You are on page 1of 4

18

Educao Musical e Educao Infantil: abordagens histrica e documental


Carolina Chaves Gomes*1
*

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Msica, UFPB


1

carolinacg@ymail.com

Palavras-Chave Educao Musical; Educao Infantil; Pesquisa Documental

RESUMO
A msica est presente na educao brasileira desde a chegada dos jesutas, e tem permeado a escola, ainda que com ausncias e retornos. A educao infantil s conquista espao e caracteriza-se como tal aps o reconhecimento dos direitos da criana como sujeito participante da dinmica dos grupos sociais. Percebe-se que ambas as reas (educao musical e educao infantil) desenvolveram-se na escola brasileira em momentos distintos e cada qual com suas particularidades. Do lado da educao musical, a organizao didtica que no fosse exclusivamente europia; da educao infantil, a conquista de seu espao na escola enquanto rea de estudo, definindo seus objetivos e sujeitos. Acompanhando o desenvolvimento dessas reas na escola brasileira percebe-se um momento de possvel dilogo. Sendo assim, este trabalho busca evidenciar questes acerca da convergncia da educao infantil e musical atravs de pesquisa documental (decretos, leis e publicaes), abordando concepes e regulamentaes de ensino das reas em estudo. Foram priorizados os documentos oficiais de forma a melhor compreender os processos histricos os quais foram sujeitas a educao musical e infantil. Aps anlise documental e histrica percebeu-se que, de maneira geral, a educao infantil e a educao musical podem no ter dividido participao na histria da educao brasileira, mas encontram-se atualmente em espaos muito semelhantes que tornam possvel uma aproximao de ambos.

realizado por educadores musicais em escolas pblicas e privadas do municpio de Natal/RN.

A EDUCAO MUSICAL E EDUCAO INFANTIL: ANTECEDENTES HISTRICOS E LEGISLAES


Desde o Brasil colnia surgem evidncias da educao musical. Com os jesutas h uma estrita simbiose entre educao e catequese (SAVIANI, 2007, p. 31) emergindo como fenmeno de aculturao com introduo de costumes e valores europeus, acompanhado pelo ensino musical que possua o repertrio e educao musical europia como referncia, focalizando a prtica instrumental e vocal, e vinculando a educao Igreja (FONTERRADA, 2005, p. 193). De acordo com Saviani (2007, p. 43) a primeira fase do ensino jesutico foi marcada pelo plano de instruo elaborado por Nbrega, com o canto orfenico e msica instrumental como elementos opcionais. Assim, atribui-se a Manuel da Nbrega a primeira meno de educao musical formal brasileira. Em 1854, atravs do Decreto n 1.331 de 17 de fevereiro, aprovado o Regulamento para reforma do ensino primrio e secundrio do Municpio da Corte (DECRETO n 1.331/1854), conhecida como Reforma Couto Ferraz. No documento destaca-se a instruo pblica primria, que, apesar da denominao, inicia-se a partir dos sete anos de idade. este o primeiro documento que instituiu oficialmente o ensino de msica nas escolas pblicas brasileiras (FONTERRADA, 2005, p. 193). Analisando o decreto, o artigo 47 diz que o ensino primrio nas escolas pblicas compreende, dentre outros elementos, noes de msica e exerccios de canto, mas no estabelece diretrizes metodolgicas. Na Instruo Pblica Secundria, dentre as disciplinas citadas no documento, acrescentam-se as artes de desenho, msica e dana (Artigo 80). Por fim, no Artigo 70 o primeiro momento que cita-se a criana menor de sete anos, aquela que seria atendida pelo ensino infantil, contudo a redao a seguinte: as lies ordinrias das escolas no podero ser admittidos alumnos menores de 5 annos, e maiores de 15 [sic] (DECRETO n 1.331/1854). Assim, at esse momento, no foi encontrada referncia sobre ensino infantil brasileiro. Contudo, o Decreto n 7.247, de 19 de abril de 1879, trouxe novos elementos, prevendo a criao de jardins-de-infncia para as crianas de 3 a 7 anos (artigo 5) (SAVIANI, 2007, p. 137), entretanto sabe-se que nesse momento esse espao caracterizava-se como assistencialista. Sobre a formao docente, apenas em 1890, Decreto n 981, de 8 de novembro, um documento oficial garante a existncia

INTRODUO
Com o advento da Lei n 11.769 de agosto de 2008, vrias discusses sobre a legislao em educao e em msica tornaram-se emergentes. Nesse contexto cabe discutir os espaos de atuao do educador musical, suas prticas e perspectivas. Dessa forma, atualmente tem crescido o nmero de instituies em educao infantil, tanto em mbito pblico quanto privado. E, apesar de ser um espao legitimado para o professor unidocente, percebe-se uma demanda expressiva nos ltimos anos para a educao musical no ensino infantil. Crescem, pois, o espao de trabalho e de atuao do educador musical. Se, como afirma Beyer (2001, s/p), o profissional em Educao Musical hoje no poder mais esperar que o espao de trabalho lhe seja autorizado e oficializado para iniciar sua ao como professor, o educador musical deve pensar o ensino infantil como um espao potencial para sua atuao e, para tal, necessita de produo especfica e sistematizada para a rea. Assim, este artigo busca investigar processos histricos, os quais foram sujeitas a educao musical e infantil, atravs de uma pesquisa documental que contemplou decretos, leis e publicaes que tratam das concepes e regulamentaes de ensino das reas em estudo. Trata-se de parte de uma investigao mais abrangente que vem sendo realizada na cidade do Natal com o objetivo de. diagnosticar prticas pedaggicas do ensino de msica na educao infantil,

XIX Congresso da ANPPOM Curitiba, Agosto de 2009 DeArtes, UFPR

19

de um professor especfico para msica - o artigo 28 afirmando que cada um dos estabelecimentos ter os seguintes professores: [...] 1 de msica (DECRETO, n 981/1890). Uma proposta exitosa no ensino privado cabe ser mencionada, o Colgio Ablio do Rio de Janeiro, fundado em 1871 pelo Baro de Macahubas. Em uma de suas publicaes apresenta as concepes pedaggicas estruturantes de seu trabalho:
Da se segue a sua concepo de infncia e de pedagogia: a criana um ente pensante, ativo, moral, infludo por afetos e paixes que convm regular, mas nunca violentar pela coao ou destruir pela tirania (ALVES apud SAVIANI, 2007, p. 152).

Apesar desse pensamento, no acreditava que seria saudvel a educao para crianas antes dos seis anos, pois aprenderiam mais e melhor na prpria famlia. Assim, era contrrio aos jardins-de-infncia, chegando mesmo a considerar que a escolarizao das crianas de 3 a 5 anos coisa que repugna natureza [grifo do autor] (ALVES apud SAVIANI, 2007, p. 153). Mesmo considerando-se que sua atuao era com crianas a partir de sete anos, o entendimento do Baro de Macahubas acerca da pedagogia e da criana j revela um pouco sobre as mudanas de pensamento, concepes pedaggicas e sociolgicas diferenciadas que somente estaro evidentes tanto na educao em geral quanto na educao musical - no sculo seguinte.

SCULO XX: NOVAS CONCEPES


No incio dos anos de 1900, mais precisamente em 1920 surge o movimento modernista, onde, dentre as figuras que difundiram suas idias, encontra-se Villa-Lobos. O compositor, em contato com Mtodos Ativos da Europa, especificamente o Kodly, e, no Brasil, motivado pela experincia de Fabiano Lozano em So Paulo props um projeto de canto coral para as escolas, que, mais tarde, se ampliaria para todo o pas (FONTERRADA, 2005, p. 196). Unindo as idias nacionalistas de Vargas e as propostas do mtodo Kodly, a msica foi difundida pelo pas como disciplina obrigatria no currculo escolar. Foi um suporte mtuo medida que as grandes apresentaes de msicas nacionalistas impressionavam a populao brasileira, Villa-Lobos garantia o espao da msica no currculo. Tal fato exigiu a rpida especializao de professores em cursos de formao curtos e deficientes, isso e as dimenses do pas impossibilitaram a difuso para locais mais distantes de So Paulo e da capital federal. Posteriormente, na dcada de 1960, o Canto Orfenico foi substitudo pela educao musical, mas incorporava os mesmos docentes permanecendo praticamente a mesma abordagem. Paralelamente, o movimento da Escola Nova ganha impulso. Suas propostas enfatizavam a criana e incluram a creche e a pr-escola na histria de uma educao que havia privilegiado a escolarizao obrigatria (FARIA, 2005, p. 1015). Diferentemente da msica, que surge na educao brasileira como uma disciplina com contornos ntidos (apesar de refletir as prticas europias), a educao para a infncia teve que, primeiramente reconhecer a criana como sujeito de direitos.

Apesar de estudos e prticas pontuais j terem sido relatados, apenas a partir do sculo XX que surge maior interesse sobre a criana. Entre as dcadas de 1920 e 1930, a psicologia do desenvolvimento volta-se para o comportamento infantil, ainda de forma descritiva (HARGREAVES, 1998, p. 17). Em 1946, Florestn Fernandes deu voz aos que hoje chamamos de novos atores na cena social, mas que, com certeza, no so to novos assim: as crianas, os negros, os ndios, as mulheres (FARIA, 2005, p. 1014). A importncia desse momento para o ensino infantil imenso, , por exemplo, em 1943 que Phillipe Arris inicia suas publicaes, sendo em 1960 sua publicao mais importante: Histria Social da Criana e da Famlia. Na dcada de 1970, influenciadas pelo movimento feminista, pesquisas se ocupam da cultura infantil e sua produo, reconhecendo, portanto, as crianas como sujeitos de direito. No Brasil, a produo da cultura infantil pesquisada pela psicologia como a interao criana-criana. Nessa fase, a Escola Nova foi a base que faltava para a educao tomar como centro a criana e suas manifestaes, incluindo a creche e a pr-escola no centro das atenes educacionais. Nesse momento, questiona-se o carter de assistncia da creche, pois a criana compreendida como um ser capaz de aprender e de manifestar-se. Em 1971 publicada a Lei de Diretrizes e Bases da Educao n 5692/71 que resumiu como Educao Artstica todas as modalidades artsticas no currculo. Sendo aplicada como atividade, e no como disciplina, de forma to ambgua que o professor polivalente, tem a possibilidade de escolher a modalidade artstica que deseja apresentar aos alunos podendo priv-los de outras, como foi o caso da msica. Na Constituio Federal de 1988 o ensino infantil passa a ser direito das crianas e dever do Estado, acrescentando a ao de educar alm da de cuidar j presente desde o incio dos jardins-de-infncia (NATAL, 2008, s/p). Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394 de 1996, definiu-se que a educao infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade (LEI n 9.394/96, art. 29). A Educao Infantil passa a compor a educao bsica brasileira dividida em creches (0 a 3 anos) e pr-escolas (4 a 6 anos), mas, apesar do progresso, a prioridade o ensino fundamental, obrigatrio e alfabetizador. Neste documento, restabelece-se o ensino de Educao Artstica, que passa a ser denominado Artes, contudo enfrenta-se o mesmo problema da polivalncia na docncia. O grande avano ocorrido foi a elevao do status de atividade para componente curricular obrigatrio. Com a publicao do Referencial Curricular Nacional para Educao Infantil RCNEI - refora-se o objetivo da rea, o desenvolvimento integral da criana (RCNEI, 1998, p. 11), e coloca-se o brincar juntamente ao cuidar e educar aplicando descobertas sobre o desenvolvimento do brincar e aprendizagem infantil. No ano de 2005, aprova-se a Lei n 11.114 que altera o ensino fundamental para nove anos, adiantando o incio do processo de alfabetizao da criana. Discusses tm sido levantadas, por temer que a alfabetizao, que j ocorria no ltimo ano da Educao Infantil (6 anos), seja ainda mais

XIX Congresso da ANPPOM Curitiba, Agosto de 2009 DeArtes, UFPR

20

adiantada (5 anos) e que a criana perca em formao social e outros processos que ainda esto em desenvolvimento nessa fase (NATAL, 2008, s/p). Finalmente, em 2008, com a Lei n 11.769, a Msica que, dentro da disciplina Artes estava muito esquecida, passa a ser contedo obrigatrio mas no exclusivo. Ressalta-se que, enquanto contedo, os educadores musicais que devero auxiliar na delimitao regional do espao destinado msica, que dever coexistir com as demais Artes durante a vida escolar do educando.

CONVERGNCIAS E PERSPECTIVAS
Delimitado o processo histrico e legislativo das reas de Educao Infantil e Musical, percebe-se convergncias e divergncias nesse processo. Inicialmente o ensino da msica surge como uma rea definida, delimitada, com seus contedos e repertrios. Enquanto isso a educao infantil ainda no possua sequer a definio do seu objeto de atuao: a prpria criana. Contudo, aps algumas conquistas, o Ensino de Msica foi fragmentado na Educao Artstica e perdeu-se, por motivos diversos, nesses trinta e sete anos. Enquanto isso a Educao Infantil estabeleceu um conceito de infncia e criana, apropriou-se de conhecimentos de outras reas como a sociologia e a psicologia e atualmente encontra-se com objetivos bem definidos e fundamentados. Com o retorno da msica para a escola, dessa vez enquanto Educao Musical, tanto a Educao Infantil quanto a Musical esto em momentos semelhantes: ambas reconhecidas e respaldadas pela legislao vigente; ambas com objetivos claros e propostas de ensino: da msica principalmente pelo lado dos mtodos ativos, e do ensino infantil pela apropriao de diversos conhecimentos na busca de uma pedagogia da infncia. justamente nesse ponto que acredito que a educao infantil est um passo frente: ela est buscando delinear um conjunto de prticas pedaggicas especficas para a infncia respaldadas nas pesquisas pedaggicas, sociolgicas e psicolgicas; e ns, na Educao Musical, estamos adaptando mtodos que no foram elaborados tendo como foco a criana entre zero e seis anos, alm de estarmos enfatizando a pesquisa cientfica sobre a msica na infncia mas com o vis da psicologia da msica, investigando os processos de percepo e apreenso dos fenmenos musicais. Em pesquisa preliminar sobre a Educao Musical Infantil no Banco de Teses da Capes, que contempla a produo dos cursos de ps-graduao brasileiros, sob os descritores msica, educao infantil e prticas pedaggicas, foram encontradas quinze teses e dissertaes. Entretanto, incluiu-se nos resultados pesquisas que possuam isoladamente apenas parte dos descritores, surgindo trabalhos sobre utilizao da msica com finalidades extra-musicais como alfabetizao, leitura de literatura infantil, etc. Entre as quinze pesquisas apenas cinco tratam diretamente da msica, sendo uma sobre influncia da msica no desenvolvimento (MARTINS, 2003), uma sobre formao musical de pedagogos (BEAUMONT, 2003) e trs sobre prtica pedaggica do professor unidocente (TIAGO, 2007; TOZETTO, 2003; DINIZ, 2005). Ou seja, no h, no mbito de teses e dissertaes, produo sobre a atuao do Educador Musical no ensino infantil.

Nesse sentido, no cabem apenas pesquisas sobre desenvolvimento infantil e adaptaes de mtodos voltados ao ensino fundamental. Ser que, mesmo com todos os estudos apontando que a infncia , provavelmente, o perodo mais particular e complexo do desenvolvimento humano, no seria ele merecedor de maiores cuidados, principalmente se tratando de uma prtica pedaggica que atinge o ser humano em seus mais diversos aspectos? muito importante a manuteno das investigaes em reas correlatas, mas a educao infantil logo ser espao tambm do educador musical, e cabe a ns nos organizarmos para que, quando acontea, seja da maneira mais eficiente possvel, atendendo as expectativas de uma prtica com sculos de boa produo cientfica bem como expectativas nossas, das escolas e, claro, das crianas.

CONCLUSO
A educao infantil e a educao musical podem no ter dividido participao na histria da educao brasileira, mas encontram-se atualmente em espaos muito semelhantes que tornam possvel uma aproximao de ambos, proposta analisada na pesquisa mais abrangente, citada anteriormente, a ser realizada na Cidade do Natal. Sobre o desenvolvimento histrico das reas em questo cabe ressaltar que, como, que foi apresentado neste artigo,
O que deve ser destacado no movimento histrico aqui enfocado a construo de uma pedagogia da educao infantil fundamentalmente no-escolarizante, que incorpora as pesquisas de vrias reas do conhecimento e busca conhecer a criana em ambiente coletivo, na produo das culturas infantis (FARIA, 2005, p. 1016).

Ou seja, cabe ns educadores musicais tomarmos o mesmo caminho da pedagogia para a infncia para podermos avanar no ensino musical infantil: incorporar diferentes reas do conhecimento para conhecer a criana e sua produo cultural.

REFERNCIAS
BEYER, ESTHER. O FORMAL E O INFORMAL NA EDUCAO MUSICAL: O CASO DA EDUCAO INFANTIL. IN: IV ENCONTRO REGIONAL DA ABEM-SUL E I ENCONTRO DO LABORATRIO DE ENSINO DE MSICA. SANTA MARIA/RS, 23 A 25 MAI 2001. BEAUMONT, MARIA TERESA DE. PAISAGENS POLIFNICAS DA MSICA NA ESCOLA: SABERES E PRTICAS DOCENTES. UBERLNCIA/MG: UFU, 2003. 148P. DISSERTAO (MESTRADO)PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA, 2003. DISPONVEL EM: <HTTP://SERVICOS. CAPES.GOV.BR/CAPESDW/RESUMO.HTML?IDTESE=2003203320060 12003P1> ACESSO EM: 09 NOV 2008. BRASIL. DECRETO N. 1.331 A DE 17 DE FEVEREIRO DE 1854. APPROVA
O REGULAMENTO PARA A REFORMA DO ENSINO PRIMRIO E NO MUNICPIO DA CRTE. DISPONVEL EM: <HTTP://WWW2.CAMARA.GOV.BR/LEGISLACAO/PUBLICACOES/DOIM PERIO> ACESSO EM: 25 ABRIL 2009. ______. DECRETO N. 981 DE 8 DE NOVEMBRO DE 1890. APPROVA O REGULAMENTO DA INSTRUCO PRIMRIA E SECUNDARIA DO DISTRITO FEDERAL. DISPONVEL EM: <HTTP://WWW.HISTEDBR.FAE. UNICAMP.BR/NAVEGANDO/FONTES_ESCRITAS/4_1A_REPUBLICA/DE CRETO%20981-1890%20REFORMA%20BENJAMIN%20CONSTANT. HTM> ACESSO EM: 25 ABRIL 2009. ______. MINISTRIO DA EDUCAO. REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAO INFANTIL. BRASIL: MEC/SEF; 1998. SECUNDRIO

XIX Congresso da ANPPOM Curitiba, Agosto de 2009 DeArtes, UFPR

21 ______. LEI N 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. DISPONVEL EM: <HTTP://WWW.PLANALTO.GOV.BR/ CCIVIL_03/LEIS/L9394.HTM> ACESSO EM: 25 ABRIL 2009. ______. LEI N 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008. DISPONVEL EM: < HTTP://WWW.PLANALTO .GOV.BR/CCIVIL_03/_ATO2007-2010/200 8/LEI/L11769.HTM> ACESSO EM: 25 ABRIL 2009. DINIZ, LLIA NEGRINI. MSICA NA EDUCAO INFANTIL: UM SURVEY COM PROFESSORAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE-RS. PORTO ALEGRE: UFRGS, 2005. 114P. DISSERTAO (MESTRADO) - PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM MSICA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, PORTO ALEGRE, 2005. DISPONVEL EM: <HTTP://SERVICOS.CAPES.GOV.BR/CAPESDW/RESUMO.HTML?IDTES E=20058742001013044P6> ACESSO EM: 09 NOV 2008. FARIA, ANA LCIA GOULART. POLTICA DE REGULAO, PESQUISA E PEDAGOGIA NA EDUCAO INFANTIL, PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAO BSICA. IN: REVISTA EDUCAO E SOCIEDADE, VOL 26, N. 92, P. 1013-1038, ESPECIAL OUT 2005. DISPONVEL EM: <HTTP://WWW.SCIELO.BR/SCIELO.PHP?SCRIPT=SCI_A RTTEXT&PID=S0101-73302005000300014&LNG=EN&NRM=ISO> ACESSO EM: 22 MARO 2009. FONTERRADA, MARISA TRENCH DE OLIVEIRA. DE TRAMAS E FIOS: UM ENSAIO SOBRE MSICA E EDUCAO. SO PAULO: EDITORA UNESP, 2005. HARGREAVES, DAVID. MSICA Y DESARROLLO PSICOLGICO. BARCELONA: GRAO, 1998. MARTINS, MARIA AUDENORA DAS NEVES SILVA. CANTIGAS DE RODA: O ESTTICO E O POTICO E SUA IMPORTNCIA PARA A EDUCAO INFANTIL. NATAL: UFRN, 2003. 284P. TESE (DOUTORADO) PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, 2003. DISPONVEL EM <HTTP://SERVICOS.CAPES.GOV.BR/CAPESDW/RESUMO.HTML?IDTESE =200325923 001011001P1> ACESSO EM: 09 NOV 2008. NATAL. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO. REFERENCIAIS CURRICULARES PARA EDUCAO INFANTIL. NATAL, RN: SME. DISPONVEL EM: <HTTP://WWW.NATAL.RN.GOV.BR/SME/> ACESSO EM: 27 ABRIL 2009. SAVIANI, DERMEVAL. HISTRIA DAS IDIAS PEDAGGICAS NO BRASIL. CAMPINAS, SP: AUTORES ASSOCIADOS, 2007. (COLEO MEMRIA DA EDUCAO). TIAGO, ROBERTA ALVES. MSICA NA EDUCAO INFANTIL: SABERES E PRTICAS DOCENTES. UBERLNCIA/MG: UFU, 2007. 180P. DISSERTAO (MESTRADO) PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA, 2007. DISPONVEL EM: <HTTP://SERVICO.CAPES.GO V.BR/CAPESDW/RESUMO.HTM L?IDTESE=20071432006012003P1> ACESSO EM 09 NOV 2008. TOZETTO, ANITA HENRIQUETA KUBIAK. EDUCAO MUSICAL: A ATUAO DO PROFESSOR NA EDUCAO INFANTIL E SRIES INICIAIS. CURITIBA: UTP, 2003. 149P. DISSERTAO (MESTRADO) PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO, UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN, CURITIBA, 2003. DISPONVEL EM: <HTTP://SER VICOS.CAPES.GOV.BR/CAPESDW/RESUMO.HTML?IDTESE=20032240

XIX Congresso da ANPPOM Curitiba, Agosto de 2009 DeArtes, UFPR

You might also like