You are on page 1of 27

1.1 PR-TEXTUAIS 1.1.

1 Capa (obrigatrio)
Segue abaixo modelo de capa, que deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto grfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padro de fonte Times New Romn ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem:nome da instituio, faculdade e curso;nome do autor;ttulo; subttulo, se houver;local (cidade da instituio)ano da entrega

Figura 1 - Modelo de Capa

1.1.2 Folha de rosto (obrigatrio)


Segue abaixo modelo de folha de rosto, que a folha que contm os elementos essenciais identificao do trabalho, deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto grfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padro de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: a-nome do autor; b- ttulo; c- subttulo, se houver; d- natureza (tese, dissertao, trabalho de concluso de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio, faculdade, curso; rea de concentrao enome do orientado e, se houver, do co-orientador; f- local (cidade da instituio) g-

ano da entrega

Figura 2 - Modelo de Folha de Rosto

1.1.2.2 Verso da folha de rosto ou aps para verso digital - Ficha Catalogrfica (obrigatrio)
No verso da folha de rosto dever constar a ficha catalogrfica que a identificao padro do trabalho a para ser catalogado na biblioteca da Metodista ou em outras, e dever seguir padres internacionais conforme o Cdigo de Catalogao AngloAmericano AACR2. A biblioteca responsvel de fazer a ficha catalogrfica para todos os alunos da instituio procure a bibliotecria de seu campus.

Figura 3 - Modelo de verso de Folha de Rosto

1.1.3 Errata (opcional)


Utiliza-se para indicao de erros porventura cometidos e sua respectiva correo, acompanhados de sua localizao no texto. Esta lista dever constar aps a folha de rosto.

Figura 4 - Modelo de Errata

1.1.4 Folha de aprovao (obrigatrio)


Deve conter informaes essenciais aprovao do trabalho que constiui-se pelo nome do autor(es), ttulo e subttulo (se houver), natureza, objetivo, nome da instituio a que submetido, rea de concentrao, data de aprovao, nome, titulao e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituio a que pertencem. A data de aprovao e assinatura dos membros da banca colocada aps a aprovao do trabalho. Esta folha no recebe ttulo.

Figura 5 - Modelo de Folha de Aprovao

1.1.5 Dedicatria (opcional)


Pgina opcional onde o(a) autor(a) presta homenagem ou dedica seu trabalho. Esta folha no recebe ttulo e o projeto grfico fica a critrio do autor.

1.1.6 Agradecimentos (opcional)


Devem ser dirigidos s pessoas ou instituies que, realmente contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho, restringindo-se ao mnimo necessrio. Deve receber ttulo, o projeto grfico fica a critrio do autor.

1.1.7 Epgrafe (opcional)


Frase, pensamento ou at mesmo versos no qual o autor apresenta citao seguida de autoria relacionada matria tratada no corpo do trabalho. Tambm podem ser apresentadas epgrafes nas folhas iniciais dos captulos ou sees. Esta folha no recebe ttulo e o projeto grfico fica a critrio do autor.

1.1.8 Resumo em portugus / Resumo em ingls (obrigatrio)


Deve ser um texto bastante sinttico que inclui as idias principais do trabalho, permitindo que tenha uma viso sucinta do todo, principalmente das questes de maior importncia e das concluses a que se tenha alcanado. feito normalmente na lngua de origem e numa outra de larga difuso, dependendo de seus objetivos e alcance. O ttulo deve ser centralizado, sem indicativo numrico e deve ser redigido em pargrafo nico. Em teses e dissertaes, apresentar o resumo com, no mximo, 500 palavras e em monografias e outros trabalhos acadmicos, com 250 palavras. As palavras-chave devem estar logo abaixo do resumo. Obs.: os resumos devem estar em folhas separadas, e devem obedecer a seguinte ordem: a- folha do resumo portugus. b- folha do resumo em ingls.

1.1.9 Lista de ilustraes, Tabelas, Abreviaturas e siglas, Smbolos(opcional)


Enumerao de elementos selecionados do texto, como datas, ilustraes (figuras), exemplos e tabelas, cada item designado por seu nome especfico, acompanhado do respectivo nmero da pgina. O ttulo deve ser centralizado, sem indicativo numrico, obedecem ordem que aparecem no texto, exceto para Abreviaturas e siglas que devem estar relacionados em ordem alfabtica. Recomenda-se fazer lista para informaes que contenham mais de 3 itens. Obs.: as listas devem estar em folhas separadas, e deve obedecer a seguinte ordem: 1 - Lista de ilustraes ou figuras, 2 Tabelas, 3 - Abreviaturas e siglas, 4 - Smbolos.

Figura 6 - Modelo de Lista

1.1.9.1 APRESENTAO DE ILUSTRAES NO TEXTO


Entende-se como ilustrao os grficos, diagramas, desenhos, fotografias, mapas, etc. que complementam visualmente o texto.

Figura 7 - Modelo de figura no Texto

1.1.9.2 APRESENTAO DE TABELAS E QUADROS NO TEXTO


As tabelas apresentam informaes tratadas estatisticamente; os quadros contm informaes textuais agrupadas em colunas.

Figura 8 - Modelo de tabelas e Quadros no Texto

1.1.10 Sumrio (obrigatrio)


Enumerao das principais divises, sees e captulos, na mesma ordem e grafia em que a matria apresentada no corpo do trabalho. Se o trabalho for apresentado em mais de um volume, em cada um deles deve constar o sumrio completo do trabalho.

Figura 9 - Modelo de Sumrio

1.2 TEXTUAIS
Essa a parte do trabalho onde exposta a matria. Deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), recomenda-se obedecer ao padro de fonte Times New Roman ou Arial, margens iguais as partes pr-textuais, espacejamento 1,5 entre linhas. Em caso de citaes diretas com mais de trs linhas e legendas de tabelas e ilustraes, usa-se espao simples. Os ttulos e subttulos das sees e subsees que compem o texto devem ser alinhados esquerda, precedidos de seus indicativos numricos grafados em algarismos arbicos e separados entre si por um espao de caractere e os ttulos devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos duplos. Cada seo primria deve ser iniciada em folha nova. Deve ter trs partes principais: introduo, desenvolvimento e concluso.

1.2.1 Introduo
A partir da pgina inicial da introduo, todas as pginas devem ser numeradas inclusive referncias, anexos etc, e o nmero deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. A introduo a parte inicial do texto, na qual devem constar a formulao e delimitao do assunto tratado, bem como os objetivos da pesquisa. Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o assunto a ser abordado. A introduo pode incluir informaes sobre a natureza e importncia do problema, sua relao com outros estudos sobre o mesmo assunto, suas limitaes e objetivos. Essa seo deve preferentemente representar a essncia do pensamento do autor em relao ao assunto que pretende estudar. Deve ser abrangente sem ser prolongada. um discurso de abertura em que o pesquisador oferece ao leitor uma sntese dos conceitos da literatura; expressa sua prpria opinio contrastando-a ou no - com a literatura; estabelece as razes de ser de seu trabalho sumariando apropriadamente comeo, meio e fim de sua proposta de estudo.

Figura 10 - Modelo de Introduo

1.2.2 Desenvolvimento
Parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do

assunto. Pode ser dividida em sees e subsees, que variam em funo do tema e da abordagem do mtodo. Portanto, a organizao do texto ser determinada pela natureza do trabalho monogrfico e respeitar a tradio da rea em que o mesmo se insere. Em trabalhos que se propem a rever e comentar a literatura, e que no relatam pesquisa de campo ou de laboratrio conduzida pelo autor, a Proposio preceder a reviso de literatura. Tambm no se justifica uma seo Resultados, porque em trabalhos dessa natureza no existe coleta de dados e respectivo tratamento estatstico. Em trabalhos nos quais se relata pesquisa de laboratrio ou de campo conduzida pelo autor, o Desenvolvimento das monografias, dissertaes ou teses apresentaro nessa ordem as seguintes partes do texto: Reviso da Literatura; Proposio; Mtodo; Resultados; Discusso.

1.2.2.1 Reviso da Literatura


Da Reviso da Literatura devem constar trabalhos preexistentes, que serviram de subsdio s intenes de pesquisa do autor. Pode constituir um corpo nico ou ser subdividida, caso o assunto a ser tratado assim o exija. A ordem cronolgica dos fatos deve ser obedecida, permitindo uma viso histrica do desenvolvimento do conhecimento do tema.

1.2.2.2 Proposio
A seo da Proposio destina-se a assentar as intenes do autor em relao ao assunto. Deve expressar coerncia recproca entre o ttulo e as sees de Reviso da Literatura e o Material e Mtodo.

1.2.2.3 Mtodo
A seo de Mtodo destina-se a expor os meios dos quais o autor se valeu para a execuo do trabalho. Pode ser redigida em corpo nico ou dividida em subsees. As subsees mais comuns so: Sujeitos, Material, Procedimentos. Se houver preferncia por redigir em corpo nico, a cada produto, material ou equipamento citado no texto, corresponder uma nota de rodap na qual constar no mnimo o tipo e a origem do meio empregado.

1.2.2.4 Resultados
Nesta seo o autor ir expor o obtido em suas observaes. Os resultados podero estar expressos em quadros, grficos, tabelas, fotografias ou outros meios que demonstre o que o trabalho permitiu verificar. Os dados expressos no devem ser

repetidos em mais de um tipo de ilustrao.

1.2.2.5 Discusso
A discusso constitui uma seo com maior liberdade. Nessa fase o autor, ao tempo que justifica os meios que usou para a obteno dos resultados, pode contrastar esses com os constantes da literatura pertinente. A liberdade dessa seo se expressa na possibilidade de constarem dedues capazes de conduzir o leitor naturalmente s concluses. Na discusso dos resultados o autor deve cumprir as seguintes etapas: a- estabelecer relaes entre causas e efeitos; b- apontar as generalizaes e os princpios bsicos, que tenham comprovaes nas observaes experimentais; cesclarecer as excees, modificaes e contradies das hipteses, teorias e princpios diretamente relacionados com o trabalho realizado; d- indicar as aplicaes tericas ou prticas dos resultados obtidos, bem como, suas limitaes; e- elaborar, quando possvel, uma teoria para explicar certas observaes ou resultados obtidos; f- sugerir, quando for o caso, novas pesquisas, tendo em vista a experincia adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando a sua complementao.

1.2.3 Concluso
Mesmo que se tenham vrias concluses deve-se usar sempre o termo no singular, pois, se trata da concluso do trabalho em si e no um mero enunciado das concluses a que o(a) autor(a) chegou. a recapitulao sinttica dos resultados e da discusso do estudo ou pesquisa. Pode apresentar dedues lgicas e correspondentes aos objetivos propostos.

1.3 PS-TEXTUAIS
Nesta seco compreendem as informaes que complementam o trabalho acadmico.

1.3.1 Referncias (obrigatrio)


Conjuntos de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados explicitamente no decorrer do trabalho. No deve constar nas referencias elementos que no foram citados no texto. As referncias devero ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema autor-data), usar espaamento entre linhas simples e entre as referncias,

duplo espao e alinhados esquerda. O ttulo deve ser centralizado e sem indicativo numrico.

1.3.2 Obras consultadas (opcional)


So materiais que foram utilizados para compor um idia e no foi citado no texto.

1.3.3 Glossrio (opcional)


um vocabulrio explicativo dos termos, conceitos, palavras, expresses, frases utilizadas no decorrer do trabalho e que podem dar margens a interpretaes errneas ou que sejam desconhecidas do pblico alvo e no tenham sido explicados no texto.

1.3.4 Apndice (s) (opcional)


Documentos que so anexados no final do trabalho com a finalidade de abonar ou documentar dados ou fatos citados no decorrer de seu desenvolvimento. So documentos elaborados pelo prprio autor e que completam seu raciocnio sem, prejudicar a explanao feita no corpo do trabalho. Os apndices so identificados por letra maiscula do alfabeto consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: APNDICE A - Avaliao numrica... APENDICE B - Avaliao de clulas...

1.3.5 Anexos (opcional)


Suportes elucidativos e indispensveis para compreenso do texto, so constitudos de documentos, nem sempre elaborados pelo prprio autor, que complementam a inteno comunicativa do trabalho. O ttulo deve ser centralizado e sem indicativo numrico. Se houver mais de um anexo, sua identificao deve ser feita por meio de letra maiscula do alfabeto. Exemplo: ANEXO A - Questionrio... ANEXO B - Representao grfica...

2 CITAO NO TEXTO
Segundo a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) - NBR10520 - Citao a meno, no corpo do texto, de uma informao extrada de outra fonte".

2.1 SISTEMAS DE CHAMADA DA CITAO NO TEXTO


Segundo a ABNT, as citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: autor-data ou numrico. Qualquer mtodo adotado dever ser seguido consistentemente em todo o texto.

2.2 SISTEMA AUTOR-DATA


Esse estilo de citao permite ao leitor identificar, rapidamente a fonte de informao na lista de referncias, em ordem alfabtica no final do trabalho.As citaes so feitas pelo sobrenome do autor ou pela instituio responsvel, ou ainda, pelo ttulo de entrada (caso a autoria no esteja declarada), seguido da data de publicao do documento, separados por vrgula ou entre parnteses. EX.: O discurso competente, alm de expressar significados, "representaes, ordens, injunes para fazer ou no fazer consequencias, significaes no sentido amplo do termo" (CASTORIADAS, 1991, p. 195), expressa tambm significantes cujas variveis so mais sinuosas. "Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia " segundo, Derrida, (1963, p.123)

2.3 SISTEMA NUMRICO


Neste sistema, a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismo arbicos, remetendo a lista de referencias no final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. A indicao da numerao pode ser feita entre parnteses, alinhada ao texto, ou situada um pouco acima da linha do texto em expoente linha do mesmo, aps a pontuao que fecha a citao EX.: Diz Rui Barbosa: " Tudo viver, previvendo."(15) Diz Rui Barbosa: "Tudo viver, previvendo15."

2.4 CITAO DIRETA OU TEXTUAL


As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas

duplas. EX.: Barbour (1971, p.35) descreve: O estudo da morfologia dos terrenos..." As citaes diretas, no texto, de mais de trs linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda com letra menor que a do texto, sem as aspas. EX.: A teleconferncia permite ao individuo participar de um encontronacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comum de teleconferncia incluem o uso da televiso, telefone,e computador. Atravs da udioconferncia, utilizando a companhialocal de telefone, um sinal de udio... (NICHOLS, 1993, p.181)

2.5 CITAO INDIRETA


Transcrio de conceitos do autor consultado, porm descritos com as prprias palavras do redator. Na citao indireta o autor tem liberdade para escrever com suas palavras as idias do autor consultado. EX.: Apenas poucos estudos examinaram a conformao de uma molcula inteira de mucina, utilizando a NMR de carbono 13 e tcnicas de disseminao luminosa, (GERKEN, 1989). (Dentro do parnteses o nome do autor deve estar em letras maisculas, s se usa minscula no texto).

2.6 CITAO DE CITAO


a transcrio direta ou indireta de uma obra ao qual no se teve acesso. Nesse caso, emprega-se a expresso latina "apud" (junto ), ou o equivalente em portugus "citado por", para identificar a fonte secundria que foi efetivamente consultada. EX.: Alm desses aspectos sobre a formao do povo brasileiro, que ainda hoje influenciam, de forma negativa, a disponibilidade para o ato de ler, outros ainda devem ser observados. Sobre este assunto, so esclarecedoras as palavras de Silva (1986 apud CARNEIRO, 1991, p. 31)

2.7 CITAO DE CANAIS INFORMAIS (AULA, CONFERNCIA, EMAIL, DEPOIMENTOS, ENTREVISTA.)


Quando se tratar de dados obtidos por informao verbal (palestras, debates, comunicaes) indicar entre parnteses, a expresso informao verbal, mencionando os dados disponveis em rodap. EX.: O novo medicamento est disponvel at o final deste semestre (informao

verbal)1. No rodap da pgina: 1 Notcia fornecida pelo presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso em Novembro de 2002.

2.8 CITAO COM UM AUTOR


EX. 1: (autor como parte do texto) Como afirma Almeida (1988, p. 14) "As novas tecnologias so o resultado prtico de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicao contempornea: a tv, o satlite e o computador." EX. 2: (autor no faz parte do texto) "As novas tecnologias so o resultado prtico de cruzamentos entre as diversas faces do triangulo da comunicao contempornea: a tv, o satlite e o computador." (ALMEIDA, 1988, p. 14) OBS.: trata-se de citao direta, por isso o trecho retirado da obra consultada digitado entre aspas duplas e a pontuao do autor citado fielmente reproduzida.

2.9 CITAO COM DOIS AUTORES


Devem ser apresentados pelos sobrenomes dos autores ligados por ; quando apresentados entre parnteses. Quando citados no texto, devem ser ligados por "e", seguidos do ano da publicao. Os nomes devem estar separados por " ; ". O smbolo & indica sociedade comercial, portanto no apropriado para um trabalho cientfico. EX. 1: (autor como parte do texto) Zaccarelli e Fischmann (1994) identificam a estratgia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variaes no nvel de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manuteno de mnimo esforo durante os perodos de baixa intensidade e na minimizao do esforo em perodo de pico. EX. 2: (autor no faz parte do texto) As estratgia de oportunidades como sendo a adotada por empresas que enfrentam grandes variaes no nvel de atividade em seus mercados. Ela consiste basicamente na manuteno de mnimo esforo durante os perodos de baixa intensidade e na minimizao do esforo em perodo de pico. (ZACCARELLI; FISCHMANN, 1994)

2.10 CITAO COM TRS AUTORES - CITA-SE OS TRS CITAO COM MAIS DE TRS AUTORES CITA-SE O PRIMEIRO SEGUIDO DE at al
Com mais de trs autores: EX. 1: (autor como parte do texto) Lotufo Neto et. al (2001) afirmam que as pessoas com depresso sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da sade, porm estes

raramente identificam o problema. EX. 2: (autor no faz parte do texto) As pessoas com depresso sofrem muito e procuram a ajuda de profissionais da sade, porm estes raramente identificam o problema. (LOTUFO NETO et al., 2001)

2.11 CITAO DE VRIOS AUTORES UMA MESMA IDIA


Citar os autores obedecendo a ordem alfabtica de seus sobrenomes. EX.: Essas proposies foram testadas dentro dos limites estreitos da pesquisa sobre projeto do tabalho e em powerment. Dessa forma Parker, Wall e Jackson ( 1997) e Parker (2000) demonstraram como autonomia e deciso so positivamente relacionadas com comportamentos proativos, iniciativas, flexibilidades e internalizaes de estratgias organizacionais por parte dos empregados. Do mesmo modo, Cordery e Clegg, Leach, Jackson (2000), Parker (1998),Wall (2000) .

2.12 CITAO DE AUTORES COM MESMO SOBRENOME


Havendo dois autores com o mesmo sobrenome e mesma data de publicao, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes. EX.: 1Os dados para a amostra dessa pesquisa foram coletados no banco de dados International Finance Corporation. Conforme salientam Costa J.R. e Costa M.R (1984).

2.13 CITAO DE UM MESMO AUTOR COM DATAS DE PUBLICAES DIFERENTES


EX.: Recentemente, foi comprovado que a educao continuada e o treinamento representam a base de sustentao do controle de qualidade total Tavares (1994, 1995, 1998). Importante: a seqncia das citaes obedece a ordem cronolgica das publicaes.

2.14 CITAO DE UM MESMO AUTOR COM MESMAS DATAS DE PUBLICAO


EX.: De acordo com Robinson (1973a, 1973b, 1973c) o nmero de manifestao corresponde a ....

Importante: na elaborao das referncias as mesmas letras identificadoras dos documentos devero ser apresentadas.

2.15 CITAO CUJO AUTOR UMA ENTIDADE COLETIVA


EX.: Segundo a ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, (2002) todo autor citado no texto deve ser relacionado nas referncias. OBS: As prximas vezes que a entidade for citada poder ser utilizada apenas a sigla. Exemplo: Segundo a ABNT...

2.16 CITAO DE TRABALHOS EM VIAS DE PUBLICAO (NO PRELO)


EX.: Segundo Carneiro (no publicado), todo comportamento humano decorre da concepo que ns temos da realidade e nessa realidade existem trs plos distintos: ns e aquilo que ns somos, ns e aquilo que nos cerca, ns e as outras pessoas. Nossa postura na vida depende do modo como estabelecemos esta relao. OBS: No caso do texto estar redigido em ingls, utiliza-se a expresso" in the press"

2.17 CITAO DE HOMEPAGE OU WEB SITE


Cita-se o autor pelo sobrenome, como se faz na citao tradicional. Quando no houver autor cita-se a primeira palavra do ttulo em CAPS LOCK (A ABNT orienta fazer a citao da mesma forma que a do autor-livro e autor revista. No se faz meno do site na nota de rodap, pois existe uma referncia prpria para documentos retirados da Internet. EX.: Ao tratar de biblioteca digital, Cunha (1999) esclarece que ela " tambm conhecida como biblioteca eletrnica (principalmente no Reino Unido), biblioteca virtual (quando utiliza recursos da realidade virtual), bibliotecas sem paredes e biblioteca virtual. Somente na lista de referncias cita-se o nome completo do autor o nome do site e a data do acesso.

2.18 CITAO DE OBRAS CLSSICAS


EX.: Homero exulta o povo "Bravos, meus filhos! Vigiai, sempre assim; que ningum ceda ao sono..." (Ilada, 10, p.173). O volume deve ser indicado em arbico e deve-se

colocar a designao da pgina " p. "

2.19 CITAO COM OMISSO DE PARTE DO TEXTO


Omisses em citaes so permitidas quando no alteram o sentido do texto. So indicadas pelo uso de reticncias no inicio ou no final da citao.Quando houver omisses, no meio da citao, usam-se reticncias entre colchetes. As reticncias indicam interrupo de um pensamento ou omisso intencional de algo que se devia ou que podia dizer e que apenas se sugere, por estar facilmente subtendido. EX.: No inicio da citao: "...alguns dos piores erros na construo organizacional tem sido cometidos pela imposio de um modelo mecanicista de organizao ideal" ou "universal" a uma empresa viva" (CASTRO, 1976, p.41) No meio da citao: O poder tributrio [...] base de aplicao de qualquer categoria de tributos" (FOUROUGE, 1973, p. 41) No final da citao: "Em relao a este tema Muraro (1983) no seu estudo com mulheres brasileiras da classe burguesa, afirma que uma das preocupaes mais importantes destas mulheres centrava-se na prpria aceitao....

2.20 NUMERAO
A numerao das notas explicativas feita em algarismo arbico, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. Ibdem - ibd [ na mesma obra] - Usado quando se faz vrias citaes seguidas de um mesmo Documento. 5 Silva, 1980, p.120 6 Ibid, p. 132 Idem - Id [ do mesmo autor] - Obras diferentes do mesmo autor. 5 Silva, 1980, p. 132 6 Id, 1992, p. 132 Opus citatum - op. cit. [obra citada] - Refere-se obra citada anteriormente na mesma pgina, quando houver intercalao de outras notas. 5 Silva, 1980, p. 23 6 Pereira, 1991, p. 213 7 Silva, op. cit., 93 Locus citatum - loc cit [lugar citado] - Refere-se a mesma pgina de uma obra citada anteriormente, quando houver intercalao de outras notas.

5 Silva, 1995, p120 6 Pereira, 1994, p.132 7 Silva, loc. Cit Nota:
y y

As expresses latinas somente podem ser usadas em notas de rodap. Das expresses latinas, a expresso apud a nica que pode ser usada no texto tambm.

3 REFERNCIAS
Segue nesta seco exemplos dos tipos de referncias e sua ordem exata conforme norma vigente da ABNT NBR 6023.

ABORGENES. In: Novo Aurlio : dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000.

3.14 LEIS E DECRETOS


BRASIL. Decreto lei n. 2.425, de 7 de abril de 1988. Estabelece critrios para pagamento de gratificaes e vantagens pecunirias aos titulares de cargos e empregos

na Administrao Federal. Dirio oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, v.126, n. 66, p.6009, 08 de abril. Seo 1, pt 1

3.15 ACRDOS DECISES E SENTENAS DE CORTES OU TRIBUNAISNOME DO PAS, ESTADO OU MUNICPIO.


BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Deferimento de pedido de extradio. Extradio n. 410. Estados Unidos da Amrica e Jos Antnio Hernandez. Relator: Ministro Rafael Mayer. 21 mar. 1984. Revista Trimestral de Jurisprudencia, Brasilia, v. 109, p. 870-879, set. 1984.

3.16 PARECERES, RESOLUES E INDICAES AUTORIA


CONSELHO FEDERAL DE EDUCAO. Resoluo n. 16 de 13 de dezembro de 1984. Dispes sobre reajustamento de taxas, contribuies e semestralidades escolares e altera e altera a relao do artigo 5 da da resoluo n. 1 de 14/1/83. Relator: Lafayete de Azevedo. Dirio Oficial da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 13 dez. 1984. Sc. 1, p. 190-191.

3.17 BBLIA
Bblia considerada no todo BIBLIA. Idioma. Ttulo. Traduo ou verso. Edio. Local: Editora, ano BIBLIA. Portugus. Bblia sagrada. Traduo: Centro Bblico Catlico. 34. ed rev. So Paulo: Ave Maria, 1982. Partes da Bblia Quando se tratar de partes da bblia, inclui-se o titulo da parte antes da indicao do idioma e menciona-se a localizao da parte (captulo ou versculo) no final. BIBLIA, N. T. Joo. Portugus. Bblia sagrada. Reed. Verso de Anttonio Pereira de Figueiredo. So Paulo: Ed. Da Amricas, 1950. Cap. 12, vers. 11.

3.18 ATAS DE REUNIES


Universidade Metodista de So Paulo. Conselho de Ensino e Pesquisa, So Bernardo do Campo. Ata da sesso realizada no dia 10 out. 2002. Livro 30, p. 10 verso.

3.19 ARQUIVOS ELETRNICOS


UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO. Sistema de Bibliotecas. Normas.doc. Manual para apresentao de trabalhos cientficos. Biblioteca Central. So Bernardo do Campo, 16 out. 2002. 2 disquetes. Word 5.0. SILVA, L.L. B. Apostila.doc. So Bernardo do Campo, 16 out. 2001. Arquivo (605 bytes); disquetes 3 Word for Windows 6.0. UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO. Biblioteca Central. Manual de referencia. So Bernardo do Campo, 2002. 1 disquete.

SANTOS, J. J. Discusses sobre normalizao de trabalhos [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por biblioteca@metodista.br em 12 out. 2002. NOTA: Segundo a ABNT, as mensagens que circulam por intermdio do correio eletrnico devem ser referenciadas somente quando no se dispuser de nenhuma outra fonte para abordar o assunto em discusso. Mensagens trocadas por e-mail tem carter informal, interpessoal e efmero, e desaparece rapidamente, no sendo recomendvel seu uso como fonte cientifica ou tcnica de pesquisa.

3.20 DOCUMENTOS ELETRNICOS (disponveis em meio tradicional e que tambm se apresentam em meio eletrnico)
a- Livro no todo: QUEIRS, Ea de. A relquia. In: BIBLIOTECA virtual do estudante brasileiro. So Paulo: USP, 1998. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 11 nov. 2002. b- Evento no todo: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIENCIAS DO MOVIMENTO, 35., 2002, So Paulo. Anais... So Paulo, SP: UMESP. 1 cd-rom.

ABORGENES. In: Novo Aurlio : dicionrio da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2000. Disponvel em < http://www.dicionariodalinguaportuguesa.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002. f- Jornal Estado de So Paulo. So Paulo, ano 126, n. 39401, nov. 2002. Disponvel em: < http://www.estadao.com.br >. Acesso em: 12 nov. 2002. g- Artigo de jornal COMRCIO, eletrnico. O Povo On-line, Fortaleza, 18 nov. 1989. Disponvel em: < http://www.opovo.com.br >. Acesso em: 18 nov. 2002. h- Artigo de revista SANTOS, Lineu. O bibliotecrio de referencia. Cincia da Informao. Braslia : IBICT, v. 26, n. 3, 1997. Disponvel em < http://www.ibict.br/cionline/ >. Acesso em: 18 nov. 2002.

3.21 DOCUMENTOS TRADUZIDOS


Pode-se indicar a fonte da traduo quando mencionada. CARRUTH, J. A nova casa do Bebeto. Desenho de Tony Hutchings. Traduo Ruth Rocha. So Paulo: Circulo do Livro, 1993. 21p. Traduo de: Moving House.

ANEXO A - Roteiro para Formatar o Trabalho Acadmico Inserindo Numerao a partir da Introduo:
1. Fazer a quebra de pgina na folha anterior a introduo ou a anterior a que se

i i i li i i i i : i i C l ilit t : i i i i : i t i l i l t t i i i i : i t C t i i i Cli :

Cli

Aes do documento
y y

Envi Imprimir

O Pl ne CM Si tema de Gerenciament de C ntedo de C di o Abertotem 2000-2011 pela Fundao Plone. Plone e o logo do Plone so marcas registradas da Fundao Plone. Distribudo sob a Licena GNU GPL.
y y y y y

Impulsionado pelo Plone XHTML Vlido CSS Vlido Seo 508 WCAG

Universidade Metodista de So Paulo Ajuda

Como C egar

Bi ioteca Dr. Jalmar Bowden Universidade Metodista de So Paulo

You might also like