You are on page 1of 24

AO DE MICRORGANISMOS NA CICLAGEM DE MATERIAIS

Autoras: Junia Freguglia Marina Fonseca

www.sobiologia.com.br acesso em 10/03/09

Tpico n. 8 do CBC de Cincias Habilidades Bsicas recomendadas no CBC: Relacionar o lixo com o papel dos microrganismos e de uma ampla fauna (vermes, larvas, insetos, moluscos) na decomposio de alimentos, restos de seres vivos e outros materiais; Examinar o problema do lixo nas sociedades modernas e discutir as alternativas.

Organizao do texto:

Informao Histria Atividades Projetos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

I.

Introduo

Voc j se perguntou quando ser que comeou o problema do lixo? Ser que sempre existiu lixo em nosso Planeta? Acertou quem disse que no. A histria do lixo se confunde com a histria do ser humano. O problema do lixo est diretamente relacionado com o acmulo de bens materiais. Esse acmulo foi possvel depois da criao de mquinas e de recursos tecnolgicos para aumentar a produo. A produo exagerada de lixo das sociedades atuais interfere diretamente na reposio dos recursos naturais. Significa dizer que a forma de viver das pessoas gera uma quantidade de lixo que superior capacidade de recomposio do ambiente. De forma bem simples, chamamos de ciclo dos materiais o retorno ao ambiente daquilo que dele retirado. No ambiente h uma grande variedade de seres vivos necessrios ao processo de decomposio dos materiais. Eles participam do elo que mantm a vida de outros seres, inclusive dos seres humanos. O lixo um problema nos dias atuais justamente porque ele interfere na ciclagem dos materiais. Ento, o que fazer diante do problema do lixo?

I. Conhecer o passado para entender o presente

Para solucionar um problema, em primeiro lugar, preciso entend-lo. Conhecer as suas causas, entender os fatores a ele relacionados, perceber as suas conseqncias so um bom comeo para atitudes mais eficazes. A histria do lixo pode nos ajudar a entender a interferncia dos problemas ambientais causados pela populao humana e seu modo de viver. Sendo parte dessa histria, podemos tambm agir de modo a reverter essa situao:

A HISTRIA DO LIXO

www.apoiofraterno.wordpress.com acesso em 02/03/09

1.bp.blogspot.com acesso em 02/03/09

No incio dos tempos, os primeiros homens eram nmades. Moravam em cavernas, sobreviviam da caa e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma populao minoritria sobre a terra.

Quando a comida comeava a ficar escassa, eles se mudavam para outra regio e os seus "lixos", deixados sobre o meio ambiente, eram logo

decompostos pela ao do tempo.

medida que foi "civilizando-se" o homem passou a produzir peas para promover seu conforto: vasilhames de cermica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas.
www.acheicabofrio.com.br acesso em 02/03/09 www.pavonerisorse.to.it acesso em 02/03/09

medida que os humanos passaram a se estabelecer em comunidades permanentes (as cidades) aumentou a concentrao de pessoas e de resduos produzidos por elas.

Naturalmente ,essa forma de viver foi se acentuando com o passar dos anos. A populao humana foi aumentando e...
www.energiaefici ente.com.br acesso em 02/03/09 ssl.carsale.com.br acesso em 02/03/09

... com a revoluo industrial que possibilitou um salto na produo em srie de bens de consumo a

problemtica da gerao e descarte de lixo teve um grande impulso.

Porm, esse fato no causou nenhuma preocupao maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e no suas conseqncias.
blog.moadesenhos.com.br acesso em 02/03/09 www.brasilcultura.com.br acesso em 02/03/09

Entretanto, a partir da segunda metade do sculo XX iniciou-se uma reviravolta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive.

Mas no foi por acaso: fatos como o buraco na camada de oznio e o aquecimento global da Terra despertaram a

populao

mundial

sobre o que estava acontecendo meio ambiente. com o


conexaoambiental.zip.net acesso em 02/03/09

Nesse "despertar", a questo da gerao e destinao


www.enciclopedia.com.pt acesso em 02/03/09

final do lixo foi percebida

O lado trgico dessa histria que o lixo um indicador curioso de desenvolvimento

de uma nao. o sinal de que o pas est crescendo, de


www.bbc.co.uk acesso em 02/03/09

que as pessoas esto consumindo mais


miriamsalles.info acesso em 02/03/09

O problema est ganhando uma dimenso perigosa por causa da mudana no perfil do lixo.

Na metade do sculo, a composio do lixo era predominantemente de matria orgnica, de restos de comida.
mobpop.blogtv.uol.com.br acesso em 02/03/09

Com
tamandare.pr.gov.br acesso em 02/03/09

avano

da

tecnologia,

materiais

como

plsticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lmpadas so presena cada vez mais constante na coleta.

H cinqenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que no eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizveis.
3.bp.blogspot.com acesso em 02/03/09 www.rumo.com.br acesso em 03/03/09

Hoje, os bebs usam fralda descartveis, tomam sopa em potinhos que so jogados fora e bebem leite embalado em tetrapak.

Ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho. Um dos maiores problemas do lixo que grande parte das pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso. O problema s comea a.
www.tribunamedicapress.pt acesso em 03/03/09

Atividade 1 O que a histria nos ensina? Releia a Histria do lixo e discuta com seus colegas: A) Podemos dizer que o lixo produzido pelos seres humanos mudou ao longo de tempo? Explique. B) Em que momento da histria da humanidade o lixo passou a ser um problema? Explique. 5

II. O lixo virou um problema Como vimos na histria, nem sempre o lixo foi um problema para a humanidade. Ele tornou-se uma preocupao a partir do momento em que problemas ambientais e de sade pblica comearam a aparecer. Em primeiro lugar, esses problemas esto relacionados ao alto consumo de bens materiais, especialmente os descartveis, que gera um grande volume de lixo. Depois, a disposio inadequada dos resduos provoca danos ao meio ambiente. Alm dos problemas ambientais, o acmulo e a forma de destino do lixo podem provocar problemas sociais e econmicos.

Problemas sociais: Doenas: Todo e qualquer depsito de lixo, seja a cu aberto ou no, por menor que seja, atrai vetores de doenas. Moscas, mosquitos, baratas e ratos encontram no lixo condies para viver e se reproduzir. Trabalho quase nos todas lixes: as Como

atividades

humanas resultam em grande desperdcio e grande parte do lixo brasileiro vai para depsitos a cu aberto, muito propcio que catadores revirem o lixo procura de materiais reciclveis, de objetos de valor e at de alimentos. Tais pessoas correm
Figura 1. Trabalho nos lixes. diariodonordeste.globo.com
acesso

riscos de se acidentarem de

vrias formas e tem a sade muito ameaada.

Problemas econmicos: A correo de todos os problemas causados pelo lixo resulta em despesas. A recuperao de reas degradadas por depsitos de lixo requer anos e muitos recursos que poderiam estar sendo empregados para necessidades mais urgentes.

O lixo que polui os rios piora a situao das doenas transmitidas por gua contaminada, o que resulta em gastos maiores na rea de sade e na recuperao de corpos d' gua contaminados.
Figura 2. Poluio dos recursos hdricos.

Problemas ambientais:

http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/lixo.jpg acesso em 04/03/09

O gs metano produzido durante a decomposio do lixo pode provocar exploses e incndios. O chorume um lquido altamente txico tambm produzido durante a decomposio da matria orgnica presente no lixo. O solo, rios, lagos, baas e guas subterrneas so contaminados pelo chorume. Os materiais que demoram a decompor representam um enorme volume nos aterros e lixes e podem contaminar o solo. Alm disso, se no tiverem o destino correto, podem entupir bueiros e provocar enchentes. Se o lixo for queimado, a borracha e os sacos plsticos liberam uma substncia txica no ar. Alguns resduos podem ser confundidos com alimentos por animais que chegam a morrer ao ingeri-los.
Figura 3. Tartaruga comendo plstico
www.petfriends.com.br acesso em 04/03/09

Atividade 2 - O lixo um espelho Analisando o que descartado como lixo pelas pessoas possvel ter uma idia do tipo de vida que elas levam. Atravs do lixo produzido por uma famlia possvel analisar as condies scio-econmicas, as preferncias, o desperdcio, o nvel de conscincia ambiental e outras caractersticas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1442

A turma dever ser dividida em 3 grupos ou em um nmero mltiplo de 3. Cada grupo dever observar um dos lates de lixo e fazer uma lista do material que foi observado. A partir dessa lista, o grupo dever responder: 1. Quais so as preferncias dessa famlia? 2. H desperdcio nessa casa? 3. H objetos que poderiam no estar no lixo? Quais? O que poderia ser feito com esses objetos? 4. O que voc poderia dizer sobre as condies scio-econmicas dessa famlia. Justifique. Depois de realizar a atividade, cada grupo poder apresentar as suas concluses para o restante da turma.

III. Para onde vai o lixo? Voc poderia responder pergunta para onde vai o lixo? mostrando o caminho dos aterros, dos lixes ou mesmo denunciando prticas clandestinas de destino do lixo como o lanamento nos cursos d'gua e em loteamentos. Ento vamos ver o que so aterros e lixes.

Um lixo uma rea de disposio final de resduos slidos sem nenhuma preparao anterior do solo. No tem nenhum sistema de tratamento do chorume (lquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lenol fretico. Moscas, pssaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixo a cu aberto.
Figura.4. Esquema de um lixo.
www.lixo.com.br acesso em 05/03/09

Os aterros so estruturas cuidadosamente projetadas dentro do solo ou sobre ele, onde o lixo isolado do ambiente a sua volta (lenol fretico, ar e chuva). Esse isolamento obtido atravs de um revestimento e uma cobertura diria de terra. Existem aterros controlados e aterros sanitrios. O aterro controlado uma fase intermediria entre o lixo e o aterro sanitrio. Normalmente uma abertura ao lado do lixo que foi remediado, ou seja, que recebeu e

cobertura

de argila,

grama (idealmente selado com manta impermevel


Figura 5 Esquema de um aterro controlado www.lixo.com.br acesso em
05/03/09

para proteger a pilha da gua de chuva) e

captao de chorume e gs.

Mas a disposio adequada dos resduos slidos urbanos o aterro sanitrio que antes de iniciar a disposio do lixo teve o terreno preparado previamente com o nivelamento de terra e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, esta
Figura 6. Esquema de um aterro controlado
www.lixo.com.br acesso em 05/03/09

extremamente resistente. Desta forma, com essa impermeabilizao do solo, o lenol fretico no ser contaminado pelo chorume.

Muito bem. Vimos para onde o lixo vai depois que sai de nossas casas, das lojas, dos supermercados. Mas, vamos alm. O que aconteceu com todo o lixo que j foi produzido pela humanidade at hoje? Seria possvel que todo esse lixo estivesse entre ns at os dias atuais? Bem, se todo o lixo produzido pela humanidade estivesse entre ns at hoje, no haveria espao suficiente para as pessoas no planeta. Ento, o que acontece com o que descartado na natureza?

Os materiais so decompostos na natureza Cada objeto formado por um ou mais tipos de materiais. Como os materiais presentes no lixo so diferentes! Cada um tem uma composio e uma forma de se comportar. Inteiro, rasgado, amassado, duro, flexvel, grande, pequeno, os materiais sofrem decomposio e, por isso, deixam de existir como os objetos que conhecemos.

10

Porm, aps a decomposio, as partculas permanecem no ambiente, podendo contamin-lo, ou servirem para formar novos materiais. Isso o que chamamos de ciclo dos materiais. Como acabamos de ver, os materiais sofrem decomposio e retornam para o ambiente. Mas, afinal, o que decomposio? Na natureza, a decomposio a diviso de um material em partes cada vez menores at chegar ao ponto em que suas partculas no so mais visveis, podendo ser aproveitadas para formar novos materiais. A decomposio um processo que depende da ao de fatores do ambiente como temperatura e umidade e da ao de organismos vivos. Projeto 1 Para onde vai o lixo da minha cidade? Essa uma tarefa para toda a turma. Vamos pesquisar sobre a coleta de lixo na comunidade e na cidade. Para isso, vamos dividir a turma em trs grupos: Tarefa para o 1 grupo: O grupo 1 dever realizar uma pesquisa para obter as seguintes informaes: a) H coleta de lixo na comunidade? Em toda a cidade? Como feita (tipo de transporte, dias e horrios da coleta)? b) H coleta seletiva do lixo? c) Qual o destino final do lixo da cidade? Onde fica? Como funciona? O grupo 1 dever apresentar as informaes coletadas para a turma. Tarefa para o 2 grupo: De posse das informaes coletadas pelo grupo 1, o grupo 2 dever elaborar o projeto (desenho) de uma maquete que represente a comunidade ou a cidade. O grupo tambm dever sugerir materiais a serem utilizados na construo da maquete. Lembrem-se da importncia da reutilizao dos materiais. Nessa maquete dever ser possvel visualizar a forma de coleta e o destino final do lixo. O grupo 2 dever apresentar o projeto para a turma. 11

Tarefa para 3 grupo: De posse do projeto, o grupo 3 dever executar a obra. Aceitando ou no as sugestes de materiais a serem utilizados, o grupo dever construir a maquete e apresent-la turma. IV. O lixo se decompe O que faz uma fruta apodrecer? O que faz uma comida azedar? O que faz um pedao de madeira desmanchar? Para todas essas perguntas, temos uma resposta: O apodrecimento assim como os outros problemas que encontramos no nosso dia-a-dia, na verdade so problemas para ns, mas uma soluo para a natureza. Graas a esses processos, os materiais retornam ao meio ambiente e no se acumulam. Em condies adequadas de temperatura e umidade, alguns seres vivos como fungos e bactrias utilizam esses materiais como fonte de energia. Ao se alimentarem, eliminam substncias que fazem apodrecer, azedar ou desmanchar. Tudo isso est relacionado com a decomposio dos materiais. Vejamos os exemplos de decomposio de materiais diferentes. Vamos

acompanhar a produo de objetos feitos de plstico, metal, vidro e papel que so os principais componentes do lixo. Tambm vamos acompanhar a origem e a decomposio de uma fruta que representa a matria orgnica que encontrada em maior percentagem no lixo. De onde vem? Plstico Plsticos so materiais formados pela unio de cadeias moleculares chamadas polmeros. Toda a matria constituda por pequenas unidades a que chamamos molculas. Os POLMEROS so grandes molculas. Apesar dos polmeros serem grandes, ainda so pequenos demais para poderem ser vistos, mesmo com um microscpio, porque as molculas so as menores pores de matria. 12

Os polmeros podem ser naturais ou sintticos. A matria-prima desses polmeros geralmente o petrleo. Este formado por uma complexa mistura de compostos que podem ser separados nas indstrias. Uma parte desses compostos d origem aos polmeros que so utilzados na fabricao de plsticos sintticos. De todo o petrleo consumido no Brasil, apenas 1% utilizado para ser transformado em resina plstica ( isso a: o plstico vem do petrleo!). Essa resina pode sofrer modificaes em sua composio qumica e formar vrios tipos de plstico. por isso que a "consistncia" do brinquedo diferente de um saquinho de leite. Metal Os metais so extrados das rochas na forma de minrios. Veja as informaes sobre a origem e o destino dos metais que esto presentes nessa cartilha:

13
Fragmento da cartilha eletrnica Desperdcio Zero. http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/kit_res_4_metal.pdf acesso em 09/03/09

Vidro A slica a matria prima essencial para a fabricao do vidro. Ela apresenta-se sob a forma de areia; de pedra cinzenta; e encontra-se no leito dos rios e das pedreiras. Outras substncias tambm retiradas de rochas so utilizadas na fabricao do vidro. Portanto, assim como plstico, o vidro feito de material inorgnico e no ser utilizado pelos organismos decompositores. Papel Voc viu at agora os materiais inorgnicos: plstico, metal e vidro. Vamos verificar, ento, que o papel e os alimentos originam-se de plantas e de animais e, por isso, so materiais orgnicos.

Fragmento da cartilha eletrnica Desperdcio Zero. http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/meioambiente/kit_res_1_papel.pdf acesso em 09/03/09

14

Alimentos Os alimentos geralmente tm origem animal ou vegetal, portanto, so feitos de matria orgnica. Dessa forma, servem tambm de alimento para os seres vivos que participam do processo de decomposio. A matria a seguir mostra a ao de microrganismos decompositores no nosso dia-a-dia.
Com o prazo de validade vencido
Entenda como fungos e bactrias estragam alimentos e podem provocar infeces!

Copo de leite deixado na casa da Rua do Estrago, n 9. Ideal para fungos e bactrias que querem formar famlia. gua e alimento disponvel para reproduo rpida. Exigese do comprador que produza toxinas para estragar o leite depressa. Preo a combinar. Esse anncio, obviamente, de mentirinha! Fungos e bactrias, ora essa, ainda no foram alfabetizados nem conferem os classificados! Mas, sim, so eles que estragam o leite que voc no tomou inteiro de manh e deixou sobre a mesa! No por maldade que fungos e bactrias estragam o que ns pretendamos comer, mas por uma questo de sobrevivncia! Para se reproduzir, eles precisam de gua e de alimentos dos quais possam retirar protenas, gorduras e carboidratos. Num copo de leite ou numa fruta, por exemplo, eles tm tudo isso disposio. Ento, se multiplicam depressa e de vrias formas. O problema que fungos e bactrias no s se reproduzem nos alimentos, como tambm fabricam substncias que se desprendem deles. Muitas delas exalam forte cheiro e so prejudiciais nossa sade! Veja o caso do peixe estragado: ele exala forte odor e, se algum almo-lo, pronto: pode ter diarria, vmitos e nuseas. Tudo porque, como o mau cheiro indica, o peixe sofreu ao de bactrias, que produziram toxinas. Intoxicao alimentar o que tambm pode afetar quem ingerir o contedo de uma lata de conserva estufada. Ento, ateno: se a embalagem estufou, porque houve produo de gases. E, se houve produo de gases, porque o alimento que estava dentro da lata deve ter sofrido ao de bactrias ou fungos e... estragou! Embora microrganismos como fungos e bactrias estejam no ar, na gua, na terra e tenham papel importante na decomposio dos alimentos, possvel conservar o que iremos comer. Basta preparar os alimentos com as tcnicas certas! H as que dificultam o contato de microrganismos -- como fungos e bactrias -- com a comida, outras que criam um meio desfavorvel reproduo e ao desenvolvimento desses seres e algumas que os reduzem ou os eliminam por completo.
Cincia Hoje das Crianas 134, abril 2003 Maria Emlia Caixeta Castro Lima, Selma Moura Braga, Orlando Aguiar Jr.

15

Projeto 2 O que acontece com o que eu jogo fora? Objetivo: O que vamos fazer? Identificar a diferena entre lixo seco e lixo orgnico: tempo de decomposio e outras caractersticas como aspecto visual, cheiros e presena de seres vivos. Material e Procedimentos: Como vamos fazer? Utilize dois vasos com terra mida (coletar preferencialmente de algum jardim. Se houver plantas que so adubadas melhor; evite utilizar areia); Em um vaso voc dever colocar alimentos e restos (cascas da fruta, pedaos de biscoito etc.) enterrados, e em outro, as embalagens desses alimentos, por exemplo: plsticos, folhas de alumnio, papis etc. Deixe os vasos intactos durante pelo menos 4 semanas. Resultados: O que conseguimos observar? O que ser que acontece com cada vaso depois de um tempo? Os dois vasos devem ter a terra revirada, e os contedos enterrados devem ser recuperados. Dependendo do tipo de lixo, pode ser necessrio usar luvas de borracha Anote o que observou comparando entre os vasos as seguintes caractersticas: Quais as caractersticas de cheiro, cor e aspecto da terra? Existe uma incidncia maior de insetos (tanto alados quanto terrestres) e outros organismos macroscpicos em algum dos vasos? Houve crescimento de alguma planta? Discusso dos resultados e concluses: Quais as principais diferenas que vocs anotaram entre os contedos dos dois vasos? Qual dos dois vasos possui terra que funcionaria como melhor adubo? Por qu? Os contedos do lixo seco esto diferentes agora, em comparao a quando foram colocados? Quanto tempo vai demorar para que esse material fique to decomposto quanto o material no outro vaso?

16

Algum dos alimentos se decomps mais do que outros? Qual a explicao para isso? A decomposio a responsvel pelo apodrecimento dos alimentos, pode trazer mau cheiro, e atrai seres vivos que podem causar doenas. Ento, a decomposio uma coisa ruim? Quem vocs acham que so os responsveis por essa decomposio? Quem so, de onde vm e do que se alimentam esses seres? Divulguem os resultados da pesquisa e as informaes coletadas em um painel sobre Lixo seco e lixo orgnico.

Tempo de decomposio dos materiais H muita variao da informao sobre o tempo de decomposio dos materiais. Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposio dever variar de acordo com as condies do solo ou do ambiente em que os materiais foram descartados. Atividade 3 - Elaborando uma hiptese No item anterior ns aprendemos que os materiais so diferentes e que o tempo para cada material diferente.
Figura 7. Tempo de decomposio de materiais www.arraialdocabo-rj.com.br acesso em 05/03/09

se decompor

Observem novamente a figura 7 que

mostra o tempo de decomposio de cada material. Verifique a diferena no tempo de decomposio entre os materiais listados equerda e direita da figura. Em duplas, elaborem uma hiptese para explicar: Por que os materiais listados esquerda da figura tm o tempo de decomposio to inferior aos materiais listados direita?

17

Quem faz a decomposio Acabamos de aprender sobre a origem dos materiais. Vimos que a matria-prima para a fabricao de produtos que utilizamos no nosso dia-a-dia pode ser de origem orgnica ou inorgnica. Os materiais de origem inorgnica permanecero no ambiente por mais tempo. Isso ocorre porque eles no servem de alimento para os seres vivos. Queremos dizer, ento, que os seres vivos participam ativamente do processo de decomposio da matria orgnica. Quem so esses seres responsveis pela reciclagem natural dos materiais? Em um ambiente natural, cada folha, ramo, animal morto ou dejeto que cai na terra acaba desaparecendo depois de algum tempo. So destrudos por larvas de insetos, minhocas, bactrias e fungos, entre outros. Os nutrientes que havia em cada folha, ramo, animal morto ou dejeto voltam ao ambiente. Esses seres vivos tambm fazem parte da cadeia alimentar. Folhas mortas, por exemplo, so atacadas em primeiro lugar por animais invertebrados como caros,

tatuzinhos-de-jardim, minhocas e piolhos-de-cobra. Eles transportam os detritos para os espaos onde vivem,
Figura 8. Seres vivos que participam da decomposio.
www.apena.rcts.pt acesso em 09/03/09

debaixo

do

cho.

Esses

animais

so

denominados detritvoros, porque se alimentam de detritos.

Comprimento: 3 cm
www.infoescola.com acesso em 09/03/09

NOME COMUM: embu OUTRO NOME: piolho-de-cobra ou gongol NOME CIENTFICO: Lulus sabulosus cllindroiulus FILO: Arthropoda CLASSE: Diplopoda

Larva de mosca sobre pedaos de carne.


http://immerseyoursoulinlove.files.wordpress.com acesso em 09/03/09

Figura 9. Exemplos de animais detritvoros

18

Tambm os animais necrfagos, igualmente conhecidos como comedores de carnia, desempenham um importante papel na decomposio da matria orgnica. So eles que iniciam a retirada dos cadveres de cena. Alimentam-se de restos de caa ou de animais mortos naturalmente, antes que comece a ao dos decompositores. As hienas so capazes de comer ossos, fezes e pele, Tambm os urubus fazem parte desse grupo, alimentando-se de animais j mortos.

Bertoldi & Vasconcellos, 2000.

Alm desses animais vertebrados, outros animais invertebrados fazem parte do grupo dos necrfagos. So exemplos algumas espcies de aranhas, caramujos, besouros e moscas. Depois, a vez das bactrias e dos fungos, que so os decompositores propriamente ditos. Ao utilizarem os restos de animais e plantas como fonte de energia, eles separam a matria orgnica em partculas menores

capazes de serem absorvidas pelas plantas. A se inicia um novo ciclo. Ento, a est a importncia desses seres vivos, os decompositores. Eles renovam os recursos naturais. A
Figura 10. Ao de fungos e bactrias no ciclo dos materiais. www.mundovestibular.com.br acesso em 09/03/09

formao da matria-prima orgnica depende da ao de fungos e bactrias. Sem eles o acmulo de restos de matria orgnica j teria tomado conta do nosso 19

planeta. Tambm, a escassez de sais minerais j teria impedido muitas plantas de nascer, crescer e produzir.

V. Lixo: o que fazer? Estamos tratando o lixo como um problema. Assim, se o lixo problema, deve haver soluo. Os passos que levam a soluo parcial do problema do lixo so: Acondicionamento correto do resduo slido (lixo); Transporte do resduo slido (lixo); Coleta seletiva; Reciclagem; Armazenamento do resduo final; Mas essas seriam solues para o lixo j produzido. Se ns consideramos o acmulo do lixo o problema inicial, ento, o que fazer para o lixo no acumular? A reciclagem pode ser uma sada, mas enfrenta grandes problemas para sua implantao, pois o custo muito alto. A reciclagem exige tambm a educao das pessoas para separar corretamente o lixo produzido nas casas, nas fbricas e nos estabelecimentos comerciais. Campanhas que orientam a comunidade, debates nas escolas, fiscalizao dos lixes, construes de aterros sanitrios, implantao da coleta seletiva, so algumas das primeiras atitudes que deveriam ser tomadas pelas autoridades, alm do incentivo aos grupos ambientais locais que poderiam ajudar na tarefa de fiscalizao e divulgao para a sociedade das campanhas desenvolvidas. Mas o que cada pessoa pode fazer?

Atividade 4 Uma questo de atitude Com essa atividade ns vamos: Conhecer medidas pessoais para a reduo da produo de lixo; Aplicar as medidas possveis em sua residncia; Acompanhar os avanos conseguidos individualmente; Contabilizar os avanos conseguidos pelo grupo. 20

A) Construa uma tabela (conforme modelo abaixo) com vrias dicas de aes para promover a reduo do lixo. Depois de um ms, nessa tabela, voc dever marcar quais as aes que conseguiu realizar, as que j haviam sido realizadas e as que no foram possveis de realizar.

Vrias dicas tambm que podem ser inseridas nessa tabela so apresentadas a seguir: comprar bebidas em garrafas retornveis; comprar produtos com menos embalagens; levar sacolas para as compras, evitando sacos plsticos; evitar embalagens desnecessrias; substituir produtos descartveis por durveis (ex.: aparelhos de barbear, guardanapos de papel, toalhas de papel, etc.); guardar objetos que possam ter outra utilidade (papel de presente, objetos usados, etc.); separar o lixo para a reciclagem; fazer compostagem; evitar papel desnecessrio (jornais e revistas que no l); utilizar papel reciclado (e reaproveitar papis com um lado em branco para rascunho); reaproveitar roupas, materiais escolares, etc.

B) Observe se a quantidade de lixo produzida em sua casa diminuiu aps um ms de aplicao das medidas de reduo. O(a) professor(a) dever promover um debate com os alunos para avaliar o desenvolvimento das aes.

Reduzir, Reutilizar, Reciclar O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo sem dvida reduzir o que consumimos. Consumir no necessariamente adquirir alimentos, e sim produtos

21

para qualquer finalidade. Muitas vezes compramos coisas das quais no precisamos, e ficamos dias, meses e anos acumulando coisas. Aps pensarmos em reduzir o que consumimos podemos agora procurar reutilizar as coisas antes de jog-las fora. H muitas maneiras de reaproveitar objetos e at alimentos. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais uma vez as coisas que consumimos, o quanto estaramos diminuindo o lixo de casa! Aps evitar consumir coisas desnecessrias, reaproveitar outras, agora hora de pensar em reciclar. Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por uma tcnica diferente. A reciclagem permite uma diminuio da explorao dos recursos naturais. Acabamos de apresentar a regra dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.
www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm acesso em 10/03/09

Atividade 5 O lixo que no lixo Essa atividade dever ser feita em grupos. Cada grupo ficar responsvel por um dos materiais presentes no lixo: Papel, Plstico, Metal, Vidro e Orgnicos. Cada grupo ter as seguintes tarefas: A) Pesquisar em jornais, revistas e material digital sobre como reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar o material escolhido. Preferencialmente, atravs de reportagens com exemplos positivos. B) Apresentar as informaes coletadas para a turma em forma de cartazes, vdeos, lminas para projeo. C) Confeccionar novos objetos a partir de objetos j utilizados. Todos os objetos confeccionados pela turma sero expostos na feira O lixo que no lixo.

22

Bibliografia Bertoldi e Vasconcellos..... (completar) Sites consultados http://www.ib.usp.br/coletaseletiva www.revistameioambiente.com.br (revista n 1) http://www.ufmg.br/proex/geresol http://cienciahoje.uol.com.br/view/2012 http://ambiente.hsw.uol.com.br/aterros3.htm http://pt.wikipedia.org www.lixo.com.br www.cienciaviva.pt www.infoescola.com http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=1442 Sites indicados http://www.recicloteca.org.br www.lixo.com.br http://www.natureba.com.br http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/ind ex02.shtml (video de 30 segundos sobre as conseqncias do despejo do lixo em local inadequado) http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-21 http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=647 (filme Ilha das Flores) http://planetasustentavel.abril.com.br/lixo/ http://planetasustentavel.abril.com.br/planosdeaula http://www.coletasolidaria.gov.br/menu/noticias/portal-mostra-postos-de-coleta-delixo-reciclavel-em-todo-o-pais/ (Site que apresenta algumas aes governamentais sobre o lixo) http://www1.an.com.br/2000/dez/16/0ecc.htm (reportagem sobre o que tem no lixo) http://portaldoprofessor.mec.gov.br:8080/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf (animao sobre o tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza) http://portaldoprofessor.mec.gov.br/showLesson.action?lessonId=931 (sugesto de aula: meio ambiente e matemtica)

23

http://www.break.com/index/fruit-decomposition-time-lapse.html (video que mostra a decomposio de frutas)

http://www.radiobras.gov.br/ct/1999/materia_151099_2.htm (matria sobre plstico biodegradvel) http://canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm (quantidade de lixo produzida pelos brasileiros)

24

You might also like