You are on page 1of 24

A SNTESE DE PROTENAS As reaes qumicas celulares so catalisadas por enzimas especficas que so molculas de protenas com funo catalisadora.

A sntese de protenas controlada pelo RNA que por sua vez sintetizado a partir do DNA. Existe, portanto, uma ligao indireta entre o DNA e as protenas. O DNA est no ncleo e a protena sintetizada no citoplasma, o agente intermedirio o RNA. Vrias experincias demonstraram que o DNA contm um cdigo molecular (cdigo gentico) que transcrito para o RNA. Este, atravs de um processo de traduo, reconhece os componentes da protena, que so os aminocidos. Na sntese de protenas, a primeira coisa que acontece um processo de seleo de aminocidos realizado por enzimas ativadoras, resultando compostos denominados aminoacil-adenilatos. Acredita-se mesmo que aja pelo menos uma enzima ativadora especfica para cada um dos aminocidos que devem ser incorporados para a fabricao da protena. Essa ativao de aminocidos requer energia, que fornecida pelo ATP (trifosfato de adenosina). Em seguida, o aminocido une-se a uma molcula especfica de RNA-t. J foi descrito anteriormente que o RNA-t uma cadeia molecular simples, enrolada sobre si mesma, constituda por uma seqncia de nucleotdeos, terminando em todos os casos na trinca ACC, onde o aminocido ir se ligar. E na outra extremidade da cadeia fica a trinca denominado anticdon. O anticdon determina qual aminocido se ligar ao RNA-t. Em seguida ocorre a transcrio, ou seja, a transferncia do cdigo do DNA para o RNA-m. No processo de traduo, os ribossomos, percorrendo a molculas de RNA-m, de extremo a extremo, alinham as molculas de RNA-t, com seus aminocidos, nos cdons do RNA-m, complementares aos anticdons do RNA-t. Os aminocidos vo se ligando e formando uma molcula de protena (polipeptdio). Aps a traduo da mensagem do RNA-m, outro ribossomo pode ligar-se ao extremo de outra molcula de RNA-m e, assim, outra molcula de protena sintetizada

Um apelo pessoal de Jimmy Wales, fundador da Wikipdia

Sntese proteica
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Dezembro de 2008). Sinta-se livre para edit-la para que esta possa atingir um nvel de qualidade superior. A sntese proteica um fenmeno relativamente rpido e muito complexo que ocorre em quase todos os organismos, e se desenvolve no interior das clulas. Este processo tem duas fases: transcrio e a traduo.

ndice
[esconder]

1 Transcrio 2 Traduo o 2.1 Toda molcula de mRNA possui: o 2.2 Iniciao o 2.3 Alongamento o 2.4 Finalizao 3 Ligaes externas

[editar] Transcrio
Ocorre no interior do ncleo das clulas e consiste na sntese de uma molcula de mRNA (RNA Mensageiro) a partir da leitura da informao contida numa molcula de DNA. Este processo inicia-se pela ligao de um complexo enzimtico molcula de DNA, o RNA - polimerase. A enzima helicase desfaz a dupla hlice, destrundo as ligaes de hidrognio que ligam as bases complementares das duas cadeias, afastandoas. O RNA - polimerase, inicia a sntese de uma molcula de mRNA de acordo com a complementaridade das bases nitrogenadas. Se, por exemplo, na cadeia do DNA o nucleotdeo for a adenina(A), o RNA polimerase liga o mRNA ao nucletido uracila(U). Quando a leitura termina, a molcula mRNA separa-se da cadeia do DNA, e esta restabelece as ligaes de hidrognio e a dupla hlice reconstituda. Mas nem todas as sequncias da molcula do DNA codificam aminocidos. O RNA sintetizado sofre um processamento ou maturao antes de abandonar o ncleo. Algumas pores do RNA transcrito, vo ser removidas "intres"-, e as pores no removidas - "exes" -, ligam-se entre si, formando assim um mRNA maturado. O RNA que sofre este processo de excluso de pores, designado de RNA pr-mensageiro. No final do processo, o mRNA constitudo apenas pelas sequncias que codificam os aminocidos de uma protena, podendo assim migrar para o citoplasma, onde vai ocorrer a traduo da mensagem, isto , a sntese de protenas.

Protena uma sequncia de aminocidos encadeados. DNA(cido desoxirribonucleico)DNA= cdigo genetico.

[editar] Traduo
Ocorre no citoplasma, e a segunda parte da sntese proteica e consiste apenas da leitura que o mRNA trazido do ncleo, da qual representa uma seqncia de aminocidos, que constitu a protena. Neste processo intervm:

mRNA ou RNA mensageiro, que vem do interior do ncleo; Os ribossomos;

O tRNA ou RNA ribossomal (ou ainda RNA transportador); Enzimas (responsveis pelo controlo das reaes de sntese); E o ATP, o que fornece energia necessria para o processo

Nas molculas de tRNA apresentam-se cadeias de 75 a 80 ribonucleotdeos que funcionam como intrpretes da linguagem do mRNA e da linguagem das protenas. [editar] Toda molcula de mRNA possui:

um Cdon de iniciaao, que sempre o mesmo (AUG), correspondente ao aminocido metionima; vrios cdons que determinam a sequncia dos aminocidos no poliperptdeo; um cdon de terminaao, que marca o final daquela cadeia polipeptdica, podendo ser UAG, UAA, ou UGA; s h um deles na molcula de mRNA.

O processo da traduo encerra com trs etapas: iniciao, alongamento e finalizao.

[editar] Iniciao
A subunidade menor do ribossoma liga-se extremidade 5' do mRNA, esta, desliza ao longo da molcula do mRNA at encontrar o codo de iniciao (AUG), transportando o tRNA ligado a um aminocido, ligando-se ao codo de iniciao por complementaridade. A subunidade maior liga-se subunidade menor do ribossoma. O processo de traduo comea pelo aminocido de metionina AUG.

[editar] Alongamento
Um 2 tRNA transporta um aminocido especfico de acordo com o codo. Estabelecese uma ligao peptdica entre o aminocido recm-chegado e a metionina. O ribossoma avana trs bases ao longo do mRNA no sentido 5' -> 3', repetindo-se sempre o mesmo processo. Os tRNA que j se ligaram inicialmente, vo-se desprendendo do mRNA sucessivamente.

[editar] Finalizao
O ribossomoa encontra o codo de finalizao - UAA, UAG ou UGA terminando assim o alongamento. Quando ltimo tRNA abandona o ribossoma, as subunidades do ribossoma separam-se, podendo ser recicladas e por fim, a protena libertada

DISCIPLINA DE ENGENHARIA BIOQUMICA

SNTESE PROTICA

A transcrico um processo de decodificao da mensagem contida Num gene para uma fita de RNA(Figura 8)e realizado por uma enzimachamada RNA polimerase. Pelo fato dos promotores (seqncias regulatrias dos genes) possuirem seqncias de nucleotdeos comuns (conservadas), esta enzima as reconhece e liga-se nelas, dando incio sntese da molcula de mRNA (transcrio),o que explica como a enzima RNA polimerase consegue reconhecer o lugar onde se ligar. A mlecula de RNA que produzida pode ser um mRNA(RNA mensageiro), um rRNA (RNA ribosomal) ou um tRNA(RNA transportador). Uma molcula de RNA mensageiro contm a informao para produzir protenas. A traduo o processo de sntese ou fabricao de protenas (construo da cadeia de aminocidos). Para a fabricao das protenas necessrio que estruturas celulares chamadas ribossomos decodifiquem a mensagem contida na molcula de mRNA(RNA mensageiro) para uma cadeia de aminocidos. A decodificao est baseada em trincas de nucleotdeos, chamadas codons, que so usados para especificar o aminocido. A correspondncia entre uma trinca de nucleotdeos e um aminocido chamada de cdigo gentico (apresentada na Tabela 1). Combinando os 4 nucleotdeos em triplas obtm-se 64 combinaes. Embora esse nmero seja superior aos 20 aminocidos existentes, mais do que um codon pode representar um mesmo aminocido. Dentre os codons possveis, 3 no especificam aminocidos, e referem-se a sinais de terminao da sntese de um cadeia de aminocidos. Esses codons so chamados de codons de parada (stop codons). O cdigo gentico estabelece tambm um codon de incio (start codon), pelo qual comea o processo de traduo do mRNA. Na maioria das protenas o codon de incio especifica o aminocido metionina, que tambm est presente no interior das cadeias. Sumariamente, o processo de traduo realizado da seguinte maneira: ao combinar-se com os ribossomos, o mRNA tem sua seqncia de codons lida, e para cada codon o respectivo tRNA atrado at os

ribossomos, e pela complementariedade de bases feita a ligao entre o codon (do mRNA) e o anticodon (do tRNA), liberando o aminocido carregado pelo tRNA que ento ligado cadeia crescente do polipeptideo. Molculas de tRNA ou RNA transportador (=transfer RNA) agem como adaptadores entre a seqncia codificante dos nucleotdeos do mRNA e o aminocido que codificado. Uma ponta dessa molcula carrega o aminocido e uma outra ponta consiste de uma seqncia de trs nucleotdeos conhecida como anticodon. A sntese da protena encerrada quando os ribossomos encontram um codon de parada no mRNA (Figura 9)

centrais da biologia, muitas vezes referido como o "dogma central", que o DNA usado para fazer RNA , que, por sua vez, usada para fazer protenas . The DNA sequence in genes is copied into a messenger RNA (mRNA). A seqncia de DNA em genes copiada em um RNA mensageiro (mRNA). Ribosomes then read the information in this RNA and use it to create proteins. Ribossomos em seguida, ler as informaes contidas neste RNA e us-lo para criar protenas. This process is known as translation ; ie, the ribosome "translates" the genetic information from RNA into proteins. Este processo conhecido como traduo , ou seja, o ribossomo "traduz" a informao gentica do RNA em protenas. Ribosomes do this by binding to an mRNA and using it as a template for the correct sequence of amino acids in a particular protein. Ribossomos fazer isso pela ligao a um mRNA e us-lo como um modelo para a seqncia correta de aminocidos em uma protena particular. The amino acids are attached to transfer RNA (tRNA) molecules, which enter one part of the ribosome and bind to the messenger RNA sequence. Os aminocidos so anexados ao RNA de transferncia (tRNA) molculas, que entra numa parte do ribossomo e se ligam ao RNA mensageiro seqncia. The attached amino acids are then joined together by another part of the ribosome. Os cidos aminados so ligados, em seguida, unidos por uma outra parte do ribossomo. The ribosome moves along the mRNA, "reading" its sequence and producing a chain of amino acids. O ribossoma move-se ao longo do mRNA, "ler" a sua seqncia e produzindo uma cadeia de aminocidos. Ribosomes are made from complexes of RNAs and proteins . Os ribossomos so feitas a partir de complexos de RNA e protenas . Ribosomes are divided into two subunits, one larger than the other. Os ribossomos so divididos em duas subunidades, uma maior que a outra. The smaller subunit binds to the mRNA, while the larger subunit binds to the tRNA and the amino acids. A liga subunidade menor ao mRNA, enquanto que a subunidade maior liga-se ao tRNA e os aminocidos. When a ribosome finishes reading a mRNA, these two subunits split apart. Quando uma termina a leitura de um ribossomo do RNAm, estas duas subunidades se separaram. Ribosomes have been classified as ribozymes , since the ribosomal RNA seems to be most important for the peptidyl transferase activity that links amino acids together. Ribossomos foram classificados como ribozimas , uma vez que o RNA ribossomal parece ser mais importante para a peptidil transferase atividade que une aminocidos juntos. Ribosomes from bacteria , archaea and eukaryotes (the three domains of life on Earth ), have significantly different structures and RNA sequences. Ribossomos das bactrias , archaea e eucariotas (os trs domnios da vida na Terra ), tm diferentes estruturas de forma significativa e seqncias de RNA. These differences in structure allow some antibiotics to kill bacteria by inhibiting their ribosomes, while leaving human ribosomes unaffected. Estas diferenas na estrutura de permitir que alguns antibiticos para matar bactrias, inibindo seu ribossomos, deixando ribossomos humanos afetados. The ribosomes in the mitochondria of eukaryotic cells resemble those in bacteria, reflecting the likely evolutionary origin of this organelle . [ 1 ] The word ribosome comes from ribo

nucleic acid and the Greek: soma (meaning body). Os ribossomos nas mitocndrias das clulas eucariticas se assemelham s de bactrias, reflectindo a evoluo provvel origem dessa organela . [1] O ribossomo palavra vem do cido nuclico Ribo e do grego: soma (ou seja, do corpo).

Contents Contedo
[hide]

1 Description 1 Descrio 2 Biogenesis 2 Biognese 3 Ribosome locations 3 locais Ribossoma o 3.1 Free ribosomes 3,1 ribossomos livres o 3.2 Membrane-bound ribosomes 3.2-vinculados ribossomos da membrana 4 Structure 4 Estrutura o 4.1 High-resolution structure 4.1 Estrutura de alta resoluo 5 Function Funo de 5 6 Nobel Prize 6 Nobel 7 See also 7 Veja tambm 8 References 8 Referncias 9 External links 9 Ligaes externas

Description Descrio
Archaeal, eubacterial and eukaryotic ribosomes differ in their size, composition and the ratio of protein to RNA. Archaea, eubacterial e ribossomos eucariticos diferem em tamanho, composio e proporo de protena RNA. Because they are formed from two subunits of non-equal size, they are slightly longer in the axis than in diameter. Prokaryotic ribosomes are around 20 nm (200 ngstrms ) in diameter and are composed of 65% ribosomal RNA and 35% ribosomal proteins (known as a ribonucleoprotein or RNP). Eukaryotic ribosomes are between 25 and 30 nm (250-300 ngstrms ) in diameter and the ratio of rRNA to protein is close to 1. Porque eles so formados a partir de duas subunidades de igual tamanho, no, eles so um pouco mais no eixo do que em dimetro. Ribossomos procariticos so cerca de 20 nm (200 angstrns ) de dimetro e so compostos por 65% do RNA ribossomal e 35% protenas ribossomais ( conhecido como um ribonucleoprotein ou RNP). ribossomos eucariticos so entre 25 e 30 nm (250-300 angstrns ) de dimetro e um rcio de rRNA s protenas de 1. Ribosomes translate messenger RNA (mRNA) and build polypeptide chains (eg, proteins ) using amino acids delivered by transfer RNA (tRNA) . Ribossomos traduzem o RNA mensageiro (mRNA) e construir polipeptdeo cadeias (por exemplo, protenas ) utilizando aminocidos emitido por RNA de transferncia (tRNA) . Their active sites are made of RNA, so ribosomes are now classified as " ribozymes ". [ 2 ] Seus stios ativos so feitas de RNA, para os ribossomos so classificados como " ribozimas ". [2] Ribosomes build proteins from the genetic instructions held within messenger RNA . Ribossomos construir protenas a partir das instrues genticas realizadas no RNA mensageiro . Free ribosomes are suspended in the cytosol (the semi-fluid portion of the

cytoplasm ); others are bound to the rough endoplasmic reticulum , giving it the appearance of roughness and thus its name, or to the nuclear envelope . ribossomos livres so suspensas no citoplasma (a poro semi-fluido do citoplasma ), outros esto vinculados ao retculo endoplasmtico spera , dando-lhe a aparncia de rugosidade e da o seu nome, ou para o envelope nuclear . As ribozymes are partly constituted from RNA, it is thought that they might be remnants of the RNA world . [ 3 ] Although catalysis of the peptide bond involves the C2 hydroxyl of RNA's P-site (see Function section below) adenosine in a protein shuttle mechanism, other steps in protein synthesis (such as translocation) are caused by changes in protein conformations. Como ribozimas so parcialmente constitudos de RNA, pensa-se que eles poderiam ser restos do mundo de RNA . [3] Embora a catlise da ligao peptdica envolve a C2 hidroxila de P da RNA local (ver Funo seo abaixo) adenosina em um nibus da protena mecanismo, outras etapas da sntese de protenas (como a translocao) so causadas por mudanas na conformao protica. Ribosomes are sometimes referred to as organelles , but the use of the term organelle is often restricted to describing sub-cellular components that include a phospholipid membrane, which ribosomes, being entirely particulate, do not. Os ribossomos so muitas vezes referidos como organelas , mas o uso do termo organelo frequentemente limitada a descrever componentes sub-celulares, que incluem uma membrana de fosfolipdios, que os ribossomos, sendo inteiramente de partculas, no. For this reason, ribosomes may sometimes be described as "non-membranous organelles". Por esta razo, os ribossomos podem ser por vezes descrito como "organelas no-membranosas". Ribosomes were first observed in the mid-1950s by Romanian cell biologist George Palade using an electron microscope as dense particles or granules [ 4 ] for which he would win the Nobel Prize . Ribossomos foram observadas pela primeira vez em meados da dcada de 1950 pelo romeno bilogo celular George Palade usando um microscpio de eltrons como partculas densas ou grnulos [4] para o qual ele ganharia o Prmio Nobel . The term "ribosome" was proposed by scientist Richard B. Roberts in 1958: O termo "ribossomo" foi proposto pelo cientista Richard B. Roberts em 1958: During the course of the symposium a semantic difficulty became apparent. Durante o curso do simpsio uma dificuldade semntica tornou-se aparente. To some of the participants, "microsomes" mean the ribonucleoprotein particles of the microsome fraction contaminated by other protein and lipid material; to others, the microsomes consist of protein and lipid contaminated by particles. Para alguns dos participantes ", microssomas" significa que as partculas ribonucleoprotein da frao microssomal contaminadas por outras protenas e material lipdico, para outros, os microssomas composta por protenas e lipdios contaminados por partculas. The phrase microsomal particles does not seem adequate, and ribonucleoprotein particles of the microsome fraction is much too awkward. A frase "partculas microssomal" no parece adequado, e "partculas ribonucleoprotein da frao microssomal" muito estranho. During the meeting, the word "ribosome" was suggested, which has a very satisfactory name and a pleasant sound. Durante a reunio, a palavra "ribossomo" foi sugerido, que tem um nome muito satisfatria e um som agradvel. The present confusion would be eliminated if ribosome were adopted to designate ribonucleoprotein particles in sizes ranging from 35 to 100S. A confuso atual seria eliminado se "ribossomo" foi adotado para designar partculas ribonucleoprotein em tamanhos que variam de 35 a 100S.

Roberts, RB, Microsomal Particles and Protein Synthesis [ 5 ] - Roberts, RB, Partculas Microsomal e sntese de protena [5] The structure and function of the ribosomes and associated molecules, known as the translational apparatus , has been of research interest since the mid-twentieth century and is a very active field of study today. A estrutura e funo dos ribossomos e as molculas associadas, conhecido como o aparelho de translao, tem sido de interesse de pesquisa desde os meados do sculo XX e um campo muito ativo de estudo hoje.

Figure 2 : Large (red) and small (blue) subunit fit together Figura 2: Grande (vermelho) e azul pequena) subunidade (encaixam Ribosomes consist of two subunits (Figure 1) that fit together (Figure 2) and work as one to translate the mRNA into a polypeptide chain during protein synthesis (Figure 3). Bacterial subunits consist of one or two and eukaryotic of one or three very large RNA molecules (known as ribosomal RNA or rRNA) and multiple smaller protein molecules. Crystallographic work has shown that there are no ribosomal proteins close to the reaction site for polypeptide synthesis. Ribossomos consistem de duas subunidades (Figura 1) que se encaixam (figura 2) e funciona como um traduzir o mRNA em uma cadeia de polipeptdeos durante a sntese protica (Figura 3). bacteriana subunidades constitudas por um ou dois e eucariticas de um ou trs anos muito grande RNA molculas (conhecido como RNA ribossmico ou RNAr) e protenas mltiplas molculas menores. Crystallographic trabalho mostrou que no h protenas ribossomais prximo ao local da reao para a sntese de polipeptdeos. This suggests that the protein components of ribosomes act as a scaffold that may enhance the ability of rRNA to synthesize protein rather than directly participating in catalysis (See: Ribozyme ). Isto sugere que os componentes de protena de ribossomos funcionam como um andaime que podem aumentar a capacidade de rRNA para sintetizar protenas e no participando diretamente na catlise (Ver: Ribozyme ).

Biogenesis Biognese
Main article: Ribosome biogenesis Ver artigo principal: biognese do ribossomo In bacterial cells, ribosomes are synthesized in the cytoplasm through the transcription of multiple ribosome gene operons . Em clulas bacterianas, os ribossomos so sintetizados no citoplasma, atravs da transcrio de vrios genes ribossomo operons . In eukaryotes, the process takes place both in the cell cytoplasm and in the nucleolus, which is a region within the cell nucleus . Em eucariotos, o processo ocorre tanto no citoplasma da clula e no nuclolo, que uma regio dentro do ncleo celular . The assembly process involves the coordinated function of over 200 proteins in the synthesis and processing of the four rRNAs, as well as assembly of those rRNAs with the ribosomal proteins. O processo de montagem envolve a funo coordenada dos mais de

200 protenas na sntese e processamento dos quatro rRNAs, bem como a montagem dos rRNAs com as protenas ribossomais.

Ribosome locations locais Ribossoma


Ribosomes are classified as being either "free" or "membrane-bound". Os ribossomos so classificados como sendo "livre" ou "ligada membrana".

A ribosome translating a protein that is secreted into the endoplasmic reticulum . Um ribossomo traduzindo uma protena que secretada no retculo endoplasmtico . Free and membrane-bound ribosomes differ only in their spatial distribution; they are identical in structure. Gratuito e ribossomos ligados membrana diferem apenas na sua distribuio espacial, pois eles so idnticos na sua estrutura. Whether the ribosome exists in a free or membrane-bound state depends on the presence of an ER-targeting signal sequence on the protein being synthesized, so an individual ribosome might be membrane-bound when it is making one protein, but free in the cytosol when it makes another protein. Se o ribossomo existe em um ou ligada membrana estado livre depende da presena de um sinal de seqncia-alvo ER na protena que est sendo sintetizado, de forma individual um ribossomo pode ser ligada membrana quando ela est fazendo uma protena, mas livre no citoplasma quando faz outra protena.

Free ribosomes ribossomos livres


Free ribosomes can move about anywhere in the cytosol , but are excluded from the cell nucleus and other organelles. ribossomos livres podem se mover em qualquer lugar do citosol , mas esto excludos do ncleo da clula e outras organelas. Proteins that are formed from free ribosomes are released into the cytosol and used within the cell. Protenas que so formadas a partir ribossomos livres so liberados no citosol e utilizado dentro da clula. Since the cytosol contains high concentrations of glutathione and is, therefore, a reducing environment , proteins containing disulfide bonds , which are formed from oxidized cysteine residues, cannot be produced in this compartment. Desde o citosol contm altas concentraes de glutationa e, portanto, um ambiente redutor , protenas contendo pontes dissulfeto , que so formados a partir de resduos de cistena oxidada, no podem ser produzidas neste compartimento.

Membrane-bound ribosomes Ligado ribossomos da membrana


When a ribosome begins to synthesize proteins that are needed in some organelles, the ribosome making this protein can become "membrane-bound". Quando um ribossomo comea a sintetizar protenas que so necessrias em alguns organelas, o ribossomo fazer esta protena pode tornar-se "ligada membrana". In eukaryotic cells this happens in a region of the endoplasmic reticulum (ER) called the "rough ER". Nas clulas eucariticas isso acontece em uma regio do retculo endoplasmtico (ER) chamou de "ER spero". The newly produced polypeptide chains are inserted directly into the ER by the ribosome and are then transported to their destinations, through the secretory pathway . As cadeias polipeptdicas recm-produzidos so inseridos diretamente no Servio de Urgncia do ribossomo e depois so transportados para seus destinos, atravs da via secretria . Bound ribosomes usually produce proteins that are used within the plasma membrane or are expelled from the cell via exocytosis . Bound ribossomos produzem protenas que normalmente so utilizados dentro da membrana plasmtica ou so expulsos da clula atravs de exocitose .

Structure Estrutura

Atomic structure of the 30S Subunit from Thermus thermophilus . Estrutura atmica da subunidade 30S de Thermus thermophilus . Proteins are shown in blue and the single RNA strand in orange. [ 6 ] As protenas so mostrados em azul e fita de RNA, nico na cor laranja. [6] The ribosomal subunits of prokaryotes and eukaryotes are quite similar. [ 7 ] As subunidades ribossomais de procariotos e eucariotos so muito similares. [7] The unit of measurement is the Svedberg unit, a measure of the rate of sedimentation in centrifugation rather than size and accounts for why fragment names do not add up (70S is made of 50S and 30S). A unidade de medida o Svedberg unidade, uma medida da taxa de sedimentao na centrifugao , em vez de tamanho e explica por que os nomes fragmento no se somam (70S feita de 50S e 30S).

Prokaryotes have 70 S ribosomes, each consisting of a small ( 30S ) and a large ( 50S ) subunit. Procariotos tem 70 S ribossomos, cada uma composta por uma pequena ( 30S ) e um (grande 50S da subunidade). Their large subunit is composed of a 5S RNA subunit (consisting of 120 nucleotides), a 23S RNA subunit (2900 nucleotides) and 34 proteins . Sua grande subunidade composta por um 5S RNA da subunidade (composto por 120 nucleotdeos), uma subunidade de RNA 23S (2900 nucleotdeos) e 34 protenas . The 30S subunit has a 1540 nucleotide RNA subunit ( 16S ) bound to 21 proteins. [ 7 ] A subunidade 30S tem 1540 nucleotdeos de RNA da subunidade ( 16S ), vinculado a 21 protenas. [7] Eukaryotes have 80S ribosomes, each consisting of a small ( 40S ) and large ( 60S ) subunit. Eucariontes tm ribossomos 80S, cada uma composta por uma pequena ( 40S ) e grande ( 60S da subunidade). Their large subunit is composed of a 5S RNA (120 nucleotides), a 28S RNA (4700 nucleotides), a 5.8S subunit (160 nucleotides) and ~49 proteins. Sua grande subunidade composta por um RNA 5S (120 nucleotdeos), um RNA 28S (4700 nucleotdeos), uma subunidade 5.8S (160 nucleotdeos) e ~ 49 protenas. The 40S subunit has a 1900 nucleotide (18S) RNA and ~33 proteins. [ 7 ] A subunidade 40S tem um nucleotdeo 1900 (18S), RNA e protenas ~ 33. [7] The ribosomes found in chloroplasts and mitochondria of eukaryotes also consist of large and small subunits bound together with proteins into one 70S particle. [ 7 ] These organelles are believed to be descendants of bacteria (see Endosymbiotic theory ) and as such their ribosomes are similar to those of bacteria. [ 8 ] Os ribossomos encontrados em cloroplastos e mitocndrias dos eucariontes tambm consistir de pequenos e grandes subunidades vinculados, juntamente com as protenas em uma partcula 70S. [7] Essas organelas so consideradas descendentes de bactrias (ver teoria endossimbitica ) e como tal os seus ribossomos so semelhantes aos as de bactrias. [8] The various ribosomes share a core structure, which is quite similar despite the large differences in size. Os ribossomos diversas partes de uma estrutura central, que bastante semelhante, apesar das grandes diferenas de tamanho. Much of the RNA is highly organized into various tertiary structural motifs , for example pseudoknots that exhibit coaxial stacking. Grande parte do RNA altamente organizada em vrios tercirio motivos estruturais , por exemplo, que exibem pseudoknots coaxial empilhamento. The extra RNA in the larger ribosomes is in several long continuous insertions, such that they form loops out of the core structure without disrupting or changing it. [ 7 ] All of the catalytic activity of the ribosome is carried out by the RNA ; the proteins reside on the surface and seem to stabilize the structure. [ 7 ] O extra RNA nos ribossomos maior em vrias inseres longa contnua, de modo a formarem laos fora da estrutura do ncleo sem perturbar ou alter-la. [7] Toda a atividade cataltica do ribossomo realizado pela RNA , as protenas residem na superfcie e parecem estabilizar a estrutura. [7] The differences between the bacterial and eukaryotic ribosomes are exploited by pharmaceutical chemists to create antibiotics that can destroy a bacterial infection without harming the cells of the infected person. As diferenas entre os ribossomos bacterianos e eucariticos so exploradas pelos qumicos farmacuticos para criar antibiticos que podem destruir uma infeco bacteriana sem agredir as clulas do indivduo infectado. Due to the differences in their structures, the bacterial 70S ribosomes are vulnerable to these antibiotics while the eukaryotic 80S ribosomes are

not. [ 9 ] Even though mitochondria possess ribosomes similar to the bacterial ones, mitochondria are not affected by these antibiotics because they are surrounded by a double membrane that does not easily admit these antibiotics into the organelle . [ 10 ] Devido s diferenas em suas estruturas, os ribossomos bacterianos 70S vulnervel a esses antibiticos, enquanto o 80S ribossomos eucariticos no so. [9] Mesmo que as mitocndrias possuem ribossomos semelhantes s bactrias, as mitocndrias no so afetados por estes antibiticos porque eles esto cercados por uma membrana dupla que no admitem facilmente estes antibiticos na organela . [10]

High-resolution structure Alta resoluo estrutura

Atomic structure of the 50S Subunit from Haloarcula marismortui . Estrutura atmica da subunidade 50S do marismortui Haloarcula . Proteins are shown in blue and the two RNA strands in orange and yellow. [ 11 ] The small patch of green in the center of the subunit is the active site. As protenas so mostrados em azul e os dois RNA em laranja e amarelo. [11] O pequeno pedao de verde no centro da subunidade o stio ativo. The general molecular structure of the ribosome has been known since the early 1970s. A estrutura geral do ribossomo molecular conhecido desde a dcada de 1970. In the early 2000s the structure has been achieved at high resolutions, on the order of a few ngstrms. No incio de 2000 a estrutura foi alcanado em resolues altas, na ordem de alguns angstroms. The first papers giving the structure of the ribosome at atomic resolution were published in rapid succession in late 2000. Os primeiros trabalhos dando a estrutura do ribossomo com resoluo atmica foram publicadas em rpida sucesso no final de 2000. First, the 50S (large prokaryotic) subunit from the archaeon Haloarcula marismortui was published. [ 11 ] Soon after, the structure of the 30S subunit from Thermus thermophilus was published. [ 6 ] Shortly thereafter, a more detailed structure was published. [ 12 ] These structural studies were awarded the Nobel Prize in Chemistry in 2009. Primeiro, a subunidade (grande procariticas) 50S do Archaeon marismortui Haloarcula foi publicado. [11] Logo depois, a estrutura da subunidade 30S de Thermus thermophilus foi

publicado. [6] Logo depois, uma estrutura mais detalhada foi publicada. [12 ] Esses estudos estruturais foram agraciados com o Prmio Nobel de Qumica em 2009. Early the next year (May 2001) these coordinates were used to reconstruct the entire T. No incio do prximo ano (maio 2001), estas coordenadas foram usadas para reconstruir todo o T. thermophilus 70S particle at 5.5 ngstrm resolution. [ 13 ] thermophilus partcula 70S na Resoluo de 5,5 angstrom. [13] Two papers were published in November 2005 with structures of the Escherichia coli 70S ribosome. Dois trabalhos foram publicados em novembro de 2005 com as estruturas da Escherichia coli ribossomo 70S. The structures of a vacant ribosome were determined at 3.5-ngstrm resolution using x-ray crystallography . [ 14 ] Then, two weeks later, a structure based on cryo- electron microscopy was published, [ 15 ] which depicts the ribosome at 11-15 ngstrm resolution in the act of passing a newly synthesized protein strand into the protein-conducting channel. As estruturas de um ribossomo vagas foram determinadas a-ngstrm resoluo 3.5 usando cristalografia de raios-x . [14] Em seguida, duas semanas depois, uma estrutura baseada em criomicroscopia eletrnica foi publicado, [15], que retrata o ribossomo em 15/11 ngstrm resoluo no ato de passagem de um filamento de protena recm-sintetizada para o canal de protena condutor. First atomic structures of the ribosome complexed with tRNA and mRNA molecules were solved by using X-ray crystallography by two groups independently, at 2.8 ngstrm [ 16 ] and at 3.7 ngstrm. [ 17 ] These structures allow one to see the details of interactions of the Thermus thermophilus ribosome with mRNA and with tRNAs bound at classical ribosomal sites. Antes de estruturas atmicas de complexos com o ribossomo tRNA e mRNA de molculas foram resolvidos por meio de cristalografia de raios X por dois grupos independentes, em 2,8 angstrom [16] e de 3,7 angstrom. [17] Estas estruturas permitem ver os detalhes das interaes de o Thermus thermophilus ribossomo com mRNA e com tRNAs ligados ao clssico stios ribossomais. Interactions of the ribosome with long mRNAs containing Shine-Dalgarno sequences were visualized soon after that at 4.5- to 5.5-ngstrm resolution. [ 18 ] Interaes do ribossomo com mRNAs tempo contendo -Dalgarno seqncias Shine foram visualizados logo depois que a 4,5-5,5 ngstrm-resoluo ao. [18]

Function Funo
Main article: Translation (genetics) Ver artigo principal: Traduo (gentica) Ribosomes are the workhorses of protein biosynthesis , the process of translating mRNA into protein . Os ribossomos so a locomotiva da biossntese de protenas , o processo de traduo do mRNA em protena . The mRNA comprises a series of codons that dictate to the ribosome the sequence of the amino acids needed to make the protein. O RNAm composto por uma srie de cdons que determinam a seqncia do ribossomo do aminocidos necessrios para fazer a protena. Using the mRNA as a template, the ribosome traverses each codon (3 nucleotides) of the mRNA, pairing it with the appropriate amino acid provided by a tRNA. Usando o mRNA como um modelo, o ribossomo percorre cada cdon (trs nucleotdeos) do RNAm, o emparelhamento com o amino cido apropriado fornecido por um tRNA. Molecules of transfer RNA (tRNA) contain a complementary anticodon on one end and the appropriate amino acid on the other. As molculas de RNA de transferncia (tRNA),

contm um complemento anticdon de um lado e do aminocido adequado, por outro. The small ribosomal subunit, typically bound to a tRNA containing the amino acid methionine , binds to an AUG codon on the mRNA and recruits the large ribosomal subunit. A subunidade ribossmica pequena, geralmente ligado a um tRNA contendo o aminocido metionina , liga-se a um cdon AUG no mRNA e recruta a grande subunidade ribossmica. The ribosome then contains three RNA binding sites, designated A, P and E. The A site binds an aminoacyl-tRNA (a tRNA bound to an amino acid); the P site binds a peptidyl-tRNA (a tRNA bound to the peptide being synthesized); and the E site binds a free tRNA before it exits the ribosome. O ribossomo ento contm trs stios de ligao ao RNA, designados A P, e E. O site A liga um aminoacil-tRNA (um tRNA ligado a um aminocido), o site P se liga a um tRNA peptidil (um tRNA ligado ao peptdeo sendo sintetizado); eo site E se liga a um tRNA livre antes que ele sai do ribossomo. Protein synthesis begins at a start codon AUG near the 5' end of the mRNA. A sntese da protena comea em um cdon de iniciao agosto prximo da extremidade 5 'do mRNA. mRNA binds to the P site of the ribosome first. RNAm se liga ao stio P do primeiro ribossomo. The ribosome is able to identify the start codon by use of the Shine-Dalgarno sequence of the mRNA in prokaryotes and Kozak box in eukaryotes. O ribossomo capaz de identificar se o cdon de incio da utilizao da seqncia de Shine-Dalgarno do mRNA em procariotas e em eucariotas caixa de Kozak.

Figure 3 : Translation of mRNA (1) by a ribosome (2)(shown as small and large subunits) into a polypeptide chain (3). Figura 3: Traduo de mRNA (1) por um ribossomo (2) (mostrado como subunidades pequenas e grandes) em uma cadeia polipeptdica (3). The ribosome begins at the start codon of mRNA ( AUG ) and ends at the stop codon ( UAG ). O ribossomo inicia-se no cdon de iniciao do mRNA (AUG) e termina no cdon (UAG). In Figure 3, both ribosomal subunits ( small and large ) assemble at the start codon (towards the 5' end of the mRNA). Na Figura 3, as duas subunidades ribossomais (pequenos e grandes) montar no cdon de iniciao (para a 'final 5 do mRNA). The ribosome uses tRNA that matches the current codon (triplet) on the mRNA to append an amino acid to the polypeptide chain. Os usos ribossomo tRNA que corresponde ao cdon atual (tripleto) do mRNA para acrescentar um aminocido na cadeia polipeptdica. This is done for each triplet on the mRNA, while the ribosome moves towards the 3' end of the mRNA. Isso feito para cada trinca no mRNA, enquanto o ribossomo se move no sentido da extremidade 3 'do mRNA. Usually in bacterial cells, several ribosomes are working parallel on a single mRNA, forming what is called a polyribosome or polysome . Normalmente em clulas bacterianas, vrios ribossomos esto trabalhando paralelamente em um nico mRNA, formando o que chamado de polyribosome ou polissomos .

Structure of Ribosomes Estrutura dos ribossomos Function of Ribosomes Funo dos ribossomos Regulation of Ribosomes Regulamento dos ribossomos

Introduction: Introduo:
Ribosomes are cytoplasmic granules composed of RNA and protein, at which protein synthesis takes place. Os ribossomos so grnulos citoplasmticos composto por RNA e protenas, em que a sntese de protenas ocorre. They were first observed by Palade in the electron microscope as dense particles or granules. Eles foram observadas pela primeira vez por Palade no microscpio eletrnico de partculas densas ou em grnulos. Upon isolation, they were shown to contain approximately equal amounts of RNA and protein Label . Aps o isolamento, foram mostrados para conter quantidades aproximadamente iguais de RNA e protenas Label . To function actively in protein synthesis, they must be bound into complete ribosomes. Para funcionar ativamente na sntese de protenas, devem ser ligados em ribossomos completa. We know that ribosomes are but one of the required components necessary for the synthesis of protein. Sabemos que os ribossomos so apenas um dos componentes necessrios necessria para a sntese de protenas. The others are messenger RNA, which carries the genetic message; soluble RNA, which carries amino acids to be synthesized; and guanosine triphosphate, which is the source of energy. Os outros so o RNA mensageiro, que transporta a mensagem gentica, RNA solveis, que carrega aminocidos a serem sintetizados, e guanosina trifosfato, que a fonte de energia. A number of ribosomes may be attached to the same messenger, each manufacturing its own chain of polypeptides, called a polysome. Um nmero de ribossomos podem estar associadas ao mesmo mensageiro, cada produo de sua prpria cadeia de polipeptdeos, chamado de polissomos. Ribosomes are also found in the mitochondria and chloroplasts of eukaryotic cells. Os ribossomos so encontrados tambm nas mitocndrias e cloroplastos de clulas eucariticas. They are always smaller than the 80S cytoplasmic ribosomes, and are comparable to prokaryotic ribosomes in both size and sensitivity to antibiotics, although the sedimentation values vary somewhat in different phyla. Prokaryotic and eukaryotic ribosomes do not differ in any fundamental way; both preform the same functions by the same set of chemical reactions. Eles so sempre menores que os ribossomos citoplasmticos 80S, e so comparveis aos ribossomos procariticos em tamanho e sensibilidade a antibiticos, embora os valores de sedimentao variam nos diferentes filos;. Procariticas e eucariticas fazer ribossomas no diferem fundamental de qualquer forma, tanto a pr-forma do mesmo funes por um mesmo conjunto de reaes qumicas. The genetic code is the same in all living organism, and it has been demonstrated that eukaryotic ribosomes are able to translate bacterial mRNAs correctly. O cdigo gentico o mesmo em todos os organismos vivos, e tem sido demonstrado que os ribossomos eucariticos so capazes de traduzir correctamente mRNAs bacteriana. Eukaryotic ribosomes are much larger that prokaryotic ones and most of their proteins are different. ribossomos eucariticos so muito maiores que os procariticos ea maioria das suas protenas so diferentes. Antibiotics such as chloramphenicol inhibit bacterial but not eukaryotic ribosomes. Antibiticos como cloranfenicol inibem bactrias, mas no ribossomos eucariticos. Protein synthesis by eukaryotic ribosomes in inhibited by cycloheximide. Mitochondrial and chloroplast ribosomes resemble those in bacteria. Sntese de protenas por

ribossomos eucariticos em inibida por cicloheximida. Mitocondrial e de cloroplasto ribossomos so semelhantes aos das bactrias. They are inhibited by chloramphenicol, and hybrid ribosomes containing one bacterial and one chloroplast ribosome subunit, for example, are fully active in protein synthesis. Eles so inibidas pelo cloranfenicol, e hbrido que contm um ribossomos bacterianos e uma subunidade do cloroplasto ribossomos, por exemplo, so totalmente ativos na sntese protica. Hybrid eukaryotic ribosomes containing subunits from both plants and mammals are also active in protein synthesis, but are inactive if one of the subunits is derived from bacteria. ribossomos eucariticos hbrido contendo subunidades de plantas e mamferos tambm so ativas na sntese de protenas, mas esto inativos se uma das subunidades derivada de bactrias. Some structural resemblance must exist, however, since reconstruction experiments have shown that two proteins from the large subunit of E. coli can replace the homologous proteins in mammalian ribosomes. Alguma semelhana estrutural deve existir, no entanto, j que as experincias de reconstruo tm mostrado que duas protenas a partir da grande subunidade de E. coli podem substituir as protenas homlogas em ribossomos de mamferos. In summary, there is little structural but considerably functional homology between prokaryotic and eukaryotic ribosomes. Cells devote considerable effort to the production of these essential organells. Em resumo, h pouca estrutura, mas bastante funcional homologia entre ribossomos procariticos e eucariticos. Clulas dedicar esforos considerveis para a produo destas organelas essenciais. For example, an E. coli cell contains approximately 15,000 ribosomes, each one with a molecular weight of about three million daltons. Por exemplo, uma E. coli contm cerca de 15000 ribossomos, cada uma com um peso molecular de cerca de trs milhes de dltons. Ribosomes therefore represent twenty-five percent of the total mass of these bacterial cells Label . Ribossomos, portanto, representam 25 por cento da massa total dessas clulas bacterianas Label .

STRUCTURE: ESTRUTURA:
Ribosomes are tiny particles, about 200 A. It is composed of both proteins and RNA; in fact it has approximately 37 - 62% RNA, and rest are made up of proteins Label . Os ribossomos so partculas minsculas, cerca de 200 A. Ela composta de duas protenas e RNA, na verdade ele tem cerca de 37-62% do RNA, e resto composto por protenas Label . The RNA present in ribosomes are obviously called ribosomal RNA, and they are produced in the nucleolus, which is a prominent globular structure in the nucleus. O presente RNA em ribossomos so, obviamente, chamado RNA ribossmico, e eles so produzidos no nuclolo, que um proeminente globular estrutura no ncleo. Thus, the proteins are gene products of themselves, and one ribosome is made up of dozens of genes. The ribosomes fall into two categories: Those that are free to roam in the cytoplasm , and those that are bound to gigantic, cobwebby organelles made up of membranes, called the endoplasmic reticulum ; thus, causing a rough surface . Assim, as protenas so produtos de genes de si mesmos, e um ribossomo constitudo por dezenas de genes:. Os ribossomos caem em duas categorias aqueles que esto livres para vaguear no citoplasma , e aqueles que so obrigados a gigantesca, organelas cobwebby composta de membranas, chamado retculo endoplasmtico , assim, causando uma superfcie spera . Although, the two kinds of ribosomes play similar roles in translating mRNA to produce proteins, they are very distinct in where its product is located. Embora os dois tipos de ribossomos desempenham papis semelhantes na traduo do mRNA para produzir protenas, eles so muito distintos em seus produtos, onde est localizado. The ribosomes in the cytoplasm allows its protein

to roam about freely, while the bound ribosomes transfer their functional protein into the endoplasmic reticulum. Os ribossomos no citoplasma permite sua protena de vagar livremente, enquanto que os ribossomos ligados transferir a sua protena funcional para o retculo endoplasmtico. In addition, ribosomes are also located within the mitochondria, and the chloroplast, but are only few in content. Click Here This spherical particle of 23nm, is composed of two subunits; a large and small Label . Alm disso, os ribossomos tambm esto localizados dentro da mitocndria e do cloroplasto, mas so muito poucos no contedo. Clique Aqui Esta partcula esfrica de 23nm, composto de duas subunidades, uma grande e pequena etiqueta . In Eukaryotes, the coefficient of ribosomes are 80s, of which is divided into 60s for the large, and 40s for the small subunit. Em eucariotos, o co-eficiente de ribossomos so 80, dos quais se divide em 60 para os grandes, e 40 para a subunidade pequena. The 60s contain 28s rRNA, with a small fragment that is attached noncovalently and can be released upon heating; a 5.8s, and a very small - 120 nucleated of 5sRNA. Os anos 60 contm rRNA 28s, com um pequeno fragmento que est ligado covalentemente e pode ser liberado aps aquecimento; um 5.8S, e uma muito pequena - 120 nucleadas do 5sRNA. Whereas, the 40s subunit has only a single 18s rRNA Label . In prokaryotes, however, the large and small subunits are split into 50s and 30s, making a total of 70s respectively. Considerando que, a subunidade 40s tem apenas um nico 18s rRNA Label . Em procariontes, no entanto, a pequenos e grandes subunidades esto divididos em 50 e 30, perfazendo um total de 70 anos, respectivamente. The 50s has two types of rRNA - a 23s and a 5s Label . Os anos 50 tem dois tipos de rRNA - uma 23s e 5s Label . It also has 32 different proteins. Ele tambm possui 32 diferentes protenas. On the other hand, the 30s contains a single 16s rRNA image a , image b , image c plus, 21 different types of proteins Label . To help better understand what the s stands for in rRNA, let us use the prokaryotes as an example. Por outro lado, a 30s contm uma nica 16s rRNA uma imagem , imagem b , c da imagem , mais de 21 tipos diferentes de protenas Label . Para ajudar a entender melhor o que significa no rRNA, vamos usar os procariontes como um exemplo. The 50s and 30s refers to the sedimentation coefficient of the two subunits. Os anos 50 e 30 refere-se ao coeficiente de sedimentao das duas subunidades. This coefficient is a measure of the speed with which the particles sediment through a solution when spun in an ultra centrifuge. Este coeficiente uma medida da velocidade com que as partculas atravs de uma soluo quando girada em uma centrfuga ultra. Thus, the particles with larger coefficient would centrifuge and settle much faster since it is has more mass than the particle with the smaller coefficient. 50s + 30s =======> 70s Note that the two subunits above make up the entire ribosomal molecule which is 70s. Assim, as partculas com maior coeficiente seria de centrifugao e resolver muito mais rpido, pois tem mais massa que a partcula com o menor coeficiente. 50s + 30s =======> 70 Note que as duas subunidades acima compem o todo ribossomal molcula que 70. The reason the coefficients do not add up is because they are not proportional to the particle weight. During protein synthesis, ribosomes line up along the mRNA and form a polysome, also called the polyribosome. A razo, os coeficientes no somam porque eles no so proporcionais ao peso de partculas. Durante a sntese de protenas, os ribossomos alinhados ao longo do mRNA, e formar uma polissomos, tambm chamado de polyribosome. The mRNA is aligned in the gap between the 2 ribosomal subunits. O RNAm alinhada no espao entre as 2 subunidades ribossomais. It is possible that the nascent peptide chain grows through a channel or groove in the large ribosomal subunit. possvel que a cadeia peptdica nascente cresce atravs de um canal ou sulco na grande subunidade ribossmica. This is predicted to be the case since ribosomes protect a segment of 30-40 amino acids from

degradation. Isso est previsto para ser o caso desde ribossomos proteger um segmento de 30-40 aminocidos de degradao. Speaking of amino acids, up to 30 ribosomes can attach on one strand of mRNA to form amino acid chains thus leading to protein formation. Falando de aminocidos, cerca de 30 ribossomos pode anexar em uma fita de mRNA para formar cadeias de aminocidos, levando formao de protenas. Ribosomes act as the backbone for many molecules during translation. Ribossomos funcionam como a espinha dorsal de muitas molculas durante a traduo. It provides room for many structures to situate itself thus enhancing protein synthesis . Ele d espao para muitas estruturas situar-se, assim, aumentar a sntese protica . For example, mRNA inserts itself between the two subunits; the peptidyl transferase complex - the enzyme that allows for the tRNA to break apart from the amino acid on P-site; this enzyme lays across the molecule, between the subunits. Por exemplo, inserese mRNA entre as duas subunidades; o complexo peptidil transferase - a enzima que permite que o tRNA para quebrar a partir do aminocido no stio P; esta enzima determina toda a molcula, entre as subunidades. It contains the P and the A-site for tRNA binding. Ele contm o P eo A-site para tRNA. Last but not least, the ribosome molecule allows the growing polypeptide chain, to emerge from the back of the structure, thus it is situated perpendicular to the mRNA chain. Ribosomes have a tertiary structure. Ribosomes make up a large part of cells in many species, which leads to protein manufacturing. Last but not least, a molcula ribossomo permite a cadeia polipeptdica crescente, a surgir da parte traseira da estrutura, portanto, situa-se perpendicularmente cadeia de mRNA. Ribossomos ter uma estrutura terciria. Ribossomos formam uma grande parte de clulas em muitas espcies , o que leva fabricao de protenas. For example, in E.Coli (bacteria), they make up about 1/4 of the total cell mass. Por exemplo, em E. coli (bactria), que representam cerca de um quarto da massa total de clulas. They are intensely basiphilic (having high affinity for bases). Due to its complex structures, with many proteins and different kinds of RNA, researchers have found it very difficult to study the macro molecular structure of ribosomes, especially for the fact it is quite impossible to observe its crystal using an xray diffraction. Eles so intensamente basiphilic (com alta afinidade por bases). Devido sua estrutura complexa, com muitas protenas e diferentes tipos de RNA, os pesquisadores descobriram que muito difcil estudar a estrutura molecular dos ribossomos macro, especialmente pelo fato de que impossvel a respeitar o seu cristal com uma de difrao de raios-X. Thus, scientists have been forced to use other means of study to map the proteins and RNA components in ribosome. Assim, os cientistas foram forados a usar outros meios de estudo para mapear as protenas e componentes do RNA no ribossomo. Some of these are the cross-linking, immunoelectron microscopy, and low-angle neutron scattering methods. Alguns destes so os imunomicroscopia cross-linking, e mtodos de baixo ngulo de nutrons espalhamento. The cross-linking shows the protein arrangement and the types of bonds it forms within itself. O crosslinking mostra a disposio da protena e os tipos de ligaes que faz dentro de si. The neutron scattering experiments forms horizontal lines that show the entire structure of ribosome, with its two subunits, and shows where the proteins are arranged in the molecule. O espalhamento de nutrons experimentos formas linhas horizontais que mostram toda a estrutura do ribossomo, com suas duas subunidades, e mostra onde as protenas so dispostos na molcula. The empty regions around the proteins is where the rRNA is located. As regies ao redor do vazio protenas onde est localizado o rRNA. The immunoelectron microscopy, shows the proposed location of the 16s rRNA molecule of the small subunit, in prokaryotes. O imunomicroscopia, mostra a

localizao proposta para a molcula 16S rRNA da pequena subunidade, em procariotas.

Function: Funo:
The ribosomes plays a very important role in protein synthesis, which is the process by which proteins are made from individual amino acids. Os ribossomos desempenha um papel muito importante na sntese de protenas, que o processo pelo qual as protenas so feitas de aminocidos individuais. Without the ribosomes the message would not be read, thus proteins could not be produced. Sem os ribossomos a mensagem no poderia ser lido, assim, as protenas no poderiam ser produzidos. Therefore, ribosomes play a very important role in role in protein synthesis. The primary agent in the process of translating the mRNA into a specific amino acid chain is the ribosome, which consists of two subunits. Portanto, os ribossomos desempenham um papel muito importante no papel na sntese protica. O principal agente no processo de traduo do mRNA em uma cadeia de amino cido especfico o ribossomo, que consiste de duas subunidades. These subunits are made up of a third and extremely abundant type of RNA, ribosomal RNA (rRNA), and together contain up to eighty-two specific proteins assembled in a precise sequence Label . Estas subunidades so constitudos de uma e extremamente abundante terceiro tipo de RNA, o RNA ribossomal (rRNA) e, juntamente conter at oitenta e duas protenas especficas reunidas em uma seqncia precisa de selo . The ribosomes constituents must be put together in an extremely precise position and sequence. Os constituintes ribossomos devem ser colocados juntos em uma posio extremamente precisa e seqncia. This assembled ribosome displays a series of small groves, tunnels, and platforms, where the action of protein synthesis occurs Label . Este ribossomo mostra montada uma srie de pequenos bosques, tneis e plataformas, onde a ao da sntese de protenas ocorre Label . There are the active sites, each dedicated to one of the tasks required for translation of mRNA into protein. H os stios ativos, cada um dedicado a uma das tarefas necessrias para a traduo do mRNA em protena. Proteins being synthesized for export out of the cell, are made by ribosomes attached to the rough endoplasmic reticulum. Protenas sendo sintetizadas para exportao para fora da clula, so feitas por meio dos ribossomos presos ao retculo endoplasmtico rugoso. In contrast, proteins for use by the cell are generally made in the cytoplasm by free ribosomes. Em contraste, as protenas para uso do celular so feitas geralmente no citoplasma por ribossomos livres. Several of these free ribosomes may attach to a single mRNA molecule, giving rise to the polyribosome or polysome Label . Protein synthesis takes place on polyribosomes (or polysomes) where 80S ribosomes associate with an mRNA coding for a given protein. Vrios desses ribossomos livres pode acompanhar uma nica molcula de RNAm, dando origem ao polyribosome ou polissomos Label sntese protica. ocorre em polyribosomes (ou polissomos), onde os ribossomos 80S associado a um mRNA que codifica para uma protena dada. The number of ribosomes associated in the polysomal chains depends on the size of the mRNA. O nmero de ribossomos associados nas cadeias polissomal depende do tamanho do mRNA. This is also associated with the size of the protein that is being synthesized. Esta tambm associado com o tamanho da protena que est sendo sintetizada. Outside the polyribosome, the ribosomes are dissociated and form a pool of free subunits. Fora da polyribosome, os ribossomos so dissociados e formar um pool de subunidades livres. Transfer RNAs are also bound to the ribosome. Transferncia RNAs so tambm obrigados ao ribossomo. There are quite a few factors involved in the formation of the initiation complex. H muito poucos fatores envolvidos na formao do complexo de

iniciao. These include: GTP, methionine tRNA, an initiation codon in mRNA, 80S ribosomes, and three protein factors Label . The process of protein synthesis begins with the capture of the tRNA, which is carrying an amino acid, by an initiation factor. Estas incluem: GTP, RNAt da metionina, um codo de iniciao em mRNA, os ribossomos 80S, e trs fatores proticos Label fator. O processo de sntese protica se inicia com a captura do tRNA, que transporta um cido aminado, por uma iniciao. This binds to a small ribosomal subunit, which occupies one of the active sites in the ribosomes, the P (protein) site. Isso se liga a uma pequena subunidade ribossomal, que ocupa um dos stios ativos nos ribossomos, o local P (protena). This initiation complex recognized and binds to the 5' end of an mRNA molecule and slides down to the initiation codon, which is always an AUG sequence of amino acids. Este complexo de iniciao reconhecida e liga-se extremidade 5 'de uma molcula de mRNA e desliza para baixo para o cdon de iniciao, que sempre uma seqncia de agosto de aminocidos. The large subunit of the ribosome now joins the complex. A subunidade maior do ribossomo agora se junta ao complexo. A second tRNA is now brought into the ribosome by the elongation factor. Um tRNA segundo agora trazido para o ribossomo pelo fator de alongamento. If the anticodon of the tRNA pairs with the next codon of the message, the tRNA occupies the A (acceptor) site on the ribosome. Se o anticdon do tRNA pares com o cdon seguinte da mensagem, o tRNA ocupa o stio A (aceitante) no ribossomo. This positions the second amino acid adjacent to the initiation methionine. Isto posiciona o segundo aminocido adjacente metionina de iniciao. Then an enzyme, peptidyl transferase, which is part of the large ribosomal subunit mediates the separation of the first amino acid from its tRNA and the formation of a peptide bond between the initial methionine and the amino acid is formed. Em seguida, uma enzima, a peptidil transferase, que parte da grande subunidade ribossmica medeia a separao do primeiro aminocido a partir do seu tRNA ea formao de uma ligao peptdica entre a metionina inicial eo aminocido formado. The P site is now occupied by an uncharged tRNA molecule label . The ribosome will now move down the mRNA by one codon, a process known as translocation. O stio P agora ocupado por uma molcula de tRNA descarregado rtulo . O ribossomo agora se move para baixo o mRNA por um cdon, um processo conhecido como translocao. This movement shifts the growing polypeptide chain to the P position, and results in an empty A site, where a new charged tRNA can enter and pair, by forming a hydrogen bond between the codon and the anticodon. Esse movimento muda a cadeia polipeptdica crescente para a posio P, e resulta em um site de um vazio, onde um novo tRNA carregado pode entrar e de pares, formando uma ligao de hidrognio entre o cdon eo anticdon. This holds the tRNA into place long enough for an even more stable binding to occur Label . Isto prende o tRNA no lugar o tempo suficiente para uma ligao mais estvel para ocorrer Label . The uncharged tRNA that previously occupied the P site is booted out of the ribosome and will be recharged and recycled by the cell. O tRNA descarregado, que anteriormente ocupava o site P expulso do ribossomo e ser recarregada e reciclados pela clula. The energy needed for this process is supplied by the hydrolysis of guanosine triphosphate (GTP). A energia necessria para este processo fornecida pela hidrlise da guanosina trifosfato (GTP). The process then continues along the length of the mRNA, until the first stop codon is encountered. O processo ento continua ao longo do mRNA, at que o cdon primeira parada encontrado. At that point the action of a termination factor releases the completed protein from the last tRNA and the ribosome dissociates into its component parts. Another function of the ribosomes occurs in the relation to the neuron and axons. Nesse ponto, a ao de um fator de terminao libera a protena concludo a partir do tRNA passado e se dissocia ribossomo em suas

partes componentes. Outra funo dos ribossomos ocorre em relao ao neurnio e os axnios. The cell body of a typical large neuron contains vast numbers of ribosomes. O corpo celular do neurnio grande tpico contm um grande nmero de ribossomos. Although dendrites often contain some ribosomes, there are no ribosomes in the axon, and its protein must therefore be provided by the many ribosomes in the cell body. To see the process of protein synthesis click here Embora muitas vezes os dendritos contm alguns ribossomos, no existem ribossomos no axnio, e sua protena deve ser fornecida pelo vrios ribossomas no corpo celular. Para ver o processo de sntese protica , clique aqui Regulation: Regulamento: The regulation and control of ribosomes has, for many years, been a questioning concern among biologist. A regulamentao eo controle dos ribossomos tem, por muitos anos, foi uma preocupao questionamento entre bilogo. There have been many studies done to try to answer the ribosomes formation. Tem havido muitos estudos feitos para tentar responder a formao dos ribossomos. It is known that all living cells use ribosomes to synthesize proteins, but there are two main reasons why it is difficult to reach an understanding and consensus on how ribosome synthesis is controlled Label . Sabe-se que todas as clulas vivas usam ribossomos na sntese de protenas, mas h duas razes principais pela qual difcil chegar a um entendimento e um consenso sobre como a sntese de ribossomos controlada Label . One of the reasons is that the amount of components involved is very large and complex. Uma das razes que a quantidade de componentes envolvidos muito grande e complexo. The other being that the energy and matter consumed in making the ribosome is high, and changes in ribosome formation can also have an impact on the synthesis of other constituents of the cell Label . Yet there is some evidence which has been proposed to explain the control and regulation of ribosomes. O outro que a energia ea matria consumida em fazer o ribossomo alta, e mudanas na formao de ribossomo tambm pode ter um impacto sobre a sntese de outros componentes da clula Label . No entanto, h algumas evidncias de que tem sido propostas para explicar o controle e regulao dos ribossomos. It is well studied in bacterial cells of E. coli chromosomes. bem estudado em clulas bacterianas de cromossomos de E. coli. The regulation of ribosomes is done directly by the regulation of synthesis of ribosomal proteins. A regulamentao dos ribossomos feito diretamente pela regulao da sntese de protenas ribossomais. It is known by the bacterial cell to avoid overproduction of ribosomal proteins which will cause a loss in energy and information. conhecido pela clula bacteriana para evitar a superproduo de protenas ribossomais que causar uma perda de energia e informao. This requires that ribosomal proteins be synthesized in the amount required for ribosome assembly Label . Isto exige que as protenas ribossomais ser sintetizada no montante necessrio para a montagem ribossomo Label . The coordinated levels of production of nearly all ribosomal proteins are achieved by approximately 16 independent operons, which are scattered throughout the cell genome. Os nveis de coordenao da produo de quase todas as protenas ribossomais so alcanados em cerca de 16 operons independentes, que esto espalhados por todo o genoma da clula. The mechanisms which control and coordinate the ribosomal proteins are the repression of translation of protein excess. Os mecanismos que controlam e coordenam as protenas ribossomais so a represso da traduo do excesso de protena. This means that there is translational feedback control. Isto significa que no h controle de gabarito de translao. When there is an overproduction of ribosomal protein, it goes back to

repress the operon that is activated and stops further production. Quando h uma superproduo da protena ribossomal, ele volta para reprimir o operon que ativado e pra a produo adicional.

Structure linkage: Estrutura de ligao:


Antibiotics are drugs produced by bacteria and fungi. Os antibiticos so medicamentos produzidos por bactrias e fungos. These molecules function as drugs used in the chemotherapy of infectious disease, and follow the principle of selective toxicity. Essas molculas funcionam como drogas usadas na quimioterapia de doenas infecciosas, e seguem o princpio de toxicidade seletiva. Selective toxicity follows the principle of using drugs that kill the harmful microorganism without damaging the host. As a result of its toxicity, antibiotics can affect the ribosomal structure, inhibiting protein synthesis. toxicidade seletiva segue o princpio do uso de drogas que matam os microorganismos nocivos, sem prejudicar o hospedeiro. Como resultado da sua toxicidade, os antibiticos podem afetar a estrutura ribossomal, inibio da sntese protica. For instance, let us take the 70s ribosome of prokaryotes; antibiotics can target this structure and can adverse the effects on the cells of the host. Por exemplo, tomemos o ribossomo 70 de procariotos; antibiticos pode direcionar essa estrutura e pode adversos os efeitos sobre as clulas do hospedeiro. Among the antibiotics that interfere with protein synthesis are chloramphenicol, erythromyocin, streptomycin, and the tetracycline (fig. 20.4) This paper will be focused on these four antibioticsand its role played in the effect of the ribosome structure, thus leading to the change in protein synthesis. Entre os antibiticos que interferem com a sntese de protenas so o cloranfenicol, a estreptomicina erythromyocin, ea tetraciclina (fig. 20.4) Este trabalho ser focado em quatro destes antibiticose seu papel no efeito da estrutura do ribossomo, levando alterao da protena sntese. For instance, the chloramphenicol reacts with the 50s structure of the 70s prokaryote ribosome, by inhibiting the formation of the peptide bonds in the growing polypetide chain. Por exemplo, o cloranfenicol reage com a estrutura de 50 dos 70 procarionte ribossomo, inibindo a formao das ligaes peptdicas da cadeia polypetide crescendo. Erythromyocin, the second antibiotic, also reacts with the same structure as chloromphenicol. Erythromyocin, segundo o antibitico, tambm reage com a mesma estrutura chloromphenicol. However, it has a very narrow range of activity, since it affects mostly the gram-positive bacteria. The other two antibiotics attract the 30s structure of the 70s prokaryotic ribosome. No entanto, ele tem uma gama muito estreita de actividade, uma vez que afecta principalmente as bactrias gram-positivas. Os outros dois antibiticos atrair a estrutura dos anos 30 do 70 ribossomo procarioto. The tetracycline interferes with the attachment of the tRNA, which carries the amino acids, to the ribosome, thus preventing the addition of amino acids to the growing polypeptide chain. A tetraciclina interfere com a fixao do tRNA, que transporta os aminocidos para o ribossomo, evitando a adio de aminocidos cadeia polipeptdica crescente. One unique aspect of tetracycline is that it cannot penetrate well into the mammalian cells, therefore, it does not interfere with the mammalian ribosomes. Um aspecto nico da tetraciclina que ele no pode penetrar bem em clulas de mamferos, portanto, no interfere com os ribossomos de mamferos. Aminoglycoside antibiotics, a type of streptomycin, changes the shape of the 30s structure of the 70s prokaryotic ribosome, thus interfering with the initial stage of protein synthesis. Os antibiticos aminoglicosdeos, um tipo de estreptomicina, muda a forma da estrutura de 30 dos 70 ribossomo procaritico, interferindo assim na fase inicial da sntese protica. This in

turn, causes the misreading of the genetic code on the mRNA. Este, por sua vez, faz com que a leitura errada do cdigo gentico do mRNA.
Function Linkage: Linkage Funo:

RNA polymerase is the enzyme that directs transcription, which is the process by which the mRNA copy of a gene is synthesized. RNA polimerase a enzima que direciona a transcrio, que o processo pelo qual a cpia de mRNA de um gene sintetizada. Transcription follows the same rules of base pairing as DNA replication. A transcrio segue as mesmas regras de emparelhamento de base como a replicao do DNA. This base pattern ensure that an RNA transcript is a faithful copy of the gene. There are three stages of transcription: initiation, elongation, and termination. Este padro bsico assegurar que uma transcrio do RNA uma cpia fiel do gene:. H trs estgios de iniciao de transcrio, elongao e terminao. During initiation, the enzyme recognizes a promoter region, which lies upstream from the gene. Durante a iniciao, a enzima reconhece uma regio do promotor, que fica a montante do gene. The polymerase binds tightly to the promoter and causes localized melting, or separation of the two DNA strands within the promoter. A polimerase liga-se intimamente com o promotor e as causas de fuso localizada, ou a separao dos dois filamentos de DNA no promotor. Then the polymerase starts building the RNA chain. Em seguida a polimerase comea a construir a cadeia de RNA. Ribonucleoside triphosphates such as ATP, GTP, CTP and UTP are the building blocks the polymerase uses for this job Label . Ribonucleosdeo trifosfatos tais como ATP, GTP, CTP e UTP so os blocos de construo da polimerase utiliza para este trabalho Label . After the first nucleotide is in place, the polymerase binds the second nucleotide, joining it to the first. Aps o primeiro nucletido no lugar, a polimerase liga o segundo nucleotdeo, juntando-se ao primeiro. This forms the initial phosphodiester bond in the RNA chain. The second stage is elongation, where the RNA polymerase directs the sequential binding of ribonucleotides to the RNA chain. Esta constitui a ligao fosfodister inicial da cadeia de RNA. A segunda fase o alongamento, onde o RNA polimerase direciona a ligao seqencial de ribonucleotdeos para a cadeia de RNA. As it does this, it moves along the DNA template and the melted DNA moves with it. Como ele faz isso, ele se move ao longo do modelo de DNA e os movimentos de DNA derretida com ele. This melted region exposes the bases of the template DNA one-by-one so that they can pair with the bases of the incoming ribonucleotides. Esta regio derretido expe as bases do ADN de um por um para que possam par com as bases do ribonucleotdeos entrada. As soon as the transcription machinery passes, the two DNA strands wind around each other again, reforming the double helix. Assim como a maquinaria da transcrio passa, as duas cadeias de ADN giram em torno de si, novamente, a reforma da dupla hlice. Only enough separation will occur so that the polymerase can read the DNA template Label . The final stage is termination, which allows the termination of transcription. Apenas o suficiente de separao vai ocorrer para que a polimerase pode ler o ADN Label . A etapa final a interrupo, o que permite a terminao da transcrio. These work in conjunction with RNA polymerase, and is sometimes aided by another protein, to loosen the association between RNA product and DNA template. Estes trabalham em conjunto com RNA polimerase, e s vezes auxiliado por uma outra protena, para soltar a associao entre o RNA do produto e modelo de DNA. So the RNA dissociates from the RNA polymerase and DNA, thus terminating transcription. Transcription is very important in that it is the only step in expression of the genes for rRNAs. Assim, a RNA polimerase se dissocia do DNA e RNA, assim, que encerra a transcrio. Transcrio muito importante na medida em que a nica etapa na expresso dos

genes para rRNAs. It is also important to ribosomes, because it sets up the RNA in a 5' to 3' sequence, which allows the ribosomes to read the message 5' to 3'. Tambm importante para os ribossomos, porque estabelece o RNA em 5 'a sequncia 3', que permite que os ribossomos para ler a mensagem 5 'para 3'. Without transcription of a gene, the ribosome would not be able to translate an mRNA, thus not allowing it to be separated into its component parts. Sem a transcrio de um gene, o ribossomo no seria capaz de traduzir um mRNA, no permitindo que ele seja separado em suas partes componentes. If this does not occur, then translation will also not occur, thereby affecting the function and role of ribosomes in translation. Se isso no ocorrer, ento a traduo tambm no vai ocorrer, afetando a funo eo papel dos ribossomos na traduo. Regulation linkage: ligao regulamento: Ribosomes are used by all living cells to synthesize proteins. Os ribossomos so utilizados por todas as clulas vivas para sintetizar protenas. This synthesis can be inhibited by antibiotics, which can have an effect on the organism. Esta sntese pode ser inibidos por antibiticos, que podem ter um efeito sobre o organismo. Some antibiotics target specific subunits of the ribosome or may target the entire ribosome completely. Alguns antibiticos alvo especfico subunidades do ribossomo ou pode alvejar o ribossomo toda completamente. Streptomycin, for example, can target the 70s ribosome in some prokaryotes and cause adverse effects on the cell of the host. Estreptomicina, por exemplo, pode direcionar a 70 ribossomo em alguns procariotas e causar efeitos adversos sobre a clula do hospedeiro. An antibiotic that affects the 30s ribosome is tetracycline. Um antibitico que afeta o ribossomo 30 anos tetraciclina. It can prevent the addition of amino acids to the growing polypeptide chain by interfering with the attachment of the tRNA onto the ribosome. Pode impedir a adio de aminocidos cadeia polipeptdica crescente, interferindo com a fixao do tRNA para o ribossomo. The 50s ribosome may also be targeted by erythromycin, which blocks the translocation reaction on ribosomes. O ribossomo 50 anos tambm podem ser alvo de eritromicina, que bloqueia a reao da translocao nos ribossomos. Other antibiotics that interfere with the ribosome to synthesize proteins include chloramphenicol, rifamycin, puromycin,cycloheximide, and anisomycin. Outros antibiticos que interferem com o ribossomo na sntese de protenas incluem a rifampicina, cloranfenicol, puromicina, cicloheximida e anisomicina

You might also like