You are on page 1of 7

Procurador Federal. Lotado na Subprocuradoria Jurdica de Dvida Ativa da Comisso de Valores Mobilirios. Especialista em Direito Pblico pela UNESA/RJ.

Especialista em Direito do Estado e Regulao de Mercados pelo CEPED/UERJ. Mestre em Direito Econmico Internacional pela Universidade Gama Filho/RJ. Professor de Direito Econmico e Processo Constitucional da Universidade Santa rsula. Professor Palestrante de Direito Constitucional da EMERJ. Professor Substituto da Universidade Federal Fluminense (2006 - 2008). Professor de Direito Constitucional do Centro Universitrio Plnio Leite.

LEONARDO VIZEU FIGUEIREDO

Direito Econmico para concursos

2010

www.editorajuspodivm.com.br

CAPTULO 1

DIREITO ECONMICO CONSTITUCIONAL


Sumrio: 1.1. Introduo ao Direito Econmico 1.2. Autonomia do Direito Econmico 1.3. Liberalismo e Intervencionismo: 1.3.1. Estado Liberal; 1.3.2. Estado Intervencionista Econmico; 1.3.3. Estado Intervencionista Social; 1.3.4. Estado Intervencionista Socialista; 1.3.5. Estado Regulador 1.4. Constituio Econmica 1.5. Evoluo das Constituies Econmicas no direito ptrio 1.6. Ordem Econmica na CRFB e seus valores: 1.6.1. Jurisprudncia selecionada 1.7. Princpios da Ordem Econmica na CRFB: 1.7.1. Smulas aplicveis; 1.7.2. Jurisprudncia selecionada 1.8. Exerccio de atividade econmica na CRFB: 1.8.1. Jurisprudncia selecionada 1.9. Formas de Interveno do Estado na Ordem Econmica: classificao doutrinria: 1.9.1. Direito ptrio; 1.9.2. Direito comparado; 1.9.3. Jurisprudncia selecionada 1.10. Interveno indireta do Estado na Ordem Econmica na CRFB: 1.10.1. Agente normativo e regulador; 1.10.2. Fiscalizao econmica; 1.10.3. Incentivo econmico; 1.10.4. Planejamento econmico; 1.10.5. Jurisprudncia selecionada 1.11. Investimentos estrangeiros: 1.11.1 Jurisprudncia selecionada 1.12. Interveno direta do Estado brasileiro na Ordem Econmica: 1.12.1. Classificao das atividades econmicas; 1.12.2. Explorao direta de atividade econmica; 1.12.3. Prestao de Servios Pblicos; 1.12.4. Monoplio 1.13. Explorao de Recursos Naturais 1.13.1. Jurisprudncia selecionada 1.14. Ordenao dos transportes: 1.14.1. Jurisprudncia selecionada 1.15. Microempresas e empresas de pequeno porte: 1.15.1. Jurisprudncia selecionada 1.16. Promoo e incentivo ao turismo 1.17. Quadros sinpticos 1.18. Questes de concurso comentadas: 1.18. Resoluo de exames de concursos pblicos: 1.18.1. Magistratura federal; 1.18.2. Ministrio Pblico Federal; 1.18.3. AGU CESPE Advogado da Unio, Procurador Federal e Procurador do BACEN; 1.18.4. AGU ESAF Procurador da Fazenda Nacional.

1.1. INTRODUO AO DIREITO ECONMICO Antes de iniciar o estudo do direito econmico, positivado no texto constitucional, faz-se necessrio discorrer sobre alguns conceitos basilares sobre o tema, a fim de dotar o leitor do contedo necessrio para a compreenso da matria. As noes introdutrias e os conceitos doutrinrios ora apresentados sobre Direito Econmico so pontos constantes nos programas da Magistratura Federal, do Ministrio Pblico Federal e das carreiras da Advocacia Geral da Unio, sendo necessrio, na preparao do concursando, o seu aprendizado.
Ateno!

Direito econmico ramo de direito pblico que normatiza e disciplina as formas pelas quais o Estado est autorizado a interferir no processo de gerao de rendas e riquezas da Nao, nos limites e perspectivas determinados na Constituio. Objetiva, dessarte, garantir que o Estado, por meio da interveno na Ordem Econmica, alcance metas e resultados socialmente desejveis, previamente estabelecidos em seu planejamento econmico. 25

Direito Econmico Constitucional

1.6. ORDEM ECONMICA NA CRFB E SEUS VALORES

A Ordem Econmica na Constituio da Repblica Federativa do Brasil inaugurada no art. 170, o qual se traduz em dispositivo de forte teor axiolgico, denotando forte riqueza de contedo. Valores so todos os preceitos fundamentais sobre os quais a sociedade se baseia, com primazia axiolgica20 sobre os demais, uma vez que so essencialmente qualificados pelo direito, que lhes outorga cogncia por meio da norma jurdica.
Ateno!

A Ordem Econmica pode ser vista tanto sob um aspecto material (econmico), representando o conjunto de riquezas presentes no territrio de uma Nao e sujeitas ao seu ius imperii, bem como sob um prisma formal (jurdico), traduzindo-se no ordenamento constitucional e legal que disciplina as formas pelas quais a explorao de atividade econmica dever ser efetuada.

Visto isso, a sociedade brasileira, por ocasio da constituinte que resultou em nossa atual Carta Magna, elegeu como preceitos fundamentais de sua Ordem Econmica, os valores a seguir transcritos, nos termos do art. 170, caput, da CRFB: a) valorizao do trabalho humano: trata-se de primar pela proteo ao fator de produo mo-de-obra. Para tanto, o Estado deve atuar de maneira a assegurar que o produto do labor do homem seja capaz de garantir, por si e sem interferncias externas, o acesso a todos os bens de consumos essenciais para viver condignamente no seio da sociedade. Assim, tal valor deve ser o meio pelo qual o trabalhador ir efetivar todos os direitos sociais positivados no art. 6, observadas as garantias do art. 7, ambos da CRFB. Observe-se que, para o direito econmico, pessoa digna aquela que conquistou sua independncia econmica, isto , aquela que se sustenta e capaz de gerar renda que lhe garanta acesso aos bens essenciais para uma existncia digna. Em outras palavras, a valorizao do trabalho humano fator de garantia do princpio da dignidade da pessoa humana. Vale observar que, a valorizao do trabalho humano necessita de polticas de investimento em
20. Axiologia a teoria crtica dos conceitos de valor. Cuida do estudo ou da teoria de alguma espcie de valor, particularmente os morais.

43

Leonardo Vizeu Figueiredo

capacitao de mo-de-obra, que, para tanto, deve passar necessariamente por um conjunto de polticas de investimento em educao. Por fim, insta salientar que historicamente o trabalho sempre foi malvisto, sendo tarefa outorgada aos escravos. Esse quadro somente mudou com o avano das idias de Jesus Cristo, que foi o primeiro filsofo da humanidade a valorizar o trabalho humano; b) livre iniciativa: corolrio do liberalismo econmico de Adam Smith, que se faz presente nos textos constitucionais. Significa a liberdade de entrar, permanecer e sair do mercado, sem interferncias externas. Observe-se que no h mais espao para a mxima Laissez-faire, laissez-passer; le monde va de lui-mme, uma vez que, como veremos, o Estado atua como agente normativo e regulador de sua Ordem Econmica. Todavia, com base no princpio da subsidiariedade, a interveno estatal s se far presente quando preciso. Nos nichos de nossa economia, quando no houver necessidade de interferncia do Poder Pblico, o mercado se auto-regular; c) existncia digna: valor legado ao mundo por meio da Constituio alem de 1919. Significa que o Estado deve envidar todos os esforos para que a populao, como um todo, tenha acesso aos bens de consumos essenciais para a vida em sociedade. Todavia, deve ser ressaltado que o Poder Pblico deve focar esforos em suas polticas de seguridade social, em sua vertente assistencialista, apenas parcela de populao notadamente necessitada, isto , ao hipossuficiente. d) justia social: o corolrio lgico da juno de todos os outros valores, e deve ser entendido como justia distributiva. Trata-se do compartilhamento social de todos os riscos e riquezas da Nao, a fim de que o desenvolvimento scio-econmico de um seja eqitativamente distribudo a todos os membros da sociedade. Por bvio, nem todos tero acesso aos mesmos nveis de renda, diante das naturais desigualdades que cercam as pessoas, na qualidade de seres individuais que so. Todavia, deve o Estado garantir renda mnima quela parcela menos abastada da sociedade, mediante efetivao do princpio da solidariedade, caracterstico do intervencionismo social, que se encontra presente em nossa atual Constituio, nos termos do art. 195.
FATOS SOCIAIS Fatos e acontecimentos econmicos; VALORES Proteo ao: Trabalho humano; Livre iniciativa; Existncia digna; Justia social NORMA JURDICA Produo de normas para: Ordem Econmica e Direito Econmico

44

Direito Econmico Constitucional

1.15.1. Jurisprudncia selecionada


Por disposio constitucional (CF, art. 179), as microempresas e as empresas de pequeno porte devem ser beneficiadas, nos termos da lei, pela simplificao de suas obrigaes administrativas, tributrias, previdencirias e creditcias, ou pela eliminao ou reduo destas (CF, art. 179). No h ofensa ao princpio da isonomia tributria se a lei, por motivos extrafiscais, imprime tratamento desigual a microempresas e empresas de pequeno porte de capacidade contributiva distinta, afastando do regime do Simples aquelas cujos scios tm condio de disputar o mercado de trabalho sem assistncia do Estado. (ADI 1.643, Rel. Min. Maurcio Corra, julgamento em 5-12-2003, Plenrio, DJ de 14-3-2003.)

1.16. PROMOO E INCENTIVO AO TURISMO

Por turismo entende-se o conjunto de atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanncia em lugares distintos dos que vivem, por um perodo de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negcios, dentre outros. Trata-se de setor importante para a economia domstica, uma vez que movimenta parcela relevante do Produto Interno Bruto de uma Nao, representando importante vetor de entrada de divisas. Fora isso, um sistema de turismo bem estruturado, alm de movimentar diretamente diversos setores da economia, tais como hotelaria, gastronomia, comrcio, dentre outros, e aquece diversos outros setores de produo de bens de consumo e de infra-estrutura, dentre os quais indstria e transporte. Tal a importncia do setor que a prpria ONU possui um organismo a ele vinculado, a saber, a Organizao Mundial do Turismo OMT. Segundo a OMT, dependendo de uma pessoa estar em viagem para, de ou dentro de um certo pas, o turismo pode ser classificado em: a) receptivo: quando no-residentes so recebidos por um pas de destino, do ponto de vista desse destino; b) emissivo: quando residentes viajam a outro pas, do ponto de vista do pas de origem; e c) domstico: quando residentes de dado pas viajam dentro dos limites do mesmo. Atualmente, o turismo no Brasil encontra-se disciplinado na Lei n 11.771, de 2008, que dispe sobre a Poltica Nacional de Turismo, define as atribuies
125

Leonardo Vizeu Figueiredo

do Governo Federal no planejamento, no desenvolvimento e no estmulo ao setor turstico e revoga a Lei n 6.505, de 1977. Por sua vez, para fins de promoo do turismo brasileiro no mundo, foi criada, em 1966, a Empresa Brasileira de Turismo EMBRATUR, a qual teve suas competncias legais atribudas ao Ministrio do Turismo, por ocasio da criao da pasta em 2003, sendo atualmente denominada de Instituto Brasileiro de Turismo.
Aplicao em concurso

(Procurador Federal/CESPE/2010) Se a empresa de turismo X for contratada para fornecer passagens areas para determinado rgo da Unio e, durante o prazo do contrato, essa empresa alterar o seu objeto social, de forma a contemplar tambm o transporte urbano de turistas e passageiros, mesmo que no haja prejuzo para o cumprimento do contrato administrativo j rmado com o rgo federal, a administrao pblica poder rescindir unilateralmente o contrato.
Resposta: Errada.

1.17. QUADROS SINPTICOS Os presentes quadros objetivam trabalhar com o leitor, para desenvolver sua memria de literria, alm de sua memria visual. Dessarte, a partir da apresentao da matria sob forma de quadros sinpticos, pretende-se potencializar a capacidade de memorizao do concursando, trabalhando-a de forma literria-visual.
1. INTRODUO AO DIREITO ECONMICO 1.1. Conceito (expresses chave): Direito Pblico. Interveno do Estado na Ordem Econmica. Realizao de metas socialmente desejveis e previamente estabelecidas. 1.2. Escolas: 1.2.1. Europia: a) Portugal: Direito Econmico (Luis Srgio de Cabral Moncada); b) Frana: Droit public conomique (Andr de Ladaubre); 1.2.2. Estados Unidos: Law and Economics (Richard Allen Posner); 1.2.3. Brasil: forte influncia da Escola Europia. 1.3. Princpios: a) Economicidade: art. 70, caput, c/c art. 170, CRFB; b) Eficincia: art. 37, caput, c/c art. 170, CRFB; c) Generalidade: art. 5, caput, c/c art. 170, CRFB. 2. AUTONOMIA DO DIREITO ECONMICO 2.1. CRFB: a) Competncia legislativa concorrente: art. 24, I, CRFB; b) Princpios: art. 170, incisos, CRFB. 126

Direito Econmico Constitucional

1.18.4.3. Procurador da Fazenda Nacional - 2004


59. Consoante a Constituio Federal, a lei dever reprimir o abuso do poder econmico que vise : a) dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos lucros. b) dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento das desigualdades regionais e sociais. c) dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e a causar leso ao meio ambiente. d) dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e reduo do emprego. e) dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e ao aumento arbitrrio dos preos.

1.18.4.4. Procurador da Fazenda Nacional - 2003


60. Assinale a opo incorreta. a) A explorao de atividade econmica pelas empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas constitui interveno estatal direta no domnio econmico. b) A criao de infra-estruturas e o exerccio do poder de poltica econmica constituem formas de interveno indireta do Estado no domnio econmico. c) O Estado intervm na economia por meio do planejamento, que, de acordo com a Constituio Federal, obriga os setores pblico e privado. d) A interveno do domnio econmico, tanto direta quanto indireta, pode ser realizada por todas as pessoas polticas. e) Constitui objetivo da interveno do Estado na ordem econmica a correo dos efeitos econmicos das disparidades regionais.

Gabarito
Questo 01 02 Gabarito Ocial C A Comentrios A proteo ao consumo depende da defesa da livre concorrncia, uma vez que esta garante ao consumidor nal direito de escolha e opo. Princpio da solidariedade que rege o intervencionismo social, caracterstico da Europa Ocidental. A Constituio Econmica pode ser entendida tanto em sentido material, quanto em sentido formal, adotando-se, por analogia, a teoria de classicao das constituies quanto ao contedo. Por Constituio Econmica material entende-se todas as normas de extrao constitucional que versem sobre matria econmica, estejam ou no disciplinadas em captulo prprio. Por sua vez, a Constituio Econmica formal se traduz no ttulo ou captulo especco, dedicado exclusivamente Ordem Econmica. Trata-se das disposies constitucionais formalmente xadas para a matria econmica, em captulo prprio, bem como das demais normas de extrao constitucional, esparsas em seu texto, com contedo eminentemente econmico. Art. 174. Como agente normativo e regulador da atividade econmica, o Estado exercer, na forma da lei, as funes de scalizao, incentivo e planejamento, sendo este determinante para o setor pblico e indicativo para o setor privado. Onde encontro Captulo 1: 1.7. Captulo 1: 1.3.3.

03

Questo subjetiva

Captulo 1: 1.4.

04

Captulo 1: 1.10.

141

You might also like