You are on page 1of 17

COMPUTAO EM NUVEM

Adilson Luiz de Andrade1

RESUMO:

Computao em nuvem (Cloud Computing) uma nova tecnologia da rea de TI, embora ainda no muito conhecida, pode-se dizer que j uma realidade para os profissionais da rea. Muitos usam ou j utilizou esta tecnologia, mesmo sem perceber, como o caso daqueles que usam uma conta de e-mail da Google, por exemplo. A computao em nuvem consiste na interligao de vrios servidores que fornecem aplicativos e espao de armazenamento de dados. Apesar de aparentar e ser confundida por muitos como simplesmente um aperfeioamento da Internet, ela vai um pouco mais alm, representa um avano e adiciona um novo conceito ao valor da computao em rede, pois proporciona maior escalabilidade, eficincia e rapidez. Empresas como a Google, Amazon, Microsoft, Locaweb e outras mais, investem maciamente nesta tecnologia a fim de oferecem servios na nuvem, sendo estes classificados em camadas, estes servios so: SaaS - Softwares como servio, PaaS - plataforma como servio, IaaS infra-estrutura como servio e dSaaS - armazenamento de dados como servio. Os principais benefcios da computao em nuvem, mesmo que tericos, so: reduo dos gastos com equipamentos, com softwares, infra-estrutura, independncia de dispositivos e equipamentos. Na computao em nuvem o usurio pode executar desde um simples editor de texto at um programa personalizado, alm do mais pode acess-los de qualquer lugar e a qualquer hora bastando para isso possuir uma aplicao de acesso a computao em nuvem (midleware), podendo ser uma aplicao personalizada ou at mesmo um navegador Web existente como Internet Explorer, Mozila Firefox e outros.

PALAVARAS-CHAVE : midleware; servidores; aplicativos; computao em nuvem.

Concluinte do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, professor orientador : Weldson Queiroz de Lima, instituio: Faculdade Jesus Maria Jos FAJESU.

ABSTRACT:

Cloud Computing (Cloud Computing) is a new technology in IT, although not yet well known, one can say that it is already a reality for area professionals. Many use or have used this technology without even realizing it, such as those using an e-mail from Google, for example. Cloud computing is the interconnection of multiple servers that provide applications and data storage space. While look and be confused by many as simply a refinement of the Internet, it goes a bit further, represents a breakthrough and adds a new concept to the value of network computing, it provides more scalability, efficiency and speed. Companies like Google, Amazon, Microsoft, Powerball and more, invest heavily in this technology to offer services in the cloud, which are classified into layers, these services are: SaaS - Software as a Service, PaaS - Platform as a service IaaS - Infrastructure as a service and dSaaS - data storage as a service. The primary benefits of cloud computing, even theoretical, are spending less on equipment, software, infrastructure, equipment and device independence. In cloud computing user can run from a simple text editor to a custom program, moreover can access them from anywhere and at any time simply by having an application for access to cloud computing (Middleware), and may be a custom application or even an existing Web browser like Internet Explorer, Mozilla Firefox and others.

KEYSWORDS: middleware; servers; applications; cloud computing

1. INTRODUO

Computao em nuvem compreende a interligao de vrios servidores que fornecem recursos computacionais como armazenamento de dados, capacidade de processamento, conectividade, aplicativos e servios disponibilizados na Internet. O usurio precisa ter apenas um computador capaz de acessar a Internet e a partir da utilizar os aplicativos que necessitar, sem instal-los em seu computador, todos os aplicativos poderiam ser executados na nuvem, pois as aplicaes na nuvem so praticamente ilimitadas. O usurio poder executar desde um aplicativo genrico de processamento de texto at um programa personalizado. Alm do mais, os dados e aplicaes podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora. Hoje h vrias empresas investindo

maciamente neste campo, como a Microsoft, a Google e a Amazon. Os principais benefcios da computao em nuvem so: agilidade, escalabilidade, reduo de despesas operacionais, diminuio de gastos com equipamentos, independncia de dispositivos e equipamentos. Alm disso permite que as organizaes de TI aumentem significativamente as taxas de utilizao do hardware, sem ter que constantemente investir em novas infra-estruturas, formao de pessoal novo ou em licena de software.

2. METODOLOGIA Para comprovao do contedo terico aqui exposto foi executado um projeto prtico, composto de um servidor Cloud mini, contratado junto empresa Locaweb, com uma configurao bsica afim de atender as necessidades do projeto. O servidor foi configurado e disponibilizado em perfeito funcionamento, alm da criao de duas interfaces capazes de demonstrar algumas das funcionalidades da computao em nuvem. A descrio completa do servidor bem como todas suas configuraes ser detalhadamente descrito no tpico projeto prtico deste artigo.

3. COMPUTAO EM NUVEM 3.1 CONCEITO Muitos consideram a computao em nuvem simplesmente um aperfeioamento da Internet, um aprimoramento e aumento de recursos de computao e dados para a Web, no entanto pode-se classific-la como um nvel mais elevado em muitos aspectos e a grande diferena que a computao em nuvem um conjunto de recursos e servios disponibilizados na Internet. Significa uma convergncia das estruturas fsicas e servidores em uma arquitetura mais inteligente, moderna e flexvel, disponibilizando poder de processamento, armazenamento de dados, conectividade, plataformas, aplicaes e servios, com crescimento sob demanda, o usurio controla a expanso dos servios contratados, alocando recursos de acordo com suas necessidades. Proporciona maior escalabilidade, eficincia e rapidez. Uma boa definio dada pelo autor Brent Ashley em seu artigo publicado no site da IBM que diz o seguinte:
Computao em nuvem uma soluo abrangente em que todos os recursos de computao (hardware, software, networking, armazenamento, etc.) so fornecidos rapidamente aos usurios conforme dita a demanda. Os recursos ou servios entregues so governveis para garantir coisas como alta disponibilidade, segurana e qualidade. O principal fator para estas solues que elas tm a capacidade de serem ampliadas

ou reduzidas, para que os usurios adquiram os recursos de que precisam: nem mais nem menos.

3.2. FUNCIONAMENTO DA COMPUTAO EM NUVEM A computao em nuvem permite ao usurio conectar-se em um servio baseado na Web que hospeda todos os programas que porventura necessitar, para tanto deve ter instalado em seu computador uma aplicao de acesso computao em nuvem (midleware). Os computadores pessoais tm ganhado mais potncia a cada dia e atualizados constantemente, mas no sistema de computao em nuvem isto no ser to relevante, pois o sistema se encarregar do processamento e de fornecer aos usurios os aplicativos necessrios para o desempenho de suas tarefas. Os computadores clientes se comportaro como terminais, sem a necessidade de atualizaes de hardware e softwares que hoje de suma importncia, isto o que se prope o novo sistema, ou seja, ao se conectar no sistema, o usurio estar transferindo todo o processamento pesado aos servidores que compem a nuvem veja figura 1.

Figura 1 Modelo Atual e computao em nuvem Fonte: http://www.tinews.com.br/news/wp-content/uploads/2009/09/500.jpg

O sistema basicamente funciona desta forma: de um lado h o cliente denominado de front end e do outro o Back End composto de vrios servidores interligados entre si que formam o sistema nuvem.

O Front End composto pelo computador (ou rede) do cliente e a aplicao necessria para acessar o sistema de computao em nuvem. A interface pode variar de acordo com a aplicao de acesso, alguns utilizam os prprios navegadores existentes como o Internet Explorer, o Firefox e etc., ou ainda uma aplicao personalizada, desenvolvida por uma equipe especializada ou pelo prprio usurio. No Back End, esto os servidores que criam a nuvem de servios de computao, um sistema de computao em nuvem inclui praticamente qualquer programa de computador. Cada aplicao tem seu prprio servidor dedicado. Para assegurar o bom funcionamento, a administrao do sistema feita por um servidor central que monitora o trfego e a demanda dos clientes. As aplicaes da computao em nuvem so praticamente ilimitadas. possvel executar todos os programas que normalmente so utilizados nos computadores clientes, bastando para isso possuir o programa de conexo ( middleware) adequado.

Figura 2 Como a computao em nuvem funciona Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/computacao-em-nuvem.htm

O modelo de computao disponibiliza os recursos computacionais para atender a demanda de forma dinmica. Para garantir uma perfeita realocao e balanceamento dinmico destes recursos aos servidores de forma adequada, a soluo utilizada tem sido a virtualizao de servidores, nos servidores virtuais, os recursos so implementados com mais facilidade do que em servidores fsicos. Uma breve analogia do funcionamento e realocao de recursos da computao em nuvem pode ser verificada nos passos de 1 a 7 da figura 3.

Figura 3 Alocao de recursos na computao em nuvem Fonte: vdeo em http:// http://www.locaweb.com.br/produtos/private-cloud.html

A computao em nuvem composta por vrios servios, distribudos em camadas que definem o tipo de servio, estes servios so: SaaS, PaaS, IaaS e dSaaS sendo os mesmos oferecidos por empresas que investiram na infra-estrutura e na computao em nuvem. Segue a descrio e a relao dos servios com as respectivas empresas que os oferecem :

1) - SaaS : Software-as-a-Service (Software como servio) a capacidade de acessar softwares pela Internet como um servio - oferecido pela Google Apps, Microsoft Software+Services 2) - PaaS: Platforma-as-a-Service (Plataforma como servio) A PaaS pode ser descrita como uma plataforma virtualizada composta por um ou mais servidores (virtualizados pelo conjunto de servidores fsicos), sistemas operacionais e aplicativos especficos (como Apache e MySQL para aplicativos baseados na Web) - oferecido pela IBM IT Factory, Google AppEngine, Force.com; 3) - IaaS : Infrastructure-as-a-Service (infra-estrutura como servio) um servio que disponibiliza a infra-estrutura de um computador. Esta camada difere da PaaS pelo motivo do hardware virtual ser fornecido sem uma pilha de software. Em vez disso, o consumidor fornece uma imagem de mquina virtual que chamada em um ou mais servidores virtualizados. oferecido pela Amazon EC2, IBM Blue Cloud, Sun Grid; e 4) - dSaaS : Data-Storage-as-a-Service (armazenamento de dados como servio) o servio que disponibiliza espao para armazenamento de dados - oferecido pela Nirvanix SDN, Amazon S3, Cleersave dsNet.

No SaaS, o software utilizado remotamente pela Internet. Esse software pode se apresentar na forma de servios utilizados por um aplicativo local (definido como servios da Web) ou um aplicativo remoto observado por um navegador da Web. Um exemplo de servio de aplicativo remoto o Google Apps, que fornece vrios aplicativos corporativos por meio de um navegador da Web padro. Aplicativos que executam remotamente em geral contam com um servidor de aplicativos para revelar os servios necessrios. Um servidor de aplicativos uma estrutura de software que expe APIs para servios de software (como gerenciamento de transaes ou acesso ao banco de dados).

No PaaS em alguns casos, as plataformas podem ser predefinidas e selecionadas; em outros, possvel fornecer uma imagem da mquina virtual que contenha todos os aplicativos necessrios especficos do usurio. Um exemplo interessante de PaaS o Google App Engine. O App Engine um servio que permite implementar aplicativos da Web na arquitetura escalvel da Google.

3.3. PROVEDORES DE SERVIOS O provedor comercial IaaS mais conhecido o Amazon Elastic Compute Cloud (EC2). No EC2, possvel especificar uma mquina virtual especfica (sistema operacional e conjunto de aplicativos) e, em seguida, implementar seus aplicativos nela ou fornecer sua prpria imagem de mquina virtual para executar nos servidores. Sendo cobrado somente pelo tempo de computao, armazenamento e largura de banda da rede.

Hoje h empresas que oferecem seus parques computacionais para outras empresas. A IBM, oferece uma ajuda s empresas para construrem sua prpria nuvem, com o Blue Cloud. A Amazon Web Services oferece o CloudFront, um servio de distribuio de contedo baseado em computao em nuvem. O CloudFront utiliza uma rede global de servidores localizados em nove pontos estratgicos dos Estados Unidos, Europa e sia, na prtica, uma forma das empresas que lidam com muitos arquivos os deixarem disponveis numa rede global, quando cada arquivo requisitado, ele extrado do tal ponto estratgico mais prximo do local.

3.4. EXEMPLOS DE USO Muitos programas j esto disponveis na nuvem de computadores, entre eles pode-se citar o Google Calendar que uma agenda para marcar compromissos e compartilhar eventos, o YouSendit - Servio de envio e recebimento de arquivos, O Writer uma espcie de molde para a publicao de blogs na web e o SkyDrive um espao para armazenamento de arquivos, que pode ser compartilhado pela web. Pode-se citar ainda o mbile me, live mesh da Microsoft, o dropbox e o recente ubuntu one. Como exemplo de uso da computao em nuvem, podemos citar as contas de e-mail baseados na Web como Hotmail, Yahoo ou Gmail e principalmente o Google docs que disponibiliza editores de texto, planilha entre outros aplicativos, que podem ser utilizados gratuitamente. Os programas de e-mail e os aplicativos do Google docs so processados pelos servidores do servio e no pelo computador do usurio assim como os dados tambm so armazenados nos servidores.

3.5. VANTAGENS Algumas das vantagens do sistema computao em nuvem, detectadas inicialmente so:

a) Disponibilidade O usurio pode acessar aplicaes e dados de qualquer lugar e a qualquer hora. b) Escalabilidade O usurio pode a qualquer momento aumentar ou diminuir os recursos alocados (memria, processamento e Espao de armazenamento) de acordo com suas necessidades. c) Economia O usurio diminuir seus gastos como por exemplo: com infra-estrutura, equipamentos, licenas de aplicativos proprietrios, energia eltrica e manuteno de equipamentos.

3.6. DESVANTAGENS Sendo a computao em nuvem uma forma de centralizar aplicaes e armazenar dados (figura2), h uma grande preocupao no que diz respeito segurana e privacidade. Ao utilizar o sistema, o usurio entrega seus dados e informaes importantes aos cuidados de outra empresa, o que para muitos uma questo bastante complicada, causa uma sensao de vulnerabilidade; ao contrrio de hoje que estes dados e informaes so bem guardadas por seus proprietrios. A privacidade pode ser comprometida j que um cliente pode se logar de qualquer local e acessar aplicaes, para este fim as empresas que fornecem os servios da computao em nuvem estudam uma forma de proteo, como tcnicas de autenticao (usurio e senha); outra forma empregar um formato de autorizao por nveis de permisses, onde cada usurio acessa somente o que lhe permitido. A IBM recentemente divulgou uma nova oferta de segurana a qual descreve como a Plataforma de Segurana de Rede Virtualizada Proventia, um dispositivo virtual que consolida aplicativos de segurana como preveno contra intrusos, alm de proteger aplicativos web e oferecer a poltica de rede em uma nica soluo.

4. PROJETO PRTICO O projeto prtico consiste na disponibilizao de um servio em nuvem contratado junto empresa Locaweb, denominado Cloud Mini, que uma mquina virtual disponibilizada no seu datacenter. Para a disponibilizao dos servios foram efetuados os seguintes passos. 1 Escolha dos recursos necessrios e sistema operacional (ubuntu ou Windows), conforme a figura abaixo, onde so apresentadas as opes de configuraes. O usurio pode escolher a

10

capacidade de memria, espao de armazenamento (HD), qual o sistema operacional no caso da Locaweb pode-se optar pelo Ubuntu ou Windows Server 2003, em outros provedores deste mesmo servio h outras opes de Sistema Operacional como o CentOS. Aps designar as configuraes desejadas o provedor libera o servio em determinado prazo (no caso da Locaweb foi de 24 horas).

Figura 4 Opes de personalizao do um servidor Fonte: https://contratacao.locaweb.com.br/contratacao/cloud-config.asp

2 Instalao do servidor web (Apache), PHP e o MySQL. 3 Criao da base de dados aluno, para ser utilizada nos aplicativos exemplos.

11

A figura 5 retrata o console da mquina virtual contratada (cloud mini)

Figura 5 Console da mquina virtual Fonte: Prprio autor

Listagem das caractersticas da CPU da mquina. Composta de 2 processadores (figura 6)

Figura 6 Caractersticas da CPU da mquina Fonte: Prprio autor

12

Listagem da memria da mquina. Podemos observar como a memria est sendo utilizado no momento (figura 7).

Figura 7 Memria da mquina Fonte: Prprio autor

Listagem das caractersticas do sistema operacional contratado (figura 8).

Figura 8 Sistema Operacional da mquina Fonte: Prprio autor

13

Na figura a seguir so listados dados referente a mquina, detalhando o domnio em que se encontra a mesma, enfatizando os servidores dns, o IP e a empresa Locaweb que a provedora do servio, obtido atravs de uma consulta feita ao site de registro - registro.br.

Figura 9 Consulta de registro Fonte: https://registro.br

Para utilizar os recursos do servio contratados, foi desenvolvido duas interfaces, onde podemos inserir, excluir e listar todos os registros cadastros em um mesmo banco de dados. A primeira interface utilizando um browser qualquer (figuras 10 a 14), contm as pginas desenvolvidas em HTML em conjunto com PHP que nos possibilita manipular os dados do banco de forma bem simplificada. O servidor apache instalado no servidor na nuvem quem atende pelas requisies HTTP. A segunda um aplicativo simples desenvolvido em Borland Delphi 7 (figura 15),

14

somente para demonstrar que se pode ter uma aplicao personalizada Standalone, sua funcionalidade a mesma da primeira ou seja incluir, excluir e listar registros da mesma base de dados na nuvem.

Figura 10 Tela principal Fonte: Prprio autor

Figura 11 Tela de incluso de registro Fonte: Prprio autor

15

Figura 12 Tela de Listagem Fonte: Prprio autor

Figura 13 Tela do aplicativo interface personalizado Fonte: Prprio autor

16

5. CONCLUSO A computao em nuvem uma tecnologia que proporcionar grandes avanos no mbito de conexes em rede. Apesar de ainda no estar completamente implementada, j se pode ter uma viso de como se comportar no futuro, uma espcie de aprofundamento da Internet. Tem uma dimenso revolucionria, que proporciona uma nova forma de conexo na rede mundial. Se imaginarmos que os aplicativos e os dados armazenados estaro sempre disponveis onde quer que estejamos, e no em um local resguardado e de difcil acesso, haver um ganho considervel de portabilidade e eficincia. Os gastos em infra-estrutura cairo a patamares menores sem contar que a dependncia de atualizaes e aquisies de softwares diminuiria consideravelmente. Fica claro que a computao em nuvem tem tudo para dar certo, evidentemente tomando as devidas precaues em relao segurana, que o ponto mais obscuro e indefinido desta tecnologia. Porm as vantagens advindas do uso da mesma, podem ser o fator crucial para sua expanso, j que com ela estaria diminuindo esta corrida alucinada de sempre aumentar o potencial dos computadores e os lanamentos incessantes de novos softwares, alm de diminuir os custos de manuteno e suporte tcnico. Diante disto, pode-se esperar um crescimento considervel daqui por diante. Em curto prazo, talvez o que realmente chama ateno so as vantagens, posteriormente, com certeza pesar a confiabilidade e segurana, que se espera seja gradativamente solucionada. No projeto prtico desenvolvido, apesar de sua simplicidade, pude notar claramente a disponibilidade e conectividade, pois no perodo de desenvolvimento deste artigo a partir da contratao dos servios efetuada em abril deste ano, em nenhum momento o servidor contratado ficou indisponvel. Quanto escalabilidade, ficou claro que, se necessrio fosse, poderia a qualquer momento contratar mais recursos e aloc-los de acordo com a demanda.

BIBLIOGRAFIA:

ASHLEY, Brent. Computao em nuvem para a empresa, abr.2009, disponvel em <http://www.ibm.com/developerworks/br/java/library/0904_amrhein/> Acessado em 10.nov.2009.

CAPRAROLI, Eduardo. O Futuro Nublado, set.2009, disponvel em <http://www.tinews.com.br/news/2009/09/11/o-futuro-e-nublado-cloud-computing-o-que-erealmente-tao-interessante-em-computacao-na-nuvem> Acessado em 20.set.2009

17

CLOSS, Fabiano. Computao em nuvem e os ganhos para as empresas da indstria da construo civil, set.2009, disponvel em <http://www.tinews.com.br/news/2009/09/24/computacao-em-nuvem-e-os-ganhos-para-asempresas-da-industria-da-construcao-civil/> Acessado em 25.set.2009.

IBM apresenta solues para combater ameaas de segurana em ambientes de computao em nuvem, jun.2009, disponvel em <http://www.tinews.com.br/news/2009/06/12/ibm-apresentasolucoes-para-combater-ameacas-de-seguranca-em-ambientes-de-computacao-em-nuvem> Acessado em 25.set.2009

STRICKLAND, Jonathan. traduzido por HowStuffWorks, Como funciona a Computao em nuvem, disponvel em <http://informatica.hsw.uol.com.br/computacao-em-nuvem4.htm> acessado em: 28.set.2009.

Sun Microsystem, Cloud copumting, junho/2009, disponvel em <http://www.sun.com/featuredarticles/CloudComputing.pdf > , Acessado em 29.nov.2009.

TAURION, Cezar.Computao em Nuvem: Computao em Nuvem: Transformando o mundo da tecnologia da informao.Rio de Janeiro: Brasport, 2009. 205 p.

Wikipdia, a enciclopdia livre, Computao em nuvem, <http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_em_nuvem> 09.nov.2009.

disponvel Acessado

em em

You might also like