You are on page 1of 20

O DISCURSO DOCUMENTAL NA HISTRIA DAS IDIAS LINGSTICAS E O CASO DOS DICIONRIOS1

Jos Horta NUNES2


RESUMO: Este trabalho aborda o discurso documental, trazendo elementos para sua anlise. Localiza-se esse tipo de discurso no interior da perspectiva da Anlise de Discurso e da Histria das Idias Lingsticas e mostra-se seu lugar nas cincias da linguagem, seu estatuto textual e sua ligao com a histria. Depois, so abordadas as instncias do discurso documental: sua constituio, formulao e circulao. Em seguida, explicita-se como o esse discurso, enquanto prtica de arquivo, produz uma memria institucionalizada. Por fim, propem-se alguns direcionamentos para a anlise do discurso de documentao de dicionrios produzidos e ou utilizados no Brasil. PALAVRAS-CHAVE: Discurso documental; histria das idias lingsticas; anlise de discurso; dicionrio.

Introduo Tomar a documentao lingstica como objeto discursivo nos leva a construir um dispositivo de anlise que permita compreend-la como tal. Se o documentalista est envolvido em sua prtica, com objetivos especficos, e aquele que consulta as documentaes e os arquivos o faz com interesses que variam conforme a questo que ele se coloca, um estudo discursivo produz, por meio de um dispositivo terico e analtico, um distanciamento para se observar as prticas de documentao, considerando-se os gestos de interpretao que elas produzem. Desloca-se assim o olhar do documentalista e do leitor consulente em direo a uma perspectiva de anlise da documentao e do arquivo.

1 Esta pesquisa est relacionada ao projeto Documentao Lingstica: Arquivo, Instrumentao, Divulgao, que tem apoio da FAPESP (Auxlio Pesquisa, Proc. 2006/00234-8). O projeto objetiva efetuar uma reflexo sobre a documentao lingstica na anlise de discurso e na histria das idias lingsticas, assim como realizar um trabalho de documentao de dicionrios brasileiros. 2 UNESP Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas Departamento de Estudos Lingsticos e Literrios 15054-000 So Jos do Rio Preto SP Brasil. Endereo eletrnico: horta@ibilce.unesp.br

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

81

Os trabalhos em histria das idias lingsticas no Brasil (ORLANDI, 2001, 2002; GUIMARES; ORLANDI, 2002) tm trazido elementos para se compreender o discurso documental.3 Dessa perspectiva, estuda-se a constituio de um saber metalingstico no Brasil desde a poca Colonial, levando-se em conta o papel de obras, autores, teorias, acontecimentos, arquivos, instituies, na produo desse saber. Dentro disso, a relao entre o discurso documental e o arquivo, a memria, as instituies tem um lugar decisivo:
O arquivo em anlise de discurso o discurso documental, memria institucionalizada. Essa memria tem relaes complexas com o saber discursivo, ou seja, com o interdiscurso, que a memria irrepresentvel, que se constitui ao longo de toda uma histria de experincia de linguagem. Trabalhar a relao entre estas formas de memria, sem deixar-nos dizer pelas nossas preferncias, pelos nossos compromissos, e tambm no sermos ditos por uma histria sempre j-contada, um exerccio de mtodo e de disciplina. (ORLANDI, 2002, p.11)

Ler os documentos de arquivo conduz a explicitar os gestos de interpretao que subjazem a sua elaborao, evitando-se reproduzir uma histria j dada, fixada, e mostrando seu processo de construo. As prticas institucionais e de arquivo realizam um trabalho de interpretao que direciona os sentidos, estabelecendo uma temporalidade e produzindo uma memria estabilizada. Pensar a documentao no campo das cincias da linguagem nos leva a interrogar o modo como a prpria noo de cincia se apresenta nas prticas documentais. Que concepes cientficas, que teorias, que conceitos, que objetos, que mtodos esto em jogo na prtica documental? Como o discurso do documentador recorta esses elementos, como ele os seleciona, os classifica, os descreve, os relata em uma temporalidade? O que se repete e o que se apaga nesse trabalho? Enfim, como a cincia documentada, arquivada, institucionalizada, como ela significada nos textos documentais e na histria?

Discurso documental: cincia, texto e histria Para abordar o discurso documental, vamos delimitar os sentidos que atribumos a ele. Inicialmente, vemos o discurso documental como um saber cientfico, que toma forma na relao com as instituies, os sujeitos da cincia, os meios de circulao do saber, dentre outros aspectos conjunturais. Esse discurso tem por materialidade especfica os textos documentais, ou seja, textos
3 Para um histrico e uma bibliografia desses trabalhos, ver o site do Programa de Histria das Idias Lingsticas no Brasil (http://www.unicamp.br/iel/hil/index.htm).

82

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

que so considerados como documentos pertinentes a determinados campos de saber e textos que tomam esses materiais como objetos. Desse modo, tratase de um discurso cientfico que se realiza por meio de textos documentais e que produz uma historicizao da cincia. Em nosso caso, vamos nos deter na documentao lingstica, tomando o adjetivo lingstico como referente s cincias da linguagem. Consideramos desse ponto de vista no somente a chamada lingstica moderna, que comumente v na lingstica histrica do sculo XIX e depois em Saussure no sculo XX os incios da cincia lingstica, mas a constituio de um saber metalingstico desde a antigidade at nossos dias. Esse saber metalingstico, segundo Auroux (1992a, p.16-17), pode ser de natureza especulativa, ou seja, representado como abstrato, ou de natureza prtica, isto , que objetiva aquisio de certos domnios, como o domnio da enunciao (finalidade de convencer ou de representar o real), o domnio das lnguas (falar ou compreender uma lngua, seja a materna, seja outras), e o domnio da escrita (alfabetos, corpo literrio etc.). Os domnios constituem as tcnicas, ou seja, prticas que permitem obter certos resultados desejados e as competncias especficas, suscetveis de receber um estatuto profissional em uma sociedade (intrpretes, escribas, poetas etc.). Esse posicionamento nos leva a ter em vista no estudo da documentao lingstica, alm das teorias lingsticas modernas, as que se constituram desde a antigidade (lgica, retrica, gramticas gerais) e tambm os chamados instrumentos lingsticos (gramticas, dicionrios, manuais). Estes ltimos so considerados como tecnologias que prolongam a competncia do locutor, dando acesso respectivamente a um corpo de regras e a um conjunto de palavras que um mesmo locutor no domina completamente (AUROUX, 1992a, p.69). Acrescente-se a isso o estudo das instituies e das condies que elas trazem para a prtica cientfica, como as de: documentar a cincia, construir arquivos, formar cientistas, divulgar pesquisas etc. Convm distinguir aqui os textos a serem documentados (as obras) dos textos documentadores (descries, comentrios, resumos, indexaes, bibliografias, periodizaes etc.). Uma obra passa a ser um documento na medida em que ela historicizada, ou seja, na medida em que ela se torna objeto de um saber documental. O texto documental nomeia, data, seleciona objetos e traa percursos. Sua tipologia variada e caracteriza-se pelo carter metalingstico. Por vezes, ele se apresenta inserido em um texto terico, outras vezes apresenta-se como texto de arquivo, com o objetivo reconhecido de documentao. Tomemos um caso na histria das cincias da linguagem: a compilao de obras durante o sculo XVIII na Europa, a qual serviu de base para os estudos comparatistas. Retomando a distino entre o texto documentado (a obra) e o

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

83

texto documentador discutida mais acima, podemos ver o movimento de gramatizao das lnguas do mundo no sculo XVI e XVII como um perodo em que aparece uma grande quantidade de obras sobre centenas de lnguas indgenas. Segundo Auroux (1992b, p.542), o dado de incio uma coisa, como as Tbuas Eugubinas, descobertas em 1444 ou o Codex Argenteus reencontrado em 1563. Diremos igualmente que as gramticas, dicionrios, catecismos dos missionrios que estiveram no Brasil e em outras partes do mundo consistem em obras que se tornam dados e que passam a ser ajuntadas em arquivos, como o da Propagao da F, no incio do sculo XVII, em Roma. Com o acmulo desses dados textuais, surgem as prticas de documentao, que visam a obter, recensear, classificar, listar esses materiais, produzindo textos documentais. Em seguida, formulam-se hipteses sobre esses dados, as quais avanam termos tericos, como a noo de parentesco. Auroux (1992b) apresenta uma lista de obras que realizaram compilaes no sculo XIX, dentre as quais esto as de Monboddo (1773-1792), Court de Gebelin (1773-1782), Hervs e Panduro (1784), Adelung e Vater (1806-1817), Balbi (1826). Sem esse imenso trabalho de documentao, a Gramtica Comparada do sculo XIX certamente no teria condies de se estabelecer, o que implica que, embora ela tenha operado deslocamentos importantes, ela apresenta uma certa continuidade em relao a prticas anteriores. Vemos nesse processo, em sntese, a constituio do documento (da obra, do dado), a documentao (nesse caso, a compilao) e a interpretao terica (construo de teorias). Note-se que as compilaes, com suas listagens e descries, j balizam os dados, produzindo lugares de interpretao sobre o objeto documentado (as lnguas do mundo). Auroux (1992b, p.539) afirma que Adelung classifica tanto as lnguas como os povos; o jesuta Hervs apresenta seu posicionamento cristo quando considera a diversidade de lnguas um mistrio; Balbi, como gegrafo afetado pela estatstica, expe os fatos; Monboddo, de uma perspectiva da antropologia naturalista, coloca a hiptese do poligenetismo; e Gbelin, representante das Igrejas Reformadas na Frana, a do monogenetismo. Como prtica especfica das cincias da linguagem, a documentao lingstica se realiza de acordo com diferentes objetivos. Como mostra Auroux (1992a, p.11), os que elaboram histria dos conhecimentos lingsticos podem ser agrupados nas seguintes categorias: os que visam a constituir uma base documentria para a pesquisa emprica; os que so homogneos prtica cognitiva de que derivam (por exemplo, trabalho de um fillogo das lnguas clssicas sobre a gramtica, a filologia ou a lgica grega); os que tm um papel fundador, voltando-se para o passado para legitimar uma prtica contempornea. Em cada uma dessas prticas, vemos se constiturem tambm diferentes

84

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

horizontes de retrospeco , que relacionam o saber lingstico a certas temporalidades:


Nomeamos horizonte de retrospeco o conjunto desses conhecimentos antecedentes (Auroux, 1987). Um horizonte de retrospeco pode ser estruturado de diferentes formas. Os conhecimentos podem figurar de modo indistinto como conhecimentos comuns. Mas eles podem tambm ser indexados, com autores, at mesmo com datas. A existncia dos horizontes de retrospeco um testemunho de que o conhecimento tem necessariamente relao com o tempo; no h conhecimento instantneo, o que no significa que o objeto do conhecimento ou seu valor sejam temporais, como sustenta o relativismo. (AUROUX, 2006, p.107-108, traduo nossa)4

Segundo o autor, no se pode abordar a questo da histria das cincias sem estudar a estrutura dos horizontes de retrospeco e o modo como os domnios de objetos so afetados pela temporalidade. Deparamo-nos a com os chamados modos de historicizao, ou seja, modos de os objetos estarem na histria real (AUROUX, 2006, p.110). Isso conduz a no considerar a histria da cincia por meio de uma temporalidade idealista, que se daria de modo universal e fora do espao. Ao contrrio, a temporalidade dos conhecimentos lingsticos remetida aos espaos. Os trabalhos com os horizontes de retrospeco em diferentes tradies lingsticas explicitam conformaes especficas da temporalidade, inclundo-se a maneiras de se recortar o passado, de distinguir nesse horizonte o que faz parte da cincia contempornea e o que tido como histria da cincia, de retomar objetos deixados de lado, de transform-los ou substitu-los, no jogo entre memria e esquecimento. Apontamos at o momento algumas propriedades do discurso documental: sua localizao na cincia, seu objeto textual e sua ligao com a histria. No item seguinte, vamos no deter na montagem de um dispositivo de anlise desse discurso.

Constituio, formulao e circulao: as instncias do discurso documental Todo discurso pode ser analisado nas instncias de sua constituio, formulao e circulao. Conforme Orlandi (2001, p.9), a constituio se d a
4 Nous nommons horizon de rtrospection lensemble de ces connaissances antcdentes (Auroux, 1987). Un horizon de rtrospection peut tre structur de multiples faons. Les connaissances peuvent figurer de faon indistincte comme connaissances communes. Mais elles peuvent aussi tre indexes, avec des auteurs, voire des dates. Lexistence des horizons de rtrospection tmoigne de ce que la connaissance a ncessairement rapport au temps: il ny a pas de connaissance instantane, ce qui ne signifie pas que lobjet de la connaissance ou sa valeur soient temporelles, comme le soutient le relativisme. (AUROUX, 2006, p.107-108)

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

85

partir da memria do dizer, fazendo intervir o contexto histrico-ideolgico mais amplo. Ela diz respeito ao que se chama a dimenso vertical do discurso, ou dimenso interdiscursiva, quando um enunciado se encontra relacionado a uma rede de formulaes. Trata-se de um espao que organiza a repetio/ transformao dos elementos discursivos e que est sujeito ao apagamento, ao esquecimento, denegao. Esse espao de memria determina a formulao, ou seja, o interdiscurso determina o intradiscurso, ele o atravessa, ele o constitui. A formulao se d em condies de produo e circunstncias de enunciao especficas. Trata-se do intradiscurso enquanto fio do dizer, linearizao, e que por isso considerado como a dimenso horizontal do discurso. Na formulao instaura-se o texto, na contradio entre uma determinao externa (interdiscurso) e uma determinao fonte (a de determinar o que diz). Se a formulao constituda pela memria, ela tambm atualizao dessa memria. J a circulao diz respeito aos trajetos dos dizeres que se do em certas conjunturas. A circulao ocorre por meios que nunca so neutros. No nvel da constituio, localizamos a memria documental, pensada como um espao estratificado de formulaes, espao este sujeito repetio. Tomemos como exemplo a memria das lnguas indgenas desde os tempos da colonizao no Brasil. H uma srie de dizeres em textos de viajantes e missionrios que tm por objeto lnguas indgenas, geralmente na forma de comentrios que realizam as primeiras reflexes lexicogrficas e gramaticais. Toda essa memria apresenta-se como um espao de possibilidades a serem retomadas. Assim, os historiadores da Companhia de Jesus realizam um trabalho de arquivo, elencando e comentando as obras dos missionrios, com o objetivo de elaborar uma histria dessa instituio talvez a primeira tentativa de uma histria das idias lingsticas no Brasil. J os estudiosos da linguagem no sculo XIX trabalham essa memria visando construo de uma histria do Brasil, na qual se interpretam os textos dos missionrios em vista da construo de uma imagem do Tupi Antigo como lngua originria romantizada, argumento para uma identidade nacional.5 De acordo com Pcheux (1999, p.56), uma memria no poderia ser concebida como uma esfera plena, cujas bordas seriam transcendentais histricos e cujo contedo seria um sentido homogneo, acumulado ao modo de um reservatrio: necessariamente um espao mvel de divises, de disjunes, de deslocamentos e de retomadas, de conflitos de regularizao... Um espao de desdobramentos, rplicas, polmicas e contra-discursos. Na anlise do discurso documental, atentamos para esse carter mvel da memria apontado por Pcheux. O caso dos mitos indgenas significativo a esse respeito. Os missionrios no Brasil colonial no atribuam aos mitos um valor documental,
5 Ver Nunes (2006).

86

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

de maneira que no se constituiu um arquivo deles nessa poca, ao passo que os mitos religiosos cristos foram inseridos na catequese. Tal esquecimento perdurou por sculos, at que, com a antropologia no final do sculo XIX, eles passaram a valer como materiais a serem coletados. A memria discursiva tem a ver, nesse caso, com a memria textual, com a seleo ou negao de uma forma textual em certas circunstncias. No nvel da formulao, temos a instaurao do texto documental, com sua unidade, linearidade, imaginrio de completude. Um trabalho de anlise do texto documental leva a explicitar seu modo de organizao, os efeitos de co-referncia que ele produz, bem como o exerccio da funo autor.6 Inicialmente, possvel identificar as vrias formas textuais que se constituem na histria: os comentrios, as resenhas, as bibliografias, os prefcios, as classificaes, as compilaes etc. No momento de legitimao da lngua nacional, em finais do sculo XIX, por exemplo, um imenso trabalho de recenseamento dos brasileirismos teve lugar, o qual teve continuidade at meados do sculo XX. Tal coleta consistiu primeiramente em elencar textos dos mais variados tipos que continham brasileirismos (relatos de viajantes e missionrios, glossrios, textos cientficos, textos literrios, dicionrios parciais). Resultaram disso compilaes e bibliografias.7 Esse material serviu, por um lado, confeco de dicionrios de brasileirismos (ROHAN, 1889; SOARES, 1888) e, por outro, s crticas aos dicionrios portugueses, nas quais se indicavam suas omisses e inadequaes das definies, como se v, por exemplo, no Lexico de Lacunas, de Taunay (1914). No nvel da circulao, h os diversos modos de distribuio do discurso documental, considerando-se os meios tcnicos (manuscritos, impressos, texto eletrnico), os discursos de divulgao (institucionais, acadmicos, mediticos), as publicaes, os peridicos, os congressos, enfim, tudo aquilo que faz o texto circular ou no circular (preservao, acesso restrito, desconhecimento etc.). O trabalho documental est diretamente relacionado aos modos de circulao do conhecimento, na medida em que lida com as condies de realizao e de divulgao das cincias. Observar a histria dos documentos, os percursos que eles realizam, leva a compreender melhor a produo do conhecimento. Fatos como a expulso dos jesutas foram acompanhados da perda ou extravio de obras. Uma parte desses materiais encontra-se espalhada por arquivos europeus. Os materiais coligidos
6 Segundo Orlandi, a funo autor, sendo determinada pela exterioridade, est mais submetida s regras das instituies e aos procedimentos disciplinares (ORLANDI, 1988, p.77). Isso nos leva a considerar os efeitos das instituies e dos procedimentos disciplinares no discurso documental. 7 Um trabalho bibiliogrfico sobre os brasileirismos, j na primeira metade do sculo XX, encontra-se em Neiva (1940).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

87

pelo naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, resultantes de uma expedio pelos rios da Amaznia, assim como alguns de seus manuscritos, foram arrebatados, durante a invaso napolenica, por Saint-Hilaire, do Museu de Histria Natural de Paris (HOLANDA, 1989, p.171-173). As fundaes da Biblioteca Nacional e do Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro levaram coleta de materiais, dentre os quais alguns relativos a lnguas indgenas. Analisar os gestos de interpretao desses trajetos das obras um passo para se explicitar a historicidade da documentao lingstica. O discurso documental apresenta caractersticas do que Foucault (1971, p.23) chama comentrio, enquanto um procedimento interno de controle e delimitao do discurso: princpios de classificao, de ordenamento, de distribuio. O comentrio limita o acaso do discurso pelo jogo de uma identidade que teria a forma da repetio e do mesmo. Na discrepncia entre o texto primeiro e o texto segundo, vrios so os discursos que se produzem: retomar um sentido original, interpretar o que no era compreendido, produzir novos discursos sobre o mesmo texto. Mas o discurso documental pode estar ligado tambm disciplina e, nesse caso, ele seleciona objetos a serem considerados em um campo de saber, como vimos mais acima na discusso sobre as cincias da linguagem. E se, ao evocar uma memria, ele visa produo de novas formulaes de uma cincia atual ou futura , ele deve ser visto tambm como uma forma de controle dos textos e dos discursos em uma sociedade.

Documento, arquivo e memria Vamos tratar agora do discurso documental enquanto prtica de arquivo, mediada pelas instituies e que produz uma memria institucionalizada, estabilizadora de sentidos. Ao participar da construo do arquivo, o discurso documental estabelece uma regionalizao da memria da cincia. Para se compreender esse fato, faz-se necessrio explicitar o funcionamento dos arquivos textuais na histria e no contexto atual das novas tecnologias. Em Ler o arquivo hoje, Pcheux (1994) chama ateno para o fato de que os arquivos textuais apresentam caractersticas especficas, distintas daqueles em que prevalecem os dados de natureza quantitativa:
o discursivo informaticamente marcado sob a forma dos dados textuais no tem, efetivamente, a mesma relao nos procedimentos lgico-matemticos que este outro tipo de dados, de natureza quantitativa, utilizados em economia, em demografia, em histria etc. De forma que este domnio, o qual ser conveniente aqui chamarmos do discurso textual , o lugar em potencial de um confronto violentamente contraditrio. (PCHEUX, 1994, p.55-56)

88

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

Assim, o autor aponta para duas tendncias contraditrias na leitura de arquivo desde a Era Clssica: a literria e a cientfica. Com as novas tecnologias, as fronteiras entre essas duas tendncias se movimentam: o domnio dos literatos parcialmente ocupado pelo dos cientistas, sempre dispostos a construrem bancos de dados, ao passo que os literatos se refugiam em seus arquivos particulares ou se dispem a utilizar as novas tecnologias, muitas vezes sem um trabalho efetivo de autoria tecnolgica. A posio de Pcheux a de que, diante da re-organizao da diviso do trabalho que se apresenta, e do risco de isolamento dos literatos, preciso realizar trabalhos de arquivo que no embarquem na prtica liberal da circulao da informao, bem como no utilitarismo dos cientistas, mas que levem em conta a materialidade da lngua:
existncia da materialidade da lngua na discursividade do arquivo que urgente se consagrar: o objetivo o de desenvolver prticas diversificadas de trabalhos sobre o arquivo textual, reconhecendo as preocupaes do historiador tanto quanto as do lingista ou do matemtico-tcnico em saber fazer valer, face aos riscos redutores do trabalho com a informtica - e, logo, tambm nele - os interesses histricos, polticos e culturais levados pelas prticas de leitura de arquivo. (PCHEUX, 1994, p.63)

As observaes de Pcheux nesse texto, bem como os estudos que se seguiram na Anlise de Discurso sobre a questo da leitura de arquivo (ORLANDI, 1994) nos conduzem a atentar para as materialidades lingsticas do arquivo, para a produo das metforas de arquivo e a possibilidade de equvoco na leitura dos discursos textuais a envolvidos. Compreender o modo de constituio dos arquivos na histria, o lugar que o documento textual e o funcionamento das sistematicidades lingsticas ocupam nesse processo, assim como os efeitos de memria que nele se produzem, uma etapa importante para o conhecimento dessas prticas. Tudo isso traz condies para um posicionamento refletido diante do espao polmico da memria e das leituras de arquivo. Um dos pontos que levam a uma compreenso mais aprofundada do funcionamento do arquivo est na distino entre memria e interdiscurso. Segundo Orlandi (2003, p.14), a memria enquanto interdiscurso diz respeito ao saber discursivo, ao fato de que todo dizer se produz sobre um j-dito. Todo dizer j gesto de interpretao, posio face memria. J a memria enquanto arquivo a memria institucionalizada, estabilizada:
J o que estamos chamando arquivo a memria institucionalizada, estabilizao de sentidos. No arquivo, o dizer documento, atestao de sentidos, efeito de relaes de foras. Se no interdiscurso h o que

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

89

se deve dizer mas tambm o que se pode dizer e mesmo a possibilidade de se dizer o irrealizado, o arquivo repousa sobre o realizado, menos sobre o que pode e muito mais sobre o que deve ser dito. No arquivo h, assim, um efeito de fechamento. Se o interdiscurso se estrutura pelo esquecimento, o arquivo o que no se esquece (ou o que no se deve esquecer). Se no interdiscurso fala uma voz sem nome (cf. Courtine), no arquivo fala a voz comum, a de todos (embora dividida). (ORLANDI, 2003, p.15).

Deste modo, preciso distinguir a memria institucionalizada (a memria de arquivo) e a memria enquanto interdiscurso (o horizonte do j-dito). O arquivo corresponde a representaes imaginrias da memria. Podemos acrescentar que a memria institucionalizada tem uma histria e que ela sustentada por certas condies que, quando deixam de vigorar, abalam a estabilidade do arquivo. assim que a coleta de brasileirismos, fomentada pela Academia Brasileira de Letras desde sua fundao, em 1897, e que se estendeu at a primeira metade do sculo XX, deixa de ser pertinente a partir do momento em que surgem os primeiros dicionrios gerais em finais da dcada de 1930. Isso corresponde tambm a uma modificao da relao entre a ex-colnia e a ex-metrpole: da relao de complementao se passa a uma relao de autonomia. O tema de arquivo no ser mais ento o dos brasileirismos, mas o da descrio do portugus brasileiro. Note-se que essas mudanas temticas de arquivo (das metforas de arquivo) so acompanhadas de considerveis transformaes no panorama institucional das cincias da linguagem. Como mostra a periodizao dos estudos da lngua portuguesa no Brasil efetuada por Guimares (2004), a dcada de 1930 corresponde ao incio de um novo perodo, marcado pela fundao dos cursos de letras (o da USP em 1934 e o da Universidade do Brasil em 1939), que passam a constituir-se em espao de pesquisa sobre questes de linguagem, que estavam, at ento, ligadas fundamentalmente lngua do Estado (Lngua Nacional), a um padro literrio e ao ensino (GUIMARES, 2004, p.31). Um dos autores significativos desse perodo, segundo Guimares, Silveira Bueno, que ingressa por concurso na USP em 1944 e, a partir da elabora trabalhos que contemplam a dialetao no Brasil, de uma perspectiva filolgica (Estudos de Filologia Portuguesa, 1946), sendo que ele considera a semntica como uma das partes da filologia (Tratado de Semntica Geral Aplicada Lngua Portuguesa do Brasil, 1947). Guimares observa que Silveira Bueno tambm considerava que a produo de instrumentos lingsticos, como gramticas, afeta a lngua. A partir disso, podemos compreender as mudanas na produo lexicogrfica, que no visava mais realizao de dicionrios de brasileirismos, ou ao estudo dos brasileirismos isoladamente, mas sim a dicionrios brasileiros de lngua portuguesa. Enquanto autor de dicionrios, Silveira Bueno se dedicou, por um

90

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

lado, produo de dicionrios gerais escolares (como o Dicionrio Escolar da Lngua Portuguesa, 1955) e, por outro, de dicionrios etimolgicos (como o Grande Dicionrio Etimolgico-Prosdico da Lngua Portuguesa, 1967).8 Tais fatos mostram que as mudanas institucionais vo de par com as mudanas das temticas de arquivo e dos instrumentos que da resultam. Gostaramos neste momento de apontar uma distino entre percurso temtico de arquivo e percurso temtico no arquivo. Vemos este ltimo como um percurso temtico que se realiza em um ou mais arquivos para a composio de um corpus de anlise. Um exemplo disso est na proposta de Guilhaumou e Maldidier (1994), segundo a qual o arquivo no o reflexo passivo de uma realidade institucional, ele , dentro de sua materialidade e diversidade, ordenado por sua abrangncia social (p.164). Essa proposta direciona para uma diversificao do arquivo, com a considerao da multiplicidade de dispositivos textuais. O tema da subsistncia durante a Revoluo Francesa, por exemplo, mobiliza na anlise desses autores uma srie de arquivos: do grito do povo amotinado que chega at a justia at o tratado de economia poltica, passando pela correspondncia dos intendentes, a obra literria ou o debate da assemblia etc.. Se os estudos baseados nessa concepo levaram a uma diversificao dos corpora, ao trabalho com corpora abertos e anlise do modo como um tema se apresenta em vrios arquivos, eles no conduziram a uma anlise mais detida do funcionamento de um ou outro arquivo. Assim, parece-nos apropriado considerar um percurso especfico: o percurso temtico de arquivo, que aquele construdo em um arquivo, freqentemente ligado a uma instituio. O que se estuda nesse caso no exatamente como um tema est no arquivo ou atravessa vrios arquivos, mas sim como o arquivo se constitui por temas, como ele ordena, classifica e constri por meio das prticas documentais um discurso da histria. Busca-se explicitar, de fato, as bases lingstico-discursivas do funcionamento do arquivo em relao a ele mesmo. No percurso temtico de arquivo, o texto documental uma unidade de anlise, na medida em que ele produz um discurso sobre os objetos de arquivo. Esse discurso construdo por formas textuais e mecanismos lingsticos que participam da construo dos percursos temticos. Consideramos aqui no um ou outro tema, mas as montagens temticas constitudas nos gestos de documentao, montagens estabelecidas por meio de nomeaes, descries, palavras-chave, classificaes etc. Um conjunto de palavras-chave, por exemplo, no corresponde a um nico tema mas a uma montagem de vrios temas que constituem um enunciado de arquivo. Est contemplada a a possibilidade da polissemia de arquivo, como modo de agenciar a multiplicidade de discursos.

8 Sobre a autoria lexicogrfica em S. Bueno, ver a dissertao de mestrado de Giacomini (2007).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

91

Essas montagens formam a base para os efeitos metafricos de arquivo. Parece-nos que um estudo da escrita de arquivo permitir compreender os efeitos de sentido a produzidos. Trata-se de uma escrita que alterna a linearidade e a verticalidade, o fio do discurso e a profundidade, o sintagma e o paradigma. escrita horizontal das descries vem se ajuntar a escrita tabular das classificaes, das listas de palavras, dos campos relacionais. As montagens formam redes, cadeias significantes que se entrecruzam. Nessa escrita, as metforas de arquivo operam substituindo, mas tambm sobrepondo, acumulando, alternando, de modo que na leitura do arquivo os equvocos produzem efeitos de mutliplicidade, de deriva, de alternncia, produzindo a iluso do percurso mltiplo. Esperamos ter levantado alguns pontos pertinentes para a reflexo sobre o documento, relacionando-o com o arquivo e com a memria, e tambm atentando para sua materialidade textual. Os trabalhos relacionados ao arquivo na Anlise de Discurso complexificaram essa noo, evitando tomar os textos, documentos e arquivos em sua transparncia e literalidade, e considerando-os em sua opacidade e especificidade. Alm disso, eles trouxeram condies para o conhecimento dos aspectos institucionais, da histria social dos textos e do funcionamento lingstico-discursivo dos arquivos. Tudo isso nos permite hoje um outro olhar sobre o que seja o discurso documental.

O dicionrio na documentao lingstica Os trabalhos em Histria das Idias Lingsticas (HIL), articulados Anlise de Discurso, levaram a considerar o dicionrio como um objeto de anlise e como um instrumento lingstico, ou seja, como um saber cientfico de natureza prtica e tcnica. Ao ver a gramtica e o dicionrio tradicionais como objetos normativos, a lingstica moderna produziu uma nova memria da cincia, na qual esses objetos foram deixados de lado diante da cientificidade da lingstica, que propunha o estudo da lngua enquanto sistema abstrato. A oralidade ganha um estatuto decisivo para a descrio dos sistemas lingsticos, frente escrita. Porm, se os instrumentos lingsticos, construdos com base na escrita, de fato no se confundem com a lngua, eles no deixam de funcionar na sociedade, produzindo um discurso e um imaginrio lingstico. Da perspectiva da HIL, os instrumentos lingsticos so vistos como um saber que funciona na aquisio dos domnios da escrita, da lngua e da enunciao. Compreender a historicidade dos dicionrios implica considerar sua existncia (aparecimento, transformao, substituio) no tempo e no espao. Reconhecendo esse lugar para o dicionrio na histria das cincias, julgamos pertinente estudar o modo como ele foi documentado em diferentes conjunturas.

92

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

Tendo em vista a hiperlngua brasileira, 9 propomos alguns caminhos possveis para a anlise da documentao de dicionrios. Salientamos aqui alguns dos domnios que tm sido estudados amplamente na HIL: obras, autores, instituies, acontecimentos, teorias. Vamos abordar rapidamente cada um deles, a fim de indicar procedimentos para esse tipo de pesquisa. Salientamos que esta reflexo se restringe aos dicionrios e que ela no visa exaustividade, mas sim a apresentar um conjunto de possibilidades analticas. Visamos com isso trazer condies para um conhecimento das documentaes lexicogrficas realizadas na histria.

Obras O primeiro ponto a ressaltar quanto ao estudo das obras a especificidade do objeto dicionrio e de sua tipologia. Encontra-se na histria uma grande variedade de dicionrios, o que coloca o problema de sua identificao e classificao. Tomemos como exemplo o Vocabulrio na Lngua Braslica, do sculo XVI, o primeiro dicionrio feito no Brasil, um bilnge portugus-tupi. A anlise de sua nomenclatura nos mostra que um dicionrio que traz como entrada: unidades lexicais, sintagmas, frases, seqncias de frases. Alm disso, os verbetes mostram enunciaes atribudas aos ndios, aos intrpretes, aos prprios lexicgrafos ou a certos grupos de falantes da lngua indgena e da lngua portuguesa. Desse modo, as marcas enunciativas (discursos relatados, marcas de heterogeneidade discursiva, sistematicidades pronominais) so caracterizadoras desse dicionrio, o que o diferencia de um dicionrio exclusivamente de definio ou de sinonmia e leva a v-lo como um instrumento que trabalha a discrepncia entre os locutores e entre as palavras e as coisas. Essas marcas discursivas nos permitem compreender, ento, aspectos significativos da tipologia dicionarstica. Lembramos que, na Anlise de Discurso, a tipologia no tomada como um a priori mas sim remetida s condies de produo e s propriedades internas dos processos discursivos (ORLANDI, 1999, p.85-86). Desse ponto de vista, colocam-se questes como: o que um dicionrio geral? O que um dicionrio escolar, infantil,10 de gria, etimolgico etc.? Cabe a analisar os efeitos dos mecanismos caracterizadores das obras, que se encontram nos ttulos, prefcios, descries, mas tambm estar atento sua materialidade textual e discursiva. Alm disso, parece-nos pertinente relacionar
9 A hiperlngua um espao-tempo de comunicao, que dispe de certa estrutura conferida pelos sujeitos e pelos objetos que o ocupam (AUROUX, 1998, p.19). Uma reunio de artigos que tratam da hiperlngua brasileira encontra-se em uma edio da revista Langages (AUROUX; MAZIRE; ORLANDI, 1998). 10 Em sua dissertao de mestrado, em andamento na UNESP IBILCE (So Jos do Rio Preto), Maria Teresa Martins objetiva mostrar o aparecimento dos dicionrios infantis no Brasil, nas dcadas de 1980 e 1990, efetuando tambm uma anlise discursiva desses dicionrios.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

93

as discursividades de uma e outra tipologia, identificando os traos que distinguem os tipos e subtipos. Evitar desse modo operar com uma tipologia fixada, que no contemple as singularidades e as regularidades discursivas das obras.

Autores A anlise dos autores de dicionrios se depara inicialmente com textos biogrficos, que circulam e so retomados. Tomar as biografias como discursos implica considerar suas verses, bem como seu modo de circulao. Consideremos, por exemplo, as biografias divulgadas pela Academia Brasileira de Letras, dentre as quais as de Laudelino Freire, Aurlio B. de H. Ferreira, Ramiz Galvo, dentre outros. O que importa nesse caso no o autor emprico, mas sim o modo como em cada discurso se constri a funo autor.11 Na lexicografia, temos a construo de certas imagens de autoria, como a autoria acadmica (os dicionrios de Academia), a autoria individual (dicionrios como o Morais ou o Aurlio), a autoria editorial (Dicionrio Melhoramentos). Em cada um desses casos, um certo aspecto da autoria colocado em evidncia, seja a instituio, o autor individual ou a editora, ao mesmo tempo em que outros aspectos so deixados de lado. O que funciona, desse modo, um imaginrio da autoria, que muitas vezes silencia o trabalho annimo e coletivo dos membros das equipes lexicogrficas, assim como a continuidade em relao a obra anteriores. Vale aqui distinguir o nome de autor, a equipe lexicogrfica e o autor colaborador. O nome de autor, alm de produzir sentidos para um sujeito elaborador, funciona evocando uma memria de autor, como nos casos em que, falecido este, novas edies so publicadas mantendo-se seu nome: dicionrios Morais, Aulete, Silveira Bueno, Aurlio, dentre muitos outros. J a equipe lexicogrfica confere um sentido coletivo para a autoria. Vemos isso nos dicionrios dos jesutas, que, ao no mostrarem o nome de um autor, so interpretados como de autoria coletiva. Segundo Serafim Leite (1938), os manuscritos jesutas passavam de mos em mos nas diversas misses do Brasil Colonial. O projeto do dicionrio da Academia Brasileira de Letras, coordenado por Laudelino Freire (1939-44) atesta uma tenso entre a autoria coletiva e a autoria individual. Inicialmente organizado por um grupo de acadmicos, tendendo para uma representao coletiva, ele foi em seguida, aps uma discusso polmica no interior da instituio, publicado por uma editora independente, culminando com uma representao individual do autor. Assim,
11 Remetemos aqui ao texto de Lagazzi-Rodrigues (2006, p.81-103), que aborda a autoria na textualidade, na escola e no cotidiano das linguagens.

94

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

a representao coletiva muitas vezes se apaga diante da construo de uma imagem de autor individual. Outras vezes, o autor que no aparece e que significado por um grupo elaborador, como se v no Pequeno Dicionrio Brasileiro da Lngua Portuguesa (1938), que se apresenta na primeira edio como elaborado por um grupo de fillogos, sem que se mencionem nomes: seria esse um modo de evitar um nome de autor no momento da produo dos primeiros dicionrios gerais brasileiros? Quanto figura do colaborador, ela remete a esse sujeito annimo imerso no cotidiano, um sujeito individual que participa de um coletivo. O livro O professor e o demente (WINCHESTER, 1999) apresenta a histria de um dos maiores colaboradores do dicionrio Oxford: um presidirio com quem James Murray, organizador do dicionrio, se correspondia. Esse caso evoca a imagem da autoria colaborativa, a qual retomada atualmente com o suporte das novas tecnologias: ao construir uma biblioteca virtual contendo pginas web que abordam dicionrios, Garcia (2006) nos leva a observar que no stio atual do dicionrio Oxford funciona uma imagem de leitor colaborador, de modo que o internauta interpelado a enviar informaes sobre novas palavras ou novas significaes de uma palavra. Essas figuras da autoria atestam a diviso do trabalho lexicogrfico e as diversas formas de construir a imagem do dicionrio e de erigir ou silenciar certas prticas de elaborao. Mostrar o modo como essas configuraes aparecem e se transformam na histria conduz a considerar a complexidade das prticas lexicogrficas, sem perder de vista a singularidade de cada obra, com seu modo de representar a autoria.

Instituies Ao analisarmos o saber lingstico no tempo e no espao, temos em vista o papel das instituies em sua produo, reproduo e divulgao.12 O estudo das instituies produtoras de dicionrios entrecruza-se com o das obras e dos autores. Desde a poca Colonial j se nota o papel das instituies na formao de lexicgrafos e na produo de obras. A Companhia de Jesus foi a primeira a realizar de modo substancial o circuito autor-obra-instituio. Ademais, aps a feitura de dicionrios, adveio a historicizao delas, com os padres da Companhia de Jesus, ainda na poca Colonial. Esse trabalho no interior da instituio prosseguiu algum tempo aps a expulso dos jesutas, sobretudo com a Histria da Companhia de Jesus, de Serafim Leite (1938).
12 Para uma abordagem do funcionamento das instituies na produo de conhecimento sobre lngua no Brasil, ver Orlandi e Guimares (2002).

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

95

Alm das grandes instituies que predominaram em certos momentos da histria, como a Companhia de Jesus, a Biblioteca Nacional, o Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro, a Academia Brasileira de Letras, vemos no sculo XX a multiplicao das instituies e, com isso, das prticas de documentao, em universidades, editoras, museus, arquivos, bibliotecas particulares, centros de documentao etc. Vrios acervos de dicionrios encontram-se dispersos nessas instituies, de forma mais ou menos documentada. Mostrar o modo como as instituies realizam um trabalho de documentao trar condies para um conhecimento das obras, dos autores e dos modos de circulao, de acmulo ou de rarefao do saber lexicogrfico. Convm tambm atentar para algumas mudanas institucionais. Se as Academias tiveram um papel significativo nos incios da lexicografia monolnge, assim como as editoras, que fomentaram a imagem do autor individual e constituram grandes equipes e bancos de dados, atualmente temos tambm as universidades, as quais vm consolidando um lugar expressivo de formao de lexicgrafos e de produo de dicionrios. Lembremos tambm do lugar que a escola ocupa na circulao dos dicionrios, sobretudo no sculo XX, com a expanso do ensino e a atuao de instituies como o Ministrio da Educao.13

Acontecimentos O arquivo e a documentao esto sujeitos ao acontecimento discursivo, ou seja, a um real scio-histrico que demanda sentidos. Os acontecimentos produzem efeitos sobre a documentao, fazendo irromper novas prticas ou interromper aquelas em andamento. Eles compreendem desde o aparecimento de um dicionrio, suas edies e reedies, passando por acontecimentos histricos como a expulso dos jesutas, a Independncia, a Repblica, o surgimento das universidades etc. Acrescente-se a isso os fatos que condicionam a circulao das obras: distribuio editorial, mdia, divulgao cientfica, apoio governamental, dentre outros. Incluem-se a tambm os gestos de abafamento da circulao: crticas, censuras, restries econmicas etc. Como explicar, por exemplo, a continuidade ou o abandono de uma srie de edies de um dicionrio? Que acontecimentos perpetuam, transformam ou interrompem uma srie? Todo acontecimento pode causar uma mudana nas redes de filiao discursivas (PCHEUX, 1990). Portanto, analisar os acontecimentos na histria da documentao de dicionrios leva a refletir sobre o jogo entre a memria e a
13 Para um conhecimento das polticas atuais do Ministrio da Educao do Brasil, ver o trabalho de Krieger (2006), que analisa a incluso de dicionrios no Programa Nacional do Livro Didtico.

96

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

atualidade, a considerar tanto os fatos que sustentam a estabilidade dos sentidos dicionarsticos, quanto os que abalam ou produzem uma deriva desses sentidos, diante da alteridade discursiva. Contemplam-se a os longos perodos histricos, como a passagem de uma sociedade religiosa a uma sociedade baseada no direito, a cientificizao, a industrializao, a urbanizao, a informatizao ou fatos cotidianos, como o aparecimento de uma nova palavra em certas condies, a consulta do dicionrio por um aluno no contexto escolar, por usurios de computadores que tm acesso a lxicos automticos, ou por um leigo no dia-adia. Importa observar como os textos documentais significam os acontecimentos, como eles so afetados por eles, ao mesmo tempo em que os constroem e os situam na histria.

Teorias Tratemos, por fim, das teorias e de sua relao com a documentao de dicionrios. Em diferentes conjunturas, a documentao de dicionrios ocorre com sustentao em uma ou outra teoria. J mencionamos mais acima o modo como o comparatismo realizou um trabalho de compilao de obras no sculo XVIII. Mostramos em um outro trabalho (NUNES, 2002) que a produo dicionarstica no Brasil est ligada circulao de teorias em determinadas condies: a gramtica latina nos dicionrios jesutas, a gramtica geral no dicionrio de Morais, o comparatismo nos dicionrios bilnges do sculo XIX. Seria de grande interesse explicitar o modo como se d a documentao de dicionrios sob a influncia de cada uma dessas teorias. Nesse sentido, o advento da lingstica moderna no sculo XX um acontecimento significativo para se mostrar as transformaes no modo de descrio dos dicionrios, seja para neglos como objeto de estudo, devido a sua feio normativa, seja para localiz-los, discretamente, no interior da lexicologia e da lexicografia, buscando-se atribuirlhe estatuto cientfico. No contexto brasileiro, a lexicografia amadora teve um lugar amplo na coleta e descrio das obras, mas, nas ltimas dcadas, com a multiplicao e a expanso das cincias da linguagem, novas abordagens tm surgido. Salientemos, dentre outras,14 as que tomam o dicionrio como objeto de estudo: a histria das idias lingsticas, a metalexicografia, a anlise de discurso, de modo que novas formas de documentao se encontram em formulao, sustentadas em diferentes pressupostos tericos.

14 Em Lara (2004), encontramos uma apresentao das disciplinas do dicionrio.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

97

Concluso A viso da Histria das Idias Lingsticas articulada Anlise de Discurso traz novas perspectivas para a anlise da documentao lingstica. Considerase que esta se realiza no espao e no tempo, de modo a constituir uma variedade de objetos, de disciplinas, e que ela se sustenta por meio de instituies que se constituem em diferentes tradies lingsticas. Diante das possibilidades mltiplas de anlise, a seleo de um domnio de documentao torna-se imprescindvel. Tomamos aqui um desses domnios: o do dicionrio, procurando trazer elementos para uma anlise de sua documentao tal como ela se d na histria em um espao especfico: o Brasil. Com as novas prticas de arquivo, condicionadas pela informatizao, a documentao de dicionrios, assim como dos fatos de linguagem, de modo geral, sofrem modificaes que j se podem notar. Os arquivos, nacionais e internacionais, tornam-se disponveis na Internet, as instituies elaboram suas bases de dados, os instrumentos lingsticos so informatizados, novas formas textuais surgem.15 Todas essas mudanas levam a repensar as prticas de documentao, a propor novas maneiras de documentar, de ler e de divulgar os arquivos. Acreditamos que um trabalho de anlise dos arquivos produzidos na histria e na atualidade torna-se extremamente oportuna diante desse cenrio. Isso permitir compreender os gestos de documentao realizados em certos domnios, conhecer seus objetos, suas finalidades, seus procedimentos, sua relao com os sujeitos, com as instituies, com as idias lingsticas. Trar ainda elementos para a realizao de documentaes lingsticas que sejam sensveis ao discurso, lngua e histria.

NUNES, J. H. Documentation discourse in the History of Linguistic Ideas and the case of dicitionaries. Alfa, So Paulo, v.52, n.1, p.81-100, 2008. ABSTRACT: This paper treats the documentation discourse, bringing elements for its analysis. This type of discourse is located into the theoretical device of Discourse Analysis and the History of Linguistic Ideas. It is shown the place of documentation discourse in the language sciences, its textual properties and its relation to history. Three instances of the documental discourse are approached: its constitution, formulation and circulation. It is also shown how this discourse, as an archive practice, produces an institutional memory. Finally, some directions to analyze the discourse of documentation on Brazilian dictionaries are proposed. KEYWORDS: Documentation discourse; history of linguistic ideas; discourse analysis, dictionary.
15 Sobre as novas formas de dicionrio no contexto da informatizao, ver Pruvost (2000).

98

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

Referncias AUROUX, S. A revoluo tecnolgica da gramatizao. Traduo de Eni Puccinelli Orlandi.Campinas: Ed. da UNICAMP, 1992a. ______. Les grandes compilations et les modles de mobilit. In: ______. (Org.) Histoire des ides linguistiques. Lige: Pierre Mardaga, 1992b. p.538-579. ______. Lngua e hiperlngua. Traduo de Eduardo Guimares. Lngua e Instrumentos Lingsticos, Campinas, v.1, p.17-30, jan/jun. 1998. ______. Les mthodes dhistoricisation. Histoire Epistemologie Langage, Paris, v.28, n.1, p.105-116, 2006. ______.; MAZIRE F.; ORLANDI E. P. (Org.). Lhyperlangue brsilienne. Langages, Paris, v.130, 1998. FOUCAULT, M. Lordre du discours. Paris: Gallimard, 1971. GARCIA, D. A. Dicionrio e Informtica: anlise e construo de arquivo. Trabalhos em Anlise de Discurso, So Jos do Rio Preto, p.24-32, 2006. GIACOMINI, G. I. A obra lexicogrfica de Silveira Bueno. 2007. 131 f. Dissertao (Mestrado em Estudos Lingsticos) Instituto de Biocincias, Letras e Cincias Exatas, Universidade Estadual Paulista, So Jos do Rio Preto, 2007. GUILHAUMOU, J; MALDIDIER, D. Efeitos do arquivo: a anlise do discurso no lado da Histria. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Gestos de leitura: da histria no discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. p.163-183. GUIMARES, E. Acontecimentos instituionais e estudos do portugus. In: ______. Histria da semntica. Campinas: Pontes, 2004. p.27-49. ______.; ORLANDI, E. (Org.) Institucionalizao dos estudos da linguagem: a disciplinarizao das idias lingsticas. Campinas: Pontes, 2002. HOLANDA, S. B. de. Histria geral da civilizao brasileira.. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. Tomo I. v. 2. KRIEGER, M. G. Polticas pblicas e dicionrios para escola: o programa nacional do livro didtico e seu impacto sobre a lexicografia didtica. Cadernos de Traduo, Florianpolis, n.18, p.235-252, 2006. LAGAZZI-RODRIGUES, S. Texto e autoria. In: ______.; ORLANDI, E. P. (Org.). Discurso e textualidade. Campinas: Pontes, 2006. p.81-103. LARA, L. F. O dicionrio e suas disciplinas. In: ISQUERDO, A. N.; KRIEGER, M. G. (Org.). As cincias do lxico: lexicologia, lexicografia e terminologia. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2004. p.133-152. v. 2.

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

99

LEITE, S. Histria da Companhia de Jesus. Lisboa: Livraria Portuglia /Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1938. NEIVA, A. Estudos da Lngua Nacional. So Paulo: Ed. Nacional, 1940. NUNES, J. H. Dicionrios no Brasil: anlise e histria. Campinas: Pontes, 2006. ______. Dicionarizao no Brasil: condies e processos. In: ______.; PETTER, M. (Org). Histria do saber lexical e constituio de um lxico brasileiro. So Paulo: Humanitas/Campinas: Pontes, 2002. p.99-120. ORLANDI, E. P. Discurso e Leitura. 6. ed. So Paulo: Cortez, 1988. ______. (Org.). Gestos de Leitura: da histria no discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. ______. Anlise de discurso: princpios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. ______. (Org.). Histria das idias lingsticas: construo do saber metalingstico e constituio da lngua nacional. Campinas: Pontes ; Cceres: Unemat, 2001. ______. Lngua e conhecimento lingstico. So Paulo: Cortez, 2002. ______. Ler a cidade: o arquivo e a memria. In: ______ (Org.). Para uma enciclopdia discursiva da cidade. Campinas: Pontes, 2003. p.7-20. PCHEUX, M. O discurso : estrutura ou acontecimento. Traduo de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 1990. ______. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. (Org.). Gestos de leitura: da histria no discurso. Traduo de Maria das Graas Lopes Morin do Amaral. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1994. ______. O papel da memria. In: ACHARD, P. et al. Papel da memria. Traduo de Jos Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999. p.261-267. PRUVOST, J. Dictionnaires et nouvelles technologies. Paris: PUF, 2000. ROHAN, V. de B. Dicionrio de vocbulos brasileiros. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1889. SOARES, A. J. de M. Dicionrio brasileiro da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Anais da Biblioteca Nacional, 1888. TAUNAY, A. dE. Lexico de Lacunas. Tours: Arrault, 1914. WINCHESTER, S. O professor e o demente. Rio de Janeiro: Record, 1999.
Recebido em maio de 2007 Aprovado em janeiro de 2008

100

Alfa, So Paulo, 52 (1): 81-100, 2008

You might also like