You are on page 1of 6

Pincis

Formatos

Chato
A - Chato Longo (Stroke) B - Plano (Flat) C - Quadrado (Bright) D - Chato Curto (Short Bright) E - Lngua de gato (Filbert) F - Chanfrado (Angular) G - Leque (Fan) H - Trincha (Paint Brush) I - Trincha Longa (Spalter) R - Pelenesa (Gilders Tip)

Redondo
J - Redondo Curto (Spotter) K - Redondo (Round) L - Redondo Longo (Liner) M - Ponta Chata (Showcard) N - Chanfrado (Striper) O - Pitu (Mop) P - Broxa / Batedor (Stencil) Q - Garfo (Pipe)

Tipos de Plos

KOLINSKY (Kolinsky Sable) So pelos de Marta Kolinsky, pequenos animais silvestres encontrados em pases de clima frio como a Sibria e o Norte da Manchria. Os pelos so retirados de suas caudas e possuem pontas longas, finssimas, alm de grande suavidade e resistncia. O preo destes pelos, por grama, costumam ser mais altos que os preos do ouro, e variam de acordo com seu comprimento. Os pelos curtos tem aproximadamente 25mm, e os pelos longos 50mm (que chegam a custar at 6 vezes mais!). So considerados os plos mais raros e valiosos do mundo! Portanto os melhores MARTA VERMELHA (Red Sable) So tambm pequenos animais encontrados em regies de clima temperado. A mais comum e utilizada a Marta Vermelha, mas h variaes de Marta, a Doninha (Weasel), a Coreana (Korean) e a Chinesa (Chinese). De suas caudas so extrados plos suaves de cor avermelhada com pontas muito finas e de grande elasticidade (porm so pelos mais curtos que os Kolinsky). So tambm plos valiosos.

MARTA RUSSA (Fitch) Outra variao de Marta, a Iltis. Este nome descreve qualidades de pelos de Marta Russa, com uma capacidade de absoro de tinta muito boa, permitindo agrupar os pelos com excelente alinhamento. Normalmente usados na fabricao de pincis artsticos e para decorao.

IMITAO DE MARTA (Sabeline) So plos de orelha de boi, selecionados e tratados, tingidos na cor

dos pelos de marta. So finos e resistentes.

TEXUGO (Badger) Pelo bicolor (preto e cinza ou preto e bege) com formato cnico, sendo fino na base prximo a virola e mais bojudo nas pontas. O pelo de Texugo mais usado em pincis tipo leque ou pincis suavizadores para pinturas especiais.

MANGUSTO (Mongoose) Os plos de Mangusto, um mamfero natural da ndia, oferecem as condies fundamentais para a confeco de pincis artsticos com boa elasticidade e grande capacidade de reteno da tinta.

QUATI (Raccoon) (sem detalhes)

ESQUILO (Squirrel ou Petit-Gris) So plos extrados das caudas de esquilo. A cor, o nome e a qualidade dos pelos variam de acordo com o tipo de esquilo e quo fria a regio em que vive: Kazan (ou Marrom), Saccamina (ou Azul), Canadian (ou Dourado), Talahutky e o Cinza. Plos extrasuaves com pontas muito finas. Ideais para Aquarela.

ORELHA DE BOI (Ox-ear) Plos provenientes de diversas raas de boi. Finos e resistentes.

CAMELO (Camel) a denominao tradicional, utilizada pela indstria de pincis no mundo todo, para identificar os pelos suaves de Camelo (Camel).

PNEI (Pony) Similar ao pelo de Camelo. So geralmente usados na fabricao de pincis escolares.

CABRA (Goat)

Os pelos de Cabra (pretos e brancos) so muito usados na fabricao de pincis mais baratos e pincis para maquiagem.

CERDA DE PORCO (Hog Bristle) As cerdas retiradas de porco so fortes, durveis e flexveis. Indicadas para tintas espessas como leo e acrlica. Somente as cerdas de porco tm a terminao de cada fio subdividida em duas ou trs pontas, caracterstica que facilita a reteno de tinta no pincel.

CERDA CHINESA (Chinese White Bristle) Idem s cerdas de porco acima, porm de animais provenientes da China, onde as condies do clima e a idade do abate dos animais fazem com que seus pelos sejam mais longos, sedosos e de melhor qualidade que os de porco tradicional. Normalmente so fervidas por duas horas e recebem um tratamento especial de branqueamento.

FILAMENTOS SINTTICO (Synthetic Filaments) Geralmente so pelos fabricados a partir fibras sintticas como o Nylon, a Poliamida e o Polister com filamentos finssimos (0,10mm a 0,07mm). Eles existem em diversas cores e tonalidades (branco, marrom escuro, marrom claro, dourado, laranja e preto) Possuem caractersticas prprias podendo ser finos ou grossos, completamente lisos ou um tanto speros. Com pontas cnicas, elsticas e com maior resistncia que os pelos de animais.

CRINA DE CAVALO (Horse) No so usados para fabricao de pincis artsticos por serem muito rsticos. So usados para confeco de escovas.

Virolas
A Virola o elemento de ligao entre o plo e o cabo do pincel. Em geral so feitas de alumnio polido, lato cromado, niquelado ou cobreado.

Cabo
Dependendo da tcnica a que se destina o pincel, o comprimento

do cabo varia, sendo curto ou longo. O equilbrio e a estabilidade de cada pincel de vital importncia assim como a distancia entre o artista e a obra. Por essas razes possuem cabos curtos para aquarela, guache e nanquim e cabos longos para pintura em tela, a leo ou acrlica.

Montagem
O processo de fabricao de um pincel todo feito manualmente, desde a seleo dos pelos at a montagem final.

Cuidados & Manuteno


Sempre lave o pincel imediatamente aps o uso. Mergulhe o pincel na gua ou solvente prprio por um tempo suficiente a fim de retirar todos os resduos de tinta. Nunca deixe a tinta secar no pincel. No deixe acumular tinta prxima a virola. O acumulo de tinta neste ponto far com que seu pincel se deforme, perdendo sua forma original. Pincis artsticos devem ser guardados ou acondicionados na posio vertical, de preferncia dentro de um pote com os pelos voltados para cima. Os pincis se deformaro caso fiquem apoiados sobre seus pelos.

Para guardar seus pincis por um longo perodo, antes, lave-os, enxge-os e depois os mergulhe numa soluo de gua com 5% de goma arbica. Retire o excesso da soluo e modele os pelos com os dedos para que tomem sua forma original. Aps secarem guarde-os na posio horizontal, lembrando sempre de protege-los bem numa caixa fechada, evitando assim insetos e traas. Quando for reutiliza-los, esfregue gentilmente os pelos com os dedos para soltar a goma. Seus pincis no devem ser transportados soltos dentro de um estojo, pois eles iro bater com as pontas dos pelos dentro da caixa. Use uma esteira de bambu ou mesmo uma cartolina rgida para enrolar seus pincis prendendo-os com um elstico, evitando assim que eles se estraguem. Deve-se evitar o uso de pincis de pelo natural com as tintas acrlicas, pois elas tendem a desgastar mais rapidamente os pelos deteriorando a forma original do pincel. Prefira os pincis de fios sintticos que alm de serem mais resistentes oferecem maior fluidez para as tintas acrlicas. Um cuidado especial deve ser tomado: Jamais deixe secar a tinta acrlica no pincel. (Caso isto acontea dificilmente o pincel poder ser recuperado) O uso do mesmo pincel com diversas tintas deve ser evitado. Pincis usados com tintas base de gua (aquarela, guache, nanquim e acrlica) jamais devem ser usados com tintas a base de leo e vice-versa. O uso excessivo de solventes fortes e removedores de tinta arrunam os pincis. Lave os pincis logo aps o uso, para no ter que usar posteriormente os removedores de tinta. Lavagem dos pincis de acordo com a tinta utilizada: Tintas a base de gua Use gua fria e sabo neutro. Enxge bem. Tintas a base de leo Use terebentina ou aguarrs, em seguida lave com gua morna e sabo neutro. Enxge bem.

You might also like