You are on page 1of 11

Exerccios Discursivos

1. Jon Erickson, em Nosso planeta est morrendo a extino das espcies e a biodiversidade, afirma que a biodiversidade constitui hoje um enorme potencial para que a biotecnologia desenvolva novas espcies alimentcias e industriais, mais resistentes s pragas, doenas e adversidades ambientais. Ainda segundo o autor, a biotecnologia dever se tornar em futuro prximo uma das grandes bases dos processos produtivos. a) Explique por que a biodiversidade constitui um potencial para o desenvolvimento da biotecnologia. b) Por que o desenvolvimento da biotecnologia faz parte das novas estratgias de poder geopoltico dos Estados nacionais?

2. Apenas quando voc tiver cortado a ltima rvore, pescado o ltimo peixe e poludo o ltimo rio, vai descobrir que no pode comer dinheiro. (Fala de um ancio americano citada em Vandana Shiva, Ecodesenvolvimento, 1989.) Esse texto permite-nos refletir sobre a necessidade de reviso do atual modelo de desenvolvimento econmico, mesmo considerando as solues tcnicas que j foram encontradas na tentativa de superar os problemas advindos do esgotamento dos recursos naturais. Com base nessas consideraes, responda: a) Por que o desenvolvimento econmico capitalista est em contradio com a concepo de preservao dos recursos naturais? b) Qual a diferena entre conservao e preservao dos ecossistemas naturais?

3. Considere os dados apresentados nos grficos a seguir. O grfico I apresenta a evoluo mundial do nmero de computadores conectados Internet no perodo de 1981 a 2000. O grfico II apresenta a estimativa, para o ms de janeiro de 2000, do nmero per capita de computadores conectados Internet, relativo a oito pases.

Grfico I

Grfico II

a) Aponte os fatores responsveis pelo comportamento da curva apresentada no Grfico I. b) Relacione o crescimento de computadores conectados Internet no mundo com as informaes contidas no Grfico II. c) Analise os casos do Brasil e dos EUA em relao aos demais pases apresentados no Grfico II.

4. O jornal O Estado de S. Paulo, em matria de 01/09/2000, noticiou que o Plano Colmbia plano de combate ao narcotrfico ter suas aes intensificadas a partir de janeiro. Segundo declaraes de um governante sul-americano, essa ao militar com a ajuda financeira do governo dos Estados Unidos pode provocar a vietnamizao da regio setentrional da Amrica do Sul. Com relao ao exposto: a) Cite argumentos histricos, polticos e geogrficos que justifiquem a utilizao do termo vietnamizao para a Colmbia. b) Quais as aes estratgicas que o governo brasileiro anunciou para evitar o transbordamento do conflito para o seu territrio?

5. Para enfrentar o chamado protecionismo internacional, o governo brasileiro vem defendendo a idia de uma maior aproximao entre os pases do Mercosul e os do Pacto Andino. a) Como se pode entender que, num mundo dito globalizado, esse protecionismo permanea? b) Quais so os principais produtos de exportao brasileiros afetados por esse protecionismo? c) Quais os motivos para a restrio entrada desses produtos no mercado exterior?

7. As transformaes representadas na figura abaixo permitiram ao autor considerar que h "aniquilamento do espao pelo tempo".

a) Por que, observando a figura, possvel afirmar que h "aniquilamento do espao pelo tempo"? b) Justifique sua resposta relacionando-a ao processo de globalizao

8.

Fonte: Adap. Carnat, 1998.

Analise os croquis cartogrficos e caracterize a organizao da economia mundial em cada perodo indicado.

9. Observe o grfico apresentado a seguir e responda:

a) Quando a populao brasileira passa a ser predominantemente urbana? b) Quais so os principais fatores socioeconmicos responsveis por essa transformao?

10.

CHARGE: A vista daqui bem melhor !


Fonte: Pancho, Le Monde, agosto de 1987*

* Traduo: Vocs tm que admitir: a vista daqui bem melhor do que aquela do outro lado !

A charge de Pancho acima transcrita, publicada no jornal francs Le Monde, em agosto de 1987, expressa um processo presente na maioria dos grandes centros urbanos dos pases subdesenvolvidos. Identifique esse processo e explique em que consiste sua dinmica.

11. A partir de meados da dcada de 1970, foram intensas as modificaes scioeconmicas relacionadas ao processo de internacionalizao da economia mundial. Desde j, preciso enfatizar que esse processo no novo. Mas ganhou caractersticas inusitadas e um assombroso impulso com o enorme salto qualitativo ocorrido nas tecnologias da informao. Essas mudanas permitiram a reformulao das estratgias de produo e distribuio

das empresas e a formao de networks (redes globais). A forma de organizao da atividade produtiva foi radicalmente alterada para alm da busca apenas de mercados globais; ela prpria passou a ser global.
DUPAS, Gilberto. Economia Global e Excluso Social. Pobreza, Emprego, Estado e o Futuro do Capitalismo. So Paulo: Paz & Terra, 1999.

O texto acima versa sobre a distribuio das maiores empresas multinacionais e sobre a ampliao da escala geogrfica de sua atuao. Os avanos tecnolgicos permitiram que elas se transformassem em empresas globais. Identifique trs caractersticas que as definem como corporaes globais e explique uma delas.

12.

MAPA DOS ECOSSISTEMAS BRASILEIROS

O Mapa acima representa os ecossistemas brasileiros. Identifique o ecossistema assinalado com o nmero 1, cite e explique duas de suas caractersticas que o diferenciam dos outros grandes ecossistemas terrestres.

13.

Mapa 1 - As regies poltico-administrativas do Brasil antes de 1988

Mapa 2 As regies poltico-administrativas do Brasil depois de 1988

Com base nas informaes existentes nos mapas apresentados identifique a principal mudana evidenciada na diviso regional brasileira e apresente um argumento relacionado formao territorial brasileira que justifique essa mudana.

14.

Fonte: Adap. Simielli, 2000.

Correlacione os mapas apresentados, quanto questo indgena no Brasil. a) Analise a relao entre a rea das terras e as populaes indgenas nas regies I e II. b) Discorra sobre os tipos de conflitos existentes nas regies assinaladas.

15. A OCDE (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico, que rene os principais pases desenvolvidos) tem como um dos objetivos orientar as polticas de desenvolvimento econmico e de

aplicao de investimentos a partir da produo de informaes, estatsticas e interpretaes a respeito da situao socioeconmica dos pases em que se deseja investir. Nesse sentido, a OCDE coordenou recentemente a avaliao do desempenho em leitura, cincia e matemtica, de alunos de 15 anos de idade em 32 pases, incluindo o Brasil. Observe a classificao de alguns desses pases, com respeito ao desempenho em matemtica e leitura de alunos de escolas pblicas e particulares.

a) Identifique, nas duas tabelas, os pases em que os alunos de escolas pblicas apresentam desempenho melhor do que os alunos de escolas particulares. b) Explique como as polticas econmicas adotadas por esses pases podem ajudar a explicar as diferenas assinaladas.

16. J foi dito que as religies, todas elas sem exceo, nunca serviram para aproximar e congraar os homens, que, pelo contrrio, foram e continuam a ser causa de sofrimentos inenarrveis, de morticnios, de monstruosas violncias fsicas e espirituais que constituem um dos mais tenebrosos captulos da miservel histria humana. (Jos Saramago, O Fator Deus, Folha de S. Paulo, 18/9/2001.) a) Considerando o texto acima, cite dois conflitos presentes no mundo atual que tm como justificativa questes religiosas.

b) Que outro importante aspecto pode explicar a natureza desses conflitos?

17. At o sculo XX, o capitalismo operava por meio da incluso

dos trabalhadores. Hoje, ele opera pela excluso. (Adaptado da introduo de Marilena Chau ao livro de Paul Lafargue, O direito preguia, So Paulo, Hucitec/Unesp, 1999.) a) Explique como ocorre atualmente a excluso de trabalhadores nas sociedades capitalistas.

b) Nas grandes cidades, h utilizaes especficas do espao pblico por parte dos trabalhadores excludos do emprego formal. Cite uma delas.

18. A guerra fiscal , na verdade, uma guerra global entre os lugares. (Milton Santos, Folha de S. Paulo, Caderno Mais!, 8/8/1999.) a) b) De que forma os estados e municpios competem entre si praticando a guerra fiscal? Cite um exemplo, na implantao de indstrias automobilsticas, em que a guerra fiscal fez parte, claramente, de uma guerra global entre os lugares. Alm da guerra fiscal, de que outros meios se utiliza a guerra global entre os lugares?

c)

19.

O sculo XX o sculo da .revoluo urbana..

A urbanizao, entendida aqui de forma genrica, um processo que marcou o sculo XX e se acelerou nas suas ltimas dcadas, tanto nos pases industrializados como nos pases em desenvolvimento e subdesenvolvidos. Depois de 1950, o nmero de pessoas vivendo nas cidades quase triplicou; nas regies mais desenvolvidas, a populao urbana dobrou; no mundo menos desenvolvido, quadruplicou. Cidades como Seul, Bagd, Mxico, Manilha e So Paulo viram o nmero de seus habitantes triplicar ou quadruplicar em poucas dcadas. Esse amplo processo de concentrao populacional tem sido acompanhado do aumento do nmero de cidades, isto , o territrio vem se urbanizando. O nmero de cidades tem crescido muito alm do que jamais se poderia imaginar. Novos ncleos urbanos, fruto das contradies do processo de modernizao do campo, tm surgido, principalmente nos pases subdesenvolvidos. Ademais, o modo de vida urbano vem cada vez mais se estendendo s reas rurais, .urbanizando-as.. Em muitas naes, o campo vem recebendo servios e infra- estrutura de alta qualidade, com sistemas avanados de telecomunicaes, que fazem com que suas atividades sejam parte integrante do sistema urbano-industrial nacional e global.

A leitura do texto acima evidencia o amplo processo de urbanizao do espao mundial que tem se manifestado de trs maneiras. Analise e interprete o texto e identifique-as.
20. A cidade mundial, domnios e fronteiras. A industrializao recente foi consolidada por uma forte participao do Estado em um processo que ficou conhecido como modernizao conservadora. Esse processo marcou profundamente a organizao espacial do territrio nacional, hierarquizando-o a partir de uma cidade mundial, em domnios e fronteiras. A gesto do territrio foi um instrumento essencial para criar fronteiras, isto , reas onde se conquistavam novas terras e se produziam mudanas aceleradas e garantir os domnios, ou seja, territrios controlados por oligarquias solidamente estabelecidas, consolidando uma cidade mundial - So Paulo - como lugar que estabelece ligaes com a economia universal. Cidade mundial, em pases de industrializao recente, , ao mesmo tempo e no mesmo lugar, centro de gesto, de acumulao de capital em escala

global e ncleo de comando de uma vasta rede urbana que conecta a multiplicidade de lugares existentes no Brasil.

O texto acima e o mapa evidenciam de forma resumida o processo de estruturao do espao brasileiro e a consolidao da Grande So Paulo como metrpole nacional e cidade mundial. Cite uma caracterstica que a qualifica como metrpole nacional e, uma, como cidade mundial.

21.A necessidade de mercados cada vez mais extensos para seus produtos impele a burguesia para todo o globo terrestre. Ela teve de estabelece-se em toda parte (...). Atravs da explorao do mercado mundial, a burguesia deu seu carter cosmopolita produo e ao consumo de todos os pases. Em lugar das velhas necessidades, satisfeitas pela produo nacional, surgem necessidades novas, que para serem satisfeitas exigem produtos das terras dos climas mais distantes (...) Em lugar da antiga auto-suficincia e do antigo isolamento local e nacional, desenvolve-se em todas as direes um intercmbio universal, uma universal interdependncia das naes. (Karl Marx e Friedrich Enlgels. Manifesto do Partido Comunista, 1848) Escrito em 1848, esse texto continua atual. Justifique a atualidade dessas idias, caracterizando a atual fase de desenvolvimento do capitalismo.

Unicamp/96 22. A queda do muro de Berlim, ocorrida no dia 9 de novembro de 1989, pode ser considerada como um marco que separa duas pocas: a poca da vigncia da Ordem da Guerra Fria e a poca da assim chamada Nova Ordem Mundial. a) Explique o que foi a Ordem da Guerra Fria.

b) Como a chamada Nova Ordem Mundial se diferencia da Ordem da Guerra Fria?

Unicamp/98 23. A Alca ( com implementao prevista para 2005) poder se tornar um hipermercado de 765 milhes de pessoas com um PIB de mais de U$ 9 milhes. A Unio Erupia tambm tem demonstrado interesse neste hipermercado. (O Estado de S. Paulo, 20. Jul.97.) a) O que a Alca? b) Qual a importncia estratgica de sua formao para os Estados Unidos? c) Qual a polmica levantada pelos pases do Mercosul em relao implantao da Alca?

UFPA 24. Foi num trecho de corredeira no baixo curso do rio, a 300 km de Belm, que a Eletronorte comeou a construir, em 1975, uma parede de concreto com mais de 70 metros de altura a parti do fundo do leito. A barragem de Tucuru, a Segunda maior do pas e a Quinta do mundo, foi inaugurada em 1984. Passados mais de 10 anos, a enorme estrutura continua a ser um divisor artificial de guas do tocantins, comprometendo de vez a navegabilidade em uma das mais importantes bacias fluviais do planeta e afetando todo o sistema de vida da regio. Lcio Flavio Pinto, Jornal Pessoal, mar. 1994.) No texto acima o autor expressa preocupao com os danos ambientais e sociais causados regio com a construo da Hidreltrica de Tucuru no Rio Tocantins. Sobre o assunto responda: a) Com que objetivo foi construida a Hidreltrica de Tucuru? b) Explique dois graves problemas causados populao daquela rea, em conseqncia da construo da hidreltrica.

Desafio:

1. (Danilo) Texto 1 Atualmente os fluxos globais de dados, voz e imagem que constituem as redes imateriais, resultam da tecnologia de compreenso digital da informao, que permite que esta seja transmitida instantaneamente pelos satlites de telecomunicaes e pelos cabos de fibra tica. Texto 2 O satlite Intelsat, num dado instante, fornecia informaes simultneas para o Brasil, EUA e Alemanha. Sabendo-se que o mesmo formava com o Brasil um ngulo de 90 e sua distncia em relao ao mesmo de

6000 (u.m)*, o ngulo formado entre o fluxo de informaes e o EUA e a Alemanha de 60 e 30, respectivamente. De acordo com a figura abaixo e seus conhecimentos, responda: (u.m)* unidade de medida.

a)

Explique porque a utilizao de satlites e a expanso das redes de fibra tica viabiliza a globalizao da economia e aumenta a interdependncia entre os pases?

b) Qual a distncia percorrida pelas informaes entre o satlite e a Alemanha? c) Calcule a mxima velocidade que o satlite ir adquirir caso despenque naquele instante? (considere que a resistncia do ar seja nula) Qual a funo de linguagem predominante no Texto 1. Justifique a sua resposta.

d)

2. A seqncia de ndices numricos, da tabela abaixo, retrata a evoluo da aceitao da mulher no mercado de trabalho nos ltimos 4 anos:

ANO

1996

1997

1998

1999

NDICE

0,0625

0,125

0,250

0,50

a) b)

Qual tipo de progresso apresenta a seqncia na ordem dada? Qual a razo? Cite e explique dois fatores responsveis por essa evoluo?

You might also like