You are on page 1of 6

ESTUDOS

PARA CASAIS
Por Bispo Ildo Mello

O AMOR NO OPO - MANDAMENTO O FUNDAMENTO DO CASAMENTO


A mentalidade utilitarista tem tomado conta da sociedade moderna, onde cada um busca o que seu. a mentalidade egosta da autossatisfao e do proveito prprio (cada um quer levar vantagem em tudo). aquele patro que suga do empregado e depois o dispensa quando este j no lhe interessa mais. A mesma mentalidade descartvel se observa no casamento, quando as pessoas parecem mais perguntar: que vantagem que eu levo? do que o que que eu estou trazendo para o casamento?. Os votos e os compromissos do casamento, tais como: na felicidade ou na desventura, em riqueza ou na pobreza, com sade ou enfermo(a)... at que a morte nos separe, so quebrados com a maior facilidade. Assim, quase tudo se torna desculpa para a separao e o divrcio. Infantilidade e leviandade so uma constante em nossa sociedade. Os casais no se esforam mais como antigamente para enfrentar e superar os obstculos que surgem ao casamento. No unem mais suas foras para remover o obstculo ou super-lo com criatividade e disposio. Mas, afinal, o que o casamento? Seria meramente um contrato social entre duas pessoas? O que deve sustentar um casamento? A falta de amor seria desculpa legtima para se dissolver um casamento? Dietrich Bonhoeffer escreveu um sermo para o casamento de uma sobrinha sua. Disse ele: O casamento maior do que o amor que vocs tm um pelo outro. Ele tem em si grande dignidade e fora por ser a ordenana santa atravs da qual Deus planejou a perpetuao da raa humana, at o fim dos tempos. No amor que os une, vocs veem apenas a si mesmos no mundo, mas ao se casarem tornam-se um elo na cadeia das geraes que Deus faz aparecer e partir para sua glria, chamando-as para o seu reino. Em seu amor, vocs veem apenas o stimo cu da sua felicidade, mas no casamento recebem uma posio de responsabilidade perante o mundo e a raa humana. Seu amor propriedade particular, mas o casamento no pertence a vocs; um smbolo social, uma funo de responsabilidade. A importncia da aliana - Compromisso e fidelidade - Deus odeia o repdio: meditar em Malaquias 2.10-16.

CONCLUSO:
1. 2. Divrcio no uma opo para o cristo e nem a soluo para os problemas de relacionamento. O temor do Senhor a base de sustentao dos nossos relacionamentos (Ef 5.21, 22 e 25; Cl 3.18) - observando as expresses no temor do Senhor, como ao Senhor, como convm no Senhor; a base para a soluo das diferenas, crises e problemas 3. Ento o casal, no temor do Senhor, deve levar a srio sua aliana e compromisso; devem procurar nutrir o amor e os afetos. Cada um deve se esforar por preservar a unidade, a harmonia, promovendo, assim, a felicidade do lar

ENFRENTANDO CRISES E DIFICULDADES NO CASAMENTO:


Debater sobre como agir em situaes complicadas. Podemos levantar situaes reais e hipotticas visando receber a contribuio dos membros do grupo para quais seriam as melhores atitudes em tais circunstncias. Quais os princpios que devem nortear nossas atitudes? Precisamos aprender a lidar um com o outro.

ALGUMAS REAS DE ATRITO:


1) Comportamento: Temperamento - reagimos de modo diferente, etc. 2) Psicolgicos: traumas e feridas na alma (necessrio ser sensvel ao cnjuge, conhecer seus dilemas interiores, seus traumas familiares: maneira como foi criada, etc.); 3) Criao: hbitos fortssimos e arraigados (toalhas e roupas jogadas; limpeza e higiene; etc.) 4) gostos diferentes 5) supervalorizao do irrisrio, se faz uma tempestade num copo d'gua (ronco, por exemplo) 6) Decises e escolhas; decises pessoais e profissionais (o marido, por exemplo, que vive trocando de emprego e comunica depois a esposa; mudana, compras, etc. O ideal seria uma profunda participao nas decises mtuas) 7) Finanas 8) Intromisses de familiares e amigos; como deve ser o relacionamento com os sogros? Quem deve estabelecer os limites? Como evitar problemas nesta rea? Como solucionar os j existentes? 9) Sexo e afeto 10) Quando o cnjuge negligente para com as suas responsabilidades; 11) Vcios; 12) Falta de Comunicao; palavras duras e cruis; carncia de palavras amigas e cheias de afeto; falta de elogios em particular e em pblico; 13) Cimes; 14) infidelidade, mentiras.

O QUE FAZER QUANDO BRIGAMOS?


Somos humildes para reconhecer os nossos erros ou sempre nos justificamos? Sabemos pedir perdo? Somos maduros o suficiente para perdoar e buscar a reconciliao? Tomamos a iniciativa para a reaproximao ou ficamos esperando que o outro o faa? Estamos dispostos a renunciar aquilo que estorva nosso relacionamento conjugal e familiar, abandonando uma atitude egosta e buscando o bem comum a todos? O que cada cnjuge pode fazer para melhorar o seu casamento?

O QUE FAZER QUANDO O AMOR ESFRIA OU ACABA?


Vamos ao prximo estudo: as caractersticas do amor - I Co 13.4-8 (na prxima pgina). Vamos nos concentrar naquilo que podemos fazer para melhorar nosso casamento. Amor verbo, ao. O amor no algo externo a ns, como um raio que cai sobre ns, a respeito do qual no podemos fazer nada. Somos responsveis pelo amor. No podemos dizer: O que me resta fazer seno desistir agora que o amor acabou?. Pois, voc pode investir no amor, plantar, regar, cultivar, fazer crescer. O amor arma poderosa que pode transformar toda e qualquer situao. Plante o amor e colher o fruto da felicidade. Devemos amar assim como Deus nos amou, de maneira incondicional. Mas, muitos dizem: Eu amarei se ele(a) fizer isso e aquilo.

AS CARACTERSTICAS DO AMOR - I CORNTIOS 13.4-8


No original grego, todas as descries do amor so expressas por meio de verbos, e no por meio de adjetivos, o que nos faz lembrar que o amor uma fora dinmica, e no esttica. O amor mais que sentimento, ao. O amor se expressa por meio de atitudes.

O AMOR :
Custa a ficar zangado e irritado; no levanta a voz e nem perde a calma. Sabe esperar o tempo certo, sem murmurar. Tem uma tremenda capacidade para suportar. gentil; corts; carinhoso; cheio de bons frutos; til; se manifesta de diversas BENIGNO (V.4) formas: presentes, flores, lembrancinhas inesperadas, algo preparado com capricho e muitos outros gestos atenciosos. NO CIUMENTO (V.4) 1 Jo 4.8 - ... o perfeito amor lana fora o medo. O cime extingue o amor. Ct 8.6. O amor se preocupa em dar-se, e no em afirmar-se. A soberba NO ORGULHOSO precede a runa, e a altivez do esprito, a queda. (Pv 16.18). O (V.4) amor humilde, preocupando-se em atender s carncias emocionais e materiais dos outros. NO RUDE (v.5) No grosseiro, sarcstico ou cnico. cheio de tato, nada fazendo capaz de levar o outro a se envergonhar. Observa o decoro e as boas maneiras. No busca os prprios interesses. No busca o seu prprio prazer NO EGOSTA (V.5) ou sua prpria felicidade. O amor nada busca que queira apenas para si mesmo. H um ditado popular que diz: Voc quer ser feliz? No case. Voc quer fazer uma outra pessoa feliz? Case. Onde a desarmonia, o mau gnio e a irritabilidade do lugar a AFVEL (v.5) ternura. O amor no se ofende com facilidade e nem reage com ira e hostilidade, seja verbal ou emocionalmente. No se ressente do mal. No guarda mgoa ou rancor. No fica PERDOADOR (v.5) marcando escores a favor um do outro. O amor abomina todo mau caminho. No como os bisbilhoteiros JUSTO E SINCERO que se alegram com o mal. S se produz confiana atravs da (v.6) sinceridade. Nada podemos contra a verdade. TUDO SOFRE (v.7) O amor sacrificial, no recua facilmente; aguenta; suporta; supera. TUDO CR (v.7) Indica aquela qualidade que est sempre disposta a levar em conta as circunstncias, e a ver nos outros o melhor. fcil pensar o pior, mas o amor retm a sua f. No implica que o amor enganado pela simulaes dos velhacos, mas, sim, que o amor est sempre disposto a conceder o benefcio da dvida, no procurando uma razo por em descrdito a integridade de algum. TUDO ESPERA (v.7) otimista, se recusando a tomar o fracasso como final. Traz a ideia de constncia. a resistncia de um soldado que, no TUDO SUPORTA (v. 7) grosso da batalha, no fraqueja, mas continua indo em frente, sem parar, vigorosamente. O amor no se deixa vencer. Tudo suporta, tudo supera. No desanima. Prevalece contra todos os obstculos. Vence! PACIENTE (V.4) Somos imperfeitos - precisamos de ajuda - Necessidade de perdo (Mt 18.21-22; 19.13-15); No guardar rancor ou mgoas (Ef 2.26 e 27). Sem perdo nenhuma relao a dois sobrevive.

MARIDO, EXAMINE SEU AMOR


As perguntas abaixo so altamente reveladoras. Esta uma auto-avaliao, voc no precisar mostrar o resultado para ningum. Atribua notas de 0 a 10 em cada uma das perguntas. 1. ____ Voc tem um forte e afetuoso sentimento de interesse pelas necessidades e anseios de sua esposa, que gera em voc uma disposio de sacrificar-se para atender a ela? 2. ____ Voc aprecia a personalidade, a companhia e a amizade dela? 3. ____ Vocs possuem objetivos e interesses em comum, dos quais falam livremente? 4. ____ Voc a respeita e admira, apesar de seus problemas e fraquezas? 5. ____ Existe entre voc e ela atrao mtua, de modo que frequentemente cheguem satisfao no ato sexual? 6. ____ Voc deseja ter filhos (sendo isso fisicamente possvel) que possuam as caractersticas fsicas e de temperamento de ambos, e a quem possa comunicar seus valores morais e espirituais? 7. ____ Voc tem uma f firme em Deus, que constitui uma influncia positiva na vida dela? 8. ____ Voc possui aquele senso de fidelidade e posse em relao a ela, de tal maneira que outras mulheres no o atraiam da mesma forma? 9. ____ Voc tem sempre o desejo de estar na companhia dela? 10. ____ Voc possui uma verdadeira apreciao pelo sucesso dela? ____ TOTAL DE PONTOS Se voc fez entre 90 e 100 pontos, est indo bem. Se fez entre 80 e 90, precisa aprimorar mais seu amor. Entre 70 e 80, suas deficincias esto ficando srias. Abaixo de 70, voc precisa buscar muito auxlio em aconselhamento, devendo consultar seu pastor.

MARIDOS, CUIDADO!
Uma publicao do Instituto Americano de Relacionamento Familiar mostra os sete erros mais comuns dos maridos, na opinio das esposas. SETE PEDRAS DE TROPEO DOS MARIDOS: 1. Falta de ternura. 2. Falta de educao. 3. Falta de sociabilidade. 4. No compreender o temperamento e as peculiaridades da esposa. 5. Injustia em questes financeiras. 6. Frequentes observaes irnicas ou arremedo das esposas em presena dos filhos ou de visitas. 7. Falta de sinceridade e lealdade. Outras reclamaes comuns: 1. Falta de elogios e romantismo no casamento; 2. No quer ser tratada como um objeto de satisfao pessoal do marido (reclamam das atitudes egostas e utilitaristas); 3. Falta de comunicao; 4. Infidelidade; 5. No temos tempo para ficarmos juntos. Para meditao: Efsios 5.25-33, I Corntios 13 e Romanos 12.14-21. AVALIE O SEU ROMANTISMO Voc ainda pega na mo de sua esposa? Voc ainda fala palavras romnticas ao ouvido dela? Voc ainda se senta ao lado dela no sof? Existe alegria em mandar bilhetes um para o outro? Voc ainda manda flores para ela? Voc convida a sua esposa para sarem juntos?

PARA AS ESPOSAS
A ESPOSA DEVE: BASE SENO, O MARIDO... BBLICA passa a tomar decises sem consultar a esposa; comea a ter medo de fracassar diante dela. A ansiedade da esposa perturba o marido.

A esposa deve sempre participar das decises, mas 1 Pe 3.5 quando houver divergncias, no deve impor sua opinio, deve deixar a deciso final por conta do marido. Caso o marido esteja equivocado, aprender a dar mais ouvidos mulher. Reconhecer e valorizar as boas qualidades do Fl 4.8 marido

demonstra esprito de antagonismo para com a esposa; sente um complexo de inferioridade; sente-se desprezado. Perdoar as faltas do marido; no guardar mgoas Mt 6.14-15 passa a ignor-la; passa a se irritar com mais facilidade; tenta se justificar apontando os defeitos da esposa; comea a duvidar de seu amor. Procurar manter a boa forma e a aparncia para Livro de comea a no se sentir mais atrado e interessado sempre agradar o marido Cantares na esposa, o que o tornar mais vulnervel s tentaes de infidelidade conjugal. Pv 11.16 Aprender a viver dentro dos limites da renda 1 Tm 6.8; se irrita e pode acabar desistindo de agradar a familiar Fl 4.11-12 esposa; ou, na tentativa de por fim ao descontentamento da esposa, acabar adquirindo coisas materiais que esto alm de suas condies financeiras, afundando-se em dvidas . Aprender a no murmurar e se queixar do marido e Jd 1.16; Fl perde o prazer de estar ao seu lado, de das circunstncias, etc. conversar; procura evit-la. 2.14; 1 Co 10.10 Pv 21.19; vai preferir morar sozinho numa terra deserta. 25.24 Ser sbia para edificar sua casa, promovendo o bem Pv 14.1 vai se entristecer e ficar desanimado. estar de todos os seus, um ambiente agradvel e de satisfao. Ser mais compreensiva com as necessidades do 1 Co 7.34 Vai se sentir pressionado. O marido no tem que marido de estar, de vez em quando, com seus escolher entre a famlia e amigos; pois, amigos, para por exemplo, pescar, praticar esportes, guardadas as devidas propores, ele pode e conversar, participar da sociedade de homens, etc.. A deve ter os dois, o que far dele um homem esposa deve at mesmo incentivar o marido neste muito mais feliz e realizado. bom para o marido sentido. saber que a esposa compreende e apoia o marido neste sentido. Isto far com que o marido se sinta encorajado para fazer o mesmo em relao a esposa. No deve evitar o marido, pois ambos devem 1 Co 7.3,4s. ficar mais vulnervel s tentaes de adultrio. promover a satisfao sexual um do outro. Os Pv 5.19; deleites e os prazeres sexuais so puros e dignos Ec 9.9 dentro do casamento. Evitar encrencas, no ser rixosa e nem iracunda Ser submissa como convm no Senhor; no deve ter Ef 4.24; Cl Submisso no o mesmo que subservincia. A mulher no deve ser escrava do marido. O domnio sobre o marido. 3.18; marido deve exercer sua autoridade com amor, 1 Pe 3.1-5 sem ser autoritrio. Ef 5.21 fala sobre uma mtua submisso que no destri o senso de autoridade, mas que ensina que um homem tambm deve se submeter sua esposa, concordando com as demandas legtimas dela, para que o casamento possa desenvolver-se em um ambiente de respeito.

MANTENDO ACESA OU REAVIVANDO A CHAMA DO AMOR


v Andando no Esprito. Qualquer tipo de rompimento que haja no relacionamento do casal ir refletir-se no relacionamento deles com Deus. Uma falha no relacionamento um sinal de que no estamos andando no Esprito. Se estivermos bem com Deus, estaremos bem com nosso cnjuge. v No guardar rancores. Nunca ficar pensando muito em mgoas, ofensas e injrias, nem nos pontos fracos do cnjuge. Todas as pessoas que se queixam de terem perdido o amor pelo cnjuge, tem uma lista de queixas na ponta da lngua. v Reconhecer e agradecer a Deus pelas virtudes do cnjuge. O ato de estar sempre se queixando s serve para deteriorar os bons sentimentos, ao passo que o ato de dar graas alimenta-os. Nenhuma pessoa que se queixa continuamente de seu cnjuge pode continuar amando-o, assim tambm, se dermos graas a Deus, todos os dias, pelas virtudes do nosso cnjuge, no teremos dificuldades para am-lo. Louvor e ao de graas so fatores muito poderosos para reacender e manter acesa a chama do amor.

ESCREVA DEZ QUALIDADES DO SEU CNJUGE:


6. 7. 8. 9. 10. Sugesto: Leia esta lista todos os dias e desenvolva o hbito de reconhecer e agradecer a Deus, diariamente, pelas virtudes de seu cnjuge.

1. 2. 3. 4. 5.

PRINCPIOS BBLICOS:
1 Pe 3.9-12 (fazer a leitura bblica primeiramente, para depois atentar para as diretrizes destacadas abaixo) 1. Refreie a sua lngua do mal e evite que os seus lbios falem dolosamente; 2. Aparte-se do mal. 3. Pratique o que bom; 4. Busque a paz e empenhe-se por alcan-la Romanos 12.14-21 (fazer a leitura bblica primeiramente, para depois atentar para as diretrizes destacadas abaixo) 1. Abenoe sempre e nunca amaldioe quem estiver causando dificuldades a voc; Voc abenoa seu cnjuge e seu casamento de quatro modos: (1) por meio de palavras bondosas e cheias de amor ditas a ele e sobre ele; (2) atravs de seu comportamento prtico, que mostra bondade amorosa para com ele em atos grandes e pequenos; (3) demonstrando sua atitude de agradecimento e apreciao por ele em particular e em pblico, e (4) atravs de suas oraes a Deus a favor dele. 2. Tenha empatia e compreenso por seu cnjuge; 3. No pense que voc melhor do que seu cnjuge; 4. No se mostre orgulhoso e presunoso, mas seja humilde, reconhecendo as prprias falhas; 5. No pague o mal com o mal, mesmo nos detalhes mais insignificantes. 6. Tenha cuidado para fazer o que seu cnjuge acha certo, procure agrad-lo com palavras e obras, gestos carinhos e toques de amor, com um sorrisos e feies simpticas. Promova seu bem estar e felicidade. 7. No que depender de voc, viva em paz em seu casamento; 8. Nunca se vingue; 9. Faa coisas boas para seu cnjuge constantemente, sem levar em conta o tratamento recebido dele; 10. No se deixe vencer pelo mal. Em lugar disso, vena o mal com o bem! Ou seja, no retribua na mesma moeda o mal recebido, mas paga o mal com o bem. 11. Por fim, lembre-se de que quanto maior o nmero de meios que voc descubra para relacionar-se com seu cnjuge, tanto mais o seu amor se fortalecer. Vocs precisam partilhar todos os aspectos da vida: tempo, atividades, interesses e preocupaes, ideias e pensamentos ntimos, espiritualidade, prazeres, objetivos familiares, etc.

You might also like