You are on page 1of 16

APRESENTAO

Pluralidade e Diversidade das Cincias Sociais: uma contribuio para a epistemologia da cincia
O que est em jogo no a transmisso daquilo que se inventa, mas antes a transmisso do poder de inventar (Juan David Nasio). Ler uma boa pgina antes de se pr a trabalhar [...] a leitura para ns iniciadora, cujas chaves mgicas abrem, no fundo de ns mesmos, a porta das moradas onde no saberamos penetrar (Marcel Proust).

Este nmero da revista Sociedade e Estado contempla o tema das inovaes no campo da metodologia das cincias sociais, constitui-se uma tentativa de discutir no apenas sobre os rumos que assumem as novas propostas metodolgicas no campo da produo de conhecimentos nessa rea, mas tambm de incentivar os debates sobre alguns problemas epistemolgicos, tericos e metodolgicos. Como afirma Lakatos (1993), o respeito que o homem sente pelo conhecimento constitui-se uma de suas caractersticas mais peculiares. O conhecimento, em latim, denominado de scienta e cincia acabou tornando-se o nome de uma das mais consideradas e respeitadas formas de conhecimento. O que diferencia o conhecimento cientfico da ideologia, da superstio e das pseudocincias? A igreja catlica excomungou os copernicanos, e o Partido Comunista perseguiu os mendelianos por considerar suas doutrinas pseudocientficas (Ianni, 2001).
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

232

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

H mais de quatro sculos, a cincia vem progressivamente dominando o pensamento ocidental, suplantando outras formas de conhecer e de explicar a realidade. Entretanto, este domnio de mistificao da cincia no contexto da revoluo cientfica e tcnica, com profunda penetrao nas mais diversas esferas da vida social, tambm gerou o seu contrrio: uma crtica sua prpria natureza. A este propsito, recentemente afirmou Abramovay (2004, p. 10):
A cincia retira sentido do mundo, j que faz dele um cosmos de causalidade natural, algo perfeitamente explicvel e, portanto, desprovido de mistrio. Ao mesmo tempo, a cincia se caracteriza exatamente pela impossibilidade de uma viso nica, completa, acabada a respeito dos fenmenos que estuda: provisria por definio e, portanto, a que reside exatamente sua fora, que consiste sempre em ser superada por novos avanos.

A demarcao entre cincia e pseudocincia no apenas de ordem filosfica, tem tambm importncia tico-poltica e epistemolgica (Ianni, 2001). No plano tico, critica-se o seu significado social e poltico, denunciando-se as conseqncias do desenvolvimento cientfico e tecnolgico em relao qualidade de vida. Enfatiza-se aqui a impotncia da cincia frente aos dilemas e problemas do homem e sua busca de felicidade e realizao. O conhecimento cientfico tanto pode promover a criao como a destruio de foras sociais, a riqueza dos indivduos e das naes, assim como fomentar as desigualdades e a pobreza. Assim,
(...) a cincia no capaz de fornecer respostas a questes essenciais a respeito do sentido da vida ou da morte, por exemplo. Buscar na cincia a receita para a conduta individual ou social abrir o caminho para o totalitarismo. O cientista no um formador de utopias, e sim algum cuja contribuio social est em sua capacidade crtica, na elaborao e utilizao de conceitos [e mtodos] que permitam compreender inclusive as utopias como fenmenos sociolgicos. (Abramovay, 2004, p. 11).

Portanto, cabe ao cientista social declarar guerra a qualquer forma ou verso de dogmatismo, no sentido de que o pesquisador esteja atento para no assumir, como base de suas anlises da realidade, paradigmas fechados e auto-suficientes. A exigncia de uma postura aberta e crtica.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

233

No plano epistemolgico, so discutidos os padres de anlise cientfica atualmente em uso nas cincias sociais. Em primeiro lugar, as noes de certeza e determinao, estabelecidas nas cincias exatas e incorporadas nas cincias sociais, tm sido cada vez mais criticadas. Da mesma forma que a natureza e diversidade de objetos de estudo das cincias sociais sugere a busca de novas estratgicas tericometodolgicas, impe-se tambm uma reflexo mais aprofundada sobre a cientificidade dos discursos produzidos por estas cincias. Estes temas constituem-se objeto de anlise das prximas sees.

A certeza e a incerteza nas cincias


Prigogine, qumico russo-belga, falecido em 2003, destacouse pela tentativa de pensar a superao do conceito de cincia elaborado a partir das contribuies centrais de Newton no sculo XVII. Batizou a tentativa com o nome de Nova Aliana, numa clara aluso bblica relao entre homem (cincia) e natureza. Em Newton, a relao fora pensada em termos de dominao do homem sobre a natureza, em decorrncia do conhecimento das leis bsicas que a regem. Prigogine pensa em termos de uma nova aliana, em que cincia e natureza poderiam relacionar-se diferentemente, mediadas pela noo de caos. O caos um componente da natureza, da mesma forma como a determinao. A relao deveria ser pensada em outros termos, numa combinao em que seria possvel manter o conhecimento cientfico, a formulao de leis e o determinismo, mas dentro de limites de imprevisibilidade, portanto, de caos. Na histria das cincias, elaborou-se uma epistemologia que separava o campo do social do campo do natural. O primeiro estaria sujeito a mltiplas interferncias, o que torna difcil, seno impossvel, a aplicao de conceitos como leis e determinaes, a no ser sob condies muito particulares. As cincias sociais constituem o campo da indeterminao, pois os sujeitos humanos nascem dotados de vontade, liberdade e poder de escolha, mesmo sob as mais duras condies de existncia e sob as condies estruturais mais impositivas. J o campo das cincias naturais seria objeto do
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

234

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

conhecimento positivo, da determinao. Assim foram pensadas e concebidas as cincias sociais durante um sculo. Tal separao entre cincias sociais e cincias naturais deu azo a toda sorte de elucubraes e permitiu efeitos reativos, que afetaram o campo das cincias sociais. A saber, sob tal paradigma, as cincias sociais no eram consideradas cincias na mesma medida que os demais campos cientficos, pois o campo das cincias foi sempre o campo do verificvel, do comprovvel, da objetividade, da positividade. Restaria s cincias sociais contentarem-se em fazer parte do campo das humanidades e das artes, o que no implicaria demrito, dado que as cincias sociais tratam de gente e no de coisas. A revoluo proposta por Prigogine consistiria em repensar a diviso entre cincias naturais e cincias sociais, permitindo uma aproximao em outro patamar. A diviso entre cincias sociais e naturais poderia, em alguma medida, ser superada, porque as cincias da natureza tambm enfrentariam restries semelhantes s primeiras, em funo do caos e da imprevisibilidade. medida que combina caos com determinao, o autor se aproxima de alguma maneira das cincias sociais, cujos paradigmas limitam o emprego das noes de determinao e de leis cientificas, formuladas de maneira absoluta. A determinao seria pensvel dentro de certos espaos ou ambientes sujeitos ao do caos e da imprevisibilidade. Em tais condies, seria vivel importar das cincias sociais categorias incomuns s cincias da natureza, tais como histria, tempo, mudana, para com elas pensar as cincias da natureza. Prigogine (2002, p. 82) argumenta que
no mundo que nos cerca, constatamos a existncia de objetos que obedecem a leis clssicas deterministas e reversveis, mas correspondem a casos simples, quase excees, como o movimento planetrio de dois corpos. De resto, dispomos de objetos a que se aplica o segundo princpio da termodinmica; eles so, alis, a imensa maioria. preciso, pois, que haja, mesmo independentemente da histria, uma distino cosmolgica entre estes dois tipos de situao, ou seja, entre estabilidade, por um lado, e instabilidade e caos, por outro.

um fato auspicioso que as cincias naturais tenham produzido argumentos e demonstraes que podem nos indicar os limites no
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

235

conceito de cincia elaborado a partir dos sculos XVII e XVIII e que propiciam elementos, seno para super-lo, pelo menos para perceber suas fragilidades. Os esforos dos pesquisadores das cincias naturais so imprescindveis para demonstrar as fragilidades dos postulados bsicos do determinismo e do positivismo, pois as cincias sociais construram sua identidade a partir da contestao a estas premissas. Prigogine apenas uma voz entre outras na tentativa de repensar a epistemologia da cincia e a relao entre cincias sociais e naturais. Os cientistas naturais que operam com os conceitos de caos e de probabilidade enfrentam necessariamente este problema. Gostaramos, ainda, de destacar contribuies do campo das cincias sociais, voltadas para mudanas paradigmticas. Aps o debate sobre as revolues cientficas, proporcionado pelas idias propostas por Kuhn (1975), autores ps-modernos envolveram-se em repensar a crise das cincias sociais e o futuro das cincias. Santos (2000) um destes personagens. A tese do autor de que o caminho da cientificidade, trilhado mediante a elevao ao mximo dos recursos objetivantes fornecidos pelas metodologias, chegou a um impasse. A sada do impasse, a seu ver, deve ser procurada em outro caminho e no dentro dos mesmos parmetros fornecidos pelo que o autor denominou de primeira ruptura epistemolgica. Da a necessidade de uma segunda ruptura epistemolgica, que busca aproximar aquilo que estava distante e recompor com outro sentido a operao cientfica. Percebemos uma proximidade muito grande entre a proposta desta segunda ruptura epistemolgica e a proposta de Prigogine de uma Nova Aliana. A despeito dos diferentes pontos de partida, o primeiro das cincias sociais e o segundo das cincias naturais, ambos buscam uma sada para a crise paradigmtica das cincias, e suas proposies convergem em muitos aspectos. Em meio discusso sobre cincia, Santos trata da relao entre cincias sociais e naturais. As cincias naturais convergiriam para as cincias sociais, j que as ltimas so consideradas filosoficamente anteriores. A partir das proposies de Prigogine, poder-se-ia acrescentar mais um elemento de convergncia. As prprias cincias naturais esto
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

236

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

incorporando elementos de imprevisibilidade e de instabilidade, como decorrncia de seus programas de pesquisa. Santos aponta para a necessidade de novos parmetros epistemolgicos para a cincia, mas no consegue oferecer uma construo da qual possam ser retiradas conseqncias prticas sobre o modo de construir o conhecimento. Embora seja vlida a afirmao que as cincias sociais precedem filosoficamente as cincias naturais, isso no garante que as primeiras indicaro o caminho do desenvolvimento futuro das cincias. Igualmente, a afirmao de que o vetor vai das cincias naturais para as cincias em geral tem amparo filosfico medida que toda a cincia deve favorecer, em ltima instncia, o desenvolvimento humano, mas tampouco implica que as cincias naturais indicaro o caminho do desenvolvimento futuro das cincias. A anlise contempornea da crise dos paradigmas cientficos traz para o centro do debate a questo da certeza e da incerteza. Dentro do pensamento clssico, o avano da cincia abriria caminho para a reduo das incertezas. J no pensamento contemporneo procura-se analisar a certeza e a incerteza de maneira mais relativa. Os autores voltam a insistir que a incerteza um componente intrnseco dos produtos humanos, entre eles da cincia. A certeza obtida mediante o avano cientfico abre imediatamente espao para novas incertezas e novos problemas.1 O avano do debate sobre a categoria da incerteza situa-se mais nas questes prprias da cincia enquanto tal do que na sustentao da fundamentao filosfica de que toda a cincia produto humano e, enquanto tal, falvel e produtor de ambigidades. A busca humana volta-se por resultados das cincias cada vez mais confiveis e seguros. Tambm humano que se procure superar os nveis de incerteza. o caso das pesquisas biolgicas ou na rea de sade. Ainda que a pesquisa humana esteja embebida pela incerteza, as pessoas requerem da cincia que d conta de suas fraquezas, de suas necessidades, de suas doenas, enfim, que coloquem num ponto
1

Em 2003, Demo lanou Certeza da incerteza: ambivalncias do conhecimento e da vida; em 1996, Prigogine publicou O fim da certeza so livros que demonstram como a questo ganhou espao na atualidade.

Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

237

distante o risco da morte. Se a cincia eminentemente incerta, o desejo dos seres humanos que se consiga a mxima certeza possvel. Aos portadores do vrus da AIDS ou de doenas degenerativas interessa resultados de pesquisas que lhes dem chances de sobrevida, fato que bem diferente do que saber que a vida essencialmente finita. No mundo da incerteza, busca-se agarrar o salva-vidas da certeza. Ainda estamos distantes de ter chegado a um novo conceito epistemolgico de cincia. Nos ltimos decnios, vrias brechas vm sendo abertas e alguns limites do conceito clssico expostos. Entretanto, ainda estamos longe de ter realizado construes suficientemente integrativas de um novo paradigma para pensar a cincia e sua relao com a sociedade. Percebe-se que h um processo em marcha, mas as descobertas ainda no resultaram no novo paradigma esperado. Tal constatao s deve estimular a que esforos subseqentes sejam realizados em busca de um conceito de cincia adequado s pesquisas no incio do terceiro milnio. A relao entre cincias naturais e cincias sociais constituise um dos aspectos mais ressaltados na discusso contempornea. Ao considerar esta relao, parece que chegamos a uma encruzilhada sem retorno, que contm sentido extremamente positivo. A forma de conceber as cincias naturais aproxima-se da forma de conceber as cincias sociais. O grande desafio est na natureza de tal aproximao. No h perspectivas de que atingiremos uma fuso, retornando a um nico conceito de cincia, pois as caractersticas prprias dos campos do conhecimento no desaparecem apenas porque se procura v-las uniformemente. As cincias sociais so intrinsecamente constitudas pelo grau de liberdade, de autonomia, de escolha dos seres humanos. A introduo de categorias prprias das cincias sociais, tais como tempo, histria, evoluo, mudana, e a adoo do raciocnio probabilstico, indica alguma aproximao em determinados aspectos, mas no que estejamos atingindo um conceito de cincia enquanto empreendimento nico e universal. Se os conhecimentos das coisas devem convergir para o desenvolvimento humano, dessa afirmao no procede que os conhecimentos das gentes e das coisas so feitos da mesma maneira.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

238

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

Se a combinao de caos com determinao levar a algum sucesso nas cincias naturais, tal fato ter inevitveis implicaes tambm dentro das cincias sociais. Assim, a epistemologia vista nessa perspectiva dicotmica entre cincias sociais e cincias naturais, construda nas cincias sociais ao final do sculo XIX, no s se apresenta com necessidades de reparos, como est superada pelo avano das cincias naturais, que buscam incorporar a flecha do tempo e com ela o caos em noes de leis, determinaes, irreversibilidades, como resultado de avanos das prprias cincias naturais e no como resultado do projeto das cincias sociais que tivesse se estendido at o campo da natureza. A implicao desse avano das cincias naturais de que as cincias sociais precisam repensar os esquemas epistemolgicos separatrios. Eles no mais se sustentam, desde que as prprias cincias naturais no os mantm mais da mesma forma como formulados maneira concebida nos sculos XVII e XVIII. Esforos voltados a repensar a epistemologia da cincia, as relaes entre as cincias sociais e naturais, a metodologia das cincias sociais, os limites e as possibilidades dos meios e dos instrumentos da pesquisa so bem-vindos nesta poca de crise paradigmtica.

A natureza do objeto de estudo das cincias sociais


Um desafio permanente para as cincias sociais e, sobretudo, para a Sociologia diz respeito prpria natureza de seu objeto: dinmico, est sempre em movimento, em fermentao, tornando-se cada vez mais complexo, demandando novos recursos de reflexo, assim como outras estratgicas metodolgicas e tcnicas de anlise. Configura-se com novos significados, alargando suas fronteiras para outros campos disciplinares, articula-se e desarticula-se com as cincias da natureza e do esprito. Combinam-se diferentes temporalidades e lugares, revelando desenvolvimentos desritmados, descompassados e desiguais. Articulam-se as tradies e a histria com os tempos futuros e mediticos (Ianni, 2001; Geymont & Giorello, 1986). Alm disso, o objeto de estudo das cincias sociais mescla indivduos e comunidades, classes e grupos sociais, gneros e raas/
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

239

etnias, religiosidades e ecologia, identidades e diversidade, realidades e imaginrios, regies e nacionalidades. Confronta e agrupa indivduo e sociedade, natureza e sociedade. Percorre as diversas foras e formas de diviso social, sexual e tcnica do trabalho e da produo. Diferencia a parte do todo, o singular do universal, o pblico do privado, assim como a democracia, da tirania e da revoluo. Confronta as guerras de classe, fundamentalismos religiosos, as guerras tnicas, promovendo tanto a destruio como a criao de riquezas entre os indivduos e as naes (Ianni, 2001). Alm dos tradicionais objetos de estudo, novos fenmenos e questes tambm se oferecem s cincias sociais, como: corpo, esporte, lazer, traduo, artes, msica etc. Todos precisam ser acolhidos e tratados pelas cincias sociais, pois todas as formas de expresso humana devem constituir-se como parte do complexo objeto de estudo sociolgico. Assim, uma vez que a configurao da realidade social sofreu profundas transformaes e os instrumentos de que se dispunha para explicar a realidade j no respondem a contento, imperativo que novas abordagens terico-metodolgicas sejam desenvolvidas. Em sntese, cabe ao pesquisador enfrentar as dificuldades de caracterizar essa estonteante variedade de conceitos, muitos dos quais referem-se emergncia de um novo tipo de organizao social. Assim, esse elenco de fenmenos e de questes impe que sejam desenhadas distintas abordagens epistemolgicas, bem como novas estratgias tericas e metodolgicas. Esses objetos apresentam-se radicalmente diversos daqueles predominantes at a primeira metade do sculo XX, quando o trabalho constitua-se uma das categorias sociais ordenadoras e o Estado exibia o carter de instrumento de dominao de forma mais ntida. Hoje, o mundo bem mais complexo, dinmico e diversificado, exigindo que a cincia responda a essa complexidade, a fim de poder
[...] pensar a sociedade como pluralidade de dimenses entrecruzadas, dimenses que no possuem essncia prpria e fixa, mas que fazem e se desfazem ao sabor das mltiplas aes dos sujeitos individuais e coletivos que assim se afirmam estritamente no momento de luta, mas que no mais constituem uma figura plena, homognea, estruturada, racional e integrada. (Bruni, 1988, p. 31)
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

240

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

A Sociologia, como as demais cincias sociais, se obriga a multiplicar e diversificar seus moldes de linguagem, de teoria, seus conceitos e categorias, assim como as modalidades de descries, explicaes, suas estratgias e procedimentos metodolgicos. Nesse sentido, as cincias sociais esto permanentemente desafiadas a criar e recriar meios, modos e condies para coletar informaes e interpretar acontecimentos, assim como relaes, processos, estruturas, conflitos e hegemonias. Essa pluralidade de objetos, teorias e mtodos, j no pode mais ser respondida apenas pelos autores clssicos da teoria social, pois, segundo Dubet (1996, p. 11-12), a extrema diversidade dos modelos, dos mtodos e dos objetos, resulta do estilhaamento de uma sociologia clssica que poderamos identificar, em larga medida, e no sem arbitrariedade, com as obras de Durkheim e de Parsons. Em outras palavras, trata-se da incapacidade dos antigos paradigmas de dar conta de toda a realidade social. , pois, na vastido desse cenrio que florescem novas formas de pensamento, teorias e metodologias, com o intuito firmado de sempre buscar compreender, conhecer e explicar as continuidades e descontinuidades das relaes, dos processos e das estruturas sociais. Assim, as cincias sociais esto permanentemente desafiadas a ingressarem em novo ciclo de criao e de controvrsia, a partir da busca de novidades e de outros horizontes futuros que o conhecimento pode proporcionar para alm de algumas das orientaes tericometodolgicas usuais no domnio das cincias sociais, como, por exemplo, as perspectivas sistmica, fenomenolgica e histrica (Ianni, 2000). As novas formulaes tericas e debates metodolgicos no so unnimes; apresentam-se num campo disperso e plural. certo que a existncia de uma multiplicidade de paradigmas ou a diversidade de modelos problemtica, na medida em que questiona a capacidade das cincias sociais e da Sociologia, em especial em manter o dilogo crtico que lhe fundamenta a unidade e o dinamismo. Enquanto alguns autores privilegiam a modernidade, outros se alinham ao discurso da ps-modernidade. Independente ou no do declnio das fronteiras civilizatrias e dos universalismos culturais, reafirma-se
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

241

(...) a relao entre a epistemologia e o reconhecimento da presena do fator histrico (...), pois, todo o conhecimento se encontra sempre historicamente imerso num determinado patrimnio cognitivo: o conhecimento no realmente um processo individual de uma terica conscincia em geral, mas o resultado da atividade social, uma vez que o patrimnio cognoscitivo j acumulado vai alm dos limites a que o prprio indivduo est sujeito. (Lakatos 1993, p. 142)

A argumentao sociolgica
O trabalho sociolgico pode ser, em boa medida, tomado como uma argumentao ou um discurso. Santos (2000) chega a propor que consideremos as cincias sociais como um novo tipo de retrica. Ou seja, uma argumentao que busca persuadir atravs de verdades objetivas, de descries e de regularidades. O cerne da proposio de Boaventura consiste naquilo que pode ser sintetizado na idia de uma teoria argumentativa da cincia. A cientificidade de uma prova est em sua capacidade de convencer quanto sua validade, primeiramente, a comunidade cientfica e, depois, a sociedade em geral. Santos vale-se da metfora da platia ou audincia, retirada do terreno da sociologia jurdica, mais especificamente do tribunal de jri, com a qual mantm estreita contribuio. Para que a teoria da argumentao no fique reduzida a um efeito espetacular de domnio do orador sobre o auditrio, so necessrias aquelas condies postuladas pela filosofia da cincia para definir a verdade. So necessrias tambm condies em que os sujeitos estejam liberados de qualquer interesse material e voltados apenas para a busca da verdade em si. As evidncias empricas e as demonstraes matemticas so argumentos que conduzem ao convencimento das audincias, no em funo de efeitos de linguagem, mas da consistncia e justeza dos argumentos. Posto desta forma, o debate sobre cincia e senso comum, como duas formas distintas de discurso, pertinente e necessrio para entender as especificidades de cada um deles. O discurso cientfico no uma argumentao qualquer, direcionado a uma comunidade de juzes especialistas e, portanto, deve ser o mais preciso possvel. a necessidade de objetivao que diferencia o argumento cientfico dos outros tipos de discurso. Em outras palavras, para que um
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

242

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

argumento seja considerado cientfico necessrio que a comunidade para a qual o pesquisador se dirige entenda precisamente a problemtica tratada e as inferncias realizadas a partir dos fatos observados. Ser compreendido o requisito bsico de um trabalho sociolgico. Isso no quer dizer que a comunidade de especialistas ir concordar com a argumentao realizada, mas que foi estabelecida a possibilidade de dilogo. Se por um lado, sustentamos o carter especfico do discurso cientfico, por outro precisamos reconhecer a multiplicidade de discursos cientficos. No nos referimos apenas s diferenas entre o conhecimento produzido pelas cincias naturais, biolgicas, da terra e humanas. Dentro de uma mesma rea, podemos constatar uma diversidade de argumentos igualmente vlidos do ponto de vista da objetividade. Este o caso das cincias sociais. Freqentemente encontramos explicaes distintas sobre um mesmo fenmeno que, no raro, chegam a ser antagnicas. Embora distintas, estas explicaes comungam de algumas caractersticas comuns alm da objetividade. Elas so essencialmente argumentativas e, portanto, compartilham da mesma estrutura discursiva de uma argumentao cientfica. Basicamente, podemos dizer que uma argumentao em cincias sociais constituda de: a) uma afirmao; b) de evidncias empricas que sustentam esta afirmao; e, c) dos fundamentos tericos que relacionam a afirmao s evidncias (Toulmin, 2001). As variaes encontradas nos diferentes tipos de argumentao sociolgica dependem da metodologia de pesquisa adotada, da abordagem terica empregada e das evidncias empricas apresentadas. Uma das questes mais delicadas numa argumentao sociolgica a elaborao e o teste de hipteses. Este ir depender do tipo de pesquisa que se pretende realizar. Inmeras pesquisas que utilizam metodologias quantitativas buscam, dentre outras coisas, verificar as relaes entre duas ou mais variveis. Para isso, constrise um banco de dados, com diferentes variveis e empregam-se tcnicas estatsticas para aferir o grau de correlao entre elas. Neste caso, a hiptese uma afirmao sobre as relaes entre variveis levantadas a partir de uma abordagem terica especfica.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

243

O teste de hipteses, entretanto, mais difcil de ser realizado se o pesquisador utilizar outras metodologias diferentes da abordagem quantitativa. Numa pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador busca interpretar ou explicar um determinado fenmeno social, dificilmente poderamos falar em teste de hipteses. Da mesma forma, numa pesquisa comparativa, que procure descobrir variaes de um determinado fenmeno social, no cabe testar hipteses. Apesar das diferenas, as abordagens quantitativas, qualitativas e comparativas tm em comum o fato de partirem de uma afirmao que dever ser sustentada com base em evidncias empricas. O teste de hiptese apenas uma das formas de sustentar esta afirmao inicial. Embora a afirmao seja o centro da sua argumentao, a maior parte da pesquisa em cincias sociais dedicada coleta e demonstrao das evidncias empricas. As evidncias do sustentao ao argumento sociolgico. Dada a sua importncia num trabalho cientfico, cabe perguntar: Quais os critrios de validade de uma evidncia emprica? Em outras palavras, o que uma evidncia vlida? A resposta a esta pergunta bastante complexa. Antes de tudo, necessrio entender o carter transitrio dos critrios, cuja validade estabelecida pela comunidade epistemolgica a que pertence o pesquisador. Uma evidncia emprica aceita como vlida por uma comunidade pode no ser por outra. Isso no quer dizer que uma comunidade epistemolgica tenha critrios de validade mais rigorosos do que as outras comunidades. Apenas que determinados fatos ou dados apresentados no servem para sustentar aquelas afirmaes. Diferentes comunidades epistemolgicas fazem diferentes perguntas e afirmaes que, portanto, necessitam de diferentes tipos de evidncias. Vejamos alguns casos. Uma pesquisa quantitativa que busque relacionar a origem social dos pais profisso que o filho ir exercer. As evidncias utilizadas nesta pesquisa sero extradas de surveys previamente realizados (as PNADs, por exemplo), bem como as relaes propostas sero baseadas em modelos de correlao estatsticos. Neste caso, a validade das evidncias depender, em boa medida, da metodologia empregada na coleta destes dados e da
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

244

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

adequao dos modelos estatsticos utilizados. Normalmente, os trabalhos que utilizam este tipo de evidncia trazem uma competente descrio das fontes de dados, das metodologias de coleta e dos modelos estatsticos empregados. Outro exemplo. Uma pesquisa sobre a discricionariedade na atividade policial. Para verificar como os policiais utilizam o seu poder discricionrio, o pesquisador realizou uma etnografia e, para isso, acompanhou os policiais em diferentes situaes de trabalho. A validade das observaes utilizadas como evidncias dependem da clara explicitao das condies destas observaes. Ou seja, como fora feita a aproximao com o grupo a ser observado, qual a relao desse grupo com o pesquisador e que dilogos foram realizados durante a pesquisa. Em suma, a validade das evidncias empricas apresentadas depende das tcnicas de coleta de informaes empregadas. Estas tcnicas variam de acordo com o tipo de afirmao que se pretende sustentar. Uma afirmao no se relaciona diretamente com uma evidncia emprica. necessrio que se use um fundamento terico para relacionar estas duas partes da argumentao. Esta fundamentao diz respeito, portanto, lgica da argumentao. Existem vrios fundamentos, tambm conhecidos como abordagens tericas, disponveis aos cientistas sociais. Cada um desses fundamentos baseia-se em premissas e conceitos distintos. Ao afirmar que a votao num determinado partido reflete a preferncia do eleitorado pelas suas polticas propostas, estamos partindo do pressuposto de que os comportamentos observveis refletem as preferncias individuais. Entretanto, outros pesquisadores podem no concordar com estas premissas, uma vez que acreditam que os comportamentos observveis no necessariamente refletem preferncias individuais e que existe uma srie de fatores que tambm condicionam a ao dos indivduos, tais como: cultura, identidade e instituies. Ou, ao contrrio, quando afirmamos que a violncia policial est relacionada precariedade dos mecanismos institucionais de controle da atividade policial, estamos partindo do pressuposto de que as instituies moldam os comportamentos individuais. Nesse caso, alguns pesquisadores podem discordar alegando que mesmo as instituies so resultado de vontades individuais.
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

Apresentao

245

Normalmente, os trabalhos sociolgicos explicitam os fundamentos utilizados na sua argumentao. A bem da verdade, devese dizer que tanto a afirmao quanto os tipos de evidncias apresentadas so deduzidos da fundamentao terica. As divergncias apresentadas nos dois exemplos referem-se aos pressupostos tericos utilizados pelos autores. Podemos dizer que existem diferentes comunidades epistemolgicas que comungam das mesmas premissas e conceitos. importante notar que a fundamentao terica no responde sobre a validade das evidncias apresentadas mas, sim, sobre a pertinncia da afirmao. Em outras palavras, se aquela afirmao pode ser deduzida das evidncias apresentadas. Naturalmente, o leitor pode rejeitar o fundamento terico utilizado numa argumentao cientfica, muito embora possa reconhecer como vlidas as evidncias apresentadas. O que est em questo, neste caso, no a qualidade das evidncias, mas sua relao lgica com a afirmao. A restaurao da noo argumentativa no campo das cincias tem um futuro promissor por incorporar intimamente a idia dos limites da determinao. Pesa contra ela o fato de que dissolve o campo da cincia em um problema de linguagem. A cincia se expressa por meio de linguagens, mas no se reduz a elas. Os fatos cientficos so comunicados atravs de argumentos para platias de cientistas e de pessoas da sociedade. Os fatos cientficos operam como argumentos para convencer das certezas ou das incertezas. A teoria argumentativa da cincia procura avanar no campo de uma concepo de convencimento. Contra a tese de argumentao estaria o fato de que as pessoas que melhor argumentam podem tambm convencer de sofismas. Como os argumentos so formulados no campo da racionalidade, supondo que os espritos estejam despidos de paixo e movidos apenas pela busca do melhor argumento, tal situao afasta a noo de argumento como arma do sofisma.

Sadi Dal Rosso Lourdes Bandeira Arthur Trindade Maranho Costa


(Organizadores)
Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

246

Sadi Dal Rosso / Lourdes Bandeira / Arthur Costa

Referncias bibliogrficas
ABRAMOVAY, Ricardo. A razo do Ocidente: o processo de racionalizao em Weber. Folha de So Paulo, 14 fev. 2004, Caderno de Resenha. BRUNI, J. C. H uma crise nas Cincias Sociais? In: ______. O pensamento em crise e as artimanhas do poder. So Paulo: Unesp, 1988. DEMO, P. Certeza da incerteza: ambivalncias do conhecimento e da vida. Braslia: Editora Plano, 2003. DUBET, F. Sociologia da Experincia. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. GEYMONT, L.; GIORELLO, G. As razes da Cincia. Lisboa: Edies 70, 1986. IANNI, O. Sociologia do futuro. Primeira Verso 100. Campinas, SP: Departamento de Sociologia, IFCH/UNICAMP, 2001. IANNI, O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2000. KUHN, T. S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo, Perspectiva, 1975. LAKATOS, I. La metodologa de los programas de investigacin cientfica. Madrid: Alianza Universidad, 1993. PRIGOGINE, I. As leis do caos. So Paulo: Ed. Unesp, 2002. PRIGOGINE, I.; STENGERS, I. A Nova Aliana: metamorfose da cincia. Braslia: Ed. UnB, 1984. PRIGOGINE, I. O fim da certeza: tempo, caso e as leis da natureza. So Paulo: Ed. Unesp, 1996. SANTOS, B. S. Introduo a uma cincia ps-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989. SANTOS, B. S. A crtica da razo indolente: contra o desperdcio da experincia. So Paulo: Cortez, 2000. TOULMIN, S. Os Usos do Argumento. So Paulo: Martins Fontes, 2001.

Sociedade e Estado, Braslia, v. 17, n. 2, p. 231-246, jul./dez. 2002

You might also like