You are on page 1of 40

TACGRAFO ELETRNICO

SV-2001

MANUAL DE OPERAES

JULHO DE 2001

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

NDICE
INTRODUO ................................ ................................ ................................ ...... 05 DESCRIO DOS TENS DO TACGRAFO ................................ ........................ 06 MDULO VISOR FRONTAL (TAMPA) Como Abrir ................................ ................................ ................................ ... 08 Como Fechar ................................ ................................ ................................ 09 CARTO ELETRNICO Viso Geral ................................ ................................ ................................ ... 10 Como Inserir ................................ ................................ ............................... ..11 COLOCANDO O PAPEL ................................ ................................ ........................ 12 RELATRIOS - VISO GERAL ................................ ................................ ............. 14 FUNES - VISO GERAL ................................ ................................ ................. 16 F0 - Grava o ltimo Minuto ................................ ................................ ........... 17 F1 - Inicia uma Viagem ................................ ................................ ................. 17 F2 - Finaliza uma Viagem ................................ ................................ ............. 18 F3 - Imprime o Relatrio de Viagem ................................ ............................. 19 F4 - Imprime o Relatrio Permanente ................................ ........................... 20 F5 - Cadastro de Motoristas ................................ ................................ .......... 21 F6 - Define Velocidade para Alarme ................................ ............................. 24 F7 - Imprime dias Anteriores ................................ ................................ ......... 25 F8 - Descarga de Dados ................................ ................................ ............... 26 F9 - Coleta de Dados ................................ ................................ .................... 27 Tempos de Operao ................................ ................................ ................... 29 Relatrio Grfico ................................ ................................ .......................... 30 Troca de Motoristas ................................ ................................ ...................... 31 CARACTERSTICAS TCNICAS ................................ ................................ ........... 32 GLOSSRIO................................ ................................ ................................ .......... 33 APNDICE ANLISE DO RELATRIO GRFICO ................................ ............. 34 APNDICE Portaria de homologao INMETRO ................................ ................ 36 GARANTIA ................................ ................................ ................................ ........... 37

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

INTRODUO

O Tacgrafo Eletrnico SV-2001, da Seva Engenharia Eletrnica, um avanado dispositivo eletrnico que tem como caractersticas o fcil manuseio, a segurana e preciso dos dados coletados alm de estar em conformidade com as exigncias legais.

Com o Tacgrafo Eletrnico SV-2001, o usurio ter em suas mos um aparelho que lhe fornecer inclusive ferramentas de controle suplementares. Todos os dados coletados durante uma viagem podem ser facilmente visualizados graas ao sistema de impresso incorporado ao equipamento, alm de poderem ser descarregados para um computador pessoal para anlises posteriores, ou at mesmo para armazenagem destes dados. Para isto, o usurio s precisa descarregar as informaes contidas em seu carto eletrnico que armazena os dados de toda a viagem.

Obs.: Ser necessrio que o usurio possua alguns acessrios adicionais para trabalhar e usufruir das funes que fazem a descarga de informaes , a saber: um computador pessoal com plataforma Windows 95 no mnimo, carto de descarga, leitora de carto e um software de comunicao especial do tacgrafo. Em caso de roubo de seu tacgrafo, entre em contato com um de nossos revendedores e informe o nmero de srie contido no certificado de garantia. Caso prefira comunique-nos pelo site www.seva.com.br.

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

DESCRIO DOS ITENS DO TACGRAFO


1 7 8 9 11 6 5 2 3 4 10

12

15

14 13
6

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

1 2 3

Selo de segurana. Suporte para fixao do tacgrafo. Tecla - Com a tampa do visor fechada: Incrementa ou seleciona tempos de operao; - Com a tampa do visor aberta: Aciona o "Puxar Papel". - Com a tampa do visor fechada: Aciona a operao decrementar; - Com a tampa do visor fechada: Entrada nas funes e confirmao de dados. - Com a tampa do visor aberta: Aciona a funo para "Imprimir Grfico das ltimas 24 Horas". - Usada para cancelar funes e entrada de dados.

4 5

Tecla

Tecla

6 7

Tecla

cones indicadores: cone indicador de carga e/ou descarga. cone indicador de parada para descanso. cone indicador de eventos (ex.: parada para manuteno). cone indicador de tempo de direo. cone indicador de presena do carto de motorista . cone indicador de acidente gravado. Velocmetro / Funes Relgio Odmetro Trava da tampa do visor Conector db15 (con1): ligaes eltricas do tacgrafo Ranhura superior (sada do papel) Ranhura inferior (entrada do papel) Bobina de papel

8 9 10 11 12 13 14 15

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

MDULO VISOR FRONTAL (TAMPA) COMO ABRIR

PROCEDIMENTO

Empurre para baixo a trava da tampa do visor ( acima; A tampa do tacgrafo abrir automaticamente.

), como ilustra o desenho

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

MDULO VISOR FRONTAL (TAMPA) COMO FECHAR

PROCEDIMENTO Certifique-se que o carto eletrnico no esteja encaixado no tacgrafo; Destaque qualquer sobra de papel; Empurre a tampa do tacgrafo no sentido de fech-la at ouvir um "clique"; A tampa ficar travada.

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

CARTO ELETRNICO VISO GERAL

Contato Eltrico

O Carto Eletrnico tambm conhecido como Carto Inteligente ou Smart Card, um carto padro ISO 7816, do tamanho de um carto bancrio. A diferena que o mesmo contm componentes eletrnicos inseridos no seu interior. Desta maneira, este carto torna-se muito mais verstil e seguro, alm de ter uma capacidade de armazenar dados em seu interior. O Carto Eletrnico pode reter estes dados sem a necessidade de energia externa.

Carto Eletrnico dever estar sempre posicionado com os contatos eltricos voltados para baixo, quando for inserido no tacgrafo. Outra tentativa de insero resultar em um alarme sonoro de advertncia.

Existem 3 tipos de cartes, a saber: Padro ou de Motorista: Contm os dados de identificao do motorista. Expandido ou de Descarga: Contm os dados de identificao do motorista e todos os dados coletados durante uma viagem. Carto Oficina: Carto de segurana utilizado durante a instalao e manuteno do tacgrafo.

10

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

CARTO ELETRNICO COMO INSERIR


PROCEDIMENTO

Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) como abrir); Coloque o carto com os contatos para baixo (vide instrues em Carto Eletrnico Viso Geral);

O tacgrafo emitir: Um sinal sonoro contnuo - se ocorrer algum tipo de erro. Ento verifique se o carto foi colocado corretamente e tente novamente. Um sinal sonoro breve - se tudo ocorrer corretamente, e efetuar a entrada do motorista. Dois sinais sonoros breves - se o motorista inserir o seu carto novamente, e efetuar a sada do mesmo. Se um motorista der a entrada em uma viagem sem que o motorista atual tenha dado a sada, o tacgrafo emitir um sinal sonoro, considerando assim a entrada do ltimo motorista bem como a sada do anterior. Se o carto for colocado de forma incorreta o tacgrafo enviar um alarme sonoro de advertncia. No utilize nenhuma ferramenta para colocar o carto, pois isto pode danific-lo. Retire o carto e feche a tampa do aparelho ( vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - como fechar);

11

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

COLOCANDO O PAPEL

15

14 13
PROCEDIMENTO Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir); Aperte a tecla . O motor da impressora ser acionado; ) como mostra a ilustrao acima;

Coloque o papel na ranhura inferior (

! ATENO ! : Deve-se observar o corte da extremidade do papel da bobina antes da insero. A fig.1 mostra a forma correta de corte do papel. Outras formas de corte (figs. 2, 3, e 4) podem ocasionar problemas.

12

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Aperte a tecla para parar o motor da impressora assim que o papel aparecer na ranhura superior ( ). Se necessrio, retire o excesso de papel utilizando a extremidade da abertura superior como ponto de apoio. Aps estes procedimentos o tacgrafo estar pronto para imprimir.

! ATENO ! : No final da bobina existe uma tarja vermelha que indica a necessidade de reposio da mesma. Se durante alguma impresso esta tarja aparecer, cancele a impresso e proceda a troca da bobina . Por fim, repita a impresso.

TROCA DA BOBINA / COMO RETIRAR O PAPEL


Para trocar a bobina siga os procedimentos abaixo: Desenrole a bobina para fora do tacgrafo. Rasgue o papel prximo bobina eliminando qualquer dobra ou cola de sua extremidade. Aperte a tecla para acionar o motor da impressora;

Aguarde at que o papel pare de sair. Ento retire-o. Consulte a pgina anterior para a insero da nova bobina.

! ATENO ! : Nunca puxe o papel no sentido contrrio ao que ele normalmente puxado pela impressora. Nunca deixe a impressora sem papel, exigncia legal que haja uma bobina no tacgrafo e mais uma de reserva.

13

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

RELATRIOS VISO GERAL


O tacgrafo SV-2001 proporciona a impresso de 3 relatrios:

1. RELATRIO DE VIAGEM:
(Dados armazenados durante uma viagem) Informe geral: - Nome da empresa. - Identificao e o modelo do veculo. - Odmetro inicial, final e os quilmetros percorridos. - Data e hora do incio e fim do registro. - Velocidade de alarme. Informe por motorista: - Nmero de alarmes. - Nmero de infraes. - Quantidade de horas em movimento. - Quantidade de horas carregando. - Quantidade de horas parado. - Quantidade de horas em manuteno.

2. RELATRIO PERMANENTE:
(Dados armazenados durante a vida til do veculo) Informe geral: - Nome da empresa. - Identificao e o modelo do veculo. Informe Totalizadores: - Quantidade de faltas de energia no aparelho. - Quantidade de impresses. - Quantidade de horas em movimento. - Quantidade de horas parado. - Quantidade de horas em alta velocidade. - Quantidade de ajustes no relgio. - Quantidade de trocas de motorista.

14

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

3. RELATRIO GRFICO:
(Dados armazenados expressos graficamente em uma escala de tempo) Informe geral: - O fabricante e modelo do equipamento. - Identificao do veculo. - Identificao do condutor. - Odmetro inicial, parcial e final. - Data e hora do incio do registro. - Nome da empresa usuria. - Especificaes do pneu/aro do veculo. - Nmero de infraes. - rea para assinatura do motorista. - Data e hora da impresso. - Velocidade para o alarme. - rea para assinatura do fiscal. Registro grfico: - Registro grfico contnuo e simultneo de todas as velocidades e distncias percorridas em funo do tempo de viagem. - Velocidade mxima alcanada. - Velocidades acima da velocidade de alarme. cone indicador de carga e/ou descarga. cone indicador de parada para descanso. cone indicador de direo ou veculo em movimento. cone indicador de eventos ( ex.: parada para manuteno).

15

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

VISO GERAL DAS FUNES


A funo <F0> grava na memria o grfico do ltimo minuto percorrido. A funo <F1> inicia uma viagem.

A funo <F2> finaliza uma viagem.

A funo <F3> imprime o relatrio de viagem.

A funo <F4> imprime o relatrio permanente.

A funo <F5> cadastra os motoristas.

A funo <F6> define a velocidade de alarme.

A funo <F7> imprime dias anteriores.

A funo <F8> descarrega os dados do tacgrafo no carto ( smart card ). A funo <F9> faz a coleta de dados via teclado. Ser necessrio que o usurio possua alguns acessrios adicionais para trabalhar e usufruir das funes <F0> e <F9>, a saber: um computador pessoal com plataforma Windows 95 no mnimo, carto de descarga, leitora de carto e um software de comunicao especial do tacgrafo. A funo TEMPOS DE OPERAO determina em qual tempo de operao o tacgrafo est trabalhando. OBS.: Para executar qualquer funo ou troca de motorista, necessrio que o veculo esteja parado.

16

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F0

GRAVA O LTIMO MINUTO

A funo <F0> grava na memria o grfico do ltimo minuto. PROCEDIMENTO Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. para

Aperte a tecla novamente para confirmar a escolha ou retornar. Ser emitido um alarme sonoro ao final da operao.

O cone acender e permanecer aceso at que os dados sejam descarregados (vide instrues em F8 - Descarga de Dados). Ser necessrio que o usurio possua alguns acessrios adicionais para trabalhar e usufruir desta funo, a saber: um computador pessoal com plataforma Windows 95 no mnimo, carto de descarga, leitora de carto e um software de comunicao especial do tacgrafo.

FUNO F1

INICIA UMA VIAGEM

A funo <F1> prepara o aparelho para uma nova viagem. PROCEDIMENTO

Aperte a tecla

para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas ou para selecionar a funo <F1>.

Aperte a tecla novamente para confirmar a escolha ou para retornar. Sero emitidos dois sinal sonoros aps o trmino da operao.

17

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F2

FINALIZA UMA VIAGEM

A funo <F2> salva os dados de viagem armazenados e prepara o aparelho para impresso do grfico de viagem.

PROCEDIMENTO Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no Display. Aperte as teclas ou para selecionar a funo <F2>.

Aperte a tecla novamente para confirmar a escolha ou para retornar. Ser emitido um sinal sonoro avisando que a viagem foi finalizada.

Obs.: A funo F2 funciona em conjunto com a funo F1, portanto, para que ela funcione voc dever iniciar uma viagem antes de finaliz-la.

18

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F3

IMPRIME O RELATRIO DE VIAGEM

A funo <F3> imprime o relatrio de viagem.

PROCEDIMENTO Proceda primeiramente funo F2( finalizar viagem). Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas ou para selecionar a funo <F3>. para retornar.

Aperte a tecla novamente para confirmar a escolha ou Ser emitido um sinal sonoro.

Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Automaticamente ser impresso o relatrio de viagem. Aguarde at que seja emitido um sinal indicando o final da impresso, destaque o papel e feche a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar). Caso queira cancelar a impresso aperte a tecla tacgrafo retornar tela principal. . Automaticamente o

! ATENO ! : No final da bobina existe uma tarja vermelha que indica a necessidade de reposio da mesma. Se durante alguma impresso esta tarja aparecer, cancele a impresso e proceda a troca da bobina ( vide instrues em Colocando o Papel ). Por fim, repita a impresso.

19

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F4

IMPRIME O RELATRIO PERMANENTE

A funo <F4> imprime o relatrio permanente.

PROCEDIMENTO Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas ou para selecionar a funo <F4>. para retornar.

Aperte a tecla novamente para confirmar a escolha ou Ser emitido um sinal sonoro.

Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Automaticamente ser impresso o relatrio permanente. Aguarde at que seja emitido um sinal indicando o final da impresso, destaque o papel e feche a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar). Caso queira cancelar a impresso aperte a tecla tacgrafo retornar a tela principal. . Automaticamente o

! ATENO ! : No final da bobina existe uma tarja vermelha que indica a necessidade de reposio da mesma. Se durante alguma impresso esta tarja aparecer, cancele a impresso e proceda a troca da bobina ( vide instrues em Colocando o Papel ). Por fim, repita a impresso.

20

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F5

CADASTRO DE MOTORISTAS

A funo <F5> cadastra os motoristas.

PROCEDIMENTO Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas Aperte a tecla ou para selecionar a funo <F5>. para retornar.

novamente para confirmar a escolha ou

Aparecer a letra "A" no local onde se seleciona os caracteres de identificao do motorista e o nmero 016 direita do visor indicando o nmero de caracteres disponveis. Selecione os caracteres um a um seguindo os seguintes passos: Selecione o primeiro caracter do nome do motorista usando as teclas ou .

Os caracteres disponveis sero de A at Z, de 0 a 9 e o ESPAO. Aperte a tecla para confirmar a escolha.

Lembre-se que so permitidos at 16 caracteres para cada cadastro. O aparelho passar automaticamente para a prxima etapa de programao se confirmado o 16 caracter. Em caso de erro ao selecionar os caracteres do nome, aperte a tecla vezes e repita todos os procedimentos. duas

Aps o cadastro do motorista, passaremos ao segundo passo da programao da funo <F5>: "A Numerao dos Motoristas".

21

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Aparecer o nmero "COD001" no local onde se definir o nmero do cadastro do motorista. Este nmero pode variar de 001 at 250. TOME CUIDADO para que motoristas diferentes no tenham o mesmo nmero, para isto sugerimos que voc crie um cadastro em sua empresa. Aperte a tecla para incrementar o nmero e a tecla para decrementlo. Para acelerar o processo, quando desejado, segure a tecla desejada e o acrscimo ser feito em seqncia. Aps ter definido o nmero do cadastro do motorista, aperte a tecla confirmar a escolha ou aperte a tecla para retornar. Se confirmada esta ao, o tacgrafo emitir sinais sonoros. Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Coloque o carto do motorista a ser cadastrado com os contatos para baixo (vide instrues em Carto Eletrnico - Como Coloc-lo). Ser emitido um sinal sonoro. Aps esta operao, o motorista estar cadastrado. Para cadastrar um novo motorista, retire o carto e repita os procedimentos anteriores. Feche a tampa (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar). Como exemplo selecionamos o nome Jos. Aps cada confirmao o mostrador no canto direito superior do visor indicar o nmero de caracteres disponveis. para

Tela inicial

Aps a 1 seleo

Aps a 2 seleo Aps a 3 seleo

Aps a 4 seleo

Portanto, temos uma identificao que menor do que 16 caracteres. Sendo assim, deve-se pressionar a tecla aps a ltima letra. Neste exemplo, a letra E.

22

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Passaremos ento numerao do motorista: A tela indicando a ltima letra escolhida, o nmero de caracteres e o cdigo do motorista aparecer.

Suponhamos que o Jos seja o motorista de nmero 27. Aperte a tecla para incrementar o nmero e a tecla para decrementlo. Para acelerar o processo, quando desejado, segure a tecla desejada e o acrscimo ser feito em seqncia. Aps ter escolhido o nmero 027 ,aperte a tecla escolha. para confirmar a

Aps confirmada esta ao, o tacgrafo emitir sinais sonoros at que a tampa seja aberta e o carto do Jos seja inserido. Ser emitido um sinal sonoro indicando que o motorista Jos foi cadastrado.

Obs.: Utilize apenas os cartes que so fornecidos com o produto ou adquiridos nos postos de venda autorizados.

23

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F6

DEFINE VELOCIDADE PARA O ALARME

A funo <F6> define a velocidade para o acionamento do alarme.

PROCEDIMENTO
Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas Aperte a tecla ou para selecionar a funo <F6>. para retornar.

novamente para confirmar a escolha ou

Aparecer no display o ltimo valor pr-ajustado. Exemplo: 80 km/h.

Defina a velocidade seguindo os seguintes passos: Aperte a tecla para incrementar a velocidade e a tecla para decrementar a mesma. Cada vez que se pressionar as teclas ou o valor no display ser incrementado ou decrementado de 1. Para acelerar o processo, quando desejado, segure a tecla desejada e o acrscimo ser feito em sequncia automaticamente. Aps ter definido a velocidade para o alarme, aperte a tecla confirmar a escolha ou aperte a tecla para retornar. para

Tacgrafo SV-2001 retornar automaticamente para tela principal aps a confirmao ou aps o cancelamento.

A velocidade poder ser selecionada de 01 at 140km/h.

24

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F7

IMPRIME DIAS ANTERIORES

A funo <F7> imprime grficos de dias anteriores.

PROCEDIMENTO
Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte a tecla novamente, para confirmar a escolha da funo, ou a tecla para retornar condio anterior. Aparecer <1> no display.

O nmero apresentado na tela indica o nmero de dias anteriores ao atual que ser impresso. Pode-se retroagir at 59 dias ao atual, caso o veculo possua esta quantidade de informao. Como exemplo suponha que voc est no dia 22 de Setembro e quer o grfico da viagem do dia 17 daquele ms. Basta que voc, ao aparecer o nmero de dias na tela, selecione o nmero 05 ( 22 - 17 = 05). Aperte as teclas ou dias anteriores ao atual. para incrementar ou decrementar o nmero de

Aperte a tecla novamente, para confirmar a escolha, ou Ser emitido um alarme sonoro.

para retornar.

Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Aguarde at que seja emitido um sinal indicando o final da impresso e destaque o papel. Caso queira cancelar a impresso aperte a tecla tacgrafo retornar tela principal. . Automaticamente o

25

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F8

DESCARGA DE DADOS

Ser necessrio que o usurio possua alguns acessrios adicionais para trabalhar e usufruir desta funo, a saber: um computador pessoal com plataforma Windows 95 no mnimo, carto de descarga, leitora de carto e um software de comunicao especial do tacgrafo. A funo <F8> descarrega os dados do tacgrafo no carto de descarga. PROCEDIMENTO Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas Aperte a tecla ou para selecionar a funo <F8>. para retornar.

novamente para confirmar a escolha ou

Sero emitidos sinais sonoros constantes aguardando at que: A tampa do tacgrafo seja aberta (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Abrir). carto de descarga seja colocado com os contatos para baixo (vide instrues em Carto Eletrnico - Como Coloc-lo). Ser emitido um sinal sonoro a cada 1 segundo indicando que os dados esto sendo descarregados. O tacgrafo voltar a um emitir sinal sonoro constante aps o trmino da descarga. Retire o carto e feche a tampa (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar).

26

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

FUNO F9

COLETA DE DADOS

A funo <F9> registra dados numricos coletados via teclado do tacgrafo durante uma viagem.

PROCEDIMENTO
Aperte a tecla para selecionar a funo desejada.

Aparecer <F0> no display. Aperte as teclas Aperte a tecla ou para selecionar a funo <F9>. para retornar.

novamente para confirmar a escolha ou

Selecione os valores um a um seguindo os seguintes passos: 1- Os valores so acertados da esquerda para direita (valor mximo = 9999). Obs.: O sistema no registra casas decimais. 2- Aperte as teclas 3- Aperte a tecla ou para ajustar o valor desejado.

para avanar o cursor .

4- Repita os procedimentos 1,2,3 para preencher os demais valores at completar o 4 (quarto) dgito. 5- Para confirmar o valor pressione a tecla . .

6- Para cancelar ou alterar alguns dos valores pressione a tecla

Ser necessrio que o usurio possua alguns acessrios adicionais para trabalhar e usufruir desta funo, a saber: um computador pessoal com plataforma Windows 95 no mnimo, carto de descarga, leitora de carto e um software de comunicao especial do tacgrafo.

27

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Exemplo: Inserir o valor 473. Pressione .

O sistema apresentar <F0>. Pressione a tecla Pressione Pressione Pressione Pressione Pressione Pressione Pressione Pressione Pressione ou at ser mostrado no display a funo <F9>.

novamente para confirma a escolha . ou at o valor 0.

, o cursor ir para o 2 digito. ou at o valor 4.

, o cursor ir para o 3 digito. ou at o valor 7.

, o cursor ir para o 4 digito. ou at o valor 3.

para confirmar o valor.

Aps ter realizado o ltimo passo o valor fica registrado e no pode ser alterado.

28

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

TEMPOS DE OPERAO
A funo tempos de operao determina em qual tempo de operao o tacgrafo est trabalhando. Estes tempos esto definidos atravs dos cones situados esquerda do mostrador, a saber: cone indicador de carga e/ou descarga. cone indicador de parada para descanso. cone indicador de eventos (ex.: parada para manuteno). cone indicador de veculo em movimento (direo).

PROCEDIMENTO
Condio inicial: Tacgrafo com a tampa fechada, o Display mostrando a tela principal e qualquer cone j selecionado. Mantenha pressionada a tecla at que o cone desejado esteja iluminado.

A confirmao desta funo se far automaticamente aps a seleo. Se o carro andar, o cone ir automaticamente mudar para Se o carro for desligado, o cone ir automaticamente mudar para . .

Tempos de operao

29

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

RELATRIO GRFICO IMPRIME AS LTIMAS 24 H.

PROCEDIMENTO Abra a tampa do aparelho (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Abrir). Pressione a tecla por 2 segundos.

Aguarde at que seja emitido um sinal sonoro. Imediatamente aps ser impresso o grfico principal (vide Apndice Anlise do Relatrio Grfico).

Aguarde at que seja emitido um sinal sonoro indicando o final da impresso e destaque o papel. Caso queira cancelar a impresso aperte a tecla . Feche a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Fechar). ATENO: No final da bobina existe uma tarja vermelha que indica a necessidade de reposio da mesma. Se durante alguma impresso esta tarja aparecer, cancele a impresso e proceda a troca da bobina ( vide instrues em Colocando o Papel ). Por fim, repita a impresso.

30

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

TROCA DE MOTORISTAS
Ao efetuar uma troca de motorista siga o procedimento abaixo:

PROCEDIMENTO Entrada de motorista: Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Coloque o carto do motorista com os contatos para baixo (vide em Carto Eletrnico - Viso Geral). instrues

Aguarde o sinal sonoro que ser emitido pelo tacgrafo e retire o carto. Feche a tampa do aparelho (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar). O cone acender e permanecer aceso indicando que a entrada de motorista foi confirmada.

Sada de motorista: Abra a tampa do tacgrafo (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) Como Abrir). Coloque o carto do motorista com os contatos para baixo (vide instrues em Carto Eletrnico - Viso Geral). Aguarde dois sinais sonoros que sero emitidos pelo tacgrafo e retire o carto. Feche a tampa do aparelho (vide instrues em Mdulo Visor Frontal (Tampa) - Como Fechar). O cone apagar indicando que a sada de motorista foi confirmada.

31

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

CARACTERSTICAS TCNICAS
Tenso de alimentao ................................ ................... de 9,0 VDC a 32,0 VDC Temperatura ambiente de trabalho ................................ ............... -10C a + 60C Umidade relativa do ar ................................ ................................ .entre 10% e 85% Consumo em repouso ................................ ................................ ................. 50 mA Consumo mximo ................................ ................................ ..................... 600 mA Escala do Velocmetro ................................ ................................ .......0 a 140 km/h Gama de medio do Velocmetro ................................ ....................0 a 199 km/h Sensor de velocidade ................................ .............. 1 a 255 pulsos por revoluo Faixa de trabalho do "K" .................de 400 a 100.000 (programado digitalmente) Duas sadas de comando para alarme externo ............................... (Imax.:200mA) Tempo de captura dos dados ........................... Amostragem a cada 0,5 segundo Reteno do relgio (sem alimentao) ................................ ..................... 2 anos Impressora ................................ ................................ ................................ . trmica Largura x Altura x comprimento ................................ ............... 102 x 50 x 129 mm Peso ................................ ................................ ................................ ... 580 gramas Garantia (exceto mecanismo impressor) ................................ ....................... 1 ano Garantia (mecanismo impressor) ................................ ............................... 6 meses Papel: Largura e comprimento da bobina ................................ .............57 mm x 8 metros Dimetro da bobina ................................ ................................ .................... 30 mm Capacidade de Impresso ................................ .................... 12 relatrios grficos Capacidade de reteno dos dados impressos no papel: por no mnimo 5 anos, quando armazenado em condies normais de temperatura e umidade. ARMAZENAMENTO DE DADOS Registro de velocidade e odmetro por um perodo mximo de 60 dias. Anlise de acidentes. Armazena 4 tipos de relatrios: Relatrio de viagem, Relatrio permanente, Grfico de acidente, Relatrio Grfico (ltimas 24h).

32

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

GLOSSRIO
ALARME: Condio de ultrapassagem da velocidade de alarme programada ( usualmente conhecido como Pontas de velocidade ). INFRAO: Condies de persistncia em alarme por mais de 2 minutos contnuos. CARTO ELETRNICO: Carto de PVC ISO 7816 utilizado como carto de identificao e armazenamento de dados de uma viagem de um determinado motorista, podendo ser utilizado para baixar os dados do tacgrafo eletrnico e como carto de apontamento de horas trabalhadas. VIAGEM: Perodo compreendido entre a execuo das funes F1 (inicia uma viagem) e F2 (finaliza uma viagem). CRONOTACGRAFO: Instrumento destinado a indicar e registrar, de forma simultnea e instantnea, a velocidade e a distncia percorrida pelo veculo, assim como os parmetros relacionados com o condutor do veculo, tais como: o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direo.

33

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

APNDICE ANLISE DO RELATRIO GRFICO


A fita diagrama destina-se a registrar e disponibilizar, a qualquer momento, os dados monitorados pelo Tacgrafo.

34

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

As informaes esto agrupadas em cinco zonas de impresso. A) CABEALHO: contm dados referentes a empresa, motorista, viagem e espao para assinatura do motorista. B) ZONA DE VELOCIDADE: formada por pontos que possuem, cada qual, trs coordenadas das seguintes funes: velocidade, distncia e tempo. Trata-se de um grfico plano em que um terceiro eixo, no caso o da distncia, gerado a partir da variao da velocidade em funo do tempo. Tais coordenadas esto relacionadas em trs eixos: um eixo vertical (P) correspondente a coordenada da funo velocidade, graduado em Km/h; e dois horizontais (Q, R, respectivamente) onde o eixo inferior (Q) demonstra a coordenada da funo tempo graduado em horas (Q1) e minutos, contendo traos diferenciados para divises a cada 15 minutos (Q2) e subdivises a cada 5 minutos (Q3) e o eixo superior (R) demonstra a coordenada da funo distncia graduado em Km com divises no regulares. Obs.: O eixo formado pela velocidade igual a zero, no coincide com o eixo formado pela escala de tempo (Q). C) ZONA DE DISTNCIA (T, U, T1): formada por pontos (T) entre duas retas paralelas (U). Estas retas, separadas por no menos de 3 mm uma da outra. Estes pontos (T) formaro ligaes (T1) entre as duas retas paralelas (U), resultando de cada ligao completa uma distncia percorrida de 5 Km (T1); D) ZONA DE EVENTOS (V, W, X, Y, Z): formada por pontos (V), demonstra o comportamento de determinados eventos, definidos de acordo a necessidade do usurio do tacgrafo. Exemplificando: tempo de carga e/ou descarga (W), tempo de direo (X), tempo de descanso (Y), eventos auxiliares (Z). E) RODAP: contem dados referentes a data e hora da impresso, velocidade de alarme, e espao para assinatura do fiscal.

35

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

APNDICE Portaria de homologao


Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAO E QUALIDADE INDUSTRIAL INMETRO Diretoria de Metrologia Legal- DIMEL Publicado no Dirio Oficial da Unio em 27/12/2000 Portaria n. 167, de 05 de dezembro de 2000. O Diretor de Metrologia Legal do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial - INMETRO, no exerccio da delegao de competncia outorgada pelo Senhor Presidente do INMETRO, atravs da Portaria n. 257, de 12/11/1991, e tendo em vista o constante do Processo n. 52600 001208/2000 resolve aprovar, o modelo SV2001 de cronotacgrafo eletrnico digital, marca SEVA, bem como as instrues que devero ser observadas quando da execuo das verificaes metrolgicas.

ROBERTO LUIZ DE LIMA GUIMARES

36

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

GARANTIA
A SEVA Engenharia Eletrnica Ltda., nos limites fixados neste certificado, assegura como fabricante ao comprador do aparelho especificado, garantia contra qualquer defeito de material ou fabricao apresentado no prazo de 360 dias, estes contados a partir da data de emisso da Nota Fiscal de venda ao primeiro comprador, excetuando-se o mecanismo impressor que ter 180 dias de garantia, estes contados a partir da data de emisso da Nota Fiscal de venda ao primeiro comprador. Limita-se a responsabilidade da SEVA Engenharia Eletrnica Ltda. em substituir as peas defeituosas do equipamento, desde que seu tcnico credenciado constate falha em condies normais de uso. Esta garantia ficar sem efeito se o equipamento sofrer danos provocados por acidente, agentes da natureza, uso em desacordo com o manual de operaes, ser ligado inadequadamente ou se houver sinal de violao do selo de garantia, ajuste ou conserto por pessoas no autorizadas, bem como defeito oriundo de fora maior. Obriga-se a Seva Engenharia Eletrnica Ltda. a prestar os servios gratuitos quando remunerados exclusivamente nas localidades nas quais mantenha oficinas devidamente autorizadas para efetuar consertos no Tacgrafo Eletrnico. O consumidor residente em outra localidade ser pois, o nico responsvel pelas despesas e riscos de transportes de ida e de volta do equipamento at a oficina autorizada mais prxima. Esta garantia dever ser preenchida pela SEVA Engenharia Eletrnica Ltda. ou pelo revendedor no ato da aquisio do equipamento; no poder haver rasuras e dever ser apresentado em conjunto com a Nota Fiscal a cada solicitao de servios dentro do prazo de cobertura desta garantia.

37

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

38

Manual de Operaes

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

39

Seva Engenharia Eletrnica Ltda

Tacgrafo Eletrnico

SV-2001

Avenida General David Sarnoff, 3814 Contagem - MG CEP.: 32.210-110 - Brasil Fax.: (0XX31) 3361-1786 Internet: www.seva.com.br e-mail:sv2001.suporte@seva.com.br

40

You might also like