You are on page 1of 3

Nietzsche e a crtica da noo de sujeito - por Fernando Cordeiro

Nietzsche e a crtica da noo de sujeito


por Fernando Cordeiro Segundo o filsofo Nietzsche (1844-1900), desde a Grcia antiga (apolnea, socrtico-platnica) ficou estabelecido o conhece-te a ti mesmo como um enigma, ou espcie de charada a ter que ser desvendada, na qual se supe que haja um sujeito que, sendo fixo e imutvel, assista impassvel aos acontecimentos mundanos que afetam to somente ao seu corpo. Corpo este considerado como um pobre corpo inserido no submundo sensvel, uma vez que o sujeito dotado de razo, que tudo o que lhe basta para que possa compreender a inconsistncia de tal mundo sensvel (e de seu prprio corpo), pois que o prprio sujeito quem vislumbra o superior mundo inteligvel, no qual jazem certezas absolutas, sob a forma de idias rigidamente instaladas desde um tempo imemorial.

Esse era o modo pelo qual Scrates e Plato dividiam a realidade entre mundo sensvel e mundo inteligvel. A este mundo inteligvel o sujeito poderia ter acesso, desde que soubesse fazer o uso dialtico de sua razo, o que lhe proporcionaria o controle e o domnio de seu corpo e do mundo sensvel. Logo, para Nietzsche, a essncia de tal sujeito o controle. Desta forma, o que antes era fluido e indivisvel, endureceu e dividiu-se.

Mas antes de Scrates houve os pr-socrticos para quem no havia o sobrenatural, mas apenas o natural, o fsico. No havia o metafsico. Alis, os filsofos eram fsicos, pois lidavam com a physis, a qual consideravam e tratavam como sendo um grande animal vivo. Os pr-socrticos buscavam a compreenso do cosmos e da physis atravs de interaes com a natureza e com os deuses. Para eles, a physis era um grande animal vivo, os deuses habitavam de fato o Monte Olimpo e Dioniso estava realmente no vinho. Portanto, Nietzsche apreciava muitssimo aos pr-socrticos e depreciava Scrates. Para Nietzsche, Scrates foi o responsvel pela ciso entre o homem e a natureza, ou seja, entre o homem e ele prprio quando dividiu a realidade entre duas partes: a parte fsica (mundo sensvel) e a parte metafsica (mundo inteligvel).

Os adeptos da corrente do milagre grego costumam dizer que a filosofia teve incio com Tales

1/3

Nietzsche e a crtica da noo de sujeito - por Fernando Cordeiro

de Mileto e seu desenvolvimento causou uma ruptura entre o pensar mtico e o pensar filosfico. Mesmo que aceitemos esta tese como irrefutvel, desprezando a filosofia de Buda e Confcio, por exemplo, para citar apenas dois contemporneos dos pr-socrticos, no podemos deixar de lembrar, por outro lado, de uma frase, para citar apenas uma, de um fragmento de Herclito : (...) aqui tambm habitam os deuses!.

Assim, os pr-socrticos s ficaram nisso: na ruptura entre um modo de pensar mtico e outro filosfico/cientfico, j que buscavam uma interao com o meio-ambiente procurando em ltima instncia uma harmonia com o cosmos. No se trata aqui de simplificar a filosofia pr-socrtica, que era vastssima e muito rica, sendo capaz de abarcar dois pensadores do quilate de Herclito e Parmnides, cujas maneiras de tentar uma sintonia com o cosmos eram quase opostas. Porm, no h como negar a evidncia de uma diretriz na maneira de pensar da maioria dos pr-socrticos, que no quiseram assumir o controle de nada, no procuraram controlar, nem dominar, mas apenas entender o funcionamento do grande animal vivo e para isto era preciso estar em harmonia com esse grande animal.

Entretanto, Nietzsche queria resgatar algo que ainda estava mais longe no tempo. E esse tempo foi antes mesmo dos pr-socrticos, em que a Grcia antiga no era apolnea, mas dionisaca. Ou seja, o pensar era mtico. Aquela cultura antiqssima possua, sem dvida, alguns aspectos intraduzveis para a nossa poca atual. Mas, podem-se fazer analogias com culturas ainda distantes da nossa, porm j mais prximas, como a dos ndios brasileiros, para que se entenda o que vem a ser pensamento mtico. Neste caso, uma boa metfora a do trovo; enquanto que para o homem branco, racional e positivista do sculo XXI, o trovo representa um fenmeno meteorolgico, previsvel e com o qual podem ser feitos experimentos cientficos, e do qual se sabe no s sua causa como tambm seus efeitos, para um ndio Tupi ou um Guarani ou um Goytacaz, o trovo muito provavelmente era o reflexo da ira de algum deus ou grande esprito. Naquela Grcia dionisaca, o trovo provavelmente era fruto da ira de Zeus.

Na Grcia dionisaca, nas bacantes, bebia-se e confraternizava-se de maneira to intensa que, perdia-se o referencial de um corpo e encontravam-se incontrolveis emoes numa massa amorfa de corpos excitados. Esquecia-se o que se era. Mas o que era era apenas um referencial que uma alma tinha de sua relao com aquele corpo no qual ela estava trancafiada. Este referencial era um mortal que sabia que existiam deuses (que podiam fazer ventar, chover ou se disfarar sob a forma de outro mortal) e semideuses vivendo no mesmo mundo fsico que ele. Fazendo uma comparao com as cores, no havia o preto isoladamente. Nem o branco. O que havia e o que se conhecia e se vivenciava era algo como o cinza. Preto e branco de modo separado seriam abstraes socrtico-platnicas. Ento, seguindo o mesmo raciocnio, ningum poderia ser um sujeito e nada poderia ser metafsico para Nietzsche. H um meio termo como o cinza que ficou perdido no tempo e foi esquecido

2/3

Nietzsche e a crtica da noo de sujeito - por Fernando Cordeiro

pelo homem, e que Nietzsche queria resgatar.

Inadvertidamente, os pr-socrticos, com a ruptura entre o mtico e o filosfico, abriram um precedente histrico que se transformou numa brecha que foi se alargando com o tempo e com a filosofia de Scrates e Plato, e que separou no s o mtico do filosfico, mas o fsico do metafsico, a alma do corpo e o bem do mal. Finalmente, sculos mais tarde, a filosofia de Descartes deu o golpe de misericrdia enrijecendo de vez a brecha e fincando no centro dela algo chamado cogito a substncia pensante, o sujeito. Para Nietzsche, o que se consolida a uma conscincia individualssima, culpada e reativa, coisa que no havia com os antigos, que (de modo inverso modernidade individualista que se consolida com Descartes) pensavam primeiro na coletividade, para em seguida se encontrar a si mesmo dentro desta coletividade. Este ser antigo, entretanto, ainda adormece dentro de ns. E ele pode ser despertado. E ele quer a vida de modo integral. Ele no rejeita nada e ainda brinda a vida em taas sempre transbordantes de vinho. E isso que Nietzsche quer resgatar. Fernando Cordeiro, professor e doutor em Filosofia e praticante de Kung Fu fernandocsmc@hotmail.com

3/3

You might also like