You are on page 1of 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Departamento de Engenharia Metalrgica e de Materiais

Terminologia Usual de Soldagem e Smbolos de Soldagem

Prof. Paulo J. Modenesi

Belo Horizonte, julho de 2008

Terminologia de Soldagem
A soldagem o mais importante processo de unio de metais usado industrialmente. Apresenta aplicaes muito variadas que abrangem deste a construo de itens simples, de baixa sofisticao, muitas vezes usados em aplicaes de pouca responsabilidade, at estruturas e componentes sofisticados que, caso falhem, podem colocar em risco a vida humana, causar danos ao ambiente e gerar enormes prejuzos. Em muitas destas aplicaes, a soldagem pode complementar ou competir com outros processos de unio (unio mecnica, colagem e outros) e de fabricao (como a fundio, conformao mecnica e a usinagem), sendo importante, para o sucesso da aplicao, a correta escolha e aplicao do(s) processo(s) de soldagem a ser(em) usado(s). Uma apresentao simples dos processos mais usuais de soldagem ser feita posteriormente neste curso. Como um processo de unio e fabricao de uso extenso em diferentes reas e com uma fama (hoje possivelmente menos justificada) de atividade eminentemente prtica, mais dependente da arte do que da cincia, a soldagem possui um conjunto de termos muito prprios. A presente seo tenta apresentar alguns destes termos e suas definies, alm de ressaltar alguns aspectos importantes destes termos. Deve ficar claro, contudo, que existem variaes destes nas diferentes regies do Brasil e, possivelmente, entre empresas vizinhas. Soldagem (Welding) o processo de unio de materiais, a Solda (weld) o resultado deste processo. similar, por exemplo, a Fundio e Fundido (ou pea fundida) e Laminao e Produto laminado (por exemplo, uma chapa). No Brasil, embora possa ser considerado como incorreto, comum usar a palavra solda para expressar o processo, por exemplo: A solda eltrica um processo muito verstil... Metal Base (base metal): Material da pea que passa pelo processo de soldagem. Quando possvel procura-se escolher, para uma dada aplicao, o metal base mais fcil de soldar (de melhor soldabilidade) que seja adequado para a aplicao. Em alguns casos, por exemplo, na recuperao de uma dada pea por soldagem, esta escolha impossvel. De qualquer forma, o modo como uma solda ser produzida (isto , o procedimento de soldagem usado) deve levar em considerao as caractersticas do metal base, particularmente os seus aspectos metalrgicos. Metal de Adio (filler metal): Material adicionado, no estado lquido, durante a soldagem por fuso (ou a brasagem). O metal de adio deve ser selecionado de acordo com o metal base, as caractersticas e a aplicao da junta (ver definio abaixo) a ser soldada. Metais de adio so especificados por diversos organismos nacionais e internacionais, com destaque para a America Welding Society (AWS) e a International Organization for Standardization (ISO).

Metal de Adio Poa de Fuso Solda Metal Base


Poa de Fuso (weld pool): Regio em fuso, a cada instante, durante uma soldagem por fuso. Em alguns processos de soldagem que no usam a fuso, pode-se considerar a existncia de uma regio de processamento de caractersticas similares poa de fuso. Penetrao (penetration): Distncia da superfcie original do metal base ao ponto em que termina a fuso, medida perpendicularmente mesma.
Terminologia de Soldagem - 1

Penetrao

Junta (joint): Regio entre duas ou mais peas que sero unidas. Tipos de Junta: Os tipos usuais de junta so: de topo (butt), de ngulo (tee), de canto (corner), sobreposta (lap) e de aresta (edge).

Topo

ngulo

Canto

Aresta

Sobre-posta

Soldas em juntas de topo e ngulo podem ser de penetrao total (penetrao em toda a espessura de um dos componentes da junta) ou parcial. Soldas de penetrao total apresentam um melhor comportamento mecnico, contudo, tendem a ser de execuo mais difcil. Assim, quando o melhor desempenho destas no for necessrio, o usual se trabalhar com soldas de penetrao parcial.

Chanfro (groove): Corte efetuado na junta para possibilitar/facilitar a obteno de uma solda com a penetrao desejada. usado quando a espessura dos componentes da junta impede a obteno da penetrao desejada sem o chanfro. O uso de um chanfro diferente do tipo I (ver abaixo), implica na necessidade de se usar metal de adio. A escolha do tipo de chanfro e suas dimenses dependem de muitos fatores como a material base, sua espessura, o tipo de junta, o processo de soldagem, a possibilidade de se acessar os dois lados da junta, a posio de soldagem (ver definio abaixo) e as caractersticas desejadas para a junta.

I X

V K

meio V U

Terminologia de Soldagem - 2

Tipos de juntas e exemplos de chanfros:

I (com fresta)

Juntas de Topo

I (ambos os lados)

Duplo V (ou X)

1/2 V

Juntas de Canto
V V e filete Filete

Juntas de Aresta
I V

Juntas Sobrepostas

Filete

Filete duplo

Juntas de ngulo

Filete

Filete duplo

1/2 V

Elementos de um Chanfro: Encosto ou nariz (s) (nose, groove face): Parte no chanfrada de um componente da junta. Garganta, folga ou fresta (f) (root opeming): Menor distncia entre as peas a soldar. ngulo de abertura da junta () (groove angle) e ngulo de chanfro () (bevel angle). Os elementos de um chanfro so escolhidos de forma a permitir um fcil acesso at o fundo da junta, mas, idealmente, com a menor necessidade possvel de metal de adio.

s f

Terminologia de Soldagem - 3

Raiz (root): Regio mais profunda do cordo de solda. Em uma junta chanfrada, corresponde regio do cordo junto da fresta e do encosto. Tende a ser a regio em que a soldagem mais difcil e, desta forma, mais propensa formao de descontinuidades em uma solda. Face (face): Superfcie oposta raiz da solda. Passe (pass): Depsito de material obtido pela progresso sucessiva de uma s poa de fuso. Uma solda pode ser feita em um nico ou em vrios passes (ver figura abaixo). Camada (layer): Conjunto de passes localizados em uma mesma altura no chanfro. Reforo (reinforcement): Altura mxima alcanada pelo excesso de material de adio, medida a partir da superfcie do material de base. Margem (toe): Linha de encontro entre a face da solda e a superfcie do metal de base.

Execuo de uma solda de vrios passes:

1 passe

2 passe

3 passe

... ... ...

7 passe

8 passe

9 passe

Margem Passe

Face

Reforo

Raiz Cobre junta

Passes de acabamento Passes de enchimento Camada Passe de raiz

Terminologia de Soldagem - 4

Posies de Soldagem (welding positions): Plana (flat): A soldagem feita no lado superior de uma junta e a face da solda aproximadamente horizontal. Horizontal (horizontal): O eixo da solda aproximadamente horizontal, mas a sua face inclinada. Sobrecabea (overhead): A soldagem feita do lado inferior de uma solda de eixo aproximadamente horizontal. Verical (vertical): O eixo da solda aproximadamente vertical. A soldagem pode ser para cima (vertical-up) ou para baixo (vertical-down). Dentre as diferentes posies de soldagem, usualmente a posio plana a que possibilita uma maior facilidade de execuo e uma maior produtividade. Para as outras posies, a fora da gravidade tende a dificultar o controle da poa de fuso e a transferncia do metal de adio para a poa.

Plana

Horizontal

Vertical

Sobre-cabea

Posies de soldagem Modos de Operao: Diferentes processos de soldagem podem ser usados de diferentes formas que dependem de maior ou menor grau da atuao do ser humano. Manual (manual): Soldagem na qual toda a operao (iniciao do processo, criao e controle da poa de fuso, deslocamento da poa ao longo da junto, posicionamento da tocha de soldagem, alimentao de metal de adio e trmino da operao) realizada e controlada manualmente pelo soldador (welder). Semi-automtico (semi-automatic): Soldagem com controle automtico da alimentao de metal de adio, mas com controle manual pelo soldador do posicionamento da tocha e de seu acionamento. A operao semi-automtica tende a ser de mais fcil execuo que a manual (isto , exige uma menor habilidade por parte do soldador). De qualquer forma, ambas as formas dependem fortemente da habilidade do soldado, tendendo a apresentar uma maior variabilidade que as outras formas de operao. Isto no significa que soldas de excelente qualidade no possam ser obtidas com estas duas primeiras formas de operao. Mecanizado (machine): Soldagem com controle automtico da alimentao de metal de adio, controle do deslocamento do cabeote de soldagem pelo equipamento, mas com o posicionamento, acionamento do equipamento e superviso da operao sob responsabilidade do operador de soldagem (welding operator). Automtico (automatic): Soldagem com controle automtico de praticamente todas as operaes necessrias para a sua execuo. Em alguns casos, a definio de um processo como mecanizado ou automtico no fcil, em outros, o nvel de controle
Terminologia de Soldagem - 5

da operao, o uso de sensores, a possibilidade de programar o processo indicam claramente um processo de soldagem automtico. Os sistemas automticos de soldagem podem ser divididos em duas classes: (a) Sistemas dedicados, projetados para executar uma operao especfica de soldagem, basicamente com nenhuma flexibilidade para mudanas nos processos e (b) sistemas com robs, programveis e apresentando uma flexibilidade relativamente grande para alteraes no processo. O uso de sistemas mecanizados e particularmente automticos para soldagem tem aumentado continuamente devido a fatores com destaque para a necessidade de maiores produtividade, repetibilidade e controle da soldagem e a reduo do nmero de soldadores em alguns pases. Por outro lado, sistemas mecanizados e automticos necessitam de um maior investimento inicial e tendem a exigir um maior controle, preciso e produtividade das operaes auxiliares soldagem como a preparao e a montagem das juntas. Regies de uma junta soldada (soldagem por fuso): Pode-se considerar que uma junta soldada formada por trs regies. Metal base (j definido anteriormente). Zona termicamente afetada (ZTA): Regio do metal base aquecida durante a soldagem a temperaturas capazes de causarem mudanas na microestrutura e propriedades do material. Tende a ser a regio mais crtica de uma junta soldada. Zona Fundida (ZF): Regio que, em algum momento durante a soldagem, esteve no estado lquido.

Zona Fundida (ZF)

Zona Termicamente Afetada (ZTA)

Metal de Base (MB) Cobre Junta

Terminologia de Soldagem - 6

Smbolos de Soldagem:

Smbolos padronizados so usados para indicar a localizao, detalhes do chanfro e outras informaes de operaes de soldagem em desenhos de engenharia. Existem sistemas de smbolos de soldagem desenvolvidos em normas de diferentes pases. No Brasil, o sistema mais usada o da American Welding Society, atravs de sua norma AWS A2.4, Symbols for Welding and Nondestructive Testing. Contudo, smbolos baseados em normas de outros pases so, tambm, usados. Como estes smbolos so similares aos da AWS, mas apresentam diferenas em detalhes, isto pode levar interpretao errada de desenhos. Um smbolo completo de soldagem consiste dos seguintes elementos: Linha de referncia (sempre horizontal), Seta, Smbolo bsico da solda, Dimenses e outros dados, Smbolos suplementares, Smbolos de acabamento, Cauda, e Especificao de procedimento, processo ou outra referncia.
Smbolo de acabamento Fresta Comp. da solda Dist. centro a centro (soldas intermitentes) Soldagem no campo

Smbolo de contorno ngulo de chanfro Smbolo bsico Dimenso de solda em chanfro Dimenso de solda/prep. Especificao, processo ou outro

S(E)

Lado oposto Lado da seta

F A R

L-P

Soldagem em todo o contorno Seta Linha de referncia

Cauda

Smbolo de soldagem e alguns de seus componentes e smbolos suplementares.

O smbolo bsico da solda indica o tipo de solda e chanfro que sero usados. A figura abaixo mostra os smbolos bsicos mais comuns:

Soldas em chanfro

em I (Bordas paralelas)

em V ou X

1/2 V ou K

U ou duplo U

J ou duplo J

V flangeado

1/2 V flangeado

Outros

Soldas de aresta

Solda de filete

Solda de tampo

Solda de ponto

Solda de costura

Solda de reverso

Solda de revestimento

Terminologia de Soldagem - 7

A posio do smbolo bsico na linha de referncia indica se a solda ser depositada no mesmo lado ou no lado oposto do local indicado no desenho pela seta:

Solda de Filete mesmo lado

Solda de Filete lado oposto

Solda de Filete ambos lados

Chanfro em V mesmo lado

Chanfro em duplo V ou X

Solda de Filete mesmo lado

Solda de Filete lado oposto

Solda de Filete ambos lados

Terminologia de Soldagem - 8

Exemplo do uso de smbolos compostos:

Chanfro 1/2 V e filete (mesmo lado)

Exemplo de um smbolo para uma solda em chanfro de V com dimenses:

10(13)

0 60 10

60 13

Leitura complementar: Marques, P. V. et al. Soldagem Fundamentos e Tecnologia, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

Terminologia de Soldagem - 9

You might also like