You are on page 1of 31

Fecunda Fecundao

Fecundao Ovcito Ovocitao tero

Espermatozides Vagina

Os gametas so transportados da tuba para o tero, tenha ou no ocorrido fecundao, sendo uma exceo o eqino. Na gua, ovcitos no fecundados permanecem dentro do istmo e degeneram vagarosamente durante vrios meses, enquanto que os embries em desenvolvimento passam por eles e entram no tero.

Condi Fecunda Condies de Fecundao


Durante o perodo de ovocitao, o colo do tero fica bem aberto com um muco alcalino abundante onde mais fcil a deslocao dos espermatozides.
A estreita entrada para as tubas uterinas, apesar de se encontrar permanentemente aberta, s permite a passagem de muito poucos espermatozides de cada vez.

O Encontro dos Gametas


Ovcito libertado pelo folculo ovariano
1 glbulo polar Zona pelcida

Espermatozides rodeiam o ovcito...


1 glbulo polar 2 glbulo polar

Corona radiata
Ovcito II Ovcito II

Reao Cortical

Fecundao

Tuba Uterina

Fecunda Fecundao
Ovrio Ovocitao

Zona pelcida Clulas foliculares Grnulos

tero Cervix Vagina

Fuso dos pr-ncleos

Zigoto

Singamia Anfimixia

Fecunda Depois da Fecundao - A vida antes do nascimento


Tuba Uterina Fecundao 1 dia Implantao 2 dia Endomtrio

3 dia
Parede uterina

Trofoblasto

4 dia

Estdio de
Mrula
Cavidade do blastocisto

Embrioblasto

Estdio de Blastocisto

5 dia

Cavidade do blastocisto
Cavidade uterina

Camada superficial de clulas

EMBRIOLOGIA I
Segunda Semana do Desenvolvimento:
Disco Germinativo Bilaminar

Implanta Implantao Parede uterina

Incio da Gravidez
Para que ocorra necessrio que:

Trofoblasto
- A mucosa uterina tenha sido preparada pelos hormnios ovarianos; - O blastocisto tenha atingido o estado de desenvolvimento necessrio para poder se implantar.

Cavidade uterina

Blastocisto

O embrio de 7 dias, o qual, recebe o nome de blastocisto, tem a forma de uma esfera oca.

Suas clulas se denominam blastmeros e sua cavidade, que est ocupada por fluido produzido na cavidade uterina, se chama blastocele. A parede da esfera est formada por uma camada contnua de blastmeros achatados, denominada trofoblasto. Em um dos plos do blastocisto se distingue um aglomerado de blastmeros denominado massa celular interna ou embrioblasto. As clulas da massa celular interna se dividem lentamente, e as adjacentes blastocele formam um epitlio simples chamado hipoblasto.

Dentro do blastocisto, as clulas do hipoblasto proliferam e se expandem sobre o citotrofoblasato. Elas originam um epitlio simples pavimentoso chamado Membrana exocelmica, que forma a parede de uma nova cavidade, o saco vitelino primitivo.

Epiblasto Membrana exocelmica

Hipoblasto

As demais clulas da massa celular interna dorsalmente ao hipoblasto originam um folheto epitelial chamado epiblasto, atravs do que se forma um disco embrionrio bilaminar ou didrmico.

Epiblasto Membrana exocelmica

Hipoblasto

Pelo fato de as demais clulas da massa celular interna se separarem do epiblasto graas a um processo denominado cavitao, entre ambos os tecidos aparece uma pequena fenda, o primrdio da cavidade amnitica.

Quanto mais o blastocisto se implanta, mais o trofoblasto estabelece contato com o endomtrio e se diferencia em duas camadas: O citotrofoblasto, uma camada de clulas mononucleadas, mitoticamente ativo e forma novas clulas trofoblsticas que migram para a massa crescente de sinciciotrofoblasto. O sinciciotrofoblasto, uma massa multinucleada que se expande rapidamente onde nenhum limite celular visvel.

Epiblasto Membrana exocelmica

Hipoblasto

Forma Extra-Embrion Formao do Mesoderma Extra-Embrionrio

Membrana exocelmica

Aos 11 dias, entre a parede do saco vitelino primitivo e o citotrofoblasto, aparece um tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extra-embrionrio. Este se forma a partir da Membrana exocelmica e posteriormente pela migrao das clulas atravs do linha primitiva durante a gastrulao.

Mesoderma Extra-embrionrio

Forma Extra-Embrion Formao do Celoma Extra-Embrionrio


No mesoderma extra-embrionrio aparecem espaos que crescem, se fundem entre si e originam uma cavidade nica, o Celoma extraembrionrio. Esta cavidade preenchida por fluido e envolve o mnio e o saco vitelino. Isto faz com que o mesoderma extra-embrionrio se divida em dois folhetos, chamados Mesoderma Esplncnico e Mesoderma Somtico, que constituem as paredes do celoma extra-embrionrio.

10

medida que o Celoma Extra-embrionrio se amplia, o tamanho do saco vitelino primitivo diminui de tamanho e um pequeno saco vitelino secundrio formado.

Qual a importncia da Placa Precordal?


Esta placa indica o futuro local da boca e um importante organizador da regio da cabea.

Placa precordal

Placa precordal

11

Origem dos Tecidos do Embrio.

Placa precordal

Mesoderma Extraembrionrio

Uma parte do Mesoderma extra-embrionrio que se encontra entre o citotrofoblasto e o mnio no desaparece e se converte no pedculo de fixao (pedculo do embrio).

12

Significado do Saco Vitelino

13

EMBRIOLOGIA I
Terceira Semana do Desenvolvimento:
Disco Germinativo Trilaminar

14

Placa Precordal

Linha Primitiva

Placa Precordal

Placa Precordal Linha Primitiva

Linha Primitiva

Surge uma faixa linear espessada do epiblasto (Linha primitiva), caudalmente no plano mediano do aspecto dorsal do disco embrionrio. medida que a linha primitiva se alonga pelo acrscimo de clulas na sua extremidade caudal, a extremidade ceflica prolifera e forma o n primitivo.

Fosseta Primitiva

N Primitivo Linha Primitiva Sulco Primitivo

Concomitantemente, se desenvolve na linha primitiva um sulco estreito, o sulco primitivo, que contnuo com uma pequena depresso no n primitivo, a fosseta primitiva.

15

Processo Notocordal

Sulco Primitivo

Sulco Primitivo

Algumas clulas da linha primitiva migram cefalicamente de cada lado do processo notocordal e em torno da placa precordal. O local onde estas clulas se encontram formam a rea cardiognica.

Forma Formao do Mesoderma Embrion Embrionrio

16

As clulas do Epiblasto migram atravs da linha e do n em padres especficos, de modo que seu destino determinado pela regio da linha pela qual elas passam.

mee - mesoderma extra-embrionrio pml - placa mesodrmica lateral mi - mesoderma intermedirio mp - mesoderma paraxial n - notocrdio

Organizao do Mesoderma Embrionrio Organiza Embrion

1. Mesoderma Paraxial (Somitos) 2. Mesoderma Intermedirio 3. Mesoderma da Placa Lateral

17

Desenvolvimento de um Somito Os somitos


aparecem primeiro na futura regio occipital do embrio, mas logo se estendem cefalocaudalmente e do origem a maior parte do esqueleto axial e musculatura associada, assim como derme adjacente pele.

Possveis Problemas na Formao do Mesoderma

No final da 4 semana de desenvolvimento, deixa de ocorrer a formao de mesoderma intra-embrionrio a partir da migrao celular pela linha primitiva. Cessada sua funo, a linha primitiva comea a regredir rapidamente e dela s se notam resqucios na regio caudal do embrio.

18

Forma Notoc Formao do Notocrdio


Como se forma?

Algumas clulas mesenquimais migram cefalicamente do n e da fosseta primitivos, formando um cordo celular mediano, o Processo Notocordal, que logo adquire um luz, o Canal Notocordal. O assoalho do processo notocordal funde-se com o endoderma intraembrionrio do saco vitelino subjacente.

19

Canal Neuroentrico

As camadas fundidas degeneram-se gradualmente, resultando na formao de aberturas no assoalho do processo notocordal. As aberturas confluem rapidamente e o assoalho notocordal desaparece. O remanescente do processo notocordal forma a Placa Notocordal.

Iniciando pela extremidade ceflica do embrio, as clulas da notocorda proliferam e a placa notocordal comea a se dobrar. No fim da 3 semana, o processo notocordal transformado em notocorda. A notocorda separa-se do endoderma do saco vitelino, que, novamente, torna-se uma camada contnua.

20

Forma Formao do Tubo Neural


Como se forma?

Placa Neural

O aparecimento do processo notocordal e do mesoderma paraxial induz o ectoderma sobrejacente a espessar-se e formar uma placa de clulas espessadas, denominada Placa Neural. As clulas da Placa Neural constituem o neuroectoderma e sua induo representa o evento inicial do processo de Neurulao.

21

Membrana bucofarngea

Placa Neural

Enquanto a notocorda se alonga, a Placa Neural se alarga e se estende, cefalicamente, at a membrana bucofarngea.

Sulco Neural Prega Neural Prega Neural

O ectoderma da Placa neural d origem ao Sistema Nervoso Central encfalo e medula espinhal. As pregas neurais tornam-se particularmente proeminentes na extremidade ceflica do embrio e constituem os primeiros sinais do desenvolvimento do encfalo.

22

No fim da 3 semana, as pregas neurais comeam a aproximar-se e fundir-se, convertendo a placa neural em Tubo Neural.

25 dia

O fechamento das pregas neurais, que se inicia em torno do 21 dia no homem, comea na parte mdia do embrio e progride em direo s suas duas extremidades. A regio inicial do fechamento est na altura do 4 somito, correspondendo futura regio cervical do embrio. 28 dia

23

Forma Formao de Gnglio Espinhal


Como se forma?

Com a fuso das pregas neurais para formar o tubo neural, algumas clulas neuroectodrmicas, dispostas ao longo da crista de cada prega neural, perdem suas caractersticas epiteliais e suas adeses s clulas vizinhas.

24

Quando o tubo neural se separa do ectoderma da superfcie, as clulas da crista neural migram dorsolateralmente de cada lado do tubo neural. Elas foram uma massa irregular achatada, a crista neural. Logo, a crista neural separa-se em partes direita e esquerda que migram em vrias direes e se dispersam no interior do mesnquima.

As clulas da crista neural se diferenciam em vrios tipos celulares, incluindo:

- os gnglios espinhais e os gnglios do sistema nervoso autnomo; - as clulas da crista neural formam as bainhas de neurilema dos nervos perifricos; - as coberturas menngeas do encfalo e da medula espinhal (pelo menos a pia-mter e aracnide); -contribuem para a formao de clulas pigmentares; - contribuem para a formao da medula da supra-renal; - contribuem para a formao de vrios componentes musculares e esquelticos da cabea.

25

As Camadas Germinativas
O que formam?

rgos e Estruturas oriundas do Ectoderma


sistema nervoso central; sistema nervoso perifrico;

epitlio sensorial da orelha, nariz, olho e a epiderme, incluindo cabelos e unhas; glndulas subcutneas, mamrias; hipfise e o esmalte dos dentes.

26

rgos e Estruturas oriundas do Mesoderma

sistema muscular; tecido conjuntivo; vasos associados aos tecidos e rgos; sistema cardiovascular clulas sangneas; medula ssea; sistema esqueltico; rgos reprodutores e de excreo.

rgos e Estruturas oriundas do Endoderma

revestimento epitelial do trato respiratrio; parnquima da tireide, paratireide, fgado e pncreas; estroma reticular das tonsilas e do timo; revestimento epitelial da bexiga e da uretra; revestimento epitelial da cavidade timpnica e da tuba auditiva.

27

Embries durante a 4 (A) e 5 (B) semanas do desenvolvimento, mostrando a formao do tubo gastrintestinal e os diversos derivados originando-se do endoderma.

Dobramento do Embrio Qual a sua importncia?

Estabelecimento da Forma do Corpo

28

Com o dobramento da Extremidade Ceflica: - O septo transverso, o corao, o celoma pericrdico e a membrana bucofarngea se deslocam para a superfcie ventral do embrio.

25 dia

Enquanto o tubo neural se fecha dorsalmente, o embrio tambm se dobra ventralmente formando o tubo gastrintestinal e as cavidades do corpo.

28 dia

29

Durante o dobramento longitudinal, parte do endoderma do saco vitelino incorporada no embrio, formando o intestino anterior. Com o crescimento do embrio, a regio da cauda se projeta sobre a membrana cloacal e parte da camada germinativa endodrmica incorporada formando o intestino posterior.

dobramento

lateral

forma-se

um

embrio

grosseiramente

cilndrico. Com a formao das paredes abdominais, parte da camada germinativa endodrmica incorporada pelo embrio, formando o intestino mdio.

30

No incio, h uma ampla comunicao entre o intestino mdio e o saco vitelino. Depois do dobramento lateral esta comunicao reduzida, formando o pedculo vitelino.

medida que a cavidade amnitica se expande e oblitera a maior parte do celoma extra-embrionrio, o mnio passa a formar o revestimento epitelial do cordo umbilical.

31

You might also like