You are on page 1of 5

02 de maio de 2008, s 12h26min

TEORIAS MOTIVACIONAIS
Por Cintya Faccioli

Teorias Motivacionais Motivo, motivao, mover, movimentar e motor so todas as palavras modernas que tm a mesma origem e esto associadas mesma idia: a palavra latina motivus, que significa aquilo que movimenta, que faz andar. A palavra motivao representa, ento, uma causa que movimenta a natureza humana na busca de algo, estando diretamente ligada com o comportamento das pessoas por oferecer a energia necessria para a ao praticada. As teorias de contedo motivacional estudam quais fatores agem sobre as pessoas para mover seu comportamento. Seus estudos retroagem aos filsofos gregos, nas discusses sobre o conceito de felicidade com base na teoria hednica, que entende o comportamento do homem voltado para o prazer. As teorias motivacionais modernas ainda se inspiram nessas antigas idias que identificaram trs tipos principais de motivos e hipteses correspondentes sobre a natureza do homem: o ganho material, o reconhecimento social e a realizao pessoal. Modelo de Comportamento Este modelo procura explicar o mecanismo da motivao a partir de um modelo simples de interpretao das motivaes individuais que determinam o comportamento humano. Para isto, considera trs hipteses principais: a- a primeira, que a motivao a base do comportamento por no existir comportamento sem haver motivao; b- a segunda, considera que todo comportamento volta-se para a realizao de algum objetivo; c- e a terceira, que o comportamento pode sofrer alteraes devido a conflitos, perturbaes ou ansiedade. Este modelo permite interpretar o comportamento como qualquer ao ou manifestao que pode ser observada entre os indivduos o estmulo, enquanto relao de causa e efeito seja prpria do indivduo (motivo interno) ou do ambiente (motivo externo) - e o objetivo, como o resultado alcanado pelo comportamento. Esta Teoria parte do princpio de que as pessoas se comportam de acordo com um mecanismo similar, respeitadas as diferenas individuais, onde todas so influenciadas por motivos e perseguem objetivos que podem encontrar obstculos, tais como frustrao (perder a hora, ser derrotado), conflito (escolha entre trabalho e estudo) ou ansiedade (passar no concurso - competio). Teoria das Expectativas Esta teoria introduz elementos que procuram explicar como a influncia das diferenas individuais produz algum tipo de motivao nas pessoas, convalidadas em suas crenas e expectativas, com base em trs pontos: a- O desempenho que se alcana proporcional ao esforo que se faz. b- O esforo que se faz proporcional ao valor que se d recompensa. c- Se a recompensa for atraente, a motivao para fazer o esforo ser grande.

Esta teoria, ao colocar o esforo como varivel dependente do valor percebido da recompensa associa trs conceitos, cujos elementos so os seguintes: a- Valor da Recompensa A recompensa o elemento final da cadeia de causas e conseqncias e seu valor relativo e depende de cada pessoa. Ingressar no servio pblico no interessa a um determinado indivduo, portanto, no h valor a ser atribudo. b- Desempenho e Recompensa a crena de que o desempenho permite alcanar a recompensa. Se a recompensa tornar-se servidor pblico preciso passar no concurso. c- Esforo e Desempenho Componente inicial da cadeia, a crena de que o esforo produz o desempenho. Se o desempenho consiste em passar no concurso, necessrio estudar. Teoria Comportamental ou Behaviorismo Tambm denominada de Teoria Comportamental, se caracteriza pelo abandono das posies normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clssica, das Relaes Humanas e da Burocracia) e a adoo de posies explicativas e descritivas. A nfase permanece nas pessoas, mas dentro do contexto organizacional mais amplo. A viso do behaviorismo puro o de estudar as reaes dos animais em experimentos laboratoriais que, a priori, no se relaciona diretamente com a motivao, porm, oferece elementos para a compreenso dos mecanismos que ativam o comportamento humano, especialmente no que diz respeito recompensa. O conceito de condicionamento operante, chamado de mecanismo de repetio, que se manifesta sempre que o organismo forado a sobreviver para atender alguma necessidade. Um outro conceito foca a idia de reforo positivo, relacionado com estmulos ou recompensas que trazem satisfao, fazendo com que o comportamento se repita. Da mesma forma, as pessoas evitam repetir comportamentos que lhes tragam insatisfao. Os estudos do behaviorismo tratam ainda de uma questo muito praticada no ambiente de negcios, a punio, definida como a conseqncia desagradvel que ocorre aps algum comportamento que conflita com certos padres da sociedade. O cuidado a ser tomado, nestes casos, que a punio possa parecer o oposto da recompensa, na expectativa de que, ao castigar determinado comportamento aplicando-se uma punio, ele tende a no se repetir. Contudo, o comportamento no se manifesta assim. O castigo um mtodo ruim de motivao, porque seus resultados no so to previsveis quanto os da recompensa. Os efeitos do castigo no so to permanentes quanto os da recompensa e so freqentemente acompanhados por atitudes negativas em relao a quem os aplicou e em relao atividade que os produziu. A Teoria Behaviorista empresta ainda o conceito de programao de estmulos adotado para evitar a extino da motivao. Programar estmulos diz respeito freqncia da aplicao de um reforo, podendo ser contnuo ou intermitente. Ser contnuo sempre que o reforo for oferecido quando ocorrer o comportamento desejado, e intermitente quando oferecido algumas vezes e outras no, que caracteriza imprevisibilidade, permitindo criar um efeito de expectativa, resistente extino.

Teoria da Equidade Tambm chamada de Teoria do Equilbrio, tem por base a crena de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforo e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforo, a recompensa deve ser igual da outra.

A contribuio desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreenso quanto reao das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. A percepo individual de eqidade na distribuio destas recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos principais de referncias: - A prpria pessoa, numa posio ou situao diferente na mesma organizao, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situao atual. - A prpria pessoa, numa situao diferente em outra organizao, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situao atual. - Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organizao. - Outra pessoa ou grupo de pessoa, em organizaes diferentes. Estas medidas de comparao percebidas pelo indivduo no resultam em conflitos no trabalho, haja vista que prevalece a eqidade do comportamento, todavia, se h falta de isonomia no trato das pessoas, terse- implicaes motivacionais para a organizao.

Viso Clssica das Necessidades Humanas A motivao existe dentro de cada pessoa e se dinamiza atravs das necessidades humanas. Onde cada pessoa possui suas prprias necessidades, desejos, aspiraes. Essas necessidades so foras internas que impulsionam e influenciam os pensamentos e atos das mesmas, direcionando os comportamentos durante a vida. Essas necessidades, ou motivos que impulsionam o comportamento, so individuais e pessoais, pois so determinados pelos fatores que formam a personalidade, pelos traos biolgicos e psicolgicos e pelas caractersticas adquiridas atravs da experincia pessoal e aprendizagem de cada pessoa. As teorias clssicas atendem ao imaginativo da modernidade no campo da motivao humana por entender que os indivduos se movem na busca de satisfao dessas necessidades. Neste sentido, as pessoas so motivadas essencialmente pela necessidade humana; uma vez satisfeita esta necessidade, exaure-se sua motivao, at que se sintam impelidas novamente a repetir o comportamento. Exemplo tpico ocorre com a sede ou a fome, consideradas necessidades bsicas.

A Teoria das Necessidades Proposta por Abraham Maslow (1908-1970), esta Teoria parte da idia das necessidades subdivididas em grupos, que sero transpostos pelas pessoas medida que forem satisfeitos os nveis inferiores. Bem por isso representada por um tringulo configurado em nveis de hierarquia, sendo um modelo rgido de desenvolvimento contnuo, onde as pessoas sobem ao nvel mais alto, alcanando a autorealizao. Na base inferior da pirmide proposta por Maslow, representada na Figura 3, encontram-se as necessidades fisiolgicas, com grande nfase na preservao e sobrevivncia do ser humano por serem inatas ou orgnicas, como, por exemplo, a fome, moradia (abrigo), repouso, sexo, etc. O nvel seguinte constitui o segundo nvel em prioridade, procurado quando as necessidades bsicas esto relativamente satisfeitas, se insere no contexto da necessidade de segurana, a exemplo da proteo contra qualquer perigo real ou imaginrio, a doena, o desemprego, o roubo. As necessidades sociais, que so as relacionadas com a vida associativa do indivduo com outras pessoas, s sero consideradas para o comportamento humano quando as necessidades anteriores fisiolgicas e de segurana - estiveram relativamente satisfeitas. Exemplo deste nvel so necessidades de associao, participao e aceitao por parte dos colegas, tal como amizade, afeto e amor.

O nvel posterior s necessidades sociais o nvel das necessidades de estima, relacionadas com a maneira pela qual a pessoa se v e se avalia, como auto-avaliao e auto-estima. Envolve a autoapreciao, a autoconfiana, necessidade de reconhecimento e aprovao social, como status, prestgio e considerao. O ltimo nvel, as necessidades mais elevadas no topo da pirmide de hierarquia, denominado de necessidades de auto-realizao, podendo ser satisfeita somente pelo prprio indivduo ao interpretar seu eu. Esta anlise interior expressa pelo impulso interno de desejar ou querer algo mais, esto relacionadas com a plena realizao daquilo que cada pessoa tem de potencial e considera questes como autonomia, independncia, autocontrole e competncia. Para Maslow, a satisfao plena de um determinado nvel de necessidade jamais ser alcanada, porm, estando relativamente satisfeita no significa maior motivao. Resta ento para o administrador identificar em qual nvel desta hierarquia encontra-se determinada pessoa, para concentrar aes que satisfaam suas necessidades referentes quele nvel ou ao nvel superior.

Teoria ERG A Teoria ERG, denominada ERC em portugus, tem sua origem nos estudos de Clayton Alderfer segundo o qual existem trs grupos de necessidades: existence (E) ou existncia, equivalente s necessidades bsicas, fisiolgicas e de segurana de Maslow; relatedness (R) ou relacionamento, correspondente s necessidades de relaes pessoais e as de estima de Maslow; e o growth (G) ou crescimento (C). A Teoria ERC (ERG) contrape a de Maslow na idia da rigidez hierrquica, segundo a qual o ser humano segue linearmente a satisfao de suas necessidades, mudando de um nvel inferior para outro superior quando o mesmo foi substancialmente satisfeito. Para Alderfer, a transferncia de um nvel para o outro no ocorre somente aps a satisfao do nvel inferior: Uma pessoa pode, por exemplo, estar registrando crescimento mesmo que as necessidades de existncia ou de relacionamento no estejam satisfeitas ou todas as trs categorias de necessidade podem estar operando ao mesmo tempo. Neste sentido, a proposta de Alderfer aproxima-se mais de uma verso revista da teoria de Maslow, onde acredita que a satisfao das necessidades no seqencial, mas sim simultnea, com base em dois princpios: - mais de uma necessidade pode funcionar ao mesmo tempo; na hiptese de uma necessidade na parte superior permanecer insatisfeita; - aumenta o desejo de satisfazer a uma necessidade da parte inferior. Frustrao consenso entre as teorias, que as necessidades humanas atuam de diferentes formas no comportamento. Em um primeiro plano, a prpria manifestao das necessidades, conforme sua intensidade e natureza impulsiona as pessoas a procurar objetivos como empregos, realizao pessoal ou outros interesses individuais. Em um segundo plano, a incapacidade de satisfazer uma necessidade produz um sentimento de frustrao, que tambm pode nascer da falta de eqidade. A necessidade insatisfeita gera outras manifestaes do comportamento humano como fuga, compensao, agresso ou deslocamento. A seguir analisam-se os efeitos da frustrao: a- Compensao forma alternativa de satisfao de uma necessidade ou busca da satisfao de uma necessidade alternativa.

b- Resignao estado de desnimo. c- Agresso comportamento de fundo emocional, ataques fsicos ou verbais, associados aos sentimentos de ira e hostilidade. d- Substituio ou Deslocamento impossibilidade de descarregar a agresso contra o objeto ou pessoa que a provocou. Da a importncia de o lder conhecer a si prprio, saber identificar o que causaria frustrao em sua equipe, conhecendo o ambiente, os temperamentos das pessoas com quem convivem e procurar harmonizar estes fatores.

Meu site: www.cintyafaccioli.com http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teorias-motivacionais/22665/

You might also like