You are on page 1of 34

Introduo Educao Digital

36

1
TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS INCLUSO DIGITAL

Apresentao
Estamos iniciando o Curso de Introduo Educao Digital. Esse curso integra um conjunto de polticas pblicas voltadas incluso digital. Fazendo este curso voc estar participando deste processo formativo enquanto aprende sobre mdias e tecnologias e maneja algumas ferramentas de produo disponveis nos computadores. Ao mesmo tempo em que aprende como usar estas ferramentas, importante, e vamos convid-lo(a) para isso, que voc j comece a refletir sobre as mudanas que elas possibilitam na sua trajetria pessoal e profissional. Mas, antes, sobre como elas j vm afetando nosso mundo e sobre como devemos agir para ter algum controle sobre tais mudanas. A chegada das Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) na escola nos traz desafios e problemas. As solues vo depender do contexto de cada escola, do trabalho pedaggico que nela se realiza, de seu corpo docente e discente, de sua comunidade interna e externa, dos propsitos educacionais e das estratgias que propiciam aprendizagem. Precisamos compreender a realidade em que atuamos e planejar a construo dos novos cenrios pelos quais aprendemos, ensinamos, consumimos, enfim, onde vivemos e nos relacionamos. No h s um caminho, nem uma s soluo ao contrrio, h uma gama de possibilidades e poderemos at encontrar novas respostas para velhas perguntas. Nesta primeira unidade vamos iniciar esta reflexo, ao mesmo tempo em que vamos

Digital: Digital vem do latim, digitalis, que significa semelhante ou referente a dedo. As mos eram usadas para contar, ento a palavra dgito refere-se a algarismos, sendo a Informao digital aquela que est representada em dgitos (conjunto de nmeros). Nos computadores atuais, a informao est assim representada (textos, imagens, sons etc. so transformados num conjunto de cdigos numricos). O tipo de cdigo mais usado o cdigo binrio, que usa apenas dois dgitos: o zero e o um. Educao Digital: So todas as aes que envolvem a formao e a preparao para a Incluso Digital. Pode tambm ser entendida como os processos educativos que fazem uso da tecnologia digital. Em ambos os casos deve-se buscar, alm de ensinar o uso da tecnologia, analisar para que utilizar a tecnologia. Isso inclui que cada aprendiz se perceba como autor (no apenas consumidor) de informao digital, o que requer domnio de tcnicas especficas de interao e produo.

Unidade 1

37

Incluso Digital: a promoo do acesso informao que est digitalizada, ou seja, que est disponvel atravs das tecnologias digitais. Processos de incluso digitais compreendem aes de ampliao do acesso a computadores conectados Internet e de formao para o seu uso competente e autnomo, buscando participao emancipatria de todos os membros da sociedade. Mdia [do ingls media] designa os meios ou o conjunto dos meios de comunicao: jornais, revistas, TV, rdio, cinema etc.

tomando contato com algumas destas novas ferramentas, compreendendo como interagir com elas, com suas interfaces, suas possibilidades, conceituando-as e nos apropriando da linguagem da rea. Faremos leituras, assistiremos a vdeos, navegaremos em pginas da Internet, publicaremos nossas ideias num frum virtual. Vamos tambm conhecer alguns bons casos de uso da tecnologia digital na escola. Muita coisa?! No se preocupe, estamos juntos. Alm desta reflexo e do contato inicial com o computador, nesta unidade vamos tambm iniciar o projeto de trabalho que estruturar a maioria das nossas atividades durante todo o curso. Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prtica: Ao final desta unidade esperamos que voc chegue a: Conceituar o que so tecnologias e mdias; Compreender a necessidade de refletir sobre as questes que antecedem s decises relativas insero das tecnologias na sua prtica pedaggica, percebendo a diversidade e a complexidade destas questes; Formar uma ideia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informao das tecnologias digitais; Familiarizar-se com os recursos mais bsicos do computador: uso do mouse e teclado, identificao dos itens do desktop e uso de editores de textos simples;

Introduo Educao Digital

Familiarizar-se com o uso dos fruns de discusso e com a navegao em contedo da Internet; Ampliar sua compreenso sobre as possibilidades de comunicao disponveis com as TIC.

38

Introduo
As tecnologias so produto e meio da relao do homem com a natureza. Vivemos em um cenrio de grandes transformaes sociais e econmicas. Essas transformaes esto revolucionando nossos modos de produo, de comunicao e de relacionamento, e produzindo um intenso intercmbio de produtos e prticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mdias e tecnologias invadem nosso cotidiano. Como devemos, ento, proceder na escola para enfrentar os problemas e desafios que se nos apresentam? Essa uma pergunta complexa. Para respond-la precisamos entender melhor as relaes entre tecnologia e sociedade e destas com a escola. Para tal propomos a realizao da atividade a seguir.
Tecnologia: Vamos adotar a interpretao de Martinez (2006), segundo a qual a tecnologia o estado da arte da tcnica. Ainda segundo o autor, a terminao logos, (tecno)logia indica interpretao, aplicao e/ou estudo da tcnica e das suas variveis. Pode tambm ser entendida como o conhecimento tcnico acumulado, a capacidade ou a arte necessrias para projetar, investigar, produzir, refinar, reutilizar/re-empregar tcnicas, artefatos, ferramentas, utenslios. A tecnologia permite (...) criar, transformar e modificar materiais, recursos, insumos ou a natureza como um todo, o entorno social e o prprio homem. (MARTINEZ, 2006).

Atividade 1.1 - Tecnologia na escola e na sociedade


Esta atividade se constitui inicialmente da leitura do texto que segue e da elaborao de um pequeno texto com a anlise do cenrio de insero dos computadores no cotidiano pedaggico de uma escola. Ela composta de trs momentos: Momento 1: Leitura do texto; Momento 2: Elaborando o seu texto; Momento 3: Discusso presencial com seus colegas e formadores.

Convidamos voc a iniciar a leitura: Enquanto estiver lendo, ns iremos lhe sugerindo uma srie de momentos e questes para reflexo. Em cada um deles anote as ideias, questionamentos e dvidas que forem surgindo. Isso vai ser importante no prosseguimento da atividade.

Unidade 1

Momento 1 Leitura do texto

39

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?


As relaes entre a escola, a tecnologia e a sociedade
O texto disponibilizado para leitura uma adaptao de um outro bastante semelhante de autoria de Edla M. F. Ramos, que consta do livro recm publicado Informtica aplicada aprendizagem da matemtica. Este livro foi escrito para o programa de Licenciatura em Matemtica a Distncia oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina. A autora e a Coordenao do Curso autorizaram a sua incluso neste material.

Por Edla Ramos (2006 Se este texto estivesse sendo lido por voc a vinte e tantos anos atrs, uma questo que provavelmente apareceria seria se deveramos ou no usar as novas (nem tanto mais) tecnologias na educao. No incio da dcada de 80, havia o anseio de que essa tecnologia poderia produzir a massificao do ensino, descartando a necessidade do professor, ou que pudesse levar acelerao perigosa de estgios de aprendizagem com consequncias graves. Argumentava-se tambm sobre o disparate de usar microcomputadores em escolas que eram carentes de outros tantos recursos. Hoje em dia, no entanto, j h bastante concordncia sobre o fato de que a informtica deva ser incorporada ao processo educacional. Permanecem, contudo, as dvidas sobre por que (ou sob qual perspectiva) e sobre como essa incorporao deve acontecer.

Para Refletir
Introduo Educao Digital
Antes de prosseguir a leitura, pare um pouco, pense nas questes a seguir e registre por escrito suas respostas numa folha: Por que precisamos usar a tecnologia na escola? Voc j apresentou esse questionamento a colegas, pais ou mesmo aos estudantes? Caso tenha feito, que respostas ouviu? Teria por acaso ouvido que precisamos preparar os educandos para o mercado de trabalho?

Voc ficou satisfeito(a) com esta resposta ou pensou em outros aspectos alm deste?

40

Se voc tambm no se contenta com esse argumento, est convidado(a) para uma reflexo mais ampla acerca do tema! Neste texto, apresento diversos argumentos para demonstrar que a superao das excluses no vai se dar pela via da empregabilidade apenas. A crise que estamos vivendo vai muito alm do desemprego, pois estar empregado condio necessria, mas cada vez menos suficiente, para a cidadania. preciso superar a lgica da empregabilidade, pois esta no d conta da sutileza e da complexidade da relao entre escola, tecnologia e sociedade. No contribui tambm para a construo de uma educao para a solidariedade, para a equidade, para o consumo ecologicamente sustentvel. Est impregnada por um conceito de desenvolvimento predatrio e dependente. Em sntese, como diz Hugo Assmann (1998), no basta educar a massa trabalhadora para alimentar a mquina produtiva, preciso educar para provocar indignao frente aceitao conformista da relao tecnologia X excluso. preciso formar cidados aptos a construir uma sociedade solidria, principalmente quando se considera que uma sociedade sensivelmente solidria precisa ser permanentemente reconstruda. Cada gerao precisa aprender a dar valor solidariedade. A educao para a solidariedade persistente se perspectiva como a mais avanada tarefa social emancipatria. (ASSMANN, 1998, p. 21). O uso ou a incorporao das Tecnologias da Informao e Comunicao (TIC) nos processos educativos tem implicaes que ultrapassam de longe os muros de uma sala de aula ou de uma escola. Afinal, estas tecnologias favoreceram grandes mudanas neste perodo que est sendo chamado de revolucionrio. Analisando a histria da nossa civilizao, percebemos que em vrios momentos ocorreram mudanas revolucionrias no modo como o homem vivia. Aprofundando a nossa anlise destas revolues histricas, percebemos que entre seus motivos estava sempre a inveno de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ao sobre o mundo (ou sobre a nossa realidade), ou, que expandiu a nossa capacidade de comunicao e de expresso. Tomemos como exemplo a revoluo industrial com seus inventos principais: a mquina a vapor e a criao da imprensa. As novas tecnologias ampliam essas capacidades de modo extraordinrio, e, por isso, a dimenso das mudanas que elas esto
Figura 1.1: Mquina a vapor

Unidade 1

41

produzindo vem gerando profundas crises e desequilbrios. O mercado de trabalho, que afeta a vida de todos, tambm vem se transformando continuamente: muitas profisses e postos de trabalho foram extintos; novos produtos so criados constantemente; h desemprego em muitos setores e falta de trabalhadores noutros. A mutao das tcnicas produtivas acompanhada por novas formas de diviso do trabalho e, logo tambm, pelo surgimento de novas classes sociais, com o desaparecimento e a perda de poder das classes precedentes, por uma mudana da composio social e das prprias relaes polticas. (ROSSI apud MUSSIO, 1987, p. 20). Muitas incertezas afligem as pessoas nessa nossa poca de uso intensivo de novas tecnologias. Dentre as questes em destaque esto: Como garantir a continuidade de sociedades democrticas e participativas? Como garantir o acesso informao por todos e evitar o aumento das formas de controle e vigilncia da mesma?
Figura 1.2: Prensa de Gutemberg

Como conseguir eficincia econmica e evitar o desemprego em massa e mais concentrao de renda? Como conseguir segurana pblica e evitar a instalao do terror?

Introduo Educao Digital

Face s diferenas que se acirram, como conseguir uma sociedade com respeito mtuo, com justia distributiva e sem invaso da privacidade ou massificao?

Para Refletir
Convidamos voc novamente a parar um pouco a leitura e tentar fazer uma sntese do que foi dito. Uma boa estratgia para fazer uma sntese construir um mapa conceitual. Vamos dar um exemplo iniciando a construo de um para os pargrafos acima; se voc achar interessante pode complet-lo a partir do ponto em que paramos.

42

invenes de comunicao interveno humana na natureza provocam

mudanas revolucionrias

gerando

crises, incertezas, aflies, possibilidades

Figura 1.3: Mapa Conceitual

Saiba Mais
Pierre Lvy (Tunsia, 1956) um filsofo da informao que se ocupa em estudar as interaes entre a Internet e a sociedade. Fez mestrado em Histria da Cincia e doutorado em Sociologia e Cincia da Informao e da Comunicao, na Universidade de Sorbonne, Frana. Trabalha desde 2002 como titular da cadeira de pesquisa em inteligncia coletiva na Universidade de Ottawa, Canad.

Novamente voltando, alguns anos atrs havia grandes expectativas sobre os efeitos da expanso do uso destas tecnologias. Muitos estavam bastante otimistas, mas j havia quem alertasse que no deveramos s-lo, pois nada est decidido a priori (LVY, 1993, p. 9). Lvy nos lembrava j em 1993 que teramos que inventar como gostaramos que esta nova sociedade da informao fosse, do mesmo modo que inventamos a sua tecnologia. Ele ressaltava que havia um grande descompasso e distanciamento entre a natureza dos problemas colocados coletividade humana pela situao mundial da evoluo tcnica e o estado do debate coletivo sobre o assunto. (LVY, 1993, p. 7). Hoje em dia a realidade j no nos permite mais ser otimistas. um fato bastante triste que no mundo de hoje, onde nunca tanta riqueza foi produzida, h tanto ou mais fome, doenas e injustias do que sempre houve. Logo, tanta tecnologia por enquanto no produziu os efeitos desejados. Est ficando bastante claro que a forma de uso que damos s

Unidade 1

43

TIC determinante nas respostas dadas a todas as questes que apresentamos acima. De modo geral, pode-se dizer que a tecnologia abre muitas possibilidades, mas a determinao do que vai se tornar realidade, dentre o que possvel, do mbito da poltica.
A tecnodemocracia uma nova formao poltica em que os meios tcnicos viabilizariam o desenvolvimento de comunidades inteligentes, capazes de se autogerir, em que todas as vozes poderiam ser ouvidas levando todos incluso social. Voc acha que no Brasil j temos o estgio de uma tecnodemocracia?

Ento, se queremos uma tecnodemocracia, vamos precisar formar os sujeitos para isso. Precisamos pensar em alfabetizao tecnolgica para todos, pois quem no compreende a tecnologia no vai poder opinar sobre o que fazer com ela. Felizmente a sociedade est mais atenta sobre esta necessidade e tem buscado equipar as escolas; h tambm muitos projetos de incluso digital que buscam ampliar o acesso s novas tecnologias. Mas, o quadro ainda no satisfatrio. Segundo dados de 2008 do Comit Gestor da Internet, no Brasil a taxa mdia brasileira de acesso internet nos domiclios de 20%. Esse j parece ser um nmero interessante, mas no se pode esquecer que esta s a taxa mdia, h grande diferena entre as regies, sendo a regio sudoeste a mais conectada, com 26%, e as regies norte e nordeste as menos conectadas, com 9%. Essa diferena se propaga por qualquer critrio que esteja relacionado com os indicadores econmicos e sociais. Uma rpida olhada nos dados do mapa permite concluir que o Brasil conectado essencialmente urbano, bem educado, bem alimentado e branco.
Figura 1.4: Mapa da excluso digital no Brasil Fonte: http://integracao.fgvsp.br/ano6/06/pesquisas.htm

Introduo Educao Digital

O mapa ao lado proveniente de estudo feito em parceria com o Ministrio da Educao (MEC) e o Instituto Sangari, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) de 2005. Disponvel em http://www. agenciabrasil.gov.br/

44

importante tambm considerar que a escola um lugar especialmente adequado para a promoo da incluso digital, uma vez que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que esto bastante abertos ao aprendizado. Alm disso, o uso coletivo que ali se pode dar aos computadores torna a incluso digital a partir das escolas um investimento socialmente relevante. A melhor forma de combater o apartheid digital a longo prazo investir diretamente nas escolas, de modo que os alunos possam ter acesso desde cedo s novas tecnologias. (BAGGIO, 2003). No Brasil, o nmero de escolas com computadores e acesso internet ainda est muito longe do ideal. Resultados de 2005 indicavam que o uso da internet nas escolas ainda muito baixo. Segundo a pesquisa, apenas 5,4% da populao com 10 anos de idade ou mais declarou ter usado a internet na escola. H outro estudo mais objetivo que aponta que das 142 mil escolas brasileiras, apenas 8% dispe de Internet com velocidade superior a 512 Kbps. (SANTOS, 2008). Tentando mudar esta realidade, o governo Brasileiro muito recentemente lanou o Programa Banda Larga nas Escolas, em parceria com as operadoras de telefonia fixa. O programa pretende que todos os alunos das escolas pblicas do ensino fundamental e mdio situadas na rea urbana tenham acesso Internet banda larga (2 megabits) at o final de 2010. Suponhamos, ento, que, como nao, tenhamos realizado um grande esforo e investimento e tenhamos chegado a promover a alfabetizao tecnolgica para todos. Ainda assim no teria sido o bastante. Vamos fazer uma comparao com a alfabetizao para a escrita e a leitura. Sabemos muito bem que o que entendido como ser alfabetizado muitas vezes apenas ter atingido a capacidade de ler uma pgina impressa e de assinar o prprio nome. Sabemos que um cidado precisa muito mais do que isso. Um cidado precisa poder decidir sobre o que quer ler e ter acesso aos materiais que lhe interessam; precisa poder escrever com competncia sobre o que desejar; e, acima de tudo, precisa, quando julgar necessrio, ter assegurado o direito de ser lido. O que queremos dizer que a massificao de competncias tcnicas necessria, mas no suficiente. preciso mais. preciso promover compreenso crtica sobre as tecnologias. Piero Mussio, abordando a questo da alfabetizao tecnolgica, destaca:

Apartheid uma palavra de origem africana, adotada legalmente em 1948 na frica do Sul para designar um regime segundo o qual os brancos detinham o poder e os povos restantes eram obrigados a viver separadamente, de acordo com regras que os impediam de ser verdadeiros cidados (APARTHEID. In: WIKIPDIA: a enciclopdia livre. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Apartheid>. Acesso em: 26 jul. 2009.) 512Kbps corresponde aproximadamente a 500 mil bits por segundo, ou metade de um megabit. O megabit por segundo (Mbps ou Mbit/s) uma unidade de transmisso de dados equivalente a 1.000.000 bits por segundo. J o bit (simplificao para dgito binrio, BInary digiT em ingls) a menor unidade de medida de dados usada na Computao.

Unidade 1

45

H dois nveis de compreenso de um instrumento tecnolgico. O primeiro o da compreenso tcnica, tpico dos especialistas [...] O segundo nvel o da compreenso do uso do instrumento [...] sendo capaz de avaliar, julgar o instrumento proposto no por seus mecanismos internos mas pelas suas funes (globais) externas. (MUSSIO, 1987, p. 16). Mussio lembra que preciso fazer crescer a conscincia do significado cultural do instrumento de forma a minimizar a delegao de poder aos especialistas. Nesse nvel de compreenso, o usurio passa a naturalmente ser ator do projeto de insero tecnolgica. Acontece que esta atuao para se tornar explcita exige um processo trabalhoso de aprendizado, de compreenso e de adaptao. A questo que Mussio levanta nesta problemtica : como permitir a quem quiser usar convenientemente um artefato tecnolgico informar-se, no para ser civilizado ou alfabetizado apenas, mas para melhorar a si mesmo, ativando funes crticas autnomas de avaliao de tais sistemas, por aquilo que fazem e pelo modo como fazem. (RAMOS, 1996, p. 6). Em outras palavras, j que as novas tecnologias mudam profundamente os meios de produo e de consumo, o que est em jogo o controle poltico e social desses meios. Illich (1976) lembra que as prprias caractersticas tcnicas dos meios de produo podem tornar impossvel este controle. Novamente, preciso compreender a tecnologia para poder dizer como elas devem ser. Vemos assim que, para Illich, dominar uma ferramenta muito mais do que aprender a us-la, significa a garantia da possibilidade de se definir conjuntamente o que vamos fazer com elas. A inteno com o que foi at agora dito a de sublinhar a necessidade de criar posturas autnomas e crticas de aprendizado sobre a tecnologia. Boff (2005) explicita essa ideia dizendo que precisamos educar os sujeitos para que sejam crticos, criativos e cuidantes. Ser crtico, para ele, a capacidade de situar cada evento em seu contexto biogrfico, social e histrico, desvelando os interesses e as conexes ocultas entre as coisas. ser capaz de responder: quais tecnologias servem a quem? Boff (2005, p. 9) explicita que somos criativos quando vamos alm das frmulas convencionais e inventamos maneiras surpreendentes de expressar a ns mesmos [...]; quando estabelecemos conexes novas, intro-

Introduo Educao Digital

46

duzimos diferenas sutis, identificamos potencialidades da realidade e propomos inovaes e alternativas consistentes. Enfim, ser criativo significa ser capaz de recriar-se e de recriar o mundo, ou de inventar as tecnologias que queremos. Por ltimo, e mais importante, preciso sermos cuidantes. Ser cuidante ser capaz de perceber a natureza dos valores em jogo, de estarmos atentos ao que verdadeiramente interessa, discernindo que impactos nossas ideias e aes tm sobre as outras pessoas, e sobre o planeta. Sem o cuidado e a tica esvaziamos as capacidades crticas e criativas, pois, no nos esqueamos que vivemos um tempo em que nossas aes esto em vias de inviabilizar a vida no planeta.

Para Refletir
No caso do aprendizado sobre a tecnologia, podemos ento entender que, alm de aprender a us-la, preciso ser capaz de dizer para que us-la e para que no us-la e, ainda, ser capaz de dizer como deve ser a tecnologia a ser usada. Levando isso em conta, sugerimos que voc pense ento na importncia dos profissionais da educao nesse processo. Voc e seus colegas, na sua escola, j haviam sentido antes a necessidade de fazer esta reflexo? Pode anotar em que situaes essa necessidade havia surgido?

Como j dissemos: quem no compreende no opina. Por isso, perguntamos: Existiria um conjunto de conceitos fundamentais sobre as Tecnologias de Informao e Comunicao (TIC) que precisariam ser dominados por todos os cidados? No temos dvidas sobre isto nas disciplinas de matemtica, de lngua portuguesa, de histria etc? Quais seriam esses conceitos no caso das TIC? Alguns nos vm mente: o que digital? O que hipertexto? Como se estrutura a web fsica e logicamente? Qual a geopoltica da web? O que um banco de dados? Quais so os princpios das linguagens de programao? O que um computador? O que so estruturas hierrquicas de classificao? E medidas de Informao (bits, gigabytes, ...)? E transmisso de dados?

Unidade 1

47

Tudo o que discutimos at agora so questes que podem orientar sobre como usar as tecnologias na escola. Elas podem ajudar a definir os currculos (seus contedos, objetivos e mtodos); a definir a orientao da prtica pedaggica; os tipos de software educacional que devemos usar; a formao dos professores, a organizao da distribuio e uso dos recursos computacionais etc. Enfim, elas podem ajudar a definir como o nosso dia-a-dia na escola dever ser reorganizado. Mas, finalizando, precisamos considerar que o computador tambm uma importante ferramenta pedaggica que pode ajudar a desenvolver o raciocnio das pessoas. Na verdade, acreditamos que a incorporao da tecnologia ao processo educativo cria uma oportunidade mpar para a estruturao e implantao de novos cenrios pedaggicos. Sabemos que o nvel de interatividade dessa ferramenta tem potencial para produzir novas e riqussimas situaes de aprendizagem. Pelo seu potencial pedaggico, podem tambm ser espao da cointegrao entre disciplinas. E, por isso tudo, podem contribuir para a valorizao dos educadores e para o seu reencantamento pelo ato de educar. Alm disso, frente a essa interatividade, as debilidades da educao baseadas na transmisso, no treino e na memria ficam to evidentes que difcil no perceb-las. Piaget j nos falava que a aceitao de erros fundamental para a construo significativa e verdadeira do conhecimento. Sem errar no se chega ao conhecimento. preciso experimentar, tentar e tentar de novo. Assim o professor que vai fazer o uso de novas tecnologias de um modo proveitoso precisa perder o medo de experimentar junto com seus alunos, precisa negar o verticalismo da sua relao com eles buscando mais confiana e companheirismo. Ningum est aqui anunciando o fim da autoridade do professor, mas sim o abandono do autoritarismo que est intrnseco ao ensino das solues prontas e acabadas, adotadas sem crtica nem compreenso. Nem estamos advogando que tudo precise ser reinventado, pois h muitas solues excelentes para muitos problemas. No estamos tambm negando a importncia do treino e dos exerccios de repetio no aprendizado. Estamos, isto sim, negando o seu uso acrtico e alienado. Acreditamos que a aprendizagem significativa e crtica que queremos ver implementadas com as novas tecnologias pressupem o coletivo, a cooperao entre pessoas e disciplinas e o dilogo franco e livre.

Introduo Educao Digital

48

Atividade 1.1
Momento 2 Elaborando o seu texto Elabore um pequeno texto refletindo sobre o modo de insero das TIC nas escolas.

Agora que voc j terminou a leitura, pense se conhece algumas escolas que possuem laboratrios de informtica. Elabore, ento, um pequeno texto descrevendo como o laboratrio utilizado. Considere os seguintes aspectos: Quem usa o laboratrio? O que os alunos fazem no laboratrio? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores? Foi ou no criada uma disciplina de informtica na escola? Que mudanas a chegada do laboratrio trouxe para essa escola em geral? Continue a construo do seu texto analisando o modo como a tecnologia est sendo utilizada nessa escola. Procure basear sua anlise nas reflexes que a leitura do texto lhe proporcionou. Sinta-se livre para incluir o que julgar necessrio na sua anlise. Sugerimos considerar alguns aspectos: O uso das TIC na escola conhecida est promovendo ou no a capacidade dos alunos de serem crticos, criativos e cuidantes (como diz Leonardo Boff)? Por qu? Esse uso est promovendo ou no uma aprendizagem significativa e crtica? Por qu? Se voc no conhece nenhuma escola que j faa uso das TIC, deve ento construir um pequeno texto com alguns pargrafos desenvolvendo alguma ideia ou questionamento que a leitura lhe suscitou. Ou, se preferir e houver tempo e oportunidade, voc poderia visitar uma escola prxima que possui esses recursos e, entrevistando os seus professores e funcionrios, voc poderia coletar as informaes necessrias. Aps ter lido, refletido e ter expressado suas reflexes num texto, prepare-se para discutir com os seus colegas e formadores elegendo quais aspectos voc quer discutir com eles. Lembre-se: em caso de dvidas, procure conversar com o(a) seu(sua) formador(a) ou procure colegas e constitua grupos de estudo, de reflexo e discusso presenciais. Isso

Unidade 1

49

consolida a sua formao e a parceria com a comunidade escolar. Quando sentir que as ideias discutidas esto amadurecidas, que tal abrir o debate com os alunos da sua escola e, se for o caso, com alunos de escolas circunvizinhas? um bom momento para ampliar a sua formao para o coletivo social.

Atividade 1.1
Momento 3 Discusso presencial com seus colegas e formadores. O(a) seu(sua) formador(a) vai lhe orientar sobre como realizar esta discusso.

Atividade 1.2 - Reflexo com Vdeo


Nesta atividade voc vai assistir a alguns vdeos que esto disponveis na Internet. H hoje uma grande quantidade de documentos de vdeo na rede, e h um site em especial, chamado YouTube, que permite que as pessoas publiquem suas produes em vdeo para divulg-las. H de tudo neste site, muita coisa sem nenhuma importncia, mas tambm muito material de grande valia. Selecionamos alguns para voc assistir. Se voc tem dvidas sobre o que a Internet ou o que seja um site, pergunte para o(a) seu(sua) formador(a) ou colega. Ns ainda vamos falar disso mais adiante. Assim queremos lhe dar uma ideia inicial da potencialidade da nova linguagem miditica do vdeo digital, que diferente do cinema e da televiso, e tambm do potencial da Internet como ferramenta de interao e compartilhamento. Queremos ao mesmo tempo, com o contedo selecionado, lev-lo a refletir sobre aspectos diversos desta to controversa relao entre tecnologia, escola e sociedade. Por fim, queremos tambm alert-lo para a importncia de que a escola defina o seu papel neste processo e que os seus profissionais preparem-se para assumi-lo.

Introduo Educao Digital

50

Aps assistir aos vdeos sugeridos, voc deve discuti-los com seus colegas e, em seguida, todos vo escolher um tema condutor que ser depois desdobrado nos pequenos grupos para a realizao dos seus projetos integradores de aprendizagem. Assista agora, ento, aos seguintes vdeos: Os formadores vo ajud-lo(a) a acessar o site do YouTube, o endereo http:// www.youtube.com (Curioso o modo como estes endereos so escritos, no? Falaremos sobre isso mais adiante). Aps ter acesso ao site do YouTube, voc deve localizar cada um dos ttulos dos vdeos a seguir e assisti-los: Criana a alma do negcio: este um trailler do documentrio de Estela Renner e Marcos Nisti sobre publicidade, consumo e infncia. Convida voc a refletir sobre seu papel dentro deste cenrio e sobre o futuro da infncia;

Viciado em world of warcraft: possvel, literalmente, ficar viciado em um jogo de computador? Segundo os autores deste vdeo, possvel sim; Fases da Revoluo Industrial: aula de Histria destinada a alunos do Ensino Fundamental, produzida pela Profa. Alessandra Nbrega; O impacto da tecnologia da informao na vida social: reportagem do canal Futura abrangendo diversos impactos das TIC nas nossas vidas. Tem um contedo mais otimista; Ladislau Dowbor Educao e tecnologia: parte inicial de uma longa entrevista Rede Vida que argumenta que, frente exploso atual do universo do conhecimento, e das tecnologias correspondentes, a escola tem de repensar o seu papel. A viso do entrevistado que precisamos de uma escola um pouco menos lecionadora. Se desejar ver o restante da entrevista, ela est disponvel, em vrias partes, no site do YouTube.

Muitos sites possuem estes dispositivos de localizao e busca de contedo que permitem encontrar mais rapidamente o que se quer. H milhes de vdeos disponveis no site YouTube. Ento, precisamos informar que assunto, ou tema, ou mesmo qual vdeo queremos assistir. Estes mecanismos de busca so operados de modo simples, basta digitar as palavras-chave para a busca e solicitar que a pesquisa no acervo do site seja executada.

Unidade 1

51

Atividade 1.3 - Projeto Integrado de Aprendizagem - definio do tema


Chegou a hora de voc e sua turma escolherem o tema gerador dos seus projetos integrados de aprendizagem. Seu formador vai lhes orient-losobre esta atividade. Aps a escolha do tema gerador por toda a turma, cada grupo deve definir a temtica-foco do projeto de aprendizagem do grupo.

Voc j deve ter ouvido falar em projetos de aprendizagem (ou na aprendizagem por projetos, ou ainda na pedagogia dos projetos). Trata-se de um mtodo de trabalho pedaggico que foca a busca de solues para problemas que o aluno escolhe investigar. Nesse processo de investigao, os contedos da aprendizagem so articulados e integrados ao desenvolvimento do projeto.

Saiba Mais
Introduo Educao Digital
H vrios textos na Internet sobre projetos de aprendizagem. Recomendamos fortemente a leitura do texto preparado para dar base programao da Tv Escola especfica sobre pedagogia de projetos. O ttulo Trabalhando com projetos. O texto tem uma linguagem simples e, a partir de um conceito mais amplo do que um projeto, acaba sugerindo ao final vrios aspectos bem prticos sobre como planejar um projeto de aprendizagem. uma adaptao do texto Gesto de projetos, presente no livro Gesto da Escola (1999), do Programa de Melhoria do Desempenho da Rede Municipal de Ensino de So Paulo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educao de So Paulo, em convnio com a Fundao Instituto de Administrao da Universidade de So Paulo. Disponvel no em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/cp/texto1.htm>

52

Um projeto de aprendizagem precisa ter uma temtica. Isto porque um projeto de aprendizagem um projeto de investigao. E s podemos investigar algo se sabemos o que investigar. Na verdade s nos dispomos a verdadeiramente investigar algo se estamos curiosos, se realmente queremos ou precisamos do conhecimento que vai resultar daquele processo. Por isso, esperamos que a leitura e os vdeos que sugerimos tenham lhe proporcionado um turbilho de reflexes e lhe instigado a querer saber mais. Ento, o tema do seu projeto justamente este campo de conhecimento em que voc deve buscar a resposta daquilo que voc quer saber. O tema no o que voc quer saber. O tema a rea que voc deve investigar para chegar s respostas. Por exemplo, se queremos saber sobre produo de vdeos nas sries iniciais da educao fundamental, o tema poderia ser definido como Mdias e Educao. Um tema gerador um tema que aglutina muitas perguntas pertinentes e interessantes. Barbosa (2004) nos sugere que ao fazer a escolha de um tema gerador, o ponto fundamental: diz respeito motivao. O tema no deve ser assumido pelos alunos como imposio do professor, tampouco pode ser fruto de uma curiosidade circunstancial dos alunos. O tema gerador deve constituir-se em desafio, algo que merea investimento de tempo e esforo cognitivo. Como todos os grupos de trabalho devem escolher um tema desdobrado do tema gerador, estamos chamando nossos projetos de projetos integrados de aprendizagem, uma vez que eles estaro integrados a partir deste nico tema gerador. Chegou a hora de, no seu pequeno grupo de trabalho, escolher o tema-foco e fazer a problematizao preliminar do seu projeto. O tema-foco deve ser desdobrado do tema gerador ( um subtema, podemos dizer) que o grande grupo j escolheu. Para poder decidir, pense em quais foram as dvidas ou indagaes que estiveram mais presentes enquanto vocs assistiam aos vdeos, ou durante a discusso. Essas dvidas podem e devem estar relacionadas com o que vocs j ouviram, viveram e experimentaram em relao s tecnologias, profissional ou pessoalmente. Primeiro deixem suas ideias flurem livremente. Anotem, simplesmente. Em seguida, organizem seu texto fazendo um roteiro que contemple: as perguntas iniciais do grupo e a sua problematizao; uma justificativa de por que vale a pena tentar responder a estas questes, jogando mais luz sobre tais dvidas; e, se j tiverem alguma hiptese de resposta para as questes formuladas, podem tambm incluir no texto.

Unidade 1

53

importante, tambm, voc j ir pensando no resultado do seu projeto. Essa produo final vai expressar o aprendizado que o grupo teve. Projetos bem sucedidos, de forma geral, so definidos a partir do problema a ser resolvido e da clareza com que se define a soluo do problema. O mais importante definir com clareza os objetivos do projeto. Uma vez decidida a realizao de um projeto, deve-se discutir exaustivamente como o problema pode ser resolvido e as caractersticas do resultado final, descritas nos objetivos do projeto ou em suas metas. Sempre que possvel, o prprio ttulo do projeto deve indicar as caractersticas do resultado final [...] Quanto mais tarde se deixa para realizar essas discusses e definies, mais difcil se torna a implementao do projeto. (SALTO PARA O FUTURO, 2002).

Atividade 1.4 - Participao em frum de discusses on-line: publicando e navegando.


A partir de agora voc parte de um grupo, sendo co-responsvel pelo desenvolvimento de determinado Projeto Integrado de Aprendizagem. Sabemos que o sucesso de atividades em grupo est relacionado qualidade do vnculo e da comunicao que se estabelecem entre seus membros. Talvez voc j esteja pensando que garantir a interao entre o grupo, no perodo aps o encontro presencial, ser um grande desafio. Afinal, cada membro possui inmeros compromissos em horrios distintos e h, ainda, a distncia geogrfica que limita a realizao de encontros presenciais.
Os fruns so ferramentas de comunicao da rede Internet que permitem a discusso de um grupo de pessoas em torno de um tema. O debate acontece atravs do envio de mensagens por escrito. Estas ficam disposio dos participantes para leitura e comentrios, dando assim continuidade ao dilogo .

Introduo Educao Digital

Agora que vocs j debateram e escreveram sobre a temtica do seu projeto integrado de aprendizagem, o que acham de publicar o texto que produziram para que sejam lidos e conhecidos por todos os colegas? Como voc faria isto normalmente? Como vocs fazem com seus alunos quando querem que uns conheam os trabalhos dos outros? Vocs pediriam que eles escrevessem em papel pardo, ou publicariam as folhas na forma de varais, ou em murais? Ser que temos alternativas que ampliem as possibilidades destes procedimentos com os computadores? Para vislumbrarmos a soluo desses desafios, cabe retomarmos o princpio de que usamos as tecnologias para superar limitaes e ampliar nossas possibilidades! Assim,

54

selecionamos uma ferramenta, denominada Frum, para superar limitaes de tempo e espao e possibilitar o debate e a continuidade da produo do projeto, j iniciada pelo grupo. Essa ferramenta bastante utilizada na Educao a Distncia, modalidade que lida essencialmente com os desafios citados e tem como propsito facilitar a troca de ideias e a realizao de debates entre grupos. Posteriormente, na Unidade 6, aprofundaremos as possibilidades didticas de uso da ferramenta frum. Mas, por ora, apenas aprenderemos e experimentaremos o seu uso. A ferramenta frum que utilizaremos faz parte do Ambiente Virtual e-Proinfo. O e-ProInfo um ambiente virtual de aprendizagem colaborativo desenvolvido pela Secretaria de Educao a Distancia (SEED) do Ministrio da Educao (MEC) em parceria com algumas instituies de ensino como a UFRS e a PUC-SP. Permite a realizao de cursos a distncia ou a complementao de cursos presenciais, alm de diversas outras formas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem.

Figura 1.5: Pgina inicial do Ambiente Virtual e-Proinfo

Os cursos do e-ProInfo so de responsabilidade de Instituies Pblicas cadastradas ou oferecidos pelo prprio MEC. Para cadastrar uma entidade que deve ser obrigatoriamente uma instituio pblica ligada ao governo federal, estadual ou municipal basta entrar em contato com a equipe do e-ProInfo. (FONSECA, 2006).

Unidade 1

55

Alm da ferramenta frum que vamos utilizar, o ambiente contm muitos outros recursos, como, por exemplo, a videoconferncia, o bate-papo, o e-mail, o quadro de avisos, de notcias, a biblioteca. Antes de termos acesso ao frum, chamamos ateno ao fato de que comum, no incio do trabalho em rede, termos uma percepo restrita nossa atuao no trabalho presencial, tentando fazer no virtual exatamente o que fazamos em sala de aula e, quando no possvel, podemos nos frustrar. Para evitar esse problema, muito importante que voc ouse olhar o novo com curiosidade, criatividade! Esse nosso convite para a atividade que ser proposta, conecte-se com o olhar de criana que h dentro de cada um de ns e divirta-se com as novidades e aprendizagens que viro! Seu(sua) formador(a) vai lhe auxiliar sobre como ter acesso ao frum Projeto Integrado de Aprendizagem, que foi preparado para esta atividade no ambiente e-Proinfo. Chegando l, voc vai postar o texto elaborado na Atividade 3. Mas, para poder publicar um texto num frum, ele precisa ser digitado. Ento, vamos ao trabalho! O(a) seu(sua) formador(a) ir lhe orientar sobre todos os passos, que incluem: Como fazer o seu login no ambiente e-Proinfo; Como ter acesso ao frum; Como publicar o texto no frum digitando-o primeiro.

Introduo Educao Digital

Aps ter publicado suas propostas de temtica no frum, navegue pra conhecer e ler as propostas dos seus colegas. Note que vocs podem comentar e fazer sugestes uns para os outros. Desse modo, estaro iniciando uma discusso eletrnica.

Para Refletir
Que diferenas voc percebe entre a discusso presencial e a discusso realizada no frum? Conversem a respeito disto. Registrem suas concluses num cartaz para publicar no corredor da escola.

56

Est curioso(a) sobre mais algum aspecto dos computadores e a pergunta est a dando voltas na sua cabea? No perca a chance de aprender mais, fale com o(a) seu(sua) formador(a) e pergunte.

Para Refletir
Antes de realizar a atividade que segue, assista animao includa no CD que tem como ttulo: Computador: que mquina essa?

Computador: que mquina essa?


At agora voc j experimentou de vrias formas o computador. J navegou na Internet, assistiu a vdeos, digitou textos (usou o mouse e o teclado) e participou de um frum de discusses virtual. Ento, aps esse contato bem mais de perto com o computador, vamos tentar entend-lo melhor! Ser que isto muito difcil? Voc j deve ter se perguntado, como ser que esta mquina poderosa funciona? Bom, mais do que saber como ela funciona, queremos aprender a utiliz-la, e vamos tratar disso com muito mais nfase nesse curso. Afinal de contas usamos vrias mquinas e no sabemos exatamente como elas funcionam. Mas, para us-las bem, precisamos ter uma ideia geral de quais so os seus componentes, para que eles servem, que cuidados devemos tomar na sua operao e manuteno.

Unidade 1

57

Os programas tambm so chamados de software. Em contraposio ao termo software, termo em ingls que inicia com a palavra soft, que significa leve, existe tambm o termo hardware, que denota a parte fsica do computador (pesada). Existem no mercado vrios modelos de processadores, que apresentam preos e desempenho bem diferentes. Quando vamos comprar um processador, a primeira coisa que perguntamos qual sua frequncia de operao, medida em Megahertz (MHz) ou milhes de ciclos por segundo, frequncia tambm chamada de clock [...] (MORIMOTO, 2007).

Unidade acionadora de CD e DVD Caixa de som Monitor Unidade acionadora de disquete

Gabinete

Mouse Teclado
Figura 1.6: Computador com os seus principais perifricos

Ao olhar para o microcomputador que est sua frente, tente imaginar: Quantas coisas podem ser feitas com ele? O que voc gostaria de aprender a fazer?

Introduo Educao Digital

Para que possamos entender preliminarmente como funciona o computador, precisamos compreender que o que ele faz , basicamente, processar informaes. Estas informaes podem ser dados, textos, imagens, sons etc. Tal processamento inclui tambm a realizao de clculos e a execuo de instrues sobre o que fazer com a informao. Vamos dar alguns exemplos: suponhamos que um confeiteiro que trabalha em casa queira anunciar a venda de seus bolos e sobremesas pela Internet. Ento, ele manda fazer uma pgina na qual ele publica fotos e descrio dos bolos, vdeos de eventos dos seus clientes, preos dos produtos, formulrio para encomendas etc. Quando algum preenche este formulrio informando quais produtos deseja adquirir, o computador calcula automaticamente o or-

58

amento daquele pedido, isto porque ele j tem todas as informaes necessrias: os preos, as quantidades e as instrues de como fazer o clculo. No exemplo dado, o ltimo tipo de informao muito importante: esses conjuntos de instrues que orientam os computadores sobre como proceder para fazer o processamento da informao so chamados de programas. O computador precisa ser orientado sobre como proceder. Os programas instalados determinam o que o micro saber fazer. Se voc quer ser um engenheiro, primeiro precisar ir faculdade e aprender a profisso. Com um micro no to diferente assim, porm o aprendizado no feito atravs de uma faculdade, mas sim atravs da instalao de um programa de engenharia [...] Se voc quer que o seu micro seja capaz de desenhar, basta ensin-lo atravs da instalao um programa de desenho, como o Corel Draw! e assim por diante. (MORIMOTO, 2007). Para fazer este processamento, os computadores, sejam quais forem, contam com Unidades Centrais de Processamento, que so informalmente chamadas de processadores (ou CPU). Os processadores so, vamos dizer, o crebro dos computadores. Alguns so mais rpidos, os mais modernos em geral. Para entender melhor, se usarmos a cozinha como metfora, diramos que a informao seria o alimento e o processador seria o fogo. Mas, voc precisa mais do que o fogo numa cozinha, preciso que os ingredientes e utenslios sejam estocados e preparados, que algum controle o cozimento, que algum decida o que e como cozinhar, que a comida pronta seja guardada etc. O armazenamento da informao (antes e aps o processamento) acontece nas unidades de armazenamento. Elas so os nossos depsitos de informao (nossos armrios ou geladeiras). A velocidade de trabalho dos processadores infinitamente maior do que a busca e o retorno das informaes s unidades de armazenamento. Isso porque o processador funciona eletronicamente, ele s entra em ao quando conectamos o computador rede eltrica, j as unidades de disco so operadas mecnica e magneticamente e isso bem mais lento. Imagine uma cozinha com um super fogo, mas com uma despensa pouco prtica, de modo que o cozinheiro tenha que esperar muito para que os ingredientes cheguem at ele. Para resolver este problema existe a memria principal. Essa memria como as bancadas de trabalho da nossa cozinha. Nela a informao fica prontamente disposio do processador. O acesso a ela bem mais rpido do que s unidades de
Memria foi inicialmente um conceito bastante amplo, referia-se a qualquer dispositivo que permitisse a recuperao de informaes (confundindose assim com o conceito de dispositivo de armazenamento). Atualmente o que chamamos de memria o dispositivo que armazena os dados diretamente para o processamento. Ele tambm interno ao computador (localiza-se na placa-me). Ao comprar um computador, alm de checar a velocidade do processador preciso tambm conferir a capacidade do disco rgido e a capacidade da Memria. Estas capacidades so atualmente medidas em Gigabytes (GB). Os Bytes so medidas de quantidade de informao. Para saber mais sobre isso sugerimos que voc leia as pginas: http://www.infowester.com/ bit.php http://www.interney.net/ intranets/?p=9755282 http://pt.wikipedia.org/wiki/ Bytes

Unidade 1

59

armazenamento, que ela tambm opera eletronicamente. Ento, quando dizemos que temos um computador com pouca memria, temos um problema, pois nosso computador ter dificuldades para executar alguns programas. A memria bem diferente das unidades de armazenamento tambm num outro aspecto. Apesar de se chamar memria, a informao s fica ali armazenada por pouco tempo, como se fosse uma memria de curto tempo. Ao ser desligado o computador, toda a informao ali contida perdida. Por isso, antes de desligar a mquina precisamos sempre cuidar de gravar (salvar) o que j produzimos numa unidade de armazenamento permanente (disco rgido ou CD).

Com o que j foi dito podemos, ento, afirmar que a configurao geral de qualquer computador formada por cinco componentes bsicos: o processador, a memria, as unidades de armazenamento, os programas, e, por fim, os dispositivos de entrada e sada.

Introduo Educao Digital

Na categoria de dispositivos de entrada e sada de dados, situa-se tudo o que usamos para entrar ou para visualizar as informaes no computador. A temos como mais usados o teclado, o mouse e o monitor de vdeo; sem esses, em geral, no conseguimos fazer nada com o computador. H outros ainda: as impressoras, os microfones, as cmaras fotogrficas e filmadoras, os scanners, as mesas digitalizadoras etc. Os dispositivos citados so tambm conhecidos como perifricos, uma vez que eles so externos e, em geral, fazem a comunicao entre as pessoas e a mquina. Mas, existe tambm uma outra categoria de dispositivos de entrada e sada que esto mais internos e preparam os dados para o processador: so as placas de vdeo, de som etc.

Para Refletir
Est curioso(a) sobre mais algum aspecto dos computadores e a pergunta est a dando voltas na sua cabea? No perca a chance de aprender mais, fale com o(a) seu (sua) formador(a) e pergunte.

60

Atividade 1.5 - Comprando um computador.


Os conhecimentos adquiridos acerca dos principais dispositivos de um computador so muito teis no momento de compr-lo. Que tal exercitar essa habilidade? Os anncios apresentados abaixo foram extrados de uma loja na Internet. Com base nessas informaes, qual notebook voc escolheria para comprar? Qual computador apresenta a melhor configurao de processador, memria e armazenamento (disco rgido)?

Notebook Megatron c/ Core 2 Duo T5750, 2.0Ghz, 4GB, 250GB, 14.1, Wi-fi, Linux R$1.899,00

Notebook LG X110 1000 c/ Intel Atom M270, 1.6Ghz, 1GB, 160GB, 10,1, Wi-fi, Linux R$ 1.849,00

J que voc vai se tornar um(a) usurio(a) desta mquina, e talvez, dentro em breve, v estar muito tempo frente a ela digitando, bom saber um pouco mais sobre a postura correta para evitar problemas de sade. Tambm importante ensinar nossos alunos sobre isso. Por isso, inserimos no CD uma animao a respeito, que tem como ttulo: Postura correta para uso do computador, teclado e mouse.

Unidade 1

61

Linux: um sistema operacional, um software livre, com distribuio gratuita, que nasceu de um projeto de Linus Benedict Torvald. O nome Linux surgiu da mistura de Linus + Unix. Para saber mais sobre a histria do Linux acesse a Wikipedia: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Linux> Windows: um sistema operacional proprietrio, foi desenvolvido pela empresa multinacional de softwares dos EUA chamada de Microsoft Corporation, fundada em 1975 por Bill Gates e Paul Alle.

Linux! Que sistema operacional esse? Sistema Operacional?


Antes de encerrar esta unidade precisamos conversar sobre uma questo bem importante.

Para Refletir
Voc notou alguma diferena entre os computadores usados para a realizao deste curso e os que comumente vemos em outros lugares? J conversou sobre isto com seus colegas?

Os computadores empregados durante este curso esto usando (tambm se diz rodando ou executando) o sistema operacional Linux. J os computadores que vemos na maioria dos lugares usam outro sistema operacional, o sistema Windows. Os laboratrios montados pelo Proinfo Integrado constituem programas governamentais de uso de software livre e utilizam o sistema operacional Linux Educacional, desenvolvido especialmente para uso de professores, gestores e alunos da rede pblica de ensino. O desenvolvimento do Linux Educacional teve como premissa bsica a customizao (adequao) do ambiente computacional s necessidades educacionais, com aplicativos de produtividade, diversos contedos multimiditicos (Portal do Professor, TV Escola, Rived, Domnio Pblico, dentre outros). Busque mais informaes sobre Linux no endereo: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_software_livre#Movimento_software_livre>.

Introduo Educao Digital

62

O sistema operacional um programa (software) que entra em funcionamento assim que o computador ligado. Ele gerencia todo o funcionamento do computador, inclusive a entrada e sada de dados [...] ele tambm oferece uma interface para interao das pessoas com o computador. (SALES et al, 2007, p. 23). o principal programa do computador, ele define a estrutura bsica sobre a qual vamos desenvolver todas as nossas atividades e sobre a qual todos os outros programas (editores de texto, navegadores de Internet) vo ser executados.

Sobre isso importante destacar que quando produzimos nossos trabalhos num sistema operacional, temos algumas dificuldades em transport-los para computadores com outro sistema. Os programas que rodam num sistema e no rodam em outros em geral apresentam incompatibilidades, embora as novas verses tenham reduzido significativamente essas dificuldades. Ento, por exemplo, se voc produziu um texto digital com um editor que roda sobre o Linux, vai precisar fazer algumas adaptaes para poder transport-lo para um computador que trabalhe com o sistema Windows.

Para Refletir
Se voc est se perguntando sobre por que usar um sistema diferente da maioria dos outros computadores, a sua pergunta procedente.

Na verdade, a disseminao do uso de sistemas diferentes (com as suas incompatibilidades) traz problemas para ns, os usurios dos computadores. Mas, precisamos analisar melhor esta questo.

Unidade 1

63

Para que a compreendamos, temos que entender a questo do software proprietrio e do software livre. No primeiro caso, temos as empresas de desenvolvimento de software em geral que, como toda empresa, cobra pelo produto que desenvolve e distribui. Mas, em se tratando do produto software h grande polmica sobre os preos cobrados. As grandes fortunas que rapidamente se formam com a venda destes produtos demonstram, por um lado, a importncia que os mesmos representam para a economia mundial e para a vida de todos ns e, por outro, o caos do processo regulatrio da composio e definio destes preos. Por outro lado, a facilidade com que esses produtos podem ser duplicados ( muito fcil conseguir uma cpia de um programa de computador, basta fazer uma cpia de um CD), combinada com o nvel proibitivo dos seus preos para a maioira da nossa populao, geraram um mercado ilegal, o da pirataria de software, e a prtica controversa da distribuio de cpias atravs das redes de contatos pessoais. Dentro deste contexto polmico surgiu um grande movimento de redes de produo e distribuio de software: o movimento do software livre. Este movimento fundamentado por quatro princpios que caracterizam um programa como livre. So eles a liberdade para: 1 - Executar o programa para qualquer propsito; 2 - Estudar seu cdigo fonte e adapt-lo para que se comporte como desejado; 3 - Copi-lo e distribu-lo da forma que foi recebido; e 4 - Melhor-lo e distribuir as modificaes.

Introduo Educao Digital

Estes princpios oferecem: intrinsecamente a liberdade necessria para a real e efetiva apropriao do conhecimento da tecnologia, uma vez que no impem restries no uso das ferramentas tampouco a sua replicao para o uso domstico ou em qualquer outro computador possibilitando assim a livre experimentao dos recursos. (TORRESINI, em preparao). Por isso, eles definem tambm um mtodo de trabalho na produo de software um mtodo mais horizontal, colaborativo e baseado nas relaes de confiana interpessoal. Nota-se, nas comunidades desenvolvedoras e usurias de software livre uma forte componente de atitude colaborativa e de compartilhamento de informaes para benefcio de todos os interessados. Ou seja, h uma tica que permeia as trocas interpessoais nessas comunidades. Esta tica a nosso

64

ver aquela que deveria tambm orientar a construo dos valores e das trocas nas comunidades envolvidas com iniciativas educacionais. (TORRESINI, em preparao). O atual Governo Federal reconhece tambm a importncia de direcionar esforos para a difuso do uso desse tipo de programa de computador. Esses esforos incluem desde o apoio para o desenvolvimento destes softwares at a formao profissional para o seu uso. O desenvolvimento do Linux Educacional e o seu uso neste curso fazem parte destes esforos.

Para Refletir
Ficou ento entendido por que o Linux Educacional est sendo usado neste curso? Se voc quiser saber mais sobre software livre e sua importncia: Leia os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre http://br-linux.org/faq-softwarelivre/ Ou assista aos vdeos disponveis em: http://www.youtube.com/watch?v=UvWRhnc_77Y http://www.youtube.com/watch?v=IJrfcQq_eIw

Concluindo
Nesta unidade, reconhecemos a grande importncia das tecnologias em nossas vidas e comeamos a compreender a necessidade de cada vez mais refletirmos e buscarmos alternativas para a insero das TIC na nossa prtica poltico-pedaggica. Voc teve seu primeiro contato com o computador e fez diversas atividades (navegou na Internet, assistiu a vdeos, respondeu a questionrios e participou de discusses virtuais) que lhe ajudaram a formar uma ideia do que possvel fazer com ele; para isso familiarizou-se com o mouse

Unidade 1

65

e o teclado, utilizou os recursos bsicos da digitao de um texto. Nas prximas unidades voc ir conhecer mais e melhor todos estes recursos. Voc deu a largada para o mundo da informtica! Como se sente agora? Apesar de dvidas e dificuldades, falta de destreza na leitura das telas e no uso do mouse, no nome das coisas voc avanou! Que tal pensar no que isso significa no momento e no que significar no futuro? Voc est enfrentando o desafio da incluso digital e social. hora de continuar sua caminhada. Na Unidade 2 voc navegar na rede mundial de computadores e pesquisar sobre temas do seu interesse.

Tempo de Memorial
Ao final de cada Unidade deste Curso, importante que voc registre as suas impresses, dificuldades, avanos e desafios enfrentados em sua travessia neste processo de incluso digital. No esquea: o(a) seu(sua) formador(a), alm de parceiro (a), seu(sua) companheiro(a) nesta caminhada. Converse com ele(a) sobre a escrita do Memorial e discuta com os seus colegas estratgias para a elaborao desta atividade. Ao final do Curso, voc dispor de um importante documento de estudo, pesquisa e reflexo. Bom trabalho!!! Agora com voc...

Introduo Educao Digital

66

REFERNCIAS
BARBOSA, Eduardo Fernandes et al. Inovaes pedaggicas em educao profissional: uma experincia de utilizao do mtodo de projetos na formao de competncias. Boletim Tcnico do SENAC: a revista da educao profissional. Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, no paginado, maio/ago. 2004. Disponvel em: <http://www.senac.br/informativo/ BTS/302/boltec302d.htm>. Acesso em: 2 jun. 2009. BAUMAN, Zygmunt. Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1999. DAMBROSIO, Ubiratan; BARROS, J. P. D. Computadores, escola e sociedade. So Paulo: Scipione, 1988. DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma. Psicologia da educao. So Paulo: Cortez, 1991. FONSECA, Renata Almeida. e-ProInfo: o ambiente de aprendizagem virtual do MEC. Boletim EAD (on-line), Campinas, n. 79, 1 fev. 2006. Disponvel em: <http://www.ccuec. unicamp.br/ead/index_htmlfoco2=Publicacoes/78095/852295&focomenu=Publicacoes>. Acesso em: 2 jun. 2009. ILLICH, Ivan. Convivencialidade. Lisboa: Publicaes Europa-Amrica, 1976. MARTINEZ, Vincius Carrilho. Conceito de tecnologia.2006. Disponvel em: <http://www. gobiernoelectronico.org/?q=node/4652>. Acesso em: 2 jun. 2009. _______. Hardware, o guia definitivo. [S.l.]: GDH Press, 2007. Disponvel em: <http://www. gdhpress.com.br/hardware/leia/index.php?p=intro-3>. Acesso em: 2 jun. 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. Braslia: UNESCO, 2000. OLIVA, Alexandre. Sndrome de Peter Pan Digital. Revista Esprito Livre, Liberdade e Informao, [S.l.], n. 1, p. 9-10, abr. 2009. Disponvel em: <http://www.revista.espiritolivre. org/?page_id=59>. Acesso em: 3 jun. 2009. PAPERT, Seymour. A mquina das crianas. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. RAMOS, Edla. Por que precisamos usar a tecnologia na escola? As relaes entre a

Unidade 1

MORIMOTO, Carlos E. Hardware, manual completo. [S.l.]: GDH Press, 2002. Disponvel em: <http://www.gdhpress.com.br/hmc/leia/index.php?p=intro-3>. Acesso em: 2 jun. 2009.

67

escola, a tecnologia e a sociedade. In:_____. Informtica aplicada educao matemtica. Florianpolis: UFSC|EAD|CED|CFM, 2008. SALES, Marcia B. et al. Informtica para a terceira idade. Goinia: R&F, 2007. SALTO PARA O FUTURO. Trabalhando com projetos: texto bsico para a discusso de todos os programas da srie. [S.l.]: TVE Brasil, 2002. Texto base para a srie de programas Cardpio de projetos, de 2002. Disponvel em: <http://www.tvebrasil.com.br/salto/ boletins2002/cp/texto1.htm>. Acesso em: 3 jun. 2009. SANTOS SILVEIRA, Srgio Amadeu da. Excluso digital: a misria na era da informao. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2001. TORRESINI, Ederson. Software livre como alternativa tica para a informtica na educao brasileira. (Em preparao, direitos de uso cedidos pelo autor) VALENTE, Jos Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. [Braslia]: Mistrio da Educao, 1998. (Informtica para a mudana na educao, 2).

Introduo Educao Digital

68

You might also like