You are on page 1of 2

Analisando o grfico 1, percebe-se que ele o resultado do comercio internacional realizado entre dois pases que no comercializavam entre

e si anteriormente. Isso se observa pois, o pas com Muitos-Homens representado por K1 possua internamente como preo relativo do milho o valor de P1 e como preo relativo do trabalho o valor de W1. Obtendo uma produo em M e o pas com Muitos-Homens possuia como preo relativo do milho o valor de P2 e como preo relativo do trabalho o valor de W2. Obtendo uma produo em F. Tomando como base o Teorema da Equalizao de Preos de Fatores e, considerando que nessa relao comercial no exista barreiras comerciais ou custos de transporte, pode-se afirmar que esses dois pases, ao passar a realizar comrcio internacional iro equalizar os preos de seus fatores produtivos. Fato que demonstrado ainda no grfico 1. No qual o preo relativo do milho passa a ser de P levando o preo relativo do fator mo de obra a ser de W. Ainda baseando-se no Teorema da Equalizao de Preos de Fatores, sabe-se que uma tarifa de importao afetar os preos dos fatores de produo nos pases envolvidos no comrcio do bem em questo, no permitindo que tais bens possuam seus preos equalizados. Existe, nesse caso, uma tendncia de que uma tarifa de importao possa elevar o preo do bem importado no pas importador e reduzir o preo no pas exportador. No caso da questo. Quando o pas de Muitos-Homens adota uma tarifa sobre a importao do ao, ele acaba por elevar o preo de tal bem em sua economia interna - e reduzir o preo na economia do pas exportador, ou na economia externa, que, neste caso, o pas com Poucos-Homens. Portanto, ocorre uma elevao no preo do ao em Muitos-Homens e, por conseqncia, uma reduo no preo relativo do milho fato demonstrado no grfico 2 pela reduo P-P3. No pas com Poucos-Homens ocorre o contrrio, reduz-se o preo do ao e eleva-se o preo relativo do milho fato demonstrado no grfico 2 pelo aumento P-P4. Como o Preo relativo do milho parmetro para o preo relativo do trabalho, em uma funo direta, ocorre uma elevao no preo relativo do trabalho no pas com Poucos-Homens (W W4) e uma reduo do preo relativo do trabalho no pas com Muitos-Homens (W W3). Ao se alterar os preos dos fatores, as empresas passam a reavaliar as suas decises e alteram a intensidade dos fatores utilizados que, antes da tributao, eram iguais, na produo dos bens. Na questo estudada, a intensidade da utilizao de trabalhador (mo-de-obra) seria elevada (devido a reduo no preo de tal fator) em Muitos-Homens seguida de uma reduo na intensidade de utilizao de capital na produo de milho (de WU passa a ser W3U3) e de ao (de WV passa a ser W3Z). J em Poucos-Homens, ocorreria uma reduo na utilizao de mo-de-obra (devido ao aumento no preo de tal fator) e um aumento na utilizao de capital na produo de milho (de WU para W4U4) e de ao (de WV para W4Y).

As alteraes nos ganhos reais de trabalho e de capital (ou retorno real do capital) podem ser observadas a partir das variaes do produto marginal gerado por cada bem na produo em que so utilizados e na razo entre estes produtos marginais. No caso do pas com PoucosHomens, graas elevao no preo relativo do trabalho, seguido da utilizao de mais capital em detrimento a mo de obra, ocorreu um aumento no salrio real do trabalhador ou ganhos reais de trabalho e uma reduo nos ganhos reais de capital (ou retorno real de capital). Em Muitos-Homens, devido reduo no preo da mo de obra, e a devida substituio de capital por trabalhadores, ocorreu uma elevao no retorno real de capital e uma reduo nos ganhos de salrio real.

GRFICO 1

C U2 F V F M M U U1 C S K2 K1 W1 W2 W

H P1 P P2

GRFICO 2

S y V z

C F U4 F M M C S K2 K1 U U3 W3 W4 W

H P3 P P4

You might also like