You are on page 1of 5

Mercrio

Mercrio o primeiro planeta a partir do Sol sendo, portanto, o mais prximo a ele. Mercrio o segundo menor planeta do Sistema Solar. Mercrio s maior do que o planeta Ano Pluto. Mercrio o menor entre os planetas rochosos ou terrestres que, como sabemos, so Mercrio, Vnus, Terra e Marte. Dimetro de Mercrio: 4878 quilmetros. Seu dimetro cerca de 38% menor do que o da Terra e cerca de 40% maior do que o da Lua.

Mercrio menor do que Ganimedes, satlite de Jpiter, e de Tit, satlite de Saturno. rbita de Mercrio: 57 910 000 quilmetros do Sol, ou 0,3871 unidades astronmicas (U.A.). Massa de Mercrio: 3,303 x 1023 quilogramas. Mercrio, Vnus, Terra e Marte so os chamados planetas terrestres, ou rochosos. Mercrio no possui satlites naturais. Mercrio possui uma atmosfera extremamente tnue. Mercrio nunca aparece a mais de 27o e 45' do Sol. A magnitude aparente de Mercrio, visto da Terra, varia entre -1,5 e +2,5. Entre todos os planetas terrestres Mercrio um extremo: ele o menor de todos, o mais denso entre eles (aps corrigirmos a auto-compresso), aquele com a mais velha superfcie, aquele com a maior de todas as variaes dirias na temperatura da superfcie, e o menos explorado entre eles. Compreender por que Mercrio apresenta estas caractersticas to singulares entre os planetas terrestres crucial para que possamos ter uma melhor compreenso de como a Terra se formou, como ela evoluiu, e como ela interage com o Sol. Por que o nome?

Mercrio recebeu este nome dado pelos romanos em homenagem ao mensageiro alado dos deuses do Olimpo. O motivo que o planeta Mercrio parecia se mover mais rapidamente do que qualquer outro planeta no cu.

Dados Essenciais (aproximados) sobre Mercrio


distancia mdia ao Sol (rbita) distancia mdia ao Sol comparada com a distncia mdia Terra-Sol durao do ano em dias terrestres (perodo de revoluo ou perodo orbital) durao do dia (no equador) em dias terrestres (perodo de rotao) velocidade orbital mdia diametro (equatorial) raio (equatorial) massa densidade mdia (densidade da gua = 1) gravidade na superfcie (equatorial) velocidade de escape (equatorial) temperaturas extremas na superfcie temperatura mdia na superfcie principais gases da atmosfera 57 910 000 km (0,3871 U.A.) Mercrio est 0,3871 vezes mais prximo do Sol do que a Terra 87,969 dias terrestres 58,6462 dias terrestres 47,88 km/segundo 4878 km (0,38252 vezes o diametro da Terra) 2439 km (0,38252 vezes o raio da Terra) 3,303 x 1023 kg (5,5271 x 10-2 vezes a massa da Terra) 5,42 gramas/centmetro cbico 2,78 metros/segundo ao quadrado (0,38 vezes menor que o valor da gravidade da Terra) 4,25 km/segundo a mais alta: 467oC a mais baixa: -183oC 179o Celsius hlio (42%), sdio (42%), oxignio (15%), outros gases (1%)

presso atmosfrica satlites conhecidos anis excentricidade da rbita (desvio da rbita circular que tem excentricidade 0) obliquidade (inclinao do eixo de Mercrio ou inclinao do seu equador em relao eclptica) achatamento de Mercrio inclinao orbital (inclinao do plano da rbita de Mercrio em relao ao plano da eclptica) albedo geomtrico visual (reflectividade) magnitude (Vo)

7 x 10-12 milibars no tem no tem 0,2056

0,00 0

7,004o

0,10 -1,9

A rbita de Mercrio

J vimos que Mercrio o planeta mais prximo ao Sol. De todos os planetas pertencentes ao Sistema Solar, com exceo do planeta ano Pluto, Mercrio o que possui a rbita mais elptica. A rbita de Pluto tem 0,246 de excentricidade e a de Mercrio tem 0,206. Depois dele o planeta com maior excentricidade Marte com 0,093. Por causa desta rbita elptica Mercrio se aproxima bastante do Sol, chegando a cerca de 46 milhes de quilmetros (0,308 U.A.) e em seguida se afasta at atingir a distncia de 70 milhes de quilmetros (0,466 U.A.). Devido excentricidade de sua rbita o dimetro aparente do Sol, visto da superfcie de Mercrio, varia de 1,4o no aflio a 1,8o no perilio. Isto de duas a trs vezes o dimetro do Sol visto da Terra. Mercrio recebe mais do que duas vezes mais radiao solar quando est mais prximo do Sol do que quando est mais afastado. Um dos aspetos mais caractersticos da rbita de Mercrio a relao entre o seu perodo rotacional e o seu perodo orbital. Mercrio gira em torno do seu eixo uma vez a cada 58,646 dias terrestres. Mercrio circula em torno do Sol uma vez a cada 87,969 dias terrestres. Como conseqncia disso Mercrio realiza trs voltas em torno do seu eixo (175,9 dias terrestres) enquanto d duas voltas em torno do Sol (175,8 dias terrestres). Assim, em relao s estrelas o planeta Mercrio faz uma volta completa em torno do seu eixo ("dia sideral") em 58,9 dias terrestres mas, em relao ao Sol, o "dia solar" de Mercrio dura 176 dias terrestres! Isto quer dizer que o dia em Mercrio, ou seja, o intervalo de tempo entre dois consecutivos nascer do Sol no cu deste planeta, leva dois anos de Mercrio! Vemos, portanto, que curiosamente o dia solar de Mercrio maior do que o seu ano sideral, uma particularidade nica deste planeta.

Os trnsitos de Mercrio Por ser um planeta interno Mercrio, assim como Vnus, pode ser observado, do nosso planeta, cruzando frente do disco solar. Isto s ocorre quando Mercrio se encontra na chamada "conjuno inferior". A cada 116 dias Mercrio passa entre a Terra e o Sol, na sua conjuno inferior. Alm disso, levando em conta a inclinao da rbita de Mercrio, seu trnsito s observado se o planeta est nas prximidades do seu nodo ascendente ou nodo descendente. O trnsito s pode ocorrer nos meses de maio ou novembro por que nestes perodos que Mercrio atravessa os nodos ascendentes e descendentes de sua rbita. Ocorrem apenas 13 ou 14 trnsitos observveis de Mercrio pelo disco solar a cada sculo. O ltimo trnsito de Mercrio sobre o disco solar aconteceu em 7 de maio de 2003. Na imagem abaixo vemos o disco de Mercrio projetado sobre o disco solar durante este trnsito.

As perguntas fundamentais sobre Mercrio ainda no respondidas

Os astrnomos esto aguardando novos dados para que possam responder seis perguntas chave sobre o planeta Mercrio. Ela so:

por que Mercrio to denso? qual a histria geolgica de Mercrio? qual a estrutura da regio central de Mercrio? qual a natureza do campo magntico de Mercrio? quais so os materiais no usuais presentes nos polos de Mercrio? quais os volteis que so importantes em Mercrio?

You might also like