You are on page 1of 22

NOTEBOOK

MANUAL DO USURIO

Prefcio
Copyright 2010 Reservados todos os direitos. A informao contida neste documento est sujeita a alteraes sem aviso prvio de forma a melhorar a sua confiabilidade, o seu design e contedo e no representa qualquer compromisso por parte do fabricante. Em circunstncia alguma pode o fabricante ser responsabilizado por danos diretos, indiretos, especiais, acidentais ou conseqentes resultantes da utilizao ou da incapacidade para utilizar o produto ou a respectiva documentao, mesmo que tenha sido alertado para a possibilidade de ocorrncia de tais danos. Este documento contm informao sujeita a direito de propriedade. Esto reservados todos os direitos. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida por quaisquer meios, mecnicos, eletrnicos ou outros, ou seja, de que forma for sem o consentimento prvio por escrito do fabricante. Dependendo da configurao adquirida, algumas informaes contidas neste manual podem no se aplicar a seu produto, como softwares ou conexes.

Limitao de responsabilidade
Embora tenham sido feitos todos os esforos para assegurar a preciso deste manual, o fabricante e distribuidor no se responsabilizam pelos erros ou omisses deste manual ou pela forma como a informao aqui contida usada.

Leia o manual
Leia atentamente todas as instrues e guarde este manual para futuras consultas. Lendo o manual, voc conseguir obter o rendimento mximo deste computador e poder usufruir todos os recursos que o notebook possui. As fotos e os desenhos exibidos neste manual so de carter meramente ilustrativo. Especificaes sujeitas a alteraes sem prvio aviso. Microsoft e Windows so marcas registradas da Microsoft. Intel, Celeron Pentium e Core so marcas registradas da Intel Corporation. Outros nomes de empresas, produtos ou servios podem ser marcas registradas ou marcas de servio de terceiros.

Garantia de qualidade
Leia atentamente o CERTIFICADO DE GARANTIA fornecido com este computador. Guarde cuidadosamente a NOTA FISCAL de compra do produto pois voc precisar apresent-la ao Servio Autorizado se houver necessidade de consertar o aparelho.

Contedo da embalagem
1 Computador Notebook. 1 Bateria para Notebook. 1 Fonte alimentao (Adaptador CA). 1 Cabo de alimentao da fonte. 1 Cabo para conexo de modem linha telefnica. 1 Guia rpido de instalao.

ATENO Alteraes ou modificaes feitas no aparelho, que no so expressamente aprovadas pelo fabricante podem anular a Garantia de uso para operar o equipamento. Este equipamento utiliza fonte de alimentao de 65W.

33

ndice
Captulo 1: Antes de Iniciar Convenes deste manual Precaues de segurana Permita que o seu computador se aclimatize Calor, frio, umidade e luz ofuscante Local adequado para uso do equipamento Limpeza Limpeza das aberturas de ventilao Captulo 2: Introduo Recursos de Desempenho Vista Frontal Vista Lateral Esquerda Vista Lateral Direita Vista Traseira Vista Inferior Adaptador CA Captulo 3: Gerenciamento de Bateria A Bateria Alerta de bateria baixa Para instalar e retirar a bateria Para carregar a bateria e tempo de carga Para verificar o nvel da bateria Para prolongar a vida da bateria e os ciclos de uso Captulo 4: Utilizando seu notebook Indicador de condio de LEDs Indicadores de condio de sistema e de energia Recurso de Teclado O TouchPad Subsistema Grfico Subsistema de udio Drive DVD-RW Garantia Modalidade de balco Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas Suporte tcnico e dvidas

Captulo 1 - Antes de Iniciar


Convenes deste manual
A utilizao deste manual o ajudar a obter os melhores resultados do seu computador notebook. Se voc for um usurio experiente de computador e/ou do sistemas operacionais Windows ou Linux, lhe ser til ler o Guia Rpido que vem junto com os acessrios. Se for um usurio com menos experincia, dever utilizar cuidadosamente este manual antes de usar o seu sistema. As seguintes convenes e smbolos so usados neste manual: Quando teclas forem pressionadas simultaneamente, o smbolo (+) ser utilizado. Por exemplo: Fn+F7 significa manter pressionadas ao mesmo tempo as teclas Fn e F7. Quando uma srie de aes for necessria no Sistema Operacional, sero utilizados os smbolos [ ] e >. Assim, [Iniciar > Aplicativos > Ferramentas do sistema > Conexes ADSL] significar clicar, primeiramente, no Iniciar, ento em Aplicativos, em seguida na aba Ferramentas do Sistema e, finalmente, no cone Conexes ADSL. Para fazer uma seleo com o touch pad (ou mouse), voc dever selecionar, dar duplo clique ou ainda clicar com o boto da direita do mouse.

Precaues de segurana
Esta seo foi considerada para ajud-lo na identificao de condies potencialmente inseguras durante o uso deste produto. As protees de segurana incorporadas ao aparelho o protegero contra danos. Entretanto, voc dever utilizar o melhor julgamento para identificar riscos potenciais de segurana: 1. Queira ler e obedecer, cuidadosamente, estas instrues de segurana. 2. Conserve este manual para uso futuro. 3. Desligue o notebook da tomada CA (Corrente Alternada) antes de limp-lo. No use materiais de limpeza em aerossol ou lquido. Use um pano mido para limpeza. 4. Para equipamentos conectados tomada eltrica de parede ela dever estar prxima e ser facilmente acessvel. 5. Mantenha este equipamento afastado de locais midos. 6. Na instalao do equipamento, coloque-o sobre superfcie plana e segura. Uma queda poder causar danos. Quedas em locais com absoro de impacto como em um carpete, podem minimizar as aparncias de quedas na carcaa do notebook, porm podem danificar o LCD permanentemente. 7. Posicione o cabo de alimentao do aparelho em lugares onde no possa ser pisado por pessoas. No coloque nada sobre ou contra o cabo de alimentao. 8. Todas as precaues e alertas no notebook devero ser observados. 9. Se o notebook no for utilizado por longo perodo de tempo, desconecte-o da tomada para evitar dano causado por transitrios de sobretenso. 10. Nunca derrame nenhum lquido nas aberturas de ventilao; isso poder causar um choque eltrico ou incndio.

11. Nunca abra o notebook. Por razes de segurana, ele dever ser aberto apenas por pessoal qualificado. 12. Se ocorrer as condies escritas abaixo o encaminhe assistncia tcnica: a) quando o plugue ou o cabo de fora estiver danificado; b) no caso de lquido derramado dentro do produto; c) se o produto foi exposto a umidade; d) se o aparelho no opera normalmente ou no se consegue faz-lo operar seguindo todas as instrues de operao; e) se o produto foi derrubado ou danificado; f) quando o aparelho tem sinais claros de danos. 13. No deixe o notebook em ambiente onde a temperatura de armazenamento esteja acima de 60C (140F) pois essas condies podero causar danos ao notebook. 14. O notebook dever ser usado em temperatura ambiente mxima de 35C. 15. O nvel de presso sonora na posio dos usurios de acordo com a IEC 704-1:1982 dever ser igual ou menor do que 70dB(A). 16. Ao usar o seu equipamento de telefonia, as precaues bsicas de segurana devero ser obedecidas para reduzir o risco de incndio, choque eltrico ou danos pessoais. Essas precaues incluem as seguintes: a) No utilize o notebook perto de gua - por exemplo, prximo de uma banheira, tanque, pia de cozinha ou tanque de lavar, poro molhado ou prximo a uma piscina. b) Evite usar um telefone (exceto o tipo sem fio) durante tempestades com raios. Poder existir um risco de choque eltrico devido aos relmpagos. c) Use apenas o cabo de alimentao indicado neste manual. 17. No use o Adaptador CA prximo de gua corrente ou outros lquidos. Nunca derrame lquido no Adaptador CA. 18. Alerta sobre laser: radiao laser invisvel ao abrir; evite exposio ao feixe. 19. Mantenha o adaptador afastado das crianas. 20. A capacidade de corrente eltrica do equipamento conectado no dever exceder a capacidade especificada do cabo de alimentao que est sendo usado como extenso. 21. A capacidade de corrente eltrica do equipamento conectado a uma tomada eltrica simples no dever exceder a capacidade especificada do fusvel. 22. No conecte outro adaptador CA ao seu notebook. Este notebook utiliza exclusiva mente o adaptador CA fornecido. 23. Em locais susceptveis a maresias, mantenha o notebook coberto, sempre que no utilizlo, para proteg-lo do ar com a salinidade. ATENO No tente desmontar o gabinete onde se aloja o laser. O feixe do laser usado neste produto prejudicial aos seus olhos. O uso de instrumentos pticos, como lentes de aumento, com este produto aumentar o risco potencial aos seus olhos. Para sua segurana, este equipamento dever ter sua manuteno feita por posto de servio autorizado. 24. Se a bateria for recolocada ou substituda incorretamente, haver perigo de exploso. Substitua apenas pelo mesmo tipo ou equivalente, conforme recomendao do fabricante. Consulte a Central de Relacionamento para orientaes para descarte da bateria. Nunca
6

retire o conjunto da bateria enquanto houver alimentao de energia ao notebook, pois isso causar perda de dados quando o sistema perder a energia de alimentao.

Coisas que voc dever lembrar antes de usar o seu notebook.


Permita que o seu computador se aclimatize O seu computador poder suportar temperaturas extremas, mas ele no se adequar imediatamente variaes bruscas na temperatura, como ir de temperaturas frias externas para um escritrio aquecido. Mudanas bruscas na temperatura podero causar condensao de gotculas de gua, no interior do gabinete, o que poder causar danos aos componentes eletrnicos internos. Quando seu notebook for levado de um ambiente externo muito quente ou muito frio, procure no ligar de imediato o seu notebook, mas permita que ele se ajuste, gradativamente, temperatura ambiente, pelo menos por alguns minutos. Calor, frio, umidade e luz ofuscante Encontre um lugar adequado para o seu computador que esteja dentro das condies de temperatura indicadas nas Precaues de Segurana. Procure evitar que os componentes do computador sejam destrudos se ele estiver superaquecido; assim permita que haja bastante espao para que o ar circule ao redor do gabinete. No bloqueie as aberturas de ventilao. Nunca deixe seu computador exposto ao sol. Limpeza Quando for limpar seu computador, lembre-se dos seguintes pontos: 1. Desligue o computador e desconecte o adaptador CA. 2. Retire a bateria. 3. Use um pano macio umedecido com gua. No use limpadores lquidos ou em aerossol. Limpeza das aberturas de ventilao Elas devem estar limpas para manter a regulao trmica otimizada do notebook. Para isso, voc poder usar uma escova macia ou aspirador de p (com adequado adaptador no cabeote do cabo de aspirao) para retirar o acmulo de poeira das aberturas de ventilao.

Captulo 2 - Introduo
Parabns pela compra do notebook. Ele dispe dos ltimos avanos da tecnologia de computao, conforme relacionado a seguir.

Recursos de Desempenho
Processador Intel de Alto Desempenho O notebook dispe de um processador Intel. Display LCD em Tela Larga (Wide-Screen) O computador dispe de um display TFT de alta resoluo com tela widescreen de 14 polegadas para as melhores visualizaes de imagens em movimento. Tecnologia de Desempenho para Bateria O sistema utiliza uma tecnologia singular de gerenciamento de potncia que disponibiliza ao usurio uma vida estendida da bateria. Leitor Interno para Vrios Tipos de Cartes H um leitor interno para 4 tipos de cartes que acessam formatos portteis de mdia (SD Card, MSCard, MMC Card e MS Pro Card). Adaptador de rede O sistema dispe internamente de adaptador de rede Ethernet de 10/100Mbps para conexes de rede com banda larga. Portas USB2.0 Alm de vrias portas I/O (entrada/sada) disponveis internamente, o computador oferece portas USB2.0 para conexo com dispositivos perifricos USB. Wireless LAN (conexo sem fio) O mdulo interno LAN sem fio permite que o seu notebook se comunique com redes no padro 802.11b/gTM .

Conhea seu Notebook Vista Frontal


1 2

1. Cmera Integrada Utilizado para conferncia, fotos e gravao de vdeo. 2. Tela de Cristal Lquido (LCD) Nesta tela so exibidos os contedos do sistema. 3. Microfone Embutido Utilizado para gravar som. 4. Tecla Liga-Desliga Essa tecla liga e desliga o notebook. Pressione ligeiramente para ligar o notebook. Mantenha-a pressionada, pelo menos por 4 segundos, para desligar o notebook.

3 4 5 7 8 6

5. Teclado O teclado utilizado para digitar dados. (Veja a seo Teclado para maiores detalhes.) 6. LEDs Indicadores de condies Informam as condies das seguintes funes: energia, wireless, bateria e HDD. (Veja a seo Indicador de condio de LEDs para maiores detalhes) 7.Touch Pad um dispositivo embutido que tem funes similares s de um mouse. 8. Botes do Touch Pad um dispositivo com funes similares aos botes de um mouse. ATENO Para evitar danos ao painel do display no coloque quaisquer objetos pesados sobre o notebook. Isso poder danificar o display LCD.

Vista Lateral Esquerda

1. Leitor de Cartes 4 em 1 O Leitor de Cartes 4 em 1 aceita cartes SD Card, MS Card, MMC Card e MS Pro Card. 2. Porta de rede Ethernet/LAN Esta porta conecta a um roteador de rede por meio de cabo RJ-45 e tambm consistente com o protocolo de transmisso 10/100Base-TX 3. Porta USB2.0 A porta USB (Universal Serial Bus, compatvel com USB2.0) permite que voc conecte uma variedade de dispositivos ao seu computador com velocidade de transferncia de dados de at 480Mbps. Esta porta atende aos mais recentes padres plug and play USB2.0. 4. Entrada para Microfone/Audio Line-in Neste conector de 3,5mm de dimetro, voc poder conectar um microfone ou uma fonte externa de udio como, por exemplo, um CD Player. 5. Conector Fone de ouvido Estreo Neste conector de 3,5mm de dimetro, voc poder conectar fones de ouvido ou caixas acsticas externas.

Vista Lateral Direita

1. Unidade de Disco ptico, Boto de Ejeo e Orifcio de Ejeo Manual Se o seu Notebook dispuser de um drive Combo, DVD-Dual ou Super-Multi, voc poder salvar dados em disco CD-R/CD-RW ou DVD-RW. Pressione a tecla ejetora para abrir a bandeja do disco. O orifcio de ejeo manual permite retirar manualmente um disco que ficar preso.

10

Vista Traseira

2 3

1. Trava Kensington Neste orifcio, coloca-se um cadeado de segurana, tipo Kensington, para evitar furtos. 2. Porta Porta Modem Permite conexo com a linha telefnica (RJ-11) para as funes fax/modem. 3. Porta USB2.0 A porta USB (Universal Serial Bus, compatvel com USB2.0) permite que voc conecte uma variedade de dispositivos ao seu computador com velocidade de transferncia de dados de at 480Mbps. Esta porta atende aos mais recentes padres plug-and-play USB2.0. 4. Porta VGA Externa Sada de vdeo VGA destinada conexo de um monitor LCD externo ou um projetor. 5. Plugue de alimentao de energia O plugue de entrada CC da Fonte de Alimentao (Adaptador CA) conectado aqui para alimentar seu Notebook.

Vista Inferior

11

1. Compartimento de Expanso Nesse compartimento esto instalados os outros componentes, como HDD, memria e processador. (Dirija-se a um Posto Autorizado para efetuar algum tipo de mudana de hardware.) 2. Compartimento da Bateria A bateria uma fonte interna de energia para a alimentao de seu notebook. 3. Trava da Bateria A Deslize a trava da bateria para liber-la.

Adaptador CA (corrente alternada)

1. Plugue de tenso CC (corrente contnua) Esse plugue inserido no conector de alimentao de energia do seu notebook. 2. Adaptador CA Ele converte tenso alternada (CA) da rede de alimentao em tenso contnua (CC) para o seu notebook. 3. Plugue CA Ele conecta o adaptador tomada CA da rede de alimentao.

12

Captulo 3 - Gerenciamento de Bateria

Uma bateria recarregvel acompanha o seu computador; ela permitir o funcionamento do computador sem que ele esteja conectado a uma fonte externa de energia. Neste captulo, voc aprender como usar o seu notebook como gerenciar e manter a bateria. O gerenciamento de energia eficiente poder ajudar voc a trabalhar em perodos mais longos, antes de recarregar a bateria.

A Bateria
Bateria de on de Ltio O seu notebook utiliza uma bateria de on de Ltio que fornecer energia quando voc no tiver disponibilidade de uma tomada CA. Nota Ser necessrio que voc carregue a sua bateria pelo menos por um perodo de 6 horas antes do us-la pela primeira vez.

Alerta de Bateria Baixa


A condio de bateria baixa ocorre quando a carga da bateria reduzida para menos de 15% mostrando uma janela indicando que a bateria est acabando. ATENO No exponha a bateria a temperaturas abaixo de 0C (32F) ou acima de 60C (140F). Isso poder afetar severamente a bateria.

Para Instalar e Retirar a Bateria Para Retirar a Bateria

1. Coloque o notebook com a parte inferior para cima sobre uma superfcie plana e firme. 2. Empurre a trava e retire o gabinete rgido da bateria para fora do notebook.

13

Para Instalar a Bateria

1. Coloque o notebook com a parte inferior para cima sobre uma superfcie plana e firme. 2. Insira, cuidadosamente, a bateria no alojamento da bateria do notebook.

Para Carregar a Bateria e Tempo de Carga


A bateria instalada se carrega, automaticamente, sempre que o computador estiver conectado ao adaptador CA e a uma fonte externa de energia CA. O tempo de carga de aproximadamente 4 a 6 horas quando o computador estiver desligado e de aproximadamente 6 a 10 horas quando o computador estiver ligado. Quando ela estiver completamente carregada, o indicador de carga da bateria (LED de bateria) nos LEDS de condies, mudar para a cor verde. Nota Se o sistema funcionar sob trabalho intenso e em ambiente de alta temperatura, a bateria poder no se carregar completamente. Voc dever continuar a carreg-la, com o adaptador CA conectado, at que o LED indicador de carga se torne verde. ATENO No utilize cabos de extenso de inferior qualidade, pois isso poder danificar o seu notebook. O notebook vem acompanhado do seu prprio adaptador CA. No utilize um adaptador diferente para alimentar o computador e outros dispositivos eltricos. Sempre que possvel, mantenha o adaptador CA conectado ao notebook e a uma tomada energizada para recarregar a bateria.

Para Verificar o Nvel da Bateria


Voc poder verificar a carga da bateria pelo indicador da condio da bateria, localizado no canto direito da barra de tarefas, prximo ao relgio do sistema.

Para Prolongar a Vida da Bateria e os Ciclos de Uso


H diversas maneiras para voc prolongar a vida til da bateria, como informado a seguir:

14

Use o adaptador CA toda vez que uma tomada CA estiver disponvel. Isso garantir computao ininterrupta. Guarde a bateria em temperatura ambiente. Altas temperaturas tendem a descarregar a bateria, mais rapidamente. A expectativa de vida da bateria de aproximadamente 300 recargas. Veja a seo de notas no incio deste manual sobre cuidados com a bateria. Notas Leia a seo sobre Proteo de seu Notebook no incio deste manual referente a informaes prticas sobre a manuteno da bateria. Para desempenho otimizado da bateria, voc ter de fazer a calibrao da bateria, a cada 3 meses. Para isso: 1. Carregue totalmente a bateria. 2. Ento, descarregue a bateria acessando a tela da configurao da BIOS. (Pressione a tecla F2 assim que o computador for ligado e deixe permanecer na tela de configurao at que bateria descarregue.) 3. Carregue, novamente, a bateria com carga completa.

15

Captulo 4 - Utilizando seu Notebook


Indicador de condio de LEDs
O indicador de condio de LED exibe a condio de funcionamento do seu notebook. Quando certa funo estiver habilitada, um LED acender. A seo abaixo descreve essa indicao.

Indicadores de condio do Sistema e de Energia


Smbolo grfico do LED

Indicao A luz verde indica que o sistema est ligado. A luz verde piscando indica que o notebook est no modo Suspender. Luz verde indica mdulo de rede sem fio (WLAN) ativa. Estado da bateria Carregando Alaranjado Carga completa Verde Carga fraca Vermelho A luz verde indica que a unidade do disco rgido e/ou unidade ptica esto sendo acessados.

Recurso do Teclado
Teclas de Funes (Teclas Rpidas)
Ao Fn + F1 Fn + F2 Fn + F3 Fn + F4 Descrio Entra no modo suspender*. Ativa/desativa o modo silencioso. Ativa/desativa o som dos alto-falantes Altera o Modo de Visualizao: Apenas LCD, apenas CRT, LCD e CRT simultaneamente.

16

Ao Fn + F5 Fn + F6 Fn + F7 Fn + F8 Fn + F9 Fn + F10 Fn + F11

Descrio Aumenta o volume do alto-falantes. Diminui o volume do alto-falantes. Aumenta o nvel de brilho. Diminui o nvel de brilho. Ativar/Desativar o touchpad Ativar/Desativar a Ligao WLAN Ativar/Desativar a Webcam

*a funo pode variar de acordo com o modelo e/ou sistema operacional Teclas adicionais Tecla Menu Aplicativos Esta tecla acessa o menu de aplicativos semelhante ao clique do boto direito do mouse. Teclado Numrico Pressione Fn+NumLK para habilitar o teclado numrico interno. Os nmeros esto impressos no canto superior direito da tecla, em cor diferente das letras. Este teclado completado com operadores aritmticos (+, -, *, /).

Pressione, novamente Fn+NumLK para reverter para o teclado de caracteres.

17

O TouchPad
um dispositivo apontador que sensvel ao movimento sobre sua superfcie. A medida que voc movimenta a ponta de seus dedos sobre a superfcie do touchpad, o cursor se movimenta na tela. Os seguintes itens lhe indicaro como usar esse dispositivo: Mova seu dedo ao longo do touchpad para mover o cursor. Pressione os botes para selecionar ou executar funes. Esses dois botes so semelhantes aos botes, direito e esquerdo, de um mouse. Ao tocar rapidamente no touchpad, ser produzida uma ao semelhante de clicar no boto esquerdo de um mouse.
Funo Execuo Seleo Arraste Acesso ao Menu Contexto Boto esquerdo Clicar rpido duas vezes. Clicar uma vez. Clicar e manter para arrastar o cursor. Clicar uma vez. Boto direito Ao equivalente de toque Toque duas vezes (na mesma velocidade que a do duplo-clique do boto do mouse). Toque uma vez. Toque, rpido, duas vezes, e no segundo toque mantenha o dedo no touchpad para arrastar o cursor.

Subsistema Grfico
O seu computador utiliza um painel TFT de matriz ativa de 14 polegadas de alto desempenho, com alta resoluo e multi-milho de cores para visualizao confortvel. O acelerador de vdeo integrado realiza a reproduo grfica de alta velocidade. Para Ajustar o Brilho do Display O notebook utiliza combinaes especial de teclas, chamadas teclas principais (hot keys) para controlar o brilho. Pressione Fn+F7 para aumentar o brilho. Pressione Fn+F8 para diminuir o brilho. NOTA: Para tornar mximo o tempo de operao da bateria, ajuste o brilho no nvel confortvel mais baixo de modo que a iluminao de fundo utilize menos energia da bateria.

18

Monitor Externo Conecte um monitor externo por meio de um conector VGA de 15 pinos (no fornecido). O sistema ir iniciar com a imagem no monitor e no notebook. Para aumentar a Vida til do Display TFT Observe as seguintes orientaes para maximizar a vida til da iluminao do display. 1. Ajuste o brilho no nvel mais baixo e confortvel (Fn + F8). 2. Quando trabalhar na sua mesa, conecte o seu notebook a um monitor externo e desabilite o display interno (Fn + F4). 3. No desabilite tempos de espera. 4. Se estiver usando o adaptador CA e sem monitor externo acoplado, mude para o modo de espera (standby) quando no estiver usando o notebook. Recomendaes sobre o painel LCD O painel de LCD tem uma abertura mxima de 135 graus. No ultrapasse o limite, pois poder danificar o notebook. ATENO Para evitar danificar o display, ao fechar o painel, no o empurre com fora. No coloque quaisquer objetos, em cima do computador, quando o painel do display estiver fechado.

Subsistema de udio
O subsistema de udio do seu computador compatvel com o Sound Blaster Pro. Para aumentar o volume pressione Fn+F5 e pressione Fn+F6 para diminuir. Gravao de Voz Um microfone interno permitir a gravao de sons.

Drive DVD-RW
Para reproduzir um disco CD/DVD, siga as instrues abaixo: 1. Pressione a tecla de ejeo na porta do drive. Puxe, suave e totalmente para fora a bandeja de disco. 2. Com cuidado, segure o disco pelas bordas e certifique-se de que a superfcie brilhante esteja para baixo. Coloque cuidadosamente o disco na bandeja. Pressione suavemente o disco para baixo, de modo que ele se encaixe no anel central. 3. Empurre suavemente a bandeja no interior do drive.

19

Para retirar um disco, faa o seguinte: 1. Verifique a exibio na tela do LCD e certifique-se de que o computador no esteja acessando o drive tico. 2. Pressione a tecla de ejeo e puxe a bandeja, totalmente para fora. 3. Com cuidado, segure o disco pelas bordas e, enquanto pressiona o anel central, retire o disco da bandeja.

Este produto est homologado pela ANATEL, de acordo com os procedimentos regulamentados pela Resoluo 242/2000, e atende aos requisitos tcnicos aplicados. Para maiores informaes,consulte o site da ANATEL www.anatel.gov.br

20

O prazo de garantia para qualquer defeito de fabricao ou vcio do notebook de 90 dias, por fora da lei, mais 275 dias de garantia contratual por liberalidade do fabricante, totalizando 12 meses de garantia, com exceo para defeitos na bateria e na bolsa de proteo cujo prazo de garantia limitada aos 90 dias da garantia legal. Por essa razo, guarde a nota de compra junto ao Certificado de Garantia. Caso precise enviar seu equipamento para reparo a uma de nossas Assistncias Tcnicas Autorizadas, ambos sero necessrios. Excluem-se da garantia os defeitos causados por: Uso inadequado do notebook (no conformidade com o descrito na documentao do produto). Manuteno no efetuada por uma Assistncia Tcnica Autorizada. Agentes da natureza como: inundao, incndio, descargas eltricas, desabamentos, maresia, oxidao, etc. Queda. Limpeza inadequada. Derramamento de lquidos. Insero de objetos estranhos. Furto ou roubo. Transporte do produto em embalagem inadequada. Perda total ou parcial de programas de computador, dados, imagens, sons, arquivos.

Garantia

Modalidade balco

O cliente deve levar seu equipamento at uma Assistncia Tcnica Autorizada mais prxima.

Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas

O fabricante possui uma Rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas em todo o Brasil. Confira a lista completa no manual de rede de Assistncias Tcnicas Autorizadas, na rea de trabalho do seu notebook.

Suporte tcnico e dvidas

Consulte o certificado de garantia ou o guia rpido de seu equipamento. Neles voc encontrar informaes sobre cobertura e condies gerais de garantia.

21

2010 - Todos os direitos reservados. Este documento de propriedade do fabricante, no podendo ser reproduzido, transmitido, transcrito, total ou parcialmente, sem autorizao prvia por escrito da mesma. Seu contedo possui carter tcnico-informativo. O fabricante reserva-se o direito de realizar as alteraes que julgar necessrias em seu contedo sem prvio aviso. Todos os nomes de empresas e produtos citados so marcas registradas de seus respectivos proprietrios. Fotos meramente ilustrativas. Componentes sujeitos alterao sem prvio aviso.

22

You might also like