You are on page 1of 6

1) (UFF-94) A membrana plasmtica constituda de uma bicamada de fosfolipdeos, onde esto mergulhadas molculas de protenas globulares.

. As protenas a encontradas: a) esto dispostas externamente, formando uma capa que delimita o volume celular e mantm a diferena de composio molecular entre os meios intra e extracelular. b) apresentam disposio fixa, o que possibilita sua ao no transporte de ons e molculas atravs da membrana. c) tm movimentao livre no plano da membrana, o que permite atuarem como receptores de sinais. d) dispem-se na regio mais interna, sendo responsveis pela maior permeabilidade da membrana a molculas hidrofbicas. e) localizam-se entre as duas camadas de fosfolipdeos, funcionando como um citoesqueleto, que determina a morfologia celular.

2) (UFF-95) Assinale, dentre as estruturas abaixo, aquela que representa EXCEO especializao da membrana plasmica: a) desmossomos. b) plos absorventes na razes dos vegetais. c) microvilosidades intestinais. d) axnio. e) clios.

3)Leia com ateno as afirmativas a seguir sobre os componentes celulares. I. A membrana plasmtica uma estrutura lipoprotica que funciona como uma barreira seletiva entre o meio externo e o citoplasma. II. A parede celular secundria elstica de modo a permitir o crescimento da clula. III. Os plastos so organelas citoplasmticas, pigmentadas ou no, presentes somente nas algas. IV. As mitocndrias so delimitadas por 2 membranas lipoproticas e esto presentes em algas, fungos, protozorios, plantas e animais. V. O ncleo uma organela obrigatria em todas as clulas vivas. A alternativa que contm as afirmativas corretas : a) I e IV

b) II e III c) V e IV d) IV e II e) III e I

4) Um feixe de clulas musculares estriadas, mantido em cultura com todas as condies ideais, foi submetido a vrias sries de contraes e relaxamentos (exerccio) por vrios dias consecutivos, seguido de um perodo de repouso (sem exerccio) de tambm alguns dias. Durante esses perodos quantificou-se o nmero de mitocndrias por clula, possibilitando a elaborao do grfico a seguir:

A partir desse grfico e de conhecimentos sobre o assunto enfocado, correto afirmar: 01) O nmero de mitocndrias por clula aumenta durante o exerccio porque a clula precisa de muito ATP, e a mitocndria que o produz. 02) H um nmero mnimo necessrio de mitocndrias por clula para manter o metabolismo desta, mesmo quando em repouso. 04) Se fosse sempre mantida a mesma carga de exerccios, o nmero de mitocndrias por clula aumentaria indefinidamente. 08) O nmero de mitocndrias aumenta nas clulas porque elas so fagocitadas do meio de cultura. 16) Quando cessa o exerccio, o excesso de mitocndrias removido pela digesto intracelular dessas organelas. 32) Se fosse tambm medido o consumo de oxignio destas clulas, o grfico seria semelhante ao obtido para o nmero de mitocndrias. Soma = ( )

5) O esquema adiante representa uma clula animal vista ao microscpio eletrnico, na qual algumas estruturas foram numeradas de 1 a 9.

Com relao s estruturas indicadas no esquema, INCORRETO afirmar que a) 1, 5 e 6 sofrem intensas modificaes na diviso celular. b) 2, 3 e 7 sintetizam e/ou armazenam substncias orgnicas. c) 4 e 8 realizam digesto celular com produo de energia e liberao de CO2. d) 5 e 9 so desprovidos de membrana lipoprotica.

6) (UFPA/2007) Segundo a teoria de Lynn Margulis, as bactrias e os cloroplastos atuais teriam sido seres procariontes independentes que foram englobados pelas primeiras clulas eucariticas que surgiram na face da Terra. Os estudos sobre as mitocndrias e cloroplastos fornecem alguns argumentos a favor dessa teoria, porque estas organelas apresentam a) nuclolos que participam diretamente dos processos de diviso celular. b) movimentos amebides, como nos organismos unicelulares. c) molculas de DNA que produzem enzimas responsveis pela digesto e armazenamento. d) material gentico prprio e ribossomos, e so capazes de produzir protenas. e) microfilamentos responsveis pelo armazenamento e transporte de macromolculas.

07) (UNESP-JULHO/2008) Leia as descries seguintes. I. Organela constituda por numerosos sculos interligados, normalmente localizada nas proximidades do ncleo e do retculo endoplasmtico granuloso.

II. Organela do tipo vacolo, rica em enzimas. III. Rede de canais delimitados por membranas lipoproticas. Pode-se afirmar corretamente que o item a) I refere-se ao retculo endoplasmtico no-granuloso, que tem a funo de transporte de substncias dentro das clulas. b) I e o item III referem-se, respectivamente, ao complexo golgiense e ao retculo endoplasmtico, os quais esto particularmente desenvolvidos em clulas com funo de secreo. c) II refere-se aos lisossomos, que so vacolos responsveis pela produo de protenas. d) II e o item III referem-se, respectivamente, aos lisossomos e ao complexo golgiense, os quais so responsveis pelo processo de fagocitose dentro da clula. e) III refere-se aos centrolos, que so responsveis pela formao de clios e flagelos celulares.

8) (UFVJM/2005) Leia a informao seguinte. No citoplasma das clulas encontram-se os orgnulos que interagem fisiologicamente, executando diferentes funes na manuteno da vida dos diversos rgos. Com base nessa informao e em seus conhecimentos, CORRETO afirmar que: a) O centrolo participa da diviso celular animal. b) O complexo de Golgi participa da sntese de lipdeos. c) O lisossomo responsvel pela respirao celular. d) O retculo endoplasmtico liso responsvel pela sntese de protenas.

9) (UNICAMP/2005) comum, nos dias de hoje, ouvirmos dizer: estou com o colesterol alto no sangue. A presena de colesterol no sangue, em concentrao adequada, no problema, pois um componente importante ao organismo. Porm, o aumento das partculas LDL (lipoprotena de baixa densidade), que transportam o colesterol no plasma sanguneo, leva formao de placas aterosclerticas nos vasos, causa freqente de infarto do miocrdio. Nos indivduos normais, a LDL circulante internalizada nas clulas atravs de pinocitose e chega aos lisossomos. O colesterol liberado da partcula LDL e passa para o citosol para ser utilizado pela clula. a) O colesterol liberado da partcula LDL no lisossomo. Que funo essa organela exerce na clula? b) A pinocitose um processo celular de internalizao de substncias. Indique outro processo de internalizao encontrado nos organismos e explique no que difere da pinocitose.

c) Cite um processo no qual o colesterol utilizado.

10) (UNIFESP/2006) Muitas gelatinas so extradas de algas. Tais gelatinas so formadas a partir de polissacardeos e processadas no complexo golgiense sendo, posteriormente, depositadas nas paredes celulares. a) Cite o processo e as organelas envolvidos na formao desses polissacardeos. b) Considerando que a gelatina no difundida atravs da membrana da clula, explique sucintamente como ela atinge a parede celular.

RESP: 1C RESP: 2E
resposta:3A resposta:4)01 + 02 + 16 + 32 = 51 resposta:5C

R:6D R:7B R: 8A 9-) a) Sua funo promover a quebra de molculas complexas no interior da clula (digesto intracelular). b) Um outro processo a fagocitose. Na pinocitose h internalizao de partculas por meio de invaginao da membrana plasmtica, enquanto na fagocitose a internalizao ocorre por meio de pseudpodes. Pode-se dizer, ainda, que a pinocitose permite a internalizao de partculas lquidas, menores; j a fagocitose permite a internalizao de partculas maiores, slidas. c) O colesterol usado na sntese dos hormnios esterides.

10) a) A formao de polissacardios inicia-se com a formao de monossacardios como, por exemplo, a glicose, obtida nos cloroplastos atravs do processo da fotossntese. A polimerizao ocorre no complexo golgiense. b) Os polissacardios que compem a parede celular so eliminados do complexo golgiense a partir de vesculas que, ao atingirem a membrana plasmtica, fundem-se a ela e eliminam seu contedo no meio externo.

You might also like