You are on page 1of 22

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.

: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 1 de 22

Resenha n 10

1 APRESENTAO GRFICA DE TRABALHOS CIENTFICOS

Entende-se por trabalho cientfico a grande variedade de trabalhos acadmicos, trabalho de concluso de curso, dissertao, tese, dentre outros.

1.1 Orientaes para formatao de trabalhos, projeto de pesquisa e da monografia final

Segundo Furaste O trabalho deve ser digitado conforme as normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para ser considerado oficial.1 As recomendaes relacionadas a seguir encontram-se regulamentadas na ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) e servem de modelo para elaborao de praticamente todos tipos de trabalho cientfico, exceto queles que tenham alguma peculiaridade prpria, exigindo desse modo formatao especfica, hiptese em que deve-se observar as normas inerentes a este tipo de pesquisa.

1.2 Configurao da pgina

a) Papel: Deve ser branco, com formato A4 (21 cm x 29,7 cm). b) Margens: Superior: Inferior: Esquerda: encadernados. Direita: 2cm 3cm 2cm 3cm, mas admite-se 3,5 para trabalhos que sero

FURAT, Pedro Augusto. Normas tcnicas para o trabalho cientfico: elaborao e formatao. 14. ed. Porto Alegre: s.n., 2007, p. 64.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 2 de 22

Resenha n 10

c) Orientao: Retrato.

1.3 Digitao/Datilografia e Impresso

O trabalho deve ser digitado ou datilografado somente no anverso da folha. A exceo ocorre em relao a folha de rosto, onde inserida a ficha catalogrfica, que deve ser realizada em conformidade com Cdigo de Catalogao Anglo-Americano (CCAA2). A cor da fonte tanto no trabalho digitado como no datilografado deve ser preta.

1.4 Formatao da Fonte

Quanto ao tipo de fonte que deve ser utilizado na elaborao de trabalhos cientficos, observa-se que na ABNT no existe nenhuma recomendao quanto a que deve ser empregada. Pode portanto ser utilizada qualquer fonte para elaborao da pesquisa, devendo o pesquisador respeitar as determinaes do orientador, do curso ou da instituio onde ser depositado o trabalho. a) Tipo: Apesar de no haver determinao quanto a fonte, aconselha-se que para o desenvolvimento de qualquer trabalho seja utilizada a fonte tipo Arial ou Times New Roman. b) Tamanho da fonte: O tamanho da fonte pode variar de acordo com o local onde ela se encontre no trabalho.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 3 de 22

Resenha n 10

a) Fonte tamanho 12 Utiliza-se para ttulos, subttulos o texto normal, sumrio e referncias bibliogrficas. b) Fonte tamanho 10 utilizada para elaborao de citaes longas, notas de rodap, paginao e legenda de ilustraes e de tabelas. Observao: Escolhido um tipo de fonte, esta deve ser utilizada em todo trabalho. O pesquisador deve tomar cuidado para que fontes distintas da escolhida no faam parte do trabalho.

1.5 Formatao dos pargrafos

a) Alinhamento: Utiliza-se alinhamento Justificado. b) Espao entre linhas: Deve-se manter espao 1,5 para ttulos, subttulos e parte textual do trabalho. Utiliza-se entrelinhamento simples em notas de qualquer natureza, citaes longas, notas de rodap, referncias bibliogrficas, resumos (independentemente da lngua em que elaborado) e no sumrio ou ndice. c) Recuo de incio de pargrafo: Especial: primeira linha: entre 0,7 e 1,5 cm. d) Espaamento entre pargrafos: Na parte textual recomenda-se utilizar 12 pontos antes, 12 pontos depois ou um enter entre um pargrafo e outro.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 4 de 22

Resenha n 10

Observaes: a) Os ttulos das sees e subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por 24 pontos antes e 24 pontos depois, ou dois enter antes e dois depois. b) as citaes longas, notas, referncias e resumo devem ser digitadas em ESPAO SIMPLES.

1.6 Ttulos e subttulos

a) Captulo: Deve ser elaborado com letras maisculas, em negrito e centralizado. Deve sempre iniciar em folha distinta. Pode ficar tanto a 3 cm como a 8 cm da margem superior, devendo-se respeitar sempre as recomendaes especficas da instituio onde o trabalho ser entregue. b) Sees: Letras maisculas e minsculas, negrito e deve ficar alinhado esquerda sem smbolos entre ele e o numeral; c) Subsees: Letras maisculas e minsculas, itlico, tambm alinhado esquerda e sem smbolos entre o ttulo e o numeral. Observaes: Na elaborao do sumrio o pesquisador deve observar as mesmas regras observada na elaborao dos ttulos, sees e subsees transcritas acima. Exceto no caso do entrelinhamento, os ttulos e subttulos do trabalho no devem receber nenhum destaque relacionado ao tamanho da fonte.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 5 de 22

Resenha n 10

1.7 Siglas

Nos casos em que o uso de siglas essencial, acrescenta-se no texto, na primeira vez que utilizada no trabalho, o nome completo seguido da sigla correspondente entre parnteses. Posteriormente pode-se utilizar somente a sigla, sem a necessidade de escrever por extenso o respectivo nome de forma completa.

1.8 Capa

Alm de ser utilizada para oferecer proteo externa ao trabalho elaborado, a capa elemento obrigatrio na maioria dos trabalhos cientficos. Nela devem constar os elementos indispensveis uma precisa identificao do trabalho. Quanto a estes itens a ABNT determina que sejam utilizados: a) Nome da instituio (opcional); b) nome do autor ou autores (obrigatrio); c) ttulo do trabalho (obrigatrio) e subttulo se houver; d) nmero do volume (nos casos em que ocorra a existncia de mais de um); e) local do depsito (corresponde ao nome da cidade onde ser realizada e entrega do trabalho (obrigatrio); f) data (corresponde somente ao ano de entrega) (obrigatrio).

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 6 de 22

Resenha n 10

Exemplo:

3 cm

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

5 cm

Joo Evaristo Calliari Netto

11 cm 12 cm

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA VOLUME 2

25 cm 26,5

Torres 2008

Observao: Todos os itens devem ser centralizados.

1.9 Listas

Elemento

opcional

que

antecede

sumrio.

Deve

ser

elaborado

separadamente para ilustraes, tabelas, abreviaturas e siglas e smbolos. No caso da lista de ilustraes deve constar a identificao do elemento, seu ttulo e paginao. Respeita a ordem em que foi acrescentado ao texto. Para cada tipo de ilustrao utiliza-se uma lista diferente (fotos, plantas, grficos, fluxogramas, esquemas, etc.). No caso de constar no trabalho at 5 figuras de cada modalidade, no necessria a elaborao de sumrio.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 7 de 22

Resenha n 10

1.9.1 Lista de tabelas

Sua estrutura assemelha-se a um sumrio. Nela designa-se o seu ttulo de acordo com a ordem como se encontra no trabalho, seguido da respectiva pgina onde se encontra.

1.9.2 Lista de abreviaturas e siglas

Neste caso esta lista apresentada em ordem alfabtica com a sigla seguida de sua significao por extenso. Exemplo de lista de abreviaturas:

ABREVIATURAS AL - Aliana Liberal C.P -Jornal Correio do Povo D.N. - Jornal Dirio de Notcias PRR - Partido Republicano Rio-Grandense ZH - Zero Hora

1.9.3 Lista de smbolos

Por fim a lista de smbolos deve ficar em ordem alfabtica seguida de seu significado por extenso.

1.9.4 Lista de figuras e fotos

Neste caso elabora-se uma lista para cada modalidade de figura seguindo a seqencia que forma acrescentados no trabalho. A lista deve apresentar a expresso figura ou foto, seguida do nmero correspondente. Aps acrescenta-se uma descrio sobre o objeto citado precedido da pgina onde foram inseridas. A elaborao desta lista deve seguir a ordem em que se encontram no trabalho.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 8 de 22

Resenha n 10

Exemplo de lista de fotografias:

FOTOGRAFIAS Fotografia 1: Hospital da colina (vista panormica)................................................................. 6 Fotografia 2: Laboratrio de anlises clnicas........................................................................ 10 Fotografia 3: Equipe Tcnica do Hospital Colina................................................................... 20 Fotografia 4: Tratamento em pacientes com asma................................................................ 32

1.10 Apndices ou Anexos (facultativo)

Os anexos so recursos elucidativos compreenso do texto. Aparecem no final do trabalho, aps as obras consultadas e sua paginao progressiva, dando continuidade a do trabalho. Sua identificao em maisculas, seguida do ttulo do anexo. A lista de anexos, como todos os demais captulos ter os mesmos espaos e margens exigidas pela ABNT. Inicia-se com um Sumrio dos Anexos. Exemplo de sumrio dos anexos:

ANEXOS

ANEXO A - Mapa da Amrica Latina .................................................................................... 57 ANEXO B - Principais cidades do Brasil ............................................................................... 58 ANEXO C - Tabela do IBGE - Desenvolvimento Econmico do Brasil ................................. 60 ANEXO C1 - Tabela do IBGE - Educao Bsica no Brasil - 1997 ..................................... 64

1.11 Figuras e Imagens

As figuras tm por finalidade auxiliar no esclarecimento, compreenso e interpretao do texto, como tambm como meio de confirmar idias e informaes relacionadas a pesquisa realizada. Segundo a ABNT NBR 14724:2005 so figuras os desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, quadros, retratos, diagramas, lminas e qualquer outro elemento assemelhado e que possa ser utilizado no corpo do trabalho.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 9 de 22

Resenha n 10

Recomenda-se inserir as ilustraes o mais prximo possvel do texto no qual ela encontra-se relacionada. Deve ficar centralizadas na pgina e separada por uma linha em branco do texto. Exceto no caso de quadros as demais figuras no devem ser emolduradas. Identifica-se as figuras inserindo-se na parte inferior dela a sua designao seguida de seu nmero de ordem em nmeros arbicos. Aps acrescenta-se o respectivo ttulo de forma breve e clara. Cita-se tambm a fonte. Todas as imagens e ilustraes devem estar em branco e preto ou em tons de cinza. A resoluo deve ser cerca de 600 dpi, para imagens em branco e preto; e 150-200 dpi para imagens em tons de cinza. Aconselha-se no incluir imagens com resoluo muito alta, pois podem demorar muito para serem impressas, sem muita diferena de resultado.

Exemplo de uma figura no texto (corpo do trabalho):

Figura 3 Cartaz utilizado para alfabetizao nas sries iniciais.

Fonte: CALDEIRA, Jorge. Alfabetizao. 5. ed. Palmares: Editora do Povo, 2006, p. 34.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 10 de 22

Resenha n 10

Exemplo de tabela:
Tabela 5 Incidncia de reprovao dos estudantes de Engenharia na Universidade Luterana do Brasil. Ano 1 ano 2 ano 3 ano 4 ano 5 ano Soma 1990 17 09 11 27 15 79 1991 11 12 10 21 72 72 1992 23 20 24 22 106 106 1993 14 15 18 12 70 70 1994 08 06 07 04 34 34 Soma 73 62 70 86 361 361

Fonte: Universidade Luterana do Brasil. Anurio. Canoas: Editora da ULBRA, 1994.

1.12 Sumrio ou ndice

O sumrio e o ndice tem por finalidade indicar numericamente cada parte do trabalho. Como o sumrio tem por funo dar apenas uma viso geral do trabalho, aconselha-se acrescentar a ele somente as sees primrias, secundrias e tercirias. Quando houver necessidade de prestar informaes de forma mais detalhada, ultrapassando para alm das sees tercirias, este elemento do trabalho passa a ser denominado ndice. Em ambos utiliza-se por extenso o ttulo de cada seo e o nmero da pgina onde se encontra separados por uma linha pontilhada. O espaamento entre linhas tanto no sumrio como no ndice deve ser simples, separando-se uma seo da outra com uma linha em branco. No so mais permitidas reentradas no sumrio.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 11 de 22

Resenha n 10

Exemplo:

SUMRIO

LISTA DE FIGURAS ...................................................................................................................... INTRODUO ................................................................................................................................ 1 A TICA ....................................................................................................................................... 1.1 Conceitos ................................................................................................................................. 1.2 A evoluo do pensamento tico .......................................................................................... 1.2.1 Condies do sujeito tico ................................................................................................. 2 A TICA NA SOCIEDADE CONTEMPORNEA ....................................................................... 2.1 Exigncias atuais ticas ......................................................................................................... 3 TICA MDICA ........................................................................................................................... 3.1 tica e sade ........................................................................................................................... 3.2 A existncia da tica ............................................................................................................... CONCLUSO ................................................................................................................................. REFERNCIAS BIBILOGRFICAS .............................................................................................. ANEXOS .........................................................................................................................................

8 10 12 15 18 25 28 32 36 38 41 45 47 49

1.13 Notas de rodap

Elemento imprescindvel para prestar informaes referentes a pargrafos ou parte de pargrafos citados no texto, bem como para acrescentar notas explicativas. Devem ser digitadas em espao simples, com margens justificada e com fonte menor que a utilizada no texto. Um filete de 3 cm, deve originar-se na margem esquerda, separando as notas do texto por um espao simples. A nota na qual acrescenta-se a primeira citao de uma obra deve ser elaborada de forma completa, podendo as demais ser elaboradas de forma abreviada, citando-se o nome do autor, o ttulo da obra e a pgina de onde fora retirada a citao. No permitido acrescentar espao em branco entre uma nota de rodap e outra. Nos casos em que a nota tiver mais de uma linha, a partir da segunda linha

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 12 de 22

Resenha n 10

deve-se alinhar a citao abaixo da primeira letra da palavra da linha superior, de forma a possibilitar a visualizao do nmero correspondente a citao. As notas de rodap dividem-se em: notas de referncias e notas explicativas. As notas de referncia so utilizadas para informar as fontes de onde foram extradas as citaes utilizadas no texto. As notas explicativas so utilizadas para prestar esclarecimentos, justificar afirmaes ou remeter o leitor a outras partes do trabalho.

1.14 Paginao ou numerao de pginas

Este procedimento deve seguir as informaes contidas na NBR 14.724/2002, que dispe que a partir da folha de rosto, todas as folhas do trabalho, devem ser contadas (exclui-se portanto a capa). Quanto a numerao observa-se que esta deve ser acrescentada a partir da primeira folha da parte textual, ou seja, a partir da primeira folha da introduo e deve seguir de forma contnua at o final do trabalho sem excees. Tipo de fonte: arbico, tamanho 10 e condizente com o tipo de fonte utilizado no trabalho. Local: canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, devendo ficar o ltimo algarismo do nmero a 2 cm da borda direita da folha. No caso de haver a necessidade de acrescentar anexos ou apndices suas pginas devero ser numeradas tambm, respeitando-se a numerao seqencial do trabalho.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 13 de 22

Resenha n 10

1.15 Citaes e Notas

As citaes so utilizadas para inserir no texto que est sendo desenvolvido idias, informaes ou palavras que servem para fortalecer e apoiar a argumentao do pesquisador. Na verdade, citar outros autores no consiste em demrito para quem cita, desde que isso seja feito com critrio e cuidado citando apenas componentes relevantes, para aprofundar e explicar as exposies temticas. As citaes devem ser selecionadas com cuidado e prudncia, de forma que venham a enriquecer o texto, principalmente, quando so citados autores clssicos e renomados. Recomenda-se o cuidado para no fazer uso em nmero excessivo de citaes, e distribu-las adequadamente no texto. Por fim, ressalta-se que as citaes dividem-se em diretas e indiretas, conforme veremos a seguir.

1.15.1 Citaes diretas

Nas citaes diretas o acadmico transcreve textualmente o texto citado, repetindo-o do modo como encontrado no documento pesquisado, ou seja, ao p da letra, respeitando portanto, todas as suas caractersticas. As citaes diretas admitem supresses e interpolaes. A supresso utilizada quando um pequeno trecho, que pode ser uma frase ou palavras do pargrafo transcrito, no seja de interesse do redator, ento, ignorase tal trecho, em seu lugar insere-se reticncias entre colchetes [...], indicando desse modo a excluso de alguma parte do texto original.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 14 de 22

Resenha n 10

Exemplo: A especificao da metodologia [...] a que abrange maior nmero de itens, pois responde, a um s tempo, s questes como? com qu? onde? e quando?.3 Ocorrer a interpolao quando o texto transcrito tem sentido obscuro ou incompleto, acrescentando-se neste caso entre colchetes [palavras que

complementem o texto]. Exemplo: Delimitao a seleo de um tpico para ser estudado e analisado [dentro de um assunto] em profundidade, tornando o assunto vivel de ser pesquisado. [Deve-se] Evitar temas amplos que resultem em trabalhos superficiais.4 Nos casos em que a citao direta contenha algum erro, dever o pesquisador redigi-lo tal como ele encontrado no original, acrescentando-se porm, aps a expresso errada a palavra latina sic entre parnteses, que significa assim mesmo. Ocorrendo a necessidade de destacar alguma parte do texto citado (itlico ou sublinhado) dever o pesquisador acrescentar ao final do pargrafo a expresso grifo nosso, entre colchetes. De forma contrria, ocorrendo algum destaque originalmente no texto, ou seja, realizado pelo prprio autor, dever ser utilizada a expresso grifo do autor, entre colchetes. Nos casos em que a citao originar-se de informaes obtidas em palestras, aulas, seminrios, debates, etc., deve-se acrescentar no fila do pargrafo a expresso informao verbal, entre parnteses, complementando-se com todas as demais informaes referentes a citao em nota de rodap. As citaes diretas so divididas em citaes curtas e citaes longas.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 4. ed. So Paulo: Atlas, 1995, p. 106. 4 CERVO e BERVIAN, apud, LIMA, Tefilo Loureno de. Manual bsico para elaborao de monografia. Canoas: ULBRA, 1999, 43.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 15 de 22

Resenha n 10

1.15.1.1 Citao direta curta

Neste caso a citao ter at trs linhas, e dever ser elaborada com fonte 12, estar encerrada entre aspas duplas, no prprio corpo do texto, com citao da fonte. Exemplo: A tese doutoral a monografia escrita pelo estudante [...] para obteno do ttulo de doutor, em que demonstra capacidade de realizar e de promover a cincia.5

1.15.1.2 Citao direta longa

Ocorre no caso das citaes que contenham mais de trs linhas, deve-se destac-las com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (tamanho 10), entrelinhamento simples e sem as aspas. Exemplo:
Com isso, queremos chamar a ateno para o fato de que existe uma infinidade de maneiras de se elaborar um projeto de pesquisa, no devendo, portanto, o estudante imaginar que uma nica maneira e que 6 qualquer diferena de um projeto de pesquisa para outro implicar erro.

1.15.2 Citaes indiretas ou livre (parfrase)

Nas citaes indiretas apanha-se a idia central do autor da obra pesquisada expressando- com palavras prprias. Isto, normalmente, ocorre quando

comentamos, interpretamos ou resumimos o pargrafo ou parte do texto, ou mesmo todo o texto.

SALVADOR, Augusto Domingos. Mtodos e tcnicas de pesquisa bibliogrfica. 7.ed. Porto Alegre: Sulina, 1978, p. 36. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 20. ed. So Paulo: Cortez, 1996, p. 131.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 16 de 22

Resenha n 10

Quanto a formatao desta modalidade de citao segue-se a mesma formatao do texto normal que est sendo elaborado pelo pesquisador, ou seja, sem nenhuma norma especfica, mas deve-se citar a fonte. Este procedimento adotado independentemente do nmero de linhas utilizados na citao. Quanto a indicao da pgina de onde foi extrada a citao recomenda-se est prtica somente nos casos em que torna-se possvel identificar com preciso de onde foi extrada, visto que, pode-se realizar uma citao indireta a partir de vrias pginas de um texto estudado. Exemplo: Segundo Tefilo Loureno de Lima as citaes configuram-se como citaes literais ou no de parte de alguma obra j publicada, com indicao da autoria e da fonte, cujo objetivo identificar de onde foi extrada a idia.7

1.15.3 Citao de Citao

Tanto na citao direta como na citao indireta, podem ocorrer casos em que necessrio citarmos algum autor que est sendo citado na obra que est sendo consultada. Nestes casos ocorre a necessidade de citarmos idias ou conceitos que encontramos j citados nos textos que analisamos, e no termos acesso s fontes originais. Para uma correta elaborao de citaes nestas hipteses deve-se mencionar em primeiro lugar o sobrenome do autor do pargrafo, seguido da expresso latina apud, e completar mencionando o sobrenome do autor do texto que lemos e de onde foi extrada a citao. Maiores explicaes sobre a elaborao de citao de citao encontram-se no subttulo expresses latinas elaborado mais adiante.

LIMA, Tefilo Loureno de. Manual bsico para elaborao de monografia. Canoas: ULBRA, 1999, p. 65.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 17 de 22

Resenha n 10

1.16 Sistemas de Citaes

Divide-se em sistema numrico (nota de rodap) e sistema alfabtico (autordata). O pesquisador no deve misturar os dois sistemas, visto que a ABNT bastante clara neste sentido, exceto no caso do sistema autor-data que admite a utilizao de notas com finalidade explicativas.

1.16.1 Sistema autor-data

Neste caso a meno das informaes referentes a citao utilizada pelo pesquisador faz parte do prprio texto que est sendo elaborado. feito pelo sobrenome do autor ou pela instituio responsvel ou, ainda, pelo ttulo de entrada, seguido da data de publicao do documento e do nmero da(s) pgina(s) da obra citada, separados por vrgula e entre parnteses. Exemplo: Temos como definio de meio ambiente a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. (SILVA, 1997, p. 4). Quando o nome citado no texto no precisa citar novamente dentro dos parnteses. Exemplo: Segundo Silva temos como definio de meio ambiente a interao do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas. (1997, p. 4). Observaes: No texto o nome fica com letras maisculas e minsculas. Dentro dos parnteses fica em letras maisculas.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 18 de 22

Resenha n 10

Caso ocorra alguma coincidncia quanto ao sobrenome de dois ou mais autores, a diferenciao realizada pela letra que d incio ao prenome. Ex.: (SILVA, B. 2002) e (SILVA, A. 2004) ou Silva, B. (2002) e Silva, A. (2004). Na hiptese de persistir a coincidncia, acrescenta-se o prenome por extenso. Ex.: (SILVA, Benedito. 2002) e (SILVA, Antnio. 2004) ou Silva, Benedito. (2002) e Silva, Antnio. (2004).

1.16.2 Sistema numrico

Este sistema utiliza-se de notas de rodap que devem ser elaborados com algarismos arbicos, atravs de numerao nica e seqencial. Permite que as notas sejam elaboradas em todo trabalho, por captulo ou por parte. Pode ser indicada entre parnteses e alinhada ao texto, ex.: (1), ou mediante expoente ex.:1. Acrescenta-se o nmero que indica a referncia aps o ponto que encerra o texto citado. Tem por finalidade indicar a fonte da pesquisa (nota de referncia), quanto para prestar informaes (notas explicativas).

1.16.2.1 Notas de Referncias

As notas de referncias so aquelas que a. indicam as fontes e as origens das citaes apresentadas. Exemplo de citao com utilizao de uma nota de referncia atravs do sistema numrico: Por este motivo e para simplificar, concordando com dis Milar e Toshio Mukai, prefere-se utilizar o substantivo preveno, uma vez que esta, conforme visto, por carter genrico, abarca a precauo, que tem carter mais especfico.8

Apud, MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 7.ed. So Paulo: Malheiros, 1998. p. 245.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 19 de 22

Resenha n 10

Observao: A primeira citao de cada obra nas notas de rodap deve ser completa, a partir da segunda cita-se apenas o autor, o ttulo da obra e o nmero da pgina.

1.16.2.2 Notas de Explicativas

As notas explicativas so as observaes elucidativas e os comentrios complementares, danado novas informaes, estabelecendo paralelos possveis relacionados com o assunto ou fazendo menes com outras partes do mesmo estudo. Ressalta-se que as notas explicativas configuram-se como informaes importantes, mas que, no texto, podem prejudicar o estilo, a coerncia e a lgica da produo. Nestes casos, quando torna-se necessria a sua utilizao, o texto transcrito em uma nota de rodap, permitindo ao leitor sua anlise, sem interferir na leitura e na interpretao do que est sendo lido. Por fim, observa-se que tanto as notas explicativas como as notas de referncia podem ser colocadas tanto em notas de rodap (mais prtico e comumente utilizado), como tambm podem ser relacionadas no final do trabalho.

1.17 Expresses latinas

Como referido acima a primeira citao de uma obra elaborada em nota de rodap deve ser referenciada de forma completa. As citaes posteriores que se referem a alguma obra j citada podem ser elaboradas de forma abreviada, utilizando-se quando o pesquisador julgar necessrio expresses latinas: Apud citado por, conforme, segundo. Idem mesmo autor. Ibidem na mesma obra.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 20 de 22

Resenha n 10

Op.cit. obra citada. Passim aqui e ali, em diversas passagens. Loco citato no lugar citado. Cf. confira, confronte com. Sequentia seguinte, que segue, as prximas. 1) A expresso Apud utilizada quando se necessita citar a idia de um autor (obra no disponvel) apresentada em obra de outro autor (obra em utilizao). Na citao, seja pelo sistema numrico ou autor-data, a ordem dos autores a seguinte: SOBRENOME do autor da obra no disponvel Apud SOBRENOME do autor da obra em utilizao.

Diz a autora: Os pandas comem bambu. (ABRO Apud FRAGA, 2003, p. 15). Sistema autor-data Diz a autora: Os pandas comem bambu9. 2) A expresso op.cit., utilizada somente no sistema numrico, serve para evitar a repetio de toda a referncia de uma obra que j foi citada anteriormente, em pgina(s) anterior(es) da monografia. 3) As expresses Idem e Ibidem, utilizadas somente no sistema numrico, servem tambm para evitar a repetio de toda a referncia de obra utilizada anteriormente. Exceto a expresso apud que pode ser utilizada em qualquer nota de rodap como tambm no texto do trabalho, as demais expresses idem, ibidem, op. cit, loco

ABRO, Rosa. Apud FRAGA, Rogrio. A vida dos pandas. Porto Alegre: Sul-Brasil, 2003. p. 15.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 21 de 22

Resenha n 10

citatum e confira somente podero ser utilizadas nos casos em que j contenha uma nota de rodap a que se referem.

1.18 Abreviatura dos meses

Quando necessrio citar o ms, abrevia-se as trs primeiras letras de cada palavra, devendo ser seguidas de ponto, exceto o maio. Exemplo: Janeiro Fevereiro Maro Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 1.19 Errata = = = = = = = = = = = = jan. fev. mar. abr. maio jun. jul. ago. set. out. nov. dez.

Esta parte do trabalho utilizada para ressaltar correes oriundas de erros de digitao, erros ortogrficos, trocas, omisses, etc.). Pode ser elaborada em folha avulsa como tambm pode ser encartada ao trabalho, sendo inserida logo aps a folha de rosto.

INSTRUMENTALIZAO CIENTFICA ULBRA - Universidade Luterana do Brasil Campus Torres Prof.: Joo Evaristo Calliari Netto

Pgina 22 de 22

Resenha n 10

Exemplo:

ERRATA

pg.

linha

Onde se l:

Leia-se:

17 29 33 59

27 9 25 29

aprovaco istituio asinatura caiu um tombo

aprovao instituio assinatura levou um tombo

You might also like