao
2003

Tiragem
50.000 exemplares

Alm do Encantamento

ndice

A mensagem que toda histria transmite


Como a criana observa o mundo

A mensagem que toda histria transmite As histrias e a formao de valores As histrias e o processo educacional Ficha de anlise do livro Histrias: uma maneira de encantar Elementos da histria Ficha de preparao da narrao de uma histria Dicas para contar uma histria Como potencializar o efeito de uma histria Como fazer um projeto Bibliografia Fundao EDUCAR DPaschoal

5 6 7 10 11 14 15 16

Muitas vezes no nos damos conta da forma como as crianas esto observando o mundo. Conseqentemente, como elas esto formando os seus conceitos sobre a vida, os adultos, o que certo e o que errado, ou sobre o que produtivo ou improdutivo. Iludimo-nos achando que ela ir absorver somente aquilo que lhe dado nos momentos formais de educao: na escola, na igreja ou em casa, naqueles momentos que os pais elegem para, cuidadosamente, transmitirem conceitos que julgam importantes. Mas no existe nenhuma garantia de que as coisas so assim, ou melhor, elas no so assim! Ao lado dessas informaes esto concorrendo outras: conversas de outros adultos, dos amigos, dos meios de comunicao, como a televiso e as revistas, e mesmo aquelas vindas da observao que a criana faz do comportamento dos prprios pais e professores, nos momentos em que estes esto mais descontrados, nos quais no se sentem na situao de estarem passando uma mensagem. Mas ocorre que tudo, absolutamente tudo o que nos rodeia, e no caso rodeia a criana,

17 19 22

est passando mensagens. Nesta era de comunicao somos bombardeados por mensagens e os mais capazes comunicadores se empenham em ganhar a ateno, tanto de adultos como de crianas.

O que atrai a ateno da criana


23
Nesta competio pela ateno vencer aquele que falar da forma mais adequada, mais atraente ao pblico para o qual a mensagem se destina. No caso de crianas, atrair mais ateno aquele que usar uma mensagem acessvel e Sobre a autora bem humorada, acompanhada de ao, msica, desenhos engraados e de cores vistosas, bichinhos e seres fantsticos. Assim, a criana tende a prestar mais ateno s mensagens apresentadas dessa forma do que aquelas apresentadas formalmente pelos adultos responsveis pela sua educao. Podemos concluir que a formao das crianas uma mescla daquilo que controlamos com momentos incontrolveis, vindos de diversos meios de comunicao que atraram a sua ateno.

Alm do Encantamento

As histrias e a formao de valores


Poderemos controlar uma boa alfabetizao, garantir o aprendizado de geografia, falar ingls, tocar piano. Mas como poderemos controlar a formao do carter? A adoo de valores? Uma conduta tica que leve formao de um adulto construtivo em sua comunidade?

As histrias e o processo educacional


Para que uma histria possa ser utilizada com xito em um processo educacional necessrio que ela atenda a dois requisitos: qualidade e forma.

Histrias: uma maneira de educar...


A adoo de um conjunto de valores que norteie a vida de uma pessoa algo absolutamente ntimo, no se fora e nem se obriga. Este processo encerra uma escolha, que deve ser livre e fruto do entendimento de que a deciso de adotar determinado valor uma forma de conduta que lhe trar satisfao e poder conduzi-lo a boas realizaes. Assim, para possibilitar esta escolha necessrio que lhe sejam apresentados alguns exemplos de conduta, de modo de vida, de adoo de atitudes e valores que levem a resultados satisfatrios para quem os est vivendo, a sua famlia, a seus amigos e sociedade em geral. Qualidade: Mensagem que a histria transmite Para perceber o contedo educacional de uma histria, o primeiro passo estar convencido que elas so um meio eficiente de transmisso de uma mensagem educacional. A partir da o educador passa a olhar com outros olhos as histrias que se apresentam a ele como possveis de serem contadas. E mais do que isso, o contador passa a ser um vido colecionador de histrias, procurando ver nelas, alm da graa do roteiro, a qualidade da mensagem e como podero impactar os seus ouvintes.

Em outras palavras: preciso que lhes contem histrias...

Existem histrias onde a mensagem evidente, mas h outras onde a mensagem est mais escondida e preciso esprito de explorador para poder encontr-la... mas vale a pena! As recompensas so tesouros, nos do a impresso de pertencerem somente a ns, j que os descobrimos. Em seguida vem a escolha; ao entendermos o uso de uma histria como um momento privilegiado para a transmisso de conceitos, percebemos a importncia da sua escolha. Na verdade, estaremos decidindo o tipo de conceito que desejamos transmitir. Mais do que isso, o tipo de ao transformadora que desejamos desencadear! Por isso, muitas vezes, o processo pode acontecer ao contrrio. Aps elegermos um

As histrias ensinam a viver. Elas encerram anseios, desafios, vitrias, derrotas e conquistas. O encadeamento do enredo exemplifica modos de vida e o final, geralmente feliz, um alento, uma esperana, uma diretriz que mostra que aquele que agir assim tambm poder obter a felicidade. Assim, chegamos s concluses:

Se as crianas esto mais abertas a mensagens alegres, que falem sua linguagem simples... e ...se as histrias so capazes de fornecer referncias para a formao do carter da criana... podemos concluir que as histrias so uma excelente forma de ensinar!

determinado valor a ser transmitido, capaz de deflagrar um comportamento necessrio ou desejvel, que passamos a procurar uma histria que contenha esta mensagem. Assim, o contador de histrias, que se v primeiramente como um educador, deve ser conhecedor de inmeras histrias, sobre as quais tem perfeito entendimento do seu contedo. E embora este acervo esteja nos livros da biblioteca de sua escola ou nas estantes de sua casa, ficam tambm disponveis em um ba imaginrio prprio e exclusivo, como tesouros a serem usados quando o momento solicitar. preciso comprometimento para que o contedo educacional de uma histria seja transmitido de forma fiel.

Alm do Encantamento

As crianas podero receb-lo atravs da leitura de um livro, mas isto est longe de ser um ato unilateral. O educador dever motiv-la, criar expectativa sobre o seu contedo, acompanhar como a criana est absorvendo cada uma de suas pginas, dialogar com seus personagens, caminhar, e ensinar a criana a caminhar, no local onde a histria est se desenrolando. O educador poder optar por contar a histria s suas crianas; para isso, ele deve se assegurar que suas palavras e o uso dos recursos auxiliares podero transmitir fielmente a mensagem. O panorama onde as histrias se desenrolam contm elementos importantes para a sua compreenso; o narrador dever descrev-los com exatido. Por exemplo, na histria A semente e a verdade 1, importante deixar claro que o principal objetivo do imperador era encontrar algum digno para poder suced-lo; tambm importante realar o empenho que o menino teve em cuidar da semente, para que a criana possa entender a estratgia do rei e valorizar a lealdade do menino. Deve-se tambm tomar cuidado com as circunstncias que envolvem a histria; pode acontecer que o protagonista tenha aes nobres, mas seja pouco corts ou arrogante. Tudo estar sendo absorvido pela criana e nem sempre podemos controlar a intensidade com que isto est sendo absorvido; assim, devemos estar atentos a todos os tipos de mensagens que estamos transmitindo.

Afetividade: As histrias so importantes em um processo educacional primeiramente porque as crianas gostam delas. E todas as vezes que estamos trabalhando com algo que do agrado do pblico, comeamos com vantagem, aumentam as possibilidades de sucesso. Isto tambm gera um ambiente agradvel e um ambiente agradvel contribui com um bom relacionamento. Boas relaes permitem o dilogo, que acaba gerando uma maior compreenso do outro, maior respeito, conseqentemente uma relao de amor. Raciocnio: medida que a criana vai lendo ou ouvindo uma histria, ela vai mentalmente a acompanhando. Na histria O grande dia2, ela acompanhar com interesse as estratgias elaboradas por Rodrigo e se perguntar: por que ser que ele no joga futebol tambm? Far conjecturas: ser que ele no gosta? Ser que os outros jogadores no o querem? Ela procurar antecipar o final, e quando este chegar ir compar-lo com aquilo que pensou. O enredo das histrias incita o raciocnio e a reflexo. Senso crtico: Acompanhar o enredo de uma histria forar uma anlise, um posicionamento. Ainda na histria O grande dia2 o fato de o protagonista ter uma necessidade especial, levar reflexo sobre a excluso e sobre como as diversas potencialidades de uma pessoa podem ser exploradas. Este processo pode acontecer tanto espontaneamente como suscitado pelo professor, atravs de discusses em grupo, jogos e outras atividades ldicas. Imaginao: As histrias podem levar aos mais diversos mundos: uma escola ideal, um bairro alegre, um acampamento... Tambm podem levar a lugares fantsticos: um palcio real, uma caverna subterrnea, sobre as nuvens e dentro do mar. Nelas conhecemos duendes, drages, bruxas e fadas, mas tambm conhecemos pessoas comuns, iguais a ns. Atravs das histrias as crianas podem conhecer novos personagens, novas situaes e sentirem novas emoes.

Aspectos do desenvolvimento que as histrias proporcionam


Na escolha e preparao da histria, o educador deve estar ciente de que ela tambm estar contribuindo com o desenvolvimento das crianas nos seguintes aspectos:

Afetividade Raciocnio Senso crtico Imaginao Criatividade

Criatividade: Os elementos contidos nas histrias fazem com que as crianas obtenham novas referncias, vindo a formar um repertrio de imagens e situaes. Essas novas referncias misturadas entre si podero formar situaes absolutamente novas, introduzindo as crianas em um processo de criao.

Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP .

Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP .

Alm do Encantamento

Ficha de anlise do livro


A seguir apresentamos uma ficha que auxiliar na classificao da mensagem educacional de uma histria.

Histrias: uma maneira de encantar...


Forma
Uma boa mensagem um excelente comeo, o mais importante quando pensamos no

Nome da histria: Mensagem que a histria passa: Fato principal para a transmisso da mensagem:

objetivo educacional. Mas ela de nada adiantar se no chegar at a criana. Para isso, ela precisa ser apresentada de forma alegre, leve, colorida, com jeito de criana.

A histria lida
Fatos preparatrios para a compreenso da mensagem:

Muitas vezes a histria est to bem escrita, a mensagem est to clara e as ilustraes transmitem to bem o que se deseja, que imprescindvel colocar o livro na mo da criana. O educador tambm poder optar por ler ele mesmo a histria para as crianas ou motiv-las a l-la.
Afetividade 1 2 3 4 5

Aspectos culturais, cientficos ou sociais presentes na histria:

Qualquer uma das formas no deve ser mecanicista e o educador precisa se envolver neste processo. A leitura o centro de todo um processo que no comea quando se abre a primeira pgina e nem tampouco se encerra no fechamento do livro. A histria um contexto atravs do qual podemos discutir com nossas crianas, um assunto, uma forma de pensar, uma conseqncia... As crianas ficam motivadas a ler uma histria medida que percebem que o educador j leu, a conhece. Existem muitas maneiras criativas de incentivar a leitura: Apresentar a sinopse do livro atravs de um jogo. Comear a contar a histria com o grupo e, depois disso, pedir que cada um faa a sua

Raciocnio 1 2 3 4 5 Intensidade em que a histria atinge os objetivos educacionais:

Senso crtico 1 2 3 4 5

Imaginao 1 2 3 4 5

Criatividade 1 2 3 4 5 Alegria Coragem Justia Paz Valores sociais e morais trabalhados na histria: Amor Cortesia Lealdade Respeito Compartilhamento Disciplina Limpeza Responsabilidade Confiabilidade Honestidade Misericrdia Solicitude Cooperao Igualdade Pacincia Tolerncia

leitura individual. Pedir que os participantes de uma dupla leiam diferentes histrias e, depois disso, que cada um conte para o outro a histria que leu. Trabalhar quatro ou cinco histrias diferentes com o grupo e depois fazer uma sesso de contos em conjunto, onde cada um tenta adivinhar o que o outro leu. O livro poder ser ampliado para ser um livro gigante onde todos possam ler em conjunto, ou ser apresentado em um cineminha. Certamente, estas formas inusitadas de ler encantaro as crianas. O importante ver uma histria como o centro de um processo, onde fazem parte outras maneiras de comunicao, jogos e atividades ldicas que tomam como base o seu enredo.

10

11

Alm do Encantamento

A histria contada
O contador de histria deve ser encantador, ter graa, prender a ateno da platia. E, ao contrrio do que a maioria acha, ser um bom contador de histria muito mais tcnica do que dom.

Recursos auxiliares: Existem narradores habilidosos capazes de prender a ateno de uma platia sem usar qualquer recurso. A maioria das pessoas pode chegar a isso com dedicao e treino. Porm, o uso de recursos auxiliares muito til para aumentar a ateno da platia, pois colaboram com a sua graa e colorido. Na verdade, eles no passam de brinquedos manuseados pelos adultos para deleite das crianas, por isso, elas os adoram. So os fantoches, marionetes, boces, maquetes, teatros de sombras e outros, que nos auxiliam a contar a histria. Durante a narrao simples, o educador pode tambm utilizar alguns recursos: um chapu de fada, um manto real, as crianas podero beber um pouco do mel do favo que o ursinho acabou de achar, todos podero cheirar o terrvel gs de hortel que sai das narinas do drago. A receita no difcil: imaginao, um pouco de irreverncia, descontrao e bom humor. fcil encantar as crianas, elas so simples, ingnuas e se divertem muito com estas pequenas coisas.

Uso da voz: A voz a ferramenta maior do contador de histria. Em primeiro lugar, ele deve se assegurar de que todas as pessoas o esto entendendo. Sua voz deve ser clara, com boa dico, pronunciando as palavras devagar e corretamente cada uma de suas slabas, falando claramente cada encontro voclico ou consonantal, pronunciando os finais com as letras R, S e L. A voz deve ser em bom volume; no pode ser baixa, a ponto de necessitar esforo para escut-la, e no deve ser muito alta, o que irrita e tira o momento de cumplicidade que o narrador e os ouvintes devem ter. A entonao, mais grave ou aguda, permite compor uma srie de personagens. As crianas adoram ouvir a voz estridente da bruxa e a voz grossona do urso. A combinao dos elementos velocidade e volume tambm passam emoes: uma voz ligeiramente mais alta e mais rpida, passa momentos de perigo; uma voz, um pouco mais baixa do que a da narrao normal e um pouco mais devagar , passa um sentimento de segredo, suspense. Usar estes artifcios muito simples d colorido narrao.

Postura facial e corporal: A voz evidentemente no vem sozinha; ela vem acompanhada de todo um corpo e ele precisa falar a mesma linguagem. O contador deve se entregar por inteiro narrao: o corpo deve estar ereto, em uma posio na qual todas as crianas possam v-lo, e errado fazer qualquer ato que no tenha sentido com a narrao que est fazendo (se coar, jogar os cabelos, acenar para quem est passando, etc.). Os gestos devem ser comedidos e utilizados apenas quando a histria permitir, sendo que nestes momentos podem at ser exagerados: abrir os braos para mostrar que algo bem-vindo, pr as mos na cabea em sinal de susto, abraar-se para mostrar aconchego, etc. A expresso facial tambm deve ser cuidada, e para isso deve-se treinar na frente do espelho, pois o fato de estarmos sentindo uma emoo no assegura que a estamos transmitindo.

12

13

Alm do Encantamento

Elementos da histria
Compreender os elementos da histria importante para dar colorido narrao: Personagens: importante distinguir os personagens da histria, saber quais so os principais, os secundrios e os suprfluos. Dos principais necessitamos conhecer bem suas caractersticas, para poder transmiti-las aos ouvintes de forma que eles possam imagin-los e, com isso, compreender melhor a histria. Dos secundrios no precisamos ter tanto conhecimento e os suprfluos geralmente so apenas mencionados.

Ficha de preparao da narrao de uma histria


Ttulo: Extrado do livro: Autor: Sinopse:

Conflito principal:

Cenrio: o local onde se desenrola a histria. interessante conhecer mais sobre ele, indo alm do que est escrito no livro. Isto nos levar a circunstncias que poderemos utilizar durante a narrao ou para criar alguma atividade complementar que reforce o contedo da histria.

Nome, descrio e funo dos personagens principais:

Nome e funo dos personagens secundrios:

Desafio central: As histrias geralmente tm o seu ncleo em um conflito principal, e o seu desenrolar vai se ocupar de fazer com que o ouvinte entenda e se envolva com este conflito, acompanhando-o atentamente e torcendo por um final feliz, que na maioria das vezes acontece. Muitas vezes, alm desse conflito central existem os perifricos que tornam a histria mais empolgante; quando isso acontece preciso ter cuidado para no dar muita nfase a eles e deixar a narrao confusa.

Personagens suprfluos: Cenrio: Introduo:

Enredo: Ponto culminante:

O ritmo de uma narrao


Uma narrao uma sucesso de emoes: surpresa, dvida, encantamento, medo, ansiedade, alvio, revolta, admirao, alegria e tantas outras. Para conseguir o envolvimento da platia necessrio suscitar estes momentos de emoes de uma forma planejada, onde eles estejam estrategicamente colocados e alternados. Uma boa narrao precisa ter ritmo, e para empreg-lo necessrio entender as partes que compem uma histria: introduo, enredo, ponto culminante e desfecho.

Desfecho:

Andoche Dramatizao Possibilidade de uso de recursos auxiliares: Quadros Boco Fantoche Radionovela Interaes possveis com as crianas: Jogos, dinmicas, trabalhos manuais que podem ser utilizados aps a narrao:

Cineminha Maquete Teatro de sombra Dedoches Marionetes Teatro de velcro outros

14

15

Alm do Encantamento

Dicas para contar uma histria


1 Fazer a escolha cuidadosa da sua histria. Escolher aquela que bate com a sua forma de pensar, que lhe encanta e incita a sua imaginao.

Como potencializar o efeito de uma histria


O que fica de uma histria?
Aps a preparao cuidadosa, chegou o momento da narrao. Ela transcorreu com xito,

2 Estudar a histria entendendo os seus elementos principais: personagens, cenrio, conflito principal. Refletir sobre a sua mensagem educacional, destacando quais so as situaes usadas para a sua transmisso. Dividi-la nas quatro partes: introduo, enredo, ponto culminante e desfecho. Preencher as fichas, pginas 10 e 15.

os olhos das crianas brilhavam, foi ntida a emoo que elas sentiram. E pelos olhos de indignao, concordncia e alvio que seus rostos transmitiram, elas compreenderam perfeitamente a mensagem que desejvamos transmitir. E agora? Ser que estes quinze minutos apenas justificam tanta preparao? Ser que eles sero

3 Decidir se na narrao sero usados recursos auxiliares e, neste caso, quais. 4 Fazer uma adaptao da histria visando a adequao aos recursos auxiliares e narrao com as suas prprias palavras. Providenciar os recursos auxiliares, como fantoches, adereos, etc. 5 Contar a histria para si mesmo, em voz alta, para detectar os pontos de maior dificuldade e os que podem ser aproveitados para dar maior nfase. Preferencialmente fazer diante do espelho. 6 Minutos antes da narrao, reler a histria, ou a sua adaptao. Isto relembrar elementos da histria e permitir entrar no clima. 7 A histria dever ser contada sempre aps as crianas estarem ambientadas e terem satisfeito suas principais expectativas com o ambiente e umas com as outras. Preferencialmente aps uma atividade agitada. 8 Sentar as crianas em crculo com o narrador fazendo parte dele. 9 Iniciar comentando alguns de seus aspectos principais, para que as crianas coloquem suas experincias sobre eles, minimizando as possibilidades de interrupes durante a histria. 10 Entregar-se histria, de forma confiante e calma, valorizando todos os esforos empregados para a sua escolha e estudo. 11 No permitir interrupes; caso alguma criana queira interromper, fazer um sinal com a mo mostrando que depois da narrao a criana ser atendida. 12 Aps a narrao, o dilogo poder ser incentivado, nunca, porm, concludo pelas crianas. Atender queles que quiseram se manifestar.

capazes de infiltrar na mente das crianas os valores que desejamos passar? Ser que eles tero fora suficiente para orientar ou transformar comportamentos? uma resposta difcil. Como na parbola do semeador, haver sementes que cairo em solo frtil: germinaro. Haver aquelas que cairo no deserto: permanecero esquecidas. E haver aquelas que necessitaro de calor e sol para germinar, demoraro mais, mas se tornaro plantas e daro frutos. O que preciso oferecer as mais diversas possibilidades s crianas. Histrias variadas, que possibilitem suscitar inmeras emoes, sentimentos variados, exemplos distintos. Essas experincias se juntaro com aquilo que ouviram de seus pais, professores, que viveram, experimentaram, e que formaro um conjunto de experincias capazes de possibilitar as suas prprias escolhas, que nortearo as suas vidas e sero um esteio nas horas mais difceis.

Atividades ldicas que potencializam as histrias


Porm, ns podemos potencializar o efeito de uma histria promovendo atividades que usem os seus diversos elementos: Dramatizao: As crianas podem dramatizar a histria, de forma tradicional, em mmica, cantada, em quadros parados, em radionovela. Podem fazer o cenrio, o figurino em papel crepom ou jornal. As crianas podem dramatizar a histria com fantoches fornecidos ou criados por elas. Podem fazer um teatro de sombra ou uma maquete. Pode-se solicitar que esta dramatizao use os elementos da histria em um enredo criado por elas: como esta histria continuou?; como esta histria seria se faltasse ou se acrescesse determinado elemento? Apresentar uma cano da terra do Hiroshi. Um almoo tpico 3.

Bem-vindo, Hiroshi. Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP.

16

17

Alm do Encantamento

Como fazer um projeto


Adaptando jogos: Os jogos comuns permitem adaptaes para que as crianas vivenciem a histria. Em um jogo de pegar o pegador pode ser o drago. A organizao pregada no livro Ordem progresso pode ser vivenciada em um revezamento. Em um jogo de bola, onde esta pode ser as diversas espcies de lixo e os seus arremessos s valero pontos quando carem no cesto certo 5. A estratgia de um jogo pode estar montada em zonas que representam guas paradas que precisam ser eliminadas para evitar a proliferao da dengue 6. Um jogo de mmica pode ter como desafio representar tipos de trabalho voluntrio 7. Em um jogo de perguntas e respostas o desafio pode ser a seqncia e a interpretao das frases do Hino Nacional .
8 4

1 Identificar uma histria que apresente uma mensagem capaz de transmitir valores e estimular a cidadania. 2 Selecionar uma forma de apresentar esta histria para as crianas por meio da sua leitura e/ou da sua narrao. 3 Fazer um planejamento de atividades que possam potencializar esta histria, harmonizando os elementos do enredo com a mensagem educacional que ela encerra. 4 Estabelecer uma forma de avaliao da absoro da mensagem atravs das prprias atividades. 5 Fazer o registro do planejamento e da aplicao por meio de relatrios, fotos, depoimentos e outros de modo a permitir a sua aplicao em outras oportunidades.

Artesanato: Apresentar em forma de histria em quadrinhos. Reproduzir cenas da histria em argila. Fazer um quadro para ser o cenrio do teatro de fantoches. Fazer a maquete de uma cidade para que o prof. Bris ensine as regras de trnsito9. Fazer um castelo em papelo, madeira, tecido e argila. Uma floresta de jornal pintado. Fazer os bonecos em papier mch, desenhar um figurino para a princesa, para o ratinho Felcio, etc. Outras manifestaes artsticas e ldicas.

Projetos feitos com histrias


Aps ter-se estudado uma histria para narr-la cuidadosamente, ter-se trabalhado com as crianas com determinado livro, ter-se aplicado algumas atividades, houve tanto interesse, as crianas aproveitaram tanto a mensagem que a histria encerrou e ficou a vontade de fazer algo mais. Este algo mais um projeto. Um projeto vem a ser um planejamento de diversas atividades que tem como objetivo principal transmitir uma mensagem educacional contida em uma histria, aproveitando os seus elementos. Para fazer isto basta que destaquemos com muita preciso o ncleo onde a histria se desenvolve, por exemplo, usando a histria de Pinochio, cujo valor trabalhado a vulnerabilidade do mentiroso. Podemos fazer um projeto que usa os elementos da histria ao mesmo tempo em que refora a importncia da verdade. Em resumo, estaremos

O enredo e as mensagens educacionais de uma histria tambm podem ser usados como tema para reflexo em diversas dinmicas de grupo.

trabalhando a verdade em oposio mentira, e o enredo do Pinochio apenas o atrativo para as crianas.

4 5 6 7 8 9

Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP. Papel e casca s se pem no lixo. Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP. Dengue, nunca mais! Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP. Voluntrio Fazendo Acontecer. Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP. Juca Brasileiro e o Hino Nacional. Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP. Prof. Bris em Educao no Trnsito. Luciana de Almeida e Cssia Isabel Costa Mendes. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal.

18

19

Alm do Encantamento

Projeto Vale Pinochio


1 semana (1h) Contar a histria. Deflagrar a Campanha Vale Pinochio. As crianas recebem um talo com 10 vales, cada um deles vale uma verdade e deve ser preenchido pela criana todas as vezes que ela vencer um impulso de mentir. Cada criana recebe tambm um desenho do Pinochio feito em branco e preto e a trao. A cada vale preenchido entregue ao educador (significando que venceu o impulso de mentir) ela recebe uma pea colorida para ser colada sobre o desenho do Pinochio. Estas peas devem ser em nmero de 10 e preencher por completo a figura. No final do perodo, aps as 4 semanas, as crianas, independentemente de terem preenchido o quadro colorido ou no, que desejarem continuar se esforando para falar a verdade declaram isto e recebem o Diploma da Verdade. T odos os julgamentos so feitos pelas crianas sem interferncia de qualquer adulto, pois o objetivo fazer a criana refletir.

Projeto Tudo Organizado


Baseado no livro Tudo Organizado 1 dia - Leitura do livro. As crianas so divididas em pequenas equipes, cada qual com um nome. So relacionadas tarefas de organizao da classe: limpar o cho, recolher o lixo, arrumar as carteiras, apagar o quadro-negro, guardar os livros de classe, etc. Faz-se um quadro de escala das tarefas das equipes para o mutiro Tudo organizado. Pode-se fazer o mutiro com as outras turmas que ocupam a mesma classe, e disso surgem tarefas de comunicao entre as turmas: fazer um quadro de avisos, mandar mensagens, etc. 2 dia - Execuo das tarefas do mutiro. As crianas criam formas de organizao da fila de alunos utilizada para a entrada e sada da sala de acordo com outros parmetros de organizao: pela ordem alfabtica do nome, dia do nascimento, tamanho do p, etc. Estas formas de organizao so utilizadas nos dias seguintes do projeto. 3 dia - Execuo das tarefas do mutiro.
10

2 semana (3 hs) Jogos sobre Pinochio e a verdade.

As crianas fazem uma atividade ldica utilizando um meio concreto (desenho, gros em uma garrafa, fios de l) para visualizarem como gastam o seu tempo e como podero se organizar de forma diferente. 4 dia - Execuo das tarefas do mutiro. Atividade: O Rei da mochila. As crianas do nota de 1 a 5 para todos os objetos que trazem na sua mochila de acordo com a utilidade dos mesmos, tentando eleger o Rei da mochila. Podem fazer o mesmo na sala de aula, ou com o seu quarto, como lio de casa. A tarefa seguinte ser tornar os objetos inteis em teis levando para outros lugares em que possam ser aproveitados. 5 dia - Execuo das tarefas do mutiro. Para o encerramento do mutiro pode-se fazer uma confraternizao com todas as turmas que ocupam (e cuidam) da mesma sala. Pode-se fazer tambm um mutiro de organizao da biblioteca, da despensa da cozinha, do armrio de material de escritrio na escola ou em uma organizao social.

3 semana (2 hs) Artesanato: Construir um boneco de madeira.

4 semana (3 hs) Festival da Verdade: Os diversos talentos so apresentados usando a histria e o tema verdade como fundo. Podem ser apresentadas: canes, versos, esquetes ou feita uma exposio sobre quadros, esculturas e outras manifestaes artsticas. Entrega do Diploma da Verdade.

10

Patrcia Secco. Editora Fundao EDUCAR DPaschoal, Campinas, SP .

20

21

Alm do Encantamento

Bibliografia
BELINK, T et al. A produo cultural para a criana. 3 ed. Porto Alegre, RS: Mercado Aberto, 1986. BETTELHEIM, B. A Psicanlise dos contos de fada. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998. CRAXI, A., CRAXI, S. Os valores humanos. So Paulo: Meca, 1995. DOHME, V. Tcnicas de contar histrias. 4 ed. So Paulo: Editora Informal, 2001. DOHME, V. Tcnicas de contar histrias para pais. Um guia para os pais contarem histrias para seus filhos. So Paulo: Editora Informal, 2003. GARDENER, H. Inteligncias mltiplas. A teoria na prtica. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. GILLIG, J. M. O conto na psicopedagogia. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. MAGEE, T. Raising a happy, confident, sucefull child. Philadelphia, USA: Trish Magee, 1996. MARTINELLI, M. Aulas de transformao. So Paulo: Peirpolis, 1996. MARTINELLI, M. Conversando sobre Educao em valores humanos. So Paulo: Peirpolis, 1999. MIGLIORI, R. F. et al. tica, valores humanos e transformao. So Paulo: Peirpolis, 1998. MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. So Paulo: Cortez, 2000. NUNES. T. (Org.) Aprender a pensar. 12 ed. Petrpolis, RJ: Vozes, 1986. PEARCE, J. C. A criana mgica. 3 ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1987. PIAGET, J. O juzo moral da criana. 2 ed. So Paulo: Summus, 1994. RATHS, L. E. et al. Ensinar a pensar. 2 ed. So Paulo: EPU, 1977. RODARI, G. Gramtica da fantasia. So Paulo: Summus, 1982. SHELDOCK, M. L. The art of the story-teller. U.S.A.: Dover Publication inc., 1951. TAHAN, M. A arte de ler e de contar histrias. Rio de Janeiro: Conquista, 1957. UNIVERSIDADE Espiritual Mundial Brahma Kumaris. Vivendo valores - um manual. So Paulo: UEMBK, 1995.

Fundao EDUCAR DPaschoal


A EDUCAR desenvolve programas que incentivam a tica, cidadania, leitura, reconstruo social, medidas socioeducativas, voluntariado e protagonismo juvenil. Em 1999, foi criada a Editora EDUCAR que publica livros para estimular a leitura e transmitir valores. Os principais temas so meio ambiente, cidadania, voluntariado e tica. Nestes anos foram doados para escolas e instituies quase 14 milhes de livros. Este novo projeto uma forma de nos aliarmos aos mediadores de leitura e conseguirmos cada vez mais formar leitores e despertar cidados que leiam, sonhem e realizem.

Visite o site www.eraumavez.org.br , cadastre seu projeto e compartilhe conosco sua experincia. Voc pode solicitar os livros infantis pelo site www.educardpaschoal.org.br ou pelo e-mail fundacao@educar.com.br.

22

23

You might also like