You are on page 1of 5

Provas piagetianas Faa vc mesmo O q vc acha? TUdo organizado!!!!

Matemtica, Provas Piagetianas

(j apliquei essa provas e so muito interessante vale a pena conferir) Piaget em sua teoria criou estgios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservao ocorridos nos estgios properatorio e de operaes concretas. A teoria piagetina ressalta a importncia de entender a qualidade de pensamento, os argumentos do sujeito ma tentativa de compreender as transformaes da realidade. Aqui temos 6 provas principais Noconservao Quando apresentada para a criana no-conservadora a primeira deformao da bolinha de massa de modelar, esta ir julga-la maior, mantendo este julgamento mesmo que o experimentador insista sobre a dimenso negligenciada pela criana (ex. salsicha mais fina, mas mais comprida). O problema da volta emprica resolvido corretamente ou no pela criana. Intermedirio Oscila entre a conservao e no-conservao: numa mesma deformao a criana pode alternar seus julgamentos ora como iguais ou diferentes; faz julgamentos de conservao e no-conservao alternada nas diversas deformaes; e pode apresentar alternncia de julgamentos quando contra-argumentada pelo

entrevistador. As justificativas da criana so pouco explcitas e incompletas. O problema da volta emprica resolvido corretamente pela criana. Conservao As quantidades so sempre julgadas iguais, usando o argumento de identidade, de reversibilidade, ou de compensao. Os julgamentos de conservao se mantm apesar das contra-argumentaes. LEMBRETE: Durante a aplicaio da prova deve haver sempre um momento de confronto, em que feita a transformao da realidade na frente da criana. a fim de observamos de ela entendeu o processo de conservao de nmeros, ou fica apenas no aspecto visual dos objetos.

Para o Kit 1. Faa uma caixa bem bonita, pode ser de papelo ou de madeira. 1. Conservao de nmeros Material: 11 circulos pequenos Vermelhos e 11 Crculos azuis (pode ser tampinha de garrafa, EVA, papelo...) A criana recebera um saquinho com 22 fichas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de ficha azuis e outro de ficha vermelha. no deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha A criana deve, no decorre da aplicao da prova, contar a quantidade, se julgasse necessrio. Montar uma fileira horizontalmente com as fichas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se h mais azuis ou mais vermelhas. Confronto: A transformao ser feita na frente da criana, ampliando o espao entre as fichas azuis, perguntar novamente se hs mais fichas azuis ou mais fichas vermelhas. 2. conservao da Matria Material: Massa de modelas de duas cores (Compre uma caixa de modelar, pois para essa prova, usou uma vez, no pode usar novamente, pela questo do visual) A criana deve perceber que a mudana de formato do objeto no interfere na quantidade de matria do qual ele composto. Apresentar uma caixa de massinha de modelar com seis unidades. Retirar

da caixa e mostrar s crianas que todas eram do mesmo tamanho. Pegar uma massinha amarela e outra vermelha (ou outra cor) e fazer duas bolinhas iguais. Em seguida, perguntar criana em qual das duas bolinhas elas acham que h mais massinha. Confronto: Realizar a transformao, na frente das crianas: pegar a bolinha amarela e fazer no formato de bolinha. Perguntamos se h mais massinha na bolinha vermelha ou na cobrinha amarela. Verificar se as crianas compreendem a prova de conservao da matria, e as transformaes ocorridas perante seus olhares, como acompanharo o processo de transformao. 3. Conservao de rea Material: 2 pranchas verdes retangulares de 20x25cm (pode ser EVA, papelo pinto, papel carto...), 8 quadrados vermelhos de 4x4 e 2 vaquinhas (EVA, cartolina, biscuit, de plstico...). Colocar diante das crianas duas placas para representar pastos. Dar a elas duas vaquinhas do mesmo material. Explicar que elas devem colocar as vaquinhas nos pastos. Pegar dois quadrados exatamente do mesmo tamanho para representa a moita de capim que a vaquinha iria comer. Distribuir uma moita de capim em cada pasto. Perguntar em qual dos dois pastos h mais capim. Confronto: Pegar mais dois quadrados do mesmo tamanho e distribuir da seguinte forma: no pastor da esquerda colocar as moitas lado a lado no sentido vertical e no pasto da direita as duas separadas horizontalmente. Perguntar em qual h mais capim.

4. Conservao de lquidos Material: Copo de vidro (um copo transparente) Pegar dois copos cilindrico do mesmo tamanho, pedir a criana que nos ajude a medir a quantidade de gua, de forma que fiquem igual nos dois copos. Depois de colar a gua na mesma altura nos dois copos, perguntar em qual deles h mais gua. Confronto: Pegar um copo alto e fino, transportar agua de um dos copos iniciais para esse, em seguida interrogar em qual dos copos h mais gua. As crianas que responderem o copo alto e fino ainda no conseguiram estabelecer a equivalencia entre os lquidos dos recipientes, o raciocino foi baseado em aspectos visuais. 5. Seriao de palitos.

Material: conjunto de 10 palitos com tamanhos diferentes (palito de sorvete) "A seriao consiste na capacidade de organizar mentalmente um conjunto de elementos em ordem crescente ou descrecente de tamanho, peso ou volume." (Wadsworthm 1996) A criana recebera palitos de diferentes tamanhos, devero arruma-los de menor para o maior como uma escadinha, todos juntos. 6. Incluso de classe (esse o mais dificil se vc errar uma parte vc acaba confundido a criana e no alcanado seu objetivo, j tive essa experincia hihihi) Material: 10 margaridas (EVA, desenho, papelo, papel carto), 3 rosas, 10 coelhos O material apresentado a criana consiste em um saquinho contendo varias flores e coelhos. Explicar que as flores estavam dividis em dois grupos: um de flores chamadas margaridas e outro de flores chamadas rosa. Colocamos cinco margaridas lado a lado e, na fileira abaixo, trs rosas lado a lado. Indagamos: H mais flores, mais rosas ou mais margaridas? Depois da resposta, procure atravs de questiomaneto conhecer melhor o pensamento da criana. A questo seguinte ser apresentada desta forma: Se nos tirarmos uma rosa, ficaremos com menos flores, menos rosas ou menos margaridas? Pegar os 10 coelhos que estavam dentro do squinho com as flores e colcar numa mesma fileira lado a lado, logo em abaixo das rosas. Formular uma nova questo: H mais flores, mais roas, mais margaridas ou mais animais? Voc vai avaliar a linha de pensamento da criana, por isso perguntar o porque da resposta.

Espero q vcs gostaram, feito com muito carinho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

You might also like