You are on page 1of 8

A Formao do Sistema Solar

So inmeras as teorias de formao do Sistema Solar. Como os planetas, e certamente a Lua, so os objetos mais brilhantes no cu em qualquer poca do ano, os povos antigos sempre criaram mitologias que procuravam explicar como esses objetos se formaram. claro que eles no possuiam a viso geral de que existia um sistema planetrio que girava em torno do Sol mas a simples presena desses objetos brilhantes chamou a ateno de pensadores daquelas pocas que se esforaram para criar histrias sobre o que era observado. Mesopotmeos, egpcios, gregos, maias, astecas e os povos indgenas brasileiros, todos tm teorias sobre a formao dos corpos celestes que pertencem ao Sistema Solar e que vemos no cu noturno. Embora essas mitologias sejam muito bonitas, a cincia precisa mais do que mitos para explicar os fenmenos e a existncia dos objetos que observa. E foi certamente o acmulo de observaes realizadas pelos astrnomos que nos levou s modernas teorias cosmognicas, ou seja, teorias sobre a formao do Sistema Solar, que conhecemos hoje. Sempre que pensamos sobre a formao do Sistema Solar duas perguntas surgem instantaneamente: Os planetas foram formados a partir de que tipo de matria? Teriam eles sido formados por matria "fria", ou seja, formados desde o seu incio como planetas? Ou teriam eles como origem matria "quente", ou seja, seriam o resduo de uma estrela que foi "apagando" e que se transformou, finalmente, em um planeta? Os planetas foram formados ao mesmo tempo que o Sol ou eram astros errantes que vagavam pelos espao e foram capturados em algum momento pelo Sol? A procura por uma resposta coerente para estas perguntas foi responsvel pela elaborao de mais do que 50 teorias cientficas nos ltimos 300 anos. De forma bem geral podemos dizer que todas estas teorias podem ser separadas em trs grupos: turbulentas catastrficas nebulares

Vejamos alguns detalhes sobre essas teorias. As teorias turbulentas

A primeira teoria (quase)-cientfica sobre a formao do Sistema Solar foi elaborada por Ren Descartes em meados do sculo XVII, e publicadas no seu livro "Discours de la Mthode". Este grande filsofo francs postulou que deve ter existido em algum momento um sistema de vrtices imersos em um meio totalmente preenchido por um misterioso "ter". Estes vrtices teriam dado origem ao Sol e aos planetas que giram em torno dele. Mais recentemente as idias de Descartes foram reelaboradas tendo sido postulada que em torno do Sol deveria existir uma atmosfera turbulenta, e em rotao. Esta turbulncia teria dado origem aos planetas. No entanto, at hoje no ficou muito claro porque deveria existir esta turbulncia!

As teorias catastrficas O segundo tipo de teoria, a catastrfica, foi inicialmente formulada por George Louis Leclerc, conde de Buffon (imagem a direita), em 1765. Ele props que a coliso de um cometa com o Sol teria arrancado parte da matria dessa estrela. Mais tarde essa matria teria se recondensado formando os planetas que conhecemos. Essa teoria bem caracterstica dos conhecimentos astronmicos da sua poca. Antigamente achava-se que os cometas eram corpos com muita massa. Entretanto, as observaes nos mostraram que eles so os menores objetos do Sistema Solar, ou seja, uma coliso de um cometa com o Sol teria apenas feito "ccegas" na nossa estrela! Hoje sabemos que a queda de cometas no Sol um fenmeno comum e, ao contrrio do que essa teoria dizia, certamente novos sistemas planetrios no esto sendo formados nossa volta. O filme abaixo, feito pela sonda espacial SOHO, em rbita em torno dos polos do Sol, nos mostra o momento em que dois cometas mergulharam na sua direo sendo incorporados ao seu "patrimnio" de matria. O SOHO um projeto conjunto da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e da European Space Agency (ESA).

Veja aqui o filme feito pela sonda espacial SOHO da NASA/ESA mostrando a queda de dois cometas no Sol (Para visualizao necessrio QuickTime)

Esta teoria foi revista por James Hopwood Jeans (imagem a esquerda) e Harold Jeffreys (imagem a direita) em 1916, os quais propuseram que a coliso no teria sido com um cometa, mas sim com uma outra estrela. Na realidade, segundo esta teoria nem precisaria ter ocorrido propriamente uma coliso fsica entre o Sol e outra estrela. Uma grande aproximao entre esses astros j seria suficiente para "arrancar" uma grande quantidade de matria do Sol. Esta teoria sofre, entretanto, de um problema muito srio: uma aproximao desta forma deve inicialmente produzir um gs muito quente. Por causa da sua alta temperatura esse gs se expandiria muito rapidamente, o que no permitiria que fossem criadas condensaes, ou seja, corpos celestes! As teorias nebulares Finalmente, o terceiro tipo de teoria, a chamada teoria nebular, foi proposta independentemente pelo filsofo alemo Emmanuel Kant (a esquerda), em 1755, e pelo filsofo francs Pierre Simon, marqus de Laplace (a direita), em 1796. Essa teoria, fundamento das teorias mais modernas sobre a formao do Sistema Solar, hoje conhecida como a hiptese de KantLaplace. Segundo a teoria nebular de Kante e Laplace inicialmente teria existido, na regio onde hoje est o Sistema Solar, uma enorme nuvem difusa formada por gs e poeira. Essa nuvem, que girava lentamente, foi chamada de nebulosa proto-solar.

Devido sua auto-gravidade, ou seja, gravidade que as partculas que formavam a nuvem exerciam umas sobre as outras, a nuvem gasosa teria iniciado um processo gradual de contrao. medida que a nuvem se contraia sua velocidade de rotao foi aumentando gradualmente, como exige uma das leis fundamentais de conservao, a conservao do momento angular. Conseqentemente a fora centrfuga teria obrigado a nuvem a ejetar anis de matria. Posteriormente, esses anis foram se condensando o que levou, finalmente, formao dos planetas. Esta teoria foi sendo refinada ao longo dos anos por eminentes pesquisadores como Safronov (1969), Cameron (1969), Hayashi (1970). Ela passou, ento, a ser a mais aceita entre todas as teorias, sendo agora conhecida como "modelo padro". essa teoria que descreveremos a seguir. A histria nos mostra que muitas vezes a elaborao de teorias fsicas parte da observao dos fenmenos que queremos modelar. Iniciaremos, portanto, nossa discusso fazendo uma reviso dos dados que temos nossa disposio e que devem ser usados para a elaborarao de um modelo que consiga explicar como foi formado o Sistema Solar. Os vnculos observacionais O primeiro dado observacional que temos nossa disposio a rotao dos corpos do Sistema Solar. Como j foi dito, todos os planetas giram em torno do Sol realizando um movimento de translao que ocorre em uma mesma direo. O Sol, por sua vez, gira em torno de seu eixo de rotao na mesma direo do movimento de translao dos planetas. Sabemos tambm que todos os planetas, com exceo de Vnus, giram em torno de seu eixo, tambm na mesma direo que a rotao do Sol. Estes fatos nos indicam, portanto, que o Sistema Solar como um todo, ou seja, o Sol e os planetas, se originaram de algo que estava "em rotao".

Outro dado observacional pode ser obtido a partir da anlise das rbitas planetrias. Como foi visto anteriormente, todas as rbitas dos planetas so quase-circulares e, principalmente, tm inclinaes pequenas. Isto quer dizer que o Sistema Solar se formou a partir de algo que era inicialmente "achatado", semelhante a um disco. A anlise da composio qumica dos corpos do Sistema Solar tambm nos d informaes sobre a sua formao. As observaes tm nos revelado que existem variaes na composio qumica dos planetas, a qual dependem das distncias deles ao Sol. No entanto, todos as composies qumicas planetrias so muito similares, o que poderamos chamar de "composio solar". Em outros termos, a anlise composicional dos planetas nos indica que sua formao ocorreu a partir de uma nica mistura de elementos. O fato de termos planetas terrestres, com uma composio dominada por oxignio, e planetas gigantes, com composio dominada por hidrognio, pode ser explicado em termos apenas do grau de aquecimento recebido por esses corpos a partir da estrela central. No , portanto, necessrio apelar para misturas de elementos distintos! Ou seja, tudo se formou a partir de uma composio nica. Vrios testes distintos em corpos planetrios diferentes tm nos fornecido tambm uma nica idade de solidificao para eles, correspondente a cerca de 4,55 x 10 9 anos. Este um dado muito importante pois nos indica que todo o sistema planetrio foi formado ao mesmo tempo, exatamente h cerca de 4,5 bilhes de anos. Por fim, o dado que poderamos chamar de mais importante: o momento cintico. Sabemos que cerca de 99,8% de toda a massa do Sistema Solar se concentra em um nico corpo, o Sol. Por outro lado, o Sol gira em torno do seu eixo muito lentamente enquanto que os planetas, em particular os gigantes, giram mais rapidamente. Em outros termos: embora a massa do Sistema Solar esteja concentrada no corpo central, o momento angular est concentrado nos planetas, mais precisamente, em Jpiter. A partir do que foi descrito acima podemos dizer que qualquer modelo de formao do Sistema Solar deve satisfazer aos seguintes vnculos observacionais, justificando: 1. 2. 3. 4. 5. a direo de rotao nica as rbitas serem co-planares e quase-circulares a composio qumica nica observada a mesma idade para todo o sistema planetrio, cerca de 4,55 bilhes de anos a massa concentrada no Sol e o momento angular concentrado nos planetas

importante ressaltar que at hoje apenas uma teoria conseguiu satisfazer todos estes vnculos: o chamado "modelo padro". O "modelo padro" Pela teoria nebular de Kant-Laplace, o Sistema Solar teria se formado a partir do colapso de uma nuvem primordial, em rotao, formada por gs e poeira. Este modelo permite que o sistema assim formado tenha uma rotao nica, uma composio nica e tambm tenha uma nica idade. Isso nos diz que esse modelo satisfaz os vnculos (1), (3) e (4) citados acima. Ainda segundo este modelo, medida que a nuvem colapsa ela passa a girar cada vez mais rapidamente at o ponto de expelir anis de matria a partir dos quais se formariam ento os planetas. No entanto, este processo de ejeo de anis no obriga os planetas a serem formados todos num mesmo plano! Mais grave ainda que, baseado nesse argumento, o Sol deveria girar mais rapidamente do que os planetas, o que sabemos no ser verdade. Logo, a teoria nebular de Kant-Laplace falha ao examinarmos os vnculos (2) e (5) descritos acima. O vnculo (2), quando analisado em detalhe, nos fornece parte da soluo do problema. rbitas coplanares indicam a formao num plano, ou seja, a partir de uma estrutura fina como um disco! Podemos, ento, introduzir a seguinte modificao no modelo de Kant-Laplace: medida que a nuvem proto-solar colapsa, a matria vai se distribuindo num disco fino. Ao longo desse disco a massa vai sendo transferida para o centro ao mesmo tempo em que o momento angular transferido para a periferia. Com isto, o vnculo (5) satisfeito.

Assim, a formao de um disco fino a partir do colapso de uma nuvem de gs e poeira permite que o modelo de Kant-Laplace satisfaa todos os vnculos impostos pela observao. Essa transferncia de massa para o centro e de rotao para a periferia pode ser obtida considerando-se a formao de linhas de campo magntico no disco em rotao. Resta agora especificar como foram formados os planetas a partir do disco. Basicamente temos duas formas: ou quebrando o disco em nove pedaos ou construindo os nove corpos a partir da juno de pedacinhos menores que formam inicialmente o disco. Estas duas formas deram origem a distintas teorias que fazem intervir na histria da formao do Sistema Solar processos fsicos bem diferentes: instabilidades gravitacionais ou condensao e aglutinao. As teorias de instabilidades gravitacionais Uma destas teorias prope que instabilidades gravitacionais foram se formando em um disco cuja massa seria da ordem da massa do Sol. Estas instabilidades teriam dado origem a protoplanetas, os quais foram capturando cada vez mais matria at se tornarem os planetas que conhecemos hoje. Este modelo, desenvolvido por Cameron em 1969, passou a ser conhecido como o "modelo de grande massa", j que para iniciar as instabilidades gravitacionais necessrio que o disco tenha muita massa. Este modelo sofre, entretanto, de um grave problema. Ns sabemos que a massa de todos os planetas juntos no passa de 0,01% da massa do Sol, para onde foi o restante da massa que estava inicialmente no disco? Para solucionar esse problema os defensores dessa teoria propuseram que, em um momento do estgio final da formao do Sol, esse astro teria gerado um vento muito forte que teria "limpado" o disco. Sabemos hoje que algumas estrelas ao se formarem passam por uma fase chamada "T-Tauri". Durante esse estgio essas estrelas so capazes de ejetar muita matria, o chamado "processo de perda de massa". No entanto, ainda no foi observada nenhuma estrela cuja perda de massa seja to intensa quanto a que deveria ter acontecido no Sol para realizar essa "limpeza" espacial.

As teorias de condensao A outra teoria, formulada por Safronov tambm em 1969, prope que os planetas foram construidos a partir da condensao do gs com os gros de poeira existentes no disco. Durante esse processo corpos, cujos tamanhos variavam de alguns microns a alguns centmetros, foram sendo formados. Posteriormente, estes corpos foram se aglutinando formando corpos maiores, chamados planetesimais, cujos tamanhos variavam entre alguns metros e alguns quilmetros.

A aglutinao se deu a partir de suaves colises entre planetesimais que estavam em rotao no disco, como mostramos abaixo.

Deve ser salientado que este processo somente pode ocorrer se as rbitas dos corpos se encontram aproximadamente num mesmo plano e so quase-circulares. Se essas rbitas fossem excntricas, as colises se dariam com uma certa velocidade uma vez que numa rbita mais elptica temos diferenas de velocidades entre o aflio e o perilio. Se uma coliso ocorre quando os dois corpos esto no perilio, ento ambos estaro em alta velocidade e o resultado ser a fragmentao dos corpos e no a sua aglutinao. Esse processo parece ter ocorrido na regio situada entre Marte e Jpiter, quando as rbitas dos planetesimais passaram a ter altas excentricidades e velocidades relativas, com a conseqente interrupo no processo de formao de mais um planeta. O modelo acima difere do proposto por Cameron no apenas na hiptese do processo fsico de formao dos planetas, mas, principalmente, no valor atribuido massa do disco. Por este modelo possvel formar os planetas a partir de um disco com massa da ordem de 10 -2 da massa do Sol. Assim, este modelo satisfaz todos os vnculos dados pela observao sem precisar apelar para processos que no so observados em outros objetos estelares. Por tudo isto, o modelo proposto por Safronov atualmente reconhecido como o que melhor descreve a formao do Sistema Solar e recebe o nome de modelo padro. Obviamente, como tudo em cincia, muitos pontos desse modelo ainda precisam de estudos mais detalhados. No entanto, os processos bsicos, principais, esto descritos e so coerentes com as observaes. importante lembrar que um modelo cientfico deve no apenas satisfazer os dados observacionais mas tambm propor alguma nova observao que comprove que ele est correto. Quanto ao modelo padro esse traz embutida uma hiptese fundamental: o processo pelo qual o Sistema Solar se formou um processo comum de formao estelar. Logo, ele supe que deveramos encontrar no apenas muitos outros sistemas planetrios, mas tambm muitos objetos nos estgios intermedirios de formao. exatamente isto que vem sendo comprovado nos ltimos anos! Na Nebulosa Orion (imagem abaixo), por exemplo, tem sido observada a formao de estrelas a partir do colapso de pequenas nuvens.

Na nebulosa Orion o telescpio espacial Hubble conseguiu observar objetos em forma de ovais os quais tm, em seu centro, uma estrela em formao enquanto ao seu redor existe poeira e gs. A descoberta do disco de poeira de -Pictoris (imagem ao lado) e, mais recentemente, de discos de poeira em torno de outras estrelas tambm comprovam a existncia desta fase na formao planetria. Especificamente no caso de -Pictoris, acredita-se que um sistema planetrio esteja em adiantado estgio de formao. Podemos concluir, portanto, que o "modelo padro" no apenas representa bem o que observado no Sistema Solar, mas tambm bem sucedido quando prope o que podemos esperar a mais dele. Ele o que poderamos chamar de um "modelo cientfico (quase) perfeito"!

You might also like