You are on page 1of 11

Unidade 1.2.2 - Mtodo da Observao Na afirmao da nova cincia, a Psicologia define o seu objecto, e estabelece o seu mtodo de trabalho.

Os diferentes ramos da psicologia resultam de diferentes modos de abordagem do comportamento humano. Desde a Introspeco ao mtodo clnico, o estudo da psicologia passa pela observao dos fenmenos psquicos. A realizao da observao isolada do mtodo experimental sucede por, em determinadas ocasies e por motivos prticos ou deontolgicos, no ser possvel o recurso ao mtodo experimental. Contudo sempre possvel estabelecer hipteses e recorrer a tcnicas de observao que permitam a verificao das hipteses sem passar pela experimentao. As condies em que essa observao produzida levam a identificar diferentes formas:
y y y

Laboratorial - Produzida em condies controladas Naturalista - Elaborada no meio natural em que se desenrola a situao Invocada - Realizada a partir de situaes oca sionais e em que as condies no so controladas nem previstas

A Observao Laboratorial utilizada ao nvel do mtodo experimental. A realizao da experincia em condies controladas, num laboratrio, leva a que a situao observada seja uma situao artificial. Esta observao implica uma sistematizao prvia em que se define o que se pretende observar, com a construo de grelhas de registo. Para alem da observao directatemos ainda outros instrumentos de observao como as entrevistas, questionrios e testes. Em todo o caso o sujeito observado tem conscincia dessa observao o que pode condicionar o seu comportamento. Numa tentativa de eliminar esse condicionamento o observador recorre a meios tcnicos (espelhos de uma via, cmaras de vdeo) para poder observar sem ser notado. A vantagem deste tipo de observao o seu rigor pois permite a presena de observadores independentes que anotam todo o tipo de com portamento de uma forma descritiva para posterior anlise. Contudo ao ser produzida em condies experimentais fica limitada. A Observao Naturalista (ou ecolgica) defendida pelo mtodo clnico, fundamentando-se na necessidade de observar as condies reais de uma situao. Ao observador eram colocadas duas alternativas:
y

Dissimulado, de modo a no ser notada a sua presena, permanecia exterior situao. Para tal era necessria a colocao de meios tcnicos no local da observao, facto que no sendo d e realizao imediata poderia igualmente alterar a situao.

P ti i i i

it it i .

t t t t t i tili t

, Pi t l t i t i t t i .

t ,

li

Esta t i a e o se ao te au e o je ti i ade e o , espe ialme te a ltima estrat ia, permite pelo o trrio o estudo as o dies reais de uma situao se do ai da e tremame te prti a.

http://www.prof2000.pt/users/isis/psique/unidade1/metodos/observacao.html

f l y Di i it it y

N t i

li

l i i ti : t i l li

f i

l it

l i , .A

lt

l , .P t l ,f t .

, i t i t

i i i i l

t i l l t

lt

P ti i

it it

tili Pi t t , i t t . Esta tcnica de observao tem um grau de objectividade menor, especialmente a ltima estratgia, permite pelo contrrio o estudo nas condies reais de uma situao sendo ainda extremamente prtica. Obs er vao naturalstica * Pontos Fortes Pontos fracos O comportamento observado ocorre naturalmente o que impede a ansiedade de quem est sendo observado As vriveis estranhas dificilmente so controladas Inclui o contexto social em que o comportamento se manifesta Vises ocorrem mais facilmente pois as situaes dificilmente podem ser preditas Alta validade ecolgica Os equipamentos de registros dificilmente podem ser utilizados de forma discreta til quando a experimentao impossvel ou no pode ser realizada por razes ticas A intruso de equipamentos de registro (cmeras de vdeo, p. exemplo) geram comportamentos artificiais til onde os indivduos no conseguem atender a uma abordagem direta Dificuldade para o observador permanecer oculto A rplica muito difcil Um sistema de classificao rgido pode impedir a deteco de aspectos importantes do comportamento

t t t t l i

, i i

t i i . t t i t li

http://pt.scribd.com/doc/38683785/A-Observacao-Naturalista

Teorias do Desenvolvimen
O objecto da psicologia o estudo cientfico docomportamento (reaces observveis) e os processos mentais e da relao entre eles (sentimentos, emoes, fantasias no podem ser observveis directamente). A psicologia estuda questes ligadas personalidade, memria, inteligncia, ao funcionamento do sistema nervoso, ao comportamento em grupo, ao prazer e dor... Os psiclogos no se limitam descrio do comportamento. Vo mais alm: procuram explic -lo, prev-lo e, por ltimo, modific -lo para melhorar a vida das pessoas e da sociedade em geral.

A psicologia como cincia i ndependente nos finais do sculo XIX, quando Wundt funda o primeiro Laboratri PsicologiaExperimental, na Alemanha.

Wundt e o Associacionismo

Wundt vai procurar decompor a mente, a conscincia (objectivo), nos seus elementos simples, que so as se

que os processos mentais, no so mais do que a organizao de sensaes elementares que se associam, p relacion -las com a estrutura do sistema nervoso.

Para Wundt, o objectivo da psicologia o estudo da mente, dos process os mentais, da experincia conscien laboratrio vai procurar conhecer os elementos constitutivos da conscincia, a forma como se relacionam e associam(associacionismo).

Wundt utiliza como mtodo a introspeco controlada (os sujeitos descrev em o que os seus estados subjectiv

estmulos visveis, tcteis, etc. ou seja a analise interior feito pelo prprio sujeito porque feito em laboratrio

analisa e interpreta aquilo que o sujeito diz as suas sensaes). At ravs da introspeco, os sujeitos experime que sentiam, os seus estados subjectivos, resultantes de estmulos visuais, auditivos e tcteis.

Wundt com colegas utilizou um metrnomo para descrever as sensaes antes (tenso), durante (exci tao (agradvel sensao).

A psicologia teria como objectivo a experincia humana, estudada na perspectiva das experincias pessoais

observao, visando conhecer os seus elementos constituintes: as sensaes.

Pavlov e a reflexologia

Pavlov atravs de uma experincia com um co, chegou a concluso de que no s os animais mas tamb

tinham reflexos inatos e que podiam desenvolver reflexos aprendidos. No decorrer desta experincia sobre os

verifica que o co salivava no s quando via o alimento - reflexo inato - , tambm perante outros sinais com

como, por exemplo, os passos do tratador e o som da campainha. Designou este comportamento por reflex

Para Pavlov o esprito no mais do que uma actividade do crebro e que no crtex cerebral que se forma desaparecem os reflexos condicionados.

A psicologia devia de tomar o nome de reflexologia, circunscrever -se-ia ao estudo dos reflexos. Os reflexos s das respostas dos indivduos aos estmulos provenientes do meio .

Pavlov vai explicar os processos de aprendizagem, destacando -se o estudo sobre a aquisio da linguagem

Watson e o Behaviorismo

Watson o pai da psicologia cientfica, pois cortou com todo o seu passado concepo e mtodo e co

objectivo experimental da cincia. Watson no nega a existncia da conscincia, nem a possibilidade de o in observar. Defende, contudo, que a anlise dos estudos de esprito, bem como a procura das suas causas, s sujeito no mbito da sua vida pessoal.

Watson, acha que se pode estudar directamente o comportamento observvel, isto , a resposta (.R) de um dado estmulo(E) do ambiente.

O psiclogo tenta decompor o seu objecto o comportamento nos seus elementos e explic -los de forma recorrer ao mtodo experimental.

Esta concepo de psicologia designa-se por behaviorismo, comportamentalismo, condutismo ou teoria do Noo de Comportamento

Para Watson, a psicologia deveria estudar o comportamento do ser humano desde o nascimento at que m

O estudo do comportamento consiste em estabelecer as relaes entre os estmulos (conjunto de excit ae

organismo, podendo ser qualquer elemento do meio externo raios luminosos, ondas sonoras ou modifica

organismo movimentos dos msculos, secrees das glndulas) e as respostas (explicitas - directamente ob :no directamente observveis):

Isto , para o mesmo estmulo obtemos sempre a mesma resposta

O comportamento determinado por um conjunto complexo de estmulos que se designa por situao. Par comportamentalismo, a resposta tudo o que o animal ou ser humano faz.

O comportamento, isto , o conjunto de respostas objectivamente observveis, determinado por um conjun estmulos (situao) provenientes do meio fsico ou social em que o organismo se insere.

A resposta est condicionada pela situao ou estmulo

Watson no nega que entre o estmulo e a resposta se passe algo no interior do sujeito. Considerava, contudo objecto da psicologia.

Embora no negue a existncia de factores hereditrios para ele, irrelevantes na formao da personalida Para Watson o meio o factor determinante na personalidade e atitudes, isto , condiciona o indivduo.

Concluso: Segundo os behavioristas, o comportamento do ser humano e o seu desenvolvimen to dependem

em que o sujeito se encontra inserido. O sujeito tem um papel passivo no processo de conhecimento e desenv

Crticas mas pelo factor hereditrio. -

deixar de parte a hereditariedade, porque por exemplo um deficiente , quando nasce no defi cien

A formula E R muitas condutas ficam por explicar. Por exemplo, a reaco desencadeada pela sede

porque vejo gua mas porque uma situao interna do meu organismo que desencadeia um conjun comportamentos que me permitem atingir o objectivo: beber.

Khler e o gestaltismo
O gestaltismo ou psicologia da forma, nasce por oposio psicologia do sc. XIX e critica Wundt.

Khler defende que a psicologia deveria decompor os processos conscientes nos seus elementos constituinte

que regem as suas combinaes e relaes. Os elementos mais simples seriam as sensaes que, associadas, constituiriam a percepo.

Os gestaltistas partem das estruturas, das formas: ns percepcionamos configuraes, isto , conjuntos organ

A teoria da forma considera a percepo como um todo. Primeiro percepcionam o total depois analisam o pormenores.

O todo no a soma das partes na realidade estas organizam -se segundo determinadas leis. Os elemento

figura so agrupados espontaneamente. Esta organizao , segundo o gestaltismo, essencialmente in atos. A organizao das nossas percepo ser estudada pelos gestaltistas que enunciam um conjunto de leis.

- Lei da proximidade perante elementos diversos, temos tendncia a agrupar aqueles que se encon prximos. - Lei da semelhana perante elementos diversos, temos tendncia a agrupar por semelhanas. - Lei da contiguidade perante algo inacabado, temos tendncia a acabar.

Os gestaltistas criticam Watson porque este diz que todo depende do meio e Khler acha que as ideias so in

Concluso: segundo esta concepo, o sujeito resultado das potencialidades transmitidas por hereditarieda

estruturas inatas no sujeito que organizariam a experincia do meio ambiente. O meio desempenha um pape

no seu desenvolvim ento. Os gestaltistas defendem que o sujeito organiza a experincia do meio a partir das e

Crticas -

Khler diz que todo depende de estruturas inatas, mas eu acho que a experincia ou aprendizagem por exemplo

Freud e a Psicanlise

At ento, a concepo dominante de Homem definia -o como ser racional, que controlava os seus impulso

vontade. O consciente, constitudo pelas representaes presentes na nossa conscincia e conhecido pela in constitua o essencial da vida mental de ser humano.

A grande revoluo introduzida por Freud consistiu na afirmao da existncia do inconsciente zona do ps

por pulses, tendncias, desejos e medo. Freud compara o psiquismo humano a um icebe rgue: a sua parte visvel muito pequena e corresponde ao

(imagens, lembranas, pensamento), a parte submersa, que no se v, do icebergue a maior e correspond

cabendo-lhe um papel determinante no comportamento. O pr -consciente faz a ligao entre o consciente corresponde, a zona flutuante de passagem entre a parte visvel e a oculta que varia o seu grau de emerso e lembranas).

Recalcamento, defesa do ego que censurar ao enviar para o inconsciente do id as pulses contrrias s norm do superego. Freud formula uma nova teoria das estruturas do aparelho psquico, onde diz que este se organizava atravs

(regula-se pelo principio do prazer e aparece com o recm-nascido), ego(medidor da realidade externa e c

defesa contra a angstia provocada por conflitos internos), superego(directamente envolvido pela realidade principio da realidade).

Freud afirmou tambm que o aparelho psqui co regido por dois princpios gerais: o princpio do prazer e o p

realidade. Ao principio do prazer corresponde o processo primrio, que implica uma libertao de energia ps

ou seja, um afastamento da razo guiando -se s pelo prazer ou pela forma mais imediata. O principio da r

que o aparelho psquico renuncie satisfao imediata, em ordem a ter em conta a situao real, garantido a realidade.

Sexualidade

A neurologia estavam ligadas a sexualidade, objectivo de mltiplas represses e obstculos. A sua origem est experincia traumtica ocorrida na infncia.

A descoberta da sexualidade infantil levou Freud a modificar as suas noes, distinguindo genital de sexual. A

limita ao acto sexual entre duas pessoas: a sexualidade era toda a actividadepulsional que tende a uma satis

Piaget e o Construtivismo

Piaget vai incidir os seus estudos na rea do comportamento intelectual e cognitivo da criana e do ado les

Este defende que o conhecimento um processo dinmico h permanentemente interaco entre o sujeito

perspectiva, no possvel separar o sujeito do objecto, como no possvel imaginar um organismo vivo ind

este processo de interaco decorre em etapas sequenciais que Piaget designa por estdios de desenvolvim

vai do nascimento at aos 18 meses; pr -operatrio comea com a linguagem e vai at aos 7 anos; opera

7 aos 12 anos, a criana capaz de raciocinar sobre objectos manipulveis; operaes formais surge por volt criana capaz de raciocinar sobre hipteses, sobre proposies).

Para Piaget, conhecer agir e transformar os objectos. O conheciment o no se reduz ao simples registo feito

dados j organizados no mundo exterior. O sujeito apreende e interpreta o mundo, atravs das suas estruturas

sujeito no se encontra apetrechado com estruturas inatas. Essas estrutu ras so formadas graas actividad contacto com o meio que est em devir permanente. O processo de conhecimento o processo de constru

Piaget utiliza a observao naturalista para observar naturalmente as pessoas no seu m eio, isto , no meio em frequentar e o mtodo clnico tenta -se compreender um caso clinico concreto.

Concluso: o comportamento do indivduo, a inteligncia, resulta de uma construo progressiva do sujeito e meio.

Crticas os gestaltismo pelo papel passivo que atribuem ao sujeito e por no apresentarem uma perspectiva conhecimento. -

Refuta radicalmente a concepo behaviorista, dado que consiste que o comportamento no pod

pela formula ER. O sujeito activo, atribuindo significados aos estmulos. A uma viso associacionista

concepo construtivista atravs do processo de assimilao (da experincia mente)/acomoda nova experincia).

Evoluo do conceito de comportamento

As situaes do dia -a-dia, vividos ou observados por ti servem para pr em causa o rigoroso determinismo es defendido pelos behavioristas.

Perante uma mesma situao, grande a possibilidade de surgirem respostas, reac es diferentes, Por exem

um acidente (S), as respostas dos sujeitos que o presenciam no so as mesmas: um pode socorrer a vtima (R telefone para pedir assistncia (R2), outro, impressionado, afastar -se do local (R3), etc.

Alm disso, o mesmo sujeito, perante a mesma situao, pode, em momentos diferentes, comportar -se de fo

Por outro lado, situaes diferentes podem desencadear o mesmo tipo de resposta: uma criana pode chora (Sl), porque a me lhe recusou um gelado (S2), porque perdeu um brinquedo (S3)... Uma das criticas mais contundentes ao conceito dos behavioristas foi apresentado por Piaget que propunha mais dinmica do comportamento. Para estes psiclogos, o comportamento a manifestao de uma Personalidade (P) numa dada situao

explicativo que propem mais adequado aos comportamentos humanos, dado que tem em conta quer as meio quer a personalidade do sujeito.

O comportamento depende da interaco entre a situao e a personalidade do sujeito.

A dupla seta, re

dinmico da relao: no se pode encarar a personalidade independentemente da situao. Produto de um

complexo, no qual intervm factor es internos e externos, a personalidade constri -se no contexto do meio, n

situaes vividas pelo sujeito. Por outro lado, o modo como a situao encarada, interpretada, depende ta personalidade e das experincias anteriores do indiv duo.

O que importante para explicar um comportamento o modo como o indivduo integra os dados da situa a sua personalidade e a sua experincia.

Para saber mais sobre este tema, utilize o Google:

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalh os/teoria_desenv.htm

You might also like