You are on page 1of 3

Organizao e Regulao do Patrimnio Gentico

Organizao do Material Gentico nos Procariontes e Eucariontes:


DNA em clulas procariticas e eucariticas:

Procariontes
Localizao Organizao Forma Histonas Ribossomas Transcrio Disperso no citoplasma S possuem 1 molcula de DNA Circular Ausentes 70 - s Simples directa

Eucariontes
Ncleo das clulas, mitocndrias e cloroplastos Possuem vrios cromossomas Linear Presentes 80 - s Complexa h migrao maturao do RNA

Gene

Unidade fundamental fsica e funcional da hereditariedade. Segmento da molcula de DNA.

Cromossoma: molcula de DNA, extremamente longa e associada a protenas. Organizao da cromatina nos cromossomas: - O DNA uma molcula de grandes dimenses, que necessita de ser estabilizada por complexos proteicos para evitar que se fragmente. - Como o DNA possui carga negativa ( devido aos grupos fosfato), ligar-se- s histonas (protenas) que possuem muitos aminocidos com carga positiva. - Forma-se uma estrutura que se designa nucleossoma e cuja unidade fundamental composta por 146 pares de bases, duplamente enroladas em redor de um complexo de histonas. A molcula de DNA (cromossoma) assim enrolada e empacotada ocupa um reduzido espao e pode ser armazenada no ncleo.

A disposio da cromatina dentro do ncleo e o seu grau de condensao variam de um tipo celular para outro e so caractersticas de cada clula. O mesmo tipo de clula pode apresentar a cromatina com vrios graus de condensao, de acordo com o estgio funcional da mesma: o Interfase: a cromatina encontra-se uniformemente dispersa (pouco condensada) e filamentosa. o Profase: cada cromossoma enrola-se sobre si mesmo condensando-se, ficando cada vez mais curto e estreito, em forma de basto. o Fase S: cada cromossoma sofre duplicao. Estrutura de um cromossoma metafsico: o Cromatdeos: duas molculas iguais de DNA produzidas por replicao durante a fase S do ciclo celular.

Pgina 1 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

Centrmero: principal constrio do cromossoma e local onde este se liga s fibras do fuso acromtico. Pensa-se que o centrmero seja constitudo por sequncias repetidas de DNA especfico ligado a protenas. Associado a cada centrmero est um cinetocoro, estrutura formada por protenas, qual se ligam os microtbulos. Os cromossomas so classificddados e acordo com a posio do centrmero em metacntricos, submetacntricos, acrocntricos e telocntricos. Telmero: extremidades dos cromossomas. Previnem a degradao dos cromossomas por exonucleases (enzimas que degradam o DNA a partir dos extremos da molcula), mantendo a sua estabilidade e impedindo a formao de anomalias aquando da diviso celular. So formados por sequncias de DNA repetitivas e inertes, o que permite que as extremidades de diferentes cromossomas no estabeleam interaces entre si. Cromatina: complexo formado por DNA e protenas que constitui os cromossomas das clulas eucariticas.

Existem vrias tcnicas que permitem a colorao dos cromossomas. o Pensa-se que as diferenas de cr se devem existncia de diferentes propores entre as bases azotadas. o Os padres de bandas que se formam so tpicos da espcie e permitem dividir facilmente as diferentes regies dos cromossomas, pois cada banda pode ser numerada. o Vantagens: o identificao de modificaes no cromossoma; o auxlio na deteco de doenas o determinados corantes permitem determinar quais as zonas do cromossoma em que se encontram os genes activos, isto , quais as zonas onde ocorre a transcrio e estudar a regulao da expresso gnica ao longo do desenvolvimento e diferenciao.

Material Gentico Extranuclear Embora a maioria do material gentico se encontre no ncleo, as mitocndrias e os cloroplastos tambm possuem material gentico.

Este material encontra-se organizado em cromossomas circulares, pelo menos 1 por organelo, podendo existir mais cpias. Estes cromossomas apresentam caractersticas semelhantes aos cromossomas bacterianos (argumento favorvel teoria endossimbitica). DNA Mitocondrial: o Codifica para protenas associadas obteno de energia pela respirao, bem como para o RNA associado ao processo de transcrio e traduo. No entanto, a maioria das protenas provm da expresso de genes nucleares. o O RNAm traduzido no citoplasma e as protenas encaminhadas para a mitocndria, onde se juntam s que so sintetizadas no prprio organelo. o O cdigo gentico mitocondrial apresenta algumas diferenas do resto do genoma. DNA Cloroplastidial: o Os genes esto relacionados com processos de obteno de energia (ATP) pela fotossntese, codificando para protenas associadas ao metabolismo fotossinttico. o Tal como nas mitocndrias, parte das protenas, ou subunidades protecas, derivam de genes nucleares, ocorrendo o transporte de protenas para o interior do cloroplasto.

Pgina 2 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

Tambm se encontram genes que codificam para o RNA e protenas associadas maquinaria da expresso gnica. Genoma

Conjunto de todos os genes de um determinado organismo. O tamanho do genoma eucarionte , em geral, muito superior ao dos procariontes devido, em parte, sua maior complexidade. A comparao da dimenso do genoma entre eucariontes no permite obter informao acerca da complexidade do organismo. Importncia para a sociedade da sequnciao do genoma: prever as consequncias de muitas disfunes, incluindo doenas; diagnstico precoce; melhorias nos tratamentos; informao sobre os diferentes grupos de populao que habitam o mundo; informao sobre a evoluo.

Caritipo

Caritipo humano: 23 pares de cromossomas (22 autossomas, 1 heterossomas). O nmero de cromossomas no reflecte linearmente a complexidade dos organismos, pois para alm do nmero temos que ter em conta as dimenses... Os cromossomas num mesmo genoma variam muito de tamanho. Os cromossomas num caritipo encontram-se organizados por ordem decrescente de tamanho.

Tipos de DNA presentes num cromossoma eucarionte:

DNA que codifica para genes funcionais: pode ocorrer uma ou mais cpias. A maioria dos genes ocorre apenas uma vez, mas os que sintetizam para o RNA, nomeadamente o ribossomal, encontram-se em elevado nmero, com mais do que uma cpia por genoma. DNA repetitivo:pode compor sequncias com ou sem sentido, originando, neste ltimo exemplo, os centrmeros e os telmeros. A sua funo no foi ainda claramente demonstrada. DNA espaador: designa-se frequentemente por DNA lixo e corresponde a todas as unidades que ainda no foram identificadas e sem funo aparente.

Retirado de: http://biohelp.blogs.sapo.pt/

Pgina 3 de 3 - Copyright Marisa Milhano 2011

You might also like