You are on page 1of 3

Biologia Prof.

Guilhardo Martins
1 Avaliao 1 Ano do Ensino Mdio. Data: ____/_____/_________.

1) O forte calor observado no ltimo vero brasileiro gerou uma srie de problemas desde inundaes at mortes. Em Santos, litoral paulista, 32 pessoas morreram em apenas dois dias em decorrncia de problemas gerados pela desidratao. Sobre o assunto, faa o que se pede: a) Sabe-se que a diminuio na quantidade de gua no corpo provoca reduo do volume sanguneo e, consequentemente, prejudica a distribuio de nutrientes e oxignio s clulas, alm de gerar prejuzos termorregulao. Em relao ao quadro observado em Santos, podemos perceber que h maior mortalidade de idosos do que de crianas em decorrncia da desidratao. Explique o porqu disso.

b) Relacione a importncia da ingesto de soro caseiro ou de isotnicos (como Gatorade) em casos de desidratao seja em virtude do calor ou de diarria e de vmitos.

2) Durante uma aula de Biologia, Jaqueline realizou o seguinte experimento:


1) 2) 3) 4) 5) Nomeou dois tubos de ensaio A e B. No tubo A, colocou 4 mL de gua e, no tubo B, somente 2 mL. Acrescentou 2 mL de acetona no tubo B. Colocou um cubinho de beterraba com 1 cm de lado em cada tubo. Aguardou por cerca de uma hora e analisou os dois tubos.

Aps a anlise, Jaqueline percebeu que somente a gua do frasco B se apresentava com forte colorao roxa, enquanto que a gua do frasco A se apresentava levemente corada. Diante desse resultado, concluiu que a acetona, por ser um solvente orgnico, retirou os lipdios da membrana plasmtica das clulas da beterraba no frasco B, provocando o extravasamento do pigmento da beterraba betamina para o lquido presente no frasco. Sobre o experimento e as concluses observadas, responda: a) Qual frasco, A ou B, corresponde ao grupo controle? E qual corresponde ao grupo experimental?

b) Qual o lipdio presente na membrana plasmtica de todas as clulas? Qual a sua principal caracterstica?

3) (UNESP) Os acares complexos, resultantes da unio de muitos monossacardeos, so denominados polissacardeos. a) Cite dois polissacardeos de reserva energtica, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal.

b) Indique um rgo animal e um rgo vegetal, onde cada um destes acares pode ser encontrado.

4) (PUC-RIO) Uma dieta alimentar pobre em carboidratos e rica em protenas deve conter respectivamente: a) Pouca carne e muitos farinceos. b) Pouco leite e muitas verduras. c) Pouca carne e muitas verduras. d) Pouco leite e muito acar. e) Poucos farinceos e muita carne. 5) Os acares encontrados nos cidos nuclicos ARN e ADN so, respectivamente: * a) ribose e galactose. b) ribose e glicose. c) desoxirribose e ribose. d) glicose e desoxirribose. e) ribose e desoxirribose.

6) Assinale a alternativa correta. a) ligao glicosdica ocorre entre duas molculas de protenas. b) ligao glicosdica ocorre entre duas molculas de monossacardeos. c) ligao glicosdica ocorre entre uma molcula de frutose e uma molcula de glicose. d) ligao glicosdica ocorre entre as molculas de aminocidos. e) as alternativas b e c esto corretas. 7) Associe os elementos qumicos da coluna superior com as funes orgnicas da coluna inferior.

1.Magnsio 2.Potssio 3.Iodo 4.Clcio 5.Sdio 6.Ferro

( ( ( ( (

) formao de tecido sseo ) transporte de oxignio ) assimilao de energia luminosa ) equilbrio de gua no corpo ) transmisso de impulso nervoso

A seqncia numrica correta, de cima para baixo, na coluna inferior.

a) 4 3 1 5 2. b) 5 6 3 4 1. c) 4 6 1 5 2. d) 5 4 3 6 1. e) 6 4 2 3 1.

You might also like